E aqui fica um vídeo, de quando ele veio à Interlagos acompanhar os testes do Copersucar. No início do vídeo podemos ver Francisco Lameirão (campeão paulista e brasileiro de Super Vê) e Paulão Gomes (de barba), que viria conquistar 4 títulos na Stock Car.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
José Carlos Pace, 70 anos
E aqui fica um vídeo, de quando ele veio à Interlagos acompanhar os testes do Copersucar. No início do vídeo podemos ver Francisco Lameirão (campeão paulista e brasileiro de Super Vê) e Paulão Gomes (de barba), que viria conquistar 4 títulos na Stock Car.
Foto 401: Sinalização
Bom, ninguém tem obrigação de entender de tudo na vida, mas acho que procurar se informar antes de mandar bala falando ou escrevendo bobagem, não é nada mal. Aliás faz muito bem.
Transcrevo aqui um comentário que fiz no Facebook, tentando explicar o que aconteceu durante o procedimento: "O procedimento foi o correto. O acidente aconteceu após o posto 12 que está agitando as duas amarelas, fez direito e portanto, a partir daquele momento, do posto 12 ao 13 estava proibido ultrapassagens e os pilotos deviam passar em velocidade reduzida. Quando o carro do Sutil foi retirado do local, saindo assim do trecho do posto com amarela, o bandeirinha fez o certo que foi retirar as amarelas e colocar a verde, indicando que do posto dele em diante estava ok. Portanto o posto 11 é quem estava com amarelas e aquele trecho onde o Bianchi escapou é que estava perigoso, e não do posto 12. Outro detalhe é que não há como puxar um fórmula pela traseira usando um cabo (isso só é possível com carros de turismo). Portanto o trabalho dos bandeirinhas e resgate foi correto. Errado foram os comissários não terem acionado o SC para que o carro fosse retirado com segurança."
A foto que encabeça a postagem, montada pelo site Motorsport.com, mostra bem como estava aquele local no momento da batida.
domingo, 5 de outubro de 2014
GP do Japão: Erro calculado
Antes de me tornar comissário de pista em 2002, pouco prestava atenção a esses detalhes que podem colocar em risco a vida de pilotos, comissários e espectadores. Talvez aquela famosa largada em Spa, 1998, tenha feito com que eu passasse a prestar mais atenção nestes detalhes, quando a FIA ignorou pedidos de equipes e pilotos para que a largada fosse feita com SC. Pedido negado e o resultado foi aquela carambola na descida após a La Source.
Quando trabalhei no meu primeiro GP do Brasil em 2003, fiquei exatamente próximo do cemitério de carros que se tornou a curva do sol. Estranhei naquele domingo o fato do trator entrar para retirar os carros acidentados e nenhuma menção a entrada do SC ter sido pronunciada. E foi um duplo susto ter visto o Ferrari de Schumacher escapar exatamente no momento em que retiravam outros bólidos daquele local. Além dos comissários que estavam no resgate a pé e que pularam rapidamente para cima dos pneus, ainda tinha um trator. O pau comendo a solta na pista e os caras retirando carros num canto onde de vez em quando escapava alguém. Michael escapou e por tremenda sorte, por todos os lados, nada aconteceu. E isso se repetiu outras vezes no decorrer dos anos.
O que aconteceu hoje em Suzuka com Jules Bianchi, podemos tratar como uma fatalidade, mas devemos lembrar que naquele exato momento tinha voltado a chover forte e aquela curva de raio longo, após os esses, tende a jogar o carro para fora. E na chuva piora demais. Alguns colocarão a culpa em Bianchi por não ter aliviado o pé num local que estava sinalizado com bandeiras amarelas, mas devido o forte spray - caso ele estivesse atrás de outro carro - é quase impossível enchergá-las. Também é dever da equipe avisar o piloto de zonas com bandeira amarela e na chuva, isso devia ser reforçado constantemente.
Martin Brundle passou por isso exatamente no mesmo local durante o GP do Japão de 1994 - que foi realizado em situação até pior que a de hoje -, quando escapou e acabou atropelando um comissário que tentava resgatar um carro que havia saído no mesmo ponto. Segundo Brundle, ele por muito pouco não acertava o trator.
O acidente de Bianchi acaba sendo algo que tem sido - infelizmente - corriqueiro na F1. Como disse, tivemos alguns exemplos no passado com relação a isso. Este ano, em Hockenheim, o Sauber de Sutil ficou travado após uma rodada na entrada da reta e num atitude estúpida e que por muito pouco não terminaria em algo trágico, mandaram os comissários retirar o carro apenas tendo como segurança as bandeiras amarelas. Foram algumas voltas apreensivas, mas que tudo se aliviou quando os comissários conseguiram retirar o bólido. Fora da F1, mas que aconteceu neste ano, foi numa etapa da F3 Britânica em Silverstone e que deram largada com um trator de resgate andando pelo canto da reta Hanghar Straithg, após este ter feito a retirada de um carro que se acidentara anteriormente. Não sabemos exatamente como é o treinamento e/ou instruções que são dados para aqueles que exercem essas funções desde a torre de controle até o chefe do grupo de comissários. Mas é bem provável que o problema vem da raíz do evento, afinal de contas são eles quem comandam todas as peças desse tabuleiro.
Ainda nesse quesito, foi oferecido aos organizadores do GP a oportunidade de adiantar a corrida para às 11 horas local. E não foi apenas uma vez, mas duas e isso foi rechaçado por eles devido o medo de ter pouco público no horário. Ora, mas os interesses estão acima de qualquer coisa. Aprendemos bem isso o Ímola, 1994...
Também haverá uma discussão severa do porque da desintegração do santoantonio, intem que deveria ter ficado intacto - ou próximo disso - e que talvez tivesse aliviado as consequências do acidente com Bianchi. Mas o problema, também, é saber em que ângulo foi o acidente. Creio que isso se arrastará por meses.
Por fim, acredito que a FIA e seus comissários que estão presentes em todos - ou quase todos - GPs devam se reunir a partir de agora e rever os conceitos em relação a resgatar carros com o auxílio do trator. Tivemos a sorte de nada mais grave ter acontecido no passado, mas agora que aconteceu com Jules, é bem provável que repensem estes métodos. E isso vale para todos os cantos do mundo onde haja corridas de automóveis.
E aqui fica a nossa torcida para a pronta recuperação de Jules Bianchi, que já foi operado e apesar de seu estado ser crítico, respira de forma espontânea. E isso é animador.
sábado, 4 de outubro de 2014
GP do Japão - Classificação - 15a Etapa
Enquanto havia uma batalha pela pole, a Williams tratava de fazer a sua parte e assegurar a segunda fila, com um soberbo Bottas enfiando 4 décimos em Massa. Não tão longe assim, o futuro ex-funcionário da Ferrari Fernando Alonso abre a terceira fila com três décimos de desvantagem para Massa e três de vantagem para Ricciardo. Magnussen, Vettel (que também já é um futuro ex-funcionário da Red Bull), Raikkonen e Button, fecham os dez primeiros.
O que esperar da corrida?
Ainda está um pouco confuso devido a possível chegada do tufão: a corrida pode terminar cedo demais, pela metade ou até mesmo ter a sua totalidade.
Mas a verdade é que o duelo, caso a prova transcorra normalmente, será interessantíssima. Mesmo com a forte possibilidade de a corrida iniciar com pista molhada, acredito que Nico venderá caro essa vitória. Os acontecimentos de Cingapura ainda estão bem vivos, e Rosberg sabe que qualquer ponto que seja perdido para Hamilton poderá ser fatal. Por outro lado, se a corrida for realizada no seco, espera-se que os dois prateados sumam na frente e passem a se marcar constantemente, como se fosse um jogo de xadrez.
Para o restante, o resto mesmo e talvez dê uma das Williams no terceiro posto.
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m32.506s | - |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m32.703s | 0.197s |
3 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m33.128s | 0.622s |
4 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m33.527s | 1.021s |
5 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m33.740s | 1.234s |
6 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m34.075s | 1.569s |
7 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m34.242s | 1.736s |
8 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m34.317s | 1.811s |
9 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m34.432s | 1.926s |
10 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m34.542s | 2.036s |
11 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m35.089s | - |
12 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m35.092s | - |
13 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m35.099s | - |
14 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m35.364s | - |
15 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m35.681s | - |
16 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m35.984s | - |
17 | Marcus Ericsson | Caterham/Renault | 1m36.813s | - |
18 | Jules Bianchi | Marussia/Ferrari | 1m36.943s | - |
19 | Kamui Kobayashi | Caterham/Renault | 1m37.015s | - |
20 | Max Chilton | Marussia/Ferrari | 1m37.481s | - |
21 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m34.984s | - |
22 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m35.917s | - |
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Foto 400: Targa Florio, 1973
Tratou-se da 11ª vitória da Porsche no Targa Florio.
GP do Japão - Treinos Livres - 15ª Etapa
TL1
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif | Voltas |
---|---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m35.461s | - | 27 |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m35.612s | 0.151s | 26 |
3 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m36.037s | 0.576s | 19 |
4 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m36.576s | 1.115s | 25 |
5 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m37.187s | 1.726s | 19 |
6 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m37.327s | 1.866s | 24 |
7 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m37.466s | 2.005s | 27 |
8 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m37.649s | 2.188s | 24 |
9 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m37.686s | 2.225s | 26 |
10 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m37.714s | 2.253s | 26 |
11 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m38.012s | 2.551s | 22 |
12 | Max Verstappen | Toro Rosso/Renault | 1m38.157s | 2.696s | 22 |
13 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m38.324s | 2.863s | 10 |
14 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m38.582s | 3.121s | 9 |
15 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m38.851s | 3.390s | 21 |
16 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m39.046s | 3.585s | 19 |
17 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m39.097s | 3.636s | 26 |
18 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m39.318s | 3.857s | 18 |
19 | Marcus Ericsson | Caterham/Renault | 1m40.031s | 4.570s | 18 |
20 | Roberto Merhi | Caterham/Renault | 1m41.472s | 6.011s | 24 |
21 | Jules Bianchi | Marussia/Ferrari | 1m41.580s | 6.119s | 10 |
22 | Max Chilton | Marussia/Ferrari | 1m41.757s | 6.296s | 15 |
TL2
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif | Voltas |
---|---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m35.078s | - | 28 |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m35.318s | 0.240s | 27 |
3 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m36.279s | 1.201s | 24 |
4 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m36.409s | 1.331s | 28 |
5 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m36.436s | 1.358s | 24 |
6 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m36.529s | 1.451s | 19 |
7 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m36.637s | 1.559s | 26 |
8 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m36.714s | 1.636s | 31 |
9 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m36.943s | 1.865s | 27 |
10 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m37.186s | 2.108s | 3 |
11 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m37.219s | 2.141s | 19 |
12 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m37.504s | 2.426s | 16 |
13 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m37.563s | 2.485s | 31 |
14 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m37.700s | 2.622s | 18 |
15 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m37.786s | 2.708s | 8 |
16 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m37.798s | 2.720s | 27 |
17 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m38.010s | 2.932s | 25 |
18 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m38.365s | 3.287s | 9 |
19 | Marcus Ericsson | Caterham/Renault | 1m39.069s | 3.991s | 22 |
20 | Jules Bianchi | Marussia/Ferrari | 1m39.306s | 4.228s | 20 |
21 | Max Chilton | Marussia/Ferrari | 1m39.333s | 4.255s | 24 |
22 | Kamui Kobayashi | Caterham/Renault | 1m42.760s | 7.682s | 3 |
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Funk, sim. Automobilismo, não!
Acho engraçado algumas coisas que acontecem aqui na cidade de São Paulo, em especial no Autódromo José Carlos Pace. Os caras fecham a pista para uma reforma que inclui a troca do asfalto, alargamento da entrada dos boxes, reforma do pit-lane e outras coisas mais. Até aí tudo bem: tem sido de prache nos últimos anos fechar o autódromo por dois, três meses para atender as exigências da FIA, e enquanto isso categorias que deveriam manter as suas provas por lá se vêem obrigados a interromper as suas atividades ou mudar o seu calendário para não ficar sem a sua etapa naquela pista.
Pois bem, as corridas não podem acontecer devido a reforma. Ok, mas transferir os pancadões de funk para lá pode e pior, exatamente num período onde os últimos retoques para receber a prova da F1 estarão sendo concluídos. Vão transferir isso para porque o barulho e o consumo de drogas - fora outras coisas mais que devem acontecer nestes encontros - estão incomodando a vizinhança nos bairros da Capela do Socorro e Parelheiros, todos na zona sul da cidade.
O que eles esquecem é que ao redor do autódromo também existe uma vizinhança, essa qual que, quando tem o GP do Brasil de F1, reclama do barulho dos carros - este ano eles estarão livres disso. Creio que a prefeitura não pensou nisso.
No dia 13 de julho, quando aconteceu o último evento no autódromo antes de seu fechamento para a reforma - a etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto - houve um desses pancadões e o barulho era ensurdecedor e podia-se ouvir há quilometros. Não sei se houve alguma reclamação por parte da vizinhança, mas certamente, com a frequência que houver nestes bailes, as reclamações serão frequentes. Isto será acompanhado pela Polícia Civil Metropolitana e Polícia Civil. Mas será que mesmo assim, haverá organização suficiente? Afinal, como tudo nessa vida, começa bonito, nos conformes, organizado... mas depois vira uma várzea. E daí pra bagunça, é um pulo.
Não tenho nada contra, mas creio que há outros locais para tal realização. O sambódromo seria uma boa para isso. Não entendo porque não transferiram isso para lá. Se a questão for distância, não tem problema: é uma turma que consegue fácil transporte. Mas claro, o autódromo é perto e facilita bem a vida...
Enquanto isso o automobilismo regional continua impossibilitado de continuar o seu certame. Afinal de contas, o funk pode. O automobilismo, não.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Vídeo: Largada do GP da Áustria, 1979
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Vídeo: Largada do GP do Brasil, 1976
Pode-se ver as arquibancadas cheias e uma galera na beira da pista, exatamente na entrada da reta dos boxes.
Ah, a vitória ficou com Niki Lauda que foi seguido por Patrick Depailler e Tom Pryce.
domingo, 21 de setembro de 2014
GP de Cingapura: Acima da média
Se havia alguma dúvida, pelo menos neste GP, se a Mercedes teria uma superioridade tão grande, Hamilton mostrou isso nas voltas após o SC e depois quando trocou pelos pneus macios, atacando e passando Vettel facilmente. Os tempos de volta variavam de dois a três segundos por volta, algo hipnotizante que fez lembrar exatamente o desempenho de Sebastian de um ano atrás, quando abria entre um, dois segundos para os adversários nessa mesma pista. Impressionantemente, por mais que seja uma corrida chata e uma pista pouco atraente, a pista parece expor as qualidades dos carros de forma clara. Se é bom, vai mostrar com clareza. Se for ruim, será uma confirmação também...
Descontando essa parte de superioridade, foi uma corrida importante para Hamilton que viu Rosberg ter uma dose cavalar de azar nesta etapa, e agora é o novo líder do mundial.
As últimas cinco etapas serão de tirar o fôlego para eles.
Sobre a corrida
Chata pra caramba. Aliás, algo que é normal naquela pista e nem mesmo o SC resolveu isso e as últimas voltas, que poderiam ser de grande emoção com a parada de box de Hamilton, esse resolveu o assunto em menos de duas voltas. Nem deu para animar...
Vettel fez a sua melhor apresentação no ano e chegou a liderar, pela primeira vez no ano, uma volta. Mas não pôde fazer nada frente a Hamilton.
Ricciardo enfrentou problemas de freios e mais tarde uma perda de potência, que pareceu ter se resolvido durante a prova.
Alonso teve o seu brilharete com voltas extremamentes velozes, mas fechou em quarto. Raikkonen lutou em meio do pelotão, contra Bottas e as duas Force India e acabou em oitavo. Ao menos mostraram um bom desempenho da Ferrari nesta pista, coisa que não deve acontecer em Suzuka.
As Williams fez até além do que se imaginava, por este ser uma pista que não "casa" com as características do carro. Massa ficou por um bom tempo em quinto, onde terminou e Bottas caiu na classificação, terminando em décimo.
O certo mesmo é que a briga ficará polarizada e ainda mais interessante entre Hamilton e Rosberg.
As marcas de Ímola
A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...
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