terça-feira, 11 de novembro de 2014
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Foto 411: Lancia in Fire
O Lancia Stratos Turbo #25 da Lancia Corse, pilotado por Vittorio Brambilla e Carlo Facetti, nem chegou a largar devido o incêndio que tomou conta do carro. Pobre Lancia...
A vitória ficou com Dieter Quester/ Gunnar Nilsson (BMW 3.5 CSL), em segundo John Fitizpatrick/ Tom Walkinshaw (BMW 3.5 CSL) e em terceiro Claude Haldi / Peter Zbinden (Porsche 934).
domingo, 9 de novembro de 2014
GP do Brasil - Um bom GP em Interlagos
Sobre os pilotos, Rosberg foi bem até a sua penúltima parada de box conseguindo, primeiramente, abrir uma boa diferença pra depois abrir um pouco mais sobre Lewis que errara na descida do lago. Mas as voltas finais foram apreensivas com Hamilton a pressioná-lo.
Lewis poderia ter saído vencedor caso não tivesse errando quando liderava, mas não seria nada fácil passar por Rosberg que parecia ter uma melhor tração na subida da Junção e isso dificultava bastante uma melhor aproximação para tentar algo no final da reta dos boxes. O erro lhe custou uma possível vitória, mas está numa boa situação para Abu Dhabi.
Como era de se esperar a Williams fez uma prova solitária, principalmente com Massa que foi ao pódio pela segunda vez ano. Me surpreendi com as voltas iniciais onde os carros brancos da Williams estavam a pouco segundos das Mercedes, mas após as primeiras paradas de box a diferença aumentou. Se Bottas não teve um dia bom, Massa garantiu um resultado que era de esperar pelo seu bom conhecimento do traçado paulistano. Teve seus erros nos boxes - excedeu a velocidade e depois errou o pit -, mas nada que influenciasse no resultado final.
A briga de foice pelas outras posições foi o ponto alto, principalmente pelos bons desempenhos de Button, Vettel, Hulkenberg (que chegou a figurar em terceiro em algumas ocasiões e até liderou na primeira rodada de pit stop), Kvyat, Raikkonen e Alonso. Ricciardo é quem não teve uma boa jornada em Interlagos quando abandonou com problemas na suspensão dianteira esquerda. Aliás, foi o primeiro grande primeiro que ele enfrentou numa temporada magistral que tem feito até aqui.
Interlagos não teve a chance de decidir o mundial - primazia que ficará para a insossa Abu Dhabi -, mas viu a Mercedes igualar o recorde de vitórias numa mesma temporada que é pertencente a Mclaren (1988) e Ferrari (2002 e 2004). O título do mundial para qualquer um de seus pilotos, será o Gran Finale para uma fábrica que voltou para a categoria há quatro anos e que pelo que parece (esta é a minha impressão), sacrificou duas temporadas para chegar a esse sucesso arrebatador de 2014.
sábado, 8 de novembro de 2014
Pole Lap: Rubens Barrichello (2004) e Nico Rosberg (2014) - Interlagos
Foto 409: Interlagos, 1979
E como eram bonitos esses Ligier JS11. Aqui Jacques Laffite recebendo a quadriculada para a sua segunda vitória naquela temporada de 1979, repetindo o feito de quinze dias antes na abertura do mundial na Argentina.
Completaram o pódio Patrick Depailler - com a outra Ligier - e Carlos Reuteman, com a Lotus.
GP do Brasil - Classificação - 18a Etapa
As Williams confirmaram a sua proximidade da Mercedes ao ficar dois décimos atrás dos prateados. Massa fez o que esperava dele ao se colocar em terceiro, com Bottas em seguida. Aproveitando-se da sua ótima largada, Massa pode dar um trabalho para as Mercedes.
O resto, foi o resto: Button mostrou uma certa evolução da Mclaren ficando em quinto, seguido de perto por Vettel. Magnussen foi sétimo, com Alonso se arrumando como pôde em oitavo. Ricciardo não teve um bom treino, com algumas dificuldades para tentar se colocar entre os dez já no Q2 e ficou em nono. Raikkonen parecia ter condições de superar Alonso, mas ficou em décimo.
O que esperar da corrida
A mesma luta de sempre entre as Mercedes, mas acredito que Massa dê algum combate aos prateados no início da prova. Porém, deverá ser o terceiro lutando contra Bottas.
Outra coisa que deve ser interessante é o fato da chuva. Paul Hembery, o homem da Pirelli, disse que pelo fato do asfalto ser novo alguns pontos do circuito podem liberar óleo, deixando o traçado mais escorregadio que o normal. Principalmente em pontos que ainda não foram explorados pelos pilotos, que são estes que eles podem usar em caso de pista molhada.
E esperamos por uma boa corrida amanhã, independente do tempo.
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m10.023s | - |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m10.056s | 0.033s |
3 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m10.247s | 0.224s |
4 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m10.305s | 0.282s |
5 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m10.930s | 0.907s |
6 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m10.938s | 0.915s |
7 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m10.969s | 0.946s |
8 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m10.977s | 0.954s |
9 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m11.075s | 1.052s |
10 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m11.099s | 1.076s |
11 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m11.591s | - |
12 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m11.976s | - |
13 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m12.099s | - |
14 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m12.037s | - |
15 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m12.040s | - |
16 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m12.233s | - |
17 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | - | - |
18 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m12.076s | - |
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Foto 408: Para gringo ver... e rir
A intenção do quarteto é "ajudar" os gringos automobilistas que estarão por estas bandas até o final do mês acompanhando as provas da F1 e WEC, afinal de contas não deve ser fácil para eles pronunciar "Laranjinha" ou "Bico de Pato".
Divirtam-se!
Foto 407: Simples
Mas voltando aos cartazes, até que gostei deste que foi feito para o GP deste ano: simples e sem oba-oba.
domingo, 2 de novembro de 2014
GP dos EUA: A dois passos
Depois daquela pole avassaladora de Rosberg, imaginavasse que as coisas poderiam pender para o lado do piloto alemão. De fato, você conseguir uma "vitória parcial" no meio desta batalha interna acaba ajudando bastante para tentar desestabilizar o seu concorrente direto. A verdade é que Nico aguentou bem a pressão na largada, sustentando-se bem à frente de Lewis, mas este, após o primeiro pit-stop, resolveu atacar Rosberg de forma gradativa até que efetuasse a ultrapassagem ainda no primeiro terço da corrida para não perdê-la mais. E aquele balde de água gelada que Nico dera em Lewis, foi devolvida hoje na parte do fim de semana que mais interessa que é a corrida.
Impressiona bastante esta fase de Lewis onde ele está mais seguro. Também tem que se valer que os problemas externos que sempre o atrapalharam, estão mais tranquilos. Qualquer rusga com o pai ou uma das inúmeras separações com a namorada, sempre o deixavam perdido. Desta vez, com tudo correndo a seu favor, as coisas tem fluido normalmente sem nenhum percalço.
Certamente este cenário ajudou muito ele para que aguentasse os problemas que teve anteriormente sem maiores contratempos, fazendo com que não perdesse o foco.
Agora faltam duas provas, com 75 pontos em jogo, e a tendência é que o piloto inglês passe a trabalhar serenamente rumo ao seu segundo mundial.
A corrida
Não foi aquele primor, mas foi bom ver o desempenho de alguns pilotos como Ricciardo, Alonso e Vettel se entregando totalmente as disputas como se não houvesse um amanhã. Talvez você não goste de um ou do outro, mas cabe reconhecer que não entregam o ouro tão facilmente e quando pilotos deste calibre estão em posse de carros não tão bem balanceados - como é o caso de Alonso e Vettel -, você passa a ver as qualidades de cada um de forma mais clara e vistosa, coisa que um carro superior, muito bem acertado, acaba mascarando e nos leva a levantar suspeitas de suas qualidades.
Quem me decepcionou um pouco foi a Williams. Esperava bem mais da equipe inglesa, mas erros de estratégia nos pits de Bottas e Massa os deixaram para trás após serem superados por Ricciardo que ganhou as posições baseando-se na estratégia traçada pela Red Bull e nos erros da equipe inglesa.
Por ter sido uma corrida bem abaixo do que esperávamos, destaco os duelos pelas posições intermediárias, aquelas onde as ultimas colocações pontuáveis são disputadas a tapas. Vergne e Grosjean quase misturaram tinta num momento em que Vettel, após a sua paradas há sete voltas para colocar pneus macios, lhe deu a chance de vir papando quem estivesse na frente sem nenhuma piedade e isso lhe rendeu uma ótima sétima posição. No entanto, outros postulantes as ultimas posições pontuáveis, continuaram se matando para conseguir as migalhas, como foram oa casos de Button, Kvyat, Maldonado, Grosjean, Raikkonen. Mas quem se deu melhor mesmo foi Maldonado, que garantiu o seu primeiro ponto no ano.
De resto foi uma corrida normal, com emoções bem contidas. Esperamos que Interlagos honre a sua reputação de GP marcante, que tanto nos animou nos últimos anos.
WEC: Seis Horas de Xangai
(Foto: James Moy/Toyota Racing) |
Hoje os dois Toyotas foram soberanos e o desempenho apresentado por Buemi/ Davidson foi magistral, a ponto de meter mais de 1 minuto de diferença para o #7 de Wurz/ Sarrazin/ Nakajima. Isso sem contar que o #14 da Porsche de Jani/ Dumas/ Lieb, que largaram da pole, ficaram a uma volta dos líderes. Os Audis mais vez tiveram um desempenho bem pífio, ficando apenas em quarto e quinto com os #2 e #1 sem incomodar nenhum dos seus adversários. O #20 da Porsche sofreu uma punição que o jogou para a sexta colocação.
De fato não há muito o que esperar do desfecho dos campeonatos de marcas e pilotos senão o título duplo da Toyota nestes dois certames. Dificilmente veremos uma chance de vitória para Porsche e Audi, a não ser que a prova seja feita em condições mutáveis como foram nos casos de Le Mans e Austin.
De resto, é esperar pelo restante do campeonato em Sakhir e Interlagos.
Abaixo os vídeos da prova.
sábado, 1 de novembro de 2014
GP dos EUA - Classificação - 17a Etapa
(Foto: Austosport) |
Para o restante, a batalha caseira entre as Williams mostra quanto que o carro inglês está bem no circuito texano: Bottas venceu o duelo contra Massa e ficou na terceira posição. Ricciardo fechou em quinto, seguido por Alonso, Magnussen, Button (que perderá cinco posições por troca de câmbio), Raikkonen, Sutil e Maldonado, que sairá em décimo.
Espera-se apenas uma batalha intensa entre os dois postulantes ao título e com os demais lutando frenéticamente pela terceira posição. Devemos observar também a prova de recuperação de Vettel e Kvyat, que largarão das últimas posições devido a trocas de componentes nos motores.
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m36.067s | - |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m36.443s | 0.376s |
3 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m36.906s | 0.839s |
4 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m37.205s | 1.138s |
5 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m37.244s | 1.177s |
6 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m37.610s | 1.543s |
7 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m37.706s | 1.639s |
8 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m37.804s | 1.737s |
9 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m38.810s | 2.743s |
10 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m38.467s | - |
11 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m38.554s | - |
12 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m37.655s | - |
13 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m38.598s | - |
14 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m39.250s | - |
15 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m39.555s | - |
16 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m39.679s | - |
17 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m38.699s | - |
18 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m39.621s | - |
Foto 407: Pole para a Porsche em Xangai
Tem se tornado interessante estes duelos entre Toyota e Porsche nas últimas etapas, principalmente pela pole. E desta vez, na classificação para as 6 Horas de Xangai, os carros #14 e #8 chegaram ao ponto de ter a sua volta média ser idêntica após a soma das quatro voltas cronometradas de carro. Coube ao #14 da Porsche, conduzido por Jani/Dumas/ Lieb, ficar com a pole enquanto que o #8 da Toyota (Buemi/ Davidson) ficou com aa segunda colocação. A segunda fila é formada pelos outros dois carros das fábrica, sendo que o #20 da Porsche (Hartley/ Benhard/ Webber) é o terceiro e a quarta posição ficou o Toyota #7 de Wurz/ Nakajima/ Sarrazin. Os Audis ficaram com a terceira fila.
Assim como fora em Fuji, principalmente nos primeiros minutos, talvez tenhamos uma corrida bem movimentada com destaque para o duelo entre a Toyota e Porsche. E será de muito bom agrado se o carro alemão não apresentar falhas, que tiraram deles boas chances em Sarthe e em Austin.
As marcas de Ímola
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