domingo, 14 de abril de 2019

GP da China 2019 - Resultados

Resultados - Grande Prêmio da China - Circuito de Shangai - 3ª Etapa - Dias 12, 13 e 14 de Abril 


Treino Livre 1

Tempo: 16.0-18.7°C Sol e Seco
Asfalto: 30.7-36.8°C Seco
Humidade: 45.3%
Vento: 2.2 m//s
Pressão do Ar: 1020.6 bar


PosNoDriverTeamLap Time1st GapLapsTyres
15Sebastian VettelFerrari1:33.911
 19Medium
244Lewis HamiltonMercedes1:34.118+0.207s 21Soft
316Charles LeclercFerrari1:34.167+0.256s 21Medium
433Max VerstappenRed Bull1:34.334+0.423s 20Soft
577Valtteri BottasMercedes1:34.653+0.742s 23Soft
63Daniel RicciardoRenault1:35.239+1.328s 23Soft
710Pierre GaslyRed Bull1:35.428+1.517s 23Medium
826Daniil KvyatToro Rosso1:35.447+1.536s 24Medium
918Lance StrollRacing Point1:35.466+1.555s 25Medium
108Romain GrosjeanHaas1:35.507+1.596s 24Soft
1120Kevin MagnussenHaas1:35.517+1.606s 25Soft
1227Nico HülkenbergRenault1:35.591+1.680s 22Medium
134Lando NorrisMcLaren1:35.631+1.720s 24Soft
1423Alexander AlbonToro Rosso1:35.695+1.784s 26Medium
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo1:35.729+1.818s 23Soft
1655Carlos Sainz Jr.McLaren1:35.756+1.845s 24Soft
1711Sergio PérezRacing Point1:35.820+1.909s 24Medium
1888Robert KubicaWilliams1:36.847+2.936s 27Medium
1963George RussellWilliams1:37.619+3.708s 28Medium
2099Antonio GiovinazziAlfa Romeono time- 2Soft


Treino Livre 2

Tempo: 19.5°C Sol e Seco
Asfalto: 35.1-28.6°C Seco
Humidade: 36.8%
Vento: 2.1 m//s
Pressão do Ar: 1018.8 bar


Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:33.330

 37
Soft
2
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:33.357
+0.027s
 33
Soft
3
33
Max Verstappen
Red Bull
1:33.551
+0.221s
 29
Soft
4
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:34.037
+0.707s
 32
Soft
5
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:34.096
+0.766s
 31
Soft
6
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:34.141
+0.811s
 36
Soft
7
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:34.158
+0.828s
 13
Soft
8
4
Lando Norris
McLaren
1:34.296
+0.966s
 38
Soft
9
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:34.336
+1.006s
 32
Soft
10
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:34.455
+1.125s
 32
Soft
11
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:34.551
+1.221s
 33
Soft
12
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:34.634
+1.304s
 37
Soft
13
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:34.694
+1.364s
 20
Soft
14
18
Lance Stroll
Racing Point
1:34.779
+1.449s
 37
Soft
15
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:34.784
+1.454s
 35
Soft
16
20
Kevin Magnussen
Haas
1:34.788
+1.458s
 34
Soft
17
8
Romain Grosjean
Haas
1:35.704
+2.374s
 32
Soft
18
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:35.914
+2.584s
 40
Soft
19
88
Robert Kubica
Williams
1:36.121
+2.791s
 38
Soft
20
63
George Russell
Williams
1:36.229
+2.899s
 35
Soft   

Treino Livre 3

Temperatura: 19.3-20.3°C Sol e Seco
Asfalto: 39.3°C Seco
Humidade: 48.2%
Vento: 1.0 m//s
Pressão do ar: 1017.9 bar

Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:32.830

 11
Soft
2
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:33.222
+0.392s
 12
Soft
3
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:33.248
+0.418s
 10
Soft
4
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:33.689
+0.859s
 10
Soft
5
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:33.974
+1.144s
 11
Soft
6
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:34.246
+1.416s
 14
Soft
7
33
Max Verstappen
Red Bull
1:34.447
+1.617s
 5
Soft
8
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:34.510
+1.680s
 9
Soft
9
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:34.600
+1.770s
 11
Soft
10
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:34.783
+1.953s
 10
Soft
11
4
Lando Norris
McLaren
1:34.938
+2.108s
 11
Soft
12
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:35.078
+2.248s
 9
Soft
13
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:35.142
+2.312s
 11
Medium
14
18
Lance Stroll
Racing Point
1:35.223
+2.393s
 10
Soft
15
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:35.326
+2.496s
 8
Medium
16
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:35.726
+2.896s
 12
Soft
17
8
Romain Grosjean
Haas
1:35.771
+2.941s
 14
Medium
18
20
Kevin Magnussen
Haas
1:35.998
+3.168s
 15
Medium
19
63
George Russell
Williams
1:36.124
+3.294s
 10
Soft
20
88
Robert Kubica
Williams
1:36.176
+3.346s
 11
Soft

Classificatório

Temperatura: 20.9°C sunny & dry
Asfalto: 36.3°C dry
Humidade: 47.4%
Vento: 1.4 m//s
Pressão do ar: 1015.9 bar


P
N
Piloto
Team
Q1
Q2
Q3
1
77
Valtteri Bottas
Mercedes
1:32.658
 1:31.728
 1:31.547
 15
2
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:33.115
 1:31.637
 1:31.570
 15
3
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:33.557
 1:32.232
 1:31.848
 16
4
16
Charles Leclerc
Ferrari
1:32.712
 1:32.324
 1:31.865
 16
5
33
Max Verstappen
Red Bull
1:33.274
 1:32.369
 1:32.089
 14
6
10
Pierre Gasly
Red Bull
1:33.863
 1:32.948
 1:32.930
 14
7
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:33.709
 1:33.214
 1:32.958
 18
8
27
Nico Hülkenberg
Renault
1:33.644
 1:32.968
 1:32.962
 15
9
20
Kevin Magnussen
Haas
1:34.036
 1:33.150
 no time
 16
10
8
Romain Grosjean
Haas
1:33.752
 1:33.156
 no time
 15
11
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:33.783
 1:33.236
 no time
 12
12
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:34.026
 1:33.299
 no time
 12
13
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
1:34.125
 1:33.419
 no time
 12
14
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:33.686
 1:33.523
 no time
 12
15
4
Lando Norris
McLaren
1:34.148
 1:33.967
 no time
 12
16
18
Lance Stroll
Racing Point
1:34.292
 no time
 no time
 6
17
63
George Russell
Williams
1:35.253
 no time
 no time
 9
18
88
Robert Kubica
Williams
1:35.281
 no time
 no time
 9
19
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
no time
 no time
 no time
 2
20
23
Alexander Albon
Toro Rosso
no time
 no time
 no time
 8


















Classificação Final

Temperatura: 19.3°C Nublado e Seco
Asfalto 29.2-25.3°C Seco
Humidade: 45.9%
Vento: 2.3-4.0 m//s
Pressão do Ar: 1019.2 bar

Pos
No
Driver
Team
Time
Laps
Grid
Pts
1
44
Lewis Hamilton
Mercedes
01:32:06.350
 56
2
25
2
77
Valtteri Bottas
Mercedes
01:32:12.902
 56
1
18
3
5
Sebastian Vettel
Ferrari
01:32:20.094
 56
3
15
4
33
Max Verstappen
Red Bull
01:32:33.977
 56
5
12
5
16
Charles Leclerc
Ferrari
01:32:37.626
 56
4
10
6
10
Pierre Gasly
Red Bull
01:33:35.657
 56
6
9
7
3
Daniel Ricciardo
Renault
01:32:19.395
 55
7
6
8
11
Sergio Pérez
Racing Point
01:32:21.383
 55
12
4
9
7
Kimi Räikkönen
Alfa Romeo
01:32:28.064
 55
13
2
10
23
Alexander Albon
Toro Rosso
01:32:40.655
 55
20
1
11
8
Romain Grosjean
Haas
01:32:41.675
 55
10
0
12
18
Lance Stroll
Racing Point
01:32:48.295
 55
16
0
13
20
Kevin Magnussen
Haas
01:32:49.175
 55
9
0
14
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
01:32:59.099
 55
14
0
15
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
01:33:02.130
 55
19
0
16
63
George Russell
Williams
01:32:30.855
 54
17
0
17
88
Robert Kubica
Williams
01:32:46.919
 54
18
0
Ret
4
Lando Norris
McLaren
Abandono
 50
15
0
Ret
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
Abandono
 41
11
0
Ret
27
Nico Hülkenberg
Renault
MGU-K
 16
8
0

Fastest lap: 1:34.742 - Pierre Gasly - Red Bull RB15 Honda na volta 55.
Highest speed: 338.4 km/h - Alexander Albon - Toro Rosso STR14 Honda
























































































































































sábado, 13 de abril de 2019

Foto 742: GP da Argentina, 1997





O Grande Prêmio da Argentina foi a terceira etapa do Mundial de 1997 e que também serviu para contar o GP de número 600 da história da Fórmula-1.
Para Jacques Villeneuve foi a sua segunda vitória na temporada, com Eddie Irvine em segundo e Ralf Schumacher em terceiro, conseguindo o seu primeiro pódio na F1.
O inicio da corrida foi atribulado com o enrosco inicial entre Barrichello - que fizera um ótimo treino ao colocar a novata Stewart na quinta posição - e Michael Schumacher, com este último acertando a traseira do Stewart e fazendo Rubens rodar. David Coulthard acabou contribuindo para aumentar a bagunça ao bater na traseira do Jordan de Ralf Schumacher e quebrar uma das rodas dianteiras e abandonar a prova. O Safety Car acabou sendo acionado para limpeza da pista.
Jacques Villeneuve aparentava vencer a prova com certa tranquilidade, até que nas últimas voltas viu a ameaça de Eddie Irvine que chegou bem próximo do Williams do canadense. Mas Jacques acabou por garantir a vitória, a sexta dele na F1.
Boas prestações nessa corrida foram de Olivier Panis - que conseguira posicionar o agora Prost Mugen Honda na terceira posição do grid e andar bem até que um problema elétrico o tirasse da segunda posição na 18ª volta - e Damon Hill, que chegou ocupar a quarta colocação e abandonar na passagem 33 por problemas no motor Yamaha do Arrows.
Hoje completa 22 anos.

Fotos: Motorsport Images

Foto 741: GP da Espanha, 1986




As imagens de um dos melhores GPs da década de 80, especialmente nas voltas finais por conta da economia de pneus por parte de Ayrton Senna e Alain Prost que, aliado a ida de Nigel Mansell aos boxes para trocá-los faltando menos de dez voltas quando foi superado por Senna e Prost na briga pela liderança, proporcionaram duas voltas finais eletrizantes no circuito de Jerez De La Frontera.
Mansell (terceiro) conseguira descontar uma desvantagem de 19 segundos para Ayrton Senna - então líder - em apenas oito voltas (64-72), ao despachar Alain Prost rapidamente e partir para o ataque contra o Lotus Renault. Na abertura da penultima volta a diferença de Ayrton para Nigel era de 5.3 segundos e quando abriram a 72ª volta (a derradeira), o inglês estava apenas 1.3 do piloto brasileiro. Mansell chegou forte nas duas últimas curvas, conseguindo armar o bote na entrada da reta dos boxes. Mas um pequeno movimento de Ayrton para defender-se foi o suficiente para quebrar o ritmo de Nigel que ainda emparelhou com o brasileiro na reta. Senna venceu por meio carro.
Na entrevista após o pódio, Mansell ainda brincou com a chegada apertada ao dizer que podiam ter divididos os pontos entre os dois.
Esse GP ainda teve algumas marcas: Keke Rosberg largou pra o seu centésimo GP (terminando em quarto com a Mclaren); a pole conquistada por Senna foi a nona da sua carreira e a centésima da Lotus - que também comemorou  seu GP de número 350; a Haas-Lola marcava a sua estréia na categoria com Alan Jones e Patrick Tambay como pilotos. Jones abandonou logo no inicio e Tambay terminou na oitava e última posição.
O GP espanhol retornou ao calendário após cinco anos de ausência.
Hoje completa 33 anos.

Fotos: Motorsport Images

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Foto 740: GP do Brasil, 1987




O GP do Brasil, que deu início a temporada de 1987. Foi um início promissor para a Williams com a dobradinha na qualificação, com Nigel Mansell a cravar a pole e Nelson Piquet fazer a segunda colocação e Ayrton Senna em terceiro com a Lotus.
Porém problemas acabaram alijando estes três: Nelson Piquet e Ayrton Senna tiveram os radiadores sujos com sacos plásticos que vieram das arquibancadas. Para Ayrton acabou sendo pior, que viera abandonar a prova com superaquecimento no motor Honda na volta 50. Piquet teve sorte melhor sorte ao conseguir escalar o pelotão após seus três pit-stops e fechar em segundo. Mansell perdeu a chance de pódio ao ter um pneu estourado e cair para sexto.
Alain Prost, que largou em quinto, fez uma corrida conservadora, mas eficaz: soube poupar bem os pneus e optou por duas paradas de box. E no final conseguiu imprimir um bom ritmo para assegurar a vitória. Piquet foi segundo e Stefan Johansson, que estreava na McLaren, foi o terceiro.
Este GP foi marcado por duas polêmicas: a primeira foi deflagrada ainda nas vésperas das atividades de pista por conta das variações de preços para renovação da Super Licença. Enquanto que pilotos top pagavam em torno de 12 mil dólares, outros pagavam uma taxa básica. Isso gerou certas críticas por conta dessa divisão tanto que até mesmo um boicote foi acenado, mas que foi logo rechaçado quando os valores foram pagos antes dos treinos de sexta.
A segunda polêmica veio por causa das válvulas pop-off que a FIA colocou nos motores Turbo naquele ano, limitando-os a 4 bar de pressão. Alguns pilotos reclamavam que está válvula estava funcionando em diferentes níveis, o que afetava o funcionamento dos motores. A McLaren, junto a Porsche, resolveram o problema ao regularem o turbo boost para 3.6 bar, o que acabou resolvendo o tal problema - e que certamente pode ter ajudado bastante a performance de Alain Prost no domingo.
Hoje completa 32 anos.

Fotos: Motorsport Images

Foto 739: Nelson Piquet, Buenos Aires 1981



As imagens do GP da Argentina de 1981 (terceira etapa), disputada em 12 de abril de 1981 que contou com a vitória de Nelson Piquet - a primeira dele naquela temporada.
Gordon Murray resolveu os problemas nas saias laterais flexiveis dos Brabham e isso deu uma boa vantagem para Nelson Piquet - que havia errado na escolha dos pneus no GP do Brasil e perdido uma grande oportunidade de vencer em casa - e também para Hector Rebaque. Na qualificação, o brasileiro fez a pole seguido por Alain Prost na primeira fila. Alan Jones era o terceiro e ao seu lado o herói local, Carlos Reutemann era o quarto. Uma segunda fila explosiva após os acontecimentos de quinze dias antes em Jacarepaguá, onde Reutemann desobedeceu as ordens da Williams em deixar Jones passá-lo.
Apesar de uma melhor saída de Jones na largada, este não pôde fazer muito contra Nelson Piquet que logo o passou ainda na primeira volta e liderou a prova até o fim para uma vitória convincente em Buenos Aires. Hector Rebaque fez grande corrida, ao chegar andar em terceiro e abandonar na volta 32 por conta de um problema no motor. Carlos Reutemann terminou em segundo e Alain Prost conseguiu seu primeiro pódio ao fechar em terceiro.
No pódio ainda foi tocado "Happy Birthday" em comemoração aos 39 anos de Carlos Reutemann.
Esta prova ainda teria um valor histórico, ao presenciar um carro com monocoque totalmente feito em fibra de carbono: o Mclaren MP4 de John Watson, projetado por John Barnard, largou na 11ª colocação e abandonou a prova da volta 36 por conta de problemas na transmissão.
Este foi o derradeiro GP da Argentina, que voltaria apenas em 1995.

92ª 24 Horas de Le Mans - Uma Epopéia em La Sarthe

A segunda da Ferrari após o seu retorno à La Sarthe (Foto: Ferrari Hypercar/ X) Começar um texto sobre algo tão fantástico não é das melhore...