sábado, 15 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - 9ª Hora

Problemas para o #30 da Duqueine, o que forçou o abandou do LMP2

- Relargada será em breve

- Bandeira verde em Le Mans. E a chuva continua

- Vários carros nos boxes. E o Porsche #5 é o líder

- Bandeira amarela

- Cadillac #311 em segundo

- Porsche #92 roda na entrada de box

- Ferrari #83 recupera a liderança sobre o Porsche #5

- Ferrari #83 foi penalizado em 30 segundos por conta do acidente com o BMW #15

- Slow Zone por conta do estouro do motor do #30 da Duqueine antes da primeira chicane da Hunaudiéres

- Com a punição, a liderança passou para a Toyota #8, seguido pelo #6 da Porsche e o Toyota #7

- Fim do Slow Zone

- #46 rodou e bateu na saída da Dunlop curve. Vinham bem entre os três primeiros

- Porsche #5 no box após um série de voltas com pneus slick

- #4, #12 e #23 Drive Through por infrações na Slow Zone

- Peugeot #93 rodou na Dunlop e retornou

- Fim de nona hora em Le Mans


Hypercar

#8 Toyota Gazoo Racing

#6 Porsche Team Penske

#7 Toyota Gazoo Racing


LMP2

#37 Cool Racing

#24 Nielsen Racing

#183 AF Corse


LMGT3 

#92 - Manthey PureRxcing

#88 Proton Competition

#155 Spiriti Race


92ª 24 Horas de Le Mans - 8ª Hora

O dono do pedaço 

- Prova continua em Safety Car, exatamente por conta da troca do guard-rail onde aconteceu o acidente do BMW #15.

- Problema no volante do Toyota #7. De Vries está no comando

- #46 fez a sua parada de box e retornou

- Um cachorro na pista de Le Mans. Algo bem inusitado, diga-se

- #23 da United Autosports realizando sua parada, com direito a troca da asa traseira

- #10 da Vector fez sua parada de box e retornou

- A chuva volta a cair em Sarthe

- A corrida continua sob efeito do Safety Car. Temos mais de uma hora de intervenção

- Final de oitava hora em Le Mans

Hypercar

#83 Ferrari AF Corse

#5 Porsche Team Penske

#8 Toyota Gazoo Racing


LMP2

#22 United Autosports

#24 Nielsen Racing

#37 Cool Racing


LMGT3 

#92 - Manthey PureRxcing

#46 Team WRT

#87 Akkodis ASP Team

92ª 24 Horas de Le Mans - 7ª Hora

O acidente que tirou o BMW #15 da prova, no momento que Dries Vanthoor estava no comando



- A chuva complica bastante as coisas para os pilotos. Menos para Kubica, que conseguiu abrir ainda mais a bordo do #83

- Várias rodadas neste momento

- #60 da Iron Lynx bateu forte na saída da segunda chicane da Mulsanne; full course yellow para a remoção do carro; tentando recolher o carro.

- Alpine fora da prova. Os dois carros abandonam a corrida com menos de oito horas de prova

- Toque entre o BMW #46 com o #23 da United Autosport

- Lamborghini #60 conseguiu chegar aos boxes e foi direto para a garagem

- #99 da Proton mais uma vez na garagem; retorna à prova

- BMW #15 escapou na Porsche Curve e retornou

- #3 da Cadillac na gravilha da Indianapolis; retornou

- Toyota #7 em parada de box

- #83 fez a sua parada de box e retornou na liderança

- Acidente entre o #BMW #15 e o Ferrari #83, então líder. O BMW acabou batendo em plena reta da Mulsanne e abandonando. Causou o primeiro Safett Car dessa edição

- Final da sétima hora. A liderança na Hypercar continua para o #83, seguido pelo #5 da Porsche e pelo #8 da Toyota; na LMP2 #37 da Cool Racing em primeiro, seguido pelo #22 da United Autosport e #10 da Vector; na LMGT3 a liderança pertence ao #92 da Manthey, seguido pelo #46 em segundo e #87 em terceiro 

92ª 24 Horas de Le Mans - 6ª Hora

A chuva em Le Mans


- O acidente entre o Lamborghini #85 próximo da Porsche Curve e o Porsche #4 sob investigação; o #4 acabou levando um Drive & Through. Mathieu Jaminet estava no comando

- Ferrari #50 em sua parada de box quando era segundo 

- Ferrari #83 fazendo a sua parada, assim como o Porsche #5, que vinha em segundo

- Batalha entre o Alpine #36 vs Cadillac #3 pela 12ª posição

- Toyota #7 em trabalho de box

- Toyota #8 nos boxes, realizando a sua parada; Ryu Hirakawa no comando

- Porsche #4 perdeu o led com o número na Porsche Curve

- Ferrari #51 fez a sua parada de box

- Alpine #36 em sua parada de box; foi recolhido para os boxes logo após a entrada do Nicolas Lapierre

- Os Porsches do Team Jota em disputa pela sexta posição, com o #38 assumindo a posição

- A liderança do Ferrari #83 sobre o #50 já leva 23 segundos de vantagem; na LMP2 o #10 da Vector tem 3 segundos sobre o #37 da Cool Racing; na LMGT3 a vantagem do BMW #46 é a mais confortável, com 45 segundos sobre o Porsche #91

- #9 da Iron Lynx parado na Curva Porsche

- #65 da Panis nos boxes para consertar a porta

- Porsche #4 indo  para a garagem

- Slow Zone na Curva Porsche

- Porsche #6 escapou na Chicane Dunlop e voltou

- Ferrari #50 em sua parada de box

- Situação de chuva na Indianapolis e Arnage

- Chuva bem intensa da segunda chicane da Mulsanne em diante; todos optando pelos pneus de chuva

- #83 em parada de box; Kubica assume o comando

- Fim de sexta hora em Le Mans. liderança do Ferrari #83 sobre o Porsche #5 e Ferrari #50; na LMP2 o #37 da Cool lidera, com #10 da Vector em segundo e #22 da United; na LMGT3 liderança do #92 com o #46 em segundo e Porsche #91 em terceiro.

92ª 24 Horas de Le Mans - 5ª Hora

O líder da LMGT3
(Foto: BMW Motorsport)

- Batalha entre o Porsche #12 vs Toyota #7 pela oitava colocação

- Batalha entre o Porsche #4 vs Toyota #8 pela quarta posição

- Uma larga diferença dos líderes das classes Hypercar e LMP2 para os respectivos segundos, com a média de 40 segundos. Apenas na LMGT3 é que a diferença do líder para o segundo está em sete segundos.

- Porsche #4 nos boxes e com problemas na asa traseira, que estaria solta - o que deve atrasar um pouco para eles com a troca da asa; Porsche #38 fez sua parada e voltou

- A chuva se faz presente na reta dos boxes, ainda que seja de forma moderada

- Enfim, o Toyota #7 consegue a ultrapassagem sobre o Porsche #12

- Ferrari #50 em sua parada

- Ferrari #83 em sua parada de box, com Schwartzman cedendo lugar ao Yifei Ye

- Porsche #5 em sua parada

- Lamborghini #63 escapou pela gravilha da Chicane Dunlop

- Mais uma disputa entre o Ferrari #50 e o Porsche #5, agora pela sexta posição - com vantagem para o #50

- Mais uma escapada do Lamborghini, desta vez com o #19. Ocupa a 17ª colocação

- Cadillac #3 escapou e bateu no trecho da Tertre Rouge. Retornou

- Toyota #7 em box

- Cadillac #3 foi para a sua parada de box, onde estão revisando se houve ou não maiores danos

- Toyota #8 indo para a sua parada de box

- Ferrari #51 também em sua parada de box, entrando Giovinazzi no lugar de Pierguidi

- Porsche #6 em parada de box

- Porsche #6 assumindo a 11ª posição sobre o Cadillac #311; Cadillac #311 passa a pressionar o #6, mas o Porsche abre muito na Porsche Curve

- Alpine #35 parado no final da Indianapolis para inicio da Arnage. Habsburg abandona o cockpit; estouro de motor no carro francês. Provavelmente, fim de prova para ele; Slow Zone no local

- Ferrari #155 da Spirit of Race trocando a dianteira neste momento. Ocupa a 15ª posição na LMGT3

- Lamborghini #85 da Iron Dames parado na pista. Ocupavam a terceira posição na LMGT3; retornou

- Fim de quinta hora em Le Mans com a liderança na Hypercar continuando para o #83 da AF Corse, seguido pelo #50 da Ferrari AF Corse e Porsche #5 da Porsche Team Penske; na LMP2 liderança do #10 da Vector, seguido pelo #37 da Cool Racing e #22 da United; na LMGT3 liderança para o BMW #46 do Team WRT, em segundo o Porsche #91 da Manthey e em terceiro o outro Porsche da equipe, o #92.

92ª 24 Horas de Le Mans - 4ª Hora

(Foto: Team Manthey)

- Ferrari #83 fez sua parada de box no inicio desta quarta hora e continua em primeiro

- Toyota #7 em box

- Toyota #8 assume a liderança sobre o Ferrari #83 na Hunaudiéres

- Ferrari #51 em box; retornando à pista

- Ferrari #51 pegou parte de terra na Tertre Rouge

- A liderança neste momento voltou para o Ferrari #83 com a parada de box do Toyota #8, que caiu para sexto; na LMP2 a liderança está com o #10 da Vector; na LMGT3 o #46 do WRT liderando

- Inicio de chance chuva na reta principal em Le Mans

- Disputa entre o Cadillac #311 vs o Porsche #6 pela 13ª posição, com o #311 assumindo a posição treze na corrida

- #34 da InterEuropool perdeu a roda dianteira esquerda. Full Course Yellow na pista toda, que foi logo retirada; #34 chegou aos boxes, o que prejudica bastante a sua ótima corrida até então

- Um dos LMP2 lento na saída da segunda chicane da Mulsanne

- Batalha pela segunda posição entre o Porsche #5 e o Ferrari #50

- #22 da United Autosports rodou e voltou na chicane Ford, após toque com o #33 que também saiu da pista

- Ferrari #50 assumiu a segunda posição

- Full Course Yellow 

- Porsche #5 pressionando fortemente o Ferrari #50 pela segunda posição. Ferrari #83 com 15 segundos de vantagem

- Ferrari #50 em sua parada de box

- #12 do Team Jota escapando na segunda chicane da Mulsanne

- Porsche #5 em sua parada de box, assim como o BMW #46 com a entrada de Valentino Rossi; 

- Ferrari #83 fez a sua parada de box e retorna em primeiro ainda. Bom trabalho de Robert Schwartzman

- #23 da United Autosports rodou na chicane Dunlop e retornou

- Toyota #7 em seu trabalho de box neste momento, entrando Lopez

- Ferrari #50 assumindo a quinta posição sobre o Porsche #5

- Toyota #8 em trabalho de box, assim como o #12 e o #51. Neste momento o Porsche #6 também em trabalho de box

- Final de quarta hora com o Ferrari #83 liderando na Hypercar, seguido pelo Ferrari #50 e Porsche #5; Na LMP2 liderança do #10 da Vector, seguido pelo #37 da Cool Racing e pelo #22 da United; na LMGT3 #46 do Team WRT liderando, #66 da JMW em segundo e o #91 da Manthey em terceiro.

92ª 24 Horas de Le Mans - 3ª Hora

#54 da AF Corse foi o primeiro carro a abandonar de vez a corrida 
(Foto: AF Corse)

- Problemas com o retrovisor interno do Ferrari #50; foi para os boxes e o retrovisor não foi reparado

- Batida do Ferrari #54 na freada para a Dunlop; bandeira amarela no local

- Slow Zone na Dunlop

- Lamborghini #19 em terceiro neste momento. Se beneficiou da chuva momentanea, seguido dos erros de estratégia dos demais. 

- Ferrari #83 nos boxes. Saindo Kubica e entrando Schwartzman; voltou na ponta ainda

- Lamborghini #19 em sua parada

- Liderança continua com #83 da AF Corse da Hypercar; na LMP2 #10 da Vector; na LMGT3 #83 da Akkodis

- Toyota #8 escalando o pelotão, assumindo a quarta posição neste momento

- BMW Art Car batendo na Chicane Ford; voltou para a pista com a parte traseira arrebentada

-  Toyota #8 em sua parada de box, assim como #12 da Jota; Ferrari #51 também em seu trabalho de box

- Toyota #7 em box também, assim como o Porsche #6; Cadillac #311 fez sua parada e está de volta; Alpine #35 também realizou sua parada de box

- BMW Art Car #20 conseguiu chegar em box e foi recolhido para a garagem

- Disputa pela quinta posição entre o Toyota #8 e o #38 do Team Jota; #38 assumiu a quinta posição

- Toyota #7 alertado por track limits

- Peugeot #93 em seu trabalho de box

- Liderança confortável do #83 com 21 segundos de avanço sobre o Porsche #5

- Em todas as categorias os líderes conseguem uma boa diferença sobre os respectivos segundos colocados

- Ferrari #54 declarado oficialmente fora da prova

- Alpine #35 em box, assim como o Ferrari da GR Racing; Cadillac #2 fez sua parada e retornou

- #34 da Inter Europool na liderança da LMP2

- Ferrari #50 em sua parada de box; retornando

- Lexus #87 em sua parada de box

- Ferrari #50 sendo pressionado pela Porsche #12 da Jota pela quinta posição

- Final de terceira hora. Liderança na Hypercar do Ferrari #83, seguido pelo Toyota #8 e pelo Porsche #5; na LMP2 liderança do #34 da InterEuropool, seguido pelo #10 da Vector e #37 da Cool Racing; na LMGT3 #91 da Manthey liderando, com o #46 do Team WRT em segundo e #87 da Akkodis em terceiro


92ª 24 Horas de Le Mans - 2ª Hora

 


- Disputa entre o Cadillac #3 e o Toyota #8 pela quarta posição

- #47 em box

- Toyota #8 assumindo a quarta posição neste momento

- Escapada do Alpine #35 na Dunlop

- #47 da Cool Racing rodou e voltou na Dunlop

- #12 da Jota fez sua parada de box e retornou

- Agora é a vez do #14 da AO by TF em sua parada

- Toyota #8 em segundo, com o Ferrari #50 na sua cola

- Chuva próxima do circuito

- Liderança na Hypercar do #51; LMP2 #37 da Cool Racing; LMGT3 #66 da JMW

- Pista considerada em condição de chuva

- Bom andamento da Alpine neste momento, ocupando a quarta colocação com #35

- Porsche Curve com chuva. Restante da pista ok

- Toyota #8 nos boxes, assim como o Alpine #35. As Ferrari continuaram; Cadillac #3 também em box para colocarem os pneus de chuva

- Com as paradas de box, os três Ferrari Hypercar fazendo a trinca

- Boa disputa entre o Ferrari #83 vs o Porsche #6

- Ferrari #51 em sua parada

- Cadillac #311 em box, assim como o Toyota #7

- Chuva pesada na Dunlop Curve

- Boa parte do circuito já em pista molhada, incluindo a Hunaudiéres

- Porsche #6 pressionando o Ferrari #50; Porsche #6 assume a liderança

- Ferrari #50 cai para terceiro com o Ferrari #83 em segundo

- Chuva intensa antes da Indianapolis

- Porsche #6 nos boxes

- Boa disputa entre os Ferrari #83 e #51 pela liderança. E ambos com pneus slick na pista que, em várias partes, está molhada

- Ferrari #54 na gravilha da Porsche Curve; um dos Corvette da TF parou e retornou.

- Ferrari #54 acabou batendo com um P2 quando estava prestes a entrar na Porsche Curve, o que acarretou a sua parada na brita 

- Grande disputa entre as duas Ferrari, com o #83 continuando na ponta

- Toyota #8 e Ferrari #51 voltaram para os boxes para colocarem os slicks novamente

- Vários carros foram para o pit recolocar os slicks. Isso ajuda bastante os atuais ponteiros nas respectivas classes. 

- Toque entre o Ferrari #50 e o Ferrari #83 em plena Hunaudieres, com o #50 assumindo a ponta no final da hora 2





92ª 24 Horas de Le Mans - 1ª Hora

 


-Largada limpa em Le Mans, com a Ferrari #50 pulando para segundo. Liderando a Porsche #6. 

- Batalha intensa entre os demais Hypercar. 

- Toyota #7 abrindo caminho 

- Bom inicio do Cadillac com Pipo Derani no comando, abrindo espaço

- Ferrari #50 assume a liderança antes da Indianapolis

- Dos 5 primeiros, três são da Ferrari 

- Problemas com o carro #47 da Cool Racing, lento em uma das retas 

- Na LMP2, liderança do #14 da AO by TF

- O Mclaren #70 da Inception sustentou bem a primeira posição na LMGT3

- Toyota #8 subindo na classificação. É o oitavo neste momento

- #47 da Cool Racing consegue chegar aos boxes; recolhido para a garagem

- Grande pega na classe LMGT3. Das mais interessantes, diga-se

- Toyota #8 investigado por limites de pista

- Pressão do Ferrari #51 sobre o Porsche #6, efetuando a ultrapassagem na segunda chicane da Mulsanne; neste momento, doblete da equipe italiana na geral

- Derani relata problemas com o Cadillac #311 em altas velocidades. Ele ocupa a 16ª na geral

- Disputa entre o Alpine #35 e o BMW #15 pela sétima posição. 

- BMW #15, com Marco Whittman ao volante, rodando e retornando na Tertre Rouge

- Disputa pela segunda posição na LMP2 entre o #28 da IDEC e o #65 da Panis

- Os Hypercars começam a pegar tráfego pesado com os GT3 em grandes blocos de disputa; tanto que o #50 precisou a pegar o encostamento para passar os GTs

- #59 sobe para oitavo na GT3; belo inicio de Daniel Serra com o Ferrari da GR Racing, já é o 13º na classe

- O tráfego pesado deixa os Hypercar extremamente próximos, ocasionando grandes disputas em todas as classes

- Bom andamento dos brasileiros, com o #311 em 12º; #4 em 14º e #86 em 12º

- Ferraris Hypercar em disputa pela liderança, com Nielsen no #50 tendo um pequeno erro. Foi ultrapassado pelo #51, mas recuperou. 

- Cadillac #311 nos boxes para a sua parada. É o primeiro dos Hypercar a realizar seu pit-stop

- Paradas de box se intensificam

- Disputa pela liderança na LMT3 entre o #70 e o #77

- Parada de box para Toyota #7, assim como o Porsche #4. BMW Art Car também em sua parada. 

- Os 4 primeiros da Hypercar em trabalho de box, Ferraris #50 e #51, Porsche #6 e Cadillac #3; Toyota #8 em box; dois carros da Jota também em box

- Porsche #6 consegue a liderança na parada de box

- Parada de box bem interessante, já que o Porsche #6 retomou a liderança, com o Ferrari #50 em segundo. O #51 caiu para quinto e o Toyota #8 subiu para quarto

- Baita pega entre o #65 da Panis vs o #22 da United; o #23 da United na gravilha em Dunlop

- Slow Zone em Dunlop para retirar o #23

- Porsche #99 da Proton indo para a garagem

- Continua a perseguição do Mustang da Proton sobre o Mclaren da Iception na LMGT3

- #23 retorna à prova após ser resgatado; Dunlop livre da Slow Zone

- Ferrari #50 na caça ao Porsche #6

- #Ferrari #50 retoma a liderança no final da primeira hora.

- Agora é a vez do Cadillac #3 pressionar o Porsche #6 pela segunda posição

- Toyota #8 na cola do Cadillac #3

- Ótima batalha pelas primeiras posições na Hypercar, exceto a liderança

- Porsche #6 pressiona o Ferrai #50. Os quatro primeiros separados por 1 segundo. 

- Ferrari #50 com 10 segundos de punição por saída perigosa sobre o Cadillac #3 nos boxes






sexta-feira, 14 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - Os escolhidos para largarem em Le Mans

 

 

O grid de largada foi definido com a realização da Hyperpole ontem, onde Kevin Estre garantiu a 19ª pole para a Porsche em Le Mans, assim como a primeira do Team Porsche - que fechou uma interessante trinca de poles neste ano, juntando esta em La Sarthe com as Daytona 500 (NASCAR) e Indy 500 (Indycar) - e a primeira da própria Porsche após o retorno em 2023 ao solo sagrado. 

E ainda tivemos as definições dos poles da LMP2 e LMGT3, assim como as demais posições restantes. 

Abaixo, o grid de largada com os respectivos pilotos que vão abrir a jornada nesta tão esperada edição. 


HIPERCARRO

(Foto: Porsche Motorsport)



  • 1. Laurens Vanthoor (Porsche n°6 - Porsche Penske) / 2. Sébastien Bourdais (Cadillac n°3 - Cadillac Racing)

  • 3. Antonio Giovinazzi (Ferrari n°51 - Ferrari AF Corse) / 4. Nicklas Nielsen (Ferrari n°50 - Ferrari AF Corse)

  • 5. Charles Milesi (Alpine n°35 - Alpine Endurance Team) / 6. Marco Wittmann (BMW n°15 - BMW M Team WRT)

  • 7. Alex Lynn (Cadillac n°2 - Cadillac Racing) / 8. Will Stevens (Porsche n°12 - Hertz Team JOTA)

  • 9. Nicolas Lapierre (Alpine n°36 - Alpine Endurance Team) / 10. Frédéric Makowiecki (Porsche n°5 - Porsche Penske)

  • 11. Sébastien Buemi (Toyota n°8 - Toyota Gazoo Racing) / 12. Robert Kubica (Ferrari n°83 - AF Corse)

  • 13.Edoardo Mortara (Lamborghini n°63 - Lamborghini Iron Lynx) / 14. Neel Jani (Porsche n°99 - Proton Competition)

  • 15. Nico Müller (Peugeot n°93 - Team Peugeot TotalEnergies) / 16. René Rast (BMW n°20 - BMW M Team WRT)

  • 17. Phil Hanson (Porsche n°38 - Hertz Team JOTA) / 18. Pipo Derani (Cadillac n°311 - Whelen Cadillac Racing)

  • 19. Felipe Nasr (Porsche n°4 - Porsche Penske) / 20. Paul di Resta (Peugeot n°94 - Team Peugeot TotalEnergies)

  • 21. Andrea Caldarelli (Lamborghini n°19 - Lamborghini Iron Lynx) / 22. Jean-Karl Vernay (Isotta n°11 - Isotta Fraschini)

  • 23. Nyck de Vries (Toyota nº 7 – Toyota Gazoo Racing)

LMP2

 

(Foto: TF Sports/ X)

  • 24. Louis Delétraz (Oreca n°14 - AO por TF) / 25. Job van Uitert (n°28 - IDEC Sport)

  • 26. Mathias Beche (n°65 - Panis Racing) / 27. Filipe Albuquerque (n°23 - United Autosports USA)

  • 28. Oliver Jarvis (n°22 - United Autosports) / 29. Malthe Jakobsen (n°37 - COOL Racing)

  • 30. Laurents Hörr (n°33 - DKR Engineering) / 31. Patrick Pilet (n°10 - Vector Sport)

  • 32. Ben Barnicoat (n°183 - AF Corse) / 33. Fabio Scherer (n°24 - Nielsen Racing)

  • 34. Vladislav Lomko (n°34 - Competição Inter Europol) / 35. Bent Viscaal (n°9 - Competição Proton)

  • 36. James Allen (n°30 - Duqueine Team) / 37. Matt Bell (n°47 - COOL Racing)

  • 38. Olli Caldwell (n°25 - Algarve Pro Racing) / 39. Colin Braun (n°45 - Crowdstrike Racing por APR)

LMGT3

 

(Foto: Dailysportscar)

  • 40. Frederik Schandorff (McLaren n°70 - Inception Racing) / 41. Alex Malykhin (Porsche n°92 - Manthey Pure Rxcing)

  • 42. Larry ten Voorde (Ferrari n°66 - JMW Motorsport) / 43. Ben Barker (Ford n°77 - Proton Competition)

  • 44. Alex Riberas (Aston Martin n°27 - O Coração das Corridas) / 45. Marco Sorensen (Aston Martin n°777 - D'station Racing)

  • 46. ​​​​Dani Juncadella (Corvette n°82 - TF Sport) / 47. Matteo Cressoni (Lamborghini n°60 - Iron Lynx)

  • 48. Rahel Frey (Lamborghini n°85 - Iron Dames) / 49. Jack Hawksworth (Lexus n°87 - Akkodis-ASP)

  • 50. Grégoire Saucy (McLaren n°59 - United Autosports) / 51. Maxime Martin (BMW n°46 - Team WRT)

  • 52. Francesco Castellacci (Ferrari n°54 - Vista AF Corse) / 53. Christopher Mies (Ford n°44 - Proton Competition)

  • 54. Augusto Farfus (BMW n°31 - Team WRT) / 55. Yasser Shahin (Porsche n°91 - Manthey EMA)

  • 56. Dennis Olsen (Ford n°88 - Proton Competition) / 57. Tom van Rompuy (Corvette n°81 - TF Sport)

  • 58. Marino Sato (McLaren n°95 - United Autosports) / 59. Johnny Laursen (Ferrari n°155 - Spirit of Race)

  • 60. Kelvin van der Linde (Lexus n°78 - Akkodis-ASP) / 61. Simon Mann (Ferrari n°55 - Vista AF Corse)

  • 62. Daniel Serra (Ferrari n°86 – GR Racing).

quinta-feira, 13 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - Toyota volta ao topo no último treino livre

 

(Foto: Toyota Gazoo Racing/ X)

A última atividade oficial, visando buscar algum desempenho para a prova, fechou a noite em La Sarthe com a Toyota cravando o melhor tempo desse quarto treino livre. O protótipo nipônico, com Brendon Hartley no comando, fez o tempo de 3''29''451 e foi cinco décimos melhor que o Ferrari 499P #50. A terceira posição foi do BMW #20. 

De se destacar a presença da Peugeot entre os dez primeiros, tendo o #93 alcançado o quarto lugar - um bom resultado para eles no apagar das luzes. A Alpine, que tem andado bem nos últimos treinos, incluindo a ida ao Hyperpole, teve os dois carros no top 10: #35 ficou sexto e o #36 em nono. 

Na LMP2, o #23 da United Autosports fez a melhor marca ao atingir 3'37''121. Foi dois décimos melhor que o #24 da Nielsen Racing e sete décimos à frente do outro carro da United Autosports, o #22. 

Na LMGT3 o Lexus #87 da Akkodis da ASP Team fez o primeiro lugar com o tempo de 3'58''755. Foi seguido pelo #95 da United Autosports e pelo Mustang #77 da Proton Competition. 

Os carros voltam apenas no sábado, onde será realizado o warm-up e depois a largada para 92ª Edição das 24 Horas de Le Mans.

Abaixo os dez melhores de cada classe.





92ª 24 Horas de Le Mans - Kevin Estre, para a Porsche

(Foto: Porsche Motorsport/ X)

 Não tínhamos dúvida que essa Hyperpole seria algo impressionante, justamente pelas boas performances que estamos acompanhando desde o Test Day do último final de semana até o último terceiro treino livre. A ausência da Toyota nessa disputa pela pole foi sentida, mas apenas abrilhantaria ainda mais o que vimos em pista. Foi algo que beirou o sobrenatural em La Sarthe. 

As duas Ferrari 499P apareceram bem ocupando as duas primeiras posições no início, sempre com o pé de chumbo Antonio Fuoco comando as ações. Mas o filho pródigo de Le Mans, com o Cadillac #3 da Chip Ganassi, Sebastian Bourdais, estava inspirado ao elevar a brincadeira com uma bela volta na casa de 3'24''816 e ficando em primeiro. Parecia que a pole estava destinada ao francês, principalmente quando um dos favoritos à pole, Dries Vanthoor, acabou indo para a gravilha de Indianapolis - assim como acontecera no segundo treino de ontem. Flashes, aplausos foram dados à Seb. Mas ainda faltavam sete minuto.

Nesse curto espaço de tempo é que a mágica aconteceu: as duas Ferrari voltaram à pista com a proposta de, até mesmo, tomar de assalto a primeira fila, mas o poleman da equipe, Fuoco, escorregou na primeira chicane e abortou. Restou torcer para que Pierguidi pegasse essa posição, mas ele estava longe de conseguir a tal proeza e pegara naquele momento a segunda posição, desalojando o #50 para terceiro. Ainda tinha algo para acontecer? Com certeza...

A volta de Alex Lynn para tentar minimizar a punição de 5 colocações por conta do mega acidente em Spa, o colocou na "pole", mas em seguida Kevin Estre apareceu feito um raio para pegar aquela pole position: o tempo de 3'24''364 foi o suficiente para desbancar os Cadillac da pole position e dar a Porsche Penske Motorsport uma pole que a marca alemã não conquistava desde 2016. Em segundo aparece o Cadillac #3 e em terceiro o Ferrari #51.

Na LMP2  apole ficou para o #14 da AO by TF com Louis Deletraz confirmando a velocidade com o tempo de 3'33''217, seis décimos melhor que o #28 da IDEC Sport e oito décimos à frente do #65 da Panis Racing. 

Na LMGT3 a Mclaren pode festejar a pole com o #70 da Inceptiion onde Brendan Iribe fez o tempo de 3'58''120 - e ainda com direito a rodar na penultima chicane quando tentava melhorar ainda mais o tempo. A segunda posição foi para o Porsche #92 da Manthey PureRxcing, que passou todas atividades "escondidos", esperando apenas o momento certo para aparecer, e em terceiro o Ferrari #66 da JMW Motorsport. 

Abaixo os oito melhores de cada classe: 

*Com a punição de cinco posições, o Cadillac #3 sairá de oitavo




92ª 24 Horas de Le Mans - Antonio Fuoco garante o terceiro treino livre para a Ferrari

 

(Foto: Ferrari Hypercar/ X)


Esse terceiro treino livre em Le Mans foi aperitivo bem interessante para o que veremos daqui a pouco para a definição das poles em cada classe, principalmente da principal. A Ferrari #50, com Antonio Fuoco no comando, roubou a primeira posição nos Hypercar no baixar da quadriculada quando o italiano cravou a marca de 3'27''283, desbancando o Porsche #6 da primeira posição. Aliás, essa sessão foi interessante, onde vimos Toyota, Cadillac, Porsche e por último a Ferrari, ponteando em algum momento a prática - até mesmo a Alpine, por um curto espaço de tempo. De se destacar o bom andamento da BMW #15 com Dries Vanthoor no comando, quando chegou ocupar a segunda posição - logo atrás do irmão Laurens que estava no comando do Porsche #6, fechando em terceiro e se credenciando ainda mais como sério candidato a pole junto de seu parceiros Marciello e Whittman. 

O Hertz Team Jota, que teve o Porsche #12 batido ontem no segundo treino livre, precisou trocar todo chassi, com o monocoque chegando hoje pela manhã. A equipe passou toda sessão montando o novo carro e ainda é dúvida sua presença para a Hyperpole.

A LMP2, o #65 da Panis Racing, que teve algumas atribulações neste treino como escapadas e até mesmo ficando encalhado na gravilha em Indianápolis, pegou a primeira posição na classe no finalzinho ao anotar 3'37''217 com Scott Huffaker no comando. A segunda posição ficou para o #47 da Cool Racing e em #14 da AO by TF.

Essa classe foi de onde saíram algumas ocorrências, como carro da Panis escapando e alguns minutos depois ficando na Indianápolis e o #47 da Cool Racing, rodando na Porsche Curves. 

Na LMGT3 a primeira posição foi do Mclaren #59 da United Autosports com o tempo de 3'57''558 feito no início da sessão James Cottingham, já que algum tempo depois este carro sofreria uma escapa seguido de acidente ao bater de traseira da Tertre Rouge e encerrar mais cedo o trabalho do trio que ainda tem Nicolas Costa e Gregoire Saucy. A segunda posição foi para o Lamborghini #60 da Iron Lynx e a terceira para o Ferrari #86 da GR Racing que, enfim, conseguiu botar o carro em pista após 24 horas, já que eles não conseguiram participar da qualificação e nem do treino livre noturno. 

Abaixo, os dez melhores de cada classe.





quarta-feira, 12 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - Toyota comanda a parte noturna

 

(Foto: Dailysportscar)

Depois da qualificação que que definiu a turma que vai à Hyperpole nesta quinta, as atenções voltaram para o segundo treino livre que serve para que pilotos e equipes se ambientem para uma das principais partes da prova em Sarthe. A Toyota, ainda lambendo as feridas do desaire na classificação, voltou ao topo nessa sessão através do mesmo #8 com a marca de 3'27''474, meio segundo à frente do Ferrari 499P #83 e do Porsche #6. 

Essa sessão viu dois acidentes envolvendo carros que destacaram nessa classe: o BMW #15, que cravou a pole provisória na qualificação, teve danos na dianteira quando o mesmo Dries Vanthoor passou reto na Indianápolis e bateu de frente. Ele conseguiu retornar, levando o carro para os boxes. O outro acontecimento foi o acidente de Callum Illot no final do treino, quando bateu forte o Porsche #12 da Hertz Team Jota na Tertre Rouge. O piloto saiu bem do carro, mas os danos na dianteira foram consideráveis. 

A LMP2 teve o #37 da Cool Racing como o mais veloz com o tempo de 3'35''386 e foi seguido pelo #22 da United Autosports e pelo #65 da Panis Racing. O #14 da AO by TF teve a perda de um dos pneus num dos trechos do circuito, terminando, assim, mais cedo a sua jornada na sessão. 

A Proton Competition terminou na frente na LMGT3, desta vez através do outro Mustang de #88 com o tempo de 3'58''689. A segunda posição foi do Aston Martin #777 da D'Station e a terceira do BMW M4 #31. Mais uma vez a Ferrari da GR Racing apresentou problemas, impossibilitando a participação do trio.

Abaixo os dez melhores de cada classe.





92ª 24 Horas de Le Mans - BMW surpreende com a pole na geral

 

(Foto: BMW Motorsport/ X)

Se haviam olhos para uma pole nessa qualificação voltados para Toyota, Porsche e Ferrari, provavelmente ficou boquiaberto quando a BMW Motorsport colocou o #15, com Dries Vanthoor, na ponta da tabela dos tempos em Le Mans. Ele cravou a marca de 3'24''465 nos últimos 15 minutos da classificação que teve 1 hora de duração. A volta de Dries foi 1 décimo melhor que o do Cadillac #3, que foi a outra boa surpresa nesse qualy, e dois décimos melhor que o Ferrari 499P #50. A Toyota teve o seu melhor com #7 na quarta colocação - e acabaria sendo o mesmo, pilotado por Kamui Kobayashi, a dar um ponto final nesta sessão quando rodou e ficou atolado na brita da Curva Porsche. Justamente quando o #8 da equipe estava prestes a entrar no oito que vão para a Hyperpole. Outra boa surpresa ficou por conta da Alpine que conseguiu colocar o #35 em quinto. 

De se destacar que tivemos 12 carros no mesmo segundo na Hypercar.

A LMP2 teve o #37 da COOL Racing cravando a melhor marca dessa classe com 3'32''827, seguido pelo #14 da AO by TF e em terceiro o #23 da United Autosports. Mais uma vez a disparidade foi um ponto a ser observado nessa classe, com apenas os três primeiros no mesmo segundo. 

Na LMGT3 o Mustang #77 da Proton Competition apareceu como um relâmpago cravou a pole na classe com o tempo de 3'55''263 ainda no inicio da atividade. A segunda posição foi do Mclaren #70 da Inception e a terceira do Corvette #82 da TF Sport. 

Para os brasileiros, em todas as classes, a qualificação não foi das melhores com seus respctivos carros não avançando. Talvez a situação mais critíca tenha sido o do Ferrari #86 da GR Racing, onde está Daniel Serra, que não foi para a qualificação por conta de problemas - que apareceram no TL1 - e não foram resolvidos à tempo para o qualy. Sairá de último. 

Abaixo, os oito melhores de cada classe que avançam para o Hyperpole.


ADENDO: Devido a rodada no final da qualificação, que acabou deixando o Toyota #7 encalhado na brita, os comissários decidiram desqualificar o carro japonês que sairá de último. O #12 da Jota entra para a Hyperpole.




92ª 24 Horas de Le Mans - Toyota a mais rápida no primeiro treino livre

 

(Foto: Toyota Gazoo Racing/ X)

A Toyota iniciou os trabalhos da melhor forma possível em La Sarthe. Através do GR010 #8 eles cravaram a marca de 3'26''013, ficando mais de meio segundo à frente do Porsche 963 #12 do Hertz Team JOTA que chegou liderar parte da sessão que durou três hora. O outro Toyota #7 esteve em terceiro até o final da prática, quando foi desalojado pelo BMW M #15 do Team WRT - que ficou em terceiro - e pelo Porsche 963 #99 da Proton Competition. 

Os Porsche Penske Motorsport ficaram do meio para trás da tabela - talvez visando a qualificação de daqui a pouco que começará às 14 horas daqui. O melhor deles foi o de #5 que marcou 3'27''672. 

Nesta classe, oito carros ficaram no mesmo segundo enquanto que o Isotta Fraschini foi o mais lento de todos eles com mais de sete segundos de atraso. 

Na LMP2 o #14 da AO by TF ficou com a melhor marca da classe atingindo o tempo de 3'34''245, meio segundo melhor que o #30 da Duqueine e seis décimos a frente do #23 da United Autosports. Apesar de ser uma classe bem equilibrada, dessa vez houve uma grande disparidade com apenas os quatro primeiros ficando no mesmo segundo. 

Na LMGT3 o #87 da Akkodis ASP Team pegou a primeira posição dessa sessão no finalzinho, desbancando os dois Mclaren que ficaram um tempo nas duas primeiras posições. O Lexus #87 ficou com a marca de 3'57''808, seguido pelos Mclaren da esquipes Inception Racing (#70) e pelo da United Autosports (#59). Foi quase 1 segundo de avanço. 

Essa sessão foi marcada por muitas paradas na pista e também por inúmeras punições, seja por excesso de velocidade nos pits, seja por desrespeitar zonas em bandeiras amarelas. 

Uma das vermelhas foi causada por um incidente com o Cadillac #2, com Alex Lynn ao volante, quando rodou na Tertre Rouge. 

 Os carros voltam à pista a partir das 14 Horas (horário de Brasília) para a qualificação. 

Abaixo os dez melhores de cada classe: