O resultado do treino classificatório da F1 em Silverstone foi, talvez, o mais fácil de se prever. Sem nenhuma dificuldade, a Red Bull marcou a primeira fila com Vettel em primeiro e Webber em segundo com uma diferença de mais de sete décimos para Fernando Alonso, que aparece com a Ferrari em terceiro. Este domínio absoluto dos touros vermelhos em Silverstone faz prever uma corrida bem sem sal amanhã, a não ser que Alonso ou Hamilton, que sai em quarto, pule na frente de uma ou das duas Red Bulls para que a prova ganhe em emoção. Caso contrário, preparem-se para 52 voltas bem modorrentas.
Felipe Massa mais uma vez teve problemas com o aquecimento correto dos pneus e fechou em sétimo. Não ficou satisfeito afinal Alonso terminou em terceiro e ele, na Q2, havia terminado em 4º logo à seguir do espanhol. Ele divide a quarta fila com Barrichello que fez ótimo trabalho ao levar sua Williams até a Q3.
A Mclaren ficou de fora da briga pela pole e nenhum momento mostrou estar no mesmo nível da Red Bull, o que me espantou um tanto, pois acreditava que a briga entre ambas seria apertadissíma. Hamilton sai em quarto, numa volta que concerteza foi feita no braço e Button sai em 14º após pífia apresentação.Di Grassi terminou o treino em 22º.
Será interessante observar as duas primeiras filas amanhã na hora da largada. Vettel e Webber dividem pela primeira a fila um após o acidente de ambos na Turquia, e aquele acontecido não foi totalmente digerido por ambos e Mark não gostou muito da Red Bull ter dado á Sebastian o privilégio de usar a nova asa dianteira nesta prova de Silverstone. Portanto acredito que Webber, mesmo largando do lado sujo da pista, não vai aliviar para Vettel afinal ambos estão na briga direta pelo título. Na segunda fila os desafetos declarados Alonso e Hamilton, que voltara a trocar farpas pelo acontecido em Valência, quinze dias atrás.
Não aposto em acidentes ou incidentes na primeira curva ou em algum outro ponto de Silverstone entre estes personagens, mas concerteza será uma atração vermos o comportamento destes quatro arqui-rivais.
GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA- 10ª ETAPA
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min29s615
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min29s758
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min30s426
4. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min30s556
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min30s625
6. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min31s040
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min31s172
8. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min31s175
9. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min31s274
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min31s430
Confira os eliminados no Q2:
11. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min31s399
12. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min31s421
13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min31s635
14. Jenson Button (GBR/McLaren) - 1min31s699
15. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min31s796
16. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min32s012
Confira os que ficaram no Q1:
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) 1min32s430
18. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) 1min34s405
19. Timo Glock (ALE/Virgin) 1min34s775
20. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min31s708*
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1min34s864
22. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) 1min35s212
23. Karun Chandhok (IND/HRT) 1min35s576
24. Sakon Yamamoto (JAP/HRT) 1min36s968
* Foi punido com a perda de 5 posições por obstruir perigosamente Hulkenberg durante a volta veloz deste na Q2.
sábado, 10 de julho de 2010
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Red Bull na frente em Silverstone
Mark Webber fechou o dia de treinos em Silverstone com o melhor tempo, superando assim seu companheiro Vettel que havia feito a melhor marca pela manhã. O australiano marcou o tempo de 1m31s234. Seguiu-o na classificação Alonso, Vettel, Massa, Rosberg, Schumi, Petrov, Hamilton, Sutil e Barrichello. Di Grassi ficou em 20º. Bruno Senna será substituído por Sakon Yamamoto na Hispania, mas, segundo seu assessor, ele voltará ao volante na prova da Alemanha, próxima etapa.
Os pilotos elogiaram a nova parte do circuito de Silverstone, denominada "Arena", mas reclamaram das zebras que são altas naquele setor.
TREINOS LIVRES- GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA- 10ª ETAPA
1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min31s234 (15 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min31s626 (26)3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min31s875 (24)
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min32s099 (25)
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min32s166 (29)
6. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min32s660 (27)
7. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min32s745 (28)
8. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min32s757 (22)
9. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min32s787 (27)
10. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min32s967 (32)
11. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min33s019 (30)
12. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min33s164 (28)
13. Jeson Button (GBR/McLaren) - 1min33s200 (24)
14. Kamui Kobayashi (JPN/Sauber) - 1min33s402 (23)
15. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min33s728 (27)
16. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min33s836 (36)
17. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min34s051 (29)
18. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min34s643 (36)
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min35s465 (25)
20. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min36s237 (24)
21. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min36s553 (21)
22. Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1min37s019 (27)
23. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania) - 1min38s303 (32)
24. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min42s901 (3)
segunda-feira, 5 de julho de 2010
O novo Silverstone
Domingo, dia 11 de julho, a F1 realizará sua décima etapa num Silverstone totalmente reformulado e talvez, apresentará aos fãs, o traçado mais veloz da categoria atualmente.
Silverstone, como todos sabem, era um antigo aeródromo usado durante a Segunda Guerra mundial e após o término desta, foi usado como circuito permanente. Tinha um traçado espetacularmente veloz, com curvas em ângulos de, aproximadamente, 90° graus. Em 1975 sofreu a sua primeira modificação ao fazer na veloz e desafiadora curva Woodcote, uma chicane que "amansou" a fabulosa curva.
No final do anos 80 mais outra alteração com a adição de duas curvas lentas que "quebravam ainda mais a velocidade de entrada para a Woodcote, assim a antiga chicane deixava de existir.
Para o ano de 1991 a pista foi totalmente reformulada. As curvas Maggots, Beckets e Chapel viraram três esses bem velozes; antes da curva Club foi feito um "S"; e a outra grande reforma foi na Woodcote que enfim deixou de ser veloz, quando foi criado um pequeno estádio após a saída da Bridge. Anos mais tarde, a curva Stowe também recebeu um "S".
Agora em 2010 Silverstone apresentará seu novo traçado. Os trechos da Farm Straight, Bridge e Priory deixam de existir (ao menos para a F1) e foram substituídas por um traçado veloz que sai da curva Stowe. Neste novo desenho a pista ganhou dois pontos velozes: um "S" super rápido que vai até um ponto menos veloz, constituído por três curvas que desembocam em outra longa reta (que é usada nas provas nacionais da Inglaterra) até chegar na curva Brooklands. Dai em diante o traçado ainda é o atual.
Silverstone, como todos sabem, era um antigo aeródromo usado durante a Segunda Guerra mundial e após o término desta, foi usado como circuito permanente. Tinha um traçado espetacularmente veloz, com curvas em ângulos de, aproximadamente, 90° graus. Em 1975 sofreu a sua primeira modificação ao fazer na veloz e desafiadora curva Woodcote, uma chicane que "amansou" a fabulosa curva.
No final do anos 80 mais outra alteração com a adição de duas curvas lentas que "quebravam ainda mais a velocidade de entrada para a Woodcote, assim a antiga chicane deixava de existir.
Para o ano de 1991 a pista foi totalmente reformulada. As curvas Maggots, Beckets e Chapel viraram três esses bem velozes; antes da curva Club foi feito um "S"; e a outra grande reforma foi na Woodcote que enfim deixou de ser veloz, quando foi criado um pequeno estádio após a saída da Bridge. Anos mais tarde, a curva Stowe também recebeu um "S".
Agora em 2010 Silverstone apresentará seu novo traçado. Os trechos da Farm Straight, Bridge e Priory deixam de existir (ao menos para a F1) e foram substituídas por um traçado veloz que sai da curva Stowe. Neste novo desenho a pista ganhou dois pontos velozes: um "S" super rápido que vai até um ponto menos veloz, constituído por três curvas que desembocam em outra longa reta (que é usada nas provas nacionais da Inglaterra) até chegar na curva Brooklands. Dai em diante o traçado ainda é o atual.
sábado, 3 de julho de 2010
Uma volta com Mark Webber em Silverstone
Uma palinha do novo traçado de Silverstone com Mark Webber ao volante do simulador da Red Bull Racing.
Leão em ação
Duas belissímas poles de Nigel Mansell em Silverstone. A primeira com Ferrari em 1990, cravando um tempo 0''643 superior ao de Ayrton Senna.
A segunda dele com a Williams FW15B quando truscidou seu companheiro Patrese na luta pela pole do GP da Inglaterra de 1992. Sua marca foi de 1min18s965, colocando assim 1'919 de vantagem sobre Ricardo. Uma volta genial, se lembrarmos que ambos tinham o mesmo carro.
A segunda dele com a Williams FW15B quando truscidou seu companheiro Patrese na luta pela pole do GP da Inglaterra de 1992. Sua marca foi de 1min18s965, colocando assim 1'919 de vantagem sobre Ricardo. Uma volta genial, se lembrarmos que ambos tinham o mesmo carro.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Garotas da F1- Grande Prêmio da Europa
No próximo ano proponho a FOM que instale essa câmera novamente neste local, ao menos a visão será mais interessante.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
A outra decolagem de Webber
Se você ficou impressionado com a decolagem de Mark Webber ontem em Valência, saiba que isto não foi a primeira vez que aconteceu com o australiano. Ele já teve essa experiência antes.
Em 1999 ele integrava a equipe Mercedes no mundial do FIA GT pilotando um Mercedes CLR GTR e foi escalado para dividir o volante deste com Jean Marc Gounon e Marcel Tiemann.
O primeiro acidente aconteceu durante o warm-up antes da prova. Webber decolou seu carro no final da reta Mulsanne. No vídeo abaixo o carro já aparece capotado e com o piloto australianop sendo retirado, ainda zonzo por causa do rodopio.
Mais tarde, já na prova, a outra decolagem aconteceu com o Mercedes número 5 do trio Christhophe Bouchut/ Nick Heidfeld/ Peter Dumbreck. Este último estava no volante do carro quando decolou após estar no vácuo do Toyota GT One, na reta Mulsanne.
Em 1999 ele integrava a equipe Mercedes no mundial do FIA GT pilotando um Mercedes CLR GTR e foi escalado para dividir o volante deste com Jean Marc Gounon e Marcel Tiemann.
O primeiro acidente aconteceu durante o warm-up antes da prova. Webber decolou seu carro no final da reta Mulsanne. No vídeo abaixo o carro já aparece capotado e com o piloto australianop sendo retirado, ainda zonzo por causa do rodopio.
Mais tarde, já na prova, a outra decolagem aconteceu com o Mercedes número 5 do trio Christhophe Bouchut/ Nick Heidfeld/ Peter Dumbreck. Este último estava no volante do carro quando decolou após estar no vácuo do Toyota GT One, na reta Mulsanne.
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