terça-feira, 28 de junho de 2011
Garotas da F1- GP da Europa
Com aquela chatisse que foi o GP em Valência, alguma coisa tinha que compensar. E nisso foram perfeitos...
FOTOS: ITV.COM
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Foto 22: As 24 Horas de Suindinum
Passadas três semanas das 24 Horas de Le Mans, deixo lhes uma tira de um dos melhores quadrinhos de toda a história: do gaulês Asterix. Esta tira é do livro "A Foice de Ouro", onde conta a história que Asterix e Obelix foram a Lutécia buscar uma foice para o druida Panoramix. Mas ao chegar lá Amerix, que é principal artesão dessas foices, fora capturado por contrabandistas que cobrariam preços abusivos por foices feitas por ele, diretamente de um cativeiro subterrâneo. Bom, o resto da história, para quem conhece esse clássico, é que rola muita pancadaria e diversão por parte desta dupla. Mas o que destaco aqui é esta tira onde é retrada as 24 Horas de Le Mans como as "24 Horas de Suindinum" para carros de bois. Uma sacada e tanto de René Goscinny e Albert Uderzo que homenagearam esta grande prova de endurance.
GT Brasil- Santa Cruz do Sul- 4ª Etapa
Foi um desempenho de mestres em Santa Cruz do Sul. É a única coisa que vem à cabeça de quam viu as vitórias da dupla Valdeno Brito/ Matheus Stumpf a bordo do Ford GT #7. Além de marcar as poles para as duas provas, venceu-as de um modo tão dominante que até podemos dizer que se serão batidas tão facilmente nas próximas etapas.
A única oposição que Brito/ Stumpf sofreram foi de Daniel Serra na primeira parte da corrida do sábado, quando ele colocou a sua Ferrari 458 #19 na cola do Ford GT. Mas após as paradas de box, as coisas voltaram ao normal com Valdeno continuando na liderança da corrida e abrindo boa vantagem para Chico Longo, que estava no comando da Ferrari #19, para garantir a segunda vitória do duo na temporada. De se destacar também a bela prova de recuperação de Cleber Faria na Lamborghini LP 600 #30 que subiu de sexto para terceiro nas últimas voltas e por pouco, muito pouco, não passou a segundo após pressionar Longo nas duas últimas voltas. Após o final da prova, durante a vistoria técnica, foi constatado que a Ferrari de Serra/ Longo estava 6kg abaixo do permitido, sendo assim desclassificados do resultado final. No domingo nada de diferente. Brito liderou fácil e entregou o carro para Stumpf levar para a vitória com mais de 13 segundo de vantagem sobre o segundo colocado, a dupla Rafael Derani/ Claudio Ricci (Ferrari 458 #3).
Na GT4 uma festa e tanto para Otávio Mesquita, que venceu a sua primeira corrida na categoria ao assumir a liderança na última volta após ultrapassar a Ferrari 430 Challenge de Caio Lara Rezende/ Cristiano Federico. No domingo William Freire, após assumir o comando da Ginetta G50 de Marçal Melo, levou o pequeno carro a mais uma vitória, a terceira da dupla no ano, após vencer uma bom duelo com a Ferrari da dupla Rezende/ Federico.
As mudanças introduzidas em alguns carros da GT3 na etapa passada, em Curitiba, deu a Ford a chance de subir ainda mais no campeonato. Mas de toda forma não podem se descuidar das novas Ferraris F458 das duplas Serra/ Longo e Ricci/ Derani, que já mostraram desempenhos satisfatórios em Santa Cruz. As Lamborghinis não tiveram um bom certame. Na quinta a Lamborghini de Xandy/ Xandinho Negrão teve principio de incêndio e na prova não foram tão perfeitos, enquanto que a outra Lamborghini favorita, da dupla Khodair Hahn, tiveram um desempenho tímido no sábado e no domingo um acidente os alejaram da prova após Hahn acabar batendo na Ginetta de Carlos Burza/ Leornardo Burti. Os Corvetes também não estiveram numa boa jornada: Queirolo foi oitavo na primeira prova e tomou um Drive Through na segunda corrida, fechando em nono com uma volta de atraso. O outro Corvete da dupla Sperafico/ Dharuj foram décimo no sábado e quinto no domingo. Mas pelo que se viu, a pista gaúcha não foi tão gentil com estes carros assim como os Vipers, que mais uma vez, não foram bem.
Na GT4 a briga tem sido mais pesada. Por mais que as Ferraris 430 Challenge pareçam ainda intocáveis, os Ginettas G50, em especial da dupla Melo/ Freire, já está no encalço deles e a tendência é que a briga fique mais acirrada. Os Maseratis Gran Sport já estrearam mas pela juventude, ainda não serão páreo para os demais. Mas podem apostar que serão, em breve, os carros mais temidos do grid da GT4. A melhor posição de um destes carros foi da dupla Valter Rossete/ Fabio Greco, que finalizaram a prova de domingo na quinta posição.
A próxima será em Curitiba nos dias 22, 23 e 24 de julho.
RESULTADOS: CORRIDA 1- SANTA CRUZ DO SUL 25/6/2011
GT3:
1º) 7 - V.Brito/M.Stumpf (FO, PB/RS), 33 voltas em 51:09.245 (média de 136,63 km/h)
2º) 30 - Cleber Faria (LA , SP), a 7.568
3º) 9 - X.Negrão/X.Negrão (LA , SP/SP), a 7.953
4º) 16 - M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 8.625
5º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 8.650
6º) 13 - Pedro Queirolo (CO , SP), a 8.910
7º) 61 - F.Croce/D.Croce (VI , SP/SP), a 22.524
8º) 33 - B.Garfinkel/R.Mauricio (LA , SP/SP), a 28.906
9º) 105 - V.Faria/R.Guerra (LA , SP/SP), a 31.030
10º) 8 - C.Dahruj/R.Sperafico (CO , SP/PR), a 1:02.978
11º) 20 - Wagner Ebrahim (VI , PR), a 2 voltas
12º) 18 - F.Poeta/A.Toso (LA , RS/RS), a 2 voltas
13º) 75 - H.Assunção/R.Kastropil (VI , SP), a 5 voltas
GT4:
1º) 51 - Otavio Mesquita (FC , SP)
2º) 72 - C.Federico/C.Lara (FC , SP/SP)
3º) 57 - S.Laganá/A.Hellmeister (FC , SP/SP)
4º) 6 - Valter Pinheiro (GI , SP)
5º) 82 - M.Melo/W.Freire (GI , SP/SP)
6º) 55 - J.Gonçalves/C.Coelho (GI , SP/SP)
7º) 21 - V.Rossete/F.Greco (MA , SP)
8º) 73 - O.Federico/M.Lozasso (MA , SP/SP)
9º) 4 - F.Roso/V.Roso (MA , RS/RS)
10º) 81 - C.Burza/L.Burti (GI , SP/SP)
11º) 17 - M.Santanna/C.De Rey (FC , SP)
CORRIDA 2- SANTA CRUZ DO SUL- 26/6/2011
GT3:
1º) 7 - V.Brito/M.Stumpf (FO, PB/RS), 34 voltas em 50:18.574 (média de 143,13 km/h)
2º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 13.944
3º) 9 - X.Negrão/X.Negrão (LA , SP/SP), a 28.355
4º) 33 - B.Garfinkel/R.Mauricio (LA , SP/SP), a 38.035
5º) 8 - C.Dahruj/R.Sperafico (CO , SP/PR), a 39.771
6º) 30 - Cleber Faria (LA , SP), a 46.100
7º) 5 - E.Bernoldi/P.Bonifacio (FO , PR/SP), a 46.938
8º) 61 - F.Croce/D.Croce (VI , SP/SP), a 1:27.503
9º) 13 - Pedro Queirolo (CO , SP), a 1 volta
10º) 20 - Wagner Ebrahim (VI , PR), a 1 volta
11º) 18 - F.Poeta/A.Toso (LA , RS/RS), a 1 volta
12º) 19 - C.Longo/D.Serra (FE , SP/SP), a 1 volta
13º) 75 - H.Assunção/R.Kastropil (VI , SP), a 1 volta
14º) 105 - V.Faria/R.Guerra (LA , SP/SP), a 5 voltas
GT4:
1º) 82 - M.Melo/W.Freire (GI , SP/SP)
2º) 51 - Otávio Mesquita (FC , SP)
3º) 72 - C.Federico/C.Lara (FC , SP/SP)
4º) 21 - V.Rossete/F.Greco (MA , SP)
5º) 57 - S.Laganá/A.Hellmeister (FC , SP/SP)
6º) 6 - Valter Pinheiro (GI , SP)
7º) 17 - M.Sant’Anna/C.De Rey (FC , SP)
8º) 55 - J.Gonçalves/C.Coelho (GI , SP/SP)
9º) 4 - F.Roso/V.Roso (MA , RS/RS)
10º) 73 - O.Federico/M.Losasso (MA , SP/SP)
11º) 81 - C.Burza/L.Burti (GI , SP/SP)
FOTOS: IVAN PACHECO (SITE TERRA)
domingo, 26 de junho de 2011
GP da Europa- Corrida- 8ª Etapa
A maior discussão ao final da corrida de Valência concentrava-se sobre... que prova tinha sido a última a ser completada por todos os competidores! Deste modo dá para se ter uma idéia de como a corrida foi chata. Não foi uma bela corrida, mas por suas características deveria ter sido melhor, já que se trata-se de uma pista urbana. Mas a falta de muros, ou afastamento destes em quase todas as saídas de curavas, dá aos pilotos uma chance única de errarem e sairem ilesos. Naturalmente, se fosse em Mônaco, teríamos tidos várias entradas do SC. Mas o desenho desta pista, que privilegia a alta velocidade e (com mais ou menos 60% de pécravado no acelerador numa volta) e pontos de ultrapassagem, deixa a desejar com suas curvas travadas de 90° graus e nem mesmo a asa-móvel deu jeito para melhorar a disputa. Os recordes obtidos hoje na prova são foi do maior número de carros que completaram um GP (24) e de ser o terceiro GP da história a ter todos os pilotos completando a corrida, igualando os GPs da Holanda de 61 e Itália de 2005.
Sobre a prova em si, Vettel mostrou novamente sua classe e dominou com tranquilidade a prova do início ao fim. Mesmo quando Alonso chegou próximo, ele apertou o ritmo e distânciou-se mostrando que tinha a prova sob controle. Aliás o único destaque deste GP fora o próprio Alonso, que correu toda a tarde perseguindo o duo da Red Bull, em especial Webber, que sofreu toda a pressão do piloto da Ferrari. Alonso fechou numa segunda posição por méritos próprios, algo como 60% para ele e 40% para o carro, que tem melhorado nestes últimos GPs onde e aerodinâmica conta pouco e aliada aos pneus macios e extra macios, tem dado a Scuderia estas ótimas colocações. Mas para Silverstone, acredito, que as coisas voltarão ao normal. Mas será um bom teste para ver como eles se comportam. Webber foi um autêntico escudero, mas nada pode fazer contra Alonso e nem para perseguir Vettel de perto, ele prestou. A Mclaren foi péssima, mas aí os pneus médios tenham sacaneado eles, afinal Hamilton e Button reclamaram desde a sexta da falta de aderência que estes davam aos carros. Lewis destruia facilmente os pneus (nenhuma novidade) enquanto que Button não fez nada de especial, não fazendo nem sombra do que foi quinze dias atrás em Montreal. Massa fez uma ótima largada ao pular na frente de Alonso, mas a perdeu logo na saída da curva 1 ao ficar travado por Webber. E o resto da corrida só foi despencando de rendimento, mas ainda terminou em quinto.
As disputas, algumas que tivemos, se deram no pelotão intermediário ou do fundão, mas sem alterar qualquer coisa. Já ia me esquecendo de Alguersuari que levou o Toro Rosso à oitava colocação. Um boma resultado para ele, que pelo que soube, está com a cabeça a prêmio na equipe podendo dar lugar ao Daniel Ricciardo que hora e outra, tem treinado nas sextas de cada GP com a Toro Rosso. Sinceramente o piloto espanhol, no meu ver, é melhor que Buemi e a Red Bull poderia lhe dar uma chance para correr lá quando Webber arrumar as malinhas e dar o fora.
A F1 deixa Valência e ruma para a Grã-Bretanha, onde acontece o GP bretão daqui quinze dias. É a chance para Mclaren voltar a incomodar a Red Bull e da Ferrari mostrar se realmente reabilitou-se no mundial. Ainda sobre a Espanha se não bastasse a pista de Montmeló, ainda temos que aguentar a de Valência. O problema maior é que praticamente todas as pistas que fizeram parte da história do GP espanhol, eram chatos. Os únicos que se salvam eram os de Pedralbes e Montjuic Park, em Barcelona. Aliás Montjuic seria uma boa opção, não?
Alonso ficou feliz por ter ficado entre as duas Red Bulls, destacando a melhora da Ferrari no campeonato. A prova de fogo será em Silverstone, no dia 10 de julho
Uma largada sem acidentes contribuiu para que todos terminassem a prova mais cahta do mundial, disparada
Lewis não teve uma grande jornada em Valência e para ele a Mclaren deu um passo para trás.
Grande Prêmio da Europa- Circuito de rua
Valência- 26/06/2011
8ª Etapa
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 78 voltas em 1h39min36s169
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 10s891
3. Mark Weber (AUS/Red Bull): a 27s255
4. Lewis Hamilton (INGL/McLaren): a 46s190
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 51s705
6. Jenson Button (INGL/McLaren): a 1min00s000
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 1min38s000
8. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a uma volta
9. Adrian Sutil (ALE/Force India): a uma volta
10. Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault): a uma volta
11. Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari): a uma volta
12. Rubens Barrichello (BRA/Williams): a uma volta
13. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a uma volta
14. Paul di Resta (ESC/Force India): a uma volta
15. Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault): a uma volta
16. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari): a uma volta
17. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a uma volta
18. Pastor Maldonado (VEN/Williams): a uma voltas
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): a duas voltas
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus): a duas voltas
21. Timo Glock (ALE/Virgin): a duas voltas
22. Jerome d'Ambrosio (BEL/Virgin): a duas voltas
23. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania): a três voltas
24. Narain Karthikeyan (IND/Hispania): a três voltas
FOTOS: GETTY IMAGES; REUTERS
sábado, 25 de junho de 2011
Uma aula de Gilles Villeneuve
Saindo da terceira posição e passando o pole Alan Jones feito um foquete, Gilles começava uma das suas melhores apresentações na F1 ao abrir caminho meio ao aguaceiro de Watkins Glen para vencer a sua quarta prova na categoria, a terceira naquele ano. Aí fica o vídeo, um resumo do que foi aquela prova que encerrava a temporada de 1979:
GP da Europa- Classificação- 8ª Etapa
Enquanto que as coisas pareciam ter um caminho, indicando uma briga entre Ferrari e Red Bull pela pole, Vettel mais uma vez, ao seu melhor estilo, cravou a pole e deixou para que os demais tentassem alguma mágica para tentar tirar-lhe a primeira posição. E não veio, como era de se esperar. Webber ainda se aproximou no final ao ficar 0''188 do tempo de Vettel. Hamilton fechou em terceiro, recuperando-se dos treinos livres onde teve problemas com os pneus médios. Ao seu lado sairá Alonso, que era um dos favoritos, ao menos, para largar na primeira fila. Massa aparece em quinto, com Button em sexto.
Com o calor forte na pista citadina de Valência, é de se esperar um desgaste forte dos pneus moles. O interessante, desta vez, é que a Mclaren tem sofrido um pouco com os pneus médios e isso pode ajudar a Ferrari numa estratégia durante a prova para tentar jogar seus dois carros na frente de Hamilton. Na frente, acredito, que a briga ficará restrita aos dois Red Bulls. Nem mesmo essa proibição tosca sobre o mapeamento dos motores, vai tirar a força dos touros. Posso até queimar a língua, mas acho que não mudará muita coisa e o restante (leia-se Mclaren e Ferrari) terá que correr atrás de qualquer forma.
No mais é só isso. Apenas a largada é que pode definir algo de interessante para a corrida de amanhã.
GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA EUROPA (VALÊNCIA)- 8ª ETAPA
1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 1min36s975
2º Mark Webber (AUS/Red Bull): 1min37s163
3º Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1min37s380
4º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min37s454
5º Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min37s535
6º Jenson Button (ING/McLaren): 1min37s645
7º Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min38s231
8º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min38s240
9º Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault): 1min38s781
10º Adrian Sutil (ALE/Force India): 1min39s034
11º Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault): 1min39s068
12º Paul di Resta (ESC/Force India): 1min39s422
13º Rubens Barrichello (BRA/Williams): 1min39s489
14º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): 1min39s525
15º Pastor Maldonado (VEN/Williams): 1min39s645
16º Sergio Pérez (MEX/Sauber) : 1min39s357
17º Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso): 1min39s711
18º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): 1min40s232
19º Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus) : 1min41s664
20º Jarno Trulli (ITA/Team Lotus): 1min42s234
21º Timo Glock (ALE/ Virgin): 1min42s553
22º Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) : 1min43s584
23º Jérome D''Ambrosio (BEL/Virgin): 1 min43s735
24º Narain Karthikeyan (IND/Hispania): 1min44s363
terça-feira, 21 de junho de 2011
IROC, 1974
Ontem fiz um post com duas fotos sobre o IROC de 1975. Hoje coloco um vídeo com ótimas imagens sobre a primeira edição, realizada em 74 com o título ficando nas mãos de Mark Donohue pilotando um Porsche RSR. Dos piltotos da F1 que competiram, estiveram presentes Emerson Fittipaldi, Peter Revson e Dennis Hulme. Infelizmente o vídeo não mostra o final da corrida 2, disputada em Riverside.
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