segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Coluna: The Aussie GP - Por Allan Alves

E hoje estréia aqui no blog uma coluna interessantíssima que será escrita pelo meu camarada de bandeiradas Allan Alves, que trabalhará este ano na prova de abertura do Mundial de F1 em Melbourne.
Ele nos trará informações sobre os bastidores, desde os eventos pré, durante e pós-GP.
Com a palavra, Allan Alves:
Allan Alves, na sua hipotética "vitória" no GP australiano.
É conhecido como "Schumi" entre os amigos.



Olá pessoal!

            Aqui quem escreve é o Allan Alves. Em parceria com o Paulo, vou escrever no blog sobre a etapa de abertura do Mundial de F-1 2013. Estou em Melbourne, Austrália e vou acompanhar o Grande Prêmio de perto, bem como todos os eventos promocionais possíveis.

Falando rapidamente sobre mim, tenho o prazer de estar próximo do automobilismo desde 2006 quando iniciei como comissário de pista em Interlagos. Estou morando em Melbourne desde dezembro de 2012 e trabalharei na prova justamente como comissário.

Em primeiro lugar, Melbourne. É a capital do estado de Victoria, localizada na costa sul do continente.  Uma cidade muito organizada, bem estruturada e ideal para recepcionar diversos eventos esportivos. Recentemente a cidade estava voltada para o Australian Open, tive a oportunidade de assistir alguns jogos da fase de classificação e conhecer as arenas, deixando qualquer um impressionado sobre como a organização trabalha bem, como os transportes são preparados para receber os espectadores, um show de organização!

A cidade possui uma agenda cultural muito agitada e fevereiro será um mês repleto de festivais e em seguida o clima da F-1 já tomará o ambiente. Mesmo como tantos eventos acontecendo em datas próximas, nenhum fica esquecido e a F-1 já esta fazendo sua promoção desde janeiro.

Entre os dia 19 e 28 de janeiro uma ação promocional foi preparada na Queensbridge Square, uma praça próximo ao Crown Cassino na região central da cidade. Fui até o local em um sábado e estava bem movimentado, mesmo fixando datas juntamente com o Australian Open já na fase decisiva. No local havia exposição de carros, equipamentos diversos, sorteio de ingressos e até atividades para crianças. Muito bem preparado e com um material bem interessante, celebrando 60 anos desde o primeiro GP em Albert Park, ocorrido em 1953.

Confirma a galeria de imagens do evento promocional:




 Fotos: Allan Alves

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Vídeo: Historic Cars em Montlhéry, 1991

Belo vídeo com mais de 22 minutos onde é mostrado um final de semana de corrida de carros históricos, reunindo carros de F1, da Fórmula francesa e dos belos protótipos e carros sport no lendário circuito de Linas Montlhéry.
A corrida dos protótipos contou a com a presença ilustre de Henri Pescarolo, pilotando o Matra MS650, David Piper, conduzindo o Porche 917, e de David Hunt (irmão de James Hunt), que pilotou o Lola T70.

Vídeo: A mancada de Wirdheim

Talvez a maioria já tenha visto este vídeo, ou talvez até se lembre dessa corrida, até porque o momento foi hilário. Bjorn Wirdheim (Arden) tinha uma diferença tranquila sobre Nicolas Kiesa (Den Bla Avis) quando contornou a Anthony Noghes para receber a bandeirada e vencer a sua segunda prova na temporada de 2003 da F-3000 - ele vencera a prova de abertura em Ímola. Mas o sueco empolgou-se e tirou o pé... antes da linha de chegada e acabou sendo ultrapassado por Kiesa que venceu a prova.
Wirdheim ainda venceria o último GP daquela temporada  - Monza -  e conquistaria o campeonato de 2003 com 35 pontos de vantagem sobre o brasileiro Ricardo Sperafico (78x43), mas ele seria mais lembrado por esta mancada do que pelo título.
 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Foto 174: Honda NSX em Le Mans, 1994


Os Honda NSX da Kremer Racing em Le Mans, 1994
Reconhecida por ser uma equipe que sempre utilizou carros Porsche nas competições onde esteve inscrita, a Kremer Racing deixou a famosa fábrica de Stuttgart em 1994 para aceitar o desfio da Honda em colocar seus novos NSX na pista de Sarthe para a edição das 24 Horas de Le Mans daquele ano.
Inscritos na categoria GT2, a Kremer colocou três Hondas NSX que foram comandados pelos trios Philipe Favre/ Hideki Okada/ Kazuo Shimizu (#46); Kunimitsu Takahashi/ Keichi Tsuchiya/ Akira Iida (#47); Armin Hahne/ Christophe Bouchut/ Bertrand Gachot (#48).
Na corrida, que teve a vitória da Porsche Dauer Le Mans #36, conduzido por Yannick Dalmas/ Hurley Haywood/ Mauro Baldi, os três Hondas completaram a corrida em 6º (#48), 7º (#46) e 9º (#47) na classe GT2.
Em 1995 a Honda levou quatro NSX, que foram inscritos na GT1 e GT2. Entre os GT1, foram dois carros incristos pela Honda Motor Company: no #46 pilotaram Hideki Okada/ Philipe Favre/ Naoki Hattori e no #47 Armin Hahne/ Bertrand Gachot/ Ivan Capelli. Na GT2 foram dois carros: no Team Kunimitsu, Kunimitsu Takahashi/ Keichi Tsuchiya/ Akira Iida conduziram o #84 e no Team Nakajima o #85 foi pilotado por Takuya Kurosawa/ Kouji Satou/ Tetsuya Tanaka. O melhor entre eles foi o #84, que fechou em primeiro entre os GT2 e em oitavo na geral.
No último ano de participação dos Honda NSX em Sarthe, a fábrica teve apenas um carro inscrito na categoria GT2: o #75 foi conduzido por Kunimitsu Takahashi/ Keichi Tsuchiya/ Akira Iida que terminaram em quarto em sua categoria.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Foto 173: Serviços

O mapa do traçado da 54ª Targa Florio, disputada em 1970. Nela é mostrada todo o esquema de segurança e sinalização para aquela edição.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Arte: As telas de Paul Dove

O quadro de Paul Dove, onde ele reproduz o momento em que Tazio Nuvolari atropela
um veado durante os treinos livres para o GP de Donington de 1938
Recentemente mostrei aqui no blog um pouco do trabalho do espanhol Juan Carlos Ferrigno, que reproduz belas cenas do automobilismo entre outros temas.
Agora é vez de Paul Dove aparecer por aqui, onde as suas telas pintadas à óleo retratam unicamente o mundo das corridas, desde os primórdios dos Grandes Prêmios até os dias românticos da competição.
Mais sobre o trabalho de Pau Dove, aqui neste link: http://www.pauldoveart.co.uk/index.html

F1 - Os tempos dos quatro dias de testes em Jerez



Fórmula-1 2013 - Testes de Pré-Temporada

Jerez De La Frontera – Dias 5, 6, 7 e 8 de Fevereiro


Dia  5
(Foto: EFE)
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m18s861 (37 voltas)
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s709 - a 0s848 (73)
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m19s796 - a 0s935 (54)
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m20s343 - a 1s482 (89)
5 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m20s401 - a 1s540 (70)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m20s536 - a 1s675 (64)
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m20s699 - a 1s838 (79)
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m20s846 - a 1s985 (11)
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m20s864 - a 2s003 (84)
10 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - 1m21s915 - a 3s054 (64)
11 - Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - 1m24s176 - a 5s315 (29)

Dia  6
(Foto: AFP)
1 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m18s218 (95 voltas)
2 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m19s003 (95)
3 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m19s134 (83)
4 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m19s338 (101)
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - 1m19s502 ( 99)
6 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m19s519 (15)
7 - Sergio Pérez (MAX/McLaren) - 1m19s572 (81)
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m19s914 (78)
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m20s693 (71)
10 - Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) - 1m21s311 (88)
11 - James Rossiter (ING/Force India) - 1m23s139
12 - Luiz Razia (BRA/Marussia) - 1m23s537 (31)

Dia 7
(Foto: Getty Images)
1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m17s879 (85 voltas)
2 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m18s766, +0.887 (148)
3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m19s052, +1.173 (102)
4 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m19s200, +1.321 (40)
5 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m19s247, +1.368 (85)
6 – James Rossiter (ING/Force India) – 1m19s303, +1.424 (42)
7 – Jenson Button (ING/McLaren) – 1m19s603, +1.724 (83)
8 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m19s934, +2.055 (110)
9 – Max Chilton (ING/Marussia) – 1m21s269, +3.390 (78)
10 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m21s575, +3.696 (86)
11 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m22s352, +4.473 (57)
12 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s729, +5.850 (7)

Dia 8
(Foto: Getty Images)
1 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m18s148
2 – Jules Bianchi (FRA/Force India) – 1m18s175, +0.027
3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m18s565, + 0.417
4 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m18s669, +0.521
5 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m18s760, +0.
612
6 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1m18s905, +0.757)
7 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m18s944, +0. 796
8 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m19s851, +1.703
9 – Pedro de la Rosa (ESP/Ferrari) – 1m20s316, +2s168
10 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m21s105, +2.975
11 – Luiz Razia (BRA/Marussia) – 1m21s226, +3.078
12 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s435, +5.287

Soma geral dos tempos:

1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m17s879 (85 voltas)
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m18s148
3 – Jules Bianchi (FRA/Force India) – 1m18s175
4 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m18s218 (95 voltas)
5 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m18s565
6 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m18s669
7 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m18s760
8 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m18s766
9 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m18s861
10 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1m18s905
11 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m18s944
12 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m19s003
13 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m19s052
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m19s134
15 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m19s200
16 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m19s247
17 – James Rossiter (ING/Force India) – 1m19s303
18 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m19s338
19 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - 1m19s502
20 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m19s519
21 - Sergio Pérez (MAX/McLaren) - 1m19s572
22 – Jenson Button (ING/McLaren) – 1m19s603
23 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s709
24 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m19s796
25 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m19s851
26 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m19s914
27 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m19s934
28 – Pedro de la Rosa (ESP/Ferrari) – 1m20s316
29 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m20s343
30 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m20s401
31 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m20s536
32 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m20s693
33 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m20s699
34 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m20s846
35 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m20s864
36 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m21s105
37 – Luiz Razia (BRA/Marussia) – 1m21s226
38 – Max Chilton (ING/Marussia) – 1m21s269
39 - Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) - 1m21s311
40 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m21s575
41 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - 1m21s915
42 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m22s352
43 - James Rossiter (ING/Force India) - 1m23s139
44 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s435
45 - Luiz Razia (BRA/Marussia) - 1m23s537
46 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s729
47 - Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - 1m24s176

Foto 1041 - José Carlos Pace, 1000km de Osterreichring 1972

  (Foto: David Phipps/ 4Quatro Rodas) Não é tão fácil ingressar numa equipe de ponta de uma grande categoria, e a coisa parece ainda mais co...