quarta-feira, 3 de julho de 2013
Arte: Cars and Films
Trabalho maravilhoso do espanhol Jesús Prudencio que passou a sua paixão por carros e filmes para estes pôsteres que ilustram este post.
No arquivo de seu site, existem mais de 20 trabalhos que retratam os carros que fizeram sucesso em diversos filmes desde o Ford V8 do filme "Bonnie & Clyde" de 1967 até o Mini Cooper do seriado "Mr. Bean". Vale a visita.
E aqui fica o link do site de Jesús Prudencio: http://www.carsandfilms.com/prints.html
Foto 219: Excitante
"Cada curva é tão excitante quanto um filme porno!" A frase foi dita por Gunnar Nilsson, para definir o quanto era prazeroso desafiar os intimidantes 23km do velho Nurburgring.
Ao lado de Jackie Stewart, que apelidou a circuito de Inferno Verde, devido as condições pavorosas quando venceu por lá em 1968 debaixo de um senhor temporal, essa é uma das melhores definições do melhor circuito do mundo.
Ao lado de Jackie Stewart, que apelidou a circuito de Inferno Verde, devido as condições pavorosas quando venceu por lá em 1968 debaixo de um senhor temporal, essa é uma das melhores definições do melhor circuito do mundo.
terça-feira, 2 de julho de 2013
Uma fundação em memória de Allan Simonsen
(Foto: Divulgação) |
Durante a cerimônia foi revelado a criação de uma fundação para arrecadar doações para a noiva e filha de Simonsen, que já está ativa desde o dia 26 de junho e que foi organizada pela União Dinamarquesa de Automobilismo. Em nota, a entidade disse que "é uma grande honra apoiar a memória de Allan Simonsen. Seguimos de perto sua carreira desde os anos no kart, e acreditamos que ele tinha muito talento para conquistar muitos outros sucessos". Jan Struve, dono da Young Driver, também acrescentou que está "muito feliz em apoiar a noiva Allan e sua filha através desta fundação. As muitas mensagens de solidariedade recebidas de todo o mundo mostram grande respeito e reconhecimento de que Allan era muito querido, tanto como piloto e como pessoa".
O Automovel Clube de L'Ouest também disse que é muito "generosa essa iniciativa da União Dinamarquesa em criar esta fundação" e que Allan era " um membro da grande família do endurance, e que era querido tanto na pista e fora desta pelos seus adversários por sua personalidade forte, rica e direita. Ele fará falta no paddock de Le Mans como no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Nós nunca iremos esquecer." completou.
As doações podem ser feitas até dia 31 de dezembro deste ano, pelo banco dinamarquês Jyske Bank A/S (número da conta IBAN DK 1350780001117416) e serão pagas integralmente a Carina numa cerimônia em Copenhage, no dia 22 de janeiro de 2014.
Fonte: 24-lemans.com
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Foto 218: Homenagem
(Foto: Ferrari Fans/ Facebook) |
Apesar de simples, foi legal a lembrança em memória de José Froilan González, que morreu no último dia 15 de junho aos 90 anos.
Em 2011, horas antes do GP inglês, Fernando Alonso teve o privilégio de pilotar o Ferrari 375 que pertenceu ao "Cabezón" no GP da Grã-Bretanha de 1951.
Podiam ter repetido a dose este ano também.
GP da Grã-Bretanha - Corrida - 8ª Etapa
Que últimas sete voltas mágicas que vimos em Silverstone. Um
Mark Webber pilotando feito um alucinado, na sua última corrida naquele
circuito com um carro de F1, após uma péssima largada que o jogou de quarto de
13º e que depois o jogaria para as últimas posições para trocar o bico avariado
por causa de um toque com Grosjean. Terminou em segundo e com mais duas voltas
poderia tentar uma ultrapassagem sobre Nico Rosberg, na disputa pela vitória.
Fernando Alonso foi outro mestre ao se aproveitar bem dos pneus novos que
trocara naquelas voltas com Safety Car e confesso que achei que aquele pit-stop
tinha sido um tiro no pé. Mas o piloto espanhol arrancou para assegurar uma
importante terceira colocação, mesmo após ter sofrido um baita susto com o
estouro do pneu traseiro esquerdo do McLaren de Perez que ia à sua frente na
“Hangar Straigth”. Lewis Hamilton, pela sua velocidade e circunstâncias que
viriam mais tarde dar a conquista à Rosberg, poderia ter saído de Silverstone com
uma bela vitória diante de seu público, mas o estouro do pneu esquerdo traseiro
na oitava volta arruinou sua corrida obrigando-o a fazer uma prova de
recuperação a exemplo do que fizera Webber e Felipe Massa. Este último tinha
feito uma largada soberba ao sair de 11º para quinto na largada e estar forte
atrás de Sutil quando o Ferrari rodou em uma das curvas após um estouro do pneu
traseiro... esquerdo que também o jogara para fim do pelotão. Mesmo que todas
essas recuperações tenham tido a ajuda do Safety – que reagrupou o pelotão nas
suas duas entradas – e também pelo uso do DRS, não podemos negar que foram sete
voltas de automobilismo em estado puro, com os pilotos a correrem sem ter a
preocupação – que tem sido habitual – de economizar pneus.
Com relação aos pneus suicidas, ou pneus bomba, estes
chegaram a um ponto crítico que, particularmente, imaginava que teriam um
desgaste altíssimo em alguma etapa, até mesmo maior do que foi apresentado na
corrida da Espanha. Mas as explosões dos pneus, todos os traseiros esquerdos,
dos carros de Hamilton, Massa, Vergne – estes três com intervalos de duas ou
três voltas de um para o outro – e de Perez, causou certa preocupação com o
estágio que esta atingindo a Pirelli com a construção destes. Diga-se um
estagio negativo, uma vez que, por muita sorte, estes pneus não terem estourado
em curvas de alta. Imagino o estrago que teria sido se um deles tivesse
explodido durante o contorno de uma “Copse” ou na seqüência rápida que é a
“Maggots”, “Chapel” e “Club”. A não utilização do Kevlar na construção destes
pneus foi um erro grave por parte da Pirelli, que já está investigando as
causas destes estouros. A FIA, enfim, não esperou para que acontecesse algo de
mais grave – lembre-se que a bruxa está à solta no mundo dos motorsports – e
resolveu fazer uma reunião extraordinária para saber o que de fato aconteceu em
Silverstone e as medidas que devem ser tomadas para as próximas etapas. E
lembrar que a o GP da Alemanha, em Nurburgring, será no próximo domingo deixa
um ar de suspense o que poderá acontecer com a Pirelli.
Voltando a corrida, esta parecia já ter dono quando Hamilton
teve o seu problema de pneu: Vettel estava muito bem na dianteira da corrida e
conseguira manter uma diferença confortável sobre Nico Rosberg, mas o câmbio
quebrado faltando dez voltas para o fim tirou dele uma boa oportunidade de
ampliar ainda mais a sua diferença para Fernando Alonso, que agora é de 21
pontos. Mas foi importante esta corrida para verificarmos que a Red Bull,
aparentemente, resolveu os problemas de desgaste de pneus o que possibilitará
Sebastian a impor seu ritmo nas corridas seguintes. A Mercedes também teve um
final de semana muito bom: a pole de Hamilton e constância de Nico atrás de
Vettel, não deixando seu conterrâneo desaparecer na frente, mostra o quanto que
o teste secreto pode ter ajudado para resolver o crônico problema de desgastes
de pneus, que tanto castigava os carros prateados. A Lotus, que parecia ter a
chance de ver Raikkonen no pódio, viu o seu ótimo piloto cair posições após a
saída do Safety Car numa aposta de não trocar pneus e tentar se equilibrar no
baixo consumo que tem este carro com a borracha italiana, mas eles não contavam
com os foguetes que foram Webber, Alonso e Hamilton naquela parte final com os
pneus novinhos. A quinta posição foi amarga para eles. Já a Ferrari levou para
Silverstone mais um daqueles famosos pacotes de novidades que se saíram um
verdadeiro fracasso na classificação, mas que na corrida parece ter surtido
algum efeito com o bom andamento que teve Alonso e Massa – não digo apenas na
parte final da corrida, mas antes da segunda entrada do SC – com Massa tendo um
ótimo início de prova e Alonso conseguindo discutir as posições intermediárias
com chances de arrebatar um pódio mesmo que não houvesse essas intervenções.
Mas o carro apresentou um grave problema de saída de frente na entrada das
curvas e de saída de traseira após o contorno das curvas. De se destacar
amplamente o bom trabalho de Sutil e Ricciardo nessa corrida, o que mostra que
os carros de Force India e Toro Rosso podem dar um trabalho extra para os times
de ponta em algum circuito nessa segunda parte do mundial, em especial pistas
rápidas como Spa, Monza e Suzuka.
Os sustos que os pneus da Pirelli proporcionaram em
Silverstone me fez retroceder oito anos, quando a Michelin retirou do grid do
GP dos EUA todos os carros calçados com a sua borracha devido à deformação que
estes sofriam na veloz curva 13 (curva 1 do oval), que resultou num forte
acidente de Ralf Schumacher naquela ocasião durante os treinos. Apesar de na
época ter achado ridículo, vejo que hoje os franceses tinham razão naquela atitude.
Talvez isso não passasse pela cabeça dos homens da Pirelli se ali estivessem e
mandariam os carros para a pista. E o resultado seria catastrófico.
Resultado Final
Grande Prêmio da Grã-Bretanha
Circuito de Silverstone - 52 Voltas
8ª Etapa - 30/06/2013
1 - Nico Rosberg(ALE/Mercedes) - 1h32m59s456
2 - Mark Webber(AUS/RBR) - a 0s765
3 - Fernando Alonso(ESP/Ferrari) - a 7s124
4 - Kimi Raikkonen(FIn/Lotus) - a 7s756
5 - Lewis Hamilton(ING/Mercedes) - a 11s257
6 - Felipe Massa(BRA/Ferrari) - a 14s573
7 - Adrian Sutil(ALE/Force India) - a 16s335
8 - Daniel Ricciardo(AUS/STR) - a 16s500
9 - Paul Di Resta(ESC/Force India) - a 17s993
10 - Nico Hulkenberg(ALE/Sauber) - a 19s700
11 - Pastor Maldonado(VEN/Williams) - a 21s100
12 - Valtteri Bottas(FIN/Williams) - a 25s000
13 - Jenson Button(ING/McLaren) - a 25s900
14 - Esteban Gutiérrez(MEX/Sauber) - a 26s200
15 - Charles Pic(FRA/Caterham) - a 31s600
16 - Jules Bianchi(FRA/Marussia) - a 36s000
17 - Max Chilton(ING/Marussia) - a 1m07s600
18 - Guiedo van der Garde(HOL/Caterham) - a 1m07s700
19 - Romain Grosjean(FRA/Lotus) - a 1 volta
Não completaram:
Sergio Pérez (MEX/McLaren) - 47 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 42 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 36 voltas
Volta mais rápida: Mark Webber(AUS/RBR): 1m33s401, na volta 52
quinta-feira, 27 de junho de 2013
O vídeo comemorativo da Porsche sobre suas conquistas nestas 24 Horas de Le Mans
E a Porsche divulgou, a exemplo da Audi, o vídeo que exalta as vitórias da marca de Weissach nesta edição das 24 Horas de Le Mans nas categorias LMGTE-PRO (Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas com o Porsche 991 do Team Manthey AG) e na LMGTE-AM (Narac/ Jean-Karl Vernay/ Christophe Bouchut da IMSA Performance Matmut).
E aio final do vídeo, uma pequena e justa homenagem a Allan Simonsen, morto durante a prova em Sarthe.
E aio final do vídeo, uma pequena e justa homenagem a Allan Simonsen, morto durante a prova em Sarthe.
A saída de Mark Webber e o lugar mais cobiçado do grid para 2014
"Tchau, Webber!": O piloto australiano deixará a F1 ao final deste campeonato e defenderá a Porsche no WEC (Foto: The Guardian) |
Por outro lado, acho louvável sua atitude de seguir o caminho que tantos outros ex-pilotos da F1, que deram certo, ou não, na categoria, de ir correr no Campeonato Mundial de Endurance (antigo Mundial de Marcas, Sport Prototipos). Mark Webber esteve por lá no final dos anos 90 - precisamente 98 e 99 -onde defendeu as cores da Mercedes pilotando os belos Mercedes CLK GTR1, que o fez dar umas cambalhotas em Le Mans no ano de 1999. A sua ida para lá reforça o a equipe da Porsche, com quem vinha mantendo negociações, que eram constantemente rebatidas pelo próprio Mark em várias coletivas. Até mesmo um rumor de uma possível renovação com a Red Bull tinha sido ventilada na imprensa, mas hoje pela manhã o boato mais forte deu razão a toda a fumaça erguida há meses sobre essa possível junção de Mark com a Porsche a partir de 2014. Sinceramente foi um bela escolha pela parte dele, uma vez que o ambiente do Endurance é muito - mas muito - tranquilo do que a panela de pressão que é a F1. Os seus dias de parceiro de Sebastian Vettel já estavam contados depois do entrevero do GP malaio e desde lá, Webber vem apresentando um desempenho bem pobre e, se brincar, bem pior do que a do ano passado. Ele vai se juntar a Timo Bernhard, Romain Dumas e Neel Jani, que foi confirmado pela Porsche na segunda-feira pós 24 Horas de Le Mans. É um ótimo quarteto para os "Mestres de Le Mans".
Sobre o seu possível substituto na Red Bull, as apostas repousam sobre Kimi Raikkonen, que tem um bom relacionamento com Vettel, mas como diz o ditado "amigos amigos, negócios à parte". Acho difícil uma convivência tranquila entre os dois. Pode até ser que o início seja um mar de rosas por aquelas bandas, mas a natureza difícil de Sebastian, que já foi mostrada este ano, pode muito bem azedar tudo por lá. Afinal de contas, Raikkonen não entrará para brincar: apesar do seu tipo desligadão, voltou em grande forma e só não está numa disputa mais acirrada pelo título, porque a Lotus tem caído das pernas financeiramente falando o que dificulta o desenvolvimento do carro durante a temporada (vide 2011 e 2012 onde o carro caiu de rendimento no meio da temporada, voltando a se dar bem no final). Mas o que pesa uma possível saída de Raikkonen é o futuro incerto da Lotus, uma vez que o seu principal trunfo, James Allison, responsável pelos ótimos carros da equipe nestas últimas temporadas, saiu de lá no início do mês de maio e a parte financeira poderá influenciar bastante. Não é a toa que a equipe tem sondado Pastor Maldonado (leia-se a grana da PDVSA) para ocupar um dos cockpits do carro negro em 2014.
Mas ainda tem os novatos da Toro Rosso, que estão sedentos por um lugar ao sol na melhor equipe da atual F1. Pegar aquele cockpit, agora vago, é novo "turbo" para o ânimo de Ricciardo e Vergne que tem lutado constantemente em superar um ao outro, mas sem empolgar a cúpula da Red Bull. E ainda tem outros dois caras que no passado, tiveram seus nomes ligados a assumir o lugar de Webber, caso este viesse a sair: Sebastién Buemi - que é piloto de testes do time e defendeu a Toyota em Le Mans - e o de Nico Hulkenberg que, se não me falhe a memória, tem um ano de contrato com a Sauber e que teve seu nome indicado para ir para equipe rubro-taurina em 2013.
A verdade é que o grande atrativo da futura "Silly Season" é em saber quem será o premiado a ocupar o lugar deixado por Webber. No mínimo será divertido.
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