Este não é o pôster oficial do GP da Bélgica deste ano, mas bem que podia ser. A arte foi feita pelo mexicano César Galindo em homenagem a Sergio Perez, onde ele reproduz o "Checo" com a sua Mclaren Mercedes mergulhando para iniciar a subida da Eau Rouge.
O mais legal é que Galindo resgatou um pouco do que eram os pôsteres de antigamente, feitos a mão. Infelizmente a computação gráfica praticamente "matou" essa arte.
Um pouco do trabalho de César Galindo pode ser visto no seu site Speed Art.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
terça-feira, 20 de agosto de 2013
F1 Battles: As ultrapassagens na Eau Rouge
Ontem eu postei quatro Gifs que mostram as ultrapassagens de Webber sobre Alonso (2011) e de Raikkonen sobre Schumacher (2012), logo na entrada para a subida da Eau Rouge. Foram belas, mas não as únicas, claro. E aqui fica alguns vídeos do pessoal a executar essas manobras que são de cortar o fôlego naquele local.
Alonso vs Hamilton, em 2007: Deixou Ron Dennis sem mais alguns fios de cabelo naquela ocasião. Sem contar o gelo que deu na espinha.
Kimi vs Michael Schumacher, 2004: Detalhe dessa corrida é que a Globo não passou ao vivo, deixando para transmitir um VT completo logo após a final do Vôlei Masculino nas Olímpiadas de Atenas. Foi uma das melhores corridas daquela década. Foi a única vitória da Raikkonen naquele ano e última vez que teve quatro pilotos brasileiros na pista - Barrichello (Ferrari); Massa (Sauber); Zonta (Toyota) e Pizzonia (Williams). Ralf Schumacher vs Jenson Button, 2000: Jenson ainda era um novato naqueles tempos, mas não intimidou-se em colocar a Williams na terceira posição do grid do GP belga de 2000. Mas Ralf Schumacher não quis saber e pôs o jovem inglês no seu devido lugar. Felipe Massa vs Juan Pablo Montoya, 2004: Felipe Massa, nos seus tempos áureos, onde tirava o que podia da sua Sauber - passando um pouco do limite, às vezes -, aproveitou a saída de boxa de Montoya para lhe aplicar uma bela ultrapassagem na subida da "Água Vermelha". O colombiano teve que tirar o pé. Jacques Villeneuve, 2005: Ok não é uma ultrapassagem, mas só a correção de Jacques Villeneuve no meio da Eau Rouge já é digno de aplausos. E vale lembrar que o seu BAR, em 1999, escapou exatamente naquele ponto indo estampar na barreira de pneus do outro lado, já no topo da curva. Mais tarde Ricardo Zonta resolveu imitá-lo.
Alonso vs Hamilton, em 2007: Deixou Ron Dennis sem mais alguns fios de cabelo naquela ocasião. Sem contar o gelo que deu na espinha.
Kimi vs Michael Schumacher, 2004: Detalhe dessa corrida é que a Globo não passou ao vivo, deixando para transmitir um VT completo logo após a final do Vôlei Masculino nas Olímpiadas de Atenas. Foi uma das melhores corridas daquela década. Foi a única vitória da Raikkonen naquele ano e última vez que teve quatro pilotos brasileiros na pista - Barrichello (Ferrari); Massa (Sauber); Zonta (Toyota) e Pizzonia (Williams). Ralf Schumacher vs Jenson Button, 2000: Jenson ainda era um novato naqueles tempos, mas não intimidou-se em colocar a Williams na terceira posição do grid do GP belga de 2000. Mas Ralf Schumacher não quis saber e pôs o jovem inglês no seu devido lugar. Felipe Massa vs Juan Pablo Montoya, 2004: Felipe Massa, nos seus tempos áureos, onde tirava o que podia da sua Sauber - passando um pouco do limite, às vezes -, aproveitou a saída de boxa de Montoya para lhe aplicar uma bela ultrapassagem na subida da "Água Vermelha". O colombiano teve que tirar o pé. Jacques Villeneuve, 2005: Ok não é uma ultrapassagem, mas só a correção de Jacques Villeneuve no meio da Eau Rouge já é digno de aplausos. E vale lembrar que o seu BAR, em 1999, escapou exatamente naquele ponto indo estampar na barreira de pneus do outro lado, já no topo da curva. Mais tarde Ricardo Zonta resolveu imitá-lo.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Arte: Eau Rouge
Em 2011, um passão de Webber sobre Alonso que arrancou aplausos da maioria em Spa. O local da manobra? Na temida e excitante Eau Rouge. Para quem viu na hora, ou depois, classificou aquilo como único e que talvez não se repetisse tão cedo, afinal o cara para fazer aquela manobra precisa de ser muito macho... e o cara que leva a ultrapassagem, precisa apenas de um pouco de juízo. Só isso.
Mas Kimi Raikkoenen, o "Rei de Spa" nos últimos anos, mostrou que não precisávamos de muito tempo para ver outra manobra parecida e sobre o outro rei de outrora do circuito belga, um tal de Michael Schumacher, Kimi foi preciso no bote ao fazer uma manobra parecida com a de Webber para avançar uma posição durante o GP de 2012.
Mas Kimi Raikkoenen, o "Rei de Spa" nos últimos anos, mostrou que não precisávamos de muito tempo para ver outra manobra parecida e sobre o outro rei de outrora do circuito belga, um tal de Michael Schumacher, Kimi foi preciso no bote ao fazer uma manobra parecida com a de Webber para avançar uma posição durante o GP de 2012.
sábado, 17 de agosto de 2013
Crash: Volkswagen Scirocco R-Cup, Nurburgring
E na prova nº1, disputada hoje em Nurburgring, válida pela 4ª etapa do Volkswagen Scirocco R-Cup, um acidente na freada para a chicane "Veedol" por muito pouco não causou sérias consequências para o piloto e comissários que trabalhavam no local.
Lukas Schreier, com o Scirocco preto #8, parece ter calculado mal a distância para o outro competidor e acabou fechando o espaço quando retomava para fazer a tangência para a entrada da chicane e acabou sendo tocado na traseira. Com isso o seu carro saiu para a direita e capotou antes de bater forte no guard-rail - pode-se ver alguns comissários correndo ao fundo. Apesar de sair atordoado, Lukas foi levado para o hospital militar de Koblenz e ficará de fora da corrida 2, que será realizada amanhã. A corrida, que tinha um total de 14 voltas, teve a entrada do safety car na 10ª volta e encerrada na 11ª. A vitória foi do sul-africano Kelvin van der Linde, que também é líder do campeonato na classe Pro.
Outra atração deste campeonato da Scirocco R-Cup é a presença de ex-pilotos que são convidados a integrar a classe Legends. Nessas provas de Nurburgring, pilotos como Emanuele Pirro, Christian Danner (ex-F1 e DTM), Markku Alèn e Juha Kankkunen (ex-WRC Grupo B) são alguns dos ilustres senhores nesse camepeonato à parte no Scirocco R-Cup.
Para quem se interessar, corrida 2 será realizada amanhã às 15:20 horário local (10:20 horário de Brasília) e terá streaming pelo site da Volkswagen Motorsport.
Lukas Schreier, com o Scirocco preto #8, parece ter calculado mal a distância para o outro competidor e acabou fechando o espaço quando retomava para fazer a tangência para a entrada da chicane e acabou sendo tocado na traseira. Com isso o seu carro saiu para a direita e capotou antes de bater forte no guard-rail - pode-se ver alguns comissários correndo ao fundo. Apesar de sair atordoado, Lukas foi levado para o hospital militar de Koblenz e ficará de fora da corrida 2, que será realizada amanhã. A corrida, que tinha um total de 14 voltas, teve a entrada do safety car na 10ª volta e encerrada na 11ª. A vitória foi do sul-africano Kelvin van der Linde, que também é líder do campeonato na classe Pro.
Outra atração deste campeonato da Scirocco R-Cup é a presença de ex-pilotos que são convidados a integrar a classe Legends. Nessas provas de Nurburgring, pilotos como Emanuele Pirro, Christian Danner (ex-F1 e DTM), Markku Alèn e Juha Kankkunen (ex-WRC Grupo B) são alguns dos ilustres senhores nesse camepeonato à parte no Scirocco R-Cup.
Para quem se interessar, corrida 2 será realizada amanhã às 15:20 horário local (10:20 horário de Brasília) e terá streaming pelo site da Volkswagen Motorsport.
Foto 244: Piquet, 61 anos
Nelson Piquet deixando um rastro de fagulhas com a sua Williams FW11B durante o fim de semana do GP da Áustria de 1987, prova qual ele largou da pole e fechou em segundo com a vitória ficando para Nigel Mansell.
Hoje o tri-campeão completa 61 anos.
Hoje o tri-campeão completa 61 anos.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Foto 243: Cortando Grama
E antes que vencesse a primeira corrida de 12 Horas com Cortadores de Grama, junto com Derek Bell em 1978, Stirling Moss já havia experimentado o brinquedo em 1975 |
Mas antes que os ingleses se enveredassem nesse tipo de competição, os americanos já estavam na "vanguarda" dessas provas em 1963 quando corridas com os cortadores já eram realizadas na cidade de Twelve Miles, em Indiana. Nos anos 70 este tipo de prova atingiu status de "Grand Prix", mas apenas em 1996 é que passou a ter duas categorias destinadas a motores de quatros tempos - para os cortadores da marca Briggs - e para cortadores modificados. A corrida "Twelve Miles 500" é realizada no Dia da Independência e a prova consiste em 60 voltas em uma pista de quarto de milha, em Plank Hill Park. São 33 pilotos na corrida e para classificar-se para esta, o piloto tem que atingir em torno de 30 MPH (48KM/H). A única mudança nesses cortadores, é a remoção da lâminas.
Além desses locais, existem provas na Carolina do Norte (EUA) e na Austrália. Abaixo um vídeo de uma prova de 12 Horas de Wisbourough disputada em 2009, tendo o ex-piloto Derek Bell que deu a largada para essa corrida. O interessante é que o inglês, cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e de três edições das 24 Horas de Daytona, participou dessa prova de 12 Horas em 1978... e a venceu, junto de um tal de Stirling Moss.
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Foto 242: 1000 Km de Vallelunga, 1973
A linha de frente para os 1000 Km de Vallelunga, segunda etapa do Mundial de Marcas de 1973. Na pole a Matra MS670B #4 de François Cevert/ Jean Pierre Beltoise, com a Ferrari 312PB #1 de Jacky Ickx/ Brian Redman em segundo; em terceiro a outra Matra MS670B #5 do trio Henri Pescarolo/ Gérard Larousse/ François Cevert e em quarto a outra Ferrari 312PB #2 de José Carlos Pace/ Arturo Merzario. Ao fundo, saindo da quinta colocação, a outra Ferrari 312PB #3 de Tim Schenken/ Carlos Reuteman que dividiu a terceira fila com o Mirage M6 #6 Ford de Derek Bell/ Howden Ganley, que já se encontrava atrás da Ferrari de Pace/ Merzario.
Apesar da forte oposição dos Ferraris, a Matra acabou levando a prova com o carro #5 de Pescarolo/ Larousse/ Cevert. A outra Matra saiu da corrida com problemas no motor na volta 155. Em segundo ficou a Ferrari Schenken/ Reuteman, seguido por Ickx/ Redman e Pace/ Merzario.
Apesar da forte oposição dos Ferraris, a Matra acabou levando a prova com o carro #5 de Pescarolo/ Larousse/ Cevert. A outra Matra saiu da corrida com problemas no motor na volta 155. Em segundo ficou a Ferrari Schenken/ Reuteman, seguido por Ickx/ Redman e Pace/ Merzario.
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Foto 1042 - Uma imagem simbólica
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