sábado, 12 de outubro de 2013

Foto 263: María

"Maria, Maria, é um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta
Maria, Maria, é o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força, é preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria, mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania de ter fé na vida"

Quando soube da morte de María de Villota, lembrei da música de Milton Nascimento "Maria, Maria". Teve força, raça e gana de viver após o seu terrível acidente ano passado.
De fato, ela tinha essa estranha mania de ter fé na vida.

GP do Japão - Classificação - 15ª Etapa

Ao contrário da semana passada, onde o treino classificatório em Yeongam foi modorrento - o pior da temporada, ao meu ver -, este de Suzuka foi mais animado. Interessante foi ver a forma com que Webber esteve neste treino, fazendo lembrar suas performances quando guiou pela Jaguar e Williams e porque não dizer na própria Red Bull no biênio 2009/10, quando esteve no encalço do então novato Sebastian Vettel.
Mark, sem dúvida, estará animado em tentar conseguir a sua última vitória na categoria antes de partir para o WEC ano que vem, quando estará a serviço da Porsche. Ele aproveitou bem o fato de Vettel não ter a sua disposição o KERS, que apresentou problemas já no terceiro treino livre, para cravar uma pole que não conseguia desde o ano passado. Será um duelo interessante contra Vettel, que pode sair de Suzuka com o quarto título no bolso. Mas esta disputa só será possível se o australiano conseguir uma boa largada... coisa que ele não é bom.
Lewis Hamilton aparece em terceiro, tendo ao seu lado Romain Grosjean em mais um bom trabalho com a Lotus. Massa fez um brilhante volta - para padrões Ferrari em classificação, foi excepcional - e marcou a quinta posição, se colocando à frente de Alonso que fez apenas o oitavo tempo. Rsoberg sexto, Hulkenberg sétimo, Raikkonen nono e Button em décimo fecharam o top ten. Talvez, se houver alguma disputa ferrenha, ficará restrito a esses caras... Sobre o título ser decidido amanhã, acho difícil que aconteça, devido principalmente as boa recuperação que Alonso tem duarante as corridas. Mas pode acontecer de ele encontrar alguém pelo caminho, assim como em 2012. Ainda mais largando em oitavo...
Suzuka terá mais uma vez a chance de ver um campeão do mundo se consagrar por lá. No caso um tetra-campeão, mas acredito que seja a pista indiana a ter esse privilégio.
Um ano depois...: Mark Webber não marcava uma pole desde o GP da Coréia de 2012
(Foto: Getty Images)

Grid de largada para o Grande Prêmio do Japão - Suzuka - 15ª Etapa

1: Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min30s915
2: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 1min31s089
3: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min31s253
4: Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min31s365
5: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min31s378
6: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min31s397
7: Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - 1min31s644
8: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min31s665
9: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1min31s684
10: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min31s827
11: Sergio Pérez (MEX/McLaren) - 1min31s989
12: Paul Di Resta (ESC/Force India) - 1min31s992
13: Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min32s013
14: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - 1min32s063
15: Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min32s093
16: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min32s485
17: Adrian Sutil (ALE/ Force India) – 1min32s890
18: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min33s357
19: Max Chilton (ING/Marussia) – 1min34s320
20: Charles Pic (FRA/Caterham) – 1min34s556
21: Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – 1min34s879
22: Jules Bianchi (FRA/Marussia) – 1min34s958

sábado, 5 de outubro de 2013

Crash: ALMS, Virginia

Pancada brutal entre os Porsches de Eduardo Cisneros (#32) e Marco Holzer (#48) durante a nona etapa da ALMS no circuito de Alton, em Virginia.

Foto 262: 1000 devaneios

E não é que o blog chegou aos mil posts após quatro anos de existência? Enfim, o que me resta é mais uma vez agradecer a toda galera que passou - e que passa por aqui - todo dia. Pra quem tem blog sabe bem o trampo aqui é puxado e a recompensa é a popularidade e reconhecimento que o seu trabalho alcança. Mas então, a brincadeira não pára por aqui.
Vamos para mais 1000 posts, ou seja, Mil devaneios? Vamos nessa!

Foto 261: Bruce e Graham, Riverside 1966

Como eram belos estes carros da Can-Am. Nesta foto, tirada durante a etapa de Riverside de 1966, Bruce Mclaren (Mclaren Elva Mark IIB Chevrolet #4) na cola de Graham Hill (Lola T70 Mk.2 Chevrolet #3).
A etapa de Riverside foi a quinta daquele campeonato que marcava a estréia da Can-Am. Entre os Mclarens e Lolas existentes carros como o Hamil SR3, Porsche 906, Genie MK.2, Chaparral 2E também faziam parte do certame.
A prova de Riverside foi vencida por John Surtees, que era companheiro de Graham Hill e dono da equipe. E o próprio Surtees veio a sagrar-se campeão do primeiro ano da Can-Am com 27 pontos, seis a mais que Mark Donohue.

Crash: GP de Huambo, Angola

Já faz um tempo que vi algumas imagens sobre estas corridas citadinas em Angola, mas isto em décadas passadas onde a segurança vinha num plano bem distante. Pois bem, no domingo passado (29 de setembro), durante o GP de Huambo, o Radical SR8 pilotado por Daniel Vidal Júnior se despistou e por muito pouco não ocasional uma carnificina. Segundo Daniel, o Radical teve problemas nas caixa de câmbio e nos freios fazendo com que o carro bloqueasse as rodas e fosse em linha reta. Uma das duas: ou ele acertaria toda aquela gente que estava pelo lado de fora da rotatória ou então ele teria se enfiado por debaixo do Toyota Hilux que serviu como "barreira" para o Radical.
Ao ver o vídeo me lembrei das provas do extinto - e perigoso - Grupo B dos Rallies. Eram fascinantes, mas extremamente perigosos. E pode-se ver que não existe uma única barreira de concreto ou guard-rail para segurar um carro nestas condições.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Foto 260: Lado a lado

(Foto: Motorsport Golden Age/ Facebook)
O início de um dos grandes duelos do esporte a motor: os lendários Porsche 917K nas cores da petrolífera Gulf e comandada por John Wyer contra as Ferrari 512S da Ferrari estreando nas 24 Horas de Daytona, primeira etapa do Mundial de Marcas de 1970.
Na foto que encabeça o post, o Porsche #1 de Jo Siffert/ Brian Redman dividindo uma das curvas do oval de Daytona com a Ferrari #26 pilotada por Mario Andretti/ Arturo Merzario/ Jacky Ickx. A prova foi vencida pelo outro Porsche 917 #2 de Pedro Rodriguez/ Leo Kinnunen/ Brian Redman, seguidos pelo Porsche #1 e pela Ferrari #26.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...