Fiquei curioso para saber se o Berger falou algo para Vettel após tomar posse destes dois carros, sendo que o Ferrari ele conhece muito bem, à exemplo de Sebastian com relação ao Red Bull.
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Vídeo: Red Bull e Ferrari no Red Bull Ring
Fiquei curioso para saber se o Berger falou algo para Vettel após tomar posse destes dois carros, sendo que o Ferrari ele conhece muito bem, à exemplo de Sebastian com relação ao Red Bull.
GP do Canadá - Treinos Livres - 7ª Etapa
O interessante foi observar o bom andamento de Red Bull, Ferrari e Williams que estiveram no mesmo segundo da Mercedes nesta segunda sessão de treinos. Enquanto que Vettel - que dominou o seu parceiro de equipe Ricciardo nas duas sessões - ficou há quatro décimos de Hamilton, Raikkonen e Alonso ficaram há cinco, seguido pelo duo da Williams que teve Massa ficando há seis décimos e Bottas há sete. Pode não ser nada animador a primeira vista, mas para quem estava tomando mais de um segundo de desvantagem para os carros alemães, é um bom avanço. A Mclaren também foi bem, ao ficar nove décimos atrás com Button e Magnussen a fecharem os dez primeiros neste segundo treino livre.
Resultados dos dois Treinos Livres realizados em Montreal
Treino Livre 1:
(Foto: Autosport) |
Pos Piloto Equipe Tempo Dif Vol 1. Fernando Alonso Ferrari 1m17.238s 21 2. Lewis Hamilton Mercedes 1m17.254s +0.016s 25 3. Nico Rosberg Mercedes 1m17.384s +0.146s 32 4. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m18.131s +0.893s 28 5. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m18.361s +1.123s 20 6. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m18.435s +1.197s 26 7. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m18.446s +1.208s 33 8. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m18.514s +1.276s 31 9. Kimi Raikkonen Ferrari 1m18.578s +1.340s 15 10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m18.643s +1.405s 14 11. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m18.733s +1.495s 30 12. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m18.959s +1.721s 22 13. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m19.108s +1.870s 24 14. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m19.142s +1.904s 32 15. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m19.177s +1.939s 21 16. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m19.340s +2.102s 37 17. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m19.575s +2.337s 7 18. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m19.804s +2.566s 15 19. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m20.200s +2.962s 15 20. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m20.844s +3.606s 26 21. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m21.404s +4.166s 33 22. Alexander Rossi Caterham-Renault 1m21.757s +4.519s 27
Treino Livre 2:
(Foto: Autosport) |
Pos Piloto Equipe Tempo DIF Vol 1. Lewis Hamilton Mercedes 1m16.118s 42 2. Nico Rosberg Mercedes 1m16.293s +0.175s 39 3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m16.573s +0.455s 26 4. Kimi Raikkonen Ferrari 1m16.648s +0.530s 31 5. Fernando Alonso Ferrari 1m16.701s +0.583s 27 6. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m16.774s +0.656s 37 7. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m16.893s +0.775s 37 8. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m17.052s +0.934s 42 9. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m17.059s +0.941s 38 10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m17.180s +1.062s 40 11. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m17.626s +1.508s 28 12. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m17.644s +1.526s 36 13. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m17.712s +1.594s 35 14. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m17.819s +1.701s 33 15. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m17.868s +1.750s 27 16. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m17.964s +1.846s 47 17. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m18.340s +2.222s 43 18. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m18.693s +2.575s 34 19. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m18.732s +2.614s 9 20. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m20.244s +4.126s 38 21. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m22.418s +6.300s 13 22. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m32.127s +16.009s 3
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Vídeo: O acidente em Le Mans, 1955
O primeiro vídeo mostra a dinâmica do acidente, n exato momento da manobra dos pilotos até o toque, e o segundo vídeo é um programa italiano -creio eu que gravado nos anos 70, bem no seu início - que discute aquele acidente de 1955 e também a segurança nas corridas, contando com a presença de Juan Manuel Fangio e Stirling Moss que estavam à serviço da Mercedes naquela prova.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Foto 351: A preferida de Ickx
O desafio lançado pela Renault com a entrada do seus Alpine A442 contra a horda "Porschiana" em Sarthe na edição de 1977 das 24 Horas de Le Mans, foi o ponto alto daquela corrida.
Os franceses cravaram a primeira fila com as duplas Jean-Pierre Jabouille / Derek Bell (#9) e Jacques Laffite / Patrick Depailler (#8). Os outros dois Renaults apareciam em quarto (Patrick Tambay / Jean-Pierre Jaussaud no #7) e quinto (René Arnoux / Didier Pironi / Guy Fréquelin #16). A terceira posição fora ocupada por Jacky Ickx / Henri Pescarolo que estavam ao volante do Porsche 936/77 da Martini Racing.
Enquanto que os Renaults mostravam grande forma, a Porsche teve a perda do carro de Ickx/ Pescarolo ainda prematuramente quando o motor quebrou na 45ª volta. Restou ao piloto belga pular para o carro #4 que era tripulado por Jürgen Barth / Hurley Haywood que ocupava apenas a... 42ª posição.
Os Renaults foram se perdendo pelo caminho, todos por problemas de motor enquanto que o trio do Porsche #4 foi subindo de posições até chegar à liderança já na madrugada. Outro susto viria pelas bandas da Porsche quando estavam a roda a última hora de corrida: com uma falha no motor, a equipe decidiu retirar o #4 da pista aproveitando a vantagem confortável que tinham sobre o segundo colocado, o Mirage Renault de Vern Schuppan/ Jean Pierre Jarier, recolocando-o novamente em combate apenas na volta final para passar e vencer.
Foi a terceira conquista de Ickx em Le Mans. E a mais tensa, claro!
Vídeo: Bentley Boys
No final dos anos 90 a fábrica foi vendida ao grupo Volkwagen e em 2001 a Bentley voltou à Sarthe com o modelo EXP Speed 8, conquistando um quarto lugar com o trio Andy Wallace/ Butch Leitzinger/ Eric van de Poele. Repetiu o feito no ano seguinte com o mesmo trio e em 2003, após 79 anos, a Bentley voltava a vencer na pista francesa com o trio Rinaldo Capello/ Tom Kristensen/ Guy Smith.
O vídeo foi feito ano passado, na altura que as 24 Horas de Le Mans chegava aos 90 anos de existência.
terça-feira, 3 de junho de 2014
Foto 350: Bugatti EB110 SS, Le Mans 1994
O breve retorno de uma lenda. A Bugatti esteve presente em Sarthe no ano de 1994 pela equipe de Michel Hommel que teve como pilotos os franceses Alain Cudini, Eric Hélary e Jean-Christophe Bouillon, que comandaram a jóia EB110 SS. Eles abandonaram após um acidente quando já computava 226 voltas.
Foi a primeira aparição da marca de Ettore Bugatti em Le Mans desde 1939, quando a fábrica venceu aquela edição com Jean Pierre Wimille e Pierre Veyron com o modelo T57 C "Tank"
sábado, 31 de maio de 2014
Foto 349: Andrea De Cesaris, 55 anos
Sempre tive a impressão de que, se ele tivesse um pouco mais de cuidado, sabendo dosar bem a sua velocidade que era indiscutível, talvez tivesse sido um dos melhores pilotos da década de oitenta.
Apesar da sua fama de destruidor, que foi muito bem reconhecida em 1981 quando acabou com 22 chassi da Mclaren e que ganharia reforço nos anos seguintes, De Cesaris mostrou que quando colocava um freio no seu ímpeto podia se tornar um bom piloto. Foi assim em Spa 1983 e depois em 1991, lá na mesma pista, quando estava prestes a ameaçar a vitória de Senna. Curiosamente em Mônaco, uma pista anti-De Cesaris, ele costumava andar bem.
O "De Crasheris" completa hoje 55 anos.
Foto 1042 - Uma imagem simbólica
Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...
-
- Cadillac #2 em trabalho de box; voltou em nono com Aitken no comando - A linha de frente da LMP2 (#37, #22 e #183) realizando suas paradas...
-
Daqui algumas horas familias e amigos estaram reunidos para mais uma virada de ano. Hora de lembrar das coisas boas ou más que passaram nest...
-
- Toyota #7 roda e retorna na chicane Dunlop. Lopez vinha na casa dos 32 segundos atrás do Ferrari #50 de Nicholas Nielsen, mas viu a difere...