domingo, 22 de junho de 2014

GP da Áustria: E não cobrem nada do Massa

Ao estabelecer a pole para a corrida da Áustria houve uma série de "Agora vai, Massa?". Era até compreensivo devido o bom desempenho apresentado por ele em Montreal e depois na classificação, mas a algumas pessoas esquecem que Felipe não tem mais aquela velocidade constante que o levou ao vice no mundial de 2008, sem dizer das boas vitórias que teve anteriormente.
Não sou nenhum neurologista para afirmar se de fato aquela molada o prejudicou para com a sua pilotagem, mas o interessante é que foi exatamente após a sua recuperação e retorno que Massa não conseguiu dar mais que cinco ou dez voltas extremamente velozes e depois despencar vertiginosamente a sua performance. Hoje na Áustria foi um mais do mesmo que vimos nos seus derradeiros anos de Ferrari, com ele andando forte e depois ficando para trás no decorrer da prova. Você pode até argumentar que a Williams devia ter chamado ele antes para os boxes e tê-lo devolvido, pelo menos, em terceiro. Mas Felipe repetiu o mesmo de antes.
Apesar de alguns lampejos de velocidade, ele nunca deu total continuidade a isso.
Infelizmente, para aqueles que estavam otimistas, precisarão continuar a conviver com esse ritmo dele até o final doa seus dias na F1.

Sobre a corrida
(Foto: Getty Images)

Acreditei que a Williams daria trabalho a Mercedes e isso aconteceu até a metade da prova, primeiramente com a dobradinha Massa-Bottas e depois com Valtteri se intrometendo no meio dos prateados. Infelizmente nem Bottas, e muito menos Massa, tiveram fôlego para continuar no encalço dos carros alemães.
Rosberg conseguiu, mais uma vez, domar Hamilton e vai aos poucos se distanciando de seu rival na tabela dos pontos. Apesar da ótima largada, Lewis não conseguiu achar um momento para tentar o bote em Nico. E novamente a Mercedes em outro nível, apesar da grande concorrência da Williams nesta prova.
A Ferrari fez mais uma daquelas corridas apagadas. Se bem que Alonso teve hipóteses de disputar a quarta posição com Massa, mas pelo que parece enfrentou algum problema que o fez diminuir o ritmo e terminar em quinto. Raikkonen seguiu a sua sina de problemas intermináveis com sua Ferrari e reclamou - gargalhadamente - da falta de potência. Sem dúvida é hora de cair na gargalhada e ligar o dane-se...
Corrida para esquecer da Red Bull em sua casa, pela primeira vez. Enquanto que Ricciardo teve que lutar contra Hulkenberg pela décima posição no final da prova, Vettel abandonou a prova após ter tido um problema eletrônico na primeira volta e após resetar - ah, estes carros eletrônicos! -, ele já se encontrava com uma volta de desvantagem para todo o pelotão. Mais tarde tocaria com Gutierrez, vindo trocar o bico. Vendo que não teria mais nada o que fazer, ele recolheu o carro para os boxes. Época pra lá de complicada para o time inteiro.
Destaque mais uma vez para Perez, que saiu em 16o e chegou a liderar a prova com a sua costumeira conservação dos pneus e ainda conseguindo salvar um sexto lugar.
Agora é esperar pela prova de Silverstone.

sábado, 21 de junho de 2014

As 24 Horas de Nurburgring - Ao Vivo


Crash: GT Tour, Spa-Francorchamps

E os recentes campeões das 24 Horas de Le Mans tomaram um susto durante a primeira bateria do GT Tour Championnat de France Des Circuits. André Lotterer, no Audi R8 do Belgian Audi Club, rodou no topo da Eau Rouge indo encostar no muro interno da curva. Mais tarde foi a vez de Benoit Tréluyer, em posse do Audi R8 da mesma equipe, rodar e bater na barreira de pneus da Eau Rouge.
Antes dos dois Audi, Laurent Cazenave bateu o seu BMW Z4 no contorno da Raidillon.

GP da Áustria - Classificação - 8a Etapa

E quem levaria fé que a pole não seria da Mercedes nesta etapa da Áustria? Melhor ainda: quem acreditaria que não houvesse ao menos um Mercedes na primeira fila? Felipe Massa e Valtteri Bottas colocaram a Williams no mesmo nível da Mercedes nesta classificação no revitalizado e agora chamado Red Bull Ring, para garantir não apenas a pole como também a primeira fila nesta etapa austríaca. Além de Felipe sair de um jejum de poles que durava desde o GP do Brasil de 2008, a Williams conquista a sua primeira pole desde a Espanha 2012 (com Maldonado) e uma primeira fila que não acontecia desde Hockenheim 2003, quando Montoya e Ralf Schumacher garantiram a primeira fila.
Foi uma voltaça de Felipe, digamos. A primeira vista, o tempo de Bottas já era muito bom e após os erros de Hamilton ficava claro que ao menos teríamos uma Williams na primeira fila, e com direito a pole. Massa teve a frieza de sua época de ouro e cravou uma volta perfeita, que foi feita quando não existia mais tempo de reação pra ninguém.
Rosberg conseguiu um terceiro lugar que no fim das contas ajudará bastante, pois Hamilton garantiu apenas o nono lugar após rodar na sua última tentativa. Apesar de seu azar, será uma beleza ver a sua prova de recuperação amanhã.
A Ferrari parece que vem tendo um final de semana decente ao menos, com a quarta colocação de Alonso e oitavo de Raikkonen. Continuando nessa toada, tem uma boa chance de tentar beliscar um pódio.
A Red Bull não foi bem até aqui no seu primeiro GP como anfitriã, tendo em Ricciardo, mais uma vez, o melhor piloto com ele largando em quinto. Vettel ficou em 13o neste que foi o seu pior fim de semana em anos.
O que esperar da corrida?
Não acredito numa vitória da Williams, puro e simplesmente por imaginar que a equipe pode se atrapalhar em algum pit-stop para com seus dois pilotos. Mas por outro lado, o carro inglês tem um bom desempenho em retas e a pista austríaca tem toda esse ingrediente para eles. Se não vencerem, darão trabalho a Mercedes amanhã.

Grid de largada para o Grande Prêmio da Áustria - 8ª Etapa

Pos Piloto                Equipe                 Tempo     Dif  
 1. Felipe Massa          Williams-Mercedes    1m08.759s
 2. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes    1m08.846s  +0.087
 3. Nico Rosberg          Mercedes             1m08.944s  +0.185
 4. Fernando Alonso       Ferrari              1m09.285s  +0.526
 5. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault     1m09.466s  +0.707
 6. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes     1m09.515s  +0.756
 7. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault   1m09.619s  +0.860
 8. Kimi Raikkonen        Ferrari              1m10.795s  +2.036
 9. Lewis Hamilton        Mercedes
10. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes
11. Sergio Perez          Force India-Mercedes 1m09.754s  +0.780s
12. Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m09.780s  +0.806s
13. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m09.801s  +0.827s
14. Pastor Maldonado      Lotus-Renault        1m09.939s  +0.965s
15. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault   1m10.073s  +1.099s
16. Romain Grosjean       Lotus-Renault        1m10.642s  +1.668s
17. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari       1m10.825s  +1.311s
18. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari       1m11.349s  +1.835s
19. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari     1m11.412s  +1.898s
20. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault     1m11.673s  +2.159s
21. Max Chilton           Marussia-Ferrari     1m11.775s  +2.261s
22. Marcus Ericsson       Caterham-Renault     1m12.673s  +3.159s

sexta-feira, 20 de junho de 2014

GP da Áustria - Treinos Livres - 8ª Etapa

Lewis Hamilton: "Eu realmente não acho que a pole vai ser a coisa mais importante, porque há uma longa reta até a curva dois"Mas eu ainda gostaria de obter essa pole e esse é o meu objetivo"Mesmo depois de minhas primeiras voltas em FP1, eu estava me sentindo muito confortável."Eu estava sempre encontrando tempo com novas linhas e coisas diferentes. Para ser tão rápido foi uma sensação muito boa."
Nico Rosberg: "Parece que será entre nós dois a disputa da pole-position, e é muito importante, pois o ritmo de corrida será bem próximo. Chegar em primeiro na curva inicial será uma grande vantagem"


Sebastian Vettel: “Sofremos um pouco pela manhã, mas de tarde foi melhor. Nós não estávamos muito bem com os pneus duros, acredito que amanhã será diferente, até pela mudança na temperatura"

Felipe Massa: “Eu achei que o carro se comportou muito bem nesta pista, tanto na parte da manhã quanto agora à tarde. Acho que até no long-run, na simulação de corrida, com tanque cheio, o carro se comportou bem também. Então, estou bastante confiante e acho que poderemos ter um bom carro nesta pista
“O circuito é muito bom, bacana de pilotar, sem dúvida. Não é uma pista fácil, é difícil, na verdade. Até para acertar o balanço do carro não tem sido fácil. Aqui nunca vai ser uma corrida fácil, é sempre um lugar onde muita coisa acontece”


Treino Livre 1:
 
Pos Piloto                Equipe                   Tempo       Dif   Voltas
 1. Nico Rosberg          Mercedes               1m11.295s           19
 2. Lewis Hamilton        Mercedes               1m11.435s  +0.140s  32
 3. Fernando Alonso       Ferrari                1m11.606s  +0.311s  23
 4. Felipe Massa          Williams-Mercedes      1m11.756s  +0.461s  27
 5. Jenson Button         McLaren-Mercedes       1m11.839s  +0.544s  33
 6. Sergio Perez          Force India-Mercedes   1m12.009s  +0.714s  33
 7. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   1m12.072s  +0.777s  20
 8. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes      1m12.114s  +0.819s  21
 9. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes       1m12.313s  +1.018s  36
10. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault     1m12.364s  +1.069s  30
11. Kimi Raikkonen        Ferrari                1m12.365s  +1.070s  21
12. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault     1m12.372s  +1.077s  35
13. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault       1m12.570s  +1.275s  28
14. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari         1m12.984s  +1.689s  19
15. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1m12.988s  +1.693s  25
16. Romain Grosjean       Lotus-Renault          1m13.168s  +1.873s  28
17. Pastor Maldonado      Lotus-Renault          1m13.642s  +2.347s  27
18. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari       1m13.738s  +2.443s  26
19. Max Chilton           Marussia-Ferrari       1m13.857s  +2.562s  28
20. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault       1m14.611s  +3.316s  24
21. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari         1m14.691s  +3.396s  9
22. Marcus Ericsson       Caterham-Renault       1m17.501s  +6.206s  8
 
 Treino Livre 2:

Pos Piloto                Equipe                   Tempo       Dif   Volta
 1. Lewis Hamilton        Mercedes               1m09.542s           37  
 2. Nico Rosberg          Mercedes               1m09.919s  +0.377s  50 
 3. Fernando Alonso       Ferrari                1m10.470s  +0.928s  40 
 4. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes      1m10.519s  +0.977s  44 
 5. Felipe Massa          Williams-Mercedes      1m10.521s  +0.979s  39 
 6. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1m10.807s  +1.265s  39 
 7. Jenson Button         McLaren-Mercedes       1m10.813s  +1.271s  44 
 8. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault       1m10.920s  +1.378s  36 
 9. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes       1m10.936s  +1.394s  45 
10. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault     1m10.972s  +1.430s  39 
11. Kimi Raikkonen        Ferrari                1m10.974s  +1.432s  45 
12. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault     1m11.261s  +1.719s  45 
13. Sergio Perez          Force India-Mercedes   1m11.296s  +1.754s  36 
14. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari         1m11.491s  +1.949s  42 
15. Pastor Maldonado      Lotus-Renault          1m11.765s  +2.223s  30 
16. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari         1m11.806s  +2.264s  42 
17. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   1m11.935s  +2.393s  39 
18. Max Chilton           Marussia-Ferrari       1m12.229s  +2.687s  43 
19. Romain Grosjean       Lotus-Renault          1m12.262s  +2.720s  46 
20. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari       1m12.279s  +2.737s  36 
21. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault       1m12.937s  +3.395s  24 
22. Marcus Ericsson       Caterham-Renault       1m13.596s  +4.054s  48 
 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vídeo: A Porsche em Le Mans

Para os fãs da marca de Weissach a volta da grande fábrica ao endurance - na classe principal - já era um grande motivo de festejo. Liderar algumas fases da 24 Horas de Le Mans neste  final de semana passado, foi ainda mais satisfatório principalmente por passarem perto de conquistar uma vitória justamente no ano de seu retorno.
A Porsche ficou com o gosto de "quase" em Sarthe, mas já estão a se preparar para 2015. E vale lembrar que o mítico 917 também teve uma estréia atribulada em 1969: foram os mais rápidos nos treinos (marcando a primeira fila com Rolf Stommelen / Kurt Ahrens, Jr. no #14 e Vic Elford / Richard Attwood no #12) e durante a corrida perderam os três 917 inscritos, com o acidente fatal de John Woolfe com o #10 ainda na primeira volta; o #14 saindo da corrida por vazamento de óleo e o #12 abandonando quando era líder na 21ª hora de prova.

Vídeo: O resumo da Audi sobre a sua vitória em Le Mans

E aí fica mais um belo vídeo da Audi sobre a sua 13ª vitória em Sarthe.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...