quinta-feira, 4 de abril de 2019

Resultados: Testes de Pneus - Bahrein 2019


Resultados - Testes Pirelli Bahrein – Dias 2 e 3 de abril de 2019 – Circuito de Sakhir


Dia 1 (2 de Abril)

Tempo:  24°C  Sol/ Chuva/ Sol
Asfalto: 28°C seco/ molhado/ seco

Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
33
Max Verstappen
Red Bull
1:29,379

62
C3
2
29
Mick Schumacher
Ferrari
1:29,976
+0,597
56
C5
3
4
Lando Norris
McLaren
1:30,800
+1,421
22
C3
4
8
Romain Grosjean
1:30,982
+1,603
42
C3
5
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:31,089
+1,710
71
C3
6
44
Lewis Hamilton
Mercedes
1:31,156
+1,777
77
C3
7
3
Daniel Ricciardo
Renault
1:31,584
+2,205
45
C4
8
18
Lance Stroll
Racing Point
1:31,964
+2,585
33
C3
9
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:32,059
+2,680
32
C2
10
99
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo
1:32,067
+2,688
53
C3
11
14
Fernando Alonso
McLaren
1:32,207
+2,828
64
2020
12
51
Pietro Fittipaldi
Haas
1:32,708
+3,329
20
C5
13
88
Robert Kubica
Williams
1:33,290
+3,911
19
C5
14
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:33,653
+4,274
45
2020
15
63
George Russell
Williams
1:33,682
+4,303
27
C3


Dia 2 (3 de Abril)

Tempo:  24°C  Sol
Asfalto: 27°C Seco

Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
63
George Russell
Mercedes
1:29,029

101
C5
2
11
Sergio Pérez
Racing Point
1:29,095
+0,066
60
C5
3
5
Sebastian Vettel
Ferrari
1:29,319
+0,290
102
C3
4
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:29,795
+0,766
20
C3
5
26
Daniil Kvyat
Toro Rosso
1:29,911
+0,882
111
2020
6
29
Mick Schumacher
Alfa Romeo
1:29,998
+0,969
70
C5
7
23
Alexander Albon
Toro Rosso
1:30,037
+1,008
143
C4
8
18
Lance Stroll
Racing Point
1:30,049
+1,020
35
C5
9
24
Dan Ticktum
Red Bull
1:30,856
+1,827
135
C4
10
8
Romain Grosjean
Haas
1:30,903
+1,874
86
C4
11
14
Fernando Alonso
McLaren
1:31,006
+1,977
69
2020
12
51
Pietro Fittipaldi
Haas
1:31,209
+2,180
48
C3
13
4
Lando Norris
McLaren
1:31,303
+2,274
72
C2
14
45
Jack Aitken
Renault
1:31,500
+2,471
103
C4
15
40
Nicolas Latifi
Williams
1:32,198
+3,169
100
C4
16
55
Carlos Sainz Jr.
McLaren
1:32,269
+3,240
60
2020


segunda-feira, 1 de abril de 2019

GP do Bahrein: O terceiro elemento

Charles Leclerc durante o final de semana do GP do Bahrein: uma grande atuação e uma legião de fãs ainda maior
(Foto: Autoracing)
Existe uma certa expectativa quando um piloto tido como grande promessa toma posse de um carro competitivo. Espera-se dele grandes performances para justificar a fama que lhe foi depositada desde as categorias de base. Apesar de nem sempre algumas promessas corresponderem a expectativa, sempre a imaginação quando se vê um emergente assumir um posto de destaque será decorrente.
Charles Leclerc já era um desses caras ultracomentados do que poderia fazer ao volante de um F1. Ano passado, na Sauber, esteve em grande evidência ao realizar ótimas provas e seu nome passou a ser ventilado fortemente na Ferrari para 2019, um desejo já declarado pelo finado presidente da Ferrari Sergio Marchionne. Com seu nome anunciado para ser o companheiro de Vettel em 2019, a expectativa cresceu ainda mais. Seus trabalhos nos testes foram muito bons com um ritmo muito perto do que Vettel atingia, ficando na casa dos milésimos.
Na Austrália, apesar dos problemas enfrentados pela Ferrari, Charles fez o que pôde e teve a chance de tentar ultrapassar Vettel que estava bem mais lento. Porém acabou cometendo a inocência de perguntar "se poderia ultrapassar Vettel". Claro que foi logo rechaçada a idéia e o monegasco seguiu o script ao ficar em quinto lugar.
Mas no Bahrein ele se sentiu mais a vontade: com um ritmo superior ao do tetracampeão desde os treinos livres, dominou a primeira e a terceira sessões e partiu para uma qualificação perfeita, ao ser o mais veloz nos três estágios do treino e cravar a sua primeira pole na categoria de forma imponente. Se os treinos foram assim, imagina o que seria na corrida...
Apesar de uma má largada que o jogou para terceiro, foi rápido ao recuperar a segunda posição sobre Bottas e partir insanamente para cima de Vettel ao passar uma simples mensagem para a equipe ao dizer "que estava mais rápido" - provavelmente uma resposta a equipe que lhe pedira para esperar por duas voltas antes de tentar um ataque sobre Sebastian. Com manobra executada, Charles foi aumentando de forma gradativa sua diferença para Vettel e mais tarde para Hamilton.
Infelizmente o motor da Ferrari apresentaria problemas quando faltavam onze voltas para o fim, fazendo a diferença de quase dez segundos despencar vertiginosa em poucas voltas e permitir que Hamilton assumisse a liderança - e vitória - e Bottas o segundo posto. Um gosto pra lá de amargo para Leclerc e os demais que esperavam a vitória do monegasco. As declarações de Hamilton ao descer do carro e depois na sala antes do pódio, mostra o respeito que Charles já ganhou dos adversários.
A atuação de Leclerc já o deixa numa situação importante neste campeonato: independente se consiga superar os dois maiores campeões dessa década, a sua presença deve ser tratada com mais cuidado pelos dois grandes pilotos. Lewis e Vettel se conhecem há um bom tempo e nestas duas últimas temporadas tem batalhado fortemente pelo título de pilotos que foi arrebatado por Hamilton nas duas oportunidades. Ambos conhecem os defeitos e virtudes de cada um, mas agora com uma possível intromissão de um jovem piloto nessa briga, o modo de encararem a disputa desse campeonato que ainda está em seu inicio mudará também. Precisarão se preocupar muito mais com um terceiro piloto no encalço, mesmo que Charles não acabe brigando diretamente pelo título - ainda acredito que ficará polarizado entre Hamilton e Vettel - ele poderá roubar pontos dos dois.
A sua vivência na Ferrari com Sebastian também será bem vista pelos demais. Talvez não tenhamos uma guerra no estilo "Alonso x Hamilton 2007", mas Charles pode se aproveitar dos possíveis erros que Vettel venha a ter - lembrando que a vinda do jovem monegasco foi para tirar o piloto alemão da zona de conforto, procurando despertar o velho Sebastian Vettel dos tempos da Red Bull.
A verdade é que os olhares a partir do GP da China não estarão apenas sobre os trabalhos de Hamilton e Vettel, mas também do que pode fazer Charles Leclerc após uma exibição de gala como foi esta no deserto barenita.
O campeonato agradece.    

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...