sexta-feira, 20 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: O que esperar da grande prova

 

 


Tradicionalmente eu escrevo sobre as expectativas para as 24 Horas de Le Mans aqui no blog, mas desta vez optei por falar um pouco sobre a clássica corrida de endurance lá no canal do Volta Rápida no Youtube. 

Pois bem, espero que gostem.

 

Vídeo: As 24 Horas de Le Mans de 1969 - Melhores momentos

 


A maior chegada da história das 24 Horas de Le Mans onde Jacky Ickx, com o seu Ford GT40 #6 (que dividiu com Jackie Oliver) perseguiu de forma alucinada o Porsche 908 #64 de Hans Hermann (que teve como parceiro Gerard Larousse) nas últimas horas da prova para travar uma batalha épica pela primeira posição, com os pilotos a trocarem de posição constantemente.
Ickx conseguiu superar Hermann, que vinha com problemas nos freios, faltando 5 Km para receberem a quadriculada. Jacky venceu por míseros 120 metros de vantagem sobre Hans.
E pensar que o piloto belga quase morreu na semana da corrida, quando seu Porsche 911 de passeio bateu em um poste ficando totalmente destruído. Ickx saiu ileso.

A transmissão é da ABC com Keith Jackson narrando, Phil Hill nos comentários e Chris Economaki na reportagem.


quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Foto 1012: Mark Donohue, 24 Horas de Le Mans 1971

 


 Os estilosos Mark Donohue e Roger Penske no grid de largada para as 24 Horas de Le Mans de 1971, captados pela lente de Bernard Cahier. Mark dividiu o Ferrari 512M do North American Racing Team com David Hobbs, mas eles não completaram a prova tendo abandonado na sexta hora de prova com problemas no motor. 

Donohue já havia competido outras duas vezes em Le Mans: em 1966 ele dividiu o comando de um Ford GT40 com Paul Hawkins, mas abandonou após 12 voltas por problemas no diferencial. Um pouco antes da provas, ele sofrera uma grande perda pessoal: seu amigo e parceiro de Ford, Walt Hansgen, acabou falecendo durante um teste preparatório para aquela edição de 1966 das 24 Horas de Le Mans. Porém, exatamente no velório de Hansgen, é que ele acabaria por conhecer Roger Penske que o convidou para integrar a sua equipe. 

A segunda aparição de Mark foi em 1967 quando ele esteve mais uma vez a serviço da Ford, e dividiu o comando do Ford GT40 MK IV com Bruce Mclaren - com quem teve algumas divergências em torno do acerto do carro. Eles terminaram em 4º na geral e em segundo na classe Protótipo +5000 (perdendo para os vencedores da geral, e seus companheiros de Shelby American, Dan Gurney/ A.J.Foyt).

89ª 24 Horas de Le Mans: Toyota fecha o quarto treino livre na frente

 


O quarto treino livre em Le Mans chegou ao final e com a Toyota terminando mais uma vez na dianteira da tabela de tempos. Desta vez foi o #8 da equipe japonesa que fez a melhor marca em 3'27''994, 0''286 mais veloz que o Alpine #36. A terceira posição ficou para o outro Toyota #7.

Na LMP2 a G-Drive colocou o #26, que usa chassi Aurus, na primeira posição nesta prática com o tempo de 3'31''414, seguido pelo #29 da Racing Team Nederland e pelo #22 da United Autosport. 

Na LMGTE-PRO a Porsche fez o melhor tempo através do #79 da Weathertech Racing com a marca de 3'48''246. O outro Porsche #91 da Porsche GT Team ficou em segundo e o Corvette #63 em terceiro. 

Na LMGTE-AM foi a vez da Ferrari encabeçar a lista dos mais velozes com o #83 da AF Corse ficando na frente com a marca de 3'51''561, seguido pelo Ferrari #71 da Inception Racing e pelo Porsche #99 da Proton Competition. 

As atividades voltam apenas no sábado com o warm-up e com a largada para a 89ª edição das 24 Horas de Le Mans. 

89ª 24 Horas de Le Mans: Toyota na pole

 


Não era de se esperar nada diferente do que a pole vinda da Toyota. Kamui Kobayashi levou o Toyota #7 a posição de honra com a marca de 3'23''900, nesta que foi a sua quarta pole position. Para a Toyota, que ainda tem o #8 para dividir a primeira fila, foi a sétima pole da marca em Sarthe. A Alpine, que chegou liderar inicialmente a Hyperpole, sairá na terceira posição. Os dois Glickenhaus #708 (que também liderou brevemente a tabela) e o #709 sairão em quarto e quinto. 

Da mesma forma que a Toyota nos Hypercar, a JOTA Sport manteve o ritmo e guardou a pole entre os LMP2 nos momentos finais da Hyperpole com Antonio Felix Da Costa fazendo em 3'27''950. Ele venceu o duelo contra o #41 do Team WRT que teve em Louis Déletraz o piloto a tentar a marca. O francês chegou passar, mas foi superado por Da Costa. A terceira posição nessa classe ficou para o #65 da Panis Racing que também esteve com chances de conquistar a pole na classe. 

A Porsche ficou com a pole na LMGTE-PRO, mas não com os carros oficiais: o #72 da Hub Auto Racing, pilotado poe Dries Vanthoor na Hyperpole, foi o autor da melhor marca da classe ao anotar 3'46''882 e teve a oposição vindo do Ferrari #52 da AF Corse com Daniel Serra ao volante, que ainda tentou melhorar a marca nos últimos minutos, mas não obteve êxito e ficou em segundo. A terceira posição ficou para o Corvette C8.R #64. Kevin Estre, com o Porsche #92, era um dos favoritos a conquistar a pole, mas um erro logo no inicio da qualificação ao errar e bater na Indianápolis lhe tirou essa chance. 

A Porsche foi perfeita na LMGTE-AM ao ficar com as três primeiras posições: o #88 da Dempsey-Proton Racing, pilotado por Julien Andlauer, confirmou o favoritismo e ficou com a pole marcando 3'47''987. O Porsche #86 da GR Racing ficou com o segundo lugar e o outro Porsche #56 do Team Project 1 com o terceiro. 

O quarto e último treino livre está em andamento. 

Resultado: Hyperpole 

89ª 24 Horas de Le Mans: Alpine supera a Toyota no terceiro treino livre

 


Bem no final do terceiro treino livre em Sarthe, a Alpine superou a Toyota pela primeira vez na tabela geral de tempos. Nicolas Lapierre anotou 3'26''494 nos minutos finais da prática, colocando 1''470 sobre o Toyota #7. A Toyota, que ainda teve o #8 na terceira posição, enfrentou alguns contratempos: o #7 chegou escapar na freada da Mulsanne e o #8, que era pilotado por Kazuki Nakajima no momento, rodou e bateu na Indianapolis na última meia hora de treino e danificou a asa traseira do GR010. Os dois Glickenhaus tiveram desempenhos distintos: enquanto que o #708 ficou em quarto na classe e no geral, o #709 aparece apenas em 28º na geral e acabou enfrentando problemas no motor. 

Na LMP2 as coisas foram bem mais agitadas e isso não se diz a respeito a disputas pelo melhor tempo: uma série de acidentes e incidentes atrapalharam bastante as ações neste terceiro treino livre. De se destacar os acidentes - em situações separadas - do #17 da IDEC com Dwight Merriman batendo na freada para a Dunlop e algum tempo depois Juan Pablo Montoya batendo de forma idêntica o #21 da Dragonspeed. Outros incidentes, como uma tripla escapada do #29 do Racing Team Nederland e a parada do #1 da Richard Mile - com Sophia Floersch no comando - acabaram implicando no Full Course Yellow ou uma simples bandeira amarela no local. A melhor marca dessa classe ficou para o #38 da JOTA Sport com o tempo de 3'30''213.

Na LMGTE-PRO a Porsche colocou seus carros nas três primeiras posições, sendo o #92 de fábrica na frente com a marca de 3'48''126, seguido pelo #79 da Weathertech e pelo #91. O único incidente para esta classe veio através do Corvette C8.R #63 de Antonio Garcia que rodou e bateu na Curva Porsche. 

Na LMGTE-AM a Porsche repetiu o feito da classe superior e colocou quatro carros nas quatro primeiras posições. O #88 da Dempsey-Proton Racing continua a comandar as ações nesta classe ao fazer 3'50''167. O #56 do Team Project 1 e o #77 da Dempsey-Proton Racing fecham os três primeiros. O Ferrari #83 da AF Corse é o primeiro não Porsche na lista, ao terminar em quinto. 

Ás 16:00, horário de Brasilia, acontece a Hiperpole que definirá as seis primeiras posições de cada classe. 



Os demais resultados dos treinos anteriores:

Treino Livre 1: https://voltarpida.blogspot.com/2021/08/89-24-horas-de-le-mans-toyota-comanda.html

Qualificação para Hiperpolehttps://voltarpida.blogspot.com/2021/08/89-24-horas-de-le-mans-toyota-tem-o.html

Treino Livre 2: https://voltarpida.blogspot.com/2021/08/89-24-horas-de-le-mans-1-2-da-toyota-no.html

Foto 1011: Oscar Larrauri, 24 Horas de Le Mans 1990

 


Oscar Larrauri com o Porsche 962 da Repsol Brun Motorsport durante as 24 Horas de Le Mans de 1990. Ele dividiu o comando com o espanhol Jesus Pareja e com Walter Brun. Eles abandonaram na volta 355 quando a corrida já estava com 23 horas completadas e naquela altura a segunda colocação estava garantida, mas o motor Porsche não aguentou a maratona e estourou. 

Para Larrauri seria a oportunidade de repetir o seu melhor resultado em Sarthe, quando foi segundo na edição de 1986 pilotando pela mesma Brun Motorsport e tendo como companheiros Jesus Pareja e o francês Joël Gouhier num Porsche 962C. 

Larrauri disputou nove edições das 24 Horas de Le Mans e completou apenas três delas: sétimo em 1984 pela Brun com Massimo Sigala e Joël Gouhier; a já mencionada segunda posição de 1986; e a 10ª colocação em 1991 com Pareja e Brun. 

A última aparição de Larrauri remonta a 1994 quando ele pilotou uma Ferrari 348 GTC-LM da Ferrari Club Italia junto de Joël Gouhier e Fabio Mancini. O trio não completou a prova, abandonando na volta 23 com problemas na bomba de combustivel. 

Oscar Larrauri completa 67 anos hoje.