sábado, 21 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: 6ª Hora

 


O que tem trazido bastante animação para esta edição das 24 Horas de Le Mans tem a sido a chuva, independentemente se seja fraca ou não. Com um pouco de chuva que caiu no circuito francês nesta sexta hora, foi o suficiente para desencadear o caos - e todos com carros da LMP2.

Primeiramente com a saída do #24 da PR1 Motorsport Mathiassen no final da Mulsanne, e que foi logo recolocado na pista; o Ferrari #27 da Inception acabou batendo lateralmente no Ferrari #52 da AF Corse quando estava prestes a tomar uma volta na penúltima chicane; com a pista já molhada, o #29 do Team Nederland rodou e ficou encalhado na brita. 

Dai em diante as coisas pioraram quando houve um enrosco entre o #26 da G-Drive de Franco Colapinto quando este fechou cedo demais no #1 da Richard Mille de Sophia Floersch, fazendo com que ambos rodassem. Franco voltou com o carro danificado, enquanto que Sophia não conseguiu voltar e acabou tendo seu carro acertado pelo #74 da Racing Team India Eurasia. O carro de Sophia, que é compartilhado com Tata Calderon e Beitske Visser, foi retirado da pista por um trator. No mesmo momento do enrosco próximo a Porsche Curve, houve um acidente entre os dois carros da United Autosport quando o #32 saiu direto pela Dunlop e acertou o #23 na outra perna do S. Um duplo problema para uma das favoritas na classe LMP2. 

A liderança da LMP2 pertence ao #41 do Team WRT, seguido pelo inabalável #22 da United Autosport e pelo #31 do Team WRT. 

No Hypercar, nenhuma novidade: a Toyota continua líder com #7 com o #8 vinte e dois segundos atrás e em terceiro aparece o Alpine #36. O Glinckenhaus é o 708 é o quarto na geral com duas voltas de atraso para a Toyota e o outro Glickenhaus #709 aparece em 11º.

Teve uma boa batalha entre o Ferrari #52 contra o Porsche #92 pela segunda posição, até que o carro alemão acabasse rodando na primeira chicane e deixando o terceiro lugar para o Corvette #63. A primeira posição pertence ao Ferrari #51. 

Na LMGTE-AM não houve mudanças: a Aston Martin #33 está na liderança, seguido pelo Ferrari #83 da AF Corse e pelo Ferrari #57 da Kessel Racing.

89ª 24 Horas de Le Mans: 5ª Hora


 Sem dúvida alguma foi este foi o grande momento desta quinta hora em Le Mans, onde os carros #23 da United Autosport teve uma grande disputa contra o #28 da JOTA Sport por um bom tempo pela lideraça na LMP2 até que encontrassem dois retardatários pela frente. Isso foi uma deixa para que Wayne Boyd conseguisse ultrapassá-los com maior destreza e deixar Stofell Vandoorne para trás. O piloto belga da JOTA Sport teve que lidar com ao #26 da G-Drive que passou a ficar em seu encalço. A liderança segue nas mãos do #23 da United Autosport.

A Toyota continua na liderança do Hypercar e geral através de seu #7, 22 segundos a frente do #8. O Alpine #36 continua com a terceira posição. A Glickenhaus teve uma pequena melhora: subiu para sexto com o 708 e nono com o 709 na geral. 

A Ferrari voltou para a dianteira na LMGTE-PRO com o #51 e com o #52 na segunda posição, seis segundos atrás. A terceira posição é do Porsche #92.

Na LMGTE-AM a liderança continua nas mãos do Aston Martin #33, seguido pelo Ferrari #83 da AF Corse e pelo pelo outro Ferrari #57 da Kessel. O mais interessante nessa categoria é que dos seis primeiros, cinco são Ferrari. O primeiro Porsche aparece na sétima posição da classe com #56 do Team Project 1. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 4ª Hora

 


A tranquilidade desta edição das 24 Horas de Le Mans foi quebrada com o forte acidente de Marcos Gomes que estava ao volante do Aston Martin #98. Na freada para a primeira perna antes de ingressar na Indiannapolis, o carro do piloto brasileiro saiu desgovernado e foi direto para a barreira de pneus após algumas rodadas na brita. O piloto foi resgatado após alguns minutos e, logicamente, saindo bem zonzo da pancada. Ele, junto de Nick Thiim e Paul Dalla Lana, ocupavam a segunda posição na LMGTE-AM que tinha como líder o outro Aston Martin #33 da TF Sport. Neste momento a liderança é do Ferrari #57 da Kessel Racing, seguido pelo Ferrari #47 da Cetilar e pelo Ferrari #83 da AF Corse. 

Na Hypercar a liderança ainda é da Toyota com o #7, seguido pelo #8 que está 17 segundos atrás e em terceiro aparece o Alpine. O Glickenhaus aparece em nono com o 708 e em 13º com o 709. 

Na LMP2 a liderança voltou para as mãos da JOTA Sport, mas agora com o #28 no comando. O #23 da United Autosport é o segundo com mais de 40 segundos de atraso e em terceiro vem o #65 da Panis Racing. Alguns carros dessa classe, como o #1 da Richard Mille e o #25 da G-Drive, aproveitaram o momento de SC para fazer alguns reparos nos respectivos carros. 

Na LMGTE-PRO a Ferrari tem a liderança do #51 da AF Corse, com o Corvette #63 em segundo e o #92 da Porsche em terceiro. 

Algumas posições podem mudar nos próximos minutos por conta da janela de pit-stops.

89ª 24 Horas de Le Mans: 3ª Hora

 


Terceira hora de prova e as coisas não foram nada bem para JOTA Sport ao final dela; após um stint impressionante de Antonio Felix Da Costa, com o português mantendo-se bem na liderança, o comando do carro #38 passou para Anthony Davidson que foi parar na brita da primeira curva após - provavelmente - se assustar com a saída de pista do Porsche #18 que tinha Andrew Haryanto ao volante. O antigo líder da LMP2 foi resgatado, mas está caindo na classificação. A liderança desta classe é do G-Drive #26, com o #29 da Racing Team Nederland em segundo e o outro carro da JOTA, o #28, em terceiro. 

A liderança na geral da Hypercar pertence ainda ao Toyota #7 que tem oito segundos de vantagem sobre o gêmeo #8. A terceira posição é do Alpine #36 que tem mais de um minuto de atraso. 

Na LMGTE-PRO a Ferrari continua a comandar, agora com #52 na dianteira e o 351 em segundo. A terceira posição é do Porsche #79 .

Na LMGTE-AM a liderança continua com o Aston Martin #33 com o outro Aston Martin #98 - com Marcos Gomes ao volante - em segundo e o Ferrari #47 da Cetilar em terceiro. 

A chuva caiu de forma moderada entre a reta dos boxes até o início da Tertre Rouge, causando algumas escapadas como foi o caso do #84 da Association SRT41 que rodou e bateu fraco na barreira de pneus da Dunlop. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 2ª Hora

 


 Após uma primeira hora tão movimentada por conta da pista molhada, que ocasionou alguns incidentes até mesmo com os favoritos de cada classe, essa segunda hora em Le Mans foi bem tranquila. 

Essa tranquilidade pode ser vista com a liderança isolada do Toyota #7 que continua solitário, mas o seu gêmeo #8 recuperou-se do incidente da largada e agora está em segundo com mais de 30 segundos de atraso. O Alpine #36 consegue subir para segundo, mas isso é por conta das paradas de box e agora ocupa o terceiro lugar. O Glinckenhaus 708 ocupa o nono lugar na geral e o 708 o 14º lugar. 

Na LMP2 a liderança continua com o #38 da JOTA Sport seguido pelo G-Drive #26 em segundo e o #29 do Racing Team Nederland em terceiro. A exemplo dos Hypercar, também teve uma maior tranquilidade nesta hora. 

A LMGTE-PRO teve suas batalhas pela liderança, chegando a ser uma disputa tripla pela liderança com o Ferrari #52 acossando e conseguindo mais adiante a liderança do Corvette #64. O carro americano ainda seria superado pela Porsche #79. Com as paradas de box, a liderança passou para o Ferrari #52 - que tem neste momento Daniel Serra ao volante - com o outro Ferrari #51 da AF Corse em segundo e o Porsche #79 da Weathertech em terceiro. Os três estão separados por menos de dez segundos. 

Na LMGTE-AM a Ferrari #83 da AF Corse é o primeiro, seguido pelo Aston Martin #33 da TF Sport - com Felipe Fraga ao volante agora - e em terceiro o Ferrari #388 da Rinaldi Racing em terceiro.  

89ª 24 Horas de Le Mans: 1ª Hora

 


A edição 89 das 24 Horas de Le Mans começou da forma mais atribulada possivel. Primeiramente, por conta de uma chuva que caiu momentos antes da largada, esta foi feita sob safety car, mas assim que o Porsche deixou a pista e os carros entraram para a formação da largada, o Toyota #7 ficou com a primeira posição e o Alpine #36 de Nicolas Lapierre acabou pegando o segundo lugar. Azar para o Toyota #8 que ficou em terceiro e que acabou levando uma batida por trás do Glickenhaus #708 na freada da primeira perna da chicane Dunlop. O Toyota #8 ainda teve dois contratempos: ficou parado por alguns segundos após a primeira chicane e escapou mais adiante na freada para a cruva Mulsanne, quando também teve a companhia de um LMP2. 

O Alpine #36 estava em segundo quando teve uma rodada na Indianapolis após sair da Slow Zone, fazendo que despencasse na classificação. O Glickenhaus 708 teve uma penalização de 10 segundos pelo incidente na largada - e depois voltaria para trocar a dianteira do carro que foi danificada no acidente. A liderança neste momento nos Hypercar - e geral - é do Toyota #7, seguido pelo Toyota #8 que aparece em segundo na classe e em terceiro na geral e o terceiro lugar para o Alpine #36 - que aparece em quarto na geral. 

Esses incidentes foram bons para os carros da LMP2: Antonio Felix Da Costa está em grande forma e ocupa a segunda posição na geral e está em primeiro na sua classe. O piloto português já virou em algum momento da prova a melhor volta. A segunda posição é do #26 da G-Drive, que chegou travar uma bela batalha contra o #41 da WRT pela segunda posição. Em terceiro aparece o #29 do Racing Team Nederland.

Na LMGTE-PRO também teve o status quo mexido por conta da chuva. Os Porsche caíram e os Corvettes chegaram assumir a liderança. Os Porsche oficiais conseguiram se recuperar dos erros iniciais, assim como os particulares e neste momento a liderança é do Corvette #64, seguido pelo Ferrari #52 e pelo Porsche #79. 

Na LMGTE-AM a disputa tem sido bem acirrada nesta primeira hora com algumas trocas na liderança. Neste momento a dianteira cabe ao Ferrari #83, com o Porsche #88 em segundo e o Ferrari #80 em terceiro. 

Vídeo: 24 Horas de Le Mans 1989 - Documentário

 

(Foto: Daimler Media)

Um mini documentário sobre as 24 Horas de Le Mans de 1989 feito pela Espo Corporation. Foi a prova onde a Mercedes, em parceria com a Sauber, levou o Sauber C9 para uma histórica vitória frente a rivais de peso como a Jaguar e Porsche numa das melhores edições da clássica francesa.