sábado, 10 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 3ª Hora

 



- Continua o trecho da Mulsanne com Slow Zone, ainda por conta do acidente do #13 da Tower Motorsport

- Os carros dos times americanos, Chip Ganassi e Penske, nas três primeiras posições

- A grande batalha deste momento continua a ser do #38 e #6 pela quinta posição nos Hypercar

- O motivo da parada de box da Corvette foi por conta de problemas no amortecedor, que foi trocado

- Porsche #5 nos boxes

- Enrosco entre os Porsche da Iron Lynx #60 e o da Proton na Tertre Rouge

- Disputa ferrenha entre o Ferrari #50 e o Porsche #6 na Mulsanne pela terceira posição. O italiano levou vantagem

- #709 da Glickenhaus nos boxes e com parte da dianteira danificada

- A batalha do terceiro ao quinto tem sido o ponto alto até aqui. Hertz Team Jota #38 e Ferrari #50 nos boxes e para complicar, o #51 também foi aos boxes e está logo atrás

- Talvez tenhamos chuva logo mais em Sarthe, o que passa a dificultar ainda mais numa prova que tem sido bem acidentada até aqui

- Porsche #6 com um furo lento em um dos pneus

- Porsche #6 e Toyota #7 nos boxes

- Acidente entre a United Autosport e um dos Porsche da Proton. Ambos continuaram. Slow Zone continua no local

- Chuva em Le Mans

- Toyota #8 nos boxes

- A chance de chuva forte é grande

- Pista bem molhada da Mulsanne em diante

- No entanto, parte da reta dos boxes com sol

- Cadillac #2 foi para o boxes e a liderança é do Ferrari #50. Peugeot #94 em grande momento, ocupando o segundo lugar

- Chuva muito forte neste momento.

- Ferrari #100 na gravilha do final da Mulsanne, exatamente onde está chovendo forte.

- Momento bem crítico, já que tem partes secas e outras bem molhadas.

- SC na pista

- Glickenhaus #709 no muro, #porsche 86 roda e bate e Cadillac #3 também rodou e voltou, tudo antes de chegarem na Porsche Curve

- Foi uma situação bem complicada neste trecho com vários carros escapando
 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 2ª Hora

 



- Toyota #7 nos boxes, tendo largado com os macios. O gêmeo #8 continua na liderança

- #36 da Alpine nos boxes após ter liderado algumas voltas na LMP2

- #31 da WRT continua liderando na LMP2

- Os Porsches continuam juntos e com bom andamento

- Toyota #8 deixa a liderança para ir aos boxes. Ferrari #51 é a nova líder na Hypercar

- O #4 da Vanwall, que ocupa a 14ª posição, esteve nos boxes e já retornou

- Cadillac #3 em segundo neste momento e com bom andamento

- Briga muito boa envolvendo Ferrari, Cadillac, Porsche e Toyota. Uma grande disputa da quarta posição para trás

- Corvette #33 recolhido para os boxes.

- Graff e Duqueine se tocaram na entrada da chicane Motul.

- Batida forte do carro da Nielsen Racing na freada da primeira chicane

- Slow zone naquele local

- Ferrari #50 e Cadillac #3 nos boxes.

- Corvette de volta à prova com duas voltas de atraso

- Os Porsches muito bem na LMGTE AM

- #13 da Tower Motorsport acidentado na Mulsanne. Slow Zone no local

- Aparentemente houve um toque com um dos Alpines

- Peugeot #94 nos boxes

- Ferrari #21 da AF Corse acertou o Cadillac #3 na chicane Dunlop.

- Cadillac #3 nos boxes para os reparos na traseira.

- Vários trechos em Slow Zone

- Disputa muito boa entre o #38 da Hertz Team Jota e o #6 da Penske

- Liderança para o Cadillac #2 no Hypercar; #41 do Team WRT na LMP2; #56 da Project 1 na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 1ª Hora

 



- Largada sem maiores problemas, apesar do contato entre o Porsche #75 e o #Toyota #8.

- Acidente de um dos Cadillac #311 na saída da primeira chicane da Hunaudieres. Carro totalmente avariado, com a suspensão dianteira quebrada

- Ferrari #51 caindo na tabela

- Safety car já acionado por conta das peças do acidente do Cadillac #311

- #32 da Inter Europol  na gravilha da primeira chicane

- A prova continua neutralizada com SC

- #35 da Alpine e #38 da Hertz Team JOTA nos boxes, assim como outros carros

- Barreira de pneus e guard rail sendo reparadas.

- Os reparos no Cadillac #311 continua a todo vapor nos boxes da Action Express

- Vários carros estão nos boxes neste momento

- #43 da DKR com alguns reparos no carro, já sem o capo traseiro

- A prova continua com em SC

- Relargada em Le Mans

- Boa batalha entre o Porsche #5 e o Peugeot #93

- Os Porsche da Penske em bom ritmo. E os dois Ferrari na cola do Toyota #7

- Ferrari #50 assume a segunda posição

- Os Porsche conseguiram chegar nos primeiros colocados, exceto o Toyota #8 que segue líder com boa vantagem

- Ferrari #50 foi para os boxes

- Primeira hora terminando da melhor forma possível, com uma grande batalha entre os primeiros.

- Porsche #75 assume a segunda posição sobre o Toyota #7

- Liderança do #8 na Hypercar; #41 da WRT; #21 da AF Corse

sexta-feira, 9 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Na espera de uma grande edição

 

Os poles da Hypercar, LMP2 e LMGTE AM 
(Foto: 24 Hours of Le Mans/ Twitter)


Conforme as atividades foram passando, o sentimento de uma grande prova em Sarthe só aumentou. As três classes apresentaram um boa dose de expectativa de que possamos presenciar uma edição histórica que tem tudo para fazer jus ao Centenário de uma das corridas mais importantes do mundo, ou melhor que isso, uma das jóias da Tríplice Coroa, que tem sido tão aclamada nos últimos anos.

A batalha que se avizinha entre Toyota e Ferrari dá um tom muito animador para todos os espectadores e telespectadores mundo afora, que espera por um embate entra elas - e outras mais - desde que os regulamentos foram anunciados alguns anos já visando a disputa da prova Centenária.

Apesar da Ferrari ter apresentado uma velocidade impressionante para a obtenção da pole, é sabido que os problemas podem aparecer a qualquer instante - afinal de contas, a própria Ferrari teve alguns nas primeiras etapas. Isso se aplica também a Toyota, mas esta ainda pode se dar ao luxo de abusar um pouco de seus carros para tentar buscar mais uma vitória em Le Mans. Mas do mesmo modo que a Ferrari, eles sofreram com problemas em Portimão com um de seus dois carros. Mas ainda assim, são os grandes favoritos para vencerem - e Pascal Vasselon já aceitou isso desde os dias da pesagem.

Mais alguém poderia incomodar as duas fabricantes? O BOP ajudou e aproximou as equipes e mesmo que Ferrari e Toyota estejam mais pesadas que os demais (24 e 37 kg, respectivamente), o desempenho das demais ainda não chega a ser próximo. Porém, isso não pode privá-los de uma dose de sorte já que a parte crítica da prova que é da madrugada em diante, pode reservar boas surpresas. Portanto, para Porsche, Cadillac Peugeot - que vem enfrentando vários problemas - e até mesmo os Glickenhaus e Vanwall - que tem tido um desempenho bem abaixo, já que não tem a parte híbrida - a chance pode vir exatamente das reviravoltas que este tipo de prova costuma ter.

A LMP2, que fará a sua última valsa em Le Mans, poderá nos brindar com mais uma visceral edição. Não dá para apontar nenhum favorito disparado, mesmo que ainda tenhamos na equipe da JOTA Sport um pequeno favoritismo. Mesmo assim não podemos descartar equipes como o Team WRT, Idec Sport, United Autosport, Alpine (estas duas últimas não foram ao Hyperpole, mas ainda sim tem a experiência ao lado deles que deverá ajudá-los na recuperação). Um detalhe interessante é que normalmente os quatro primeiros costumam ficar bem alinhados por um bom tempo, indo para a decisão nas horas finais.

A classe final, a LMGTE AM, não é por menos: vimos uma Corvette ascender a pole de forma espetacular após treinos livres onde ficaram abaixo, mas, ironicamente,  o acidente na primeira sessão acabou sendo crucial para esta melhor, já que uma série de peças foram trocadas e talvez tenham influenciado bastante na melhoria.

Foi uma grande surpresa ver a Corvette na pole, assim como a segunda posição da Aston Martin que também não parecia forte nos treinos livres.

As equipes que tem carros Ferrari e que pareciam fortes, tiveram na AF Corse o seu melhor ao ficar na terceira posição e daí para baixo o contingente italiano ganhou força. Porém, é na corrida que as coisas devem ser diferentes assim como para a Porsche que não teve uma boa qualificação, mas que sabemos que conseguem escalar bem o pelotão.

Estas 24 Horas de Le Mans tem tudo para se tornar um grande clássico da história das provas de Endurance, exatamente por tudo que permeia esta edição. 

E claro, para melhorar isso, é sabido que Le Mans costuma escolher os seus.

E isto é uma das fascinantes místicas desta Centenária prova.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Mais uma vez Ferrari, agora no quarto treino livre

 

O Ferrari 499P #51 nesta última sessão de treinos
(Foto: Ferrari Hypercar/ Twitter)

Após uma ótima sessão da Hyperpole, os ânimos se aquietaram em Sarthe na realização do quarto e último treino livre para esta 91ª Edição das 24 Horas de Le Mans. Foi uma importante sessão para que pilotos que não competiam na prova desde 2018 pudessem completar um número de voltas na parte noturna.

Essa quarta sessão viu a Ferrari mais uma vez comandar as ações, mas desta vez o #51 que anotou 3'27"275 feito por James Calado. Como foi uma sessão bem mais tranquila, a Glickenhaus subiu na classificação para fechar em segundo com o seu #709 com o tempo de 3'28"278. O Porsche 963 #38 da Hertz Team Jota ficou em terceiro ao marcar 3'28"440.

A LMP2 viu caras novas no topo da tabela com o melhor tempo feito pelo #923 do Racing Team Turkey (que também compete na subclasse LMP2/AM) que chegou a 3'36"229. A segunda posição foi do #65 da Panis Racing (3'36"650) e o terceiro do #63 da Prema Racing (3'36"904).

O Ferrari #66 da JMW Motorsport ficou com a primeira posição da LMGTE AM anotando o tempo de 3'52"965. A posições seguintes foram ocupadas pela Ferrari #57 da Kessel Racing (3'54"069) e pelo Porsche #60 da Iron Lynx (3'53"316).

Essa sessão teve duas situações distintas: primeiramente o retorno do #777 da D'Station que teve a ajuda da TF Sport no aprontamento do novo Aston Martin Vantage que veio do Reino Unido em substituição ao que ficou inutilizável após o forte acidente de ontem com o LMP2 da Tower Motorsport. O carro ficou pronto e eles puderam participar deste quarto treino livre, que serviu como um bom shakedown. Terminaram em 17°.

A outra situação não foi das boas: mais uma vez a Peugeot apresentou problemas, tendo o seu #93 ficando parado entre as duas chicanes da Mulsanne provavelmente com pane elétrica. Mais uma dor de cabeça para os franceses neste seu retorno à Le Mans. 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Pole histórica para a Ferrari

 

Exatos 50 anos, uma Ferrari na pole em Le Mans 
(Foto: Endurance Info)


Não havia muita dúvida sobre quem seria o pole na Hypercar, levando-se em conta o que foi visto nas etapas passadas e também nos treinos livres.

A Ferrari, através do #50 com Antonio Fuoco no comando, esteve na ponta da tabela desde o início da sessão e assim foi baixando sua marca até cravar o ótimo tempo de 3'22"982 contra 3'23"755 do #51 que foi conduzido por Alessandro Pierguidi. Foi um desempenho sólido dos dois carros italianos.

A Toyota não teve grandes chances desta vez, perdendo pole pela primeira vez em anos. Apesar do #7 ter estado próximo durante quase toda sessão, ele foi rebaixado para quinto quando o gêmeo #8 subiu para terceiro com Brendon Hartley e logo depois viu o Porsche #4 conduzido por Felipe Nasr fazer um grande trabalho e colocar Porsche Penske Motorsport num ótimo quarto lugar.

Essa sessão ainda foi interrompida pelo princípio de incêndio que teve o Cadillac #3 que era pilotado por Sebastién Bourdais, quando este estava na primeira chicane da Hunaudieres. O fogo foi logo controlado.

Foi uma qualificação que viu a história acontecer, já que a Ferrari crava uma pole exatos 50 anos após a sua derradeira que foi em 1973, ano que eles disputaram pela última vez as 24 Horas de Le Mans. Na ocasião Arturo Merzario, em parceria com José Carlos Pace, levou o 312PB à pole.

Na LMP2 era de se esperar uma grande disputa e foi o que vimos, apesar do #48 da Idec Sport, pilotado por Paul Loup Chatin, ter determinado o ritmo desde o início. Ele fez o tempo de 3'32"923 e ficou um décimo à frente do #28 da JOTA Sport que até os treinos era o carro a ser batido. Pietro Fittipaldi fez uma ótima volta nos minutos finais, saindo de quinto e indo para segundo. A terceira posição ficou para o #41 do Team WRT que teve Louis Delétraz ao volante.

Talvez a classe que tenha dado uma boa surpresa foi a LMGTE AM, pois até o terceiro treino livre não havia indícios de que a Corvette poderia lutar pela pole. Mas Ben Keating, no comando do #33, abriu a caixa de ferramentas e tratou de cravar uma bela pole com o tempo de 3'52"376, sendo 1,5 segundos melhor que o Aston Martin #25 de Ahmad Al Harthy. A AF Corse, que parecia forte candidata a pole, ficou em terceiro com o #54 pilotado por Thomas Flohr.

Mais tarde acontecerá o quarto e último treino livre em Le Mans.

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Ferrari continua no comando neste terceiro treino livre

 

A Ferrari continua a ditar o ritmo em Le Mans
(Foto: Ferrari Races/ Twitter)


O terceiro treino livre em Le Mans viu mais uma vez a Ferrari cravar o melhor tempo. Antonio Fuoco, já nos minutos finais da atividade, fez o tempo de 3'26"579 que colocou o #50 na ponta e foi seguido de imediato pelo outro #51 que fez o tempo de 3'27"580  com Alessandro Pierguidi.

Os dois Ferrari desbancaram os dois Toyotas que ficaram na ponta da tabela de tempos por quase toda a sessão. A terceira posição ficou para o #7.

Nos LMP2 as coisas foram mais tranquilas e isso refletiu nos tempos: o #28 da JOTA Sport continua muito bem, ao cravar 3'34"071 e foi incríveis três segundos melhor que o #14 da Nielsen Racing e o #34 da Inter Europol Competition. Isso deixa claro que as equipes estão de olho na Hyperpole de logo mais.

Na LMGTE AM a AF Corse também continua a ditar o ritmo com o tempo de 3'53"681 feito pela Ferrari #54. As duas posições seguintes ficaram para a Porsche: o #86 da GR Racing e o #60 da Iron Lynx terminaram em segundo e terceiro respectivamente.

Logo mais, a partir das 15:00, inicia a Hyperpole que definirá os poles de cada classe.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...