sábado, 10 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 7ª Hora

 



- A chuva já se faz presente no início desta sétima hora

- #28 da JOTA Sport acidentou e está lento pela pista

- Ferrari #50 já fez sua troca de pneus, assim como outros carros

- Ferrari #51 nos boxes

- Zona das Porsche Curve com muita chuva

- Vários carros saindo na Porsche Curve

- #22 da United Autosport e o da Prema #9 saíram na Mulsanne e houve um pequeno acidente do Team Turkey batendo no da Prema

- Ferrari #66 da JMW Motorsport ficou na brita e foi retirado

- Ferrari #100 foi retirado  da brita

- Muita Chuva neste momento

- Mais um bom trabalho para a Peugeot que tem o #94 na segunda posição

- Ferrari #51 deu uma pequena escapada na Chicane Dunlop e voltou

- O Glickenhaus #709, que teve a suspensão dianteira quebrada, tomou 1 minuto de punição por questões técnicas

- Cadillac #3 escapando na Porsche Curve e voltando

- Trabalho primoroso da Alpine até aqui, com oitavo lugar para o #36

- Cadillac #2 rodou no final da Mulsanne

- Disputa entre o #35 da Alpine e o #80 da AF Corse pelo quarto lugar na LMP2. A classe é liderada pelo #34 da Inter Europol

- Porsche #75 parado e com problemas na zona da Tertre Rouge

- Cadillac #2 continua bem nesta prova, ocupando a quarta posição na geral

- Porsche #75 conseguiu sair da Tertre Rouge, porém vai muito lento pela pista. Corrida toda comprometida para aquele que era o melhor dos Porsche do Team Penske

- Ferrari #50 nos boxes

- Ferrari #51 lidera na Hypercar; #41 do Team WRT é o líder na LMP2; Porsche #56 da Project One na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 6ª Hora

 



- O FCY acabou na abertura da sexta hora e a Ferrari foi aos boxes com seus dois 499P

- O LMP2 do Team Turkey rodou e bateu na segunda chicane da Hunaudieres/ Mulsanne

- Com as paradas de box, o Porsche #75 assumiu a liderança e em seguida vem os Toyota #8 e #7

- Porsche #5 lento pela pista

- Os dois Toyotas em trabalho de box

- O Porsche #38 do Hertz Team Jota de volta à prova

- Porsche #5 nos boxes

- Mais uma escapada para o Toyota #7 na primeira chicane da Hunaudieres

- #43 da DKR na gravilha da Porsche Curve

- Aston Martin #72 da TF Sport rodou na Ford Curve quando abria espaço para um dos 499P

- Boa disputa entre o Porsche #75 e o Toyota #8. O Toyota passou, porém foi no limite da entrada para a Slow Zone e quase o #75 acertou o #8

- Ferrari #50 assumindo a liderança sobre o #51, claramente num jogo de vácuo para economizar combustível

- Porsche #6 nos boxes

- Toyota #7 chegando para duelar com o Porsche #75 pelo sexto lugar. Ultrapassaria em seguida.

- O #28 da JOTA Sport, que liderava na LMP2, fez sua parada de box

- Com as paradas de box, a Toyota subiu com seus dois carros para as duas primeiras posições, com o #8 liderando.

- A noite já começa a cair no circuito francês

- Glickenhaus #709 lento pela pista. Bastante fumaça na parte de trás

- Existe a possibilidade de chuva em Le Mans. Desta vez na parte da noite

- Os Toyotas foram ao box para as suas respectivas paradas

- Porsche #75 é o líder na Hypercar; #34 da Inter Europol na LMP2; Ferrari #66 da JMW Motorsport na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 5ª Hora

 



- A prova continua em regime de SC

- O realinhamento das categorias ainda continua a ser feito

- Relargada em Le Mans após mais de 1 hora de SC

- Porsche #6 e Toyotas #7 e #8 nos boxes

- #38 Hertz Team Jota assumindo a ponta na prova

- Porsche #5 e Ferrari #50 se tocando

- Batalha sensacional entre Ferrari e Porsche pela terceira posição

- Peugeot #94 e #Porsche #38 em batalha. O Porsche #5 em segundo neste momento e o Peugeot #94 caindo para quinto.

- Alpine #36 rodou e voltou

- Cadillac #311 rodou numa das chicanes

- Toyotas #8 e #7 separados pelo Porsche #6 neste momento. Eles ocupam a oitava, nona e décima posições respectivamente.

- Porsche #5 escapando e voltando nas Porsche Curve

- Batalha entre Porsche #5 e Ferrari #51.

- Slow Zone nas Porsche Curve por conta de uma placa

- Porsche #6 com pneu furado

- Porsche #5 caiu para quarto após escapar na Porsche Curve

- Porsche #6 chega, enfim, aos boxes para a troca de pneus

- O #28 da JOTA segue líder na LMP2, assim como o Ferrari #54 na LMGTE AM

- É um grande momento para o Team Jota, que lidera na Hypercar e LMP2

- #74 da Kessel Racing escapou e bateu de leve na barreira de pneus da primeira chicane da Hunaudieres. Voltou...

- Toyota #7 chegou escapar na chicane da Hunaudieres e voltou

- Porsche #5 penalizado com Drive Through por conta de ultrapassagem em SC

- Acidente para o Porsche #38 que liderava com 15 segundos. Exatamente na Porsche Curve

- Full Course Yellow por conta dos detritos do Porsche #38

- Ferrari #51 lidera na Hypercar; #28 da Jota na LMP2; Ferrari #54 na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 4ª Hora

 



- A chuva aumenta, obrigando o uso de pneus biscoito

- A prova segue em SC

- A prova continua sob o regime de SC, apesar da pista estar bem seca neste momento

- Acaba por ser um momento de brilho para a Peugeot, que agora é líder, já que enfrentaram muitos problemas desde os treinos

- Porsche #5 nos boxes

- Ferrari #50 e #51 nos boxes. Porsche #38 do Hertz Team Jota também foi aos pits

- Peugeot #93 na gravilha da Mulsanne

- Acabou por ser uma hora "morta" por conta da presença do SC nesta hora devido à forte chuva que começou no fim da terceira hora

- Peugeot #94 lidera na Hypercar; #35 da Alpine na LMP2; #85 da Iron Dames na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 3ª Hora

 



- Continua o trecho da Mulsanne com Slow Zone, ainda por conta do acidente do #13 da Tower Motorsport

- Os carros dos times americanos, Chip Ganassi e Penske, nas três primeiras posições

- A grande batalha deste momento continua a ser do #38 e #6 pela quinta posição nos Hypercar

- O motivo da parada de box da Corvette foi por conta de problemas no amortecedor, que foi trocado

- Porsche #5 nos boxes

- Enrosco entre os Porsche da Iron Lynx #60 e o da Proton na Tertre Rouge

- Disputa ferrenha entre o Ferrari #50 e o Porsche #6 na Mulsanne pela terceira posição. O italiano levou vantagem

- #709 da Glickenhaus nos boxes e com parte da dianteira danificada

- A batalha do terceiro ao quinto tem sido o ponto alto até aqui. Hertz Team Jota #38 e Ferrari #50 nos boxes e para complicar, o #51 também foi aos boxes e está logo atrás

- Talvez tenhamos chuva logo mais em Sarthe, o que passa a dificultar ainda mais numa prova que tem sido bem acidentada até aqui

- Porsche #6 com um furo lento em um dos pneus

- Porsche #6 e Toyota #7 nos boxes

- Acidente entre a United Autosport e um dos Porsche da Proton. Ambos continuaram. Slow Zone continua no local

- Chuva em Le Mans

- Toyota #8 nos boxes

- A chance de chuva forte é grande

- Pista bem molhada da Mulsanne em diante

- No entanto, parte da reta dos boxes com sol

- Cadillac #2 foi para o boxes e a liderança é do Ferrari #50. Peugeot #94 em grande momento, ocupando o segundo lugar

- Chuva muito forte neste momento.

- Ferrari #100 na gravilha do final da Mulsanne, exatamente onde está chovendo forte.

- Momento bem crítico, já que tem partes secas e outras bem molhadas.

- SC na pista

- Glickenhaus #709 no muro, #porsche 86 roda e bate e Cadillac #3 também rodou e voltou, tudo antes de chegarem na Porsche Curve

- Foi uma situação bem complicada neste trecho com vários carros escapando
 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 2ª Hora

 



- Toyota #7 nos boxes, tendo largado com os macios. O gêmeo #8 continua na liderança

- #36 da Alpine nos boxes após ter liderado algumas voltas na LMP2

- #31 da WRT continua liderando na LMP2

- Os Porsches continuam juntos e com bom andamento

- Toyota #8 deixa a liderança para ir aos boxes. Ferrari #51 é a nova líder na Hypercar

- O #4 da Vanwall, que ocupa a 14ª posição, esteve nos boxes e já retornou

- Cadillac #3 em segundo neste momento e com bom andamento

- Briga muito boa envolvendo Ferrari, Cadillac, Porsche e Toyota. Uma grande disputa da quarta posição para trás

- Corvette #33 recolhido para os boxes.

- Graff e Duqueine se tocaram na entrada da chicane Motul.

- Batida forte do carro da Nielsen Racing na freada da primeira chicane

- Slow zone naquele local

- Ferrari #50 e Cadillac #3 nos boxes.

- Corvette de volta à prova com duas voltas de atraso

- Os Porsches muito bem na LMGTE AM

- #13 da Tower Motorsport acidentado na Mulsanne. Slow Zone no local

- Aparentemente houve um toque com um dos Alpines

- Peugeot #94 nos boxes

- Ferrari #21 da AF Corse acertou o Cadillac #3 na chicane Dunlop.

- Cadillac #3 nos boxes para os reparos na traseira.

- Vários trechos em Slow Zone

- Disputa muito boa entre o #38 da Hertz Team Jota e o #6 da Penske

- Liderança para o Cadillac #2 no Hypercar; #41 do Team WRT na LMP2; #56 da Project 1 na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 1ª Hora

 



- Largada sem maiores problemas, apesar do contato entre o Porsche #75 e o #Toyota #8.

- Acidente de um dos Cadillac #311 na saída da primeira chicane da Hunaudieres. Carro totalmente avariado, com a suspensão dianteira quebrada

- Ferrari #51 caindo na tabela

- Safety car já acionado por conta das peças do acidente do Cadillac #311

- #32 da Inter Europol  na gravilha da primeira chicane

- A prova continua neutralizada com SC

- #35 da Alpine e #38 da Hertz Team JOTA nos boxes, assim como outros carros

- Barreira de pneus e guard rail sendo reparadas.

- Os reparos no Cadillac #311 continua a todo vapor nos boxes da Action Express

- Vários carros estão nos boxes neste momento

- #43 da DKR com alguns reparos no carro, já sem o capo traseiro

- A prova continua com em SC

- Relargada em Le Mans

- Boa batalha entre o Porsche #5 e o Peugeot #93

- Os Porsche da Penske em bom ritmo. E os dois Ferrari na cola do Toyota #7

- Ferrari #50 assume a segunda posição

- Os Porsche conseguiram chegar nos primeiros colocados, exceto o Toyota #8 que segue líder com boa vantagem

- Ferrari #50 foi para os boxes

- Primeira hora terminando da melhor forma possível, com uma grande batalha entre os primeiros.

- Porsche #75 assume a segunda posição sobre o Toyota #7

- Liderança do #8 na Hypercar; #41 da WRT; #21 da AF Corse

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...