segunda-feira, 9 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Mudanças na Iron Dames para Le Mans


Segundo o site Endurance Info, Sarah Bovy substituirá Michelle Gatting no comando do Porsche #85 da equipe nesta 93ª Edição das 24 Horas de Le Mans. 

Michelle Gatting teria se machucado durante o Test Day e a equipe, de imediato, escalou Sarah Bovy que já esteve na tripulação da equipe em 2024. 

“Iron Dames e Manthey lamentam anunciar que Michelle Gatting não participará das 24 Horas de Le Mans deste ano após sofrer fraturas no pé durante uma troca de piloto nos boxes na sessão de testes de ontem” comunicou a equipe agora há pouco. 

domingo, 8 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Test Day

(Foto: ACO)

Após dias de pesagens e festas para os fãs em Le Mans, os 62 carros que estarão nessa 93ª 24 Horas de Le Mans ganharam a pista para as primeiras impressões neste Test Day que é dedicado para que todos tenham contato com o circuito de La Sarthe antes das atividades oficiais. E isso foi muito importante, pois alguns trechos do traçado de 13km sofreram recapeamento. 

(Foto: Le Cavalier Rosso/ Twitter)
A parte da manhã viu a Ferrari comandar o melhor tempo entre os Hypercar - e geral - através do 499P
#83 da AF Corse. Robert Kubica anotou o tempo de 3'27''010 quando a sessão estava pela metade; as outras duas Ferrari 499P do time principal ficaram na quarta e oitava posições (#51 e #50, respectivamente). Nesta sessão o Toyota GR010-Hybrid #8 ficou com a segunda colocação chegando aos 3'28''000, quase 1 segundo atrás do #83 com Brendon Hartley cravando a marca no final da sessão; o outro Toyota #7, que leva as cores do legendário GT One, ficou em nono. A Cadillac apareceu em terceiro com o #38 da Hertz Team Jota marcando 3'28''491. 

A LMP2 viu  a RLR M Sport #16 conquistar o melhor tempo da sessão com o tempo de 3'36''593, 0'260 melhor que o #37 da CLX-Pure Rxcing que terminou em segundo. A terceira posição foi para o #43 da Inter Europol com o tempo de 3'36''927 - esta equipe teve o seu outro carro, o e #34, acidentado durante a sessão quando Luca Ghiotto escapou nas temidas Curvas Porsche e bateu, danificando a dianteira e traseira do protótipo. De todo modo, serviu para o teste de Safety Car fosse realizado. 

Na LMGT3 a Akkodis ASP Team esteve muito bem conseguindo posicionar seus dois Lexus nas três primeiras posições: o #87 teve a sua melhor marca - 3'57''109 - feita por José Maria Lopez no momento que ele fazia uma simulação de prova e o #78 ficou com o terceiro tempo ao cravar 3'57''807. A Ferrari #21 da Vista AF Corse quebrou essa sequência ao fechar na segunda posição com o tempo de 3'57''378.

Abaixo, os dez melhores de cada classe na 1ª Sessão:




A parte da tarde viu a Toyota quebrar os cronômetros ao anotar 3'26''246 também com Brendon Hartley logo na primeira hora da segunda sessão. Essa marca do neozelandês foi sete décimos melhor que a do Test Day de 2024. Assim como a Toyota, a Ferrari viu James Calado posicionar o #51 na segunda posição com o tempo de 3'26''777 - as duas equipes foram as únicas a andarem na casa de 3'26 nesse domingo. A terceira posição ficou para o Alpine #36 com Mick Schumacher sendo o responsável pela melhor volta, chegando aos 3'27''313. 

Essa sessão viu três bandeiras vermelhas serem acionadas e uma delas veio de carros da Hypercar. O BMW M Hybrid #20 ficou parado nas Curvas Porsche quando Sheldon Van Der Linde estava no comando e foi recolhido para os boxes. 

(Foto: United Autosports/ Twitter)
A LMP2 também teve uma melhora no tempo mais rápido em vista ao que foi feito pela manhã: Pietro
Fittipaldi, no comando do #22 da United Autosports, fez o tempo de 3'35''770. A segunda posição foi para o #29 da TDS Racing com o tempo de 3'36''225 através de Mathias Beche. Em terceiro - e primeiro na subclasse AM da LMP2 - aparece o #199 da AO By TF com o tempo de 3'36''540 feito por Louis Deletraz. 

O #11 da Proton Competition, com Gianluca Roda no comando, sofre um acidente perto da zona de Indianápolis quando a sessão se aproximava para a sua meia hora final. As barreiras ficaram danificadas, o que atrasou bastante o reinicio da atividade. O piloto está ok!

Mais uma vez o Lexus #87, e outra vez com Lopez, esteve no comando dos LMGT3 e dessa vez baixando a sua marca da manhã em quase dois segundos - 3'55''276. Assim como foi pela manhã, eles foram seguidos pela Ferrari #21 da AF Corse com Alessio Rovera anotando 3'56''835 e a terceira posição ficando para a Ferrari #57 da Kessel Racing que fez o tempo de 3'56''993, cortesia de Casper Stevenson. 

Os carros voltam ao circuito para iniciar os trabalhos oficiais na quarta-feira, com os primeiros treinos livres e qualificações. 

Abaixo os dez melhores de cada classe nessa segunda sessão:  




93ª 24 Horas de Le Mans - Imagens

 


Algumas imagens dos dois dias de pesagem e também do desfile pelas ruas de Le Mans

sábado, 7 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Pesagem Dia 2

(Foto: Antonin Vicent/ ACO)

Os últimos 23 carros foram para a vistoria técnica hoje em Le Mans, na Place de La République. Dessa vez, os grandes favoritos estiveram nessa importante - e festiva - atividade. 


Talvez a grande pergunta para esta edição de número 93 da grande prova é de quem poderá parar a Ferrari. Seja no campeonato deste ano, seja nas duas últimas edições das 24 Horas de Le Mans, a equipe italiana tem sido absoluta e neste ano, embalada com três grandes vitórias, é impossível não indicá-los como grandes favoritos a vencer. Apesar de todo essa favoritismo, eles sabem dessa possibilidade, mas também reconhecem que a batalha será bem mais acirrada para este ano. Podemos vencer a corrida novamente, mas será ainda mais difícil, porque a competição está mais acirrada", comenta Antonio Giovinazzi, o vencedor de 2023 junto de Alessandro Pier Guidi e James Calado no 499P #50. Robert Kubica pensa da mesma forma, ele que estará no comando do 499P #83 da AF Corse com Yifei Ye e Philip Hanson: Terminar as 24 Horas de Le Mans é sempre um desafio, então vencê-la é outra história. Mal posso esperar para a corrida começar. Nosso carro está ainda mais competitivo do que no ano passado."


O momento da Porsche com seus 963 no Mundial de Endurance não tem sido dos melhores, bem diferente da base americana que tem feito uma campanha impressionante no IMSA com as conquistas nas 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring - para falarmos apenas das provas maiores - mas sabemos da força da fábrica alemã em La Sarthe e juntando com o desejo de Roger Penske, que espera conquistar a sua primeira 24 Horas de Le Mans, abre a possibilidade de chegarem bem ao final do dia 15 de junho. A mentalidade dos pilotos, sabendo separar a condição da equipe no campeonato do preparação para a grande prova, mostra o quanto a Porsche leva muito a sério o lugar onde a marca passou a ser uma das grandes legendas do Endurance Mundial. Mathieu Jaminet, que conduzirá  963 #5 com Julien Andlauer e Michael Christensen, comenta justamente neste sentido: 
Não devemos nos preocupar com o nosso difícil início de temporada. Estaremos lá para as 24 Horas". Michael Christensen também comentou sobre o trabalho em melhorar o 963 para Le Mans: "Tentamos otimizar o carro e a equipe. Fizemos atualizações mecânicas e aerodinâmicas em nosso hipercarro".


Por pequenos detalhes a Toyota ficou com dois segundos lugares nas duas últimas edições das 24 Horas de Le Mans, mas isso não os abala e com certeza estão apostando na longa experiência da equipe e pilotos para escreverem pela sexta vez o nome da fabricante japonesa em La Sarthe. David Floury, diretor técnico da Toyota, destaca o empenho de todos em reconquistar a prova: 
"Não almejamos nada além da vitória". Brendon Hartley, que estará ao lado de Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa no GR010 Hybrid #8, entende que a batalha será intensa: "Há muitas questões em torno desta 93ª edição" e Buemi segue a mesma opinião: "A vitória será decidida por muito pouco". Mike Conway, que estará no #7 junto de Nicky De Vries e Kamui Kobayashi, destaca algumas evoluções no GR010- Hybrid: "Tentamos diferentes opções no carro, esperamos colher os frutos aqui". 


Jamie Chadwick será uma das seis mulheres que estarão presentes para essa 93ª Edição das 24 Horas de Le Mans. Ela, que estreará na clássica francesa, estará no comando do Oreca 07-Gibson #18 da Idec Sport da LMP2 junto de Andre Lotterer e Mathys Jaubert. Jamie, que venceu recentemente as 4 Horas de Barcelona no ELMS, destaca o sonho de estar competindo nas 24 Horas de Le Mans e ansiedade em pilotar no mítico traçado francês: 
Participar das 24 Horas de Le Mans é a realização de um sonho para mim. Todos estão me aconselhando a administrar bem meu tempo e energia. Mal posso esperar para sentar ao volante do carro amanhã para o Dia de Teste. Nós nos preparamos bem e sei que posso contar com a experiência dos meus companheiros de equipe”.

Amanhã inicia o Test Day com a atividade sendo dividida em duas partes: das 5:00 às 8:00 a primeira parte e a segunda a partir das 10:30 às 13:30, sempre no horário de Brasília. 

FOTOS: Dailysportscar.com

sexta-feira, 6 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Pesagem Dia 1


Podemos dizer que a festa em Le Mans começa a partir do tradicional Scrutineering? Sem dúvida alguma esse momento tem se tornado um clássico para aqueles que esperam ansiosamente para terem os primeiros contatos com equipes, carros e pilotos na Place de La République. É o start para a grande semana desta 93ª Edição das 24 Horas de Le Mans. 

Entre carros das classes Hypercar, LMP2 e LMGT3, foram 39 inspecionados nesta sexta-feira e entre uma inspeção e outra, entremeadas a autógrafos e fotos, alguns personagens que farão parte dessa grande edição falaram com o site oficial das 24 Horas de Le Mans.


Sendo o primeiro para este dia inicial de inspeção, é uma bom sinal? O BMW Team WRT teve um dos seu BMW M Hybrid V8 abrindo a fila dos carros a serem inspecionados. Vicent Vosse, chefe da equipe, analisou a atual fase da equipe e manteve a cautela, esperando para ver como serão os testes do próximo domingo:  "Temos feito progressos constantes desde junho de 2024. Entendemos melhor o carro. Tivemos algumas boas corridas no final da temporada passada, mas também em 2025. Apesar disso, não sabemos realmente o que esperar aqui, porque o circuito é diferente dos outros. No domingo, após o Dia de Teste, teremos uma primeira opinião sobre o nosso nível de desempenho."

No entanto, Dries Vanthoor, que estará no comando do BMW M Hybrid V8 #15 junto de Rafaelle Marcielo e Kevin Magnussen, foi direto ao ponto indicando que sim, eles tem uma grande chance: “Podemos vencer a corrida”.



A Peugeot experimentou um breve sucesso em algumas horas na edição de 2023, quando ela estreou no campeonato naquele ano. De lá para cá, com uma nova abordagem para com os 9X8, teve alguns bons momentos e nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, última etapa do WEC, estiveram muito bem na prova. Löic Duval, que estará na pilotagem do 9X8 #94 junto de Malthe Jakobsen e Stofel Vandoorne, se apega na boa apresentação da equipe em Spa: “Durante a as 6 Horas Total Energies de Spa-Francorchamps, lutamos na frente com as Ferraris, BMWs e Toyotas. O resultado da corrida não foi o que esperaávamos, mas tivemos o desempenho necessário para colocar os dois carros entre os 5 primeiros.”. Prestando atenção nas palavras de Jean-Marc Finot, chefe de automobilismo da Stellantis, talvez tenha alguma esperança de que a Peugeot consiga mesmo um bom papel nesta edição frente aos grande concorrentes: “Vamos lutar para fazer a melhor participação possível. Nunca na história do automobilismo vimos tantos fabricantes participarem. Vamos experimentar 24 horas de suspense”.

 

 


Ainda entre os donos da casa, a Alpine espera ter uma jornada bem melhor que a do ano passado quando perdeu seus dois carros num curto espaço de tempo, incluindo um belo estouro de motor. Os últimos resultados foram bem animadores com pódios nas últimas etapas, inclusive, chegando a desafiar a Ferrari em Spa. De todo modo, apesar dos bons momentos em provas passadas, Bruno Famin, Diretor da Alpine Motorsport, reconhece que Le Mans é outro mundo e requer cautela: “Foi realmente gratificante. Apesar disso, as 24 Horas de Le Mans tem suas especificidades e dificuldade. Não devemos nos deixar levar. Vamos nos concentrar em continuar progredindo. O punico objetivo que estabelecemos para nós mesmo é não nos arrenpendermos no domingo, 15 de junho.”

 

 


A Cadillac tem sido constantemente apontada como uma força para vencer a grande prova nos últimos anos, mas problemas, acidentes e enroscos com outros competidores, tiraram dos carros americanos a possibilidade de pegarem o lugar mais alto do pódio. Para esta edição, serão quatro carros para três equipes e espera-se que um grande resultado. Sébastien Bourdais, que estará ao lado de Earl Bamber e Jenson Button no Cadillac V-Series #38 do Hertz Team Jota, destaca a evolução neste ano: “Mostramos bons resultados desde o ínicio da temporada; é preciso dizer que a equipe está ganhando impulso. A Cadillac instalou um novo chicote eletrênico no carro, o que resultou em um período de adaptação. Nas 6 Horas de Spa-Francorchamps da Total Energies, demonstramos um bom nível de desempenho, terminando em quinto e sexto lugares. O carro tem potencial, então todos sonhamos com um grande resultado.”



O retorno da Aston Martin, até aqui, não tem sido dos melhores, mas a sua marca mais presente, além da beleza incontestável dos Valkyrie, é a sinfonia do V12 que o coloca em pé de igualdade com os V8 da Cadillac em termos de preferência do público. O experiente Harry Tincknell, que conduzirá o #007 junto de Tom Gamble e Ross Gun, destaca o trabalho pesado nos últimos meses para levar o Aston Martin Valkyrie no nível dos demais: “É muito emocionante participar da corrida com este carro. Ele tem potencial para se tornar uma lenda. De qualquer forma, esse é o destino que queremos oferecer a ele. Nos últimos seis meses, tanto nos testes quanto durante as corridas, trabalhamos duro para fazê-lo progredir em termo de desempenho e confiabilidade. Hoje, podemos dizer que ele melhorou em todas as áreas”.

 

Nos LMP2 a batalha pela vitória é sempre a mais apertada das classes, sobrepondo até mesmo aos GTs em edições anteriores. Não é de estranhar que velhos conhecidos queiram escrever o seus nomes na história de Le Mans nesta classe.

 A Inter Europol Competition já teve bons momentos em Le Mans, mas nunca chegou a vitória. Mas seria esta edição a grande chance? Para Tom Dilmann, que pilotará o Oreca 07-Gibson #43 da equipe junto de Jakub Smiechowski e Nick Yelloly, é uma ótima oportunidade: “O objetivo é vencer. Temos a equipe e a tripulação para alcançá-lo. Apeasr disso, há muitos parâmetros a dominar. É preciso ser muito sério, muito focado... e estar pronto para enfrentar todas as condições. Este ano, vencemos as 12 Horas de Sebring. Se pudéssemos vencer as 24 Horas de Le Mans, seria ótimo”.

 


Outro carro querido pelos torcedores, o Oreca #99 da AO By TF com a liverý do “Dragão”, também estará nessa batalha para buscar escrever o seu nome na galeria de campeões desta classe nas 24 Horas de Le Mans. P.J Hyett, que estará junto de Dane Cameron e Louis Deletraz, acredita na equipe incorporando o espírito do simpático mascote para chegar ao triunfo: “Na equipe, todos estão trabalhando para colocar o carro na frente. Um dragão está representado em nossa carroceria e é assim que estaremos na pista”.

 

Na LMGT3 a batalha promete ser intensa, claro. A herdeira natural das classes LMGTE-PRO e AM, teve bons momentos na edição de 2024 que marcou a primeira sob o regulamento consagrado GT3 e para este ano, com novos players na disputa, tende a ser bem interessante.

A United Autosports, com seu par de Mclaren 720S LMGT3 EVO, vem embalada em torno das festividades dos 30 anos da única conquista da Mclaren nas 24 Horas de Le Mans com o legendário Mclaren F1 GTR na edição de 1995. Uma conquista nessa classe seria algo bem interessante para ir pavimentando a ida da Mclaren à classe principal em 2027. Grégoire Saucy, piloto do #59 ao lado de James Cottingham e Sébastien Baud, se apega a marca festiva e o bom desempenho do 720S para chegar à vitória: “Este aniversário nos deixa ainda mais ansiosos para vencer. Estamos confiantes porque sabemos que o carro é capaz.”

 


Se existe um retorno que sempre mexe com os sentimentos daqueles acompanham a história das 24 Horas de Le Mans, esse é o da Mercedes. Seja em qual for a classe, a presença da equipe da heráldica de três pontas é sempre celebrada, ainda mais nesta edição onde os três AMG LMGT3 da Iron Lunx estarão com o clássico prata como livery para homenagear o icônico Sauber C9 Mercedes que venceu a edição de 1989. Ainda que seja especial este retorno à Le Mans e também a homenagem, Maxime Martin, que fará trio com Martin Berry e Lin Hodenius no #61, destaca o foco em fazer uma corrida sem incidentes para todos possam chegar ao final da maratona dos dias 14 e 15 de junho: “Participar das 24 Horas de Le Mans é sempre uma experiência excepcional, mas contribuir para o retorno da Mercedes é ainda mais especial. Agora, temos que dar o nosso melhor para chegar à linha de chegada. Temos que fazer uma corrida limpa. Seria pretencioso dizer que podemos vencer na primeira tentativa.”

As inspeções continuam amanhã e ao final do dia acontece o desfile pelo centro da cidade de Le Mans.

FOTOS: Dailysportscar.com

quinta-feira, 5 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - O BOP para as categorias Hypercar e LMGT3

(Foto: Julien Dalfosse/ Sportscar 365)


As listas das categorias Hypercar e LMGT3 indicando o Balance Of Performance - o famoso BOP - foi divulgado hoje - ainda que o dos carros Hypercar já tivessem aparecido anteriormente, mas nesta quinta as coisas vieram à tona. 

Abaixo os ganhos e perdas de cada equipe da Hypercar: na primeira lista o BOP para esta edição e a segunda comparando os BOPs usados em Spa neste ano e e na edição de 2024 das 24 Horas de Le Mans:

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Na LMGT3 os carros tiveram perda de peso considerável: os Aston Martin Vantage e Ford Mustang perdem 9kg; BMW M4 e Mclaren 720S perderam 11kg; Corvette Z06 14kg; Ferrari 296 13kg; Lexus RC F 1kg; Porsche 911 GT3R 12kg. O Mercedes AMG GT3 mantém o peso de 1.360kg. 

Abaixo a tabela de BOP para esta edição de 2025 e a tabela em laranja correspondente à edição 2024.

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93ª 24 Horas de Le Mans - Outros nomes para o Test Day em Le Mans


O Cadillac V-Series do Hertz Team Jota já em Le Mans
(Foto: Jonathan Grace/ Sportscar 365)

O Dia de Testes em La Sarthe não se limita apenas a ver se está tudo ok com os carros, mas também para que os pilotos, mesmos aqueles que fiquem apenas na reserva para qualquer eventualidade, possam estar muito bem familiarizados com o percurso da prova e com o bólido. E desta vez, não será diferente. 

Especialmente as equipes da Hypercar terá um piloto a mais para testar os carros, sendo que em alguns casos, como o de Earl Bamber, estará dividido em duas frentes neste domingo: o piloto neozelandês estará no comando dos dois Cadillac V-Series da Hertz Team Jota - equipe qual ele defende no WEC - assim como no #311 da Action Express Racing que compete regularmente no IMSA. A sua missão neste domingo é verificar se está tudo de acordo entre os carros das duas equipes, onde ele destacou que a sua função é "comparar o equilibrio e sensação" destes. No Cadillac V-Series da Wayne Taylor, que contará com a presença dos irmãos Rick e Jordan Taylor junto de Filipe Albuquerque, Louis Deletraz foi escalado para ajudar nessa tarefa - Deletraz estará no comando do Oreca #199 da AO By TF na LMP2 tanto no dia dos testes, como no fim de semana da prova, mas o destino pode lhe dar uma oportunidade de subir de classe caso Felipe Drugovich, escalado na tripulação do Cadillac #311 da Action Express, tenha que substituir Lance Stroll no GP do Canadá. A principio, o piloto brasileiro estará no Test Day. 

O Porsche Penske Motorsport terá seus pilotos titulares no teste e junto deles, nos três carros, Nico Müller fará os testes. Nos Peugeot 9X8, Théo Pourchaire foi escalado nos dois - ele também estará no Oreca #25 da Algarve Pro Racing na LMP2. A Toyota trouxe seu velho conhecido José Maria Lopez para ajudar os trios titulares nos dois GR0-10 Hybrid - ele que também estará no comando do Lexus RC F #87 da Akkodis ASP Team na LMGT3. Philipp Eng estará nos dois BMW M Hybrid.

As Ferrari 499P, o Porsche 963 da Proton Competition, Aston Martin com seus dois Valkyrie e os dois Alpine A424 não escalaram pilotos adicionais para os testes. 

Algumas equipes na LMP2 também escalaram pilotos para o Test Day de domingo, como os casos da Algarve Pro Racing que contará com a presença de Sophia Flörsch no #25 enquanto que no #43 da Inter Europool Competition Bijoy Garg estará ajudando a tripulação. 

Na LMGT3 até o momento, nenhuma noticia das equipes sobre adição de algum piloto para o Test Day.

Aqui, a lista de confirmados para o Dia de Testes em Le Mans

93ª 24 Horas de Le Mans - Horas 23 e 24