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(Foto: Speedcafe.com) |
Parecia que as coisas estavam bem encaminhadas para que a Porsche levasse mais uma vez a pole em Le Mans, assim como fizera em 2024, mas desta vez posicionando os Porsche #5 e #4 nas duas primeiras posições. O tempo de 3'23''475 feito por Mathieu Jaminet no Porsche Penske #5 tinha sido bom o suficiente até certo ponto, tanto que Alex Lynn, com o Cadillac #12 da Hertz Team Jota, conseguiu se colocar entre os dois Porsche Penske, mas ainda ficando três décimos atrás de Jaminet. Mas enquanto os dados então rolando, existe jogo.
Alex Lynn melhorou seu ritmo e perto de baixar a bandeira quadriculada ele conseguiu desalojar o Porsche #5 da primeira posição com o tempo de 3'23''166, conseguindo três décimos de vantagem sobre ele. Mas ainda faltava o outro Cadillac da equipe, o #38 e que estava sendo pilotado pelo veloz Earl Bamber, mas este ainda faltou um tanto de velocidade para que pudesse roubar de seu companheiro de equipe a pole position. Sem ninguém para ameaçar, a Cadillac se impôs e colocou os dois carros operados pelo competente Team Jota na primeira fila. Foi a primeira pole de um carro americano em Le Mans desde 1967, quando Bruce Mclaren, que estava em dupla com Mark Donohue, levou o Ford GT40 #2 ao primeiro posto.
Talvez os destaques negativos tenham sido a falta de velocidade dos Ferrari 499P, que viram os #51 e #83 ficarem de fora na no Hiperpole 1 e da Toyota, ainda que dificilmente conseguissem algo a mais nesse Hyperpole 2, com o #8 ficando na 10ª posição após um erro de Sebastien Buemi no inicio dessa sessão fazendo com que recolhesse para os boxes mais cedo.
Na LMP2 o #29 da TDS Racing travou ótima disputa contra o #43 da Inter Europol e o #199 da AO By TF no Hyperpole 2, onde acabou conquistando a pole dessa classe com o tempo de 3'35''062 com dois décimos de avanço sobre o #43 e três sobre o #199. O #22 da United Autosports, conduzido por Pietro Fittipaldi nessa sessão, fechou em quinto nessa classe.
Na LMGT3 a Heart Of Racing, com o seu Aston Martin #27, quebrou o favoritismo dos demais e conquistou a pole nessa classe com o tempo de 3'52''782. A segunda posição ficando para o #21 da AF Corse com a marca de 3'53''085 e a terceira para o BMW #46 do Team WRT com o tempo de 3'54''966.
De se destacar o ótimo trabalho da Iron Lynx com o seu Mercedes #61 conquistando a quarta posição, dando um refresco para a equipe que teve problemas com seus outros dois carros - inclusive, precisando trocar o chassi do #63 que teve o acidente no primeiro treino livre.
Talvez a decepção fique para os Lexus da Akkodis, especialmente o #78, que sempre esteve entre os primeiros treinos livres, mas nas tomadas de qualificação não conseguiu repetir o ritmo. Nesta, o #78 ficou na oitava posição