quinta-feira, 12 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Ferrari comanda o último treino livre

(Foto: DailySportscar)

Depois das emoções da Hyperpole, as equipes voltaram à pista para a realização do quarto e derradeiro treino livre em Le Mans. O quarto treino, assim como foi o segundo, serve especificamente para ambientação na parte noturna. 

A Ferrari, através do #83 da AF Corse, ficou com a primeira posição dos Hypercar com a marca de 3'26''523. A segunda posição ficou para a Ferrari #50 com o tempo de 3'27''456, seguido pelo Cadillac #311 da Action Express com o tempo de 3'27''780. 

Na LMP2 a primeira posição foi para o #48 da VDS Panis Racing atingindo a marca de 3'38''302, seis décimos melhor que o pole dessa classe que é o #29 da TDS Racing que fez a marca de 3'38''930. A terceira posição ficou para o #183 da AF Corse com o tempo de 3'38''975.

A Akkodis voltou a liderar na classe LMGT3, dessa vez com o Lexus #87 marcando 3'55''057. A segunda posição ficou para o Aston Martin #10 da Racing Spirit Of Le Mans marcando 3'56''225 e a terceira posição ficando para a Ferrari #54 da AF Corse com o tempo de 3'56''433. 

Com as sessões de treinos livres e qualificações encerradas, carros e pilotos voltam à pista para o warm-up e depois para a realização da 93ª 24 Horas de Le Mans a partir das 11 horas deste sábado. 


 



93ª 24 Horas de Le Mans - Hertz Team Jota doutrina na Hyperpole

(Foto: Speedcafe.com)

Parecia que as coisas estavam bem encaminhadas para que a Porsche levasse mais uma vez a pole em Le Mans, assim como fizera em 2024, mas desta vez posicionando os Porsche #5 e #4 nas duas primeiras posições. O tempo de 3'23''475 feito por Mathieu Jaminet no Porsche Penske #5 tinha sido bom o suficiente até certo ponto, tanto que Alex Lynn, com o Cadillac #12 da Hertz Team Jota, conseguiu se colocar entre os dois Porsche Penske, mas ainda ficando três décimos atrás de Jaminet. Mas enquanto os dados então rolando, existe jogo. 

Alex Lynn melhorou seu ritmo e perto de baixar a bandeira quadriculada ele conseguiu desalojar o Porsche #5 da primeira posição com o tempo de 3'23''166, conseguindo três décimos de vantagem sobre ele. Mas ainda faltava o outro Cadillac da equipe, o #38 e que estava sendo pilotado pelo veloz Earl Bamber, mas este ainda faltou um tanto de velocidade para que pudesse roubar de seu companheiro de equipe a pole position. Sem ninguém para ameaçar, a Cadillac se impôs e colocou os dois carros operados pelo competente Team Jota na primeira fila. Foi a primeira pole de um carro americano em Le Mans desde 1967, quando Bruce Mclaren, que estava em dupla com Mark Donohue, levou o Ford GT40 #2 ao primeiro posto. 

Talvez os destaques negativos tenham sido a falta de velocidade dos Ferrari 499P, que viram os #51 e #83 ficarem de fora na no Hiperpole 1 e da Toyota, ainda que dificilmente conseguissem algo a mais nesse Hyperpole 2, com o #8 ficando na 10ª posição após um erro de Sebastien Buemi no inicio dessa sessão fazendo com que recolhesse para os boxes mais cedo. 


Na LMP2 o #29 da TDS Racing travou ótima disputa contra o #43 da Inter Europol e o #199 da AO By TF no Hyperpole 2, onde acabou conquistando a pole dessa classe com o tempo de 3'35''062 com dois décimos de avanço sobre o #43 e três sobre o #199. O #22 da United Autosports, conduzido por Pietro Fittipaldi nessa sessão, fechou em quinto nessa classe. 

Na LMGT3 a Heart Of Racing, com o seu Aston Martin #27, quebrou o favoritismo dos demais e conquistou a pole nessa classe com o tempo de 3'52''782. A segunda posição ficando para o #21 da AF Corse com a marca de 3'53''085 e a terceira para o BMW #46 do Team WRT com o tempo de 3'54''966. 

De se destacar o ótimo trabalho da Iron Lynx com o seu Mercedes #61 conquistando a quarta posição, dando um refresco para a equipe que teve problemas com seus outros dois carros - inclusive, precisando trocar o chassi do #63 que teve o acidente no primeiro treino livre. 

Talvez a decepção fique para os Lexus da Akkodis, especialmente o #78, que sempre esteve entre os primeiros treinos livres, mas nas tomadas de qualificação não conseguiu repetir o ritmo. Nesta, o #78 ficou na oitava posição

93ª 24 Horas de Le Mans - Porsche Penske lidera o terceiro treino livre

(Foto: Porsche Motor Racing/ Twitter)

Este terceiro treino livre em Le Mans viu a Porsche Penske aparecer na última meia hora e cravar a melhor marca dos Hypercars: Mathieu Jaminet desalojou o Ferrari #51 da ponta e colocou o Porsche Penske #5 na liderança com a marca de 3'24''717. Esses minutos finais foram usados para stints de classificação, visando as duas Hyperpole de logo mais e isso foi bem visto quando Earl Bamber, nos últimos minutos, subiu o Cadillac #38 da Hertz Team Jota para a segunda posição com o tempo de 3'25''533 e a terceira posição ficando para o outro Cadillac #12 do Hertz Team Jota com o tempo de 3'25''609 feito por Will Stevens, mostrando o ótimo ritmo do carro americano operado pela Jota neste ano. 

Destaque para o Porsche Penske #4 com Felipe Nasr ao volante conseguindo o sétimo tempo no final da sessão. A Toyota, que sempre pontuou seus carros carros entre os primeiros nas sessões de treinos livres, ficou bem longe ao não se posicionar entre os dez primeiros. 

A LMP2 viu o #29 da TDS Racing fazer o melhor tempo na casa de 3'36''827, seguido pelo #23 da United Autosports chegando aos 3'37''436 e em terceiro o #43 da Inter Europol com a marca de 3'37''563. 

A classe LMGT3, que viu a liderança ficar com os Mclaren da United Autosports e depois com o Lexus da Akkodis, encerrou o treino com a liderança do Aston Martin #27 da Heart Of Racing marcando o tempo de 3'55''897, seguido pelo Porsche #92 1ST Phorm com o tempo de 3'55''934 e em terceiro o Lexus #78 da Akkodis chegando aos 3'56''024 assegurando o terceiro tempo. 

Logo mais, a primeira Hyperpole. 




quarta-feira, 11 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Toyota #8 lidera o segundo treino livre

(Foto: Daily Sportscar)

O segundo treino livre em La Sarthe serviu para que as equipes possam se ambientar com a parte noturna, que na corrida é tão importante quanto a matutina e vespertina. Algumas das situações mais críticas e até mesmo lances importantes e mudanças no panorama da prova, costumam acontecer neste momento. 

A Ferrari #83 teve por boa parte dessa sessão de duas horas o melhor tempo, mas ao término acabou sendo anulada por conta de track limits. Dessa forma, o Toyota #8 subiu para a primeira posição com o tempo de 3'26''156. O Cadillac #12 do Hertz Team Jota ficou com a segunda posição, mostrando mais uma vez o bom ritmo dos carros da equipe Jota. Em terceiro ficou o Ferrari #83. 

Ao final do treino, quando já havia sido encerrado, ouve um entrevero com o Toyota #8 e o Ferrari #57 da Kessel Racing quando ambos saiam das Curvas Porsche. Não ficou claro se houve um contato entre Ryo Hirakawa e o Ferrari pilotado por Casper Stevenson - um dos parceiros de Daniel Serra -, mas ambos tiveram os pneus furados com esse enrosco. 

Na LMP2  o #199 da AO By TF ficou com o melhor tempo nessa sessão alcançando 3'37''515, mais de 1s1 na frente do #22 da United Autosports. A terceira posição nessa classe pertenceu ao #37 da CLX-Pure Rxcing. 

Na LMGT3 a Akkodis doutrinou ao fazer a dobradinha com seus Lexus nessa classe: o #87 fez o tempo de 3'55''422, seguido de muito perto pelo gêmeo #78 que chegou ao tempo de 3'55''229. A terceira posição foi para o Porsche #92 da Manthey 1ST Phorm que ficou a meio segundo do Lexus #87. 

Durante a transmissão chegou a noticia de que o Porsche #6, que foi o pole na edição de 2024 e que na qualificação de hoje havia passado em quarto, acabou sendo desqualificado por estar abaixo do peso regulamentar. Dessa forma, eles vão largar da última posição e com isso o Aston Martin Valkyrie #009, que havia ficado na 16ª posição, está apto a participar do Hyperpole 1 de amanhã.

As atividades continuam amanhã com a realização dos treinos livres 3 e 4 e com a definição do grid para a 93ª 24 Horas de Le Mans. 


93ª 24 Horas de Le Mans - Classificação

(Foto: Hertz Team Jota/ Twitter)

Os Hypercars, assim como foi a sessão dos LMP2 e LMGT3 que fizeram as suas qualificações antes, também teve seus 30 minutos para que conhecêssemos os 15 melhores para o Hyperpole 1 de amanhã.

Foi uma sessão bem disputada com as principais equipes chegando a liderar a classe nessa qualificação. No final o Cadillac #12 confirmou o bom ritmo da Heartz Team Jota ao fazer o melhor tempo alcançando 3'22''847 - inclusive, batendo o recorde do circuito para os Hypercar. Ele foi seguido pelo #15 da BMW M Team WRT que fez 3'22''887 e em terceiro ficou o Ferrari #51 com o tempo de 3'23''163. A seguir os demais que asseguraram as posições para o H1 de quinta:

#6 Porsche Penske; #38 Cadillac Hertz Team Jota; #50 Ferrari AF Corse; #5 Porsche Penske; #20 BMW M Team WRT; #311 Cadillac Whelen; #36 Alpine Endurance; #8 Toyota Gazoo Racing; #83 AF Corse; #101 Cadillac WTR; #4 Porsche Penske; #35 Alpine Endurance

Para as classes LMP2 e LMGT3 foram 30 minutos para que os 12 melhores avançassem para a Hyperpole 1 que será realizada amanhã, onde os oito primeiros de cada uma dessas classes seguirão para a Hyperpole 2, onde conheceremos os poles de cada classe. 

Na LMP2 o mais rápido foi o #199 da AO By TF com Louis Deletraz assumindo a ponta no final da qualificação ao fazer 3'35''472; em segundo aparece o #23 da United Autosports e em terceiro o #45 da Algarve Pro Racing. Além dos três primeiros, outros nove avançaram para o H1 de amanhã nessa classe:

#29 - TDS Racing; #22 - United Autosport; #48 VDS Panis Racing; #25 Algarve Pro Racing; #43 Inter Europol Competition; #28 IDEC Sport; #16 RLR M Sport; #183 AF Corse; #37 CLX Pure Rxing

Na LMGT3 a batalha pela melhor marca trouxe alguns players que até então, contando com o Test Day e primeiro treino livre, estavam escondidos. O BMW #46 do Team WRT fez o melhor tempo da sessão chegando aos 3'56''875, seguido pelo Aston Martin #27 da Heart Of Racing com 3'57''083 e em terceiro o Porsche #92 da Manthey 1ST Phorm com o tempo de 3'57''255. A seguir, os demais que avançaram para o H1 de quinta-feira:

#78 Akkodis ASP Team; #81 TF Sports; #88 Proton Competition; #193 Ziggo Sport Tempesta; #59 United Autosports; #21 Vista AF Corse; #54 Vista AF Corse; #61 Iron Lynx; #95 United Autosports

Ás 16:45 acontece o segundo treino livre em La Sarthe. 


93ª 24 Horas de Le Mans - Cadillac lidera o primeiro treino livre

 

(Foto: Daily Sportscar)

As atividades oficiais para a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans teve seu inicio com a primeira sessão de treinos livres com duração de três horas. 

Apesar de um período onde Ferrari e Toyota estiveram nas três primeiras posições nas duas primeiras horas - com os dois carros japoneses em segundo e terceiro, com o Ferrari #50 na ponta - Sébastien Bourdais tratou de quebrar essa sequência na quando a faltavam 45 minutos para o fim ao colocar o Cadillac #38 do Hertz Team Jota na liderança com a marca de 3'25''148. A segunda colocação ficou para o Ferrari #50 com o tempo de 3'25''302 e a terceira para o Porsche Penske #6 com a marca de 3'25''568. 

A Toyota se posicionou nas posições 4 e 9 com os GR010 #8 e #7, respectivamente. Além do #6 na terceira posição, a Porsche Penske ainda teve os #5 e #4 entre os dez primeiros. 

Na LMP2 a liderança foi do #16 da RLR M Sport ao cravar a marca de 3'36''888, seguido pelo #43 da Inter Europol com o tempo de 3'37''125 e a terceira posição para p #45 da Algarver Pro Racing em terceiro fechando com 3'37''342. 

A LMGT3 parece ser uma extensão do que vimos no Test Day de domingo, com o Lexus #78 da Akkodis ASP Team sendo o mais veloz com o tempo de 3'57''248. A segunda posição, assim como no domingo, foi da Ferrari #54 da AF Corse com o tempo de 3'57''295 e em terceiro o Aston Martin #10 da Racing Spirit Of Le Mans com a marca de 3'57''344. Nessa classe, foram 14 carros no mesmo segundo.

Como principal ocorrência nesse primeiro treino livre, o acidente com o Mercedes #63 da Iron Lynx na freada para a chicane Dunlop que causou bandeira vermelha. O piloto está ok. 

A partir das 13:30 se inicia a primeira qualificação.




terça-feira, 10 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Peugeot vence o Pit Stop Challenge

 








A festa dos mecânicos da Peugeot após a vitória na quarta edição do Pit Stop Challenge, que acontece sempre nas terças que antecedem o inicio das atividades oficiais para as 24 Horas de Le Mans. 
Neste ano, eles fizeram a marca de 8s 830 (no 9X8 #93) e desbancaram os rivais da Ferrari Hypercar que trocaram os pneus dos dois 499P na casa dos 9 segundos - 499p #50 9s050 e 499P #51 9s140. 
A Iron Dames chegou liderar o desafio logo no início com o tempo de 9s 530 com o Porsche 911 GT3 R LMGT3 #85 - tempo suficiente para dar a equipe a conquista na classe LMGT3. 
Na LMP2 a vitória foi para o Oreca 07 Gibson #189 da AF Corse com o tempo de 10s 440.

FOTOS: Peugeot Sport/ Twitter

93ª 24 Horas de Le Mans - Horas 23 e 24