sábado, 14 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - 3ª Hora

(Foto: BMW Motorsport/ Twitter)

- Cadillac #12 e Ferrari #50 em suas paradas de box neste momento

- Batalha entre o BMW #46 e o Corvette #33 pela sexta posição; o Corvette #33 acabou indo para a sua parada de box

- Porsche #5 em sua parada de box. Sai Andlauer e entra Jaminet para comandar o Porsche

- Ferrari #51 em sua parada e também trocando os pilotos, com Giovinazzi assumindo o comando

- Porsche #6 é o líder no momento, com o Ferrari #83 em segundo. Porsche #4 é o terceiro

- Felipe Drugovich assume o comando do Cadillac #311, que está na 7ª posição

- Porsche #6 em sua parada de box neste momento

- Ferrari #83 lidera na Hypercar, seguido pelo Peugeot #94 devido as paradas de box

- Batalha pesada entre os Cadillac da Hertz Team Jota vs o BMW #20 pela 10ª posição; tráfego pesado para eles neste momento com os carros da LMGT3

- Nesse entrevero, houve um toque entre o Ferrari #51 e o Cadillac #12 na segunda chicane da Hunaudieres/ Mulsanne

- Ferrari #51 supera o BMW #15 pela sexta posição

- BMW #20 na cola do Cadillac #12 pela 10ª posição

- Batalha pesada entre o Ferrari #51 e o Toyota #8 pela quinta posição

- Ferrari #51 supera o Toyota #8 na briga pela quinta posição

- Outra disputa que se avizinha é entre o Porsche #5 que lidera a prova vs o Ferrari #50

- Ferrari #50 de Antonio Fuoco supera o Porsche #5 de Mathieu Jaminet na disputa pela liderança da Hypercar e geral

- BMW #15 de Dries Vanthoor na caça ao Toyota #8 pela 6ª posição

- Porsche #6 chegando no gêmeo #5 para a disputa da segunda posição na geral e Hypercar

- Porsche #6 supera o #5 e é o segundo na classe

- Disputa interessante entre o Mustang #77 da Proton vs o Lexus #87 da Akkodis e o Porsche #92 da Manthey pela 4ª e 5ª posições na LMGT3

- O Porsche #92 em sua parada de box e troca de pilotos. 

- Toyota #7 não está em grande jornada em Le Mans ao escapar no final da Mulsanne e retornar para a pista; ocupa a 12ª posição neste momento

- Disputa entre o Cadillac #311 e o Ferrari #51 pela quarta posição

- Porsche #5 e Ferrari #51 em suas paradas de box

- Porsche #99 também fez sua parada no final dessa hora

- Porsche #4 em sua parada de box

As três primeiras posições em cada classe

Hypercar: Porsche #6; Porsche #5 e Ferrari #51

LMP2: Inter Europol #43; VDS Panis Racing #48; RLR M Sport #16

LMGT3: Lexus #78; Mustang #77; Lexus #87 

93ª 24 Horas de Le Mans - 2ª Hora

(Foto: Porsche Motorsport/ Twitter)

- Ferrari #50 sobe para terceiro, quebrando a sequência dos Cadillac 

- Ferrari #150 rodando na chicane Dunlop

- Andlauer errou na primeira chicane, que o fez perder tempo para o Cadillac #12

- Porsche #6, com Kevin Estre, subindo para quarto após a superar o Cadillac #38 

- Cadillac #38 caiu para sexto, sendo superado pelo Cadillac #311 da Whelen

- Batalha entre os #83, #7 e #35 pela segunda posição, com a Ferrari #83 levando vantagem

- O #22 da United Autosports, que tem Hanson no comando, vem com alguns toques com outros carros da LMP2. É o carro onde Pietro Fittipaldi está

- Ferrari #50 na cola do Cadillac #12 na disputa pela segunda posição

- O Cadillac #12 e Ferrari #50 vão para os boxes neste momento

- Os dois Porsches #5 e #6 fazendo a dobradinha, seguido pelo Cadillac #311 

- Toyota #7 em sua parada de box, chegando a levantar o carro para verificação

- Ferrari #50 ultrapassa o #Cadillac #12 e neste momento, o Ferrari tem a segunda posição virtual neste momento

- Porsche #5 em sua parada de box; E o Porsche #6 assume a liderança.

- Nesse momento, o Toyota #8 e o Cadillac #311 em suas paradas

- Com as paradas de box, o Ferrari #83 sobe para a terceira posição

- Porsche #4 está em segundo, provavelmente estendendo a sua perna de stint

- Porsche #6 em sua parada de box

-  Batalha direta entre o Porsche #6 e o Ferrari #50 pela quarta posição; Ferrari #50 assume a posição com bela ultrapassagem no final da Mulsanne

- Por enquanto, uma batalha entre Porsche vs Ferrari se desenhando em La Sarthe com o #50 na segunda posição entre os Porsche #5 e #6

- Na LMP2 a liderança continua nas mãos do #43 da Inter Europol, com 2s de vantagem sobre o #16 da RLR M Sports

- Enquanto que o BMW #46 lidera a LMGT3 com 4 décimos sobre o Aston Martin #10

- Aston Martin #10 da Racing Spirit Of Le Mans assume a liderança da classe LMGT3 neste momento

- Enrosco entre o Ferrari #21 da AF Corse e o Porsche da Iron Dames nas Curvas Porsche, com o #21 voltando para a pista após rodada

- Ferrari #50 chega aos 364 km de velocidade final na Hunaudiéres

- Momento interessante com os três Cadillac (#311, #12 e #38) ocupando as posições 4, 5 e 6 neste momento

- Porsche #4 sobe para a 13ª posição após ultrapassar o Toyota #7

- Duelo entre o Lexus #87 e o Corvette #81 pela quinta posição na LMGT3

- Toyota #8 na cola dos dois Cadillac da Hertz Team Jota na disputa pelas posições 5 e 6

- Os três primeiros de cada classe:

Hypercar: Porsche #5; Ferrari #50; Porsche #6

LMP2: Inter Europol #43; RLR M Sport #16; IDEC Sport #28

LMGT3: Aston Martin #10; BMW #46; Lexus #78

93ª 24 Horas de Le Mans - 1ª Hora


 - Volta de apresentação em Le Mans

- Largada para a 93ª Edição das 24 Horas de Le Mans

- Porsche #5 assumindo a liderança. Porsche #4 sobe para 4º. Os carros da Porsche em ritmo bem agressivo neste início de prova. 

- Até agora, corrida bem tranquila sem incidentes

- As Ferrari que não classificaram bem estão em escalada nesse momento

- Pelo jeito, houve irregularidades nesta largada. Noticias em breve

- Na LMP2, liderança para o #29 da TDS Racing; na LMGT3 a liderança continua para o Aston Marti #29 da Heart Of Racing

- Boas batalhas na LMT3

- Lexus #78 já avança no pelotão da LMGT3 e aparece em 4º, lembrando que é um carro que esteve entre os primeiros em todos os treinos livres

- Batalha entre o Alpine #36 vs o Porsche #6 pela 12ª posição

- Ótima batalha entre o Ferrari #57 da Kessel, Lexus #87 e Ferrari #21 da AF Corse pela 11ª posição

- Diferença de 5s entre o #29 da TDS Racing sobre o #199 da AO By TF na LMP2

- Diferença entre o Porsche #5, que tem Julien Andlauer no comando, para o Cadillac #12 de Will Stevens é de 2s

- Grande desempenho até aqui do Mercedes #61 da Iron Lynx que está em segundo na classe LMGT3

- Lexus #78 continua avançando e agora é terceiro, já na cola do #61 da Iron Lynx

- Lexus #78 assume a segunda posição

- As posições na classe Hypercar continuam as mesmas: #5, #12, #38, #4 e #50. E agora começam a pegar os carros da LMGT3 para colocar voltas

- Os dois Cadillac da Hertz Team Jota em briga direta pela segunda posição

- Tráfego pesado neste momento, com os Hypercar pegando os LMGT3 que estão em briga por posições

- Porsche #4 na cola do Cadillac #38 pela terceira posição. 

- O momento de passar os retardatários é onde dá a chance de os carros começarem a disputar as posições com mais ferocidade. 

- Porsche #6, que esteve na última posição do grid da Hypercar, já aparece em sétimo na classe

- As primeiras paradas de box já começaram, com os carros da LMP2 abrindo os trabalhos

- Porsche #6 em quinto neste momento, enquanto o Toyota #8 é o sétimo

- Trafego pesado nos boxes com os GT3 realizando suas paradas 

- Enrosco entre o #22 da United Autosports e o Ferrari da Ziggo Tempesta na chicane Dunlop. Os carros voltaram para a prova

- Após as paradas de box, quem se deu pior nessa foi o Porsche #4 que desceu para a 12ª posição.

- Andlauer continua com bom ritmo, conseguindo aumentar para 4s a diferença sobre o Cadillac #12

- Peugeot #93 escapa na Porsche Curves e bate, mas retorna à pista sem a carenagem traseira; está a caminho dos boxes. Ainda mais complicações para a equipe francesa. Ele se perdeu após se atrapalhar com um dos Ferrari da LMGT3

- Hypercar: Porsche #5; Cadillac #12; Cadillac #38; Ferrari #50; Porsche #6 e Cadillac #311

- LMP2: Inter Europol #43; Idec Sport #28; RLR M Sport #16; Proton Competition #11 e VDS Panis Racing #48

- LMGT3: Lexus #78; BMW #46; Aston Martin #10; Mustang #77; Aston Martin #27

93ª 24 Horas de Le Mans - O que esperar da grande prova

 

quinta-feira, 12 de junho de 2025

93ª 24 Horas de Le Mans - Ferrari comanda o último treino livre

(Foto: DailySportscar)

Depois das emoções da Hyperpole, as equipes voltaram à pista para a realização do quarto e derradeiro treino livre em Le Mans. O quarto treino, assim como foi o segundo, serve especificamente para ambientação na parte noturna. 

A Ferrari, através do #83 da AF Corse, ficou com a primeira posição dos Hypercar com a marca de 3'26''523. A segunda posição ficou para a Ferrari #50 com o tempo de 3'27''456, seguido pelo Cadillac #311 da Action Express com o tempo de 3'27''780. 

Na LMP2 a primeira posição foi para o #48 da VDS Panis Racing atingindo a marca de 3'38''302, seis décimos melhor que o pole dessa classe que é o #29 da TDS Racing que fez a marca de 3'38''930. A terceira posição ficou para o #183 da AF Corse com o tempo de 3'38''975.

A Akkodis voltou a liderar na classe LMGT3, dessa vez com o Lexus #87 marcando 3'55''057. A segunda posição ficou para o Aston Martin #10 da Racing Spirit Of Le Mans marcando 3'56''225 e a terceira posição ficando para a Ferrari #54 da AF Corse com o tempo de 3'56''433. 

Com as sessões de treinos livres e qualificações encerradas, carros e pilotos voltam à pista para o warm-up e depois para a realização da 93ª 24 Horas de Le Mans a partir das 11 horas deste sábado. 


 



93ª 24 Horas de Le Mans - Hertz Team Jota doutrina na Hyperpole

(Foto: Speedcafe.com)

Parecia que as coisas estavam bem encaminhadas para que a Porsche levasse mais uma vez a pole em Le Mans, assim como fizera em 2024, mas desta vez posicionando os Porsche #5 e #4 nas duas primeiras posições. O tempo de 3'23''475 feito por Mathieu Jaminet no Porsche Penske #5 tinha sido bom o suficiente até certo ponto, tanto que Alex Lynn, com o Cadillac #12 da Hertz Team Jota, conseguiu se colocar entre os dois Porsche Penske, mas ainda ficando três décimos atrás de Jaminet. Mas enquanto os dados então rolando, existe jogo. 

Alex Lynn melhorou seu ritmo e perto de baixar a bandeira quadriculada ele conseguiu desalojar o Porsche #5 da primeira posição com o tempo de 3'23''166, conseguindo três décimos de vantagem sobre ele. Mas ainda faltava o outro Cadillac da equipe, o #38 e que estava sendo pilotado pelo veloz Earl Bamber, mas este ainda faltou um tanto de velocidade para que pudesse roubar de seu companheiro de equipe a pole position. Sem ninguém para ameaçar, a Cadillac se impôs e colocou os dois carros operados pelo competente Team Jota na primeira fila. Foi a primeira pole de um carro americano em Le Mans desde 1967, quando Bruce Mclaren, que estava em dupla com Mark Donohue, levou o Ford GT40 #2 ao primeiro posto. 

Talvez os destaques negativos tenham sido a falta de velocidade dos Ferrari 499P, que viram os #51 e #83 ficarem de fora na no Hiperpole 1 e da Toyota, ainda que dificilmente conseguissem algo a mais nesse Hyperpole 2, com o #8 ficando na 10ª posição após um erro de Sebastien Buemi no inicio dessa sessão fazendo com que recolhesse para os boxes mais cedo. 


Na LMP2 o #29 da TDS Racing travou ótima disputa contra o #43 da Inter Europol e o #199 da AO By TF no Hyperpole 2, onde acabou conquistando a pole dessa classe com o tempo de 3'35''062 com dois décimos de avanço sobre o #43 e três sobre o #199. O #22 da United Autosports, conduzido por Pietro Fittipaldi nessa sessão, fechou em quinto nessa classe. 

Na LMGT3 a Heart Of Racing, com o seu Aston Martin #27, quebrou o favoritismo dos demais e conquistou a pole nessa classe com o tempo de 3'52''782. A segunda posição ficando para o #21 da AF Corse com a marca de 3'53''085 e a terceira para o BMW #46 do Team WRT com o tempo de 3'54''966. 

De se destacar o ótimo trabalho da Iron Lynx com o seu Mercedes #61 conquistando a quarta posição, dando um refresco para a equipe que teve problemas com seus outros dois carros - inclusive, precisando trocar o chassi do #63 que teve o acidente no primeiro treino livre. 

Talvez a decepção fique para os Lexus da Akkodis, especialmente o #78, que sempre esteve entre os primeiros treinos livres, mas nas tomadas de qualificação não conseguiu repetir o ritmo. Nesta, o #78 ficou na oitava posição

93ª 24 Horas de Le Mans - Porsche Penske lidera o terceiro treino livre

(Foto: Porsche Motor Racing/ Twitter)

Este terceiro treino livre em Le Mans viu a Porsche Penske aparecer na última meia hora e cravar a melhor marca dos Hypercars: Mathieu Jaminet desalojou o Ferrari #51 da ponta e colocou o Porsche Penske #5 na liderança com a marca de 3'24''717. Esses minutos finais foram usados para stints de classificação, visando as duas Hyperpole de logo mais e isso foi bem visto quando Earl Bamber, nos últimos minutos, subiu o Cadillac #38 da Hertz Team Jota para a segunda posição com o tempo de 3'25''533 e a terceira posição ficando para o outro Cadillac #12 do Hertz Team Jota com o tempo de 3'25''609 feito por Will Stevens, mostrando o ótimo ritmo do carro americano operado pela Jota neste ano. 

Destaque para o Porsche Penske #4 com Felipe Nasr ao volante conseguindo o sétimo tempo no final da sessão. A Toyota, que sempre pontuou seus carros carros entre os primeiros nas sessões de treinos livres, ficou bem longe ao não se posicionar entre os dez primeiros. 

A LMP2 viu o #29 da TDS Racing fazer o melhor tempo na casa de 3'36''827, seguido pelo #23 da United Autosports chegando aos 3'37''436 e em terceiro o #43 da Inter Europol com a marca de 3'37''563. 

A classe LMGT3, que viu a liderança ficar com os Mclaren da United Autosports e depois com o Lexus da Akkodis, encerrou o treino com a liderança do Aston Martin #27 da Heart Of Racing marcando o tempo de 3'55''897, seguido pelo Porsche #92 1ST Phorm com o tempo de 3'55''934 e em terceiro o Lexus #78 da Akkodis chegando aos 3'56''024 assegurando o terceiro tempo. 

Logo mais, a primeira Hyperpole. 




93ª 24 Horas de Le Mans - Horas 23 e 24