sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

F1 Pré-Temporada: Barcelona, Dia 2

(Foto: Xavi Bonilha/ Grande Prêmio)
Ao ler as notícias sobre o dia de testes hoje em Barcelona, imagino o quanto que tenha sido monótono a ação na pista espanhola. Daniel Ricciardo, o melhor do segundo dia, cravou a melhor marca ainda na parte da manhã exatamente no finalzinho, quando o treino seria parado para o almoço. Talvez o australiano estivesse com pressa para almoçar e resolveu cravar o tempo naquele período. Kimi Raikkonen, mostrado mais um bom ritmo da Ferrari, ficou em segundo com Massa em terceiro. 
Foi um bom dia para a Red Bull ao todo, sendo que Ricciardo não enfrentou problemas e fez um bom número de voltas ao completar 140 voltas - foi o que mais andou hoje. 
A Mercedes teve de volta os seus dois pilotos titulares, com Rosberg andando pela manhã e Hamilton à tarde. Mais uma vez a equipe alemã conseguiu o maior número de voltas, sendo 150 voltas. 
A Mclaren foi a que teve algo a comemorar: apesar de ter sido a que menos deu voltas, estas foram bem maiores que os dos outros dias se contarmos os quatros dias de Jerez. Com Fernando Alonso ao volante, a equipe deu 59 voltas que foram realizadas para conferir a confiabilidade do carro. 
Os testes continuam amanhã e existe a possibilidade de chuva. 

Resultado - Testes de Pré-Temporada - Barcelona, dia 2

PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m24.574s-143
2Kimi RaikkonenFerrari1m24.584s0.010s90
3Felipe MassaWilliams/Mercedes1m24.672s0.098s88
4Sergio PerezForce India/Mercedes1m24.702s0.128s121
5Lewis HamiltonMercedes1m24.923s0.349s89
6Nico RosbergMercedes1m25.556s0.982s66
7Fernando AlonsoMcLaren/Honda1m25.961s1.387s59
8Jolyon PalmerLotus/Mercedes1m26.280s1.706s77
9Marcus EricssonSauber/Ferrari1m27.344s2.770s113
10Carlos Sainz Jr.Toro Rosso/Renault1m28.945s4.371s100

Vídeo: Mercedes CLR GT1 - 24 Horas de Le Mans, 1999

Pegando uma carona no belo Mercedes CLR GT1 durante as 24 Horas de Le Mans de 1999, com Christophe Bouchut ao volante.
Foi o ano que os carros prateados resolveram voar em Sarthe. Literalmente!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Foto 479: Sutil na Nissan?

(Foto: Photo4) 
Costumo dizer que caso você não tenha mais espaço num certo lugar, procure outro onde seu talento possa ser aproveitado. E talvez até divirta-se mais que no seu antigo local de trabalho.
O Mundial de Endurance tem sido altamente atrativo para ex-pilotos de F1 que deixaram a categoria por conta própria ou simplesmente por não conseguirem um cockpit disponível, frente a avalanche de pilotos pagantes que tem entrado na categoria.
Agora pode ser a vez de Adrian Sutil aportar na categoria máxima do Endurance, como sugere o site alemão Blick no texto que fala sobre a situação da Manor, antiga Marussia.
Caso confirme isso, Sutil entraria pela Nissan e tomaria posse do GT-R LM NISMO na LMP1 o que seria o oitavo nome da marca para este ano. E lembremos que ainda falta uma vaga Full Season a ser preenchida.
Segundo Adrian, em entrevista ao site F1 Zone, ele "não pode dizer o que vai fazer em 2015". "Mas a verdade que há outras categorias além da Fórmula-1" completou.
Será uma boa a sua ida para o Mundial de Endurance, independentemente para qual equipe ele venha a correr, mas pelo menos irá se divertir muito mais. Coisa que na F1, nos últimos anos, não tem conseguido. 

F1 Pré-Temporada: Barcelona, Dia 1

Apesar do seu nome estar na ponta da tabela de tempos deste primeiro dia de testes em Barcelona, não podemos creditar - por enquanto - que Pastor Maldonado e sua Lotus-Mercedes esteja, em grande forma. A volta foi limpa e certeira a ponto de desbancar a Ferrari de Kimi Raikkonen da primeira posição, mas esta foi feita pelo venezuelano no final do treino e utilizando pneus macios. Já o finlandês cravou a sua marca com pneus médios. Daniel Ricciardo também esteve num bom dia e se colocou em terceiro, meio segundo de desvantagem para a marca de Maldonado.
De se destacar a baixa quilometragem alcançada pela Mercedes hoje, mas é algo justificável: Hamilton teve febre e completou apenas onze voltas e retirou-se dos testes e Rosberg, que poderia assumir o volante, teve uma inflamação em um nervo do pescoço e não pôde guiar. Sobrou para Pascal Wehrleim, que já estava à serviço da Force India, guiar do W06H. E para o seu lugar na equipe indiana, foi chamado o titular Sergio Perez.
O dia foi marcado pelo acidente entre Nasr e Susie Wolf, onde o piloto brasileiro teria sido fechado pela escocesa quando estava ultrapassando-a. Apesar dos danos materiais, os dois pilotos nada sofreram e estavam de volta ao treino no final.
A Mclaren teve um breve respiro com um bom ritmo de Button pela manhã, mas problemas no antigo KERS obrigou a troca do motor Honda, deixando o inglês de fora do restante do dia.
Max Verstappen foi o piloto que mais deu voltas neste primeiro dia, ao marcar 94 giros.

Pastor Maldonado: "É sempre bom ver seu nome no topo da tabela de classificação, e minha volta mais rápida foi natural do nosso programa do dia.Me sinto bem em guiar o E23 em Barcelona. O carro responde bem às mudanças que fizemos, e pudemos completar um bom número de voltas. O time progrediu bastante desde Jerez, e demos uma grande partida para o resto semana. O Circuito da Catalunha é perfeito para assessar o novo carro, então estamos felizes.Eu acredito, pelo menos do meu ponto de vista, que o carro é um grande passo à frente em relação ao ano passado. Vimos isso mesmo nos testes de Jerez, com um novo carro, e andamos imediatamente. É positivo.Hoje foi bom, também. Estou mais feliz, mas não é o bastante. Precisamos tentar melhorar coisas específicas no carro. Sei que é cedo, mas não temos muito tempo para pensar. Precisamos reagir logo para estarmos prontos para a primeira prova da temporada.Sim, muito mais confiante. Como mencionei antes, precisamos continuar trabalhando no setup e em áreas particulares do carro, mas é um carro bem melhor.É difícil dizer, porque é um novo motor para nós. Estamos tentando coisas diferentes e não é só por causa da força. É o pacote, que ainda está sendo aprontado em termos de mapeamento e mesmo da embreagem. Estamos num bom momento. Começamos o dia com alguns problemas, e fomos resolvendo durante o dia. À tarde era um carro muito melhor"

Kimi Raikkonen: "Estamos contentes com o carro até agora, mas obviamente tem um longo caminho pela frente. A equipe fez um bom carro.Temos que estar felizes com onde estamos agora, mas ainda são só os primeiros dias e temos que continuar trabalhando do mesmo modo." 

Daniel Ricciardo: "Parece bom. Andamos um pouco hoje com compostos diferentes, então começando a ter um pouco mais de informação. Acho que estamos nos esforçando muito.Você nunca sabe nos testes. Com certeza, ainda estamos acertando. Definitivamente não estamos onde queremos ainda com o motor e a facilidade de guiar e tudo mais. Mas ao mesmo tempo nós não esperamos estar lá ainda.Creio que sabíamos que levaria tempo. Estamos onde achamos que estaríamos. Talvez alguns outros estejam um pouco à frente agora. Acredito que em Melbourne estaremos lá.Acho que o principal problema parece resolvido. Nós não fizemos 100 voltas, mas não tivemos de passar por alguma mudança de motor ou algo como o que aconteceu em Jerez. Estamos definitivamente fazendo progresso nessa frente.Ainda é muito cedo para ficar frustrado, não estou frustrado. Acredito que os testes são um pouco frustrantes em geral. Eu só quero correr! Mas creio que até Melbourne estaremos lá. Então, se começarem as primeiras corridas e nós não estivermos, então talvez seja um pouco decepcionante.Ainda estamos tentando encontrar os níveis de otimização, mas temos uma base muito boa. Essa manhã nós saímos e demos uma volta bem rápida no começo. Eu acredito que temos uma boa plataforma, assim como ano passado, para trabalhar conosco"

Sergio Perez: “É uma ótima sensação voltar para a pista depois das férias e voltar ao ritmo de corrida. Quando recebi a ligação para vir para a pista, fiquei realmente empolgado em começa mais cedo do que o planejado. Tem muita coisa para fazer: tenho que conhecer meu novo engenheiro de pista, o Tim, temos novos pneus e novas peças para testar. Acho que foi uma tarde positiva e um bom início para o trabalho que planejamos fazer amanhã. Podemos ficar felizes com o nosso trabalho de hoje, foi um início promissor e podemos construir sobre isso nos três dias restantes. 34 voltas foi um bom número para meio dia e amanhã nós vamos mirar em aumentar isso”

Felipe Nasr: "Eu estava iniciando uma volta rápida e, assim que passei a reta, eu a vi saindo do box. Claramente, estava em uma volta mais lenta, e eu vim aproximando muito rápido. Na curva 4, já vi o carro dela bem próximo e, logo na saída da curva 4, ela abriu para a direita. Então imaginei que ela tinha me visto e confiei nisso. Eu me comprometi a fazer a ultrapassagem indo para a curva 5, porque ela estava bem para o lado direito. E eu já na freada, senti uma porrada na suspensão traseira direita. E, depois, quando eu a vi, ela falou que realmente não me viu.Como eu disse, ela me falou que não sabia que meu carro estava vindo. Não posso culpá-la por não ver o meu carro, mas não sei mesmo o que dizer. Na F1, acho que as equipes estão sempre tentando te dar a melhor informação possível, os carros que estão atrás, e talvez isso tenha sido algo de que ela sentiu falta. Podia ser evitado."

Max Verstappen: "Nós não fizemos tanto quanto gostaríamos pela manhã, mas à tarde conseguimos encontrar o ritmo, e eu completei quase uma distância de corrida. Estou muito satisfeito em lidar com isso, já que é a primeira vez que que faço tantas voltas. Foi uma experiência bem útil. O mesmo vale para as paradas nos boxes e outros procedimentos de corrida que nós praticamos."



Resultado - Testes de Pré-Temporada - Barcelona, dia 1

PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Pastor MaldonadoLotus/Mercedes1m25.011s-69
2Kimi RaikkonenFerrari1m25.167s0.156s74
3Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m25.547s0.536s59
4Sergio PerezForce India/Mercedes1m26.636s1.625s34
5Felipe NasrSauber/Ferrari1m27.307s2.296s79
6Max VerstappenToro Rosso/Renault1m27.900s2.889s94
7Jenson ButtonMcLaren/Honda1m28.182s3.171s21
8Pascal WehrleinForce India/Mercedes1m28.329s3.318s32
9Pascal WehrleinMercedes1m28.489s3.478s48
10Susie WolffWilliams/Mercedes1m28.906s3.895s86
11Lewis HamiltonMercedes1m30.429s5.418s11

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Vídeo: Racing Legends - John Surtees

Um bom documentário sobre a (sensacional) carreira de John Surtees. O "Big John" completa hoje 81 anos.

Foto 478: Roberto Pupo Moreno, 56

E hoje chega aos 56 anos um dos pilotos brasileiros que, apesar de não ter chegado ao sucesso na F1, sempre foi considerado um dos melhores test drivers da categoria - principalmente em seu período de Ferrari, quando testou e desenvolveu exaustivamente o câmbio semi-automático que seria usado em 1989 pela equipe italiana.
Na foto desta postagem - que a maioria já deve ter visto várias vezes circulando pela internet - Moreno está ao volante da Williams FW11B de 1987, carro com o qual seu amigo Nelson Piquet venceria o mundial daquele ano.
Para Roberto, foi a melhor experiência que teve num carro de corrida: "Com 4 bares de pressão aquele carro ficava tão forte, mas tão forte, que era possível carregar um arrasto inacreditável. Na última curva da pista a aceleração lateral era tão grande que eu mal tinha forças para tirar a mão do volante e passar a marcha. Era preciso prender a respiração, contar até três e dar um tapa na alavanca de câmbio, antes que o motor fosse pelos ares".
E como bem disse Gerhard Berger, "eram carros para homens"

*Foto e o pequeno depoimento foram tirados da página do GP Total no Facebook

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Foto 477: Circuito del Carnaro (Opatija)

O traçado do Circuito de Carnaro, 1939
Tendo sido utilizado em apenas uma corrida de grande porte, o Cicuito del Carnaro tinha a extensão de 6km e estava encravado entre as cidades de Abazzia e Mattuglie. A pista, que utilizava vias públicas, tinha 14 curvas (sete para esquerda e sete para direita) e mais a reta de largada, sendo feita em sentido horário.
A "Coppa Mussolini" foi a corrida a ser realizada em 1939, no mesmo dia que o Coupe de la Comission Sportive, que foi realizado em Reims, e as equipes italianas foram impedidas de disputarem esta corrida.
Mas apenas a Maserati é que compareceu para a prova com seus modelos 4CLT e 6CM, num total de onze carros (dois 4CLT e o restante eram 6CM).
A prova foi vencida por Luigi Villoresi, após 25 voltas. Para Luigi foi a primeira corrida que fizera após a morte de seu irmão Emillio, que falecera durante um teste com a Alfa 158 em Monza algumas semanas antes.

Resultado 

1- Luigi Villoresi - Maserati 4CL1h10m41.2s
2- Franco Cortese - Maserati 4CL - 1h11m03.4s
3 Emilio Romano - Maserati 6CM - 1h18m17.6s
4-John Rocco - Maserati 6CM – 1 Volta
5-Henry placa - Maserati 6CM -  Não completou
6-Pino Baruffi  - Maserati 6CM - Não completou
7-Guido Barbieri - Maserati 6CM - Não completou
8- Paul Pietsch - Maserati 6CM - Não completou 

Para 1940 foi cogitada um outra prova no mesmo local, agora contando com a participação de carros alemães. Mas devido a guerra, ela não foi realizada.
Após a Segunda Guerra, o local tornou-se território da Iugoslávia e desde então várias provas, especialmente de motos, foram realizadas por lá. Provas de carros, desde os fórmulas até GTs, tiveram edições de 1950 até 1968.
As provas de moto tiveram lugar cativo naquele circuito - que passou a chamar-se Opatija -, sendo que a primeira prova a ser realizada pós-guerra foi em 1947 com provas de moto e o primeiro vencedor foi Danilo Sirica.
A partir de 1969 a pista passou a compor o calendário do Mundial de Motos e ao mesmo tempo a ser uma das mais perigosas para a modalidade, devido o seu layout de rua/estrada e com uma mistura de rochas ladeando a pista e penhascos, já que o traçado ficava encravado próximo ao Mar Adriático.
Por dois anos - 1969 e 70 - a prova foi chamada de Adriatic Grand Prix e todas as categorias do Mundial de Motos correram por lá (50cc, 125cc, 250cc, 350, 500cc e mais os Side Cars). As vitórias nas 500cc foram de Godfrey Nash (1969) com uma Norton e Giacomo Agostini (1970) com uma MV Augusta.
Em 1971 a prova não foi realizada, voltando em 1972 agora com o nome de Grande Prêmio da Iugoslávia. Naquele ano, fora os Side Cars, as demais categorias do Mundial competiram por lá e a vitória nas 500cc foi de Alberto Pagani, numa MV Augusta.
Devido as trágicas corridas no GP das Nações e no Tourist Trophy, a prova de 1973 foi boicotada pelas principais fábricas (Yamaha, Harley e MV Augusta) que consideraram a pista iugoslava também perigosa. Apesar deste boicote, as provas foram realizada e a vitória na 500cc ficou para Kim Newcombe, com uma König.
A partir de 1974 a 500cc não participaria mais do GP iugoslavo. Giacomo Agostini, pilotando uma Yamaha pela 350cc, venceu. Mas aquela etapa foi marcada pela morte do britânico Billie Nelson, que competia na 250cc. Ele perdeu o controle de sua Yamaha e acabou por acertar algumas pessoas que estavam na beira da pista. O piloto veio a falecer no hospital.
A prova de 1976 foi realizada sem sustos e a vitória nas 350cc foi de Olivier Chevallier, com uma Yamaha.
O GP de 1977 acabou por ser ó último realizado em Opatija, após as mortes de Ulrich Graf e Giovanni Ziggiotto durante as provas da 50cc e 250cc, respectivamente. A FIM já havia alertado os organizadores do GP sobre a falta de segurança do traçado de Opatija, e caso não fosse melhorado a corrida não seria mais realizada ali. Infelizmente aquela última aparição do Mundial de Moto foi ensombrada pelas mortes destes dois pilotos. Ulrich Graf perdeu o controle de sua moto, indo de encontro as rochas. Graf acabou por morrer no hospital no mesmo dia. Nas 250cc, Giovanni Ziggiotto caiu de sua Harley Davidson e foi acertado por Per-Edvard Carlsson. Apesar dos graves ferimentos, Ziggiotto ainda resistiu por onze dias no hospital de Rijeka até que veio a falecer. Carlsson também machucou-se seriamente, mas escapou. O último vitorioso em Opatija foi Takazumi Katayama, numa Yamaha.
O traçado de Opatija não foi mais usado e as provas de moto, assim como a do Mundial de Motos, foram levadas para Rijeka a partir de 1978. 

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...