quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

F1 Pré-Temporada: Barcelona, Dia 1

Apesar do seu nome estar na ponta da tabela de tempos deste primeiro dia de testes em Barcelona, não podemos creditar - por enquanto - que Pastor Maldonado e sua Lotus-Mercedes esteja, em grande forma. A volta foi limpa e certeira a ponto de desbancar a Ferrari de Kimi Raikkonen da primeira posição, mas esta foi feita pelo venezuelano no final do treino e utilizando pneus macios. Já o finlandês cravou a sua marca com pneus médios. Daniel Ricciardo também esteve num bom dia e se colocou em terceiro, meio segundo de desvantagem para a marca de Maldonado.
De se destacar a baixa quilometragem alcançada pela Mercedes hoje, mas é algo justificável: Hamilton teve febre e completou apenas onze voltas e retirou-se dos testes e Rosberg, que poderia assumir o volante, teve uma inflamação em um nervo do pescoço e não pôde guiar. Sobrou para Pascal Wehrleim, que já estava à serviço da Force India, guiar do W06H. E para o seu lugar na equipe indiana, foi chamado o titular Sergio Perez.
O dia foi marcado pelo acidente entre Nasr e Susie Wolf, onde o piloto brasileiro teria sido fechado pela escocesa quando estava ultrapassando-a. Apesar dos danos materiais, os dois pilotos nada sofreram e estavam de volta ao treino no final.
A Mclaren teve um breve respiro com um bom ritmo de Button pela manhã, mas problemas no antigo KERS obrigou a troca do motor Honda, deixando o inglês de fora do restante do dia.
Max Verstappen foi o piloto que mais deu voltas neste primeiro dia, ao marcar 94 giros.

Pastor Maldonado: "É sempre bom ver seu nome no topo da tabela de classificação, e minha volta mais rápida foi natural do nosso programa do dia.Me sinto bem em guiar o E23 em Barcelona. O carro responde bem às mudanças que fizemos, e pudemos completar um bom número de voltas. O time progrediu bastante desde Jerez, e demos uma grande partida para o resto semana. O Circuito da Catalunha é perfeito para assessar o novo carro, então estamos felizes.Eu acredito, pelo menos do meu ponto de vista, que o carro é um grande passo à frente em relação ao ano passado. Vimos isso mesmo nos testes de Jerez, com um novo carro, e andamos imediatamente. É positivo.Hoje foi bom, também. Estou mais feliz, mas não é o bastante. Precisamos tentar melhorar coisas específicas no carro. Sei que é cedo, mas não temos muito tempo para pensar. Precisamos reagir logo para estarmos prontos para a primeira prova da temporada.Sim, muito mais confiante. Como mencionei antes, precisamos continuar trabalhando no setup e em áreas particulares do carro, mas é um carro bem melhor.É difícil dizer, porque é um novo motor para nós. Estamos tentando coisas diferentes e não é só por causa da força. É o pacote, que ainda está sendo aprontado em termos de mapeamento e mesmo da embreagem. Estamos num bom momento. Começamos o dia com alguns problemas, e fomos resolvendo durante o dia. À tarde era um carro muito melhor"

Kimi Raikkonen: "Estamos contentes com o carro até agora, mas obviamente tem um longo caminho pela frente. A equipe fez um bom carro.Temos que estar felizes com onde estamos agora, mas ainda são só os primeiros dias e temos que continuar trabalhando do mesmo modo." 

Daniel Ricciardo: "Parece bom. Andamos um pouco hoje com compostos diferentes, então começando a ter um pouco mais de informação. Acho que estamos nos esforçando muito.Você nunca sabe nos testes. Com certeza, ainda estamos acertando. Definitivamente não estamos onde queremos ainda com o motor e a facilidade de guiar e tudo mais. Mas ao mesmo tempo nós não esperamos estar lá ainda.Creio que sabíamos que levaria tempo. Estamos onde achamos que estaríamos. Talvez alguns outros estejam um pouco à frente agora. Acredito que em Melbourne estaremos lá.Acho que o principal problema parece resolvido. Nós não fizemos 100 voltas, mas não tivemos de passar por alguma mudança de motor ou algo como o que aconteceu em Jerez. Estamos definitivamente fazendo progresso nessa frente.Ainda é muito cedo para ficar frustrado, não estou frustrado. Acredito que os testes são um pouco frustrantes em geral. Eu só quero correr! Mas creio que até Melbourne estaremos lá. Então, se começarem as primeiras corridas e nós não estivermos, então talvez seja um pouco decepcionante.Ainda estamos tentando encontrar os níveis de otimização, mas temos uma base muito boa. Essa manhã nós saímos e demos uma volta bem rápida no começo. Eu acredito que temos uma boa plataforma, assim como ano passado, para trabalhar conosco"

Sergio Perez: “É uma ótima sensação voltar para a pista depois das férias e voltar ao ritmo de corrida. Quando recebi a ligação para vir para a pista, fiquei realmente empolgado em começa mais cedo do que o planejado. Tem muita coisa para fazer: tenho que conhecer meu novo engenheiro de pista, o Tim, temos novos pneus e novas peças para testar. Acho que foi uma tarde positiva e um bom início para o trabalho que planejamos fazer amanhã. Podemos ficar felizes com o nosso trabalho de hoje, foi um início promissor e podemos construir sobre isso nos três dias restantes. 34 voltas foi um bom número para meio dia e amanhã nós vamos mirar em aumentar isso”

Felipe Nasr: "Eu estava iniciando uma volta rápida e, assim que passei a reta, eu a vi saindo do box. Claramente, estava em uma volta mais lenta, e eu vim aproximando muito rápido. Na curva 4, já vi o carro dela bem próximo e, logo na saída da curva 4, ela abriu para a direita. Então imaginei que ela tinha me visto e confiei nisso. Eu me comprometi a fazer a ultrapassagem indo para a curva 5, porque ela estava bem para o lado direito. E eu já na freada, senti uma porrada na suspensão traseira direita. E, depois, quando eu a vi, ela falou que realmente não me viu.Como eu disse, ela me falou que não sabia que meu carro estava vindo. Não posso culpá-la por não ver o meu carro, mas não sei mesmo o que dizer. Na F1, acho que as equipes estão sempre tentando te dar a melhor informação possível, os carros que estão atrás, e talvez isso tenha sido algo de que ela sentiu falta. Podia ser evitado."

Max Verstappen: "Nós não fizemos tanto quanto gostaríamos pela manhã, mas à tarde conseguimos encontrar o ritmo, e eu completei quase uma distância de corrida. Estou muito satisfeito em lidar com isso, já que é a primeira vez que que faço tantas voltas. Foi uma experiência bem útil. O mesmo vale para as paradas nos boxes e outros procedimentos de corrida que nós praticamos."



Resultado - Testes de Pré-Temporada - Barcelona, dia 1

PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Pastor MaldonadoLotus/Mercedes1m25.011s-69
2Kimi RaikkonenFerrari1m25.167s0.156s74
3Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m25.547s0.536s59
4Sergio PerezForce India/Mercedes1m26.636s1.625s34
5Felipe NasrSauber/Ferrari1m27.307s2.296s79
6Max VerstappenToro Rosso/Renault1m27.900s2.889s94
7Jenson ButtonMcLaren/Honda1m28.182s3.171s21
8Pascal WehrleinForce India/Mercedes1m28.329s3.318s32
9Pascal WehrleinMercedes1m28.489s3.478s48
10Susie WolffWilliams/Mercedes1m28.906s3.895s86
11Lewis HamiltonMercedes1m30.429s5.418s11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

4 Horas de Goiânia - Uma estreia e tanto para Renan Guerra e Marco Pisani

Um inicio promissor: Marco Pisani/ Renan Guerra vencendo na estreia deles com Ligier e na classe P1 (Foto: Bruno Terena) O autódromo de Goiâ...