sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vettel é o melhor da sexta em Montreal

Sebastian Vettel marcou o melhor tempo do dia em Montreal durante os treinos livres para o GP do Canadá, oitava etapa do mundial. O piloto alemão marcou 1'16''877 ficando 0''086 à frente de Fernando Alonso, que colocou a Ferrari no segundo posto. Massa aparece em quinto com o outro carro o que mostra uma boa melhora após o pavoroso desempenho na Turquia.
A outra Red Bull, de Webber, ficou em quarto. Rosberg terminou em terceiro enquanto Schumi marcou apenas o nono tempo.
As Mclarens que conseguiram bons tempos pela manhã, tanto que Button foi o mais rápido, ficou em sétimo  com Hamilton e Jenson terminou em 11º.
Rubens Barrichello ficou logo a seguir do seu ex-companheiro de BrawnGP e acabou em 12º; Senna foi o 21º e Di Grassi o 24º.

TREINO LIVRE PARA O GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ- 8º ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) -1m16s877
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m16s963
3 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m17s151
4 - Mark Webber (ALE/RBR-Renault) - 1m17s273
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m17s401
6 - Adrian Sutil (ALE/Force Indian-Mercedes) - 1m17s415
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s522
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m17s529
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m17s688
10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m17s903
11 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s961
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m18s385
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m18s447
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m18s582
15 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m18s658
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m19s142
17 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m19s168
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m19s274
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m19s969
20 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m20s879
21 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m21s097
22 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m21s346
23 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m21s488
24 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m21s577

quinta-feira, 10 de junho de 2010

GP do Canadá, 1991

Quando as Mclarens abandonaram a prova antes da metade e com Patrese tendo que fazer uma parada longa para substituir um pneu furado, Mansell viu a grande chance para vencer o GP do Canadá quinta etapa. Ele havia liderado a prova toda, tomando na largada a primeira posição do seu companheiro de Williams Ricardo Patrese e abrindo grande vantagem que o deixou tranquilo para vencer sua primeira prova no ano e acabar com a invencibilidade de Senna, que havia vencido as quatro primeiras etapas do mundial com a Mclaren-Honda.

Mais atrás estava Piquet, com a sofrível Benetton-Ford. Ele tinha lutado contra as Ferraris de Prost e Alesi e vencido ambos e com os abandonos das Mclarens e após o problema de Ricardo, ele se encontrava em segundo com mais de 40 segundos de desvantagem para Nigel. Já era um ótimo resultado para ele, mas o inesperado estava a seguir.
Mansell abriu a última volta dando tchauzinhos para a câmera e a fez com todo cuidado. Quando saiu do hairpin do Cassino, encostou lentamente seu Williams-Renault com problemas no câmbio. Ele tinha feito a volta com as rotações do motor muito baixa e isso desativou o programa eletrônico do câmbio semi-automático do seu carro, assim o sistema não pôde ler mais as trocas de marcha.

Nelson Piquet acabou agradecendo a mancada do seu rival e passou para vencer a sua última prova na F1 e da Pirelli. Stefano Modena também subiu ao pódio, em segundo e Patrese completou em terceiro.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Foto 2: Porsche 917L, Le Mans 1970

Num tom psicodélico, a Martini International Racing Team inscreveu este Porsche 917L e o entregou nas mãos de Gerard Larrousse e Willy Kahusen (o outro Porsche 908/02 foi entregue à dupla Helmut Marko e Rudi Lins). A vitória ficou com o outro Porsche 917L da equipe Porsche Salzburg que tinham como dupla Richard Attwood e Hans Hermann. Larousse e Kahusen fecharam em segundo, 5 voltas atrás dos vencedores. A terceira posição ficou com Marko e Lins, com oito voltas de atrás dos vencedores.

domingo, 6 de junho de 2010

O trio da Matech


Natacha Gachnang (22 anos), Cyndie Allemann (24 anos) e Rahel Frey (24 anos) vão dividir o volante do Ford GT #61 da equipe suissa Matech, que corre regurlamente o FIA GT, durante as 24 Horas de Le Mans.
As três suissas vão correr pela primeira vez a tradicional prova, mas apenas Natacha é quem conhece o traçado de Le Mans adquirido ano passado após a sua participação na corrida da Fórmula Le Mans.
Mesmo sem experiência alguma, Cyndie acredita que pode aprender com sua companheira de equipe: "Claro que a experiência é fundamental para se conseguir andar rápido o mais cedo possível. Irei aprender o mais que puder e ouvir os conselhos da minha colega de equipe. Como trabalhamos em conjunto, a experiência dela será uma importante ajuda." 
Esta será a sexta vez que uma equipe 100% feminina disputará a prova. Boa sorte à elas.


Fonte: Site Le Mans Portugal

sábado, 5 de junho de 2010

Um pouco de nostalgia em Le Mans

O sistema de largada para as 24 Horas de Le Mans deste ano terá um toque do passado: a volta da tradicional "Largada Le Mans". Não será na partida oficial, mas a imagem trará de volta a lembrança dos velhos tempos da corrida.
O procedimento deste ano começará uma hora antes da largada oficial. Fiz um pequeno cronograma para que vocês entedam, porque é um tanto complicado:
13:55- A foto oficial será tirada dos 168 pilotos que participaram da prova. Em seguida todos eles ficarão do lado oposto dos seus respectivos carros no pit lane, sendo que o piloto que iniciará a prova, tem que estar totalmente trajado e com seus outros dois companheiros ao seu lado. Os carros, como antigamente, devem ficar no pit lane parados em 45°.
14:05- O troféu ganho pela Peugeot ano passado, será entregue no início do pit lane e será passado (não sei como será feito isso) e conforme isso for feito, os pilotos que não vão largar deverão atravessar a pista e se posicionar atrás dos seus carros junto aos mecânicos.
14:15- Com o troféu chegando às mãos do presidente do ACO (Automovel Clube do Oeste) Jean-Claude Passart, será dado a ordem pelo diretor da prova para que o piloto que for largar se dirija ao seu carro e se instale em 7 minutos.
14:22- O diretor da prova acionará a luz verde para que os carros se dirijam, um a um, até o grid. Este procedimento deve ir até as 14:37, aproximadamente. Após todos estes passos e com a passagem dos caças da Força Aérea Francesa, a largada será autorizada às 15:00.
É um tanto maluco, mas será interessante. Mas as equipes ainda não foram avisadas sobre esta cerimônia. 
A largada Le Mans em 1969: último ano da tradicional partida

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Foto 1:Foto & Video: 24 de Le Mans de 1968



A foto acima retrata a largada das 24 Horas de Le Mans de 1968 que foi disputada em setembro nos dias 28 e 29. Inicialmente marcada para os dias 15 e 16 de junho, a prova teve que ser remarcada devido a greve dos trabalhadores que parou a França.


O carro a frente é o Porshe 908, da Porshe System Engineering, conduzido pela dupla americana Joe Buzzeta e Scooter Patrick. Eles abandonaram após 115 voltas devido a um problema no alternador. A vitória ficou com a dupla Pedro Rodriguez/ Lucien Bianchi que pilotaram um Ford GT40 MK I da equipe John Wyer Automotive Engineering, completando as 24 horas após 331 voltas.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

24 Horas de Le Mans- 78ª Edição


No próximo final de semana comecará os treinos classificatórios para a 78ª edição das 24 horas de Le Mans. 55 carros estão inscritos para a disputa da prova e todos eles divididos em quatro categorias: LMP1, LMP2, LMGT1 e LMGT2. Os treinos acontecerão nos dias 5 e 6 de junho.
Três pilotos brasileiros disputarão a prova: Thomas Erdos pilotando um Lola Coupe da equipe RML na categoria LMP2; Augusto Farfus Jr ao volante de um BMW M3 GTR da BMW Motorsports e Jaime Melo Jr com a Ferrari F430 da Risi Competizone. Tanto ele quanto Farfus correm na LMGT2.
A briga, como nos últimos anos, será entre Audi e Peugeot. Os alemães levaram para Le Mans um R15 TDi renovado, que estreou com vitória nas 8 Horas de Paul Ricard e que travou ótimo duelo com os Peugeot durante os 1000km de Spa perdendo esta prova para os franceses. Concerteza teremos uma grande luta entre as duas grandes fábricas.
As atrações, além da batalha Audi-Peugeot, ficam por conta da presença do "Leão" Nigel Mansell que vai pilotar um Ginetta-Zytec junto de seus filhos Leo e Greg Mansell, na categoria LMP1. Na categoria LMGT1 quem estará ao volante do Ford GT da equipe Matech é o trio totalmente feminino formado por Natacha Gachnang, Cyndie Allemann e Rahel Frey. A outra mulher a correr em Le Mans será Vanina Ickx, filha de Jack Ickx seis vezes da prova. Ela estará pilotando o Aston Martin Lola Coupe da equipe Ultimate Signature. Jean Alesi e Giancarlo Fisichella pilotaram a Ferrari F430 do team AF Corse SRL.
A prova será disputada nos dias 12 e 13 de junho com largada ás 15 da tarde (harário local), e a chegada marcada para o mesmo horário no domingo. Para nós aqui no Brasil, por causa do fuso horário que é de 5 horas a menos, a largada será as 10 da manhã.
Abaixo as listas das 4 categorias. Eu as dividi em quatro posts para facilitar. 

LMP1:


1 Team Peugeot TOTAL FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 5500T (Michelin)
Alexander Wurz / Marc Gené / Anthony Davidson


2 TEAM PEUGEOT TOTAL FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 5500T (Michelin)
Nicolas Minassian/ Stéphane Sarrazin, /Franck Montagny


3 Peugeot Sport TOTAL FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 5500T (Michelin)
Sébastien Bourdais/ Simon Pagenaud /  Pedro Lamy

4 TEAM Oreca Matmut FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 5500T (Michelin)
Olivier Panis / Nicolas Lapierre / Loic Duval


5 BEECHDEAN Mansell MOTORSPORT GBR
Ginetta Zytek 09S 4499A V8 (Dunlop)
Nigel Mansell / Greg Mansell/ Leo Mansell /


6 TEAM Oreca AIM FRA
Oreca 01 5500A V10 (Dunlop)
Soheil Ayari Meyrick / Didier Andre / Andy Meyrick


7 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R15 TDi V10 + 5500T (Michelin)
Tom Kristensen / Dindo Capello / Allan McNish


8 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R15 TDi V10 + 5500T (Michelin)
Andre Lotterer / Marcel Fassler/ Benoit Treluyer


9 AUDI SPORT NORTH AMERICA DEU
Audi R15 TDi V10 + 5500T (Michelin)
Mike Rockenfeller/ Dumas Romain / Timo Bernhard


11 DRAYSON RACING GBR
Lola B10/60 Coupé Judd V10 5500A (Michelin)
Paul Drayson/ Jonathan Cocker / Emanuele Pirro


12 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Coupé Rebellion 5500A-Judd V10 (Michelin)
Nicolas Prost / Neel Jani / Marco Andretti


13 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Coupé Rebellion Judd-5500A V10 (Michelin)
Andrea Bellicchi / Guy Smith/ Jean-Christophe Bouillion /


14 TEAM KÖLLES DEU
Audi R10 TDi 5500T V12 (Michelin)
Christijan Albers/ Manu Rodrigues / Scott Tucker


15 TEAM KÖLLES DEU
Audi R10 TDi 5500T V12 (Michelin)
Oliver Jarvis Bouchut / Christian Bakkerud / Christophe Bouchut




19 MICHAEL LEWIS/AUTOCON USA
Lola B06/10 AER 3995T V6 (Dunlop)
Michael Lewis/Pierre Ehret/Tony Burgess



007 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Lola Coupé B09/60 5993A V12 (Michelin)
Harold Primat/Stefan Mücke/Adrián Fernandez


008 ULTIMATE SIGNATURE FRA
Aston Martin Lola Coupé B09/60 5993A V12 (Michelin)
Pierre Ragues/Franck Mailleux/Vanina Ickx


009 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Lola Coupé B09/60 5993A V12 (Michelin)
Darren Turner/Sam Hancock/Juan Barazi

24 Horas de Le Mans- 78ª Edição- Lista de Inscritos- LMP2

24 OAK RACING FRANCE FRA
Pescarolo LMP2 Judd 3397A V8 (Dunlop)
Jacques Nicolet/Richard Hein/Jean-François Yvon


25 RML GBR
Lola Coupé B10/80 HPD 3398A V8 (Michelin)
Mike Newton/Thomas Erdos/Andy Wallace


26 HIGHCROFT RACING USA
HPD ARX-01C 3398A V8 (Michelin)
David Brabham/Marino Franchitti/Marco Werner


29 RACING BOX SRL ITA
Lola Coupé B10/80 Judd 3397A V8 (Pirelli)
Luca Pirri Ardizzone/Piergiuseppe Perazzini/Marco Cioci


35 OAK RACING FRANCE FRA
Pescarolo LMP2 Judd 3397A V8 (Dunlop)
Guillaume Moreau/Matthieu Lahaye/Jan Charouz


37 GERARD WELTER FRA
WR LMP2 Zytek 3396A V8 (Dunlop)
Philippe Salini/Stéphane Salini/Tristan Gommendy


38 PEGASUS RACING FRA
Norma M200 Judd 3397A V8 (Dunlop)
Julien Schell/Fréderic da Rocha/Davide Zollinger


39 KSM DEU
Lola B08/47 Judd 3397A V8 (Dunlop)
Jean de Pourtales/Hideki Noda/Jonathan Kennard


40 QUIFEL ASM TEAM PRT
Ginetta-Zytek 09S/2 3396A V8 (Dunlop)
Miguel Pais do Amaral/Olivier Pla/Warren Hughes




41 TEAM BRUICHLADDICH GBR
Ginetta-Zytek 09S/2 3396A V8 (Dunlop)
Karim Ojjeh/Tim Greaves/Gary Chalandon


42 STRAKKA RACING GBR
HPD ARX-01C 3398A V8 (Michelin)
Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane

24 Horas de Le Mans- 78ª Edição- Lista de Inscritos- LMGT1

50 LARBRE COMPETITION FRA
Saleen S7-R Ford 6997A V8 (Michelin)
Roland Bervillé/Gabriele Gardel/Julien Canal


52 YOUNG DRIVERS AMR DEU
Aston Martin DBR9 5993A V12 (Michelin)
Christoffer Nygaard/Tomas Enge/Peter Kox


60 MATECH COMPETITION CHE
Ford GT 5292A V8 (Michelin)
Thomas Mutsch/Romain Grosjean/Jonathan Hirschi


61 MATECH COMPETITION CHE
Ford GT 5292A V8 (Michelin)
Natacha Gachnang/Cyndie Allemann/Rahel Frey


69 JLOC JPN
Lamborghini Murcielago RSV670 GT 5988A V12 (Yokohama)
Atsushi Yogo/Koji Yamanishi/Hideyuki Iiri


70 MARC VDS RACING TEAM BEL
Ford GT 5292A V8 (Michelin)
Eric de Doncker/Bas Leinders/Markus Palltala


72 LUC ALPHAND AVENTURES FRA
Corvette C6-R 6993A V8 (Dunlop)
Jerôme Policand/David Hart/Stéphan Gregoire


73 LUC ALPHAND AVENTURES FRA
Corvette C6-R 6993A V8 (Dunlop)
Julien Jousse/Xavier Maassen/Patrice Goueslard

24 Horas de Le Mans- 78ª Edição- Lista de Inscritos- LMGT2

63 CORVETTE RACING USA
Corvette C6-R 5493 V8 (Michelin)
Jan Magnussen/Johnny O’Connell/Antonio Garcia


64 CORVETTE RACING USA
Corvette C6-R 5493 V8 (Michelin)
Oliver Gavin/Olivier Beretta/Emmanuel Collard


75 PROSPEED COMPETITION BEL
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Paul van Splunteren/Niek Hommerson/Louis Machiels


76 IMSA PERFORMANCE MATMUT FRA
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)Raymond Narac/Patrick Pilet/Patrick Long


77 TEAM FELBERMAYR-PROTON DEU
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Marc Lieb/Richard Lietz/Wolf Henzler


78 BMW MOTORSPORT DEU
BMW M3 GTR 3999A V8 (Dunlop)
Jörg Müller/Augusto Farfus Jr./Üwe Alzen


79 BMW MOTORSPORT DEU
BMW M3 GTR 3999A V8 (Dunlop)
Andy Priaulx/Dirk Werner/Dirk Müller


80 FLYING LIZARD MOTORSPORTS USA
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Seth Neiman/Darren Law/Jörg Bergmeister


81 JAGUAR RSR USA
Jaguar XKR-S 4998A V8 (Michelin)
Paul Gentilozzi/Scott Pruett/Marc Goossens


82 RISI COMPETIZIONE USA
Ferrari F430 3996A V8 (Michelin)
Tracy Krohn/Nic Jönsson/Eric van de Poele


83 RISI COMPETIZONE USA
Ferrari F430 3996A V8 (Michelin)
Jaime Melo Jr./Gianmaria Bruni/Pierre Kaffer


85 SPYKER SQUADRON NLD
Spyker C8 Laviolette GT2 R 3990A V8 (Michelin)
Tom Coronel/Peter Dumbreck/Jeroen Bleekmolen


88 TEAM FELBERMAYR-PROTON DEU
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Horst Felbermayr Jr./Horst Felbermayr Sr./Miro Konopka


89 HANKOOK TEAM FARNBACHER DEU
Ferrari F430 3996A V8 (Hankook)
Dominik Farnbacher/Allan Simonsen/Leh Keen


92 JMW MOTORSPORT GBR
Aston Martin Vantage 4475A V8 (Dunlop)
Rob Bell/Tim Sudgen/Bryce Miller


95 AF CORSE SRL ITA
Ferrari F430 3996A V8 (Michelin)
Giancarlo Fisichella/Jean Alesi/Toni Vilander


96 AF CORSE SRL ITA
Ferrari F430 3996A V8 (Michelin)
Luis Perez-Companc/Matías Russo/Mika Salo


97 BMS SCUDERIA ITALIA SPA ITA
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Richard Westbrook/Timo Scheider/Martin Ragginger

domingo, 30 de maio de 2010

Análise dos dez primeiros- GP da Turquia

Lewis Hamilton- Largou mal e depois recuperou a posição encima de Vettel ainda na primeira volta. Pressionou Webber antes do primeiro pit e quando voltou após sua única parada estava em terceiro atrás da dupla da Red Bull. Com o enrosco dos dois assumiu a liderança e teve um lance fantástico com Button pela liderança da prova, onde saiu vencedor. Com vitória, tira um peso das costas e entra na briga pelo título.


Jenson Button- Brigou com Schumi após a largada e recuperou a quarta posição na primeira volta. Fez uma corrida tranqüila, poupando pneus e quando se viu com chances de vencer, atacou Hamilton com força mostrando ao seu companheiro que também sabe ser agressivo quando quer. Depois poupou combustível e ficou em segundo.

Mark Webber- Ótima classificação e na corrida foi bem frente aos ataques de Hamilton. No acidente com Vettel, ele não moveu o volante um centímetro se quer, mas também não cedeu espaço e ai aconteceu à batida. Talvez vencesse a prova, mas o terceiro lugar ainda lhe saiu no lucro. Ainda é o líder do mundial.


Michael Schumacher- Boa largada, mas não pode luta contra a maior velocidade de reta da Mclaren de Button e acabou perdendo o quarto lugar. Não teve muito trabalho na prova inteira, onde correu praticamente sozinho. Parece que o carro da Mercedes tem melhorado e assim, em breve, Schumi pode tentar freqüentar o pódio algumas vezes esse ano.


Nico Rosberg- Saiu e chegou atrás de Schumi e sofreu pacas com o desgaste excessivo dos pneus traseiros, mas Michael tem melhorado sensivelmente e daí o jovem alemão pode perder mais espaço para o velho.


Robert Kubica- Outra boa prova, mas ficou atrás de Nico a corrida inteira. Bateu rodas com Massa após a largada, mas isso não interferiu no desempenho do seu carro.


Felipe Massa- O rei de Istambul teve uma corrida apagadissima e chegou apenas para completar a prova. O único lance foi a breve disputa com Kubica ainda na largada e mais nada.


Fernando Alonso- Saiu em 12º e como era de se esperar, teve muito trabalho e só conquistou algumas posições depois da sua parada nos boxes. Travou boa disputa com Petrov, superando-o já perto do fim da corrida na briga pela oitava posição. E assim como Massa não tinha mais nada a fazer com um carro tão ruim.


Adrian Sutil- Boa corrida do alemão que batalhou muito com Kobayashi, De La Rosa e Alonso pelas posições intermediárias, Fez bela ultrapassagem sobre o japonês da Sauber.


Kamui Kobayashi- A maré de azar do japonês lhe deu uma folga e ele pode, enfim, marcar seu primeiro ponto no ano. Boas disputas contra Sutil e Alonso e no final, suportou bem a pressão de De La Rosa no fim da prova.

Hamilton vence após enrosco das Red Bulls

A prova parecia estar definida. Webber estava em primeiro, acossado por Vettel e seguido de perto por Hamilton e Button. Na volta 40 Vettel tenta pegar Webber por fora na reta que antecede a curva 12. Com meio carro já na frente do australiano, Sebastian move para a direita e Mark não dá espaço e ambos se enroscam, com Vettel ficando de fora da prova com o carro danificado e Webber prosseguindo, em segundo, com a asa dianteira quebrada.
Assim foi o principal lance da corrida da Turquia e assim a primeira discórdia da Red Bull, em sua história de 5 anos de F1, parece ter se instalado no seio da equipe. E isso custou a equipe a perda do primeiro lugar na briga lugar na tabela do mundial de construtores para a Mclaren, que com a dobradinha Hamilton- Button somou 43 pontos e tem agora 172 pontos contra 171 da Red Bull. Christian Horner e Helmut Marko terão trabalho para apagar a fogueira que se iniciou em Istambul.
A Mclaren agradeceu a confusão dos pilotos da Red Bull e passou para avencer a prova, mas também gelaram a espinha quando Hamilton e Button travaram uma batalha idêntica pela liderança, que começou no mesmo ponto do acidente entre Webber e Vettel, terminando somente no “S” após a reta de largada, com os dois companheiros a trocar de posições várias e vezes. Nas dez últimas voltas, a Mclaren pediu aos seus pilotos para pouparem combustível, afinal tinha o risco de terem uma pane seca no fim da prova.
Webber ainda voltou para a prova e terminou em terceiro, seguido por Schumi . Rosbreg, sofrendo com os pneus traseiros desgastados, suportou a pressão exercida por Kubica (6º) e passou em quinto. Como se esperava, as Ferraris não foram competitivas em momento algum e Massa passou em sétimo com Alonso, após ótima batalha com Petrov, terminando em oitavo. Mesmo completando 800 GPs nesta prova, nada tiveram para comemorar numa das piores apresentações deles nos últimos tempos. Completando a zona de pontos, Sutil fechou em nono e Kobayashi, enfim, conseguiu completar uma prova e marcou seu primeiro ponto no ano.
Rubens Barrichello largou mal e caiu de 15º para vigésimo na largada, e fez o que pode terminando em 14º. Bruno Senna vinha bem, no que o carro da Hispania pode lhe oferecer, e chegou a andar na frente dos dois carros da Virgin e do seu companheiro Chandhok, mas abandonou perto do fim. Di Grassi completou a prova em último.
Mesmo com todos estes acontecimentos, a Red Bull se vê agora ameaçada pela Mclaren que evoluiu muito desde Mônaco. Mesmo assim os austríacos ainda têm o melhor carro num conjunto geral e em Montreal, próxima etapa, os testes serão para os freios que são exigidos ao máximo naquele circuito. Mas o principal teste será para os nervos de Webber e Vettel, que concerteza estarão aflorados ainda mais após este acontecimento.
As Ferraris batalhando contra as Renaults: para os carros amarelos uma prova normal, já para os vermelhos uma corrida para esquecer


A batida da discórdia: Webber e Vettel batem na disputa pela primeira posição e o alemão fica de fora. Para alguns culpa de Vettel, para outros culpa de Webber. Na verdade um acidente de prova.


Você viu o que ele fez moço!!: É o que parece querer dizer Vettel sobre o acontecido.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Turquia- Circuito de Istambul Park
7ª Etapa


1º Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1h28min47s620
2° Jenson Button (ING/McLaren) a 2s645
3º Mark Webber (AUS/Red Bull): a 24s283
4º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 31s110
5º Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 32s266
6º Robert Kubica (POL/Renault): a 32s824
7º Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 36s635
8º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 46s544
9º Adrian Sutil (ALE/Force India): a 49s029
10° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): a 65s550
11º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): a 65s944
12º Jaimes Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a 67s800
13º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): a 1 volta
14° Rubens Barrichello (BRA/Williams): a 1 volta
15° Vitaly Petrov (RUS/Renault): a 1 volta
16º Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a 1 volta
17º Nico Hulkenberg (ALE/Williams): a 1 volta
18º Timo Glock (ALE/Virgin): a 3 voltas
19° Lucas Di Grassi (BRA/Virgin): a 3 voltas
20° Karun Chandhok (IND/Hispania): a 6 voltas

Não completaram:
21° Bruno Senna (BRA/Hispania)
22º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
23° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
24° Jarno Trulli (ITA/Lotus)

Melhor Volta: Vitaly Petrov (Renault) 1min29s165

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...