O inicio da contagem... Na foto, o Corvette Stingray “Rebel Corvette” de Dave Heinz durante a prova inaugural da IMSA (International Motor Sport Association) em Danville, onde foi realizada as 300 Milhas de Virginia.
Mais de dez mil pessoas compareceram para assistir a
primeira corrida daquela nova categoria criada no final de 1970 que contou uma
lista de 27 participantes, mas apenas 24 é que correram naquele primeiro
evento. Os carros foram divididos em
seis classes: Gran Turimos GTO (acima de 2,5 litros) e Gran Turimos GTU (abaixo
de 2,5 litros); Turismo TO (acima de 2,5 litros) e Turismo TU (abaixo de 2,5
litros); IMSA A Sedan e IMSA B Sedan.
A pole foi conquistada por Dave Heinz com a marca de 2’18’’700,
seguido pelo Porsche 914 de Peter Gregg/ Hurley Haywood e por outros Porsche
911 conduzido por jim Locke (3ª posição), Pete Harrison/ Sam McLaughlin (4ª
posição) e Bob Beasley na quinta posição.
A corrida, disputada em 18 de abril, foi um duelo particular
entre o Corvette de Heinz e o Porsche 914 de Gregg/ Haywood que se revezaram na
liderança da prova. A diferença entre eles nunca ultrapassou chegou aos dez
segundos e isso indicava um final imprevisível, até que Dave Heinz escapou e
danificou a dianteira do Corvette obrigando-o a ir aos boxes para reparos na
volta 60. Gregg e Haywood assumiram a liderança e levaram o Porsche 914 a
vitória no geral e na classe GTU. Dave Heinz, que mais tarde admitiria que ter
sido muito otimista em realizar toda a corrida sem ter um segundo piloto, terminou
em segundo com uma volta atrás e venceu na classe GTO – nessa classe teve
apenas dois carros, sendo o segundo um Corvette Stingray conduzido por Mel
Shaw/ Cress Taylor que não terminou. Na classe IMSA B vitória para o BMW de Byron
Morris/ Clint Abernethy (6º no geral); George Alderman/Roger Blansfield venceram na classe IMSA A com um
Datsun 510 (7º na geral); Amos Johnson/ Roger Mandeville/ Bunny Diggett, com um
Opel, venceram a classe TU (12º no geral); Bob Henning/ Richard Staples, com um
AMC Javekin, venceram na TO (17º no geral).
A conquista de Dave Heinz foi a primeira da Corvette na
IMSA, nessa que podia ter sido na geral não fosse o erro do piloto. Mas nas
corridas seguintes, Heinz foi a desforra ao vencer as 200 Milhas de Talladega,
dividindo o carro com Orlando “Or” Constanzo; ainda com parceria com Constanzo
venceu as 3 Horas de Charlotte; não participaram nas 3 Horas de Bridgehampton,
que foi vencida por Gregg/ Haywood; abandonou as 250 Milhas de Summit Point –
em prova que dividiu o volante com Don Yenko – após largar da pole e que foi
vencida por Gregg/ Haywood; e voltaram a vencer nas 200 Milhas de Daytona, mais
uma vez dividindo o Corvette com Yenko. Estes resultados deram a Chevrolet o
título nesta classe GTO, ao somar 51 pontos contra apenas 13 da Shelby.
Passados quase 49 anos, a Corvette chegou a sua 100ª vitória
na IMSA com a Corvette Racing ao venceram a Daytona 240 neste último sábado
quando Antonio Garcia e Jordan Taylor (a primeira dele como piloto oficial da
Corvette) venceram na classe GTLM e, com isso, marcaram também a primeira
conquista do Corvette C8.R. Essa conquista teve outro dado interessante que foi
a saída de uma seca de vitórias que a marca não tinha desde 2018, quando Tommy
Milner e Oliver Gavin venceram em Long Beach.
Em 2016, na etapa de Lime Rock, a Corvette Racing teve a sua
primeira vitória centenária vinda pelas mãos de Tommy Milner e Oliver Gavin quando
a fabrica conquistou a 100ª prova do programa, englobando as conquistas na IMSA
(92) mais as oito nas 24 Horas de Le Mans.
A primeira vitória da Corvette Racing remonta a 2000, quando
Ron Fellows e Andy Pilgrim venceram com o Corvette C5-R no Texas na classe Le
Mans GTS, ainda quando faziam parte da extinta American Le Mans Series – então
criada pela IMSA e Don Panoz.
O Corvette C5-R de Ron Fellows/ Andy Pilgrim que conquistou a primeira vitória da Corvette Racing no Texas Grand Prix de 2000, válido pelo ALMS (Foto: Autoweek) |
Tommy Milner e Oliver Gavin com o Corvette C7-R após a vitória em Lime Rock que deu a marca a 100% vitória do programa iniciado em 1999 (Foto: Autoweek) |
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