terça-feira, 11 de novembro de 2014
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Foto 411: Lancia in Fire
O Lancia Stratos Turbo #25 da Lancia Corse, pilotado por Vittorio Brambilla e Carlo Facetti, nem chegou a largar devido o incêndio que tomou conta do carro. Pobre Lancia...
A vitória ficou com Dieter Quester/ Gunnar Nilsson (BMW 3.5 CSL), em segundo John Fitizpatrick/ Tom Walkinshaw (BMW 3.5 CSL) e em terceiro Claude Haldi / Peter Zbinden (Porsche 934).
domingo, 9 de novembro de 2014
GP do Brasil - Um bom GP em Interlagos
Sobre os pilotos, Rosberg foi bem até a sua penúltima parada de box conseguindo, primeiramente, abrir uma boa diferença pra depois abrir um pouco mais sobre Lewis que errara na descida do lago. Mas as voltas finais foram apreensivas com Hamilton a pressioná-lo.
Lewis poderia ter saído vencedor caso não tivesse errando quando liderava, mas não seria nada fácil passar por Rosberg que parecia ter uma melhor tração na subida da Junção e isso dificultava bastante uma melhor aproximação para tentar algo no final da reta dos boxes. O erro lhe custou uma possível vitória, mas está numa boa situação para Abu Dhabi.
Como era de se esperar a Williams fez uma prova solitária, principalmente com Massa que foi ao pódio pela segunda vez ano. Me surpreendi com as voltas iniciais onde os carros brancos da Williams estavam a pouco segundos das Mercedes, mas após as primeiras paradas de box a diferença aumentou. Se Bottas não teve um dia bom, Massa garantiu um resultado que era de esperar pelo seu bom conhecimento do traçado paulistano. Teve seus erros nos boxes - excedeu a velocidade e depois errou o pit -, mas nada que influenciasse no resultado final.
A briga de foice pelas outras posições foi o ponto alto, principalmente pelos bons desempenhos de Button, Vettel, Hulkenberg (que chegou a figurar em terceiro em algumas ocasiões e até liderou na primeira rodada de pit stop), Kvyat, Raikkonen e Alonso. Ricciardo é quem não teve uma boa jornada em Interlagos quando abandonou com problemas na suspensão dianteira esquerda. Aliás, foi o primeiro grande primeiro que ele enfrentou numa temporada magistral que tem feito até aqui.
Interlagos não teve a chance de decidir o mundial - primazia que ficará para a insossa Abu Dhabi -, mas viu a Mercedes igualar o recorde de vitórias numa mesma temporada que é pertencente a Mclaren (1988) e Ferrari (2002 e 2004). O título do mundial para qualquer um de seus pilotos, será o Gran Finale para uma fábrica que voltou para a categoria há quatro anos e que pelo que parece (esta é a minha impressão), sacrificou duas temporadas para chegar a esse sucesso arrebatador de 2014.
sábado, 8 de novembro de 2014
Pole Lap: Rubens Barrichello (2004) e Nico Rosberg (2014) - Interlagos
Foto 409: Interlagos, 1979
E como eram bonitos esses Ligier JS11. Aqui Jacques Laffite recebendo a quadriculada para a sua segunda vitória naquela temporada de 1979, repetindo o feito de quinze dias antes na abertura do mundial na Argentina.
Completaram o pódio Patrick Depailler - com a outra Ligier - e Carlos Reuteman, com a Lotus.
GP do Brasil - Classificação - 18a Etapa
As Williams confirmaram a sua proximidade da Mercedes ao ficar dois décimos atrás dos prateados. Massa fez o que esperava dele ao se colocar em terceiro, com Bottas em seguida. Aproveitando-se da sua ótima largada, Massa pode dar um trabalho para as Mercedes.
O resto, foi o resto: Button mostrou uma certa evolução da Mclaren ficando em quinto, seguido de perto por Vettel. Magnussen foi sétimo, com Alonso se arrumando como pôde em oitavo. Ricciardo não teve um bom treino, com algumas dificuldades para tentar se colocar entre os dez já no Q2 e ficou em nono. Raikkonen parecia ter condições de superar Alonso, mas ficou em décimo.
O que esperar da corrida
A mesma luta de sempre entre as Mercedes, mas acredito que Massa dê algum combate aos prateados no início da prova. Porém, deverá ser o terceiro lutando contra Bottas.
Outra coisa que deve ser interessante é o fato da chuva. Paul Hembery, o homem da Pirelli, disse que pelo fato do asfalto ser novo alguns pontos do circuito podem liberar óleo, deixando o traçado mais escorregadio que o normal. Principalmente em pontos que ainda não foram explorados pelos pilotos, que são estes que eles podem usar em caso de pista molhada.
E esperamos por uma boa corrida amanhã, independente do tempo.
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m10.023s | - |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m10.056s | 0.033s |
3 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m10.247s | 0.224s |
4 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m10.305s | 0.282s |
5 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m10.930s | 0.907s |
6 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m10.938s | 0.915s |
7 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m10.969s | 0.946s |
8 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m10.977s | 0.954s |
9 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m11.075s | 1.052s |
10 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m11.099s | 1.076s |
11 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m11.591s | - |
12 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m11.976s | - |
13 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m12.099s | - |
14 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m12.037s | - |
15 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m12.040s | - |
16 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m12.233s | - |
17 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | - | - |
18 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m12.076s | - |
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Foto 408: Para gringo ver... e rir
A intenção do quarteto é "ajudar" os gringos automobilistas que estarão por estas bandas até o final do mês acompanhando as provas da F1 e WEC, afinal de contas não deve ser fácil para eles pronunciar "Laranjinha" ou "Bico de Pato".
Divirtam-se!
Foto 407: Simples
Mas voltando aos cartazes, até que gostei deste que foi feito para o GP deste ano: simples e sem oba-oba.
domingo, 2 de novembro de 2014
GP dos EUA: A dois passos
Depois daquela pole avassaladora de Rosberg, imaginavasse que as coisas poderiam pender para o lado do piloto alemão. De fato, você conseguir uma "vitória parcial" no meio desta batalha interna acaba ajudando bastante para tentar desestabilizar o seu concorrente direto. A verdade é que Nico aguentou bem a pressão na largada, sustentando-se bem à frente de Lewis, mas este, após o primeiro pit-stop, resolveu atacar Rosberg de forma gradativa até que efetuasse a ultrapassagem ainda no primeiro terço da corrida para não perdê-la mais. E aquele balde de água gelada que Nico dera em Lewis, foi devolvida hoje na parte do fim de semana que mais interessa que é a corrida.
Impressiona bastante esta fase de Lewis onde ele está mais seguro. Também tem que se valer que os problemas externos que sempre o atrapalharam, estão mais tranquilos. Qualquer rusga com o pai ou uma das inúmeras separações com a namorada, sempre o deixavam perdido. Desta vez, com tudo correndo a seu favor, as coisas tem fluido normalmente sem nenhum percalço.
Certamente este cenário ajudou muito ele para que aguentasse os problemas que teve anteriormente sem maiores contratempos, fazendo com que não perdesse o foco.
Agora faltam duas provas, com 75 pontos em jogo, e a tendência é que o piloto inglês passe a trabalhar serenamente rumo ao seu segundo mundial.
A corrida
Não foi aquele primor, mas foi bom ver o desempenho de alguns pilotos como Ricciardo, Alonso e Vettel se entregando totalmente as disputas como se não houvesse um amanhã. Talvez você não goste de um ou do outro, mas cabe reconhecer que não entregam o ouro tão facilmente e quando pilotos deste calibre estão em posse de carros não tão bem balanceados - como é o caso de Alonso e Vettel -, você passa a ver as qualidades de cada um de forma mais clara e vistosa, coisa que um carro superior, muito bem acertado, acaba mascarando e nos leva a levantar suspeitas de suas qualidades.
Quem me decepcionou um pouco foi a Williams. Esperava bem mais da equipe inglesa, mas erros de estratégia nos pits de Bottas e Massa os deixaram para trás após serem superados por Ricciardo que ganhou as posições baseando-se na estratégia traçada pela Red Bull e nos erros da equipe inglesa.
Por ter sido uma corrida bem abaixo do que esperávamos, destaco os duelos pelas posições intermediárias, aquelas onde as ultimas colocações pontuáveis são disputadas a tapas. Vergne e Grosjean quase misturaram tinta num momento em que Vettel, após a sua paradas há sete voltas para colocar pneus macios, lhe deu a chance de vir papando quem estivesse na frente sem nenhuma piedade e isso lhe rendeu uma ótima sétima posição. No entanto, outros postulantes as ultimas posições pontuáveis, continuaram se matando para conseguir as migalhas, como foram oa casos de Button, Kvyat, Maldonado, Grosjean, Raikkonen. Mas quem se deu melhor mesmo foi Maldonado, que garantiu o seu primeiro ponto no ano.
De resto foi uma corrida normal, com emoções bem contidas. Esperamos que Interlagos honre a sua reputação de GP marcante, que tanto nos animou nos últimos anos.
WEC: Seis Horas de Xangai
(Foto: James Moy/Toyota Racing) |
Hoje os dois Toyotas foram soberanos e o desempenho apresentado por Buemi/ Davidson foi magistral, a ponto de meter mais de 1 minuto de diferença para o #7 de Wurz/ Sarrazin/ Nakajima. Isso sem contar que o #14 da Porsche de Jani/ Dumas/ Lieb, que largaram da pole, ficaram a uma volta dos líderes. Os Audis mais vez tiveram um desempenho bem pífio, ficando apenas em quarto e quinto com os #2 e #1 sem incomodar nenhum dos seus adversários. O #20 da Porsche sofreu uma punição que o jogou para a sexta colocação.
De fato não há muito o que esperar do desfecho dos campeonatos de marcas e pilotos senão o título duplo da Toyota nestes dois certames. Dificilmente veremos uma chance de vitória para Porsche e Audi, a não ser que a prova seja feita em condições mutáveis como foram nos casos de Le Mans e Austin.
De resto, é esperar pelo restante do campeonato em Sakhir e Interlagos.
Abaixo os vídeos da prova.
sábado, 1 de novembro de 2014
GP dos EUA - Classificação - 17a Etapa
(Foto: Austosport) |
Para o restante, a batalha caseira entre as Williams mostra quanto que o carro inglês está bem no circuito texano: Bottas venceu o duelo contra Massa e ficou na terceira posição. Ricciardo fechou em quinto, seguido por Alonso, Magnussen, Button (que perderá cinco posições por troca de câmbio), Raikkonen, Sutil e Maldonado, que sairá em décimo.
Espera-se apenas uma batalha intensa entre os dois postulantes ao título e com os demais lutando frenéticamente pela terceira posição. Devemos observar também a prova de recuperação de Vettel e Kvyat, que largarão das últimas posições devido a trocas de componentes nos motores.
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m36.067s | - |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m36.443s | 0.376s |
3 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m36.906s | 0.839s |
4 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m37.205s | 1.138s |
5 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m37.244s | 1.177s |
6 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m37.610s | 1.543s |
7 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m37.706s | 1.639s |
8 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m37.804s | 1.737s |
9 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m38.810s | 2.743s |
10 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m38.467s | - |
11 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m38.554s | - |
12 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m37.655s | - |
13 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m38.598s | - |
14 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m39.250s | - |
15 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m39.555s | - |
16 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m39.679s | - |
17 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m38.699s | - |
18 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m39.621s | - |
Foto 407: Pole para a Porsche em Xangai
Tem se tornado interessante estes duelos entre Toyota e Porsche nas últimas etapas, principalmente pela pole. E desta vez, na classificação para as 6 Horas de Xangai, os carros #14 e #8 chegaram ao ponto de ter a sua volta média ser idêntica após a soma das quatro voltas cronometradas de carro. Coube ao #14 da Porsche, conduzido por Jani/Dumas/ Lieb, ficar com a pole enquanto que o #8 da Toyota (Buemi/ Davidson) ficou com aa segunda colocação. A segunda fila é formada pelos outros dois carros das fábrica, sendo que o #20 da Porsche (Hartley/ Benhard/ Webber) é o terceiro e a quarta posição ficou o Toyota #7 de Wurz/ Nakajima/ Sarrazin. Os Audis ficaram com a terceira fila.
Assim como fora em Fuji, principalmente nos primeiros minutos, talvez tenhamos uma corrida bem movimentada com destaque para o duelo entre a Toyota e Porsche. E será de muito bom agrado se o carro alemão não apresentar falhas, que tiraram deles boas chances em Sarthe e em Austin.
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
GP dos EUA - Treinos Livres - 17ª Etapa
As Mercedes dominaram, como era de se esperar: Lewis dominou as duas sessões, mas Rosberg esteve no encalço principalmente neste último treino livre, onde a diferença entre eles foi de três milésimos.
Treino Livre 1
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif | Voltas |
---|---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m39.941s | - | 28 |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m40.233s | 0.292s | 32 |
3 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m40.319s | 0.378s | 27 |
4 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m40.887s | 0.946s | 33 |
5 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m40.987s | 1.046s | 29 |
6 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m41.065s | 1.124s | 27 |
7 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m41.463s | 1.522s | 20 |
8 | Luiz Felipe Nasr | Williams/Mercedes | 1m41.545s | 1.604s | 19 |
9 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m41.722s | 1.781s | 24 |
10 | Max Verstappen | Toro Rosso/Renault | 1m41.785s | 1.844s | 32 |
11 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m41.907s | 1.966s | 21 |
12 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m41.965s | 2.024s | 23 |
13 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m42.329s | 2.388s | 28 |
14 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m42.333s | 2.392s | 23 |
15 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m42.359s | 2.418s | 23 |
16 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m42.516s | 2.575s | 24 |
17 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m42.598s | 2.657s | 5 |
18 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m43.229s | 3.288s | 26 |
Treino Livre 2
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif | Voltas |
---|---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m39.085s | - | 18 |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m39.088s | 0.003s | 34 |
3 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m40.189s | 1.104s | 29 |
4 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m40.390s | 1.305s | 30 |
5 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m40.457s | 1.372s | 36 |
6 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m40.543s | 1.458s | 32 |
7 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m40.631s | 1.546s | 34 |
8 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m40.641s | 1.556s | 38 |
9 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m40.698s | 1.613s | 36 |
10 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m40.800s | 1.715s | 25 |
11 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m40.828s | 1.743s | 37 |
12 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m41.054s | 1.969s | 31 |
13 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m41.110s | 2.025s | 36 |
14 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m41.123s | 2.038s | 35 |
15 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m41.158s | 2.073s | 37 |
16 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m41.332s | 2.247s | 33 |
17 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m41.420s | 2.335s | 34 |
18 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m44.437s | 5.352s | 19 |
sábado, 25 de outubro de 2014
Crash: GT Tour - Paul Ricard
A prova é válida pelo GT Tour, que realiza neste fim de semana a sua última etapa - de rodada dupla - em Paul Ricard.
Foto 406: Out
Pelo jeito a "profecia" dita por Adam Parr em setembro, quando ele divulgou que a F1 teria apenas oito equipes em 2015, pode se concretizar.
Agora resta saber se a Sauber terá fôlego para continuar ano que vem... ou se as equipes terão que alinhar um terceiro carro.
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Foto 405: Em linha
A prova foi vencida por Doohan, seguido por Tadayuki Okada e Alex Barros.
Vídeo: Bottas no FW18
O evento foi organizado por um dos patrocinadores da Williams, e ainda contou com a presença de Felipe Massa, Felipe Nasr e David Coulthard - estes dois últimos pilotaram os modelos FW08 e FW08C, com direito a um "Cover" de Keke Rosberg feito por Coulthard.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Foto 403: Na espera
Em nota feita hoje pelo site Endurance-Info, é de se esperar que o protótipo Nissan GT-R Nismo LM, de motor dianteiro, seja levado à pista em breve para testes na sede da fábrica em Stanfield, Arizona, onde o carro está sendo concebido no Nissan Technical Center América do Norte. A pista, que é usada para testes dos carros de produção da Nissan, compreende um oval de 9 km de extensão e mais quatro combinações de pista mista.
Sobre o motor, este será um V6 biturbo a gasolina e segundo as informações o propulsor tem tido boa performance no dinamômetro e este pode ser apresentado já em 30 de novembro, quando ocorrerá o Festival Nismo em Fuji. Já os pilotos ainda não existem confirmações, mas a tendência é que seja apresentados um por no decorrer dos meses. Sabe-se que nomes como o de Olivier Pla, Nick Heidfeld e Stéphane Sarrazin - este último dependerá muito de sua continuidade ou não na Toyota - estão cotados para compor o time. Não está descartado a presença de Jan Mardenborough, Lucas Ordoñez, Ronnie Quintarelli, Masataka Yanagida, Tsugio Matsuda e alguns outros nomes do Super GT. E ainda não se sabe que irão alinhar dois ou três carros para a temporada completa.
Além deste possível teste no Arizona, espera-se que o carro esteja nos testes de Sebring nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. A sua apresentação acontecerá em 8 de dezembro.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Subida de Montanha: Audi Quattro S1
Foto 402: Em casa
(Foto: John Rourke/AdrenalMidia.com) |
E essa facilidade se deu principalmente após os problemas com os Porsches, onde ambos tiveram problemas de energia e o número 20 tendo um pneu furado quando estava no encalço dos Toyotas. Mas com os contratempos relativamente resolvidos, puderam mostrar bom ritmo e assegurar a terceira e quarta colocações.
O mesmo não podemos dizer dos Audi que, fazendo uma corrida completa sem nenhuma nuance que pudesse modificar as ordens de força - como aconteceu em Le Mans e Austin -, mostraram um ritmo bem abaixo e fica claro que dependerão de provas bem doidas para superar a Toyota e agora sua conterrânea Porsche, que mostrou boa performance em Fuji. Ficaram em quinto e sexto.
Para a Toyota foi um certo alívio a vitória em Fuji. Além de ser uma obrigação vencer em seu circuito, serviu para a fábrica retomar a ponta no campeonato de marcas (183 pontos, contra 175 da Audi) e manter seus pilotos na frente do campeonato de pilotos (Buemi/Davidson 122 pontos; Lapierre 96; Lotterer/Tréluyer/Fassler 93).
Esta vitória massacrante da Toyota foi apenas a confirmação do ótimo carro que aprontaram para este ano.
domingo, 12 de outubro de 2014
GP da Rússia: Chatin
A pista de Sochi me fez lembrar bastante o de Valência em várias seções do circuito. Incrivelmente a prova tornou-se igualmente modorrenta. Devido os comentários animadores dos pilotos, que elogiaram o traçado e o asfalto, era de se pensar que a prova fosse mais disputada. E o que se viu em algumas situações, foram alguns pelotões se formarem e não darem nenhum tipo de chance para ultrapassagem.
Sobre o campeonato, a corrida de Hamilton podia ter sido mais trabalhosa caso Rosberg tivesse se mantido à frente após a largada, mas a fritada de pneus fez com que o alemão escapasse e devolvesse a posição mais à frente para depois entrar nos boxes e realizar a sua única troca de pneus. Foi arriscado, afinal tinha que atacar os oponentes e ainda se preocupar com os pneus macios para não desgastá-los, mas funcionou e ele terminou em segundo.
As Williams, especialmente com Bottas, foram bem. Valtteri teve uma primeira parte de corrida muito boa acompanhando o ritmo de Lewis, mas o desgaste dos pneus acabaram tirando a chance de até mesmo conseguir a segunda colocação. Massa seguiu a mesma linha de estratégia de Rosberg e até metade da corrida estava no encalço de Rosberg. Mas encontrou Pérez pelo caminho e lá ficou até o fim, terminando em 11o.
As demais equipes fizeram o que puderam: a Mclaren fez a sua melhor apresentação no ano com a quarta posição de Button e quinta de Magnussen, confirmando um bom fim de semana que se desenhava desde a sexta. Red Bull e Ferrari lutaram entre si para ser a melhor dos carros sem motores Mercedes, e Fernando Alonso pôde dar este resultado à Ferrari ao manter-se à frente de Ricciardo nas últimas 13 voltas, terminando em sexto.
Foi uma boa prova dos Toro Rosso, pena que foram caindo pelas tabelas no decorrer da corrida. Mas mostraram boas performances com seus dous pilotos.
E para a Mercedes restou confirmar algo que era o seu título de construtores, o primeiro da marca na história da categoria. Um resultado sensacional para a equipe que completou 60 anos neste 2014 do seu retorno ao mundo dos Grand Prix.
Faltam três etapas, mas no andar da carruagem o título começa a pender para Hamilton neste momento.
sábado, 11 de outubro de 2014
WEC: Pole para a Toyota em Fuji
(Foto: Toyota Motorsport) |
A terceira colocação é do outro Porsche, conduzido por Romain Dumas/ Marc Lieb/ Neel Jani e quarta posição do trio do Toyota #8 formado por Alex Wurz/ Stéphane Sarrazin/ Kazuki Nakajima. De se destacar que os quatro primeiros ficaram separados por meio segundo. Já os Audis, com mais de um segundo de desvantagem para o pole, ficaram com a terceira fila: Marcel Fassler/ André Lotterer/ Benoit Tréluyer, com o #2 largam em quinto e a sexta é do trio Tom Kristensen/ Lucas Di Grassi/ Loic Duval com o #1.
O que esperar para a prova?
Mais uma vez esperamos por um duelo duro entre as três fábricas, ainda mais por conta da Toyota que perdeu as duas últimas corridas por problemas ou estratégia (como foi o caso em Austin). Correndo em casa, os japoneses irão ainda mais com sede ao pote.
Por outro lado vemos que a Porsche teve uma melhora em sua performance em Austin, e não fosse os problemas enfrentados pelo trio Dumas/Lieb/Jani poderiam muito bem ter enfrentado a Audi na busca pela vitória.
Enquanto as fichas vão sendo depositadas em sua maioria para a Toyota e um pouco para a Porsche, não podemos deixar de lado, em modo algum, a Audi. Com a sua típica atitude de atacar em conjunto os adversários, os alemães conquistaram as duas últimas corridas. As classificações tem sido sofridas, mas na corrida, que é onde importa realmente, eles tem feito um trabalho sólido e constante.
GP da Rússia - Classificação - 16ª Etapa
De se destacar o ótimo treino de Bottas, que por muito pouco não desmanchou a primeira fila da Mercedes. Kvyat também esteve num grande dia e correndo frente a sua torcida, pode fazer um bom GP. As Mclarens continuaram o bom passo que tiveram ontem, conseguindo uma quarta posição com Button e uma sexta com Magnussen. Pode ser uma melhora considerável dos Mclarens, mas também pode ser pela característica da pista.
A Red Bull não tem tido uma grande jornada em Sochi, tanto que Vettel nem conseguiu passar para o Q3. Ricciardo arrancou um sétimo tempo a fórceps, mas terá que se valer bastante da estratégia da equipe para conseguir algo de bom amanhã e isso vale também para Vettel.
As Ferraris voltaram ao seu desempenho normal, ao conseguirem bons tempos na sexta, se colocando entre os cinco melhores, e depois caindo de rendimento no Q3, tanto que Alonso sairá em oitavo e Raikkonen em nono.
Massa teve problemas com a pressão do combustível ainda no Q1 e largará em 18°.
O que esperar da corrida?
Apesar dos elogios dos pilotos para com a pista, eles também alertaram para os problemas de ultrapassagem. Sendo assim, poderemos ter uma corrida modorrenta, bem ao estilo das "irmãs" tilkodromos de Sochi.
Talvez a única coisa que não diferenciará, será uma vitória da Mercedes. E Hamilton tem boa vantagem já.
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*Penalizados com a perda de cinco posições, devido a troca de câmbio | |||||||||
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Foto 1041 - José Carlos Pace, 1000km de Osterreichring 1972
(Foto: David Phipps/ 4Quatro Rodas) Não é tão fácil ingressar numa equipe de ponta de uma grande categoria, e a coisa parece ainda mais co...
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