terça-feira, 11 de novembro de 2014

Foto 412: Através dos tempos

(Clique para ampliar)
Nem todos os anos da Ferrari na F1 estão representados - pelo que pude ver está faltando 1996 e mais algum outro ano, suponho -, mas esta montagem ficou boa até.
 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Foto 411: Lancia in Fire

De vez em quando os lendários Lancia Stratos aparecem aqui no blog, mas este não teve uma grande sorte durante as 6 Horas de Zeltweg de 1976.
O Lancia Stratos Turbo #25 da Lancia Corse, pilotado por Vittorio Brambilla e Carlo Facetti, nem chegou a largar devido o incêndio que tomou conta do carro. Pobre Lancia...
A vitória ficou com Dieter Quester/ Gunnar Nilsson (BMW 3.5 CSL), em segundo John Fitizpatrick/ Tom Walkinshaw (BMW 3.5 CSL) e em terceiro Claude Haldi / Peter Zbinden (Porsche 934).

domingo, 9 de novembro de 2014

GP do Brasil - Um bom GP em Interlagos


Não foi aquela corrida louca que cansamos de ver nos últimos anos em Interlagos. Talvez a tão aclamada e desejada chuva, que rondou o autódromo nos últimos dias, pudesse dar aquele algo a mais para a prova deste ano. Mas de toda forma, foi um GP interessante. Principalmente pelo fato dos pneus, que instalaram um sinal amarelo com as inúmeras bolhas que foram aparecendo durante o certame e que deixou a todos com a impressão de que alguns pneus pudessem estourar a qualquer momento. Apesar da boa aderência que este novo asfalto deu aos carros - fazendo com que o recorde de dez anos caísse ontem -, também revelou-se abrasiva e combinada com o calor que fez hoje, o desgaste foi acima do esperado.
Sobre os pilotos, Rosberg foi bem até a sua penúltima parada de box conseguindo, primeiramente, abrir uma boa diferença pra depois abrir um pouco mais sobre Lewis que errara na descida do lago. Mas as voltas finais foram apreensivas com Hamilton a pressioná-lo.
Lewis poderia ter saído vencedor caso não tivesse errando quando liderava, mas não seria nada fácil passar por Rosberg que parecia ter uma melhor tração na subida da Junção e isso dificultava bastante uma melhor aproximação para tentar algo no final da reta dos boxes. O erro lhe custou uma possível vitória, mas está numa boa situação para Abu Dhabi.
Como era de se esperar a Williams fez uma prova solitária, principalmente com Massa que foi ao pódio pela segunda vez ano. Me surpreendi com as voltas iniciais onde os carros brancos da Williams estavam a pouco segundos das Mercedes, mas após as primeiras paradas de box a diferença aumentou. Se Bottas não teve um dia bom, Massa garantiu um resultado que era de esperar pelo seu bom conhecimento do traçado paulistano. Teve seus erros nos boxes - excedeu a velocidade e depois errou o pit -, mas nada que influenciasse no resultado final.
A briga de foice pelas outras posições foi o ponto alto, principalmente pelos bons desempenhos de Button, Vettel, Hulkenberg (que chegou a figurar em terceiro em algumas ocasiões e até liderou na primeira rodada de pit stop), Kvyat, Raikkonen e Alonso. Ricciardo é quem não teve uma boa jornada em Interlagos quando abandonou com problemas na suspensão dianteira esquerda.  Aliás, foi o primeiro grande primeiro que ele enfrentou numa temporada magistral que tem feito até aqui.
Interlagos não teve a chance de decidir o mundial - primazia que ficará para a insossa Abu Dhabi -, mas viu a Mercedes igualar o recorde de vitórias numa mesma temporada que é pertencente a Mclaren (1988) e Ferrari (2002 e 2004). O título do mundial para qualquer um de seus pilotos, será o Gran Finale para uma fábrica que voltou para a categoria há quatro anos e que pelo que parece (esta é a minha impressão), sacrificou duas temporadas para chegar a esse sucesso arrebatador de 2014.

sábado, 8 de novembro de 2014

Pole Lap: Rubens Barrichello (2004) e Nico Rosberg (2014) - Interlagos

Duas poles separadas por dez anos. O antigo e o novo recorde de volta em Interlagos para a Fórmula-1. As voltas de Rubens Barrichello e Nico Rosberg.

Foto 410: Na bala

"Ok, Nigel! Feche um olho, mire e não vá fazer besteira." Mansell recebendo instruções de um oficial de policia de Long Beach, durante um treinamento de tiro onde o aspirante à Leão - ele ganhara esse apelido quando teve a sua passagem pela Ferrari - empunha uma .45 Colt M1911.
 

Foto 409: Interlagos, 1979



E como eram bonitos esses Ligier JS11. Aqui Jacques Laffite recebendo a quadriculada para a sua segunda vitória naquela temporada de 1979, repetindo o feito de quinze dias antes na abertura do mundial na Argentina.
Completaram o pódio Patrick Depailler - com a outra Ligier - e Carlos Reuteman, com a Lotus.  

GP do Brasil - Classificação - 18a Etapa

Este asfalto novo de Interlagos nos proporcionou algo de bom nestes treinos, onde os tempos caíram vertiginosamente. E isso deixou a luta pela pole muito bacana, onde Rosberg confirmou a sua força que vinha desde as prática ao obter a pole com dez centésimos de vantagem sobre Hamilton. Aliás este não esteve numa boa nestes treinos e na sua última cartada para tentar conquistar a pole, errou na entrada do bico de pato. Mas sem dúvida que o duelo de amanhã será espetacular e o trecho do 'S" do Senna pode dar um tom diferente à corrida.
As Williams confirmaram a sua proximidade da Mercedes ao ficar dois décimos atrás dos prateados. Massa fez o que esperava dele ao se colocar em terceiro, com Bottas em seguida. Aproveitando-se da sua ótima largada, Massa pode dar um trabalho para as Mercedes.
O resto, foi o resto: Button mostrou uma certa evolução da Mclaren ficando em quinto, seguido de perto por Vettel. Magnussen foi sétimo, com Alonso se arrumando como pôde em oitavo. Ricciardo não teve um bom treino, com algumas dificuldades para tentar se colocar entre os dez já no Q2 e ficou em nono. Raikkonen parecia ter condições de superar Alonso, mas ficou em décimo.

O que esperar da corrida
A mesma luta de sempre entre as Mercedes, mas acredito que Massa dê algum combate aos prateados no início da prova. Porém, deverá ser o terceiro lutando contra Bottas.
Outra coisa que deve ser interessante é o fato da chuva. Paul Hembery, o homem da Pirelli, disse que pelo fato do asfalto ser novo alguns pontos do circuito podem liberar óleo, deixando o traçado mais escorregadio que o normal. Principalmente em pontos que ainda não foram explorados pelos pilotos, que são estes que eles podem usar em caso de pista molhada.
E esperamos por uma boa corrida amanhã, independente do tempo.

Grid de largada para o Grande Prêmio do Brasil - 18ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Nico RosbergMercedes1m10.023s -
2Lewis HamiltonMercedes1m10.056s 0.033s
3Felipe MassaWilliams/Mercedes1m10.247s 0.224s
4Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m10.305s 0.282s
5Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m10.930s 0.907s
6Sebastian VettelRed Bull/Renault1m10.938s 0.915s
7Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m10.969s 0.946s
8Fernando AlonsoFerrari1m10.977s 0.954s
9Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m11.075s 1.052s
10Kimi RaikkonenFerrari1m11.099s 1.076s
11Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m11.591s -
12Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m11.976s -
13Adrian SutilSauber/Ferrari1m12.099s -
14Romain GrosjeanLotus/Renault1m12.037s -
15Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m12.040s -
16Pastor MaldonadoLotus/Renault1m12.233s -
17Daniil KvyatToro Rosso/Renault- -
18Sergio PerezForce India/Mercedes1m12.076s -

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Foto 408: Para gringo ver... e rir

A idéia nasceu durante as provas do Super Bike Brasil, onde estas cabeças pensantes - ou nem tanto assim - José Claudio Baldassin, Renan Casetta, Gilson Romani e Gabriela Pedron resolveram "renomear" as curvas de Interlagos traduzindo-as para o inglês.
A intenção do quarteto é "ajudar" os gringos automobilistas que estarão por estas bandas até o final do mês acompanhando as provas da F1 e WEC, afinal de contas não deve ser fácil para eles pronunciar "Laranjinha" ou "Bico de Pato".
Divirtam-se!

Foto 407: Simples

Sou crítico a estes novos cartazes, onde a criatividade de um artista foi descartado em detrimento as novas tecnologias. Mas enfim, isso é algo normal: tudo muda e nada será igual a antes. Ou será aperfeiçoado - o que não garante que agradará a todos - ou será totalmente estragado ao extremo.
Mas voltando aos cartazes, até que gostei deste que foi feito para o GP deste ano: simples e sem oba-oba. 

domingo, 2 de novembro de 2014

GP dos EUA: A dois passos


Depois daquela pole avassaladora de Rosberg, imaginavasse que as coisas poderiam pender para o lado do piloto alemão. De fato, você conseguir uma "vitória parcial" no meio desta batalha interna acaba ajudando bastante para tentar desestabilizar o seu concorrente direto. A verdade é que Nico aguentou bem a pressão na largada, sustentando-se bem à frente de Lewis, mas este, após o primeiro pit-stop, resolveu atacar Rosberg de forma gradativa até que efetuasse a ultrapassagem ainda no primeiro terço da corrida para não perdê-la mais. E aquele balde de água gelada que Nico dera em Lewis, foi devolvida hoje na parte do fim de semana que mais interessa que é a corrida.
Impressiona bastante esta fase de Lewis onde ele está mais seguro. Também tem que se valer que os problemas externos que sempre o atrapalharam, estão mais tranquilos. Qualquer rusga com o pai ou uma das inúmeras separações com a namorada, sempre o deixavam perdido. Desta vez, com tudo correndo a seu favor, as coisas tem fluido normalmente sem nenhum percalço.
Certamente este cenário ajudou muito ele para que aguentasse os problemas que teve anteriormente sem maiores contratempos, fazendo com que não perdesse o foco.
Agora faltam duas provas, com 75 pontos em jogo, e a tendência é que o piloto inglês passe a trabalhar serenamente rumo ao seu segundo mundial.

A corrida

Não foi aquele primor, mas foi bom ver o desempenho de alguns pilotos como Ricciardo, Alonso e Vettel se entregando totalmente as disputas como se não houvesse um amanhã. Talvez você não goste de um ou do outro, mas cabe reconhecer que não entregam o ouro tão facilmente e quando pilotos deste calibre estão em posse de carros não tão bem balanceados - como é o caso de Alonso e Vettel -, você passa a ver as qualidades de cada um de forma mais clara e vistosa, coisa que um carro superior, muito bem acertado, acaba mascarando e nos leva a levantar suspeitas de suas qualidades.
Quem me decepcionou um pouco foi a Williams. Esperava bem mais da equipe inglesa, mas erros de estratégia nos pits de Bottas e Massa os deixaram para trás após serem superados por Ricciardo que ganhou as posições baseando-se na estratégia traçada pela Red Bull e nos erros da equipe inglesa.
Por ter sido uma corrida bem abaixo do que esperávamos, destaco os duelos pelas posições intermediárias, aquelas onde as ultimas colocações pontuáveis são disputadas a tapas. Vergne e Grosjean quase misturaram tinta num momento em que Vettel, após a sua paradas há sete voltas para colocar pneus macios, lhe deu a chance de vir papando quem estivesse na frente sem nenhuma piedade e isso lhe rendeu uma ótima sétima posição. No entanto, outros postulantes as ultimas posições pontuáveis, continuaram se matando para conseguir as migalhas, como foram oa casos de Button, Kvyat, Maldonado, Grosjean, Raikkonen. Mas quem se deu melhor mesmo foi Maldonado, que garantiu o seu primeiro ponto no ano.
De resto foi uma corrida normal, com emoções bem contidas. Esperamos que Interlagos honre a sua reputação de GP marcante, que tanto nos animou nos últimos anos.

WEC: Seis Horas de Xangai

(Foto: James Moy/Toyota Racing)
Apesar dos contratempos que tiraram deles possíveis vitórias em Le Mans e Austin, não podemos ignorar o poderio da Toyota até aqui neste Mundial de Endurance. E as corridas de Fuji e de hoje em Xangai, foram a mostra de que os japoneses estão um degrau acima dos demais. Apesar de uma certa resistência da Porsche no início das corridas, os 919 Hybrid sucumbem a força dos TS040.
Hoje os dois Toyotas foram soberanos e o desempenho apresentado por Buemi/ Davidson foi magistral, a ponto de meter mais de 1 minuto de diferença para o #7 de Wurz/ Sarrazin/ Nakajima. Isso sem contar que o #14 da Porsche de Jani/ Dumas/ Lieb, que largaram da pole, ficaram a uma volta dos líderes. Os Audis mais vez tiveram um desempenho bem pífio, ficando apenas em quarto e quinto com os #2 e #1 sem incomodar nenhum dos seus adversários. O #20 da Porsche sofreu uma punição que o jogou para a sexta colocação.
De fato não há muito o que esperar do desfecho dos campeonatos de marcas e pilotos senão o título duplo da Toyota nestes dois certames. Dificilmente veremos uma chance de vitória para Porsche e Audi, a não ser que a prova seja feita em condições mutáveis como foram nos casos de Le Mans e Austin.
De resto, é esperar pelo restante do campeonato em Sakhir e Interlagos.
Abaixo os vídeos da prova.

 

sábado, 1 de novembro de 2014

GP dos EUA - Classificação - 17a Etapa



(Foto: Austosport)
Engraçado você olhar as tabelas de tempos das três sessões feitas antes da classificação, e ver o quanto que Hamilton estava num degrau acima dos demais. Até mesmo de Rosberg, que ficara em todas as práticas exatamente atrás do inglês, sendo que a maior surra que levara tinha sido no terceiro treino quando ficou oito décimos de desvantagem. E isso ficava claro que Lewis era o favorito disparado, porém não contava com a performance arrasadora de Rosberg que o dominou por completo na classificação e marcou uma respeitável pole, com mais de quatro décimos de vantagem. Um balde de água gelada daquelas em Hamilton.
Para o restante, a batalha caseira entre as Williams mostra quanto que o carro inglês está bem no circuito texano: Bottas venceu o duelo contra Massa e ficou na terceira posição. Ricciardo fechou em quinto, seguido por Alonso, Magnussen, Button (que perderá cinco posições por troca de câmbio), Raikkonen, Sutil e Maldonado, que sairá em décimo.
Espera-se apenas uma batalha intensa entre os dois postulantes ao título e com os demais lutando frenéticamente pela terceira posição. Devemos observar também a prova de recuperação de Vettel e Kvyat, que largarão das últimas posições devido a trocas de componentes nos motores.

Grid de largada para o Grande Prêmio dos Estados Unidos - 17ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Nico RosbergMercedes1m36.067s -
2Lewis HamiltonMercedes1m36.443s 0.376s
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.906s 0.839s
4Felipe MassaWilliams/Mercedes1m37.205s 1.138s
5Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.244s 1.177s
6Fernando AlonsoFerrari1m37.610s 1.543s
7Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m37.706s 1.639s
8Kimi RaikkonenFerrari1m37.804s 1.737s
9Adrian SutilSauber/Ferrari1m38.810s 2.743s
10Pastor MaldonadoLotus/Renault1m38.467s -
11Sergio PerezForce India/Mercedes1m38.554s -
12Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m37.655s -
13Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m38.598s -
14Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m39.250s -
15Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m39.555s -
16Romain GrosjeanLotus/Renault1m39.679s -
17Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m38.699s -
18Sebastian VettelRed Bull/Renault1m39.621s -

Foto 407: Pole para a Porsche em Xangai

Tem se tornado interessante estes duelos entre Toyota e Porsche nas últimas etapas, principalmente pela pole. E desta vez, na classificação para as 6 Horas de Xangai, os carros #14 e #8 chegaram ao ponto de ter a sua volta média ser idêntica após a soma das quatro voltas cronometradas de carro. Coube ao #14 da Porsche, conduzido por Jani/Dumas/ Lieb, ficar com a pole enquanto que o #8 da Toyota (Buemi/ Davidson) ficou com aa segunda colocação. A segunda fila é formada pelos outros dois carros das fábrica, sendo que o #20 da Porsche (Hartley/ Benhard/ Webber) é o terceiro e a quarta posição ficou o Toyota #7 de Wurz/ Nakajima/ Sarrazin. Os Audis ficaram com a terceira fila.
Assim como fora em Fuji, principalmente nos primeiros minutos, talvez tenhamos uma corrida bem movimentada com destaque para o duelo entre a Toyota e Porsche. E será de muito bom agrado se o carro alemão não apresentar falhas, que tiraram deles boas chances em Sarthe e em Austin.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

GP dos EUA - Treinos Livres - 17ª Etapa

Nenhuma grande novidade durante os treinos livres em Austin. Talvez a única coisa que animasse foi o bom desempenho das Mclarens no primeiro treino livre, com Button ficando na terceira colocação e Magnussen na quinta. Porém, no segundo treino livre, os cromados de Woking ficaram em oitavo (Magnussen) e nono (Button).
As Mercedes dominaram, como era de se esperar: Lewis dominou as duas sessões, mas Rosberg esteve no encalço principalmente neste último treino livre, onde a diferença entre eles foi de três milésimos.

Treino Livre 1
PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Lewis HamiltonMercedes1m39.941s - 28
2Nico RosbergMercedes1m40.233s 0.292s 32
3Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m40.319s 0.378s 27
4Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m40.887s 0.946s 33
5Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m40.987s 1.046s 29
6Fernando AlonsoFerrari1m41.065s 1.124s 27
7Sebastian VettelRed Bull/Renault1m41.463s 1.522s 20
8Luiz Felipe NasrWilliams/Mercedes1m41.545s 1.604s 19
9Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m41.722s 1.781s 24
10Max VerstappenToro Rosso/Renault1m41.785s 1.844s 32
11Felipe MassaWilliams/Mercedes1m41.907s 1.966s 21
12Kimi RaikkonenFerrari1m41.965s 2.024s 23
13Pastor MaldonadoLotus/Renault1m42.329s 2.388s 28
14Adrian SutilSauber/Ferrari1m42.333s 2.392s 23
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m42.359s 2.418s 23
16Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m42.516s 2.575s 24
17Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m42.598s 2.657s 5
18Romain GrosjeanLotus/Renault1m43.229s 3.288s 26

Treino Livre 2
PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Lewis HamiltonMercedes1m39.085s - 18
2Nico RosbergMercedes1m39.088s 0.003s 34
3Fernando AlonsoFerrari1m40.189s 1.104s  29
4Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m40.390s 1.305s 30
5Felipe MassaWilliams/Mercedes1m40.457s 1.372s 36
6Kimi RaikkonenFerrari1m40.543s 1.458s 32
7Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m40.631s 1.546s 34
8Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m40.641s 1.556s 38
9Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m40.698s 1.613s 36
10Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m40.800s 1.715s 25
11Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m40.828s 1.743s 37
12Romain GrosjeanLotus/Renault1m41.054s 1.969s 31
13Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m41.110s 2.025s 36
14Sergio PerezForce India/Mercedes1m41.123s 2.038s 35
15Pastor MaldonadoLotus/Renault1m41.158s 2.073s 37
16Adrian SutilSauber/Ferrari1m41.332s 2.247s 33
17Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m41.420s 2.335s 34
18Sebastian VettelRed Bull/Renault1m44.437s 5.352s 19

sábado, 25 de outubro de 2014

Crash: GT Tour - Paul Ricard

Chega a dar calafrios quando um carro roda e volta para a pista, no meio do pelotão... Por sorte os dois pilotos envolvidos escaparam ilesos, mas o susto foi tremendo.
A prova é válida pelo GT Tour, que realiza neste fim de semana a sua última etapa - de rodada dupla - em Paul Ricard.

Foto 406: Out

O passado da F1 já havia mostrado bem este cenário que está acontecendo atualmente na categoria. As confirmações das ausências de Caterham e Marussia, devido a problemas financeiros e outras situações nebulosas - como é o caso da Caterham -, mostram o quanto que estas equipes menores que entram na F1 precisam estar bem estruturadas - ou se aliar a uma grande montadora - para aguentar o tranco financeiro que a categoria oferece. Infelizmente a F1, já há um bom tempo, é um leão que necessita cada vez mais de dinheiro e quem acaba pagando o pato por isso são as equipes menores. Como diz o ditado popular, a corda arrebenta do lado mais fraco. 
Pelo jeito a "profecia" dita por Adam Parr em setembro, quando ele divulgou que a F1 teria apenas oito equipes em 2015, pode se concretizar.
Agora resta saber se a Sauber terá fôlego para continuar ano que vem... ou se as equipes terão que alinhar um terceiro carro.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Foto 405: Em linha

Mais uma daquelas fotos sensacionais da extinta 500cc. Acima pode-se ver um pelotão formado por Alex Crivillé (Repsol HRC-Honda NSR500) seguido por Mick Doohan, Carlos Checa (Movistar Pons-Honda NSR500), Nobuatsu Aoki (Rheos ELF FCC TSR-Honda NSR500) & Luca Cadalora (Red Bull WCM-Yamaha YZR500), durante o GP da Grã-Bretanha de 1997 disputado em Donington Park.
A prova foi vencida por Doohan, seguido por Tadayuki Okada e Alex Barros.

Vídeo: Bottas no FW18

Pensa num cara que divertiu hoje? Este foi Valtteri Bottas, que tomou posse do Williams FW18 Renault, campeão do mundo de 1996 com Damon Hill.
O evento foi organizado por um dos patrocinadores da Williams, e ainda contou com a presença de Felipe Massa, Felipe Nasr e David Coulthard - estes dois últimos pilotaram os modelos FW08 e FW08C, com direito a um "Cover" de Keke Rosberg feito por Coulthard.


Foto 404: Professeur

E hoje é o Dia do Professor. Nada mais justo que colocar a foto de Alain Prost, tido como "Le Professeur". E suas aulas de como administrar uma corrida e campeonatos, lhe valeram quatro mundiais. E podia ter sido muito mais...

terça-feira, 14 de outubro de 2014

WEC: 6 Horas de Fuji (Vídeo)


Foto 403: Na espera

Enquanto que o Mundial de Endurance vai entrando na sua fase final, um dos contendores que estará no próximo ano desafiando Audi, Toyota e Porsche, vai dando os últimos retoques antes de mandar o seu LMP1 para a pista.
Em nota feita hoje pelo site Endurance-Info, é de se esperar que o protótipo Nissan GT-R Nismo LM, de motor dianteiro, seja levado à pista em breve para testes na sede da fábrica em Stanfield, Arizona, onde o carro está sendo concebido no Nissan Technical Center América do Norte. A pista, que é usada para testes dos carros de produção da Nissan, compreende um oval de 9 km de extensão e mais quatro combinações de pista mista.
Sobre o motor, este será um V6 biturbo a gasolina e segundo as informações o propulsor tem tido boa performance no dinamômetro e este pode ser apresentado já em 30 de novembro, quando ocorrerá o Festival Nismo em Fuji. Já os pilotos ainda não existem confirmações, mas a tendência é que seja apresentados um por no decorrer dos meses. Sabe-se que nomes como o de Olivier Pla, Nick Heidfeld e Stéphane Sarrazin - este último dependerá muito de sua continuidade ou não na Toyota - estão cotados para compor o time. Não está descartado a presença de Jan Mardenborough, Lucas Ordoñez, Ronnie Quintarelli, Masataka Yanagida, Tsugio Matsuda e alguns outros nomes do Super GT. E ainda não se sabe que irão alinhar dois ou três carros para a temporada completa.
Além deste possível teste no Arizona, espera-se que o carro esteja nos testes de Sebring nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. A sua apresentação acontecerá em 8 de dezembro.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Subida de Montanha: Audi Quattro S1

Nem preciso escrever muito. Apenas ouçam o berro alucinante do Audi Quattro durante a subida de montanha em Mickhausen, Alemanha.

Foto 402: Em casa

(Foto: John Rourke/AdrenalMidia.com)
Para quem acompanhou os primeiros minutos das 6 Horas de Fuji com uma batalha insana pela liderança, talvez imaginasse que Porsche e Audi jogariam água no saquê da Toyota em sua corrida caseira, principalmente após os falhanço dos japoneses nas duas últimas etapa, acabou vendo um passeio dos dois TS040 Hybrid em Fuji.
E essa facilidade se deu principalmente após os problemas com os Porsches, onde ambos tiveram problemas de energia e o número 20 tendo um pneu furado quando estava no encalço dos Toyotas. Mas com os contratempos relativamente resolvidos, puderam mostrar bom ritmo e assegurar a terceira e quarta colocações.
O mesmo não podemos dizer dos Audi que, fazendo uma corrida completa sem nenhuma nuance que pudesse modificar as ordens de força - como aconteceu em Le Mans e Austin -, mostraram um ritmo bem abaixo e fica claro que dependerão de provas bem doidas para superar a Toyota e agora sua conterrânea Porsche, que mostrou boa performance em Fuji. Ficaram em quinto e sexto.
Para a Toyota foi um certo alívio a vitória em Fuji. Além de ser uma obrigação vencer em seu circuito, serviu para a fábrica retomar a ponta no campeonato de marcas (183 pontos, contra 175 da Audi) e manter seus pilotos na frente do campeonato de pilotos (Buemi/Davidson 122 pontos; Lapierre 96; Lotterer/Tréluyer/Fassler 93).
Esta vitória massacrante da Toyota foi apenas a confirmação do ótimo carro que aprontaram para este ano.

domingo, 12 de outubro de 2014

GP da Rússia: Chatin

Ultimamente tem me despertado uma certa preguiça em acompanhar a F1 quando ela estréia uma nova pista. Na verdade as pistas feitas por Hermann Tilke são chatas em sua maioria, mas acredito também que para a corrida se tornar chamativa vai muito da atitude dos pilotos. Se arriscam mais nas manobras, facilmente tornará a prova legal. Mas temos que admitir que as equipes limitam um pouco as coisas ao alertarem seus pilotos para conservarem o equipamento. Talvez isso influencie bastante na hora de dividir uma freada com outro piloto.
A pista de Sochi me fez lembrar bastante o de Valência em várias seções do circuito. Incrivelmente a prova tornou-se igualmente modorrenta. Devido os comentários animadores dos pilotos, que elogiaram o traçado e o asfalto, era de se pensar que a prova fosse mais disputada. E o que se viu em algumas situações, foram alguns pelotões se formarem e não darem nenhum tipo de chance para ultrapassagem.
Sobre o campeonato, a corrida de Hamilton podia ter sido mais trabalhosa caso Rosberg tivesse se mantido à frente após a largada, mas a fritada de pneus fez com que o alemão escapasse e devolvesse a posição mais à frente para depois entrar nos boxes e realizar a sua única troca de pneus. Foi arriscado, afinal tinha que atacar os oponentes e ainda se preocupar com os pneus macios para não desgastá-los, mas funcionou e ele terminou em segundo.
As Williams, especialmente com Bottas, foram bem. Valtteri teve uma primeira parte de corrida muito boa acompanhando o ritmo de Lewis, mas o desgaste dos pneus acabaram tirando a chance de até mesmo conseguir a segunda colocação. Massa seguiu a mesma linha de estratégia de Rosberg e até metade da corrida estava no encalço de Rosberg. Mas encontrou Pérez pelo caminho e lá ficou até o fim, terminando em 11o.
As demais equipes fizeram o que puderam: a Mclaren fez a sua melhor apresentação no ano com a quarta posição de Button e quinta de Magnussen, confirmando um bom fim de semana que se desenhava desde a sexta. Red Bull e Ferrari lutaram entre si para ser a melhor dos carros sem motores Mercedes, e Fernando Alonso pôde dar este resultado à Ferrari ao manter-se à frente de Ricciardo nas últimas 13 voltas, terminando em sexto.
Foi uma boa prova dos Toro Rosso, pena que foram caindo pelas tabelas no decorrer da corrida. Mas mostraram boas performances com seus dous pilotos.
E para a Mercedes restou confirmar algo que era o seu título de construtores, o primeiro da marca na história da categoria. Um resultado sensacional para a equipe que completou 60 anos neste 2014 do seu retorno ao mundo dos Grand Prix.
Faltam três etapas, mas no andar da carruagem o título começa a pender para Hamilton neste momento.

sábado, 11 de outubro de 2014

WEC: Pole para a Toyota em Fuji

(Foto: Toyota Motorsport)
Sebastien Buemi já havia mostrado bem a sua velocidade nas provas anteriores pela Toyota. Isso ficou bem claro em Le Mans e recentemente em Austin, mas agora ele colocou essa velocidade crua para garantir uma pole position para o TS040 #8 de forma arrebatadora, tirando o doce da boca do Porsche 919 Hybrid #20 de Timo Benhard/ Mark Webber/ Brendon Hartley que eram os donos da posição a poucos minutos do fim.
A terceira colocação é do outro Porsche, conduzido por Romain Dumas/ Marc Lieb/ Neel Jani e quarta posição do trio do Toyota #8 formado por Alex Wurz/ Stéphane Sarrazin/ Kazuki Nakajima. De se destacar que os quatro primeiros ficaram separados por meio segundo. Já os Audis, com mais de um segundo de desvantagem para o pole, ficaram com a terceira fila: Marcel Fassler/ André Lotterer/ Benoit Tréluyer, com o #2 largam em quinto e a sexta é do trio Tom Kristensen/ Lucas Di Grassi/ Loic Duval com o #1.

O que esperar para a prova?
Mais uma vez esperamos por um duelo duro entre as três fábricas, ainda mais por conta da Toyota que perdeu as duas últimas corridas por problemas ou estratégia (como foi o caso em Austin). Correndo em casa, os japoneses irão ainda mais com sede ao pote.
Por outro lado vemos que a Porsche teve uma melhora em sua performance em Austin, e não fosse os problemas enfrentados pelo trio Dumas/Lieb/Jani poderiam muito bem ter enfrentado a Audi na busca pela vitória.
Enquanto as fichas vão sendo depositadas em sua maioria para a Toyota e um pouco para a Porsche, não podemos deixar de lado, em modo algum, a Audi. Com a sua típica atitude de atacar em conjunto os adversários, os alemães conquistaram as duas últimas corridas. As classificações tem sido sofridas, mas na corrida, que é onde importa realmente, eles tem feito um trabalho sólido e constante.

GP da Rússia - Classificação - 16ª Etapa

Apesar da força apresentada por Mclaren e Williams, a pole mais uma vez ficou por conta da Mercedes. Hamilton apresentou uma forma sensacional nesta pista de Sochi até aqui e seus dois décimos cravados sobre Rosberg, dá a ele uma ligeira vantagem nesta corrida de estréia da Rússia.
De se destacar o ótimo treino de Bottas, que por muito pouco não desmanchou a primeira fila da Mercedes. Kvyat também esteve num grande dia e correndo frente a sua torcida, pode fazer um bom GP. As Mclarens continuaram o bom passo que tiveram ontem, conseguindo uma quarta posição com Button e uma sexta com Magnussen. Pode ser uma melhora considerável dos Mclarens, mas também pode ser pela característica da pista.
A Red Bull não tem tido uma grande jornada em Sochi, tanto que Vettel nem conseguiu passar para o Q3. Ricciardo arrancou um sétimo tempo a fórceps, mas terá que se valer bastante da estratégia da equipe para conseguir algo de bom amanhã e isso vale também para Vettel.
As Ferraris voltaram ao seu desempenho normal, ao conseguirem bons tempos na sexta, se colocando entre os cinco melhores,  e depois caindo de rendimento no Q3, tanto que Alonso sairá em oitavo e Raikkonen em nono.
Massa teve problemas com a pressão do combustível ainda no Q1 e largará em 18°.

O que esperar da corrida?
Apesar dos elogios dos pilotos para com a pista, eles também alertaram para os problemas de ultrapassagem. Sendo assim, poderemos ter uma corrida modorrenta, bem ao estilo das "irmãs" tilkodromos de Sochi.
Talvez a única coisa que não diferenciará, será uma vitória da Mercedes. E Hamilton tem boa vantagem já.

Grid de largada para o Grande Prêmio da Rússia - 16ª Etapa


PosPilotoCarroTempoDif
1Lewis HamiltonMercedes1m38.513s -
2Nico RosbergMercedes1m38.713s 0.200s
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m38.920s 0.407s
4Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m39.121s 0.608s
5Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m39.277s 0.764s
6Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m39.635s 1.122s
7Fernando AlonsoFerrari1m39.709s 1.196s
8Kimi RaikkonenFerrari1m39.771s 1.258s
9Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m40.020s 1.507s
10Sebastian VettelRed Bull/Renault1m40.052s -
11Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m39.629s -
12Sergio PerezForce India/Mercedes1m40.163s -
13Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m40.536s -
14Adrian SutilSauber/Ferrari1m40.984s -
15Romain GrosjeanLotus/Renault1m41.397s -
16Marcus EricssonCaterham/Renault1m42.648s -
17Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m40.058s -
18Felipe MassaWilliams/Mercedes1m43.064s -
19Kamui KobayashiCaterham/Renault1m43.166s -
20Pastor MaldonadoLotus/Renault1m43.205s -
21Max ChiltonMarussia/Ferrari1m43.649s -    
 
*Penalizados com a perda de cinco posições, devido a troca de câmbio









 

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