domingo, 19 de abril de 2015

Foto 502: O que esperar da corrida em Sakhir?

Apesar de apostar numa vitória de Lewis Hamilton para logo mais, não creio que esta será fácil devido o ritmo apresentado pelas Ferraris na sexta quando fizeram long runs satisfatórios com pneus macios. Isso implicaria em paradas de box mais tardias para os pilotos ferraristas, mas, por outro lado, devemos ficar de olho na Ferrari em relação ao uso dos pneus médios: na China, Vettel e Raikkonen tiveram uma queda de performance quando estavam usando este composto, fazendo com que a diferença de três segundos – que foi a distância quase que permanente para a Mercedes de Hamilton durante boa parte da prova – aumentasse para a casa dos vinte no final. Outro ponto a ser visto também é que a Mercedes, de forma surpreendente até, conseguiu parar depois dos carros vermelhos conseguindo assim anular esta vantagem ferrarista. Mas claro cada corrida tem a sua história e, portanto podemos ter uma noite bem interessante em Sakhir.

Para o restante, que lutará da quinta posição para baixo, acredito em outra prova solitária por parte da Williams, assim como uma luta interessante pelas últimas posições pontuáveis entre Red Bull, Lotus, Force India e Sauber. E será igualmente interessante ver o ritmo de prova da McLaren, sendo que Alonso fez bons treinos livres na sexta. 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

GP do Bahrein - Treinos Livres - 4ª Etapa

Nico Rosberg: “O primeiro treino, aindadurante o almoço, não foi de grande utilidade, porque estava muito quente e a corrida será disputada no início da noite, porque esse segundo treino foi bem mais proveitoso.
Nós tivemos condições de fazer muitas voltas, o que é bom, mas o ritmo da Ferrari é preocupante. Na classificação, nós seremos muito rápidos, mas na corrida eles podem ser ainda mais rápidos também.
A classificação novamente será muito importante, como tem sido nas últimas corridas. Mas estou me sentindo muito confiante e tudo correu muito bem. Eu fui rápido em apenas um volta, mas também nos long runs, então acho que posso dizer que foi um bom dia”.
                                                                                                              

Lewis Hamilton: “Acho que travei na curva 8, então perdi um pouco, é um trecho em que preciso trabalhar para ganhar tempo. Em geral, o segundo setor foi fraco. Mas o carro está bom.
No geral, foram duas sessões bastante boas. Conseguimos muitas voltas, além de entender melhor os pneus. Definitivamente, estamos numa posição melhor do que na Malásia”.


Kimi Raikkonen: “Ainda não está tão bom quanto esperava, ainda precisamos melhorar a dirigibilidade. Foi um pouco difícil acertar o set-up. É complicado em duas partes da pista e temos de resolver isso. Com sorte, encontraremos algo. É esperar e ver. Tomara que possamos fazer um bom trabalho amanhã.
Não tem tantas curvas, mas quando se tem dificuldades em um lugar isso pode custar sua volta”.


Sebastian Vettel: "A minha melhor volta rápida não foi perfeita, mas, mesmo assim, eu acho que estamos muito perto. Nós, no entanto, sabemos também que a Mercedes vai mexer nos motores para a classificação. Então, o quanto mais perto estiver melhor.
Mas o mais importante é nos sentirmos confortáveis com o carro e ter uma boa base para trabalhar. Agora, vamos ver todos os dados e entender aonde podemos melhorar".


Valtteri Bottas: “Foi uma boa sexta-feira. O carro está bom, mas como é só sexta, é difícil se comparar com nossos adversários. Ainda estamos focando na performance dos pneus em ritmo de corrida, e fizemos progresso, especialmente com o pneu macio. Apesar disso, creio que ainda podemos achar um ritmo ainda melhor. Parecemos bem fortes para a classificação, mas o ritmo de corrida é importante e vamos trabalhar nessa área.”


Daniel Ricciardo: “Tive uma sessão ok. Acho que parecemos estar bem. Estamos mais ou menos onde esperávamos estar. Somos um pouco mais competitivos em condições mais frias, de modo que à noite deve ser bom aqui. O desgaste dos pneus é um pouco alto aqui, e provavelmente vamos para uma corrida de duas paradas, mas vamos ver. Amanhã será um dia com muito vento, então poderemos ter um pouco mais de areia na pista.”

Resultado do segundo treino livre




segunda-feira, 13 de abril de 2015

Foto 501: Rusgas em Xangai

Ontem assisti a corrida, mas por ter saído o dia todo nem pude colocar o texto sobre a sofrível prova que tivemos ontem em Xangai. Porém, ao abrir sites especializados, me deparei com as reclamações de Rosberg que indicava uma possível "sacanagem" por parte de Hamilton em andar lento numa parte da prova e que isso destruiria os seus pneus macios, deixando-o vulnerável para que Vettel ameaçasse a sua segunda colocação. Após a resposta de Hamilton, ao dizer que se "já que estava lento, porque não passou", as criticas apareceram como um avalanche. Depois de um período favorável a sua pilotagem em 2014 e que esvaiu-se com problemas mecânicos, erros e a subida de performance de Hamilton na parte final do mundial, acabou culminando num final de temporada melancólico para Nico. Comparando o início dos dois mundiais, até que há uma certa semelhança entre ambas, sendo que a única diferença é que ele havia vencido a prova de abertura para depois deparar-se com uma sequência de quatro vitórias de Hamilton que foi barrada por Rosberg apenas em Mônaco, onde o campeonato tomou um rumo que, no momento, parecia estar pendendo para o piloto alemão. Outro fator que está sendo anulado por Lewis é a frequência de poles de Rosberg: esta era uma de suas armas principais para duelar com seu companheiro, tendo a chance de ditar o ritmo da corrida à seu favor e tentar aniquilar qualquer que fosse a chance de Hamilton.  Não creio que Lewis tenha feito aquelas voltas de propósito para prejudicar Rosberg, afinal de contas ele salvou os pneus exatamente para ter o luxo de parar depois da Ferrari de Vettel, o que funcionou muito bem. Mas entendo também o desabafo de Nico após a corrida.
Os acontecimentos de ontem em Xangai, mostram que Rosberg precisa urgentemente de virar o jogo. Não apenas tentar bater Lewis em treinos e corridas, mas como também se cuidar da eminente chegada da Ferrari - principalmente com Vettel - e isso talvez o esteja perturbando-o. Após aquela temporada confortável em que apenas tinha de marcar cerradamente Lewis, o ano de 2015 não começou do jeito que Rosberg imaginava. Voltar aos estudos para tentar parar Lewis, é preciso.
E num carro vermelho, à meia distância, um certo piloto alemão observa atentamente todas essas movimentações...

sábado, 11 de abril de 2015

Vídeo: European Radical Masters - Jerez, 1ª Etapa

A primeira bateria das três que serão disputadas neste fim de semana em Jerez, na abertura do European Radical Masters.

WEC: Porsche na primeira fila em Silverstone

Ao que parece a Porsche continua dando as cartas quando se trata de classificações, assim como foi em 2014. A fábrica alemã cravou a pole com o #17 tendo em Mark Webber e Brendon Hartley, os responsáveis pela condução deste. A marca foi de 1'39''721, seis décimos mais rápido que o #18 de Dumas/ Jaani/ Lieb.
Olhando as marcas do segundo ao quarto (Porsche #18; Audi #8; Toyota #1), a diferença é de apenas 42 centésimos. Isso sugere uma boa batalha para amanhã em Silverstone, com estes três mais o pole, lutando abertamente pela vitória. O Audi #7 e Toyota #2 fecharam em quinto e sexto respectivamente, com mais de um segundo de desvantagem para o pole.
Na LMP2, pole para o trio da G-Drive no #28 pilotado por Pipo Derani/ Gustavo Yacaman/ Ricardo Gonzalez, seguidos pelo outro carro da G-Drive que tem no comando do #26 Rusinov/ Canal/ Bird.
Na LMGTE-PRO, domínio absoluto da Aston Martin que ocupa as três primeiras colocações. E na LMGTE-AM, pole para o Aston Martin de Lana/ Lamy/ Lauda com a Ferrari da AF Corse em segundo (Calado/ Rigon) e na terceira o Corvete da Larbre Competition (Roda/ Ruperti/ Poulsen).


Grid de largada para as 6 Horas de Silvertone - 1ª Etapa

PosClassePilotoEquipeCarroTempoDif
1LMP1T.Bernhard, M.Webber, B.HartleyPorsche TeamPorsche1m39.721s -
2LMP1R.Dumas, N.Jani, M.LiebPorsche TeamPorsche1m40.340s 0.619s
3LMP1L.di Grassi, L.Duval, O.JarvisAudi Sport Team JoestAudi1m40.352s 0.631s
4LMP1A.Davidson, S.Buemi, K.NakajimaToyota RacingToyota1m40.382s 0.661s
5LMP1M.Fassler, A.Lotterer, B.TreluyerAudi Sport Team JoestAudi1m41.153s 1.432s
6LMP1A.Wurz, S.Sarrazin, M.ConwayToyota RacingToyota1m41.694s 1.973s
7LMP2G.Yacaman, L.Derani, R.GonzalezG-Drive RacingLigier/Nissan1m48.021s 8.300s
8LMP2R.Rusinov, J.Canal, S.BirdG-Drive RacingLigier/Nissan1m48.083s 8.362s
9LMP2M.Howson, R.Bradley, N.TandyKCMGORECA/Nissan1m49.389s 9.668s
10LMP2N.Panciatici, P-L.Chatin, V.CapillaireSignatech AlpineAlpine/Nissan1m49.498s 9.777s
11LMP1S.Trummer, V.Liuzzi, C.KlienTeam ByKollesCLM/AER1m50.622s 10.901s
12LMP2S.Sharp, R.Dalziel, D.HanssonExtreme Speed MotorsportsHPD1m51.551s 11.830s
13LMP2N.Leventis, D.Watts, J.KaneStrakka RacingDome/Nissan1m52.284s 12.563s
14LMP2J.Nicolet, J-M.Merlin, E.MarisOak RacingLigier/Nissan1m53.457s 13.736s
15LMP2E.Brown, J.Fogarty, D.BrabhamExtreme Speed MotorsportsHPD1m55.491s 15.770s
16GTE ProC.Nygaard, M.Sorensen, N.ThiimAston Martin RacingAston Martin1m59.970s 20.249s
17GTE ProA.MacDowall, F.Rees, R.StanawayAston Martin Racing V8Aston Martin2m00.175s 20.454s
18GTE ProD.Turner, S.MuckeAston Martin RacingAston Martin2m00.333s 20.612s
19GTE ProR.Lietz, M.ChristensenPorsche Team MantheyPorsche2m00.651s 20.930s
20GTE ProG.Bruni, T.VilanderAF CorseFerrari2m00.701s 20.980s
21GTE ProP.Pilet, F.MakowieckiPorsche Team MantheyPorsche2m01.591s 21.870s
22GTE AmP.D.Lana, P.Lamy, M.LaudaAston Martin RacingAston Martin2m01.998s 22.277s
23GTE ProD.Rigon, J.CaladoAF CorseFerrari2m02.156s 22.435s
24GTE AmG.Roda, P.Ruberti, K.PoulsenLarbre CompetitionChevrolet2m02.937s 23.216s
25GTE AmC.Ried, K.Al Qubaisi, K.BachlerAbu Dhabi-Proton RacingPorsche2m03.134s 23.413s
26GTE AmF.Perrodo, E.Collard, R.AguasAF CorseFerrari2m03.482s 23.761s
27GTE AmV.Shaitar, A.Bertolini, A.BasovSMP RacingFerrari2m04.114s 24.393s
28GTE AmF.Castellacci, R.Goethe, S.HallAston Martin RacingAston Martin2m05.050s 25.329s
29GTE AmP.Dempsey, P.Long, M.SeefriedDempsey-Proton RacingPorsche2m06.024s 26.303s

Crash: ELMS e Lamborghini Super Trofeo

O início das provas do ELMS (Silverstone) e Lamborghini Super Trofeo (Monza), foram bem animados.

GP da China - Classificação - 3ª Etapa

Olhando a tabela dos tempos obtidos para a formação do grid de largada e isolando as duas Mercedes, que estiveram num outro nível nessa classificação, e transferirmos isso para a corrida de amanhã - num cenário hipotético, que fique claro -, teremos uma corrida interessantíssima da terceira posição para trás. A diferença de Vettel (3º) para Raikkonen (6º) é de um pouco mais de meio segundo e no meio das duas Ferraris aparecem as duas Williams, que de certa forma foram um surpresa se levarmos em conta o desempenho que vinham tendo nos treinos livres perdendo terreno até para a Red Bull. Mesmo sabendo que em corrida as condições podem mudar para o lado vermelho - o que é a tendência - talvez a Williams tenha achado um bom ritmo para tentar desafiá-los. Mas, por outro lado, Vettel salvou um jogo novo de pneus macios, o que lhe dá uma chance de seguir à frente e tentar se intrometer no meio das Mercedes - uma jogada bem próxima do que aconteceu em Melbourne.
A Mercedes fez o que era de se esperar, tendo em Hamilton um nível de pilotagem bem acima dos demais. Foi quase um segundo de vantagem sobre Vettel a marca alcançada por Lewis e apenas Rosberg é quem se aproximou mais, ao ficar 42 centésimos atrás da marca do seu companheiro. Se as coisas forem normais, em todos os sentidos, a equipe prateada terá uma tarde mais tranquila.
A Sauber foi a surpresa do treino ao levar os dois carros ao Q3: Nasr e Ericsson fizeram um bom trabalho e sairão na nona e décima colocações. Se os problemas que enfrentaram na Malásia - especialmente com Felipe - terem sido resolvidos, é bem provável que cheguem com os dois carros na zona de pontos.
Para a Mclaren, que teve uma melhora considerável, os dois carros ficaram no Q1: Button foi o 17º e Alonso - que enfrentou problemas no terceiro treino livre - foi o 18º.

O que esperar da corrida?

É bem provável que a Mercedes sairá vencedora amanhã, e com o Hamilton, mas a dobradinha já é algo duvidoso devido essa carta na manga que Vettel guardou para a corrida. Por outro lado, os duelos pelas demais posições serão bem interessantes.

Grid de Largada para o Grande Prêmiuo da China - 3ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Lewis HamiltonMercedes1m35.782s -
2Nico RosbergMercedes1m35.824s 0.042s
3Sebastian VettelFerrari1m36.687s 0.905s
4Felipe MassaWilliams/Mercedes1m36.954s 1.172s
5Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m37.143s 1.361s
6Kimi RaikkonenFerrari1m37.232s 1.450s
7Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.540s 1.758s
8Romain GrosjeanLotus/Mercedes1m37.905s 2.123s
9Felipe NasrSauber/Ferrari1m38.067s 2.285s
10Marcus EricssonSauber/Ferrari1m38.158s 2.376s
11Pastor MaldonadoLotus/Mercedes1m38.134s -
12Daniil KvyatRed Bull/Renault1m38.209s -
13Max VerstappenToro Rosso/Renault1m38.393s -
14Carlos SainzToro Rosso/Renault1m38.538s -
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m39.290s -
16Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m39.216s -
17Jenson ButtonMcLaren/Honda1m39.276s -
18Fernando AlonsoMcLaren/Honda1m39.280s -
19Will StevensMarussia/Ferrari1m42.091s -
20Roberto MerhiMarussia/Ferrari1m42.842s -

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Foto 500: De cara para o vento...


Tratando-se de Indycar e sendo num circuito oval, é talvez umas das imagens mais loucas que ví no motorsport até agora. A oto é de 1983 com Al Unser Jr. no comando do Eagle Chevrolet da Galles e de carona Trevor Harris, um dos melhores engenheiros do automobilismo norte-americano e que já trabalhou - além da Indy, claro - na Can-Am (projetando o pequeno e poderoso AVS Shadow MKI Can-Am e outros) , IMSA (trabalhando por quatro anos no Nissan GTP de Geoff Brabham) projetou carros para as provas do Pikes Peaks, caminhões e por aí vai... Sem contar em várias inovações para motos, carros e bicicletas, todas devidamente patenteadas.

WEC: As ações de hoje em Silverstone

Um rápido vídeo do que foi esta sexta-feira em Silverstone, primeiro dia de treinos visando as 6 Horas que serão disputadas no domingo.
Foi uma ótima surpresa ver o passo em que a Audi está, após ter dominado amplamente as duas sessões de treinos ao se colocar meio segundo à frente do melhor Porsche 919 Hybrid (#17) que ficou em terceiro e 1.3 segundos à frente do melhor Toyota TS040 (#2) que fechou em quinto.
É claro que, apesar de animadora este cenário, temos que levar em conta que foram apenas treinos livres e que as coisas podem mudar amanhã com o terceiro treino livre e a classificação. Mas de todo modo, é um ponto (muito) positivo para a Audi que não teve um Prologue dos mais bem sucedidos.
Mas a diferença para a Porsche é pequena, tratando-se de Endurance, e é nisso que nos apoiaremos numa esperança de uma corrida acirradíssima. E mesmo um pouco perdida, não podemos descartar a Toyota. Afinal de contas, são os atuais campeões.

GP da China - Treinos Livres - 3ª Etapa

Lewis Hamilton: “Foi bem próximo entre nós e a Ferrari, e Nico [Rosberg] também está perto. Teremos uma corrida.
“Para ser honesto, não sei quanto andei em cada pneu. Com os médios, não pareceu tão bom, ainda temos que analisar e ver em comparação aos outros.
Tive um dia inteiro correndo hoje, o que faz uma grande diferença"

Kimi Raikkonen: “No geral, foi um bom dia de trabalho. Tivemos um problema com os freios à tarde, porém os mecânicos fizeram um trabalho muito bom e resolveram isso, então consegui voltar à pista para seguir em frente com o programa.
É um pouco cedo para previsões, ainda temos coisas para melhorar. Temos de garantir que tudo vai funcionar para termos outro bom dia, sem quaisquer questões e problemas, e então, vamos fazer nosso melhor para a classificação e a corrida”


Daniel Ricciardo: “Tivemos uma boa sexta-feira, andamos o que foi possível ao longo das sessões e nosso ritmo parece ser bom. Tivemos algumas atualizações aerodinâmicas e a dirigibilidade está cada vez melhor. Definitivamente tivemos uma melhora, e isso é tudo o que podemos pedir. Obviamente, temos que percorrer mais alguns passos, mas estamos caminhando no rumo certo, então isso é positivo.”


Sebastian Vettel: "Em geral, eu estou feliz com o carro. Acho que podemos melhorá-lo, é para que a sexta-feira normalmente serve. Em um cenário ideal, eu gostaria de ter dado mais voltas, mas foi uma sessão solida para a equipe também. Eu acho que podemos dar um passo à frente amanhã.
A Mercedes estava muito forte hoje, nas duas sessões e em todas as entradas na pista, e eu acho que para nós o mais importante é garantir que vamos dar este passo durante a noite. Eu acho que tem algumas coisas que podemos ajustar e então vamos ver onde chegamos. A prioridade número 1 é ficar logo atrás. Se não ficarmos, temos que garantir que ninguém vai nos passar. É só a terceira corrida do ano, e é uma pista completamente diferente, condições diferentes, é novo para todo mundo. O mais importante para nós é pensar em nós mesmos e dar um passo depois do outro.
Eu acho que, em geral, nós temos um bom carro, então podemos sempre ficar confiantes. Mas são só os primeiros dias. Então a meta principal é assegurar que vamos chegar atrás da Mercedes, você precisa aceitar que eles são muito fortes. Com o passar do tempo, obviamente, vamos tentar ficar cada vez mais próximos.
É crucial, mas eu acho que estava normal para todos, provavelmente não tão louco como vimos em outros anos."


Nico Rosberg: "Temos um carro incrível. Temos que olhar agora exatamente onde estamos. Seremos os mais rápidos em uma volta, em ritmo de corrida é que precisamos olhar melhor.Talvez eles consigam nos superar. Mas acho que seremos rápidos"



Daniil Kvyat: “Estamos investigando o que aconteceu com os freios, parecia que eu não podia parar o carro, então precisamos aprender sobre. Tudo estava bem até o fim do TL2. Foi uma pena que eu não pude dar uma sequência maior de voltas, mas ainda assim foram muitas voltas. Trouxemos algumas atualizações para cá e elas parecem bem positivas”. 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Foto 499: Uma ajudinha

Como a maioria já sabe, a abertura do WEC acontecerá neste final de semana na Inglaterra para a disputa das 6 Horas de Silverstone e a Nissan, com o seu GTR LM Nismo LMP1, não estará presente nas atividades de pista, assim como não estará em Spa, segunda etapa.
Porém, a fábrica japonesa levou seus dois carros para ficarem expostos nos boxes e pelo que parece, resolveram "brincar" um pouco com o bólido, como sugere a foto que encabeça esta postagem.
Sir. Chris Hoy, três vezes campeão olímpico de ciclismo de pista, resolveu dar uma "ajudinha" para os japoneses neste que tem sido um carro muito problemático na pré-temporada, tanto que eles deixaram de testar no Prologue e faltar as duas primeiras etapas para tentar resolver este enorme quebra cabeça.
E que resolvam logo. Ou terão que pedir uma ajudinha extra...

terça-feira, 7 de abril de 2015

Tasman Cup Battles: Jim Clark vs Chris Amon - Surfers Paradise Raceway, 1968

Foi uma caça implacável de Chris Amon (Ferrari Dino 246T/68) contra Jim Clark (Lotus 49 Cosworth) durante as primeiras voltas da Surfers Paradise 100, quinta etapa da Tasman Cup de 1968.
Como acontece nos dias de hoje, onde acabam cortando a imagem para algo não tão importante, acabaram perdendo a ultrapassagem de Amon sobre Clark. Mas como de costume, a sorte não sorriu para Chris: o motor de sua Ferrari falhou na 24ª volta e deixou o caminho aberto para Jim vencer a prova, tendo seu companheiro Graham Hill em segundo e Piers Courage (Mclaren M4A Cosworth) em terceiro.
Jim Clark venceu o campeonato daquele ano com 44 pontos e quatro vitórias, contra 36 pontos e duas vitórias de Amon.
Uma pequena nota sobre o circuito de Surfers Paradise Raceway, este que foi idealizado por Keith Williams (que também desenhou o Adelaide International Raceway), que foi aberto em 1966 abrigando várias provas da Tasman Cup, F-5000 e provas locais como Endurance, tornando-se uma das mais importantes da Austrália. A pista foi fechada em 1987, após ter sido vendida por Williams três anos antes, e foi destruída em 2003.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Foto 498: Há 12 anos...

Barrichello, Raikkonen e Webber, contornando o grande nome daquele domingo em Interlagos: a Curva do Sol
(Foto: The Cahier Archive)
De todas as edições do GP do Brasil que trabalhei, essa de 2003 é a que guardo as lembranças com maior carinho. Não apenas por ser a primeira, mas também por tudo que aconteceu naquele domingo chuvoso em Interlagos. E como diz a molecada de hoje, "aquele dia foi louco".
No final do ano, quando estiver às portas do GP do Brasil, vou tentar fazer um revival não apenas daquela edição, mas das outras em que trabalhei. Ficará bem legal.
Ah, e a edição de 2003 completa hoje 12 anos.   

sábado, 4 de abril de 2015

Foto 497: Richard Attwood, 75



Apesar de ter tido uma carreira bem modesta na F1, onde correu por BRM, Lotus e Cooper conquistando um pódio e onze pontos em 17 provas, foi no endurance onde conseguiu bom destaque pilotando por Ferrari, Ford, Alfa Romeo e Porsche.
E foi pela equipe alemã que o seu nome, junto de Hans Hermann, ficaria imortalizado ao darem para a Porsche a primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1970.
Richard Attwood completa hoje 75 anos.

Foto 496: E 35 anos depois...


Nelson Piquet pela Brabham em 1980 e Nelson Piquet Jr. em 2015. Separados por trinta e cinco anos a primeira vitória do pai na Fórmula-1 e do filho na Fórmula-E, ambas nas ruas de Long Beach.
Podem colocar uma rua ou avenida por lá com o sobrenome Piquet. 

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Vídeo: Le Mans, 1955

Não sei se alguém já havia visto, mas aqui fica um ótimo documentário - feito por Thomas Ammam - sobre aquele fim de semana negro de 11 e 12 de junho de 1955.
Infelizmente está em francês, o que dificultará o entendimento da maioria. Mas de todo modo, é um ótimo registro daquele que foi a maior tragédia da história do automobilismo e que completará neste 2015, 60 anos.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Foto 495: Uma bela homenagem

E pelo jeito vai rolar uma homenagem bem legal a Stefan Bellof, durante as 6 Horas de Spa no dia 2 de maio.
Timo Bernhard, piloto da Porsche, é quem vai homenagear o piloto alemão e fotos do capacete foram divulgadas em sua conta no Twitter.
Se acontecer, será uma homenagem e tanto para Stefan Bellof que completará trinta anos de falecido neste 2015.

domingo, 29 de março de 2015

GP da Malásia: Uma vitória precoce, mas importante

Havia certo ceticismo em volto de toda a reformulação que a Ferrari iniciava naquele segundo semestre de 2014. Toda a troca da parte técnica e saída de outros membros poderia soar como um processo lento, que teria um longo caminho a ser percorrido até a chegada ao topo, mas, por outro lado, porque não apostar em alguma cartada para 2015? Seria difícil, como já foi dito, principalmente após as declarações de Maurizio Arrivabene ao final do ano passado quando ele indicava que a Ferrari não estaria num patamar aceitável para brigar na frente, devido atrasos no projeto. Porém, quando estava às portas do início da pré-temporada, chegou algumas declarações de James Allison sobre mudanças profundas no projeto do carro. Será que havia acertado a mão? Os quatro dias de testes em Jerez mostraram uma Ferrari veloz e com a confiabilidade – que já era algo muito bem conhecido por todos – em grande forma e o passo apresentado por Vettel e Raikkonen naqueles dias, deixava os fãs ainda mais confiantes. Mas, até onde poderiam ir? Apesar dos outros oito dias em Barcelona onde a equipe tenha feito um bom trabalho, mesmo não sendo vistoso como em Jerez, o carro ainda mostrava uma boa consistência. Como em todo início de ano, as respostas viriam nessas primeiras provas.
Na Austrália uma prova muito forte de Vettel e a velocidade de Raikkonen, apesar dos contratempos que ele tivera, que culminaram em seu abandono, mostraram um passo bem diferente do que o de 2014, apesar de ter chegado mais de trinta segundos do vencedor Lewis Hamilton. Apesar do muito trabalho a ser feito, tinha algo a mais no ar.
A mágica volta de classificação de Vettel que o colocou na segunda colocação em Sepang, foi um indício dessa melhora, principalmente pelo fato da equipe ter estreado um novo pacote aerodinâmico nesta corrida. Os resultados dessa melhora ficaram ainda mais evidentes nas primeiras voltas, quando Hamilton não conseguiu distanciar de Sebastian o suficiente. O erro de Ericsson ao final da reta dos boxes, que deixou seu Sauber atolado na brita, mudou o panorama da competição quando as Mercedes foram aos boxes e deixou caminho aberto para Vettel abrir uma boa distância que foi cuidadosamente administrada de forma brilhante pelo piloto alemão, que chegou ao seu primeiro triunfo a serviço da Ferrari, tirando ambos de um jejum de mais de um ano sem vitórias. Uma condução perfeita, num momento em que seu carro ainda tinha um caminho a percorrer até alcançar a Mercedes.
A verdade é que a Ferrari está em outro plano neste momento, se compararmos aos últimos anos. Um ar mais leve e com os pés no chão, procurando reconhecer a forças das demais equipes, mas procurando melhorar constantemente. Temos que reconhecer, também, que a mudança na parte técnica foi a tacada perfeita para a melhora considerável deste time. O trabalho sólido de James Allison à frente desse projeto – o primeiro que leva a sua real assinatura – tem um DNA forte dos Lotus que ele ajudou a projetar, principalmente no que diz respeito à economia dos pneus que tem sido algo vital nessa atual F1.
E sobre Sebastian Vettel, a vitória deste pode ser o início de uma fase de grandes conquistas para ambas as partes. E como disse em um comentário dias atrás, o fato de um piloto fora de série ter em suas mãos um carro superior aos demais, mascara bastante o seu potencial a ponto de muitos duvidarem do que é capaz. Mas quando está em posse de carros não tão competitivos, seu talento passa a ser mais vistoso e isso contribui muito para que caia os mitos que o cercavam.
Do mesmo que Senna, Schumacher e Alonso, Vettel pode ter a grande chance de calar seus críticos aos vencer com um carro que não seja o melhor do momento. E assim que a lendas vão se formando no automobilismo.
E gosto desta situação.

A corrida


Quem diria que a Mercedes seria derrotada logo na segunda prova do ano, e pior: de uma forma convincente pela Ferrari. A verdade é que os prateados erraram um bocado desde o primeiro pit-stop, adiantando o trabalho e deixando caminho aberto para Vettel sumir e fazer com que Hamilton e Rosberg perdessem tempo atrás de carros não tão competitivos. E os erros continuaram quando Hamilton poderia ter arriscado andar com pneus médios e tentado importunar Sebastian, mas isso não foi possível. Não fosse tudo isso, teriam dificultado bastante a vida de Vettel, mas a derrota é um sinal que não poderão perder o foco se quiserem realmente se manter no topo. Porém, ficou claro que os erros de estratégia do passado ainda estão ali, sendo encobertados com a excepcional jornada de 2014 e um velho inimigo reapareceu também: o desgaste excessivo dos pneus.
Se a Williams achava que estava no encalço da Mercedes, essa prova malaia alertou-os ainda mais ao mostrar a Ferrari um degrau acima deles. E isso será ainda mais trabalhoso do que ano passado. As provas apagadas de Massa e Bottas, mostram que o carro ainda tem muito o que evoluir para chegar na cola da Ferrari.
Outro destaque é a grande performance dos carros da Toro Rosso, fazendo lembrar a temporada que esta teve em 2008 quando esteve à frente da filial. Agora, sete anos depois, voltam a ficar em evidência e dar a sua jovem dupla de pilotos claras condições de lutar por pontos com mais constância.

A Malásia revelou um novo cenário que há cerca de quinze dias era impensável, de que a Mercedes teria um rival à altura. Talvez não esteja (ainda) no mesmo nível de excelência da equipe alemã, mas a verdade é que Vettel beliscará uma prova e outra dos prateados. E esse sinal já está piscando para o duo da Mercedes.

sábado, 28 de março de 2015

GP da Malásia - Clasificação - 2ª Etapa

Uma chuva sempre é bem vinda, apesar de sempre mascarar um pouco as performances, mas o grid de largada ficou interessante até. O fato de ter uma Ferrari na segunda colocação, fruto de uma pilotagem precisa de Sebastian Vettel, aproveitando-se bem do momento em que alguns trechos da pista começava a secar, deixa a perspectiva de uma prova bem interessante para amanhã.
A chuva pode ser uma ótima aliada da Ferrari, visto que neste tipo de condição, é a única chance para Vettel possa andar mais próximo do duo prateado ou até mesmo, pensar em batê-los - o que no momento é mais complicado. Por outro lado, com a pista seca, o trabalho de Vettel será em não apenas tentar seguir o ritmo de Hamilton, como também segurar os ataques de Nico Rosberg que fez uma classificação não tão boa. E ainda temos as duas Red Bulls, que fizeram um ótimo trabalho nesta qualificação.
Ainda com os problemas do ano passado relacionados à chuva, os dois Williams não tiveram uma boa jornada e ainda teve o erro na escolha dos pneus no Q3, quando os dois saíram com pneus de chuva extrema quando, na verdade, os intermediários eram mais propícios. Com isso, Massa fechou em sétimo e Bottas em oitavo.
Nasr errou em sua sua última volta no Q1 quando tentava avançar para o Q2 e sairá em 16º, logo à frente das duas Mclarens de Button e Alonso, em mais um dia de aprendizado para o time de Ron Dennis.

Grid de Largada para o Grande Prêmio da Malásia - 2ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Lewis HamiltonMercedes1m49.834s-
2Sebastian VettelFerrari1m49.908s0.074s
3Nico RosbergMercedes1m50.299s0.465s
4Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m51.541s1.707s
5Daniil KvyatRed Bull/Renault1m51.950s2.116s
6Max VerstappenToro Rosso/Renault1m51.980s2.146s
7Felipe MassaWilliams/Mercedes1m52.473s2.639s
8Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m53.179s3.345s
9Marcus EricssonSauber/Ferrari1m53.260s3.426s
10Romain GrosjeanLotus/Mercedes1m52.980s3.146s
11Kimi RaikkonenFerrari1m42.173s-
12Pastor MaldonadoLotus/Mercedes1m42.197s-
13Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m43.022s-
14Sergio PerezForce India/Mercedes1m43.468s-
15Carlos SainzToro Rosso/Renault1m43.700s-
16Felipe NasrSauber/Ferrari1m41.308s-
17Jenson ButtonMcLaren/Honda1m41.635s-
18Fernando AlonsoMcLaren/Honda1m41.745s-
19Roberto MerhiMarussia/Ferrari1m46.677s-
20Will StevensMarussia/Ferrari--

Crash: Jan Mardenborough, Nurburgring 2015

E as coisas não começaram nada bem na abertura do VLN em Nurburgring. Jan Mardenborough, piloto oficial da Nissan no WEC e que estava à serviço da mesma nessa prova, sofreu grave acidente após seu GT-R Nismo decolar após a passagem do trecho da Flugplatz, onde normalmente ocorrem os saltos dos carros.
A início, suspeitava-se que espectadores tinham sido atingidos por destroços do carro porém, mais tarde, veio a confirmação de um espectador morto e outros feridos que foram levados ao hospital.
Jan não sofreu nada e a corrida, que foi interrompida logo após o acidente, não foi reiniciada.


sexta-feira, 27 de março de 2015

GP da Malásia - Treino Livre - 2ª Etapa

Lewis Hamilton: "Primeiramente foi um grande trabalho feito pelo meu pessoal conseguir reconstruir o carro e recolocar o motor, o câmbio e tudo mais, e permitir que eu saísse. Estou grato por isso. Particularmente aqui, que é tão quente, é difícil para os pneus e tudo mais. Foi realmente importante sair e dar algumas voltas.
Felizmente eu consegui dar algumas voltas numa sequência mais longa ao final, mas em termos de ajuste, não fiz mudanças, então só guiei com o que eu tinha. É um pouco distante do que eu provavelmente preciso.
Sei que minha volta não foi espetacular. Como eu disse, acho que posso melhorar em algumas coisas, como equilíbrio e ajustes. Foram todos meio que trazidos da última corrida. Estou certo de que vamos mudar e melhorar um pouco.”

Kimi Raikkonen: "Hoje, nós fizemos tudo que estava planejado. Durante a manhã, a sensação no carro era melhor. Já à tarde, foi mais complicado, tivemos alguns problemas de dirigibilidade e também com o vento e o calor. Mesmo assim, os tempos de volta não foram ruins.
Infelizmente, quando nós saímos com os pneus médios, houve a bandeira vermelha. O carro ainda não está perfeito, mas tenho certeza de que vamos melhorar ainda mais amanhã. Ainda temos muito trabalho para fazer com relação ao acerto. Vamos dar o nosso melhor e ver como nos saímos na classificação"

Nico Rosberg: "Temos pneus diferentes neste ano e supostamente eles sofrem um pouco menos que os do ano passado, mas não parece assim neste momento. De novo, tivemos temperaturas recordes aqui. Estava mais de 60ºC no asfalto, e você pode imaginar que nós estamos realmente sentados no chão e dá para sentir o asfalto através do chassi. Então os 60ºC vêm direto para o cockpit.
Está extremamente quente no carro, quente demais, e não é uma boa sensação.
Tivemos problemas de confiabilidade hoje com o carro do Lewis, mas nenhum no meu até agora. Não é o ideal, com certeza. Eles vão ter que encontrar uma solução durante a noite, mas eu estou confiante. Estou bem e o ritmo é bom. Parece que a Ferrari está bem perto outra vez, então precisamos ficar de olho neles."

Daniil Kvyat: "Creio que foi uma boa sexta-feira. Ainda estamos procurando algumas melhoras durante hoje à noite porque sempre há espaço para crescer. Está parecendo bom para nós aqui. Devemos seguir trabalhando, há potencial.
As voltas foram boas da minha parte. É uma pena não conseguir dar voltas o bastante no final. Ainda assim, podemos analisar tudo e creio que está bem.
Tivemos poucos pequenos problemas, um no final com o motor, mas eu não acho que seja algo grande no momento, então tudo parece bom para nós aqui.
Eu acredito que temos um time forte. A Renault também está avançando. Reagimos, não passamos do limite, reagimos e estamos indo na direção certa. Há muito trabalho pela frente em muitas áreas, mas os passos certos estão sendo dados e é encorajador. Estamos desenvolvendo bem por hoje, e acho que o momento agora é melhor que o de Melbourne"

Valtteri Bottas: "Parece que eles (Ferrari) estão mais fortes do que esperávamos aqui. Sabemos que podemos melhorar amanhã, ainda precisamos trabalhar no equilíbrio do carro e andar com o tanque mais vazio. Agora se isso será suficiente, eu não sei"

Felipe Massa: "Tem sido um dia difícil. Os pneus sofreram muito, as condições de degradação são altas, mas é o mesmo para todos.
A meta é diminuir a distância para quem está na frente. Há tempo para isso, mas vamos estudar as informações cuidadosamente para termos certeza de que podemos tirar o melhor do carro"




Resultado geral na soma dos dois treinos livres em Sepang:

1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min39s790 
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min40s124 
3: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min40s163 
4: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - 1min40s346 
5: Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min40s450 
6: Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min40s560 
7: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 1min40s652 
8: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - 1min41s220 
9: Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - 1min41s261 
10: Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min41s453 
11: Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) - 1min41s596 
12 :Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min41s787 
13: Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - 1min41s877 
14: Felipe Nasr (BRA/Sauber) - 1min41s988 
15: Sergio Pérez (MEX/Force India) - 1min42s242 
16: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min42s330 
17: Fernando Alonso (ESP/McLaren) - 1min42s506 
18: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min42s637 
19: Rafaelle Marciello (ITA/Sauber) - 1min42s993 
20: Will Stevens (ING/Manor Marussia) - 1min45s704 
21: Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia) - 1min47s229

domingo, 22 de março de 2015

Foto 494: Agora só falta mais uma

Interessante observar a carreira de Christian Fittipaldi fora dos monopostos. Os números são ótimos, se compararmos com pilotos de sua geração que optaram por outros caminhos – que foi o seu caso – principalmente no endurance.
Christian venceu em 1993 às 24 Horas de Spa-Francorchamps a bordo de Porsche 911 RSR, carro que dividiu com o alemão Uwe Alzen e com o velho de guerra Jean Pierre Jarier. Em 1994, nas Mil Milhas, conquistou uma vitória pra lá de especial ao dividir o volante de um Porsche 911 NSR com seu pai Wilson.
Após um período onde concentrou forças na F1 e Indycar, aventurou-se na NASCAR e Stock Car para depois seguir caminho no endurance, onde passou a obter resultados que o revelaram como um dos melhores pilotos de longa duração do mundo. A dupla conquista em Daytona (2004-2014), é um exemplo claro da sua habilidade neste tipo de competição onde, ao lado do português João Barbosa, tem formado uma dupla fortíssima no certame do TUSC (Tudor SportsCar). No ano passado veio o título nesta categoria, a serviço da Action Express, onde conquistou, também, uma vitória inédita nas 6 Horas de Watkins Glen.
A vitória de Christian Fittipaldi nas 12 Horas de Sebring, junto de João Barbosa e Sébastian Boudais, é mais um triunfo para a história do automobilismo brasileiro e também para o clã Fittipaldi, tão conhecido de todos pelas conquistas pioneiras de Emerson na Europa e EUA. E para seu sobrinho Christian, é mais um para o seu cartel de grandes conquistas no endurance.
Após essa grande marca alcançada, falta apenas as 24 Horas de Le Mans, que é um nível acima, para fechar a marcas de grandes conquistas em provas de longa duração. Afinal de contas, para você vencê-la, terá que estar a serviço de uma das grandes equipes de fábricas. Neste caso abrem-se, mais uma vez, as chances de Lucas Di Grassi tentar alcançar este feito histórico em junho com a Audi.
E ele está num lugar onde as pessoas entendem muito - e mais um pouco - sobre a arte de vencer em Sarthe.

sábado, 21 de março de 2015

Foto 493: Senna, 55

Até entendo o fato de algumas pessoas não gostarem ou até mesmo ficarem incomodadas por tamanho culto que existe em torno de Ayrton Senna, mas creio que as homenagens - sendo feitas de modo simples sem muito blá, blá, blá, deixando de lado daquela velha rixa de quem foi o melhor de todos os tempos ou até mesmo dos feitos que este teve no automobilismo, que são elevados à níveis estratosféricos que colocam a sua imagem como a forma de um deus - são sempre bem vindas.
Como escrevi num texto de 2014, apenas quero lembrar da sua pilotagem. E isso já basta!

terça-feira, 17 de março de 2015

Foto 492: Eau Rouge, 1985

A imponência e perigo da velha Eau Rouge durante o final de semana do GP da Bélgica de 1985, ainda ladeada pelos guard-rails.
Uma pancada, durante uma largada, seria um desastre de proporções dramáticas.
Mais um belo trabalho de Dale Kistemaker. 

92ª 24 Horas de Le Mans - Uma Epopéia em La Sarthe

A segunda da Ferrari após o seu retorno à La Sarthe (Foto: Ferrari Hypercar/ X) Começar um texto sobre algo tão fantástico não é das melhore...