terça-feira, 7 de abril de 2015

Tasman Cup Battles: Jim Clark vs Chris Amon - Surfers Paradise Raceway, 1968

Foi uma caça implacável de Chris Amon (Ferrari Dino 246T/68) contra Jim Clark (Lotus 49 Cosworth) durante as primeiras voltas da Surfers Paradise 100, quinta etapa da Tasman Cup de 1968.
Como acontece nos dias de hoje, onde acabam cortando a imagem para algo não tão importante, acabaram perdendo a ultrapassagem de Amon sobre Clark. Mas como de costume, a sorte não sorriu para Chris: o motor de sua Ferrari falhou na 24ª volta e deixou o caminho aberto para Jim vencer a prova, tendo seu companheiro Graham Hill em segundo e Piers Courage (Mclaren M4A Cosworth) em terceiro.
Jim Clark venceu o campeonato daquele ano com 44 pontos e quatro vitórias, contra 36 pontos e duas vitórias de Amon.
Uma pequena nota sobre o circuito de Surfers Paradise Raceway, este que foi idealizado por Keith Williams (que também desenhou o Adelaide International Raceway), que foi aberto em 1966 abrigando várias provas da Tasman Cup, F-5000 e provas locais como Endurance, tornando-se uma das mais importantes da Austrália. A pista foi fechada em 1987, após ter sido vendida por Williams três anos antes, e foi destruída em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...