segunda-feira, 26 de julho de 2010

Garotas da F1- GP da Alemanha

Um pouco de animação em Hockenheim. Mas antes da prova, claro, porque depois...

Surpresos? Pelo menos eu não

"Alonso é mais rápido que você. Confirma que entendeu a mensagem?". Esta frase foi dita por Rob Smedley, engenheiro de Felipe Massa na Ferrari. Talvez um leigo que assista a F1 às vezes, pode ter entendido no momento que o engenheiro apenas alertava o brasileiro para a proximidade de Fernando naquele momento da corrida. Mas o modo como Smedley disse a frase, pausadamente, indicava outra situação.
Antes da corrida houvera uma reunião, as portas fechadas, na Ferrari entre Domenicalli, Massa e Alonso. Não se sabe o que fora conversado ali, mas talvez tudo tenha sido entregue nesta frase do engenheiro ditada na volta 47. Massa havia entendido a mensagem e na volta 49, após a saída do hairpin Sptizkehre, diminuiu a velocidade para que Alonso o passasse para assumir a liderança e vencer a corrida. Após isso, Smedley apenas disse "Sorry..." para Felipe. O mesmo ato, acontecido oito anos atrás entre Barrichello e Schumacher na Áustria, voltava a se repetir.
O duelo entre Massa, que pulou de terceiro para primeiro na largada, e Alonso era intenso. Ambos trocavam voltas rápidas a cada passagem e até o momento da primeira parada de ambos, a diferença ficou cravada em 1.5s. Felipe fez sua troca de pneus na volta 15 e ainda voltou na frente de Fernando, que havia parado na passagem 13. Mesmo tomando uma pressão absurda do espanhol, Massa conseguiu após algumas voltas, abrir 3.5s. Alonso voltou a andar rápido e diminuiu até 1s, quando apareceu a ordem.
Sinceramente não me surpreendi com o acontecimento e esperava que isso acontecesse a qualquer momento no campeonato. É da politíca da Ferrari privilegiar, de um modo bem estúpido e descarado, o piloto que estiver bem na competição. Não se sabe bem o que está escrito no contrato de Felipe Massa com relação a Alonso, mas os problemas que o espanhol causou nesta temporada como a ultrapassagem perigosa na entrada dos boxes na China e o toque no inicio da prova em Silverstone ocasionando o furo no pneu traseiro de Massa e com a Ferrari apenas a colocar panos quentes para que estes acontecimentos não se alastrassem sem dar um puxão de orelhas na conduta de Alonso, acabou gerando pequenos atritos entre ambos e este episódio vai piorar ainda mais a convivência dentro da Ferrari. Mas se não se sabia o que está escrito no contrato, depois de ontem mais do que claro.
O teatrinho de Alonso e Domenicalli enojou sim e muito. Enquanto um dizia que apenas viu Massa lento na pista e o ultrapassou, o outro sorria com a maior cara de pau no pódio. Engraçado que ambos gritavam para os quatro cantos do mundo, um mês atrás, que a corrida de Valência tinha sido manipulada à favor da Mclaren. Bons atores...
Aquela historinha de poupar motor no Bahrein no início do campeonato quando Massa tinha 3 segundos de desvantagem para Alonso e se preparava para tentar atacar o espanhol, era apenas um aviso. Então não fiquemos surpresos com o desenrolar da novela, principalmente agora que a Ferrari tomou uma multa de 100 mil dólares (troco de café para eles!) e o caso será julgado na FIA. Putz, o presidente é o Jean Todt e ele entende bem sobre isso. Tapinhas nas costas e uma frase "não faça mais isso, ok Ferrari!" será proferida.
Surpreso? Não ei de ficar caso aconteça.
A largada em Hockenheim: Vettel vai expremer Alonso no muro e deixa caminho abeto para Massa pegar ambos por fora e assumir a liderança da prova.


Jaime Alguersuari tenta tenta passar por Buemi por "cima", mas acaba eliminado seu companheiro de Toro Rosso na primeira volta da prova.


"Me dá um abraço parceiro, na próxima eu te pago!" é o que parece falar Alonso para Massa após sairem de seus carros no parque fechado.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Alemanha- Hockenheim- 11ª Etapa
25/7/2010

1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min17s342
2: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 4s196
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 5s121
4: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 26s896
5: Jenson Button (ING/McLaren) - a 29s482
6: Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 43s606
7: Robert Kubica (POL/Renault) - a 1 volta
8: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
9: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
10: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
11: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 1 volta
12: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta
13: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 1 volta
14: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 1 volta
15: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
16: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 2 voltas
17: Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 2 voltas
18: Timo Glock (ALE/Virgin) - a 3 voltas
19: Bruno Senna (BRA/Hispania) -a 4 voltas

Não completaram:

Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - abandonou na 58ª volta
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - abandonou na 51ª volta
Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) - abandonou na 20ª volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus) - abandonou na 4ª volta
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - abandonou na 2ª volta

Melhor Volta: Sebastian Vettel (Toro Rosso)- 1min15s824

sábado, 24 de julho de 2010

Por dois milésimos...

Não foi por um, mas sim dois milésimos Vettel: O piloto alemão comemora pole feita nos últimos segundos do treino sobre Fernando Alonso, num dos melhores treinos da temporada. Massa sai em quarto; Barrichello em oitavo; Senna 21° e Di Grassi, que teve um quebra no câmbio, sai em último.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA ALEMANHA- 11ª ETAPA

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min13s791
2: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min13s793
3: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min14s290
4: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min14s347
5: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min14s427
6: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min14s566
7: Robert Kubica (POL/Renault) - 1min15s079
8: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min15s109
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min15s179
10: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min15s339
11: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min16s084
12: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min15s951
13: Vilaty Petrov (RUS/Renault) - 1min16s521
14: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min16s450
15: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min16s664
16: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min16s029
17: Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min17s583
18: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min18s300
19: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min16s220*
20: Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min18s343
21: Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min18s592
22: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min18s952
23: Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) - 1min19s844
24: Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - sem tempo

* Perdeu cinco posições no grid devido à troca do câmbio

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Alonso vence a briga contra as Red Bulls e é primeiro na sexta

Enquanto o tempo ficou indeciso se chovia ou garoava o treino de sexta em Hockenheim foi realizado, em sua maior parte, com a pista seca. Alonso, num dos seus bons dias, conseguiu ficar à frente de Vettel ao marcar 1'16''262 contra 1'16''294 do alemão. Se bem que sua briga durante todo treino fora contra Webber, que acabou descendo para quarto ao ser superado por Sebastian e Massa, que mostrou boa performance e mostra que o carro da Ferrari pode fazer frente aos da Red Bull.
Na contramão vem Mclaren, que com seu difusor térmico, não conseguiu ficar entre os seis primeiros ao aparecer com Hamilton em sétimo e Button em 15°. Em Silverstone, nos treinos de sexta, também haviam feito um trabalho mediano quando estavam a usar o difusor. Parece que este novo pacote pode ser um furo n'água da equipe inglesa.
De resto Rosberg apareceu em quinto com Schumi em sexto. Kubica ficou em oitavo, Barrichello em nono e Hulkenberg na décima posição confirmam a boa evolução dos Williams.
Di Grassi terminou em 21° e Senna na 23° posição. O treino de amanhã pode ser disputado sob chuva.
(Queria agradecer à todos que passaram aqui e que deixaram comentários, leram meus textos ou apenas deram uma pequena olhada. Afinal hoje o Blog do Volta Rápida faz 1 ano de existência. Obrigado pela atenção!)



RESULTADO- TREINOS LIVRES PARA O GP DA ALEMANHA- 11ª ETAPA

1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min16s265
2: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min16s294
3: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min16s438
4: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min16s585
5: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min16s827
6: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min16s971
7: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min17s004
8: Robert Kubica (POL/Renault) - 1min17s009
9: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min17s056
10: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min17s204
11: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min17s336
12: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min17s547
13: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min17s573
14: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min17s701
15: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min17s739
16: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min17s871
17: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min18s147
18: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min19s327
19: Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min19s553
20: Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min20s008
21: Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - 1min20s106
22: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min20s377
23: Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min21s988
24: Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) - 1min23s066

quinta-feira, 22 de julho de 2010

GP da Alemanha, 1975

Niki Lauda havia marcado o tempo de 6m58s6 para a pole nos 22,5km de Nurburgring, tornando-se assim o primeiro piloto a fazer uma volta abaixo da marca dos sete minutos. Esse domínio era refletido na corrida, onde havia conseguido largar bem e mesmo com a pressão imposta por Depailler no inicio e mais tarde com Regazzoni a persegui-lo de muito perto, Niki estava tranqüilo na liderança. As coisas melhoraram a seu favor quando Emerson, seu rival direto na luta pelo título, tinha ficado de fora na quinta volta após problemas na suspensão traseira do seu Mclaren, derivado de um estouro no pneu traseiro esquerdo.
Com Depailler e Regazzoni fora da prova, Lauda caminhava firme para mais uma vitória. Na nona passagem, após a curva Karussel, Niki apareceu lento. Um dos pneus dianteiros estava furado e assim o austríaco teve que se arrastar até os boxes para trocá-lo. Nisso ele despencou para quinto, perdendo posições para Reutemann, Hunt, Pryce e Laffite.
Mas a sorte sorriu a Lauda, quando Hunt teve uma quebra na roda traseira esquerda na volta dez e Tom Pryce teve que abrandar o ritmo devido uma fuga de gasolina dentro do cockpit na volta 11. Assim Laffite, pilotando pela Williams, subiu para segundo e Niki para terceiro.
Reutemann venceu sua quarta prova na F1, Laffite subiu a seu primeiro pódio assim como da equipe Williams e Lauda chegou em terceiro, no que acabou sendo um lucro para ele.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Subida de Montanha- Jordan-Hart

Neste vídeo o Jordan Hart utilizado por Rubens Barrichello, Ivan Capelli, Thierry Boutsen, Marco Apicella, Emanuele Naspetti e Eddie Irvine na temporada de 1993, sendo pilotado numa subida de montanha na Ilha de Man, na Irlanda.
Observe bem durante a chegada até o topo que o piloto, cujo nome desconheço, faz o trajeto praticamente sem respirar e ao chegar no final do percurso ele solta, com alivio, um "Jesus Christ" e fica ofegante.
Foi de cortar a respiração, literalmente.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Foto 1043 - Stefan Bellof, Sandown Park 1984

  Stefan Bellof: o primeiro alemão Campeão Mundial (Foto: Facebook) Uma das principais lembranças quando é falado o nome de Stefan Bellof é ...