terça-feira, 15 de outubro de 2013

Le génie Nelson Piquet - Parte final

Parte 2: Le Génie Nelson Piquet

Piquet vira o jogo e leva o bi-campeonato


O otimismo apresentado por Piquet nas duas últimas corridas ao dizer que ainda seria campeão, mesmo estando em desvantagem frente a horda francesa, começou a fazer sentido quando Patrese cravou a pole em Monza para a disputa do GP da Itália e isso foi um balde de água fria nos “tiffosi” que esperavam uma dobradinha de seus pilotos naquele treino. Tambay salvou a honra da Ferrari ao ficar em segundo com Arnoux em terceiro e Piquet em quarto. Prost fez apenas o quinto tempo – dois segundos pior que a pole de Patrese – e De Cesaris fechou os seis melhores. A largada foi perfeita para a Brabham, que teve Patrese segurando a dianteira e Piquet pulando de quarto para segundo e para completar, Prost saiu mal e virou a primeira curva em sétimo. Um início promissor para equipe de Bernie Ecclestone, que sofreria um revés com a perda de Patrese já na terceira volta devido uma quebra do motor BMW – que já incomodava a equipe. Piquet assumiu a liderança e tratou de abrir vantagem sobre Arnoux, tanto que quando ele foi para o seu
pit-stop, acabou voltando ainda em primeiro e assegurando a sua segunda vitória na temporada. Arnoux ficou em segundo, seguido por Arnoux, Cheever, Tambay, De Angelis – que marcara os seus primeiros pontos no ano – e Warwick em sexto, mostrando a boa forma do carro da Toleman projetado por Rry Byrne. Alain Prost, o líder do campeonato, havia optado por uma corrida burocrática afim de poupar o motor e tentar chegar nos pontos. Mas de nada disso valeu: o motor Renault pifou na volta 26. Um desaire que não estava nos planos da fábrica francesa. Alain viu a sua diferença para o segundo colocado despencar para dois pontos em relação à Arnoux (51x49); Piquet retomou o terceiro lugar ao subir para 46 pontos; Tambay o quarto com 40; Rosberg e Watson continuavam estáticos em quinto e sexto respectivamente com a mesma pontuação.
Com o cancelamento do GP de Nova Iorque, o GP da Europa entrou para completar o calendário daquele ano. A pista de Brands Hatch, que já havia acomodado a Race Of Champions no mês de abril e que revezava com Silverstone o direito de realizar o GP da Grã-Bretanha, foi palco da 14ª etapa daquela temporada. Uma oportunidade de ouro para os teams ingleses, já que o circuito era utilizado por elas para realizarem seus testes. E isso ficou claro quando a pole foi para a... Lotus, com De Angelis marcado a sua primeira pole-position na F1. Um desempenho animador para uma equipe que correu no pelotão intermediário por quase toda a temporada, devido o péssimo desempenho do 93T. Patrese ficou com a segunda colocação, seguido por Mansell – confirmando a melhora da Lotus – e Piquet em quarto. A quinta e sexta posições foram conquistadas por Arnoux e Tambay, com o duo da Renault, Cheever e Prost,
fechando em sétimo e oitavo respectivamente. Um grid dos sonhos para a Brabham e Piquet.
A corrida teve um duelo visceral entre Patrese e De Angelis – o piloto da Brabham conseguira a ponta após a largada - pela liderança, que acabaria num acidente entre os dois quando Elio tentou uma ultrapassagem e acabou batendo com Patrese. Piquet passou por eles e assumiu a liderança. Ricardo retornou para a corrida, terminando em sétimo e De Angelis abandonando a prova duas voltas depois com o motor estourado. Prost escalou o pelotão até chegar à segunda posição se beneficiando com os problemas de Mansell e Patrese e com a ajuda de Cheever, que teve que lhe entregar a terceira colocação devido a ordens de equipe. René Arnoux, em corrida bem discreta, enfrentou problemas com a sua Ferrari e via as suas chances de título diminuir após ele ir para os boxes e voltar em 11º. Ele acabaria a prova em nono. Outro que acabou por se dar mal foi Tambay: ele era o terceiro – há nove voltas do fim – quando os freios da Ferrari falharam e ele passou reto, vindo a bater de frente. Fim de corrida e de suas chances no mundial. Nelson Piquet venceu a prova em Brands Hatch, seguido por Prost, Mansell – em mais uma bela corrida do britânico –, De Cesaris e as duas Tolemans de Warwick e Bruno Giacomelli fechando os seis primeiros. O campeonato acabou ficando embolado para a última prova, em Kyalami: Prost viu a sua folga de 14 pontos para Piquet cair para apenas 2 (57x55); Arnoux aparecia em terceiro com remotas chances de vencer o mundial somando 49 pontos; fora da briga, Tambay era o quarto com 40; Rosberg o quinto com 25 e Watson o sexto com 22.
(Foto: Sutton Images)
A matemática para que um dos três chegassem ao titulo:

Alain Prost
1 – Precisaria apenas chegar à frente de Piquet.
2 – Caso Piquet chegasse em segundo, ele deveria terminar em terceiro. Assim os dois empatariam em 61 pontos e ele ganharia o campeonato por ter conseguido mais vitórias.
3 – Qualquer outro resultado em que ambos ficassem abaixo da terceira posição, o título seria de Prost.

Nelson Piquet
1 – Somente a vitória interessava ao brasileiro. Conseguindo isso, não importava a posição que chegasse Prost.
2 – Terminando em segundo, Alain teria que fechar de quarto para baixo.
3 – Terminando em terceiro, Prost não poderia chegar além da sexta posição.
4 – Terminando em quarto e Alain não pontuando, o campeonato já seria dele.

René Arnoux
1 – Vencer e torcer para que Piquet chegasse de quinto para baixo e Prost nem pontuar.
2 – Vencer e torcer para que nenhum dos seus dois rivais pontuasse.

Em 15 de outubro a F1 iniciava a sua última corrida da 34ª Temporada da sua história e estava prestes a presenciar o primeiro piloto campeão do mundo a bordo de um carro com motor Turbo. Todo desenvolvimento técnico iniciado pela Renault ainda na metade dos anos 70, quando ela trouxe esta novidade para a F1 em 1977, seriam jogada naquela tarde em Kyalami durante o GP da África do Sul. Mas os oponentes não seriam dos mais fáceis, como a própria fábrica francesa havia constado durante toda a temporada: a Ferrari esteve forte em quase todas as corridas e era um adversário a ser respeitado e do outro lado a arracada sensacional da Brabham com Nelson Piquet ao volante, saindo de um moribundo quarto lugar na classificação para ficar a dois pontos de Prost. A batalha estava prestes a começar.
Alheio a tudo isso, Tambay marcou a pole com Piquet em segundo. A terceira posição ficou a cargo de Patrese, com Arnoux em quarto, Prost em quinto e Rosberg, estreando o motor Honda no novo Williams FW09, em sexto. Um grid de largada perfeito para Piquet. Quando a luz verde se apagou, Nelson conseguiu sair melhor que Tambay e virou a primeira curva na liderança e Patrese também aproveitou a
ocasião para deixar a Ferrari do francês para trás. Mais atrás, Arnoux caía algumas posições e Prost continuava em quinto, mas atrás de De Cesaris que fizera uma ótima largada pulando de nono para quarto.
Arnoux deu adeus as suas remotas chances de título quando o motor Ferrari apresentou problemas na 9ª volta. Nesta altura Piquet liderava com certa folga e Patrese tratava de atrasar ao máximo Prost. A sorte sorriu para Piquet quando Alain foi para os boxes na volta 35 e acabou abandonando a prova após problemas no Turbo. O título mundial já estava praticamente garantido, mas ainda faltava terminar a prova e Nelson abrandou o ritmo permitindo que Patrese, De Cesaris e Lauda o ultrapassassem. O quarto lugar que agora era ocupado pelo piloto brasileiro já lhe dava o título, mas uma falha no motor TAG Porsche do McLaren de Lauda tirou o austríaco de combate e permitiu que Piquet subisse e terminasse em terceiro para garantir, de vez, o seu segundo título mundial. Patrese venceu a sua primeira corrida no ano – tornando-se o oitavo vencedor daquela temporada – De Cesaris foi o segundo, Warwick quarto em mais outra boa apresentação com a Toleman; Rosberg o quinto e Cheever fechando em sexto.
A pontuação final do campeonato fechou com Piquet dois pontos à frente de Prost (59x57); Arnoux em terceiro com 49; Tambay em quarto com 40; Rosberg quinto com 27 e Watson sexto com 22.



A maestria de Piquet e a controvérsia com relação ao seu título


Quem visse o campeonato mundial até a altura do GP da Holanda certamente diria que Piquet e Brabham estariam fora da batalha pelo campeonato. A baixa produtividade da trinca formada por Piquet/Brabham/BMW havia sido totalmente baixa frente a grande forma que os franceses apresentaram desde a corrida de Long Beach. A Renault, com Alain Prost, sempre esteve bem. Foram poucas as falhas – em especial os dois primeiros GPs do ano – e durante boa parte da temporada Prost não teve do que se queixar. Do outro lado a Ferrari, com o duo de franceses formado por Arnoux e Tambay, fez bem o papel que lhes foram confiados e o número de poles e as vitórias conseguidas durante o ano, mostraram o quanto que o trabalho realizado por Harvey Posthlewaite e Mauro Forghieri foi positivo na construção dos modelos 126C2 e 126C3.
Mas Gordon Murray guardou bem a evolução do seu ótimo – e belo – BT52 para a hora certeira: as melhorias introduzidas a partir do GP da Holanda deu à Piquet a chance de brigar pau a pau contra os seus adversários e manobra de Prost para cima dele naquela corrida, pode ser interpretada como o primeiro ataque de desespero já que a tendência de um carro daquele naipe melhorar a cada GP é bem maior. Portanto, uma vitória de Alain naquela prova holandesa seria vital para as suas pretensões ao título. Mas aí houve a batida, a saída de Piquet, o seu abandono... e os temores de da curva crescente que a Brabham já apresentava, foi visto perfeitamente por todos nos GPs da Itália e Europa com Piquet pilotando de forma brilhante e irretocável para desespero da imprensa francesa, que já cravava o título para um dos seus pilotos. Kyalami acabou por ser o balde d’àgua final no sonho francês com os abandonos de Arnoux e Prost. 
Para a Renault o sonho de conquistar o título mundial, ou melhor, ser a primeira a ganhar com motor turbo, acabou gerando uma crise que definhou a equipe até os seus últimos dias da temporada de 1985, quando ela saiu de cena. Foi um forte pancada que foi agravada ainda mais com a perda do mundial de construtores para a Ferrari. Mas a Renault ainda chiou bastante com relação a conquista da Brabham, acusando a equipe de Bernie Ecclestone de ter usado gasolina ilegal naquela época, em especial na fase final do campeonato. Na época nada foi comprovado, mas demorou alguns anos até descobrirem que a equipe inglesa tinha usado o tal combustível e que este fora desenvolvido por cientistas alemães em Peenemunde. Aí já era tarde... e a Renault teria que esperar por mais nove anos para ver um motor da sua fábrica vencer o mundial de F1 (1992 com a Williams) e outros vinte e dois para que a sua equipe vencesse o campeonato.
Para Nelson Piquet, ele esperou por mais quatro anos até chegar ao tri-campeonato após – mais – uma guerra, desta vez dentro da própria equipe. E para a Brabham as glórias foram ficando para trás e com o pouco tempo de Bernie Ecclestone em cuidar da equipe, frente ao seu trabalho com a FOCA, a equipe ficou largada e após um período que ficara de fora da F1 (1988), a equipe retornou em 1989 para encerrar de vez as suas atividades em 1992.

Parte 1: Le Génie Nelson Piquet

Parte 2: Le Génie Nelson Piquet

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Le génie Nelson Piquet - Parte 2

Parte 1: Le Génie Nelson Piquet


Prost e Arnoux se revezam e Piquet cai na tabela

O GP do Canadá não apenas marcou o fim da aventura da F1 pela América naquela temporada, como também encerrou a primeira parte do campeonato. Duas novidades para a pista canadiana: além de ter mudado o nome do circuito para Gilles Villeneuve, Jacques Villeneuve, irmão de Gilles, tentaria se classificar para aquela corrida a bordo do March da equipe RAM. Infelizmente o irmão de Gilles não conseguira a classificação, repetindo o feito de 1982...
René Arnoux mais uma vez pôs a Ferrari na ponta do grid, mostrando o quanto que o carro italiano estava forte naquela ocasião. Prost saiu em segundo com Piquet, Tambay, Patrese e Cheever fechando os seis primeiros. A corrida foi de domínio amplo de René Arnoux que só perdeu a liderança do GP durante a parada de box. Nelson Piquet estava numa boa terceira colocação – estava logo a frente de Prost – e poderia pensar num pódio naquela corrida se não fosse o cabo do acelerador quebrado, forçando o seu abandono na volta 16. Patrese era outro que estava formidável na corrida: uma vez pulando de sexto para segundo na largada, o italiano ensaiou uma reação contra a liderança de Arnoux até que o câmbio do Brabham passou a ter problemas, forçando assim o seu abandono na volta 57. Alain Prost fez uma prova discreta, apesar de ter ficado na casa dos pontos por toda a corrida até que Keke Rosberg – em mais uma bela corrida – o passou na disputa pelo quarto lugar. René Arnoux acabou por vencer a prova, seguido por Cheever – que chegou 42 segundos depois – Tambay, Rosberg, Prost e Watson. Alain Prost aumentou em mais dois pontos a sua vantagem para Piquet (30x27) e o piloto brasileiro tinha naquele momento a compania de Tambay, que também somava 27 pontos; Keke Rosberg era p quarto com 25; René Arnoux subira para quinto com 17 pontos e Watson o sexto, com 16.

Silverstone recebeu a F1 após um mês de recesso da categoria, e algumas equipes levaram evoluções de seus modelos para a disputa do GP da Grã Bretanha: A Brabham – rebatizando o BT52 como versão B - apresentou melhorias na aerodinâmica, suspensão, um novo bocal para o reabastecimento e de “bônus” a BMW conseguiu mais alguns cavalos para o seu excepcional motor Turbo de 4 cilindros. Indo na mesma toada que a rival, a Ferrari também lançou a evolução do 126C2 que agora seria conhecido como 126C3, com uma aerodinâmica e suspensão mais aperfeiçoada e também a distribuição de peso que ficou mais uniforme. A Lotus contratou Gérard Ducarouge – que estava na Alfa Romeo – e este conseguiu construir um carro em tempo recorde para substituir o problemático 93T: o 94T, agora com motor Renault Turbo
A volta da Honda, com a equipe Spirit e Johansson ao volante
também para Nigel Mansell, passou a render bons frutos para De Angelis e Mansell. A Honda acabou por ser a grande novidade da corrida – e do ano: voltando após 15 anos de ausência, a fábrica do senhor Soichiro Honda colocava uma unidade V6 Turbo para empurrar o chassi 201 da Spirit, equipe oriunda da Fórmula 2. Stefan Johansson, assim como na estréia extra-oficial da equipe na Corrida dos Campeões, foi o piloto escolhido para conduzir o bólido.
A Ferrari continuou a dar as cartas nas classificações e René Arnoux fez a sua terceira pole consecutiva, agora tendo Tambay ao seu lado na primeira fila. Prost ficou em terceiro e De Angelis, mostrando a ótima evolução do novo Lotus 94T, fechou em quarto com Patrese e Piquet completando os seis primeiros. A corrida foi uma luta intensa pela liderança, em especial entre Prost, Tambay e Arnoux, mas Piquet conseguiu
quebrar essa trinca francesa após a sua parada de box na volta 42 quando conseguiu voltar a frente de Patrick. Arnoux sofreu com o desgaste dos pneus e um possível pódio acabou virando um quinto lugar. De se destacar a grande prova de Nigel Mansell que enfim tinha em mãos um bom carro. Saindo de 18º, subiu o pelotão aos poucos até conseguir um excelente quarto lugar. Niki Lauda também fez ótima corrida e voltou a pontuar com o sexto lugar, fato que não acontecia desde o GP de Long Beach quando terminou em segundo. Com mais uma vitória de Prost, o piloto francês chegou aos 39 pontos, seis a mais que Piquet e oito que Tambay; em quarto se manteve Rosberg com 25; Arnoux subiu para 19 na quinta posição e Watson continuou com os seus 16 pontos na sexta posição.
(Foto: Sutton-Images)
O GP da Alemanha, disputado no veloz Hockenheim, comprovou mais uma vez a ótima fase que a Ferrari passava naquele estágio da temporada: Patrick deu a quarta pole-position consecutiva para a “Rossa” e Arnoux fechou a dobradinha com a segunda posição. De Cesaris, apresentando uma boa pilotagem, repetiu a terceira posição conseguida em Spa e teve ao seu lado Nelson Piquet. Prost e Cheever fecharam a terceira fila para a Renault. Apesar de uma boa largada, a liderança de Tambay não passou da segunda volta quando este foi superado por René. Mas a corrida terminaria cedo para Patrick, já que o motor do seu Ferrari estourou na 9ª volta. Desse modo Piquet assumia a segunda colocação e mais tarde subiria para a ponta da corrida após a entrada de Arnoux para o seu pit-stop. Nelson liderou até a 31ª volta, quando também fez a sua parada voltando em segundo. A segunda posição parecia garantida quando o motor BMW estourou – com incêndio logo em seguida – forçando o seu abandono. Este resultado, caso acontecesse, deixaria o piloto brasileiro há um ponto de atraso para Prost que conseguia apenas o sexto lugar após enfrentar uma queda de rendimento do seu Renault. A sorte sorriu ao francês narigudo, porque além da quebra de Piquet, Cheever também enfrentou problemas vindo a abandonar e sendo assim ele subiu para quarto. Arnoux confirmou a vitória seguido por De Cesaris, Patrese – que conseguia, enfim, os seus primeiros pontos naquele ano – Prost, Watson e Laffite. Lauda seria o quinto, mas devido uma ajuda externa após uma rodada, o piloto austríaco foi desclassificado. Prost aumentou a vantagem para Piquet em nove pontos (42x33); Tambay seguiu em terceiro com 31; Arnoux passou Rosberg na pontuação somando três pontos mais que o atual campeão mundial (28x25) e Watson chegara aos 18 na sexta posição.
Dando sequência as pistas de alta velocidade a F1 se deslocou para o majestoso Zeltweg para a realização do GP da Áustria, 11ª etapa. Já estava ficando fácil saber que a pole ficaria com a Ferrari devido a sua ótima velocidade neste treino oficial e coube à Tambay a honra de dar à equipe de Enzo Ferrari a marca histórica de 100 pole-positions e para a festa ficar completa, Arnoux se colocou em segundo. Nigel Mansell conseguiu uma bela terceira posição e teve ao seu lado na segunda fila, Nelson Piquet. Prost e Patrese fecharam a terceira fila. Tambay conseguiu se manter na frente de Arnoux e ao contrário do que acontecera na Alemanha, Patrick soube segurar o ímpeto do seu companheiro. Mansell despencou para quinto e ainda perderia a posição para Patrese. Piquet e Prost apareciam em 3º e 4º respectivamente. Tambay, que já havia feito a sua parada de box na 22ª volta, acabou por abandonar na volta 30 quando a pressão do óleo caiu. Nelson Piquet é quem aparecia com grande chance de vitória, afinal ele havia herdado a liderança na 28ª volta e quando fez a sua parada, ele conseguira voltar ainda frente de Arnoux. Um belo trabalho de Piquet e Brabham que teria dado resultado caso o motor BMW não apresentasse mais uma vez problemas, o que fez o rendimento cair drasticamente e dessa forma ele virou presa fácil para Arnoux e pouco depois para Prost. A luta ficou restrita ao dois franceses e quem levou a melhor foi Prost, que conseguiu a ultrapassagem a 48ª volta e garantiu a sua quarta vitória no mundial. Arnoux, Piquet, Cheever, Mansell – que ainda salvou dois pontos após sofrer com o baixo rendimento dos pneus Pirelli – e Lauda fecharam os seis primeiros. Prost ampliava naquele momento a diferença para Nelson em 14 pontos (51x37); Arnoux continuava a sua escalada na tabela de pontos e agora era terceiro, com 34 pontos; Tambay o quarto com 31; Rosberg o quinto com 25 e Watson em sexto com 18.
(Foto: Sutton-Images)
A Brabham, visando reverter o jogo contra o domínio de Renault e Ferrari naquele campeonato, levou para a Holanda melhorias que foram logo percebidas na classificação quando Piquet quebrou a sequência de cinco poles consecutivas da Ferrari. Mesmo na pole, o brasileiro ainda teve Tambay na primeira fila; Elio De Angelis marcou o terceiro tempo com Prost em quarto, Mansell em quinto – mostrando a crescente melhora da Lotus – e Patrese em sexto. Arnoux, que vinha sendo um dos mais velozes nas classificações, aparecia somente em décimo. A largada perfeita de Piquet lhe deu a chance de continuar na ponta após a Tarzan, ao contrário de Tambay que fez uma péssima largada e virou a primeira curva em 21º... um início desastroso para a Ferrari. Talvez o único consolo para o time italiano foi a largada de Arnoux que proporcionou a ele a chance de subir para sétimo. Prost ainda teve um trabalho com Cheever, que largara bem pulando de oitavo para segundo, mas que foi resolvido logo na segunda passagem.
O duelo entre Piquet e Prost, que mais parecia uma caça do gato ao rato, era o ponto alto da corrida, mas tinha outros dois atrativos naquele GP holandês que interessavam a todos também: as duas Ferraris vinham em franca recuperação, com René alcançando o terceiro posto e Tambay o oitavo lugar, mais uma vez mostrando o quanto que aquele 126C3 era bom. Os dois ponteiros ainda não haviam parado para os seus respectivos pit-stops, mas isso acabou nem acontecendo: Prost, na ânsia de tentar assumir a ponta, acabou arriscando uma ultrapassagem quando viu uma fresta se abrir quando Piquet começa a contornar a Tarzan. O problema é que Alain deixou para frear muito dentro da curva e as rodas bloquearam, fazendo com que o seu Renault deslizasse e acertasse o Brabham de Piquet que foi de encontro à barreira de pneus. Fim de prova para Nelson e Prost continuou, para abandonar depois de algumas voltas. René Arnoux ganhou a liderança de presente, que ele acabou conservando até o final. Tambay conquistou um brilhante segundo lugar após a sua desastrosa largada; Watson foi terceiro com a McLaren Cosworth, já que a equipe estreara naquele GP o TAG Porsche Turbo que foi utilizado apenas por Lauda que abandonou por causa da quebra deste. Derek Warwick foi o outro nome da prova, levando a Toleman a ganhar os primeiros pontos na temporada - e dele também – ao ficar em quarto; Mauro Baldi e Michele Alboreto fecharam o pódio. Alain Prost manteve a liderança com os seus 51 pontos, mas agora tinha René Arnoux em segundo com 43, Tambay alcançou Piquet e empatou com ele em 37 pontos; e Rosberg via agora a sua quinta posição ser ameaçada por Watson, que chegara aos 22 pontos contra 25 do finlandês.
Estas cinco corridas de domínio amplo de Prost e Arnoux, onde eles se revezaram nas vitórias, acabou por ser infrutífero para Piquet. Neste período Prost conquistou 23 pontos; Arnoux foi quem mais conseguiu pontos ao ganhar 35 e Tambay, que mesmo não ganhando nenhuma corrida, conseguiu somar 14 pontos. Piquet teve uma maré de azares que o fez conquistar apenas 10 pontos. Para os franceses, era só uma questão de tempo para festejar a primeira conquista de um piloto do seu país na F1, mas as três últimas corridas reservavam algo a mais para aquela reta final de campeonato.

Parte Final: Le Génie Nelson Piquet

Vídeo: Fittipaldi F5A em Zolder, 2013

Muito bom ver o velho Fittipaldi F5A andando forte - se bem que em testes - na pista de Zolder, na Bélgica. O que me chama a atenção é que por lá os carros andam todos juntos. Fórmulas, Turismo, Protótipos... uma salada bem doida que deve dar um trabalho puxado para os bandeirinhas e resgate.
Mas o vídeo é ótimo. Divirtam-se!

GP do Japão - Corrida - 15ª Etapa

Sim, e mais uma corrida você estará junto de Alain Prost no quadro dos tetra-campeões da F1
(Foto: Getty Images)
Gosto do circuito de Suzuka, mas às vezes eu comparo o belo traçado feito por John Hulgenholz a uma bela mulher: linda, deslumbrante, mas que você sai com ela acaba percebendo que não tem nada de especial, apesar da beleza. Suzuka é desafiadora e isso pode ser visto em inúmeras on-boards espalhadas pelo Youtube, mas ela peca em proporcionar corridas memoráveis pelo fato de não haver bons pontos de ultrapassagem. Ok, a FIA inventou a idéia do KERS e asa-móvel, mas mesmo assim, principalmente nos últimos anos, elas nos proporcionou corridas bem entendiantes. Ah... claro, a prova de 2005 é um caso à parte...
Bem, mas ontem as coisas foram diferentes por lá e fiquei muito satisfeito com o que vi: bons duelos e um suspense - combinado com estratégias - nos deu uma corrida bem animada naquele circuito. Foi bom ver Grosjean pilotando o corretinho, sem fazer nenhuma burrada e a sua largada foi genial e isso acabou dando o interesse a uma prova que parecia fadada a ser outro passeio de Sebastian Vettel. Aliás, este ontem fez um primeiro stint sofrível quando precisou poupar pneus. Achei ele um tanto nervoso na pilotagem, bloqueando as rodas principalmente brigando com o carro em alguma situação da prova, quando estava entrando na reta dos boxes. Com o ok da equipe para poder acelerar a vontade após o seu último pit-stop, Vettel conseguiu exibir a sua velha forma de sempre ao ultrapassar rapidamente Grosjean e esperar apenas a terceira parada de Webber e assumir a ponta, para vencer a sua oitava corrida no ano, a quarta consecutiva. Já o Mark, apresentou uma boa pilotagem - coisa que não fazia há tempos - e  por pouco não venceu o GP se não tivesse que realizar a sua terceira parada. Acabou por dar um vacilo enorme ao não arriscar e tentar completar a corrida com aqueles pneus, já que ele tinha 14 segundos de vantagem sobre Vettel faltando 11 voltas para o fim. Perderia até um segundo por volta e ainda teria uma folguinha no final do GP...
De se destacar, mais uma vez, a performance de Hulkenberg que foi uma pedreira das brabas para Alonso e Raikkonen que tiveram que passar pelo alemão da Sauber na "marra". Gutierrez também fez boa corrida e conseguiu seus primeiros pontos na temporada, e isso mostra que o carro da Sauber se acertou após as mudanças de pneus introduzidas no GP húngaro. Para a Ferrari restou apenas a quarta colocação de Alonso e o décimo de Massa, que poderia ter chegado mais à frente caso não tivesse tomado um Drive & Throught que o jogou para o pelotão intermediário.
Foi uma boa corrida, como eu disse. E por isso fiquei satisfeito em acordar no meio da madrugada e constatar que Vettel também sabe jogar o jogo quando não está a seu favor, o que corrobora toda aquela história de que só sabe ganhar quando parte da pole. Não é à toa que está próximo do seu quarto título mundial.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...