sábado, 29 de março de 2014

Pole Lap: Lewis Hamilton, Sepang 2014

Confesso que está divertido ver os pilotos domando estes ariscos V6 Turbo durante as suas retomadas, e em pista molhada isso fica ainda mais indubitável.
Aqui neste video Lewis Hamilton cravando a sua segunda pole no ano.

GP da Malásia - Classificação -2ª Etapa

(Foto: Getty Images)
A velha chuva... até gosto deste clima para as competições automobilísticas, mas neste momento do mundial da F1, onde tentamos analisar todas as variáveis devido as novas regras que a categoria se encontra, ela camufla um pouco esta possibilidade, mas ao menos nos dá uma chance de ver quem tem uma boa condição neste tipo de situação. Melbourne, quinze dias atrás foi assim, e hoje em Sepang não foi diferente.
Foi possível constatar que a Mercedes tem um bom carro para pista molhada, principalmente pelas mãos de Lewis Hamilton, que é reconhecidamente um exímio piloto na chuva e isso não foi problema para que ele marcasse sua segunda pole consecutiva e 33ª da carreira, empatando com Jim Clark e Alain Prost neste quesito. Para a Red Bull o saldo foi positivo - diria que muito - por tudo que se desenhava desde a problemática pré-temporada, ver Vettel em segundo e Ricciardo em quinto é um sonho. Mas ainda devemos observá-los em condições de pista seca para uma melhor avaliação, afinal as duas classificações foram feitas em condições anormais e isso conta muito o braço e sensibilidade do piloto para levar o carro. Bahrein será um bom teste.
A Ferrari era de se esperar um pouco mais, confesso. Raikkonen não teve um bom momento na chuva, perto do que fizera em pista seca durante os treinos livres. Alonso bateu com Kvyat no início do Q2 e teve a sorte dos mecânicos terem sido rápidos para recolocá-lo de volta na pista e garantir a passagem para o Q3 e depois conquistar uma quarta colocação que por muito pouco não teria sido uma terceira, caso Rosberg não tivesse superado-o no final da última parte. Fernando pode ter uma corrida problemática devido a situação que ficou no seu carro após o incidente com Kvyat, onde a dirigibilidade ficou bastante afetada.
Para os demais foi um bom treino, principalmente para Hulkenberg - sempre mostrando a sua já conhecida habilidade na chuva, ao colocar a Force India na sétima colocação - e Kevin Magnussen, que mais uma vez fez um bom trabalho e se colocou à frente de Button mais uma vez.
Com relação à Williams, mais uma vez a chuva foi vilã e atrapalhou seus dois pilotos: Massa e Bottas caíram no Q2 e para piorar Valtteri foi punido com a perda de três posições após atrapalhar a volta rápida de Daniel Ricciardo no Q2. Um lance, que para mim, foi normal...

O que esperar para a prova?: Tudo indica para uma corrida com pista seca, mas tratando-se de Sepang, ainda mais no horário que a corrida é realizada, por volta das 16 horas (5 da manhã aqui no Brasil), a tendência é que chova e com isso pode acontecer atrasos, e por aí vai...
Sobre a prova, caso seja disputada em pista seca, a tendência é que as Mercedes tenham um bom desempenho (isso se não apresentarem problemas) sumindo na frente. Para o restante, um briga muito boa pelo lugar restante no pódio: as duas Red Bulls, Ferraris, Mclarens e a Force India de Hulkenberg poderão muito bem entrar numa batalha interessantíssima, isso sem contar com a ascensão que as Williams possam ter durante uma prova com pista seca.
Caso a chuva apareça por toda a corrida, ou até mesmo por um breve momento, as coisas podem melhorar para os times que não utilizam motores Mercedes, abrindo uma possibilidade para Red Bull e Ferrari desafiarem o poderio da Mercedes pela dianteira.

Grid de Largada para o Grande Prêmio da Malásia - 2ª Etapa

1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m59s431
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m59s486
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 2m00s050
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2m00s175
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 2m00s541
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 2m01s218
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 2m01s712
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 2m02s213
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 2m03s078 
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2m04s053 
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 2m02s351  (Q2)
12) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2m02s369  (Q2)
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 2m02s460  (Q2)
14) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 2m02s511  (Q2)
15) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2m02s885  (Q2)
16) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2m02s074  (Q1)
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 2m02s131  (Q1)
18) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 2m02s756  (Q2)*
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2m02s702  (Q1)
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 2m03s595 (Q1)
21) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m04s388  (Q1)
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m04s407  (Q1)

* Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) foi punido com a perda de 3 posições no grid de largada por atrapalhar Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) no Q2

quarta-feira, 26 de março de 2014

Foto 317: 919 na pista

(Foto: Porsche)
A Porsche levou os seus dois 919 Hybrid para a pista de Paul Ricard para simulação de prova durante três dias, antes que começassem os testes oficiais que terão início nesta sexta. Os seis pilotos da marca estiveram presentes - Romain Dumas , Neel Jani , Marc Lieb , Timo Bernhard , Brendon Hartley e Mark Webber - e foram responsáveis pelos testes. 
Andrea Seidl, chefe da equipe, falou sobre os resultados destes três dias: "Este teste foi um grande desafio para toda a equipe. Pela primeira vez, nós estávamos correndo dois carros ao mesmo tempo , que foi exigente em termos de logística e coordenação de equipe."
"O outro objetivo era simular um fim de semana de corrida , a fim de se preparar para as duas corridas de seis horas que estão surgindo. Esta foi uma experiência muito importante para nós. "
Os três dias de testes foram importantes para a equipe averiguar alguns problemas no novo bólido:
"O teste nos ensinou que temos que melhorar em termos de confiabilidade. No que diz respeito à forma como a tripulação e os controladores trabalharam juntos como uma equipe, nós estamos indo na direção certa" 
"Os próximos dois dias de testes aqui em Paul Ricard, durante o Prólogo, será usado para configurar ambos, bem como os processos específicos de corrida do carro."   
Os dois dias de testes na pista francesa contará com a presença dos times da LMP1 e demais categorias.

Fonte: sportscar365.com

Foto 316: Porsche

"Mas será que vai dar certo?". Talvez essa fosse a pergunta que se passava pela cabeça de Ron Dennis enquanto estava debruçado e observando o novo motor TAG Porsche Turbo, que estreou no Mclaren  de Niki Lauda durante o GP da Holanda de 1983 - Jonh Watson correu com o Ford Cosworth.
Apesar da aparente preocupação, o que fez Lauda abandonar foi um problema nos freios depois de ter largado na 19ª colocação. Watson levou o outro Mclaren ao pódio, chegando em terceiro.
Os anos seguintes responderiam a dúvida de Dennis: de 1984 até 1986 foram cinco títulos (três de pilotos com Niki Lauda (84) e dois com Prost (85 e 86) e dois de Construtores (84 e 85).
Nada mal...

Foto 315: Matra Boys

A esquadra da Matra. Da esquerda para direita: Patrick Depailler, Bernard Fiorentino, Jean-Pierre Jaussaud, Gerard Larrousse, Marcel Chassagny (fundador da Matra), Jean-Pierre Beltoise, Jean-Pierre Jabouille, François Cevert & Henri Pescarolo.
Dos oito pilotos da foto, somente Bernard Fiorentino e Jean Pierre-Jaussaud que não chegaram à F1. Fiorentino se enveredou pelo mundo dos Rallies durante a década de 70 pilotando pela Simca. Jaussaud foi piloto de testes da equipe Renault na F1 em 1980 e pela mesma marca ele conseguiu a vitória em Le Mans, 1978 em dupla com Pironi, conquista que ele repetiria em 1980 com a equipe Rondeau.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Foto 314: Penske

O cara aí de trás, que está entortando a Ferrari 250 GTO, é nada mais que Roger Penske durante um dos estágios do Tourist Trophy, realizado em Goodwood em 1963 e válido para o World Sportscar Championship.
Roger pilotou para a North American Racing Team (NART) e largou em sexto e terminou em oitavo no geral. A sua frente o Jaguar E-Type de Jack Sears, um dos melhores pilotos britânicos de turismo dos anos 60, tendo ganho dois campeonatos do Saloon Car Championship - precursor do atual BTCC - nos anos de 1958 (temporada inaugural) e em 1963. Sears terminou em quarto no Tourist Trophy após ter largado em sétimo.
A prova foi vencida por Graham Hill (Ferrari 250 GTO), seguido por Mike Parkes (Ferrari 250 GTO) e Roy Salvadori (Jaguar E-Type).

sábado, 22 de março de 2014

Pole Lap: Ayrton Senna, Interlagos 1991

A galera já deve estar cansada de ter visto essa pole do Senna em Interlagos 1991, mas fica como registro pelos 54 anos que o piloto brasileiro teria completado ontem.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...