quarta-feira, 9 de abril de 2014
terça-feira, 8 de abril de 2014
F1 Teste: Bahrein - 1º Dia
Nico Hulkenberg andou próximo de Rosberg neste primeiro dia de testes ficando a três décimos do líder do mundial |
Apesar dos problemas durante o fim de semana nesta mesma pista, Fernando Alonso colocou a Ferrari na terceira colocação quase que um segundo atrás de Rosberg |
Kevin Magnussen foi o quarto mais rápido, onde ele aproveitou o dia pra testar novas peças para a suspensão do MP4/29 |
Valtteri Bottas: “No geral, foi um bom dia, já
que conseguimos completar o programa conforme o planejado. Aí nós
trabalhamos no acerto e fizemos alguns experimentos, então tomara que
isso ajude nas próximas corridas. Depois foi a vez de testar alguns
novos componentes aerodinâmicos com resultados positivos. As condições
da pista estavam diferentes da corrida, mas até melhores para testar, já
que tinha menos vento”. |
Max Chilton: “Nós tivemos um dia positivo, conseguimos realizar todos os testes que precisávamos e melhoramos algumas coisas. Tivemos um problema hidráulico, que nos fez parar por uns minutos. A equipe trabalhou rápido e, pouco depois, já estávamos de volta à pista. Estou satisfeito com o tempo obtido e sinto que podemos ser ainda mais rápidos”. |
Daniel Ricciardo: “Perdemos um pouco de tempo esta manhã, mas compensamos isso de tarde. Acho que fiquei no carro por algumas boas horas. Não fizemos nenhuma saída de performance, mas fizemos alguns long-runs de tarde com três mudanças de acerto e tivemos um bom feedback disso. Acho que no último fim de semana nós tivemos um pouco de dificuldade no primeiro e no terceiro treino, nas sessões durante o dia no calor, mas o carro pareceu muito melhor hoje nessas condições, particularmente nesses long-runs. Ainda estamos um pouco atrás, mas estamos aparando as arestas e tenho certeza que ao longo deste teste e na China, nós vamos chegar mais perto. Por ora, no entanto, vamos pegar cada pouquinho que pudermos. Estamos aprendendo e progredindo”. |
Sergey Sirotkin: “Tudo foi ótimo hoje. Foi a minha primeira vez no Bahrein e eu gostei da pista. Em comparação com o que eu estou acostumado a guiar na World Series, tem muito mais potência no motor e mais aceleração com o Sauber C33. Cometi alguns erros na minha volta rápida nesta manhã, então provavelmente perdi 1s. Mas, no geral, foi um bom início de sessão. Durante a tarde nós tivemos algumas dificuldades com a minha sapatilha. Ela era muito pequena, então doía bastante quando eu estava freando. Quando mudamos de sapatilha, ainda não ficou bom e era difícil guiar. Não foi fácil, mas eu estou feliz por termos completado os 300 km. Sabemos que tem muito potencial para melhora e devemos ficar felizes com isso”. |
Robin Frijns: “Estou feliz que conseguimos completar 63 voltas esta manhã, mas é, obviamente, uma pena que não pudemos melhorar isso de tarde, especialmente por que eu me senti bem no carro e estava aproveitando. Quando terminamos a última saída antes do almoço, nós encontramos um vazamento no sistema hidráulico, o que significa que os rapazes tiveram que remover o assoalho e o câmbio, e com o tempo que levaria para o carro ser remontado, nós decidimos encerrar a sessão mais cedo para que pudéssemos nos preparar para o dia dois” |
Pastor Maldonado: “Essa manhã o programa estava focado em trabalho na aerodinâmica, e conseguimos atingir muito, mesmo com quantidade limitada de voltas. À tarde o plano era trabalhar no desempenho, avaliar ajustes e partes novas, mas não foi possível devido a problemas na unidade de potência. Precisamos checar e ver o que aconteceu. Testes servem para isso, ainda que nós tivéssemos programado dar mais voltas. Espero que Romain possa continuar o trabalho amanhã e ter um dia positive”. |
Daniil Kvyat: “Mesmo que você não veja olhando para a tela, hoje foi um dia produtivo onde aprendemos muito. Foi muito útil para mim, me dando muitas voltas fora do ambiente de corrida. Também aprendemos algo sobre sobre o motivo de nosso ritmo não ser tão forte como esperamos na corrida do domingo. Acho que esses testes no meio da temporada são muito válidos não só para os times, mas também para pilotos como eu que precisam ganhar experiência”. |
Resultado
Bahrein - Circuito de Sakhir
Testes de Temporada
Fórmula-1 - Dia 1
Pos Piloto Equipe Tempo Dif Voltas
1. Nico Rosberg Mercedes 1m35.697s 121
2. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m36.064s +0.367s 69
3. Fernando Alonso Ferrari 1m36.626s +0.929s 69
4. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m36.634s +0.937s 102
5. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m37.305s +1.608s 28
6. Max Chilton Marrusia-Ferrari 1m37.678s +1.981s 60
7. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m38.326s +2.629s 91
8. Sergey Sirotkin Sauber-Ferrari 1m39.023s +3.326s 76
9. Robin Frijns Caterham-Renault 1m40.027s +4.330s 63
10. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m40.183s +4.486s 16
11. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m40.452s +4.755s 67
GP do Bahrein: Assim que tem que ser
(Foto: Getty Images) |
A Mercedes deu uma lição nas outras
equipes. Não apenas em relação ao seu desempenho, que foi nitidamente superior
aos demais me fazendo lembrar dos tempos da Williams no distante biênio
1992/93, mas sim com relação a disputa direta e aberta entre Hamilton e Rosberg
pela vitória em Sakhir.
A própria cúpula da Mercedes já havia
acenado para esta possibilidade caso seus dois pilotos se encontrassem na pista
numa luta direta, independentemente por qual fosse a posição em questão. E isso
foi reforçado com as criticas feitas por Niki Lauda após o episódio da Williams
para com os seus dois pilotos na Malásia. E o que vimos na pista barenita foi
algo digno de automobilismo puro, com apenas os pilotos a cuidarem de seus
equipamentos e se entregando numa luta direta pela posição de honra.
Lewis Hamilton e Nico Rosberg se conhecem
desde os tempos do kart, onde foram, inclusive, companheiros de equipe. Talvez
seja a dupla que mais conhecem um ao outro, sabendo exatamente as qualidades e
defeitos de cada um. Foi importante observar a maturidade de Lewis nesta
disputa, principalmente em momentos em que os dois estiveram próximos de um
acidente que poderia muito bem limar ambos da prova. Por outro lado, a vontade
de Nico Rosberg em mostrar que é um piloto que não deve ser subestimado em
nenhum momento e que está, sim, na batalha pelo título desta temporada.
O mais legal de tudo será observar o quanto
que a Mercedes terá trabalho em segurar o ímpeto de seus dois jovens – e
experientes – pilotos durante esta temporada, onde está florescendo a grande
chance da equipe da estrela de três pontas retornar ao topo da categoria após
60 anos do seu triunfal retorno à F1 em 1954.
A
corrida
(Foto: Reuters) |
Descontando o fato de a Mercedes ter feito
a sua corrida particular, deixando que Lewis e Rosberg resolvessem quem sairia vencedor,
esta foi surpreendentemente positiva, principalmente por ser uma pista que
normalmente não oferece grandes provas. E esta, de fato, foi a melhor da
história deste GP do Bahrein que é disputado desde 2004.
A Williams esteve em boa performance nesta
corrida, principalmente devido a ótima classificação de Bottas no sábado e a
largada – no melhor estilo Gilles Villeneuve – de Felipe Massa, que saiu de
sétimo para ganhar uma terceira posição no virar da segunda curva. Apesar da
presença perigosa dos Force India de Hulkenberg e Perez, os Williams estiveram
próximos de beliscarem um pódio com um dos seus pilotos. Uma pena que a entrada
do Safety Car para a retirada dos destroços e do carro de Gutierrez, tenha
quebrado a estratégia deles jogando-os para o meio do Top Ten. Mas foi legal
ver, também, que após o episódio de Sepang a equipe não interferiu nos breves
duelos que Massa e Bottas tiveram nessa corrida, deixando-os batalhar por conta
própria. Num todo, foi bom ver a equipe do Tio Frank andando entre os primeiros
após alguns anos.
A Force India com seus dois pilotos foram
os grandes nomes do dia em Sakhir. Fizeram de gato e sapato a concorrência – em
especial os Ferraris, passando os carros vermelhos do jeito que queriam – e
conseguiram posicionar se posicionar em terceiro (Perez) e em quinto
(Hulkenberg). Este último podia ter brigado fortemente pelo pódio, caso seu
carro não tivesse perdido performance nas últimas voltas, possibilitando a
ultrapassagem de Ricciardo.
A Red Bull sofreu problemas em retas,
problema este que foi alertado por Vettel, mas o RB10 parece ter achado um
pouco de downforce para melhor fazer as curvas, fato que tem sido – e será – o
grande desafio do ano para os engenheiros. Caso acerte este problema nas retas,
que talvez isto esteja ligado principalmente ao motor Renault, será um carro
páreo para a Mercedes na parte européia. Sebastian mais uma vez sofreu com o
ímpeto de Ricciardo, que peitou o tetra-campeão do mundo sem nenhuma cerimônia.
O momento em que Vettel teve um pedido da equipe para que deixasse Daniel
passá-lo, talvez tenha tirado algumas gargalhadas de Mark Webber, que agora
concentra as suas forças para a disputa do Mundial de Endurance a serviço da
Porsche.
A McLaren não fez nada de especial nesta
prova, assim como havia sido em Sepang. Aquele brilharete, comandado por
Magnussen em Melbourne, ficou pelo caminho e ao que parece a equipe de Ron
Dennis terá que remar bastante para tentar algo mais nas corridas seguintes. Os
seus dois carros não chegaram ao final da corrida.
A Ferrari teve um dia de cão em Sakhir: já
fazia um bom tempo que não víamos os carros vermelhos levar tanta porrada dos
adversários, como nesta corrida. Enquanto que Fernando Alonso levava
ultrapassagem até da sombra das Force India, Kimi Raikkonen sofria pressões de
Williams, Red Bull e em algum momento, teve que duelar com a... Lotus de Pastor
Maldonado. Fernando teve alguns problemas relacionados à potência do seu carro
já na classificação, e que voltou a se manifestar durante a corrida e isso
também pode ter acontecido com Raikkonen. Os dois Ferraris tiveram uma exibição
pífia em Sakhir e a cara de Luca De Montezemolo, ao ver seus dois carros serem
ultrapassados facilmente, não foi das melhores. Não é a toa que talvez o pau de
macarrão em Maranello comerá a solta por aqueles lados.
Além de ter sido uma corrida maravilhosa em
termos de disputas, não posso deixar de destacar como foi bom ver as equipes
deixarem seus pilotos disputarem as posições diretamente sem nenhuma
interferência mais forte, que coibisse o tal ato. A única recomendação que pôde
ser ouvida – e que o normal – é para que eles trouxessem os carros inteiros.
Acho que os episódios passados serviram de lição para que estas equipes
pensassem um pouco com relação a esta história de jogo de equipe. Não tenho
nada contra a esta situação. Até acho que, se caso algum dos dois ainda tenha
chances de conquistar um campeonato, ou até mesmo o da frente esteja numa
condição bem abaixo do seu parceiro, acredito que isto deva ser feito, mas que
seja conversado antes de cada corrida. Certamente, no caso de Lewis e Rosberg,
ambos dêem ter conversado muito sobre a possibilidade de um duelo e o que se
viu foi uma das melhores disputas pela liderança nos últimos tempos da
categoria. Cabe a equipe apenas recomendar aos seus pilotos que cuidem dos
carros, e o resto que eles resolvam na pista.
O que aconteceu na pista de Sakhir servirá
de lição para o resto deste campeonato e para os outros que ainda virão pelo
resto desta década. E quem ganhou com isso fomos nós, os fãs, e a própria F1.
O GP de número 900 não podia ter sido
melhor. Apesar do circuito...
sábado, 5 de abril de 2014
Pole Lap: Nico Rosberg, Sakhir 2014
Mudou o piloto, mas não o carro. Dessa vez foi Nico Rosberg quem cravou a pole no Bahrein - a sua quinta pole na carreira, igualando a marca de seu pai Keke.
Uma volta limpa, sem nenhuma correção brusca. Sem sustos. O W05, de fato, é um belo carro.
Uma volta limpa, sem nenhuma correção brusca. Sem sustos. O W05, de fato, é um belo carro.
GP do Bahrein - Classificação - 3ª Etapa
(Foto: Reuters) |
Impressionante, ao mesmo nível do australiano, foi ver Bottas colocando o seu Williams em quarto suplantando Massa por dois décimos e dando uma resposta a toda a polêmica de semana passada em Sepang. Resta a Felipe, que teve um erro na sua última tentativa, fazer uma de suas famosas largada foguete para conseguir se aproximar o mais rápido de Valtteri. Outro bom desempenho foi o de Perez que passou para o Q3 e conseguiu um ótimo quinto lugar (agora quarto), botando tempo no badalado Hulkenberg que ficou pelo Q2. Sem dúvida um dos destaques dessa classificação. ]
A Mclaren voltou a posicionar os seus dois carros entre os dez, com Button em quinto e Magnussen em oitavo. Bom treino - diria ótimo - de Kimi Raikkonen que superou Fernando Alonso pela primeira vez no ano, colocando um diferença de respeito entre os dois.
Além de Ricciardo, que sairá em 13º, a Red Bull teve uma má jornada com Vettel que ficou pelo caminho já no Q2 ao classificar-se em 11º. Segundo Sebastian, algum problema no carro, relacionado a uma escapada ainda no terceiro treino livre da manhã, pode ter danificado o seu RB10 a ponto de não conseguir um bom desempenho na classificação.
O que esperar da corrida?: Não devemos esperar nada mais que um duelo interno da Mercedes entre Rosberg e Hamilton. Isso se o piloto alemão se manter à frente do inglês. Mas mesmo assim acredito em algo mais ferrenho entre os dois, mesmo que Rosberg fique atrás de Lewis.
Do terceiro lugar para trás, a disputa deve ser boa pela "posição de honra": tanto a Williams de Bottas, quanto a Force India de Perez estão num bom nível, mas a presença de Button, Raikkonen, a possibilidade de uma boa largada de Massa, e mais Magnussen, pode esquentar e tornar imprevisível esse duelo pelo lugar restante no pódio (lembrando que Mclaren e Williams tiveram um desempenho muito próximo em Sepang). Não creio que Fernando Alonso tenha vida longa na corrida, devido ao problema que ele alertou sobre a perda de velocidade do carro, que pode ser muito algo no motor ou parte de recuperação de energia. Caso continue na prova, a presença de Vettel e Hulkenberg dará trabalho ao espanhol.
Falando em Sebastian, este pareceu tranquilo após ter falhado no Q2 e tudo indica que ele tem um jogo pneus extra para prova, o que pode ser uma boa principalmente na parte final da corrida podendo arriscar um pouco na conquista por posições.
Grid de largada para o Grande Prêmio do Bahrein - 3ª Etapa
Pos Piloto Equipe Tempo Dif
1. Nico Rosberg Mercedes 1m33.185s
2. Lewis Hamilton Mercedes 1m33.464s +0.279s
3. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m34.247s
+1.062s
4. Sergio Perez Force
India-Mercedes 1m34.346s +1.161s
5. Kimi Raikkonen Ferrari 1m34.368s +1.183s
6. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m34.387s +1.202s
7. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m34.511s
+1.326s
8. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m34.712s
+1.527s
9. Fernando Alonso Ferrari 1m34.992s +1.807s
10.
Sebastian Vettel Red
Bull-Renault 1m34.985s +1.277s
11. Nico
Hulkenberg Force India-Mercedes
1m35.116s +1.408s
12. Daniil
Kvyat Toro Rosso-Renault 1m35.145s
+1.437s
13. Daniel
Ricciardo*** Red Bull-Renault 1m34.051s
+0.866s
14.
Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m35.286s
+1.578s
15. Esteban
Gutierrez Sauber-Ferrari 1m35.891s +2.183s
16. Romain
Grosjean Lotus-Renault 1m35.908s +2.200s
17. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m36.663s +1.789s
18. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m36.840s +1.966s
19. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m37.085s
+2.211s
20. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m37.310s
+2.436s
21. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m37.875s
+3.001s
22. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m37.913s
+3.039s
sexta-feira, 4 de abril de 2014
GP do Bahrein - Treinos livres - 3ª Etapa
Lewis Hamilton: “O Nico é muito veloz, ele é muito competitivo. Hoje também não sabemos
como os outros usaram o combustível, não dá pra dizer exatamente onde
estamos em relação aos outros. Amanhã teremos uma ideia melhor disso “Ainda temos alguns ajustes para serem feitos no carro. Também tivemos problemas com os pneus, mas isto todos tiveram” |
Nico Rosberg: “Hoje foi um bom dia de testes para nós. Parece que
nós somos rápidos em termos de ritmo absoluto e também tive um bom
long-run na segunda sessão, então estou bem confiante em relação ao fim
de semana “Guiar a noite é bem diferente, já que as temperaturas da pista são muito mais baixas do que todas as sessões de testes que tivemos durante o dia até aqui. Nós aprendemos bastante na nova condição e funcionou bem” |
Fernando Alonso: "Depois de muitas corridas durante o dia , foi muito estranho estar pilotando à noite, mesmo que não seja muito diferente das outras corridas noturnas , por isso só temos que nos acostumar com isso"A partir deste aspecto , hoje foi muito útil, especialmente no FP2 , para aprender sobre o comportamento dos pneus e do carro. Mesmo que nós tenhamos feito várias simulações de prova aqui nos testes de inverno , agora é como começar do zero e ter que se adaptar às as novas indicações provenientes das diferentes condições de pista" |
Apesar de um desempenho apagado no primeiro treino livre, Daniel Ricciardo pôs o seu Red Bull à frente de Sebastian Vettel nesta sexta. Segundo o piloto australiano, o dia não foi de todo ruim, mas ainda tem muito o que melhorar |
Felipe Massa: “Foi bom para entender onde nós estamos “Andamos só no final, mas acho que está tudo bem. Acho que o carro mostrou um ritmo um pouco melhor aqui em comparação com a Malásia. Espero que isso seja algo que possamos ver amanhã” |
Jenson Button: "As condições à noite foram muito diferentes das condições no período da tarde"
Não houve diferença significativa em termos de avistar pontos de frenagem e ápices sob luzes; . Não, a principal diferença foi o ar e a temperatura mais baixa da pista. Como seria de esperar , por mais frio o
asfalto, no FP2 , era muito mais difícil conseguir a temperatura nos pneus , mas por outro lado você não tem tanta degradação , por isso não foi um dilema. "
Resultado - Treinos livres para o Grande Prêmio do Bahrein - 3ª Etapa
Pos Piloto Equipe Tempo Dif Voltas
1. Lewis Hamilton Mercedes 1m34.325s 28
2. Nico Rosberg Mercedes 1m34.690s +0.365 31
3. Fernando Alonso Ferrari 1m35.360s +1.035 28
4. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m35.433s +1.108 28
5. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m35.442s +1.117 13
6. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m35.528s +1.203 21
7. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m35.606s +1.281 29
8. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m35.640s +1.315 31
9. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m35.662s +1.337 22
10. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m35.802s +1.477 40
11. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m35.920s +1.595 9
12. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m35.972s +1.647 32
13. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m35.998s +1.673 18
14. Kimi Raikkonen Ferrari 1m36.366s +2.041 32
15. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m36.962s +2.637 13
16. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m36.975s +2.650 35
17. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m37.259s +2.934 24
18. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m37.599s +3.274 23
19. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m37.800s +3.475 15
20. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m38.247s +3.922 10
21. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m38.257s +3.932 33
22. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m39.136s +4.811 30
|
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Vídeo: Preview do Blancpain Sprint e Endurance Series
Com os dois campeonatos para começar neste mês (Blancpain Endurance Series em 11, 12 e 13 de abril no circuito de Monza e o Blancpain Sprint Series nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril na pista de Nogaro) a Blancpain GT Series disponibilizou na sua conta do Youtube um preview de quase vinte minutos onde as equipes e pilotos das duas categorias são apresentados.
Destaques para os retornos de Alessandro Zanardi ao autobilismo, pilotando um BMW Z4 da equipe italiana ROAL Motorsport e de Nelson Piquet Jr. pela equipe brasileira AH Competições Team Brasil e terá como parceiro no BMW Z4 Matheus Stumpf - bi-campeão do finado GT Brasil ao lado de Valdeno Brito - na categoria Sprint. Na Endurance, o retorno tão aguardado da Bentley - com a sua equipe oficial ao automobilismo - alinhando duas Continental GT3. A Chevrolet colocará na pista um Camaro, que ficará a cargo de Tomas Enge/Peter Kox/Albert Von Thurn und Taxis pela equipe Reiter Engineering.
Destaques para os retornos de Alessandro Zanardi ao autobilismo, pilotando um BMW Z4 da equipe italiana ROAL Motorsport e de Nelson Piquet Jr. pela equipe brasileira AH Competições Team Brasil e terá como parceiro no BMW Z4 Matheus Stumpf - bi-campeão do finado GT Brasil ao lado de Valdeno Brito - na categoria Sprint. Na Endurance, o retorno tão aguardado da Bentley - com a sua equipe oficial ao automobilismo - alinhando duas Continental GT3. A Chevrolet colocará na pista um Camaro, que ficará a cargo de Tomas Enge/Peter Kox/Albert Von Thurn und Taxis pela equipe Reiter Engineering.
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