terça-feira, 18 de novembro de 2014

Foto 416: Às escondidas

Nissan R399 de 1999
Bem provável que a esta hora o novo GT-R LM Nismo LMP1 da Nissan tenha ido para a pista de testes da fábrica no Arizona, onde fica, também, o Centro Técnico da montadora.
Segundo informações serão dois dias de testes, mas informações sobre essas práticas não sairão para a imprensa antes do fim do ano. Ou seja, a possível apresentação do carro em testes na pista de Sebring para o início de dezembro, devem ter ido para o limbo.
Se estavam ansiosos por notícias, fotos ou vídeos, terão que esperar mais um pouco. Ou rezar para que alguma alma bondosa tenha conseguido pegar algumas imagens.

sábado, 15 de novembro de 2014

WEC: A noite dos campeões

Sabia-se que era bem provável que o título de pilotos para a Toyota fosse definido hoje em Sakhir, principalmente por causa das combinações que poderiam atrasar esta conquista, face ao desempenho desolador que tem assolado a Audi nas últimas corridas e da melhora significativa da Porsche desde o recesso após Le Mans. Para este adiamento, o Audi #2 teria que vencer e o Toyota #8 chegar abaixo dos quarto lugar e por isso que podemos dizer dessa impossibilidade - a não ser que fosse instalada uma prova caótica, tal condição que tem mostrado o quanto que a Audi é competente frente às suas adversárias.  Porém a má jornada de Anthony Davidson e Sebastien Buemi em Sakhir, onde acabaram perdendo dezoito voltas devido a problemas no alternador quando eram líderes, os jogaram para o meio do pelotão e a recuperação até a 11ª posição no geral (8ª na LMP1) que lhe garantiram o título de pilotos.
A verdade é que os problemas enfrentados pelo número oito já na segunda hora, deixou o #7 na liderança da prova e apenas algumas investidas dos dois Porsches 919 Hybrid é que deram alguma cor a estas 6 Horas do Bahrein. Talvez com um pouco mais de velocidade ou até mesmo umas bandeiras amarelas a mais, pudessem dar à Porsche a sua tão sonhada vitória neste ano de retorno ao Mundial de Endurance, mas a eficiência do trio Alexander Wurz/ Stéphane Sarrazin/ Mike Conway mostrou o quanto que o TS040 é bom e se não fosse os percalços em provas passadas, a equipe japonesa teria vencido todas as corridas até aqui sem dar nenhuma esperança as concorrente. Mas por outro lado, foi importante ver a forma da Porsche nesta prova, mostrando que aos poucos que os problemas mecânicos e a o seu ritmo tem melhorado gradualmente. E esta é a terceira vez que a fábrica de Weissach passa perto de conquistar uma vitória.,
Para a Audi, que enfrentara uma série de problemas no chassi de seus dois carros, em especial o #1, até que a corrida foi um alento para eles. Conseguiram colocar o #2 de André Lotterer/ Bernard Tréluyer/ Marcel Fassler na terceira colocação (conseguindo em duas ocasiões até a melhor volta da prova) e o #1 na quarta posição. Para a equipe resta agora a decisão do Mundial de Marcas - o que realmente importa para as fábricas. Mas as chances são remotas, uma vez que a Toyota marca 259 pontos, contra 219 da Audi.
Mas esta acabou por ser um título mais que merecido para a Toyota, uma vez que a sua temporada de retorno tinha sido muito frutífera com boas vitórias frente à Audi naquela ocasião. Mas em 2013, mesmo tendo um consumo menor de combustível que a rival alemã, acabou vendo a Audi dominá-la bem nas etapas daquela temporada. A mudança de regulamento e uma preparação que foi feita na surdina, enquanto que Porsche e Audi mostravam seus trabalhos ao mundo, deram à eles um carro extremamente rápido e confiável para este 2014 e que entregue ao ritmo cadenciado de Anthony Davidson e a velocidade pura e endiabrada de Sebastien Buemi - a quem sempre tratei como uma "vaca louca" na condução - casaram perfeitamente com o TS040.
Agora falta o titulo entre as marcas. E isso não será tão difícil assim. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Foto 415: Hospedeiros

 

Honda RA270
 

Spirit 201/201C Honda

Williams FW09

Mclaren MP4/3 Honda

BAR 002 Honda

Mclaren MP4/29H Honda
Os carros que albergaram os motores da Honda em seu início e retornos à F1.

WEC: Um fim de semana para a Porsche no Bahrein?

(Foto: Porsche)
Sem dúvida, até aqui, tem sido um final de semana dominante da Porsche no deserto do Sakhir onde será realizado as 6 Horas do Bahrein. Nem mesmo a Toyota, que tem sido a equipe a ser batida nesta temporada, conseguiu rivalizar a altura contra os carros alemães.
A pole conquistada por Romain Dumas e Neel Jani a boro do 919 Hybrid #14 - a segunda consecutiva e a terceira no ano - foi dois décimos melhor que a marca alcançada pelo duo da Toyota (Buemi/ Davidson) que colocaram o #8 na segunda colocação. O #20 da Porsche ficou em terceiro e o #7 da Toyota em quarto, repetindo assim a mesma formação de quinze dias atrás em Xangai.
A Audi se viu desfalcada do carro #1 após este apresentar problemas no chassi, que acabou sendo trocado e a equipe obteve a licensa da FIA para deixá-lo de fora da classificação. Deste modo, o #2 classificou em quinto e terá ao seu lado o #12 da Rebellion.
Com todo este domínio da Porsche, nos faz ter a certeza de uma corrida movimentada em Sakhir. Porém, convém lembrar da enorme superioridade da Toyota em corridas e pegando como gancho as últimas etapas, não será de estranhar os dois TS040 pularem à frente e sumirem do campo de visão dos Porsche. Já para a Audi é de se esperar mais uma prova sofrível, como tem sido nas últimas corridas.
A prova começará à 10 horas da manhã (horário de Brasília).
Abaixo o vídeo da qualificação: 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Foto 414: Ponto final

Apesar das atenções estarem voltadas para a decisão do título entre Michael Schumacher e Damon Hill, não tem como negar que a chegada para aquela última etapa em Adelaide tornara-se um grande alívio para todos que vivenciaram uma das temporadas mais negras da Fórmula-1.
O desfecho poderia ter sido mais agradável senão fosse o acidente que determinou o campeonato à favor de Michael Schumacher. Mas por outro lado, para compensar tudo isso, o GP australiano nos deu a oportunidade de ver pela última vez Nigel Mansell em uma boa forma e levar o Williams-Renault à vitória naquela prova de encerramento e ele teve a companhia de outros dois decanos daquela época, com Berger chegando em segundo e Brundle em terceiro.
Ao mesmo tempo em que a Fórmula-1 iniciava uma nova Era, outra que agradou a tantos e foi o pilar para que o esporte tornara-se popular, chegava ao fim com aqueles três senhores a subir no pódio e colocar um ponto final - de forma melancólica - a umas das épocas mais legais da categoria.
 

Vídeo: As oito vitórias de Michael Schumacher - 1994

E hoje completa 20 anos do desfecho de um dos campeonatos mais trágicos e marcantes da história da Fórmula-1. Ao mesmo tempo que Ayrton Senna desaparecia de cena, a genialidade e o lado negro de Michael Schumacher afloravam a olhos vistos fazendo com que o germânico tomasse o trono de melhor piloto da categoria e ao mesmo inserisse o seu nome entre os melhores de todos os tempos.
Abaixo as nove vitória de Michael "The Machine" Schumacher naquela temporada de 1994.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Foto 413: Tires

O transporte dos pneus e materiais da Tyrrell durante o fim de semana do GP do Canadá de 1974, em Mosport.
De admirar o equilibrio encontrado pelo motorista com os pneus praticamente pendurados na capota.
Outros tempos.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...