sexta-feira, 10 de abril de 2015

Foto 500: De cara para o vento...


Tratando-se de Indycar e sendo num circuito oval, é talvez umas das imagens mais loucas que ví no motorsport até agora. A oto é de 1983 com Al Unser Jr. no comando do Eagle Chevrolet da Galles e de carona Trevor Harris, um dos melhores engenheiros do automobilismo norte-americano e que já trabalhou - além da Indy, claro - na Can-Am (projetando o pequeno e poderoso AVS Shadow MKI Can-Am e outros) , IMSA (trabalhando por quatro anos no Nissan GTP de Geoff Brabham) projetou carros para as provas do Pikes Peaks, caminhões e por aí vai... Sem contar em várias inovações para motos, carros e bicicletas, todas devidamente patenteadas.

WEC: As ações de hoje em Silverstone

Um rápido vídeo do que foi esta sexta-feira em Silverstone, primeiro dia de treinos visando as 6 Horas que serão disputadas no domingo.
Foi uma ótima surpresa ver o passo em que a Audi está, após ter dominado amplamente as duas sessões de treinos ao se colocar meio segundo à frente do melhor Porsche 919 Hybrid (#17) que ficou em terceiro e 1.3 segundos à frente do melhor Toyota TS040 (#2) que fechou em quinto.
É claro que, apesar de animadora este cenário, temos que levar em conta que foram apenas treinos livres e que as coisas podem mudar amanhã com o terceiro treino livre e a classificação. Mas de todo modo, é um ponto (muito) positivo para a Audi que não teve um Prologue dos mais bem sucedidos.
Mas a diferença para a Porsche é pequena, tratando-se de Endurance, e é nisso que nos apoiaremos numa esperança de uma corrida acirradíssima. E mesmo um pouco perdida, não podemos descartar a Toyota. Afinal de contas, são os atuais campeões.

GP da China - Treinos Livres - 3ª Etapa

Lewis Hamilton: “Foi bem próximo entre nós e a Ferrari, e Nico [Rosberg] também está perto. Teremos uma corrida.
“Para ser honesto, não sei quanto andei em cada pneu. Com os médios, não pareceu tão bom, ainda temos que analisar e ver em comparação aos outros.
Tive um dia inteiro correndo hoje, o que faz uma grande diferença"

Kimi Raikkonen: “No geral, foi um bom dia de trabalho. Tivemos um problema com os freios à tarde, porém os mecânicos fizeram um trabalho muito bom e resolveram isso, então consegui voltar à pista para seguir em frente com o programa.
É um pouco cedo para previsões, ainda temos coisas para melhorar. Temos de garantir que tudo vai funcionar para termos outro bom dia, sem quaisquer questões e problemas, e então, vamos fazer nosso melhor para a classificação e a corrida”


Daniel Ricciardo: “Tivemos uma boa sexta-feira, andamos o que foi possível ao longo das sessões e nosso ritmo parece ser bom. Tivemos algumas atualizações aerodinâmicas e a dirigibilidade está cada vez melhor. Definitivamente tivemos uma melhora, e isso é tudo o que podemos pedir. Obviamente, temos que percorrer mais alguns passos, mas estamos caminhando no rumo certo, então isso é positivo.”


Sebastian Vettel: "Em geral, eu estou feliz com o carro. Acho que podemos melhorá-lo, é para que a sexta-feira normalmente serve. Em um cenário ideal, eu gostaria de ter dado mais voltas, mas foi uma sessão solida para a equipe também. Eu acho que podemos dar um passo à frente amanhã.
A Mercedes estava muito forte hoje, nas duas sessões e em todas as entradas na pista, e eu acho que para nós o mais importante é garantir que vamos dar este passo durante a noite. Eu acho que tem algumas coisas que podemos ajustar e então vamos ver onde chegamos. A prioridade número 1 é ficar logo atrás. Se não ficarmos, temos que garantir que ninguém vai nos passar. É só a terceira corrida do ano, e é uma pista completamente diferente, condições diferentes, é novo para todo mundo. O mais importante para nós é pensar em nós mesmos e dar um passo depois do outro.
Eu acho que, em geral, nós temos um bom carro, então podemos sempre ficar confiantes. Mas são só os primeiros dias. Então a meta principal é assegurar que vamos chegar atrás da Mercedes, você precisa aceitar que eles são muito fortes. Com o passar do tempo, obviamente, vamos tentar ficar cada vez mais próximos.
É crucial, mas eu acho que estava normal para todos, provavelmente não tão louco como vimos em outros anos."


Nico Rosberg: "Temos um carro incrível. Temos que olhar agora exatamente onde estamos. Seremos os mais rápidos em uma volta, em ritmo de corrida é que precisamos olhar melhor.Talvez eles consigam nos superar. Mas acho que seremos rápidos"



Daniil Kvyat: “Estamos investigando o que aconteceu com os freios, parecia que eu não podia parar o carro, então precisamos aprender sobre. Tudo estava bem até o fim do TL2. Foi uma pena que eu não pude dar uma sequência maior de voltas, mas ainda assim foram muitas voltas. Trouxemos algumas atualizações para cá e elas parecem bem positivas”. 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Foto 499: Uma ajudinha

Como a maioria já sabe, a abertura do WEC acontecerá neste final de semana na Inglaterra para a disputa das 6 Horas de Silverstone e a Nissan, com o seu GTR LM Nismo LMP1, não estará presente nas atividades de pista, assim como não estará em Spa, segunda etapa.
Porém, a fábrica japonesa levou seus dois carros para ficarem expostos nos boxes e pelo que parece, resolveram "brincar" um pouco com o bólido, como sugere a foto que encabeça esta postagem.
Sir. Chris Hoy, três vezes campeão olímpico de ciclismo de pista, resolveu dar uma "ajudinha" para os japoneses neste que tem sido um carro muito problemático na pré-temporada, tanto que eles deixaram de testar no Prologue e faltar as duas primeiras etapas para tentar resolver este enorme quebra cabeça.
E que resolvam logo. Ou terão que pedir uma ajudinha extra...

terça-feira, 7 de abril de 2015

Tasman Cup Battles: Jim Clark vs Chris Amon - Surfers Paradise Raceway, 1968

Foi uma caça implacável de Chris Amon (Ferrari Dino 246T/68) contra Jim Clark (Lotus 49 Cosworth) durante as primeiras voltas da Surfers Paradise 100, quinta etapa da Tasman Cup de 1968.
Como acontece nos dias de hoje, onde acabam cortando a imagem para algo não tão importante, acabaram perdendo a ultrapassagem de Amon sobre Clark. Mas como de costume, a sorte não sorriu para Chris: o motor de sua Ferrari falhou na 24ª volta e deixou o caminho aberto para Jim vencer a prova, tendo seu companheiro Graham Hill em segundo e Piers Courage (Mclaren M4A Cosworth) em terceiro.
Jim Clark venceu o campeonato daquele ano com 44 pontos e quatro vitórias, contra 36 pontos e duas vitórias de Amon.
Uma pequena nota sobre o circuito de Surfers Paradise Raceway, este que foi idealizado por Keith Williams (que também desenhou o Adelaide International Raceway), que foi aberto em 1966 abrigando várias provas da Tasman Cup, F-5000 e provas locais como Endurance, tornando-se uma das mais importantes da Austrália. A pista foi fechada em 1987, após ter sido vendida por Williams três anos antes, e foi destruída em 2003.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Foto 498: Há 12 anos...

Barrichello, Raikkonen e Webber, contornando o grande nome daquele domingo em Interlagos: a Curva do Sol
(Foto: The Cahier Archive)
De todas as edições do GP do Brasil que trabalhei, essa de 2003 é a que guardo as lembranças com maior carinho. Não apenas por ser a primeira, mas também por tudo que aconteceu naquele domingo chuvoso em Interlagos. E como diz a molecada de hoje, "aquele dia foi louco".
No final do ano, quando estiver às portas do GP do Brasil, vou tentar fazer um revival não apenas daquela edição, mas das outras em que trabalhei. Ficará bem legal.
Ah, e a edição de 2003 completa hoje 12 anos.   

sábado, 4 de abril de 2015

Foto 497: Richard Attwood, 75



Apesar de ter tido uma carreira bem modesta na F1, onde correu por BRM, Lotus e Cooper conquistando um pódio e onze pontos em 17 provas, foi no endurance onde conseguiu bom destaque pilotando por Ferrari, Ford, Alfa Romeo e Porsche.
E foi pela equipe alemã que o seu nome, junto de Hans Hermann, ficaria imortalizado ao darem para a Porsche a primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1970.
Richard Attwood completa hoje 75 anos.

93ª 24 Horas de Le Mans - Horas 23 e 24