A primeira bateria das três que serão disputadas neste fim de semana em Jerez, na abertura do European Radical Masters.
sábado, 11 de abril de 2015
WEC: Porsche na primeira fila em Silverstone
Ao que parece a Porsche continua dando as cartas quando se trata de classificações, assim como foi em 2014. A fábrica alemã cravou a pole com o #17 tendo em Mark Webber e Brendon Hartley, os responsáveis pela condução deste. A marca foi de 1'39''721, seis décimos mais rápido que o #18 de Dumas/ Jaani/ Lieb.
Olhando as marcas do segundo ao quarto (Porsche #18; Audi #8; Toyota #1), a diferença é de apenas 42 centésimos. Isso sugere uma boa batalha para amanhã em Silverstone, com estes três mais o pole, lutando abertamente pela vitória. O Audi #7 e Toyota #2 fecharam em quinto e sexto respectivamente, com mais de um segundo de desvantagem para o pole.
Na LMP2, pole para o trio da G-Drive no #28 pilotado por Pipo Derani/ Gustavo Yacaman/ Ricardo Gonzalez, seguidos pelo outro carro da G-Drive que tem no comando do #26 Rusinov/ Canal/ Bird.
Na LMGTE-PRO, domínio absoluto da Aston Martin que ocupa as três primeiras colocações. E na LMGTE-AM, pole para o Aston Martin de Lana/ Lamy/ Lauda com a Ferrari da AF Corse em segundo (Calado/ Rigon) e na terceira o Corvete da Larbre Competition (Roda/ Ruperti/ Poulsen).
Grid de largada para as 6 Horas de Silvertone - 1ª Etapa
Olhando as marcas do segundo ao quarto (Porsche #18; Audi #8; Toyota #1), a diferença é de apenas 42 centésimos. Isso sugere uma boa batalha para amanhã em Silverstone, com estes três mais o pole, lutando abertamente pela vitória. O Audi #7 e Toyota #2 fecharam em quinto e sexto respectivamente, com mais de um segundo de desvantagem para o pole.
Na LMP2, pole para o trio da G-Drive no #28 pilotado por Pipo Derani/ Gustavo Yacaman/ Ricardo Gonzalez, seguidos pelo outro carro da G-Drive que tem no comando do #26 Rusinov/ Canal/ Bird.
Na LMGTE-PRO, domínio absoluto da Aston Martin que ocupa as três primeiras colocações. E na LMGTE-AM, pole para o Aston Martin de Lana/ Lamy/ Lauda com a Ferrari da AF Corse em segundo (Calado/ Rigon) e na terceira o Corvete da Larbre Competition (Roda/ Ruperti/ Poulsen).
Grid de largada para as 6 Horas de Silvertone - 1ª Etapa
Pos | Classe | Piloto | Equipe | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | LMP1 | T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley | Porsche Team | Porsche | 1m39.721s | - |
2 | LMP1 | R.Dumas, N.Jani, M.Lieb | Porsche Team | Porsche | 1m40.340s | 0.619s |
3 | LMP1 | L.di Grassi, L.Duval, O.Jarvis | Audi Sport Team Joest | Audi | 1m40.352s | 0.631s |
4 | LMP1 | A.Davidson, S.Buemi, K.Nakajima | Toyota Racing | Toyota | 1m40.382s | 0.661s |
5 | LMP1 | M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer | Audi Sport Team Joest | Audi | 1m41.153s | 1.432s |
6 | LMP1 | A.Wurz, S.Sarrazin, M.Conway | Toyota Racing | Toyota | 1m41.694s | 1.973s |
7 | LMP2 | G.Yacaman, L.Derani, R.Gonzalez | G-Drive Racing | Ligier/Nissan | 1m48.021s | 8.300s |
8 | LMP2 | R.Rusinov, J.Canal, S.Bird | G-Drive Racing | Ligier/Nissan | 1m48.083s | 8.362s |
9 | LMP2 | M.Howson, R.Bradley, N.Tandy | KCMG | ORECA/Nissan | 1m49.389s | 9.668s |
10 | LMP2 | N.Panciatici, P-L.Chatin, V.Capillaire | Signatech Alpine | Alpine/Nissan | 1m49.498s | 9.777s |
11 | LMP1 | S.Trummer, V.Liuzzi, C.Klien | Team ByKolles | CLM/AER | 1m50.622s | 10.901s |
12 | LMP2 | S.Sharp, R.Dalziel, D.Hansson | Extreme Speed Motorsports | HPD | 1m51.551s | 11.830s |
13 | LMP2 | N.Leventis, D.Watts, J.Kane | Strakka Racing | Dome/Nissan | 1m52.284s | 12.563s |
14 | LMP2 | J.Nicolet, J-M.Merlin, E.Maris | Oak Racing | Ligier/Nissan | 1m53.457s | 13.736s |
15 | LMP2 | E.Brown, J.Fogarty, D.Brabham | Extreme Speed Motorsports | HPD | 1m55.491s | 15.770s |
16 | GTE Pro | C.Nygaard, M.Sorensen, N.Thiim | Aston Martin Racing | Aston Martin | 1m59.970s | 20.249s |
17 | GTE Pro | A.MacDowall, F.Rees, R.Stanaway | Aston Martin Racing V8 | Aston Martin | 2m00.175s | 20.454s |
18 | GTE Pro | D.Turner, S.Mucke | Aston Martin Racing | Aston Martin | 2m00.333s | 20.612s |
19 | GTE Pro | R.Lietz, M.Christensen | Porsche Team Manthey | Porsche | 2m00.651s | 20.930s |
20 | GTE Pro | G.Bruni, T.Vilander | AF Corse | Ferrari | 2m00.701s | 20.980s |
21 | GTE Pro | P.Pilet, F.Makowiecki | Porsche Team Manthey | Porsche | 2m01.591s | 21.870s |
22 | GTE Am | P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda | Aston Martin Racing | Aston Martin | 2m01.998s | 22.277s |
23 | GTE Pro | D.Rigon, J.Calado | AF Corse | Ferrari | 2m02.156s | 22.435s |
24 | GTE Am | G.Roda, P.Ruberti, K.Poulsen | Larbre Competition | Chevrolet | 2m02.937s | 23.216s |
25 | GTE Am | C.Ried, K.Al Qubaisi, K.Bachler | Abu Dhabi-Proton Racing | Porsche | 2m03.134s | 23.413s |
26 | GTE Am | F.Perrodo, E.Collard, R.Aguas | AF Corse | Ferrari | 2m03.482s | 23.761s |
27 | GTE Am | V.Shaitar, A.Bertolini, A.Basov | SMP Racing | Ferrari | 2m04.114s | 24.393s |
28 | GTE Am | F.Castellacci, R.Goethe, S.Hall | Aston Martin Racing | Aston Martin | 2m05.050s | 25.329s |
29 | GTE Am | P.Dempsey, P.Long, M.Seefried | Dempsey-Proton Racing | Porsche | 2m06.024s | 26.303s |
Crash: ELMS e Lamborghini Super Trofeo
O início das provas do ELMS (Silverstone) e Lamborghini Super Trofeo (Monza), foram bem animados.
GP da China - Classificação - 3ª Etapa
Olhando a tabela dos tempos obtidos para a formação do grid de largada e isolando as duas Mercedes, que estiveram num outro nível nessa classificação, e transferirmos isso para a corrida de amanhã - num cenário hipotético, que fique claro -, teremos uma corrida interessantíssima da terceira posição para trás. A diferença de Vettel (3º) para Raikkonen (6º) é de um pouco mais de meio segundo e no meio das duas Ferraris aparecem as duas Williams, que de certa forma foram um surpresa se levarmos em conta o desempenho que vinham tendo nos treinos livres perdendo terreno até para a Red Bull. Mesmo sabendo que em corrida as condições podem mudar para o lado vermelho - o que é a tendência - talvez a Williams tenha achado um bom ritmo para tentar desafiá-los. Mas, por outro lado, Vettel salvou um jogo novo de pneus macios, o que lhe dá uma chance de seguir à frente e tentar se intrometer no meio das Mercedes - uma jogada bem próxima do que aconteceu em Melbourne.
A Mercedes fez o que era de se esperar, tendo em Hamilton um nível de pilotagem bem acima dos demais. Foi quase um segundo de vantagem sobre Vettel a marca alcançada por Lewis e apenas Rosberg é quem se aproximou mais, ao ficar 42 centésimos atrás da marca do seu companheiro. Se as coisas forem normais, em todos os sentidos, a equipe prateada terá uma tarde mais tranquila.
A Sauber foi a surpresa do treino ao levar os dois carros ao Q3: Nasr e Ericsson fizeram um bom trabalho e sairão na nona e décima colocações. Se os problemas que enfrentaram na Malásia - especialmente com Felipe - terem sido resolvidos, é bem provável que cheguem com os dois carros na zona de pontos.
Para a Mclaren, que teve uma melhora considerável, os dois carros ficaram no Q1: Button foi o 17º e Alonso - que enfrentou problemas no terceiro treino livre - foi o 18º.
O que esperar da corrida?
É bem provável que a Mercedes sairá vencedora amanhã, e com o Hamilton, mas a dobradinha já é algo duvidoso devido essa carta na manga que Vettel guardou para a corrida. Por outro lado, os duelos pelas demais posições serão bem interessantes.
Grid de Largada para o Grande Prêmiuo da China - 3ª Etapa
A Mercedes fez o que era de se esperar, tendo em Hamilton um nível de pilotagem bem acima dos demais. Foi quase um segundo de vantagem sobre Vettel a marca alcançada por Lewis e apenas Rosberg é quem se aproximou mais, ao ficar 42 centésimos atrás da marca do seu companheiro. Se as coisas forem normais, em todos os sentidos, a equipe prateada terá uma tarde mais tranquila.
A Sauber foi a surpresa do treino ao levar os dois carros ao Q3: Nasr e Ericsson fizeram um bom trabalho e sairão na nona e décima colocações. Se os problemas que enfrentaram na Malásia - especialmente com Felipe - terem sido resolvidos, é bem provável que cheguem com os dois carros na zona de pontos.
Para a Mclaren, que teve uma melhora considerável, os dois carros ficaram no Q1: Button foi o 17º e Alonso - que enfrentou problemas no terceiro treino livre - foi o 18º.
O que esperar da corrida?
É bem provável que a Mercedes sairá vencedora amanhã, e com o Hamilton, mas a dobradinha já é algo duvidoso devido essa carta na manga que Vettel guardou para a corrida. Por outro lado, os duelos pelas demais posições serão bem interessantes.
Grid de Largada para o Grande Prêmiuo da China - 3ª Etapa
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m35.782s | - |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m35.824s | 0.042s |
3 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1m36.687s | 0.905s |
4 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m36.954s | 1.172s |
5 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m37.143s | 1.361s |
6 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m37.232s | 1.450s |
7 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m37.540s | 1.758s |
8 | Romain Grosjean | Lotus/Mercedes | 1m37.905s | 2.123s |
9 | Felipe Nasr | Sauber/Ferrari | 1m38.067s | 2.285s |
10 | Marcus Ericsson | Sauber/Ferrari | 1m38.158s | 2.376s |
11 | Pastor Maldonado | Lotus/Mercedes | 1m38.134s | - |
12 | Daniil Kvyat | Red Bull/Renault | 1m38.209s | - |
13 | Max Verstappen | Toro Rosso/Renault | 1m38.393s | - |
14 | Carlos Sainz | Toro Rosso/Renault | 1m38.538s | - |
15 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m39.290s | - |
16 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m39.216s | - |
17 | Jenson Button | McLaren/Honda | 1m39.276s | - |
18 | Fernando Alonso | McLaren/Honda | 1m39.280s | - |
19 | Will Stevens | Marussia/Ferrari | 1m42.091s | - |
20 | Roberto Merhi | Marussia/Ferrari | 1m42.842s | - |
sexta-feira, 10 de abril de 2015
Foto 500: De cara para o vento...
WEC: As ações de hoje em Silverstone
Um rápido vídeo do que foi esta sexta-feira em Silverstone, primeiro dia de treinos visando as 6 Horas que serão disputadas no domingo.
Foi uma ótima surpresa ver o passo em que a Audi está, após ter dominado amplamente as duas sessões de treinos ao se colocar meio segundo à frente do melhor Porsche 919 Hybrid (#17) que ficou em terceiro e 1.3 segundos à frente do melhor Toyota TS040 (#2) que fechou em quinto.
É claro que, apesar de animadora este cenário, temos que levar em conta que foram apenas treinos livres e que as coisas podem mudar amanhã com o terceiro treino livre e a classificação. Mas de todo modo, é um ponto (muito) positivo para a Audi que não teve um Prologue dos mais bem sucedidos.
Mas a diferença para a Porsche é pequena, tratando-se de Endurance, e é nisso que nos apoiaremos numa esperança de uma corrida acirradíssima. E mesmo um pouco perdida, não podemos descartar a Toyota. Afinal de contas, são os atuais campeões.
Foi uma ótima surpresa ver o passo em que a Audi está, após ter dominado amplamente as duas sessões de treinos ao se colocar meio segundo à frente do melhor Porsche 919 Hybrid (#17) que ficou em terceiro e 1.3 segundos à frente do melhor Toyota TS040 (#2) que fechou em quinto.
É claro que, apesar de animadora este cenário, temos que levar em conta que foram apenas treinos livres e que as coisas podem mudar amanhã com o terceiro treino livre e a classificação. Mas de todo modo, é um ponto (muito) positivo para a Audi que não teve um Prologue dos mais bem sucedidos.
Mas a diferença para a Porsche é pequena, tratando-se de Endurance, e é nisso que nos apoiaremos numa esperança de uma corrida acirradíssima. E mesmo um pouco perdida, não podemos descartar a Toyota. Afinal de contas, são os atuais campeões.
GP da China - Treinos Livres - 3ª Etapa
Lewis Hamilton: “Foi bem próximo entre nós
e a Ferrari, e Nico [Rosberg] também está perto. Teremos uma corrida.
“Para ser honesto, não sei quanto andei em cada pneu. Com os médios, não pareceu tão bom, ainda temos que analisar e ver em comparação aos outros.
Tive um dia inteiro correndo hoje, o que faz uma grande diferença"
“Para ser honesto, não sei quanto andei em cada pneu. Com os médios, não pareceu tão bom, ainda temos que analisar e ver em comparação aos outros.
Tive um dia inteiro correndo hoje, o que faz uma grande diferença"
Kimi Raikkonen: “No
geral, foi um bom dia de trabalho. Tivemos um problema com os freios à tarde,
porém os mecânicos fizeram um trabalho muito bom e resolveram isso, então
consegui voltar à pista para seguir em frente com o programa.
É um pouco cedo para previsões, ainda temos coisas para melhorar. Temos de garantir que tudo vai funcionar para termos outro bom dia, sem quaisquer questões e problemas, e então, vamos fazer nosso melhor para a classificação e a corrida”
É um pouco cedo para previsões, ainda temos coisas para melhorar. Temos de garantir que tudo vai funcionar para termos outro bom dia, sem quaisquer questões e problemas, e então, vamos fazer nosso melhor para a classificação e a corrida”
Daniel Ricciardo: “Tivemos uma boa sexta-feira, andamos o que
foi possível ao longo das sessões e nosso ritmo parece ser bom. Tivemos algumas
atualizações aerodinâmicas e a dirigibilidade está cada vez melhor.
Definitivamente tivemos uma melhora, e isso é tudo o que podemos pedir.
Obviamente, temos que percorrer mais alguns passos, mas estamos caminhando no
rumo certo, então isso é positivo.”
Sebastian Vettel: "Em
geral, eu estou feliz com o carro. Acho que podemos melhorá-lo, é para que a
sexta-feira normalmente serve. Em um cenário ideal, eu gostaria de ter dado
mais voltas, mas foi uma sessão solida para a equipe também. Eu acho que
podemos dar um passo à frente amanhã.
A Mercedes estava muito forte hoje, nas duas sessões e em todas as entradas na pista, e eu acho que para nós o mais importante é garantir que vamos dar este passo durante a noite. Eu acho que tem algumas coisas que podemos ajustar e então vamos ver onde chegamos. A prioridade número 1 é ficar logo atrás. Se não ficarmos, temos que garantir que ninguém vai nos passar. É só a terceira corrida do ano, e é uma pista completamente diferente, condições diferentes, é novo para todo mundo. O mais importante para nós é pensar em nós mesmos e dar um passo depois do outro.
Eu acho que, em geral, nós temos um bom carro, então podemos sempre ficar confiantes. Mas são só os primeiros dias. Então a meta principal é assegurar que vamos chegar atrás da Mercedes, você precisa aceitar que eles são muito fortes. Com o passar do tempo, obviamente, vamos tentar ficar cada vez mais próximos.
É crucial, mas eu acho que estava normal para todos, provavelmente não tão louco como vimos em outros anos."
A Mercedes estava muito forte hoje, nas duas sessões e em todas as entradas na pista, e eu acho que para nós o mais importante é garantir que vamos dar este passo durante a noite. Eu acho que tem algumas coisas que podemos ajustar e então vamos ver onde chegamos. A prioridade número 1 é ficar logo atrás. Se não ficarmos, temos que garantir que ninguém vai nos passar. É só a terceira corrida do ano, e é uma pista completamente diferente, condições diferentes, é novo para todo mundo. O mais importante para nós é pensar em nós mesmos e dar um passo depois do outro.
Eu acho que, em geral, nós temos um bom carro, então podemos sempre ficar confiantes. Mas são só os primeiros dias. Então a meta principal é assegurar que vamos chegar atrás da Mercedes, você precisa aceitar que eles são muito fortes. Com o passar do tempo, obviamente, vamos tentar ficar cada vez mais próximos.
É crucial, mas eu acho que estava normal para todos, provavelmente não tão louco como vimos em outros anos."
Nico Rosberg: "Temos
um carro incrível. Temos que olhar agora exatamente onde estamos. Seremos os
mais rápidos em uma volta, em ritmo de corrida é que precisamos olhar
melhor.Talvez eles consigam nos superar. Mas acho que seremos rápidos"
Daniil Kvyat: “Estamos investigando o que aconteceu com os freios, parecia que eu não podia parar o carro, então precisamos aprender sobre. Tudo estava bem até o fim do TL2. Foi uma pena que eu não pude dar uma sequência maior de voltas, mas ainda assim foram muitas voltas. Trouxemos algumas atualizações para cá e elas parecem bem positivas”.
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