domingo, 9 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - Porsche comanda as ações no Test Day


Foram duas sessões de testes, com a primeira parte sendo da Toyota e a segunda da Porsche. Foi um início animador para as duas fabricantes
(Foto: Porsche Races/ X)

 

Com os carros ganhando a pista de La Sarthe para esta primeira sessão de treinos, foi importante para as equipes pegarem o máximo de quilometragem e terem uma noção de onde podem ganhar em desempenho visando as atividades oficiais que se iniciam na próxima quarta com os treinos livres e a qualificação.

A Toyota, através do GR010 #7 foi o mais veloz nessa primeira sessão do Test Day com Kamui Kobayashi anotando a marca de 3'28’’467 que superou o tempo estabelecido um pouco antes pelo Porsche 963 #6 do Team Penske com Kevin Estre ano comando, quando o francês fez o tempo de 3'29’’270. A terceira marca desta classe dos Hypercar ficou para o BMW M #20 do Team WRT que fez 3'29’’433.

Na LMP2, que retorna especialmente para esta prova em Le Mans, a melhor marca ficou para o #28 da IDEC Sport com o tempo de 3'37’’044 que foi seguido pelo #22 da United Autosport e pelo #14 da TF Racing Spike. Em média, o melhor tempo dessa classe foi seis décimos mais lenro que o da sessão inicial de 2023.

Na LMGT3, o Lexus #78 da Akkodis ASP Team Lexus fez o tempo de 4'00’’106 e em segundo aparece o segundo Lexus #87 da equipe e em terceiro o BMW M4 #31 do Team WRT.

Essa sessão sofreu com algumas interrupções, sendo a do #37 da Cool Racing ter escapado e batido nas Curvas Porsche onde o carro, então pilotado por Lorenzo Fluxa, escapou e bateu inicialmente a dianteira e depois a traseira. O piloto saiu bem do carro, mas ainda precisam ver o estado do chassi que, inicialmente, estaria em ordem. O acidente aconteceu já na parte final do treino, o que ocasionou o encerramento em bandeira vermelha.

Outros contratempos também aconteceram durante esta sessão, como o Cadillac #3 que ficou parado na pista com problemas no sistema de combustível; #87 da Akkodis, com Takeshi Kimura no comando, ficou parado em Chicane Dunlop e isso ocasionou um Full Course Yellow - que serviu como treinamento, assim como procedimentos de Safety Car que também foram testados - ; o outro contratempo foi com o BMW M #15 de Dries Vanthoor que ficou também na Chicane Dunlop quando faltavam 25 minutos para o final. Ele foi resgatado e voltou à ativa em seguida.

(Foto: Toyota Gazoo Racing/ X)


Resultados de cada classe na primeira sessão - Top 10


Test Day, sessão 1
Hypercar (top-10)
1º - José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL)/ Ritomo Miyata (JAP) - Toyota GR010 - Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 3min28s467
2º - Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) / Dane Cameron (EUA) - Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min29s205
3º- Robin Frijns (HOL) / Nick Yelloly (GBR) / Jesse Khrohn (FIN) - BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 3min29s433
4º - Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Jordan Pepper (AFS) - Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 3min29s639
5º - Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) - Ferrari 499P #83, AF Corse, 3min29s732
6º - Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) / José María López (ARG) / Ritomo Miyata (JAP) - Toyota GR010 - Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 3min29s823
7º - Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) / Dane Cameron (EUA) - Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 3min29s885
8º - Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) / Dane Cameron (EUA) - Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, 3min29s915
9º - Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) / Malthe Jakobsen (DIN) - Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 3min30s136
10º - Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) - Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 3min30s367

LMP2 (top-10)
1º - Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) - IDEC Sport #28, 3min37s044
2º - Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) - United Autosports #22, 3min37s176
3º - PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) - AO by TF #14, 3min37s394
4º - Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) - Inter Europol Competition #34, 3min37s762
5º - Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) - Panis Racing #65, 3min38s159
6º - Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) - United Autosports USA #23, 3min38s264
7º - Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) - COOL Racing #37, 3min38s266
8º - Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) - Vector Sport #10, 3min38s641
9º - Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) - Algarve Pro Racing #25, 3min38s665
10º - George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) - Crowdstrike Racing by APR #45, 3min39s262

LMGT3 (top-10)
1º -  Arnold Robin (FRA) / Timur Boguslavsky - Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, 4min00s106
2º - Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / Jack Hawksworth (GBR) - Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 4min00s668
3º- Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) - BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 4min00s929
4º - Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) - McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 4min01s173
5º - Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) - McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, 4min01s194
6º - Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) - BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 4min01s329
7º - Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) - Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 4min01s533
8º - Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) - Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 4min01s645
9º - Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) - Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 4min01s721
10º - Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) - Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, 4min01s771

Toyota pela manhã. Porsche à tarde

A parte da manhã tivemos uma ideia de como seria uma disputa entre Porsche e Toyota, com os japoneses a anotarem a melhor marca naquela sessão, mas a tarde foi totalmente dos alemães que colocaram quatro carros nas três primeiras posições.

Kevin Estre parace ser o homem forte da Porsche ao levar o 963 #6 ao topo da tabela de tempos no computo geral. Ele conseguiu uma sequência muito boa em certa parte do treino quando enfileirou voltas entre 3'26 e 3'28 - sendo nesse exato momento que conseguiu a melhor marca (Volta 2 - 3'27.798"/ Volta 3 - 3'26.907"/ Volta 4 - 3'28.857"/ Volta 5 - 3'27.341"/ Volta 7 - 3'26.910"). O outro Porsche #4, com Felipe Nasr no comando, fez o tempo de 3'27’’142 e pegou o segundo lugar. O Toyota #8, com Brendon Hartley, quebrou a sequência dos alemães ficando em terceiro, com o Porsche #5 em quarto. A esquadra da Porsche Penske Motorsport comandando com muita ação esse segundo turno do teste.

Alguns carros dessa classe sofreram contratempos, como foi o caso do BMW #15 do Team WRT que precisou efetuar uma troca de motor e participou dos últimos 45 minutos. O Porsche 963 #99 da Proton Competition que também perddeu parte do teste por problemas elétricos.

Das equipes estreantes, BMW e Lamborghini conseguiram boas voltas ao colocarem carros entre os dez primeiros nas duas sessões; Isota Fraschini e Alpine, não enfrentaram problemas, mas ainda estão fora do ritmo ideal.

Na LMP2, o #22 da United Autosports fez o melhor tempo dessa sessão (3'34’’704) com Oliver Jarvis no comando seguido pelo #25 da Algarve Pro Racing e pelo #30 da Duqueine Team. Estes que fecharam a trinca nessa classe, ficaram a mais de 1 segundo de atraso para o #22 - e a United ainda teve o #23 em quarto, mostrando a costumeira força que eles tem nessa classe há uns bons anos.

A Corvette, enfim, deu as caras em Sarthe conseguindo o melhor tempo através do Z06 LMGT3.R #89 da TF Sport com a marca de 3'59’’883, seguido de perto pelo Aston Martin Vantage AMR GT3 #27 da Heart of Racing e pelo BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT, e o fato curioso é que estes dois últimos fizeram o mesmo tempo: 3'59’’920. Outro detalhe a se destacar nessa classe que estréia em Le Mans foi o equilibrio: catorze carros ficaram no mesmo segundo, o que sugere uma atenção a mais para com eles pelos próximos dias.

Os carros voltam à pista na quarta para os treinos livres e qualificação

Resultados de cada classe na segunda sessão - Top 10

Hypercar (top-10)
1º - Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) / Dane Cameron (EUA) - Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min26s907
2º - Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) / Dane Cameron (EUA) - Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, 3min27s142
3º- Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) / Ritomo Miyata (JAP) - Toyota GR010 - Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 3min27s615
4º - Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) / Dane Cameron (EUA) - Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 3min27s773
5º - Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) - Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 3min28s014
6º - Robin Frijns (HOL) / Nick Yelloly (GBR) / Jesse Khrohn (FIN) - BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 3min28s072
7º - Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Jordan Pepper (AFS) - Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 3min28s222
8º - Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) - Ferrari 499P #83, AF Corse, 3min28s248
9º - Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) - Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, 3min28s487
10º - José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) / Ritomo Miyata (JAP) - Toyota GR010 - Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 3min28s827

LMP2 (top-10)
1º - Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) - United Autosports #22, 3min34s704
2º - Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) - Algarve Pro Racing #25, 3min35s981
3º - Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) - United Autosports USA #23, 3min36s354
4º - François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) - AF Corse #183, 3min36s623
5º - Jonas Ried (ALE) / Maceo Capietto (FRA) / Bent Viscall (HOL) - Proton Competition #9, 3min36s750
6º - Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) - Inter Europol Competition #34, 3min36s898
7º - George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) - Crowdstrike Racing by APR #45, 3min37s169, 3min37s169
8º - Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) - Vector Sport #10, 3min37s385
9º - Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (USA) - Nielsen Racing #24, 3min37s456
10º - Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) - IDEC Sport #28, 3min37s802

LMGT3 (top-10)
1º - Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) - Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 3min59s883
2º - Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) - Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 3min59s920
3º - Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) - BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 3min59s920
4º - Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) - Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 4min00s121
5º - Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) - McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 4min00s184
6º - Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) - McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 4min00s278
7º - Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) - Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 4min00s378
8º - Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) - BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 4min00s417
9º - Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) - Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, 4min00s444
10º - Michael Wainwright (GBR) / Daniel Serra (BRA) / Riccardo Pera (ITA) - Ferrari 296 LMGT3 #86, GR Racing, 4min00s467

sábado, 8 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - Pesagem, Final

 

(Foto: Alexis Goure/ ACO)

Este último dia de pesagem em Place de La République viu os derradeiros 25 carros serem pesados e inspecionados para as atividades oficiais que se iniciam neste domingo com as duas sessões do Test Day em Sarthe.

Os Porsche oficiais e semi, Toyota e Ferrari, além dos carros da LMGT3 e LMP2, estiveram nesse escrutineo final.

 

Porsche Penske Motorsport

Aqui se encontra, talvez, os grandes favoritos a levantarem a taça ao final das 24 horas. O inicio impressionante com vitórias nas 24 Horas de Daytona (IMSA) e os 1812km do Qatar (WEC), fora as os pódios nas demais corridas das duas categorias.

Apesar desse favoritismo, e saberem que a melhora em relação à 2023 é real, eles entendem que são o alvo a serem batidos, porém entendem, também, que a pressão dos rivais para vencê-los é existente.

Andre Lotterer, que venceu por três vezes as 24 Horas de Le Mans (2011, 12 e 14), destaca essa melhora do Porsche 963: “Fizemos muitos progressos. No ano passado, não estávamos no nível que queríamos. Fizemos mudanças na equipe. O carro está mais agradável de dirigir e estamos no bom caminho”

Kevin Estre, que divide o Porsche 963 do Team Penske com Lotterer e Laurens Vanthoor e que são líderes do mundial, destaca a confiabilidade do carro - além da pressão que os rivais terão: “Estamos a liderar o campeonato, por isso talvez isso coloque pressão sobre os nossos rivais. O carro tem sido confiável desde o início da temporada. Isso pode nos ajudar a vencer a corrida  .”

 

Ferrari AF Corse

Os atuais campeões das 24 Horas de Le Mans com o 499P #51 entendem que o inicio da temporada não foi dos melhores, ainda que tenham mostrado uma boa velocidade e boas hipóteses em Losail e Ímola quando as chances de vitória foram consideráveis. Por outro lado, também, entendem que a concorrência para esta edição é mais pesada e requer um grau de atenção a mais para uma prova que as nuances variam a todo momento.

Antonio Giovinazzi, que foi um dos três que esteve no comando do #51 para a conquista histórica de 2023, destaca esse inicio complicado da Ferrari: “Não é uma deficiência. Isso já acontecia no ano passado. O início da temporada não correspondeu às nossas expectativas, mas isso nos motiva mais do que qualquer outra coisa”

Miguel Molina, do #50 que cravou a pole na edição passada, destaca a atenção que todos da equipe deverão ter para que possam repetir o sucesso de 2023: “No ano passado as corridas foram intensas e acho que há ainda mais competição este ano. Será mais difícil. Precisaremos ser perfeitos o tempo todo e não cometer erros”.

 

Toyota Gazoo Racing

A equipe japonesa, num todo, sabe o quanto será dificil repetir nessa edição das 24 Horas os desempenhos anteriores, principalmente o do ano passado, quando estiveram na batalha contra a Ferrari pela glória da prova centenária. Apesar disso, conseguiram uma improvável vitória em San Marino sob a luz da estratégia e isso pode ser uma grande arma para que possam surpreender.

Sebastién Buemi, um dos decanos da equipe e vencedor da prova em 2018, 19, 20 e 22, entende que o início não é dos melhores, mas a base é boa e pode render algo ainda: “Se analisarmos o início da temporada, não tivemos um desempenho tão bom como em 2023. Tentamos aprender com os problemas anteriores para voltar mais fortes . Queremos entregar uma corrida melhor e ser mais rápidos. Em termos de ritmo, estamos um passo abaixo da Porsche ou da Ferrari, mas esperamos reverter a tendência. Conhecemos bem o nosso carro e temos uma boa base que podemos melhorar.”

Com todos os carros já inspecionados, o domingo será reservado para que ganhem a pista de La Sarthe pela primeira vez neste ano para o Test Day, que terá duas sessões para que as equipes e estreantes possam iniciar os acertos para a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans.

sexta-feira, 7 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - Pesagem, Dia 1

O inicio das pesagens na Place de La République
(Foto: Antonin Vincent/ ACO)


As atividades para a 92ª Edição das 24 Horas de Le Mans iniciam não exatamente na mítica pista, mas ali próximo na Place de La République onde já é um local de peregrinação - um dos - para os fãs do motorsport em geral, especialmente os do Endurance. 

Nesse primeiro dia de pesagem tivemos 37 carros para a tradicional verificação, contando com os Hypercars, LMP2 e GT3. 

Abaixo, algumas palavras de pilotos e dirigentes.

BMW

Uma das principais marcas do motorsport tem o seu retorno à Sarthe neste ano. A BMW volta ao local onde conquistou a sua única vitória na geral em 1999, quando o V12 LMR conduzido por Yannick Dalmas/ Pierluigi Martini/ Joachim Winkelhock deram a grande conquista à marca bávara. Passados 25 anos, eles retornam para tentar beliscar novamente essa conquista, mas sabem que tem muito trabalho a ser feito com o BMW M Hybrid V8. Vincent Vosse, chefe da BMW M Team WRT, comentou sobre esse retorno da marca à classe mais alta do WEC: “Quando um fabricante entra em Le Mans é para jogar na vanguarda. Este ainda não é o nosso caso. Esta é a nossa primeira temporada no FIA WEC. Ainda temos muito que descobrir sobre o carro, mas aos poucos estamos nos aproximando das nossas ambições ”

Com a presença da esquadra da BMW por lá, não podia faltar Valentino Rossi. O nove vezes campeão da MotoGP fará sua estréia nas 24 Horas de Le Mans à bordo do BMW M4 LMGT3 #46 junto de Ahamad Al-Harthy e Maxime Martins esteve nesta pesagem e aproveitou para falar sobre a expectativa da estréia em Sarthe, agora como piloto de endurance: "Eu tinha em mente dirigir um carro depois da minha carreira de motociclista. Estou feliz e animado por estar aqui. Eu não sei o que esperar. No ano passado participei no Road to Le Mans, mas as 24 Horas são outra história! Espero que sejamos competitivos e que possamos lutar pelos lugares importantes durante a corrida”

 

LAMBORGHINI

Ainda na tentativa de se achar no mundial, a Lamborghini terá um grande desafio em Sarthe que é mostrar um bom andamento de seus dois SC63 na pista francesa. Até aqui, não tem sido uma jornada tão fácil para eles na classe dos Hypercars e Emmanuel Esnault, que comanda equipe, reconhece as dificuldades e espera ter uma boa jornada na clássica francesa: “O objetivo é terminar a corrida . O nível e a qualidade da grelha obrigam-nos a ser realistas. Se terminarmos sem cometer erros e passando o mínimo de tempo possível nos boxes, será uma grande satisfação. Os pilotos têm feito um trabalho extraordinário desde o início da temporada, pois não cometeram erros em pista, apesar de um carro nem sempre fácil de conduzir porque está em desenvolvimento. Isto prova que fizemos as escolhas certas em termos de recrutamento.

As garotas da Iron Lyx, que estarão no comando do Lamboghini Huracan LMGT3 EVO2, Sarah Bovy/ Michelle Gatting/ Rahel Frey, tem uma expectativa mais alta na classe GT3 justamente por suas ótimas prestações nesta classe e, claro, lembrando que em 2023 tiveram uma ótima chance na corrida. Sarah Bovy comentou sobre essa nova oportunidade: “É hora de o pódio ser nosso. No ano passado acreditamos nisso até aos últimos 45 minutos e depois terminamos em quarto. Daremos 1000% para ter uma corrida limpa. A motivação é alta e teremos orgulho em oferecer um bom resultado ao nosso time e aos nossos torcedores.

 

Team Hertz Jota

Uma vitória muda e muito o ambiente e a equipe da Hertz Team JOTA sabe muito bem disso após conquistarem as 6 Horas de Spa Francorchamps, tornando-se a primeira equipe particular em anos a vencer na geral do WEC. No entanto, o ótimo andamento deles não é de hoje: em 2023 chegaram liderar e por um tempo foram os melhores da horda de Porsche 963 que estava em pista nas 24 Horas do ano passado. Portanto, é uma equipe que entra com certo favoritismo e eles sabem disso, como demonstra o campeão mundial de Fórmula 1 de 2009 Jenson Button: "Os particulares podem competir com as equipes oficiais. Estou convencido de que temos o mesmo equipamento que o Porsche Penske Motorsport ou o Proton Competition. Estamos aqui para vencer. O Porsche 963 é capaz disso e provou isso em Spa-Francorchamps"

 

Alpine

Apesar de correrem em casa e estarem de volta à classe principal após um ano na LMP2, a Alpine Endurance Team sabe que ainda tem muito o que trabalhar em seu novo A424. No entanto, eles tem no veterano de guerra Nicolas Lapierre um entusiasmo mesclado com cautela para essa edição. E será a partir do Test Day deste domingo, que eles verão onde o carro estará em relação aos concorrentes para que possam tomar o melhor acerto. Com a palavra, Nicolas Lapierre: "Não vai ser fácil, porque a competição é acirrada e enfrentamos monstros do automobilismo. Nesta temporada, a equipe vem se fortalecendo cada vez mais. Estamos progredindo à medida que avançamos. No domingo, durante o Dia de Teste, veremos o desempenho do carro nesta pista, após o qual teremos a semana inteira para melhorá-lo. É complicado dizer quando poderemos chegar ao pódio ou vencer as 24 Horas, mas daremos tudo para chegar lá o mais rápido possível."

 

Cadillac

Uma das fabricantes que podem muito bem chegar em Sarthe e derrubar as tradicionais marcas que já venceram Le Mans algumas vezes, é a Cadillac que terá em pista três Cadillac Serie V.R em duas equipes (oficial e a semi, pela Whellen). É a oportunidade para que possam fazer um papel muito melhor que o de 2023, quando ficou claro que tinham carros rápidos, mas por azares e acidentes, ficaram de fora da disputa direta. Mas salvaram a terceira e quarta colocações na ocasião. O outro veterano de Le Mans e quatro vezes campeão da Indycar Sebastien Bourdais, comentou sobre as chances nessa edição: "Temos uma melhor compreensão do nosso carro, que evoluiu em termos de configurações e sistemas. Gastamos muita energia otimizando isso, porque o sucesso está nos detalhes. Com 23 carros inscritos na categoria, a dificuldade é muito alta. Queremos fazer melhor do que em 2023, e fazer melhor significa vencer!

 

Peugeot

Aqui está uma equipe sedenta em voltar aos seus dias de glória no endurance mundial e tiveram um inicio promissor na etapa de abertura no Qatar quando chegaram liderar com o 9X8 - que ainda usava a configuração sem asa - e travar um duelo sensacional com Porsche e Ferrari pela vitória. Com uma nova configuração para o 9X8, que desde a etapa de Ímola está usando asa traseira e outras melhorias, e mais outras novidades para essa corrida em Le Mans, eles esperam um desempenho próximo ou melhor do que foi apresentado em Losail na abertura do campeonato. E ainda povoa na mente de todos da equipe a surpreendente liderança do carro na edição centenária de 2023. Jean Eric Vergne comentou sobre as novidades e expectativas para essa edição 2024: “Estou bastante confiante, porque as mudanças que fizemos nos tornarão mais fortes. No ano passado tivemos uma boa surpresa na corrida que liderámos na sua primeira parte. Espero que seja assim novamente este ano. Teremos uma primeira parte da resposta no domingo.”

As pesagens continuam amanhã com os outros 25 carros restantes.


sexta-feira, 17 de maio de 2024

4 Horas de Interlagos - Solidariedade e vitória para Queirolo e Muffato

 

Enfim, a vitória de Pedro Queirolo/ David Muffato
(Foto: Paulo Abreu)

Em Goiânia, quando o Império Endurance Brasil abriu a temporada 2024, tudo parecia caminhar bem para uma tranquila e imponente vitória do AJR #35 conduzido por Pedro Queirolo/ David Muffato. O ritmo convincente dessa já  veterana dupla parecia intocável, até que problemas numa das portas e mais tarde numa das rodas, tiraram deles a oportunidade de iniciar a campanha no mais alto do pódio. Não se pode negar que foi um duro golpe para eles e a TMG Racing, que gerencia o AJR verde e preto nesta temporada, mas Interlagos lhes reservou uma retomada importante e emocionante, já que a volta final foi bem dramática. 

Essa corrida foi pautada especialmente pela economia de combustível, já que pelos cálculos de algumas equipes a possibilidade de até dois Splash & Go era considerável. Portanto, que conseguiu ter um ritmo mais cadenciado no inicio poderia tentar apenas uma rápida. Esse foi o caso de Queirolo/ Muffato que optaram em usar pneus da etapa anterior no inicio da corrida - com David no comando - e apenas administrar bem o carro para que no decorrer das horas seguintes apenas aumentasse o ritmo e fosse buscar o melhor resultado. O longo Safety Car já nas primeiras voltas da corrida foi uma benção dos céus para esta dupla - este foi ativado após o forte acidente de Marco Pisani com o Ligier #22 da KTF no final da reta oposta - o que ajudou bastante nessa economia. Faltando duas horas para o final eles já estavam entre os três primeiros e liderando na geral e mesmo que houvesse a oposição do AJR #444 de Vicente Orige/ Sarin Carlesso e mais adiante do Ligier #117 de Guilherme Botura/ Gaetano Di Mauro, a dupla do carro #35 estava afinadíssima para abrir uma boa vantagem, que foi crucial para uma dramática volta final onde questões de combustível e ABS assustaram a todos da equipe TMG. David Muffato elogiou a equipe e todo trabalho, destacando, também, a apreensão na derradeira volta: “A equipe está de parabéns, foi fantástico. Mas sem emoção, não tem graça. Na última volta, tivemos um problema e o carro começou a ter uma falha, o Pedro virou 10, 12 segundos mais lento, mas deu tudo certo”. Pedro Queirolo, que finalizou a prova e esteve no olho do furacão naquela volta final, também fez seu comentário daquela situação: “Nas duas últimas voltas, achei que o combustível poderia não bastar. Ainda tivemos um problema no ABS. Na última curva, o carro estava falhando, mas de repente cresceu. Na etapa passada, passamos sufoco, mas essa é nossa”. Foi uma importante vitória para esta dupla após a decepção em Goiânia e olhando bem, o leque de estratégias que eles possuem, aliados a conhecida velocidade, é uma dupla que entra forte na busca desse tão sonhado título. Para a TMG, que até ano passado gerenciava o Mclaren da equipe Blausiegel, foi a primeira vitória na P1 e melhor: casaram de forma imediata com os protótipos. 

A conquista de Queirolo/ Muffato não significou que esta corrida tivesse um favorito disparado. O Sigma #12, pilotado por Sergio Jimenez/ Marcelo Vianna/ Christian Rocha teve um ótimo inicio ao liderar praticamente toda primeira hora, mas problemas elétricos e outros percalços durante a prova, os tiraram da briga pela vitória - ainda teve outro Sigma P1 de #11 conduzido por Henrique Assunção/ Fernando Ohashi/ Emilio Padron, que receberam esse carro de Jindra Nicolau para que pudessem competir nessa etapa. A FTR, equipe pela qual este trio compete, foi uma das afetadas pela enchente no Rio Grande Sul assim como a Mottin, que também não pode estar nessa etapa pelo mesmo motivo. Voltando ao trio do #11, eles também tiveram uma prova bem atribulada após a primeira hora quando problemas hidráulicos apareceram constantemente, forçando algumas paradas do protótipo de cor azul pela pista. 

Além da conquista do AJR #35, os outros dois que estavam presentes tiveram um bom andamento. O de #30 da Power Imports, pilotado por Alexandre Finardi/ Rafael Martins, enfrentou problemas no sábado durante a qualificaão, mas na corrida, com Rafael Martins no comando, a ritmo foi excelente chegando a ocupar a segunda posição em certo momento, mas problemas no motor acabou deixando o protótipo branco de fora da corrida. O AJR #444 da JLM pilotado por Orige/ Carlesso saiu na pole, mas perderia a liderança ainda nas primeiras voltas para o Sigma #12. No entanto, o ritmo da dupla era muito bom, mas acabariam perdendo três voltas para o líder no decorrer da corrida e isso os deixaria de fora da briga - o que foi uma pena, afinal tinham um jogo de pneus novinho e podiam, quem sabe, entrar na briga pela vitória em Interlagos. 

O Ligier de Leandro Ferrari/ Guilherme Moraes
(Foto: Paulo Abreu)
Os Ligier estiveram bem, ainda que dois dos cinco carros franceses caíssem durante a corrida por conta de acidentes. O #22 da KTF Sports, pilotado por Renan Guerra/ Marco Pisani e que foram os vencedores da corrida de abertura, ficaram de fora logo de cara após o acidente de Pisani no final da
reta oposta. Apesar do forte acidente - que não foi explicado e a camera não captou - Marco saiu andando do carro. O outro Ligier, o de #22 da Autlog - gerenciado pela BTZ - pilotado por Leandro Ferrari/ Guilherme Moraes esteve muito bem na corrida e sempre entre os primeiros. Talvez aparecesse a oportunidade na parte final da corrida quando fez o ultimo pit-stop, mas ao sair dos boxes acabou exagerando e batendo na barreira de pneus da pista de rolamento, decretando o abandono da dupla. 

Dos outros três Ligier restantes, o #42 da equipe Foresti Sport, conduzido por Lucas e Victor Foresti, fechou em sétimo e isso garantiu ao Victor a vitória na subclasse "Endurance Legends" destinado a pilotos acima de 50 anos. Para os outros dois a disputa foi mais árdua, com os Ligier #117 de Botura/ Gaetano e #9 de Xandinho Negrão/ Marcos Gomes precisando recuperar voltas para que pudessem entrar na briga pela vitória, o que proporcionou uma aula de pilotagem dos quatro pilotos, especialmente de Gaetano - que conseguiu entrar na volta do #35 e quase consegue a vitória - e da dupla formada por Xande e Marcos, que ainda tiveram que lidar com um furo de pneu no inicio da corrida e também com problemas elétricos e na bomba de combustível. Mas o terceiro lugar foi festejado: “O terceiro lugar foi ótimo para o campeonato, já que saímos daqui na vice-liderança e bem próximos dos primeiros colocados”, comentou Marcos Gomes. Xandinho Negrão também destacou o bom resultado, perto do que foram as adversidades que eles tiveram: “Não foi a corrida que a gente sonhava, mas estamos vivos na disputa pelo título e tenho certeza de que, na próxima, vamos evoluir mais”. “Não dá para reclamar de nada hoje, não. O terceiro lugar, perto de tudo o que passamos, foi bem positivo. Ficamos a somente dez pontos da liderança, então acho que devemos sair daqui com motivos para comemorar”.

Estreia com vitória para Suzuki/ Baptista

Uma importante vitória para a dupla Rafael Suzuki/ Ricardo Baptista
(Foto: Paulo Abreu)

Infelizmente essa classe GT3 esteve bem esvaziada mais uma vez, mas isso não privou de termos uma corrida bem interessante entre as duas Mercedes da RC Competições vs o novo Porsche 911 GT3 R 992 da Stuttgart Motorsport. 

A vitória da dupla Rafael Suzuki/ Ricardo Baptista com o Mercedes AMG GT3 #27 foi construída a partir da pole position e estiveram muito bem no controle ao suportar a pressão inicial do Porsche #55 e depois para abrir uma volta de vantagem sobre os demais competidores dessa classe para chegar a uma confortável conquista. Rafael Suzuki, que fez a sua estreia com pela GT3, tendo passado um bom tempo andando com o AJR da Power Imports, falou sobre essa conquista e também de todos os problemas que os gaúchos tem enfrentado nestes últimos dias: "Agradeço a receptividade da equipe RC e também ao Ricardo Baptista. Estrear com vitória e ainda por cima em Interlagos é sempre especial, sou grato pela oportunidade. Dedico ao pessoal da Edenred, nossos parceiros aqui na Endurance, eles têm muitos colaboradores no Rio Grande do Sul e eu tenho muitos amigos também por lá. Foi uma semana difícil para o povo gaúcho, de muita solidariedade nesse momento difícil, então eu dedico essa vitória para eles também." Ricardo Baptista também comentou sobre esta vitória: "Foi muito boa a corrida, tivemos um pouco de sorte com o safety entrando durante a nossa parada do box. Infelizmente não conseguimos fazer a primeira etapa por conta da chegada do carro que demorou mais do que esperávamos." A equipe RC ainda teria o outro Mercedes de #83 de Marco Billi/ Maurizio Billi/ Max Wilson em segundo. 

O novo Porsche 911 GT3 R 992
(Foto: Paulo Abreu)
O novo Porsche 911 esteve com bom ritmo e na parte final pressionou o Mercedes #83 na briga pela
segunda posição, mas acabou recuando e ficando em terceiro. Mas as impressões dos três pilotos - Ricardo Mauricio/ Marcel Visconde/ Marçal Muller - foram as mais positivas do carro que deve ter uma nova configuração de câmbio para a etapa de VeloCittà:

Marcel Visconde: "O carro é muito confortável e apresentou dirigibilidade superior. Me senti bem menos desgastado após mais de uma hora de corrida. Mas é um carro que oferece muitos ajustes, que ainda precisamos estudar mais. Para a próxima etapa teremos uma nova relação de câmbio, mais curta".

Ricardo Maurício: "O carro se comportou muito bem e surpreendeu pelo ritmo, considerando que tivemos pouco tempo de pista para trabalhar nele. Mas depois de ajustes no câmbio é carro para conquistar a vitória"

Marçal Muller: "O carro tem muito downforce, o que melhora muito o compartimento nas curvas"

A outra Mercedes AMG presente na corrida foi a de #63 de Guilherme Ribas/ Sergio Ribas que ficou em quarto nessa classe.


Vitória tranquila para a Porsche na GT4

Apesar da perda da pole, Allan Hellmeister/ Jacques Quartiero conseguirama vitória na classe
(Foto: Paulo Abreu)


Apesar de alguns momentos onde o Audi da Eurobike/ MC Tubarão esteve na liderança por conta das paradas de box, essa classe teve um amplo domínio dos dois Porsche 718 Cayman Sportclub desde a qualificação até a bandeirada final. A pole desta classe ficou reservada o #718 conduzido pelo quarteto formado por Kreis Júnior/João Tesser/Giuliano Bertuccelli/Eric Santos, uma vez que esta posição parecia ser certeira para a dupla do outro Porsche de #21 de Jacques Quartiero/ Allan Hellmeister e o próprio Allan comentou sobre isso: “A perda da pole foi um tapa na cara da humildade para a gente. Fomos bem nos treinos, mas não conseguimos fazer a pole”. Mas na corrida, a dupla do #21 conseguiu assumir a liderança logo de inicio e administrou bem a vantagem, já que o do quarteto do #718 enfrentou um furo de pneu no começo e isso os deixou em desvantagem.

Hellmeister elogiou o companheiro de equipe:  "O Jacques fez um ótimo terceiro stint e me entregou o carro numa posição muito competitiva. Aí foi só administrar os pneus e todo o equipamento. Nossa vitória realmente veio do stint do Jacques". 

Quartiero destacou a temperatura da pista e o bom comportamento do #21 nesta condição: "Apesar de a pista estar bem quente, conseguimos manter um bom ritmo, porque o carro estava muito bom". 

A segunda posição, assim como em Goiânia, ficou para o #718 e Giuliano Bertucelli demonstrou a sua satisfação em estar nas provas de Endurance, assim como destacar o bom carro que tem em mãos: "Estou gostando muito de correr no Endurance. O carro é muito bom de pilotar".

A trinca da Eurobike/ MC Tubarão: bom presságio
(Foto: Paulo Abreu)
Por mais que o ritmo não esteja dentro do ideal, os três carros levados pela Eurobike/ MC Tubarão para
Interlagos - 
o BMW M2 CS #64 pilotado por Enzo Visconde/ Kim Camelo; o Audi RS 3 LMS #5 com Henry Visconde, Tiel Andrade e Felipe Steyer no comando; e o BMW 320i #89 conduzido por Fernando Rebellato e Rodrigo Garcia - trouxeram boa sensação para os pilotos e equipe, dando um interessante horizonte para as próximas etapas. Henry Visconde comentou sobre os desempenhos: “Houve um pequeno contratempo com o Audi RS 3 LMS devido a uma sobrepressão de óleo, mas foi prontamente resolvido. O BMW 320i também surpreendeu positivamente, apesar de necessitar de alguns ajustes nos freios. Estou satisfeito com os resultados e acredito que aprendemos valiosas lições internas para a próxima corrida".

Além das duas primeiras posições terem sido ocupadas pelos carros da Stuttgart, a terceira posição ficou para o BMW#64 de Visconde/ Camelo. 


A vitória da Solidariedade em Interlagos

Foram mais de 20 toneladas de donativos arrecadados em Interlagos juntando os dois eventos - Porsche Club e Império Endurance Brasil - mostrando que a categoria, mais uma vez, esteve na ponteira da solidariedade, agora para ajudar a todos do Rio Grande Sul frente a mais grave de todas as enchentes que aquele local já passou. 

De lembrar que a categoria foi a primeira a retornar e iniciar a campanha durante o período da pandemia em 2020, quando iniciou o campeonato e Interlagos no segundo semestre e junto a campanha de arrecadação para ajudar aqueles que passaram momentos apertados por conta da pandemia. 

Mais uma vez eles estiveram na liderança, que pôde ser vista, também, entre as próprias equipes, já que Jindra Kraucher emprestou um dos Sigma G5 P1 para que o trio formado por Henrique Assunção/ Fernando Ohashi/ Emilio Padron pudessem competir nessa etapa, já que a FTR não pôde vir. “A Tech Force monta tão bem os carros que não teremos grandes dificuldades. Contaremos com a colaboração de mecânicos em São Paulo e esse é o espírito: colaboração mútua para superarmos as dificuldades diante da crise”, destacou Jindra. 

As ações de arrecadações continuaram por todo restante dessa temporada. 

A próxima etapa, as 4 Horas de Velocittá, será nos dia 15 de junho.


terça-feira, 30 de abril de 2024

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. As marcas de pneus, buscando a tração ideal, mostram ao mesmo tempo a saída para a glória e de conquistas pessoais, que, para alguns será alcançada ou abreviada. Aquele abril/ maio de 1994 sintetiza não apenas o personagens envolvidos e que pagaram com a vida, ou quase isso, em busca de do sucesso na Fórmula-1
(Foto: Rainer Schlegelmich)

Por algum tempo assistir o GP de San Marino foi bem estranho. Os acontecimentos daquele final de semana que foi a passagem de bastão do mês de abril para o de maio de 1994, ainda estavam bem frescos na memória quando houve a corrida em Ímola no ano de 1995 e que foi vencida por Damon Hill com a Williams. Curiosamente, até 1997, a Williams venceria em San Marino com Damon Hill (95 e 96 ) e com Heinz Harald Frentzen (1997) ainda quando rolava o processo de caça às bruxas em relação ao desaparecimento de Ayrton Senna. 

Para a minha geração, ainda uma jovem geração que foi acostumada a acordar aos domingos pela manhã para ver os GPs de Fórmula-1, seja para torcer pelo Ayrton, seja para torcer para seu piloto preferido - ou até equipe - fomos apresentados de forma brutal a lidar com a morte bem diante dos nossos olhos e sentir na pele o que outras gerações sentiram ao ver seus ídolos do esporte terem o mesmo destino em épocas onde a morte andava emparelhada com a competição. Falando por mim, foi até fácil lidar com o mega acidente de Rubens Barrichello na sexta, mas ficaria impressionado com o desfecho trágico de Roland Ratzenberger no sábado e a situação pioraria no domingo ao ver o Williams de Senna ser desintegrado ao vivo para todo o mundo. As lágrimas não caíram, nem no momento e nem no decorrer da semana com o sepultamento do grande piloto, mas as impressões negativas do esporte que escolhi acompanhar seriam permanentes e acabaria sendo importante para lidar com outras que viriam no futuro, como a do Gonzalo Rodriguez e Greg Moore na CART em 1999 e mais tarde com a do Rafael Sperafico, esta última eu estando em Interlagos e presenciando um momento pesado do motorsport em 2007. 

Apesar do terrível final de semana de abril/ maio de 1994, a minha geração, então mirim, já havia visto algumas coisas pesadas. Falando especificamente da Fórmula-1, tivemos o assustador acidente de Gerhard Berger em Ímola 1989 na mesma Tamburello que anos depois tornaria-se negativamente famosa. A bola de fogo que tomou a Ferrari foi igualmente impressionante como os dos acidentes de 1994, mas para a sorte do hilário austríaco os bombeiros chegaram a tempo e o tiraram do inferno. Marin Donnelly em Jerez 1990 talvez tenha sido o susto maior, apesar que este não vimos amo vivo, mas a sua imagem inerte na pista, ainda com o banco colado ao corpo, já distante do que sobrara do Lotus, nos trouxe a impressão que aquilo, de fato, era extremante perigoso. Somente uns bons anos depois é que soubemos que o irlandês tinha se recuperado daquele terrível acidente - curiosamente, dois GPs antes, em Monza, Derek Warwick sofreria um mega acidente antes de completar a primeira volta quando bateu na saída da Parabólica e capotar o Lotus que deslizou até a entrada de box. O inglês saiu inteiro e foi rumo ao carro reserva para a segunda largada. Eric Comas era um daqueles franceses que vinham na esteira do sucesso de Alain Prost e, claro, procurava um lugar ao sol da F1 quando teve seu Ligier espatifado já no trecho final da Blanchimont em Spa-Francorchamps 1992. A rapidez de Ayrton Senna em ir ao encontro do francês e prestar os primeiros socorros, foi vital para que ele continuasse a sua estadia na categoria e mais tarde rumasse ao Japão para conquistar o coração dos nipônicos e automaticamente da Nissan - e até hoje agradecer imensamente os cuidados de Senna naquela tarde ensolarada em Spa. Alessandro Zanardi, futuro ídolo da Indycar e que também procurava seu espaço na F1, teve seu pavaroso acidente no temido trecho da Eau Rouge/ Raidillon e que por muito pouco não lhe custara a vida. Estes acidentes nos deram uma real noção de como as coisas neste esporte poderiam se desfazer num simples momento de descuido. 

Por mais que o circuito Enzo e Dino Ferrari tenha sido palco de um momento cruel para o esporte, é um local que gosto bastante. É muita história encravada naquele local iniciando pela disputa Gilles Villeneuve vs Niki Lauda na prova extra-campeonato de 1979, onde o canadense acabaria perdendo a asa dianteira - alguns anos depois, no famoso duelo contra seu então companheiro de Ferrari, Didier Pironi, dava inicio ao fim de sua amizade com o piloto francês, assim como o seu relacionamento com a Ferrari. Infelizmente, no meio de tantas rusgas e mágoas, ele encontraria a morte semanas depois em Zolder. Senna e Prost, os homens que monopolizariam as atenções de todos entre os anos de 1988 até 1993, tiveram seu primeiro duelo real ali mesmo em 1985, mostrando ao mundo um pequeno aperitivo do que seria a F1 em dentro de poucos anos. Nelson Piquet provou o gosto da Tamburello em 1987, o que acabou limitando sua pilotagem para o restante de seus anos, mas ainda garantiria o título daquela temporada. De todos os pilotos, Ayrton Senna é o que tinha uma ligação umbilical com aquele circuito, talvez comparado com o que ele estava criando com Monte Carlo, criaria com Suzuka e depois com Interlagos: a sua não qualificação em 1984; a incrível sequência de sete poles entre 1985 e 1991; a primeira vitória de pela Mclaren (assim como a primeira dele naquele circuito) que se repetiria em 1989 e 1991; a Guerra Civil contra Alain Prost deu o início ali mesmo em 1989 com a quebra do famoso pacto por parte do brasileiro; e depois a fatídica edição de 1994, onde ele conquistaria a sua última pole e também realizaria a sua derradeira corrida. 

Da mesma forma de gerações que viram o desaparecimento de Jim Clark em Hockenheim 1968, Ronnie Peterson em Monza 1978 e Gilles Villeneuve em Zolder 1982, também temos a de Ímola 1994 como o momento onde caiu a ficha de que o esporte é realmente perigoso. E passamos a lidar com isso e carregar o fardo de ter que conviver com as criticas de quando acontece um acidente fatal. 

Hoje Ímola faz parte do calendário da Fórmula-1 desde 2020. Está reformulada em grande parte, mas ainda carrega as marcas de um época onde o esporte estava prestes a iniciar uma corrida desenfreada - e importante, diga-se - pela segurança de autódromos, carros e colaboradores. Infelizmente o preço do progresso deste esporte que escolhemos amar, é pago com a vida de outros, seja pilotos, seja colaboradores e por mais que seja cruel, sempre foi assim. 

Ímola acabaria sendo uma das primeiras a sentir o "corte do bisturi" para 1995, com o desaparecimento da Tamburello em seu formato original, assim como a da Villeneuve. Mas as marcas daquele período tenebroso, não serão apagadas de forma alguma, assim como a de tantos outros circuitos e também das pessoas presenciaram tudo aquilo naqueles dias de abril e maio de 1994.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

 

(Foto: Adam Gawliczek) 

Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada no antigo Roosevelt Raceway. 

Essa corrida foi uma semana antes do GP da Bélgica, o que forçou as equipes da Mercedes, Auto Union e Scuderia Ferrari a dividirem o contingente para cobrir os dois eventos - como não havia vôos comerciais naquele período, os pilotos que competiram na Vanderbilt Cup acabaram voltando de navio com chegada prevista para 13 de julho, dois dias após a realização do GP belga. No lado da Mercedes, com os seus W125, Rudolf Caracciola e Richard Seaman seguiram para os EUA enquanto que Hermann Lang, Manfred Von Brauschitsch e Christian Kautz pilotaram em Spa; a Auto Union levou dois Type C para Bernd Rosemeyer e Ernst Von Delius para o Roosevelt Raceway e quatro Type C ficaram para Hans Stuck, Luigi Fagioli, Rudolf Hasse e Hermann Müller na Bélgica; a Scuderia Ferrari seguiu o mesmo caminho ao levar dois Alfa Romeo 12C-36 para Tazio Nuvolari - então vencedor da edição de 1936 da Vanderbilt Cup - e Giuseppe Farina e na Bélgica Raymond Sommer e Carlo Felice Trossi comandaram os outros dois 12C-36. 

A corrida na América teve um grande contingente contando um total de 38 inscritos para 30 lugares no grid de largada. Na grande lista contavam nomes como os de Kelly Petillo, Wilbur Shaw, Bill Cummings, Milt Marion, Rex Mays, Babe Stapp, Joel Thorne, personagens que dentro de pouco tempo estariam gravadas na história do motorsport americano. A prova distribuiu prêmios do primeiro ao décimo, sendo que o vencedor levava 20 mil dólares e o décimo 1.400 dólares e os outros vinte levando uma quantia de 500 dólares.

A qualificação consistiu na média de nove voltas (dividida a cada três passagens) e Rudolf Caracciola acabou por fazer a pole, seguido por Bernd Rosemeyer e Rex Mays, que conseguiu um ótimo terceiro lugar com uma Alfa Romeo 8C-35 cujo carro foi o reserva da Ferrari na edição de 1936.

No dia da corrida, que seria num sábado, dia 3 de julho, acabou não acontecendo devido as fortes chuvas que caíram justamente quando os carros estavam no grid. Isso levou a organização a não realizar a prova, visto que o perigo era considerável naquela condição - e você pensando que isso acontece apenas nos dias atuais, não é mesmo caro leitor. Dessa forma, a prova foi transferida para a segunda-feira, 5 de julho. Curiosamente o sol chegou a voltar, secando parcialmente a pista, mas em seguida voltaria a chover com força. 

A corrida foi realizada na segunda-feira com a largada às 14 horas locais. Rosemeyer e Caracciola travaram grande duelo desde a primeira volta, com o piloto da Auto Union conseguindo um melhor arranque, mas perdendo a liderança para Rudolf na terceira volta. A disputa entre os dois melhores pilotos da Alemanha continuou até o momento em que Rosemeyer reassumiu a liderança na volta 11 e terminaria a batalha quando Caracciola abandonou a corrida na volta 17 por problemas de motor. 

Esta prova teve bons destaques, começando por Rex Mays que se manteve entre os primeiros durante toda a prova e fecharia num ótimo terceiro lugar; Billy Winn, pilotando um Summers-Miller, teve um inicio promissor chegando a ocupar a quinta colocação, mas teria uma avaria na transmissão que forçou o seu abandono na volta 8; o mestre Tazio Nuvolari estava em grande forma nessa edição, mas o fato de forçar demais os Alfa Romeo, custou caro: inicialmente teve uma quebra de motor na volta 16 quando estava em quarto e se aproximando de Mays. Ele abandonou, mas acabaria pegando o carro de Farina - que ocupava a quinta posição - para tentar escalar o pelotão. O mantuano continuou à toda velocidade, mas teria novamente problemas no motor na volta 50 quando havia subido para quarto. Ele abandonou a corrida definitivamente após entregar o agora problemático Alfa à Farina que ainda salvou um quinto lugar. 

Apesar do abandono de Caracciola parecer ter facilitado as coisas para Rosemeyer, o piloto alemão ainda teve em Richard Seaman um oponente a se preocupar. O inglês da Mercedes chegou liderar a corrida nas ocasiões onde Bernd ia aos boxes para as suas paradas, mas chegando ao final da corrida é que o perigo pareceu mais claro quando Richard se aproximava rapidamente de Rosemeyer. Para azar de Seaman - e sorte de Bernd - o inglês teve que realizar uma parada extra nos boxes. 

Bernd Rosemeyer venceu a prova com 51 segundos de vantagem sobre Seaman, que foram acompanhados por Rex Mays em terceiro, o melhor piloto americano na prova, Von Delius em quarto e Farina/ Nuvolari em quinto. Os americanos ainda tiveram Joel Thorne em sexto; Snowberger em sétimo; Wilbur Shaw em oitavo; Bill Cummings, que teve queimaduras no braço e tornozelo por conta de um vazamento de óleo, ficou em nono; e Herb Ardinger em décimo. 

Essa edição da Vanderbilt Cup foi a última realizada, voltando apenas em 1960 com a vitória ficando para Harry Carter com um Stanguelini da Fórmula Júnior no mesmo Roosevelt Raceway - esta que foi a última edição famosa prova neste circuito.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...