sábado, 15 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - 9ª Hora

Problemas para o #30 da Duqueine, o que forçou o abandou do LMP2

- Relargada será em breve

- Bandeira verde em Le Mans. E a chuva continua

- Vários carros nos boxes. E o Porsche #5 é o líder

- Bandeira amarela

- Cadillac #311 em segundo

- Porsche #92 roda na entrada de box

- Ferrari #83 recupera a liderança sobre o Porsche #5

- Ferrari #83 foi penalizado em 30 segundos por conta do acidente com o BMW #15

- Slow Zone por conta do estouro do motor do #30 da Duqueine antes da primeira chicane da Hunaudiéres

- Com a punição, a liderança passou para a Toyota #8, seguido pelo #6 da Porsche e o Toyota #7

- Fim do Slow Zone

- #46 rodou e bateu na saída da Dunlop curve. Vinham bem entre os três primeiros

- Porsche #5 no box após um série de voltas com pneus slick

- #4, #12 e #23 Drive Through por infrações na Slow Zone

- Peugeot #93 rodou na Dunlop e retornou

- Fim de nona hora em Le Mans


Hypercar

#8 Toyota Gazoo Racing

#6 Porsche Team Penske

#7 Toyota Gazoo Racing


LMP2

#37 Cool Racing

#24 Nielsen Racing

#183 AF Corse


LMGT3 

#92 - Manthey PureRxcing

#88 Proton Competition

#155 Spiriti Race


92ª 24 Horas de Le Mans - 8ª Hora

O dono do pedaço 

- Prova continua em Safety Car, exatamente por conta da troca do guard-rail onde aconteceu o acidente do BMW #15.

- Problema no volante do Toyota #7. De Vries está no comando

- #46 fez a sua parada de box e retornou

- Um cachorro na pista de Le Mans. Algo bem inusitado, diga-se

- #23 da United Autosports realizando sua parada, com direito a troca da asa traseira

- #10 da Vector fez sua parada de box e retornou

- A chuva volta a cair em Sarthe

- A corrida continua sob efeito do Safety Car. Temos mais de uma hora de intervenção

- Final de oitava hora em Le Mans

Hypercar

#83 Ferrari AF Corse

#5 Porsche Team Penske

#8 Toyota Gazoo Racing


LMP2

#22 United Autosports

#24 Nielsen Racing

#37 Cool Racing


LMGT3 

#92 - Manthey PureRxcing

#46 Team WRT

#87 Akkodis ASP Team

92ª 24 Horas de Le Mans - 7ª Hora

O acidente que tirou o BMW #15 da prova, no momento que Dries Vanthoor estava no comando



- A chuva complica bastante as coisas para os pilotos. Menos para Kubica, que conseguiu abrir ainda mais a bordo do #83

- Várias rodadas neste momento

- #60 da Iron Lynx bateu forte na saída da segunda chicane da Mulsanne; full course yellow para a remoção do carro; tentando recolher o carro.

- Alpine fora da prova. Os dois carros abandonam a corrida com menos de oito horas de prova

- Toque entre o BMW #46 com o #23 da United Autosport

- Lamborghini #60 conseguiu chegar aos boxes e foi direto para a garagem

- #99 da Proton mais uma vez na garagem; retorna à prova

- BMW #15 escapou na Porsche Curve e retornou

- #3 da Cadillac na gravilha da Indianapolis; retornou

- Toyota #7 em parada de box

- #83 fez a sua parada de box e retornou na liderança

- Acidente entre o #BMW #15 e o Ferrari #83, então líder. O BMW acabou batendo em plena reta da Mulsanne e abandonando. Causou o primeiro Safett Car dessa edição

- Final da sétima hora. A liderança na Hypercar continua para o #83, seguido pelo #5 da Porsche e pelo #8 da Toyota; na LMP2 #37 da Cool Racing em primeiro, seguido pelo #22 da United Autosport e #10 da Vector; na LMGT3 a liderança pertence ao #92 da Manthey, seguido pelo #46 em segundo e #87 em terceiro 

92ª 24 Horas de Le Mans - 6ª Hora

A chuva em Le Mans


- O acidente entre o Lamborghini #85 próximo da Porsche Curve e o Porsche #4 sob investigação; o #4 acabou levando um Drive & Through. Mathieu Jaminet estava no comando

- Ferrari #50 em sua parada de box quando era segundo 

- Ferrari #83 fazendo a sua parada, assim como o Porsche #5, que vinha em segundo

- Batalha entre o Alpine #36 vs Cadillac #3 pela 12ª posição

- Toyota #7 em trabalho de box

- Toyota #8 nos boxes, realizando a sua parada; Ryu Hirakawa no comando

- Porsche #4 perdeu o led com o número na Porsche Curve

- Ferrari #51 fez a sua parada de box

- Alpine #36 em sua parada de box; foi recolhido para os boxes logo após a entrada do Nicolas Lapierre

- Os Porsches do Team Jota em disputa pela sexta posição, com o #38 assumindo a posição

- A liderança do Ferrari #83 sobre o #50 já leva 23 segundos de vantagem; na LMP2 o #10 da Vector tem 3 segundos sobre o #37 da Cool Racing; na LMGT3 a vantagem do BMW #46 é a mais confortável, com 45 segundos sobre o Porsche #91

- #9 da Iron Lynx parado na Curva Porsche

- #65 da Panis nos boxes para consertar a porta

- Porsche #4 indo  para a garagem

- Slow Zone na Curva Porsche

- Porsche #6 escapou na Chicane Dunlop e voltou

- Ferrari #50 em sua parada de box

- Situação de chuva na Indianapolis e Arnage

- Chuva bem intensa da segunda chicane da Mulsanne em diante; todos optando pelos pneus de chuva

- #83 em parada de box; Kubica assume o comando

- Fim de sexta hora em Le Mans. liderança do Ferrari #83 sobre o Porsche #5 e Ferrari #50; na LMP2 o #37 da Cool lidera, com #10 da Vector em segundo e #22 da United; na LMGT3 liderança do #92 com o #46 em segundo e Porsche #91 em terceiro.

92ª 24 Horas de Le Mans - 5ª Hora

O líder da LMGT3
(Foto: BMW Motorsport)

- Batalha entre o Porsche #12 vs Toyota #7 pela oitava colocação

- Batalha entre o Porsche #4 vs Toyota #8 pela quarta posição

- Uma larga diferença dos líderes das classes Hypercar e LMP2 para os respectivos segundos, com a média de 40 segundos. Apenas na LMGT3 é que a diferença do líder para o segundo está em sete segundos.

- Porsche #4 nos boxes e com problemas na asa traseira, que estaria solta - o que deve atrasar um pouco para eles com a troca da asa; Porsche #38 fez sua parada e voltou

- A chuva se faz presente na reta dos boxes, ainda que seja de forma moderada

- Enfim, o Toyota #7 consegue a ultrapassagem sobre o Porsche #12

- Ferrari #50 em sua parada

- Ferrari #83 em sua parada de box, com Schwartzman cedendo lugar ao Yifei Ye

- Porsche #5 em sua parada

- Lamborghini #63 escapou pela gravilha da Chicane Dunlop

- Mais uma disputa entre o Ferrari #50 e o Porsche #5, agora pela sexta posição - com vantagem para o #50

- Mais uma escapada do Lamborghini, desta vez com o #19. Ocupa a 17ª colocação

- Cadillac #3 escapou e bateu no trecho da Tertre Rouge. Retornou

- Toyota #7 em box

- Cadillac #3 foi para a sua parada de box, onde estão revisando se houve ou não maiores danos

- Toyota #8 indo para a sua parada de box

- Ferrari #51 também em sua parada de box, entrando Giovinazzi no lugar de Pierguidi

- Porsche #6 em parada de box

- Porsche #6 assumindo a 11ª posição sobre o Cadillac #311; Cadillac #311 passa a pressionar o #6, mas o Porsche abre muito na Porsche Curve

- Alpine #35 parado no final da Indianapolis para inicio da Arnage. Habsburg abandona o cockpit; estouro de motor no carro francês. Provavelmente, fim de prova para ele; Slow Zone no local

- Ferrari #155 da Spirit of Race trocando a dianteira neste momento. Ocupa a 15ª posição na LMGT3

- Lamborghini #85 da Iron Dames parado na pista. Ocupavam a terceira posição na LMGT3; retornou

- Fim de quinta hora em Le Mans com a liderança na Hypercar continuando para o #83 da AF Corse, seguido pelo #50 da Ferrari AF Corse e Porsche #5 da Porsche Team Penske; na LMP2 liderança do #10 da Vector, seguido pelo #37 da Cool Racing e #22 da United; na LMGT3 liderança para o BMW #46 do Team WRT, em segundo o Porsche #91 da Manthey e em terceiro o outro Porsche da equipe, o #92.

92ª 24 Horas de Le Mans - 4ª Hora

(Foto: Team Manthey)

- Ferrari #83 fez sua parada de box no inicio desta quarta hora e continua em primeiro

- Toyota #7 em box

- Toyota #8 assume a liderança sobre o Ferrari #83 na Hunaudiéres

- Ferrari #51 em box; retornando à pista

- Ferrari #51 pegou parte de terra na Tertre Rouge

- A liderança neste momento voltou para o Ferrari #83 com a parada de box do Toyota #8, que caiu para sexto; na LMP2 a liderança está com o #10 da Vector; na LMGT3 o #46 do WRT liderando

- Inicio de chance chuva na reta principal em Le Mans

- Disputa entre o Cadillac #311 vs o Porsche #6 pela 13ª posição, com o #311 assumindo a posição treze na corrida

- #34 da InterEuropool perdeu a roda dianteira esquerda. Full Course Yellow na pista toda, que foi logo retirada; #34 chegou aos boxes, o que prejudica bastante a sua ótima corrida até então

- Um dos LMP2 lento na saída da segunda chicane da Mulsanne

- Batalha pela segunda posição entre o Porsche #5 e o Ferrari #50

- #22 da United Autosports rodou e voltou na chicane Ford, após toque com o #33 que também saiu da pista

- Ferrari #50 assumiu a segunda posição

- Full Course Yellow 

- Porsche #5 pressionando fortemente o Ferrari #50 pela segunda posição. Ferrari #83 com 15 segundos de vantagem

- Ferrari #50 em sua parada de box

- #12 do Team Jota escapando na segunda chicane da Mulsanne

- Porsche #5 em sua parada de box, assim como o BMW #46 com a entrada de Valentino Rossi; 

- Ferrari #83 fez a sua parada de box e retorna em primeiro ainda. Bom trabalho de Robert Schwartzman

- #23 da United Autosports rodou na chicane Dunlop e retornou

- Toyota #7 em seu trabalho de box neste momento, entrando Lopez

- Ferrari #50 assumindo a quinta posição sobre o Porsche #5

- Toyota #8 em trabalho de box, assim como o #12 e o #51. Neste momento o Porsche #6 também em trabalho de box

- Final de quarta hora com o Ferrari #83 liderando na Hypercar, seguido pelo Ferrari #50 e Porsche #5; Na LMP2 liderança do #10 da Vector, seguido pelo #37 da Cool Racing e pelo #22 da United; na LMGT3 #46 do Team WRT liderando, #66 da JMW em segundo e o #91 da Manthey em terceiro.

92ª 24 Horas de Le Mans - 3ª Hora

#54 da AF Corse foi o primeiro carro a abandonar de vez a corrida 
(Foto: AF Corse)

- Problemas com o retrovisor interno do Ferrari #50; foi para os boxes e o retrovisor não foi reparado

- Batida do Ferrari #54 na freada para a Dunlop; bandeira amarela no local

- Slow Zone na Dunlop

- Lamborghini #19 em terceiro neste momento. Se beneficiou da chuva momentanea, seguido dos erros de estratégia dos demais. 

- Ferrari #83 nos boxes. Saindo Kubica e entrando Schwartzman; voltou na ponta ainda

- Lamborghini #19 em sua parada

- Liderança continua com #83 da AF Corse da Hypercar; na LMP2 #10 da Vector; na LMGT3 #83 da Akkodis

- Toyota #8 escalando o pelotão, assumindo a quarta posição neste momento

- BMW Art Car batendo na Chicane Ford; voltou para a pista com a parte traseira arrebentada

-  Toyota #8 em sua parada de box, assim como #12 da Jota; Ferrari #51 também em seu trabalho de box

- Toyota #7 em box também, assim como o Porsche #6; Cadillac #311 fez sua parada e está de volta; Alpine #35 também realizou sua parada de box

- BMW Art Car #20 conseguiu chegar em box e foi recolhido para a garagem

- Disputa pela quinta posição entre o Toyota #8 e o #38 do Team Jota; #38 assumiu a quinta posição

- Toyota #7 alertado por track limits

- Peugeot #93 em seu trabalho de box

- Liderança confortável do #83 com 21 segundos de avanço sobre o Porsche #5

- Em todas as categorias os líderes conseguem uma boa diferença sobre os respectivos segundos colocados

- Ferrari #54 declarado oficialmente fora da prova

- Alpine #35 em box, assim como o Ferrari da GR Racing; Cadillac #2 fez sua parada e retornou

- #34 da Inter Europool na liderança da LMP2

- Ferrari #50 em sua parada de box; retornando

- Lexus #87 em sua parada de box

- Ferrari #50 sendo pressionado pela Porsche #12 da Jota pela quinta posição

- Final de terceira hora. Liderança na Hypercar do Ferrari #83, seguido pelo Toyota #8 e pelo Porsche #5; na LMP2 liderança do #34 da InterEuropool, seguido pelo #10 da Vector e #37 da Cool Racing; na LMGT3 #91 da Manthey liderando, com o #46 do Team WRT em segundo e #87 da Akkodis em terceiro


Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...