segunda-feira, 6 de outubro de 2014

José Carlos Pace, 70 anos

Na data em que se comemora o segundo título mundial de Emerson Fittipaldi, também é a data de nascimento de José Carlos Pace que completaria hoje 70 anos.
E aqui fica um vídeo, de quando ele veio à Interlagos acompanhar os testes do Copersucar. No início do vídeo podemos ver Francisco Lameirão (campeão paulista e brasileiro de Super Vê) e Paulão Gomes (de barba), que viria conquistar 4 títulos na Stock Car.

Foto 401: Sinalização

Tenho lido bastante sobre o acidente de Jules Bianchi e na maioria dos comentários, as pessoas tem dado ênfase ao fato do bandeirinha ter acionado a bandeira verde enquanto que o carro de Sutil era retirado, onde essa maioria entende que, talvez por esse fato, Jules tenha acelerado e perdido o controle do carro ao entender que aquele ponto estivesse livre.
Bom, ninguém tem obrigação de entender de tudo na vida, mas acho que procurar se informar antes de mandar bala falando ou escrevendo bobagem, não é nada mal. Aliás faz muito bem.
Transcrevo aqui um comentário que fiz no Facebook, tentando explicar o que aconteceu durante o procedimento: "O procedimento foi o correto. O acidente aconteceu após o posto 12 que está agitando as duas amarelas, fez direito e portanto, a partir daquele momento, do posto 12 ao 13 estava proibido ultrapassagens e os pilotos deviam passar em velocidade reduzida. Quando o carro do Sutil foi retirado do local, saindo assim do trecho do posto com amarela, o bandeirinha fez o certo que foi retirar as amarelas e colocar a verde, indicando que do posto dele em diante estava ok. Portanto o posto 11 é quem estava com amarelas e aquele trecho onde o Bianchi escapou é que estava perigoso, e não do posto 12. Outro detalhe é que não há como puxar um fórmula pela traseira usando um cabo (isso só é possível com carros de turismo). Portanto o trabalho dos bandeirinhas e resgate foi correto. Errado foram os comissários não terem acionado o SC para que o carro fosse retirado com segurança."
A foto que encabeça a postagem, montada pelo site Motorsport.com, mostra bem como estava aquele local no momento da batida. 

domingo, 5 de outubro de 2014

GP do Japão: Erro calculado

Quando você é apenas um espectador, talvez pouco se importe para os pormenores de um evento. Você não se importará por falta de atenção, ou porque não quer ficar preso a estas situações. Quer apenas sentar, abrir uma boa bebida, comer algo, xingar o piloto que você julga o mau dos males da categoria e torcer para o seu piloto preferido. Nenhum defeito com isso.
Antes de me tornar comissário de pista em 2002, pouco prestava atenção a esses detalhes que podem colocar em risco a vida de pilotos, comissários e espectadores. Talvez aquela famosa largada em Spa, 1998, tenha feito com que eu passasse a prestar mais atenção nestes detalhes, quando a FIA ignorou pedidos de equipes e pilotos para que a largada fosse feita com SC. Pedido negado e o resultado foi aquela carambola na descida após a La Source.
Quando trabalhei no meu primeiro GP do Brasil em 2003, fiquei exatamente próximo do cemitério de carros que se tornou a curva do sol. Estranhei naquele domingo o fato do trator entrar para retirar os carros acidentados e nenhuma menção a entrada do SC ter sido pronunciada. E foi um duplo susto ter visto o Ferrari de Schumacher escapar exatamente no momento em que retiravam outros bólidos daquele local. Além dos comissários que estavam no resgate a pé e que pularam rapidamente para cima dos pneus, ainda tinha um trator. O pau comendo a solta na pista e os caras retirando carros num canto onde de vez em quando escapava alguém. Michael escapou e por tremenda sorte, por todos os lados, nada aconteceu. E isso se repetiu outras vezes no decorrer dos anos.
O que aconteceu hoje em Suzuka com Jules Bianchi, podemos tratar como uma fatalidade, mas devemos lembrar que naquele exato momento tinha voltado a chover forte e aquela curva de raio longo, após os esses, tende a jogar o carro para fora. E na chuva piora demais. Alguns colocarão a culpa em Bianchi por não ter aliviado o pé num local que estava sinalizado com bandeiras amarelas, mas devido o forte spray - caso ele estivesse atrás de outro carro - é quase impossível enchergá-las. Também é dever da equipe avisar o piloto de zonas com bandeira amarela e na chuva, isso devia ser reforçado constantemente.
Martin Brundle passou por isso exatamente no mesmo local durante o GP do Japão de 1994 - que foi realizado em situação até pior que a de hoje -, quando escapou e acabou atropelando um comissário que tentava resgatar um carro que havia saído no mesmo ponto. Segundo Brundle, ele por muito pouco não acertava o trator.
O acidente de Bianchi acaba sendo algo que tem sido - infelizmente - corriqueiro na F1. Como disse, tivemos alguns exemplos no passado com relação a isso. Este ano, em Hockenheim, o Sauber de Sutil ficou travado após uma rodada na entrada da reta e num atitude estúpida e que por muito pouco não terminaria em algo trágico, mandaram os comissários retirar o carro apenas tendo como segurança as bandeiras amarelas. Foram algumas voltas apreensivas, mas que tudo se aliviou quando os comissários conseguiram retirar o bólido. Fora da F1, mas que aconteceu neste ano, foi numa etapa da F3 Britânica em Silverstone e que deram largada com um trator de resgate andando pelo canto da reta Hanghar Straithg, após este ter feito a retirada de um carro que se acidentara anteriormente. Não sabemos exatamente como é o treinamento e/ou instruções que são dados para aqueles que exercem essas funções desde a torre de controle até o chefe do grupo de comissários. Mas é bem provável que o problema vem da raíz do evento, afinal de contas são eles quem comandam todas as peças desse tabuleiro.
Ainda nesse quesito, foi oferecido aos organizadores do GP a oportunidade de adiantar a corrida para às 11 horas local. E não foi apenas uma vez, mas duas e isso foi rechaçado por eles devido o medo de ter pouco público no horário. Ora, mas os interesses estão acima de qualquer coisa. Aprendemos bem isso o Ímola, 1994...
Também haverá uma discussão severa do porque da desintegração do santoantonio, intem que deveria ter ficado intacto - ou próximo disso - e que talvez tivesse aliviado as consequências do acidente com Bianchi. Mas o problema, também, é saber em que ângulo foi o acidente. Creio que isso se arrastará  por meses.
Por fim, acredito que a FIA e seus comissários que estão presentes em todos - ou quase todos - GPs devam se reunir a partir de agora e rever os conceitos em relação a resgatar carros com o auxílio do trator. Tivemos a sorte de nada mais grave ter acontecido no passado, mas agora que aconteceu com Jules, é bem provável que repensem estes métodos. E isso vale para todos os cantos do mundo onde haja corridas de automóveis.
E aqui fica a nossa torcida para a pronta recuperação de Jules Bianchi, que já foi operado e apesar de seu estado ser crítico, respira de forma espontânea. E isso é animador.

sábado, 4 de outubro de 2014

GP do Japão - Classificação - 15a Etapa

Foi uma jornada tranquila esta da Mercedes em Suzuka, para a obtenção da pole. Como tem sido normal, a única dificuldade foi saber qual dos dois sairia na frente. Nico Rosberg resolveu o assunto com uma bela volta, quase dois décimos melhor que a de Hamilton. E isso dá ao piloto alemão uma chance e ouro para a corrida de amanhã pois, com a eminência do Tufão Phanfone, a largada pode ser dada com SC e apenas duas voltas atrás do carro de segurança lhe dará 12,5 pontos, caso a prova encerre em seguida. Um cenário de sonho para Nico.
Enquanto havia uma batalha pela pole, a Williams tratava de fazer a sua parte e assegurar a segunda fila, com um soberbo Bottas enfiando 4 décimos em Massa. Não tão longe assim, o futuro ex-funcionário da Ferrari Fernando Alonso abre a terceira fila com três décimos de desvantagem para Massa e três de vantagem para Ricciardo. Magnussen, Vettel (que também já é um futuro ex-funcionário da Red Bull), Raikkonen e Button, fecham os dez primeiros.

O que esperar da corrida?
Ainda está um pouco confuso devido a possível chegada do tufão: a corrida pode terminar cedo demais, pela metade ou até mesmo ter a sua totalidade.
Mas a verdade é que o duelo, caso a prova transcorra normalmente, será interessantíssima. Mesmo com a forte possibilidade de a corrida iniciar com pista molhada, acredito que Nico venderá caro essa vitória. Os acontecimentos de Cingapura ainda estão bem vivos, e Rosberg sabe que qualquer ponto que seja perdido para Hamilton poderá ser fatal. Por outro lado, se a corrida for realizada no seco, espera-se que os dois prateados sumam na frente e passem a se marcar constantemente, como se fosse um jogo de xadrez.
Para o restante, o resto mesmo e talvez dê uma das Williams no terceiro posto.

Grid de largada para o Grande Prêmio do Japão - 15ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Nico RosbergMercedes1m32.506s -
2Lewis HamiltonMercedes1m32.703s 0.197s
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m33.128s 0.622s
4Felipe MassaWilliams/Mercedes1m33.527s 1.021s
5Fernando AlonsoFerrari1m33.740s 1.234s
6Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m34.075s 1.569s
7Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m34.242s 1.736s
8Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m34.317s 1.811s
9Sebastian VettelRed Bull/Renault1m34.432s 1.926s
10Kimi RaikkonenFerrari1m34.542s 2.036s
11Sergio PerezForce India/Mercedes1m35.089s -
12Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m35.092s -
13Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m35.099s -
14Adrian SutilSauber/Ferrari1m35.364s -
15Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m35.681s -
16Romain GrosjeanLotus/Renault1m35.984s -
17Marcus EricssonCaterham/Renault1m36.813s -
18Jules BianchiMarussia/Ferrari1m36.943s -
19Kamui KobayashiCaterham/Renault1m37.015s -
20Max ChiltonMarussia/Ferrari1m37.481s -
21Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m34.984s -
22Pastor MaldonadoLotus/Renault1m35.917s -

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Foto 400: Targa Florio, 1973

E assim como nos Ralis, a galera se arriscava por uma boa foto durante a Targa Florio. Aliás, a foto retrata o Porsche 911 RSR de Herbert Muller e Gijs Van Lennep que venceriam aquela edição de 1973 que foi a última a contar pontos para o Mundial de Marcas.
Tratou-se da 11ª vitória da Porsche no Targa Florio.

GP do Japão - Treinos Livres - 15ª Etapa

Lewis Hamilton: "Não entendo. Muda de pista para pista, eu não entendo. É incrível o que esse time tem feito, estando apto a vir a um dos circuitos mais exigentes para o downforce e ser fantástico, tão competitivo.
O carro não estava espetacular pela manhã, mas com os pneus mais macios estava bastante bom"

Nico Rosberg: "O carro é bom em todos os lugares - uma única volta, situação de corrida, tudo. A equipe realmente trouxe um excelente carro para cá, é ótimo de ver. Acho que essa pista se encaixa com nosso carro.
Estou um pouco surpreso pela vantagem, mas o carro está muito bom. Me sinto confortável na pista, e é muito bom de guiar. Tudo é positivo"

Fernando Alonso: "É sempre legal andar em Suzuka, já que é um dos circuitos que provém  o maior prazer e entusiasmo para os fãs. Apesar das interrupções do TL2, conseguimos completar nosso programa sem problemas, trabalhar nos ajustes em condições secas e molhadas. No momento, a incerteza do clima faz impossível tomar muitas decisões, ainda que sobre os pneus. Aqui, comparado às outras pistas, a diferença entre os compostos é mínima e sua performance é similar."

Valtteri Bottas: "Desde a primeira volta, o equilíbrio do carro estava bom, então demos um bom passo para a frente. As atualizações que trouxemos funcionaram bem, o que é positivo de ver.
Vai ser interessante ver onde estaremos amanhã quando as pessoas começarem e tirar mais de seus carros. Ainda que a Mercedes ainda pareça forte, terá uma boa luta com as Ferrari e as Red Bull"

Jenson Button: "Tradicionalmente, ficamos atrás dos nossos rivais na sexta, então é legal ter esse desempenho. Naturalmente, ainda tem mais no que trabalhar, mas o carro funcionou bem. A primeira sessão não foi ruim, mas nós pudemos fazer algumas mudanças produtivas no carro conforme a pista ganhava mais aderência e a temperatura aumentava. A maior parte das mudanças foi em relação ao ritmo de corrida. 
 
Ainda há muita degradação, muita mudança de direção em alta velocidade, o que é típico de Suzuka e muito duro sobre os pneus. Já esperávamos isso. Certamente estamos chegando, o que é bom de ver. Espero que o clima fique seco, só quero vencer a corrida."

Sebastian Vettel: "Acho que, definitivamente, podemos fazer mais do que um quinto lugar, mas talvez atinjamos o limite quando chegarmos ao terceiro posto! A Mercedes parece ser muito rápida aqui, mas acho que podemos melhorar, especialmente nos short-runs. Seria bom lutar com a Mercedesn na corrida. Quem sabe, se chover. Do contrário, será contra a Williams e a McLaren, que parecem mais fortes aqui, e a Ferrari."

Daniel Ricciardo: "Eu cometi um erro. Eu dei a minha primeira volta rápida e todo mundo tira o pé depois disso. Dá uma volta rápida, uma volta devagar e depois vai rápido de novo. Na minha volta lenta, havia uma bandeira amarela, então fui mais devagar ainda, para que, quando começasse minha volta rápida, a bandeira amarela tivesse sido recolhida e eu pudesse forçar.
Os pneus provavelmente esfriaram muito e, saindo da última chicane, eu acelerei, deu uma balançada e não consegui segurar.
Fizemos algumas mudanças entre o TL1 e o TL2, e definitivamente elas pareceram ter funcionado. Seria bom se tivesse continuado andando, mas estamos bem"

Max Verstappen: "Eu estava bem relaxado. Apenas fiz o que tinha de fazer. Não estava perto do limite, apenas guiando com cuidado sem fazer nenhuma loucura e tentando dar muitas voltas.
O grande desafio foi me adaptar ao carro. Os sistemas, os botões do volante...
Ele só me disse para ir ganhando confiança volta após volta e que o dia não era sobre os meus tempos de volta. Ele pareceu bem contente"
Resultado dos dois treinos livres para o Grande Prêmio do Japão - 15ª Etapa

TL1

PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Nico RosbergMercedes1m35.461s- 27
2Lewis HamiltonMercedes1m35.612s 0.151s 26
3Fernando AlonsoFerrari1m36.037s 0.576s 19
4Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.576s 1.115s 25
5Kimi RaikkonenFerrari1m37.187s 1.726s 19
6Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m37.327s 1.866s 24
7Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.466s 2.005s 27
8Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m37.649s 2.188s 24
9Sebastian VettelRed Bull/Renault1m37.686s 2.225s 26
10Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m37.714s 2.253s 26
11Felipe MassaWilliams/Mercedes1m38.012s 2.551s 22
12Max VerstappenToro Rosso/Renault1m38.157s 2.696s 22
13Sergio PerezForce India/Mercedes1m38.324s 2.863s 10
14Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m38.582s 3.121s 9
15Romain GrosjeanLotus/Renault1m38.851s 3.390s 21
16Adrian SutilSauber/Ferrari1m39.046s 3.585s 19
17Pastor MaldonadoLotus/Renault1m39.097s 3.636s 26
18Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m39.318s 3.857s 18
19Marcus EricssonCaterham/Renault1m40.031s 4.570s 18
20Roberto MerhiCaterham/Renault1m41.472s 6.011s 24
21Jules BianchiMarussia/Ferrari1m41.580s 6.119s 10
22Max ChiltonMarussia/Ferrari1m41.757s 6.296s 15

TL2
 
PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Lewis HamiltonMercedes1m35.078s- 28
2Nico RosbergMercedes1m35.318s 0.240s 27
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.279s 1.201s 24
4Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m36.409s 1.331s 28
5Sebastian VettelRed Bull/Renault1m36.436s 1.358s 24
6Kimi RaikkonenFerrari1m36.529s 1.451s 19
7Fernando AlonsoFerrari1m36.637s 1.559s 26
8Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m36.714s 1.636s 31
9Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m36.943s 1.865s 27
10Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.186s 2.108s 3
11Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m37.219s 2.141s 19
12Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m37.504s 2.426s 16
13Romain GrosjeanLotus/Renault1m37.563s 2.485s 31
14Felipe MassaWilliams/Mercedes1m37.700s 2.622s 18
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m37.786s 2.708s 8
16Pastor MaldonadoLotus/Renault1m37.798s 2.720s 27
17Adrian SutilSauber/Ferrari1m38.010s 2.932s 25
18Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m38.365s 3.287s 9
19Marcus EricssonCaterham/Renault1m39.069s 3.991s 22
20Jules BianchiMarussia/Ferrari1m39.306s 4.228s 20
21Max ChiltonMarussia/Ferrari1m39.333s 4.255s 24
22Kamui KobayashiCaterham/Renault1m42.760s 7.682s 3

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Foto 399: Coca-Cola

A cada esquina, uma Coca-Cola geladinha...
O traçado de Laguna Seca, que recebeu a nona etapa do Campeonato da Can-Am de 1971.
A vitória foi de Peter Revson, com um Mclaren M8F.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...