quarta-feira, 2 de junho de 2010

24 Horas de Le Mans- 78ª Edição- Lista de Inscritos- LMGT1

50 LARBRE COMPETITION FRA
Saleen S7-R Ford 6997A V8 (Michelin)
Roland Bervillé/Gabriele Gardel/Julien Canal


52 YOUNG DRIVERS AMR DEU
Aston Martin DBR9 5993A V12 (Michelin)
Christoffer Nygaard/Tomas Enge/Peter Kox


60 MATECH COMPETITION CHE
Ford GT 5292A V8 (Michelin)
Thomas Mutsch/Romain Grosjean/Jonathan Hirschi


61 MATECH COMPETITION CHE
Ford GT 5292A V8 (Michelin)
Natacha Gachnang/Cyndie Allemann/Rahel Frey


69 JLOC JPN
Lamborghini Murcielago RSV670 GT 5988A V12 (Yokohama)
Atsushi Yogo/Koji Yamanishi/Hideyuki Iiri


70 MARC VDS RACING TEAM BEL
Ford GT 5292A V8 (Michelin)
Eric de Doncker/Bas Leinders/Markus Palltala


72 LUC ALPHAND AVENTURES FRA
Corvette C6-R 6993A V8 (Dunlop)
Jerôme Policand/David Hart/Stéphan Gregoire


73 LUC ALPHAND AVENTURES FRA
Corvette C6-R 6993A V8 (Dunlop)
Julien Jousse/Xavier Maassen/Patrice Goueslard

24 Horas de Le Mans- 78ª Edição- Lista de Inscritos- LMGT2

63 CORVETTE RACING USA
Corvette C6-R 5493 V8 (Michelin)
Jan Magnussen/Johnny O’Connell/Antonio Garcia


64 CORVETTE RACING USA
Corvette C6-R 5493 V8 (Michelin)
Oliver Gavin/Olivier Beretta/Emmanuel Collard


75 PROSPEED COMPETITION BEL
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Paul van Splunteren/Niek Hommerson/Louis Machiels


76 IMSA PERFORMANCE MATMUT FRA
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)Raymond Narac/Patrick Pilet/Patrick Long


77 TEAM FELBERMAYR-PROTON DEU
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Marc Lieb/Richard Lietz/Wolf Henzler


78 BMW MOTORSPORT DEU
BMW M3 GTR 3999A V8 (Dunlop)
Jörg Müller/Augusto Farfus Jr./Üwe Alzen


79 BMW MOTORSPORT DEU
BMW M3 GTR 3999A V8 (Dunlop)
Andy Priaulx/Dirk Werner/Dirk Müller


80 FLYING LIZARD MOTORSPORTS USA
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Seth Neiman/Darren Law/Jörg Bergmeister


81 JAGUAR RSR USA
Jaguar XKR-S 4998A V8 (Michelin)
Paul Gentilozzi/Scott Pruett/Marc Goossens


82 RISI COMPETIZIONE USA
Ferrari F430 3996A V8 (Michelin)
Tracy Krohn/Nic Jönsson/Eric van de Poele


83 RISI COMPETIZONE USA
Ferrari F430 3996A V8 (Michelin)
Jaime Melo Jr./Gianmaria Bruni/Pierre Kaffer


85 SPYKER SQUADRON NLD
Spyker C8 Laviolette GT2 R 3990A V8 (Michelin)
Tom Coronel/Peter Dumbreck/Jeroen Bleekmolen


88 TEAM FELBERMAYR-PROTON DEU
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Horst Felbermayr Jr./Horst Felbermayr Sr./Miro Konopka


89 HANKOOK TEAM FARNBACHER DEU
Ferrari F430 3996A V8 (Hankook)
Dominik Farnbacher/Allan Simonsen/Leh Keen


92 JMW MOTORSPORT GBR
Aston Martin Vantage 4475A V8 (Dunlop)
Rob Bell/Tim Sudgen/Bryce Miller


95 AF CORSE SRL ITA
Ferrari F430 3996A V8 (Michelin)
Giancarlo Fisichella/Jean Alesi/Toni Vilander


96 AF CORSE SRL ITA
Ferrari F430 3996A V8 (Michelin)
Luis Perez-Companc/Matías Russo/Mika Salo


97 BMS SCUDERIA ITALIA SPA ITA
Porsche 997 GT3 RSR 3996A F6 (Michelin)
Richard Westbrook/Timo Scheider/Martin Ragginger

domingo, 30 de maio de 2010

Análise dos dez primeiros- GP da Turquia

Lewis Hamilton- Largou mal e depois recuperou a posição encima de Vettel ainda na primeira volta. Pressionou Webber antes do primeiro pit e quando voltou após sua única parada estava em terceiro atrás da dupla da Red Bull. Com o enrosco dos dois assumiu a liderança e teve um lance fantástico com Button pela liderança da prova, onde saiu vencedor. Com vitória, tira um peso das costas e entra na briga pelo título.


Jenson Button- Brigou com Schumi após a largada e recuperou a quarta posição na primeira volta. Fez uma corrida tranqüila, poupando pneus e quando se viu com chances de vencer, atacou Hamilton com força mostrando ao seu companheiro que também sabe ser agressivo quando quer. Depois poupou combustível e ficou em segundo.

Mark Webber- Ótima classificação e na corrida foi bem frente aos ataques de Hamilton. No acidente com Vettel, ele não moveu o volante um centímetro se quer, mas também não cedeu espaço e ai aconteceu à batida. Talvez vencesse a prova, mas o terceiro lugar ainda lhe saiu no lucro. Ainda é o líder do mundial.


Michael Schumacher- Boa largada, mas não pode luta contra a maior velocidade de reta da Mclaren de Button e acabou perdendo o quarto lugar. Não teve muito trabalho na prova inteira, onde correu praticamente sozinho. Parece que o carro da Mercedes tem melhorado e assim, em breve, Schumi pode tentar freqüentar o pódio algumas vezes esse ano.


Nico Rosberg- Saiu e chegou atrás de Schumi e sofreu pacas com o desgaste excessivo dos pneus traseiros, mas Michael tem melhorado sensivelmente e daí o jovem alemão pode perder mais espaço para o velho.


Robert Kubica- Outra boa prova, mas ficou atrás de Nico a corrida inteira. Bateu rodas com Massa após a largada, mas isso não interferiu no desempenho do seu carro.


Felipe Massa- O rei de Istambul teve uma corrida apagadissima e chegou apenas para completar a prova. O único lance foi a breve disputa com Kubica ainda na largada e mais nada.


Fernando Alonso- Saiu em 12º e como era de se esperar, teve muito trabalho e só conquistou algumas posições depois da sua parada nos boxes. Travou boa disputa com Petrov, superando-o já perto do fim da corrida na briga pela oitava posição. E assim como Massa não tinha mais nada a fazer com um carro tão ruim.


Adrian Sutil- Boa corrida do alemão que batalhou muito com Kobayashi, De La Rosa e Alonso pelas posições intermediárias, Fez bela ultrapassagem sobre o japonês da Sauber.


Kamui Kobayashi- A maré de azar do japonês lhe deu uma folga e ele pode, enfim, marcar seu primeiro ponto no ano. Boas disputas contra Sutil e Alonso e no final, suportou bem a pressão de De La Rosa no fim da prova.

Hamilton vence após enrosco das Red Bulls

A prova parecia estar definida. Webber estava em primeiro, acossado por Vettel e seguido de perto por Hamilton e Button. Na volta 40 Vettel tenta pegar Webber por fora na reta que antecede a curva 12. Com meio carro já na frente do australiano, Sebastian move para a direita e Mark não dá espaço e ambos se enroscam, com Vettel ficando de fora da prova com o carro danificado e Webber prosseguindo, em segundo, com a asa dianteira quebrada.
Assim foi o principal lance da corrida da Turquia e assim a primeira discórdia da Red Bull, em sua história de 5 anos de F1, parece ter se instalado no seio da equipe. E isso custou a equipe a perda do primeiro lugar na briga lugar na tabela do mundial de construtores para a Mclaren, que com a dobradinha Hamilton- Button somou 43 pontos e tem agora 172 pontos contra 171 da Red Bull. Christian Horner e Helmut Marko terão trabalho para apagar a fogueira que se iniciou em Istambul.
A Mclaren agradeceu a confusão dos pilotos da Red Bull e passou para avencer a prova, mas também gelaram a espinha quando Hamilton e Button travaram uma batalha idêntica pela liderança, que começou no mesmo ponto do acidente entre Webber e Vettel, terminando somente no “S” após a reta de largada, com os dois companheiros a trocar de posições várias e vezes. Nas dez últimas voltas, a Mclaren pediu aos seus pilotos para pouparem combustível, afinal tinha o risco de terem uma pane seca no fim da prova.
Webber ainda voltou para a prova e terminou em terceiro, seguido por Schumi . Rosbreg, sofrendo com os pneus traseiros desgastados, suportou a pressão exercida por Kubica (6º) e passou em quinto. Como se esperava, as Ferraris não foram competitivas em momento algum e Massa passou em sétimo com Alonso, após ótima batalha com Petrov, terminando em oitavo. Mesmo completando 800 GPs nesta prova, nada tiveram para comemorar numa das piores apresentações deles nos últimos tempos. Completando a zona de pontos, Sutil fechou em nono e Kobayashi, enfim, conseguiu completar uma prova e marcou seu primeiro ponto no ano.
Rubens Barrichello largou mal e caiu de 15º para vigésimo na largada, e fez o que pode terminando em 14º. Bruno Senna vinha bem, no que o carro da Hispania pode lhe oferecer, e chegou a andar na frente dos dois carros da Virgin e do seu companheiro Chandhok, mas abandonou perto do fim. Di Grassi completou a prova em último.
Mesmo com todos estes acontecimentos, a Red Bull se vê agora ameaçada pela Mclaren que evoluiu muito desde Mônaco. Mesmo assim os austríacos ainda têm o melhor carro num conjunto geral e em Montreal, próxima etapa, os testes serão para os freios que são exigidos ao máximo naquele circuito. Mas o principal teste será para os nervos de Webber e Vettel, que concerteza estarão aflorados ainda mais após este acontecimento.
As Ferraris batalhando contra as Renaults: para os carros amarelos uma prova normal, já para os vermelhos uma corrida para esquecer


A batida da discórdia: Webber e Vettel batem na disputa pela primeira posição e o alemão fica de fora. Para alguns culpa de Vettel, para outros culpa de Webber. Na verdade um acidente de prova.


Você viu o que ele fez moço!!: É o que parece querer dizer Vettel sobre o acontecido.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Turquia- Circuito de Istambul Park
7ª Etapa


1º Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1h28min47s620
2° Jenson Button (ING/McLaren) a 2s645
3º Mark Webber (AUS/Red Bull): a 24s283
4º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 31s110
5º Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 32s266
6º Robert Kubica (POL/Renault): a 32s824
7º Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 36s635
8º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 46s544
9º Adrian Sutil (ALE/Force India): a 49s029
10° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): a 65s550
11º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): a 65s944
12º Jaimes Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a 67s800
13º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): a 1 volta
14° Rubens Barrichello (BRA/Williams): a 1 volta
15° Vitaly Petrov (RUS/Renault): a 1 volta
16º Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a 1 volta
17º Nico Hulkenberg (ALE/Williams): a 1 volta
18º Timo Glock (ALE/Virgin): a 3 voltas
19° Lucas Di Grassi (BRA/Virgin): a 3 voltas
20° Karun Chandhok (IND/Hispania): a 6 voltas

Não completaram:
21° Bruno Senna (BRA/Hispania)
22º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
23° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
24° Jarno Trulli (ITA/Lotus)

Melhor Volta: Vitaly Petrov (Renault) 1min29s165

sábado, 29 de maio de 2010

Webber mais uma vez é pole. Ferrari decepciona

Mais uma vez Webber colocou seu passo de gigante sobre os demais. Com outra volta perfeita ele cravou a sétima pole consecutiva da Red Bull na temporada e também a terceira dele, de modo idêntico.
De início pensei que Vettel poderia marcar a pole, mas o alemão errou na sua tentativa na Q3 e isso arruinou sua chance de tentar largar, pelo menos, ao lado do seu companheiro. Pra piorar, Hamilton mais uma vez se colocou no meio de ambos e se pular na frente de Mark (é o que todos estão torcendo), a corrida passa a ficar interessante. Mas de todo modo não acredito que Webber vá sumir na frente, afinal Hamilton tem mostrado uma velocidade incrível nas provas e isto pode ser um ponto à favor do inglês. Button sai em quarto, ao lado de Vettel, e isso para o jovem alemão também pode ser complicado. Se o atual campeão virar a primeira curva na sua frente será um trabalho duro ultrapassá-lo nas retas do Istambul Park. Só para lembrança, a dupla da Red Bull sai do lado limpo do grid de largada e isso pode ajudá-los.
A Mercedes tem uma esperança de conseguir bons resultados na Turquia. Schumi aparece bem na quinta posição com Rosberg ao seu lado. O multi campeão, assim como o duo da Red Bull, tem a vantagem de largar do lado limpo e nisso ele pode tentar um ataque a Button.
Nas posições seguintes aparecem Kubica, Massa, Petrov e Kobayashi fechando os dez primeiros.
A Ferrari esteve bem abaixo do que se esperava. Alonso ficou de fora do Q3 após um erro na sua ultima tentativa e Massa conseguiu o oitavo tempo. Fernando disse que mesmo se usasse dez jogos de pneus macios no Q2, não conseguiria melhorar além da 12ª posição. Massa também reforçou que os carros da Ferrari estão abaixo do esperado para essa prova. Acredito que será complicado para Alonso repetir as recuperações de provas passadas, onde largou do fundão ou então por erro próprio (GP da China e de Mônaco) e o carro correspondeu a altura. Desta vez ele poderá sofrer mais. Massa ainda tem a vantagem de largar quatro posições na sua frente, mas também está em situação parecida. Não vejo grande resultado para ambos amanhã.
Vida complicada para os outros brasileiros. Barrichello esperava alguma melhora nesse classificatório, mas ficou em 15º; Bruno Senna talvez tenha sido o único que saiu mais satisfeito, pois conseguiu superar Chandhok e o Di Grassi. Este último saiu decepcionado, afinal tinha conseguido andar na frente de Glock nas duas sessões da sexta e ficado próximo dele no sábado pela manhã. Na qualificação o carro não correspondeu e ele saíra em penúltimo.
Se nada de anormal acontecer, Webber levará seu terceiro triunfo no ano amanhã.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA TURQUIA- 7ª ETAPA

1º Mark Webber (AUS/Red Bull): 1min26s295
2º Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1min26s433
3º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 1min26s760
4º Jenson Button (ING/McLaren): 1min26s781
5º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min26s857
6º Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min26s952
7º Robert Kubica (POL/Renault): 1min27s039
8º Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min27s082
9º Vitaly Petrov (RUS/Renault): 1min27s430
10º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): 1min27s434
11º Adrian Sutil (ALE/Force India): 1min27s525
12º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min27s612
13º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): 1min27s879
14º Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): 1min28s273
15º Rubens Barrichello (BRA/Williams): 1min28s392
16º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): 1min28s540
17º Nico Hulkenberg (ALE/Williams): 1min28s841
18º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): 1min28s958
19º Jarno Trulli (ITA/Lotus): 1min30s237
20º Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): 1min30s519
21º Timo Glock (ALE/Virgin): 1min30s744
22º Bruno Senna (BRA/Hispania): 1min31s266
23º Lucas di Grassi (BRA/Virgin): 1min31s989
24º Karun Chandhok (IND/Hispania): 1min32s060

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Button coloca a Mclaren na frente em Istambul

As Mclarens estiveram em grande forma hoje em Istambul Park e foram as mais rápidas nas duas sessões: Hamilton foi o mais rápido pela manhã, mas foi Button quem conseguiu a melhor marca a tarde com o tempo de 1'28''280 ficando apenas 98 milésimos na frente de Mark Webber da Red Bull.
Os carros da empresa de bebidas energéticas estiveram no encalço dos Mclarens e Vettel terminou na terceira posição enquanto Hamiton fechou em 4º. Se nada mudar, a luta pela pole e vitória ficará entre as duas equipes.
Alonso, Rosberg, Schumi, Kubica, Petrov e Massa completaram os dez primeiros. Felipe chegou a errar numa curva e quase bateu na barreira de pneus e quando voltou à pista, a fez de forma perigosa tanto que Schumi, que passava naquele momento, reclamou do modo que Massa tinha retornado ao traçado.
Para os demais brasileiros nada de anormal: Barrichello fechou em 17º; Di Grassi em 20º e Senna em 23º.

RESULTADOS- TREINOS LIVRES PARA O GRANDE PRÊMIO DA TURQUIA- 7ª ETAPA

1. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min28s280
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min28s378
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min28s590
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min28s672
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min28s725
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min28s914
7. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min28s974
8. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min29s225
9. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min29s501
10. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min29s620
11. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min29s629
12. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min29s987
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min30s053
14. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min30s176
15. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min30s386
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min30s627
17. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - F1 1min30s766
18. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min30s933
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min31s610
20. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min33s013
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min33s081
22. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min33s312
23. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min33s420
24. Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1min33s740

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Prognósticos para domingo

GP DA TURQUIA- F1


Acredito que a Red Bull ainda estará no topo e que Sebastian Vettel pode reverter as duas aulas de pilotagem que seu companheiro Webber mostrou a ele nas duas últimas etapas. Ele terá um novo carro na Turquia e isso pode favorecê-lo, afinal acredito que a boa fase de Webber está de passagem mas não o deixo de fora da briga. A equipe vai usar na sexta feira dos testes em Istambul o duto frontal.
Com relação as outras equipes (Ferrari, Mclaren e Mercedes) acho que estaram próximas da Red Bull e assim, tanto nos treinos como na corrida, poderão importunar o duo energético.

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS

Helio Castroneves sairá na pole e mais uma vez é favorito para a vitória. Destaco que além dele, outros 4 estarão no páreo para vencer a prova: a dupla da Ganassi (Dario Franchitti e Scott Dixon) e seus companheiros de Penske (Ryan Briscoe e Will Power).
Além de Helinho, outros sete pilotos brasileiros participaram da prova: Raphael Matos, Mario Moraes, Bia Figueiredo, Bruno Junqueira, Vitor Meira, Mario Romancini e Tony Kanaan. Aliás este último teve vários problemas. Bateu duas nas classificações e só conseguiu um lugar nos 33 que disputaram a corrida no Bump Day. Largaria em 32°, mas ele e a equipe Andretti optaram por largar com o carro títular e assim vai largar em 33° e útimo. Indianápolis é um lugar mitíco e não será surpresa ver o baiano se recuperando na prova e, quem sabe, até tentando uma vitória.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

GP da Turquia, 2006


Michael Schumacher e Fernando Alonso lutavam freneticamente pelo mundial de 2006 quando desembarcaram em Istanbul para a disputa do GP da Turquia, 14ª etapa daquele mundial. Um resultado ruim para um dos dois significaria dar quase um adeus a chance de título. Assim os dois iniciaram a batalha no circuito turco, mas Felipe Massa acabou por roubar a cena daquele final de semana.
O piloto brasileiro marcou a pole position e deixou Schumi e Alonso em segundo e terceiro respectivamente. Inicialmente pensava-se que haveria troca de posições entre Massa e Michael, mas como Alonso estava próximo da dupla ferrarista era arriscado tentar essa troca na pista. Os boxes seria a solução correta, mas Felipe manteve-se a frente de Michael aumentando a diferença entre eles.
Schumi não abria tanto com relação à Alonso e o espanhol soube usar a velha tática do heptacampeão e com voltas mais rápidas, conseguiu voltar na frente de Michael após seu pit stop. Com Schumacher errando na curva oito durante a perseguição à Alonso, Massa ficava mais confortável para a conquista de sua vitória.
Mesmo com toda pressão exercida sobre Alonso até o final da corrida, Schumi terminou em terceiro e Massa passou para conquistar a sua primeira vitória na F1.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

GP do Canadá de 1999 também terminou em Safety Car


Quando terminou o GP de Mônaco e sabendo que a ultrapassagem de Schumi sobre Alonso ia dar o maior rebuliço, fui até os meus arquivos pesquisar. Acabei achando o GP do Canadá de 1999.
Como todos lembram, foi uma prova movimentada com vários acidentes principalmente no famigerado muro externo da reta dos boxes onde acabou ficando Zonta, Hill, Michael Schumacher e Villeneuve forçaram a entrada do Safety-Car várias vezes.
Faltando 4 voltas para o fim Frentzen acabou rodando e batendo forte na saída da curva quatro e assim, mais uma vez, o Safety entrou em cena.
O carro de segurança ficou na pista por três voltas e quando o pelotão se aproximava para completar a última volta, o Safety sai de cena deixando caminho livre para o vencedor da prova, Mika Hakkinen, receber a quadriculada livremente. Mas notem a ação dos bandeirinhas: nenhum deles mostram, em momento algum, a bandeira verde indicando que prova tinha reiniciado e assim as ultrapassagens estariam liberadas. Em Mônaco as coisas foram bem diferentes, com as bandeiras e luzes verdes sendo mostradas logo após a saída do Safety, o que caracteriza, pelo menos no meu entender, que as ultrapassagens já estão liberadas.
Nessa o velho Schumi tinha razão.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Análise dos dez primeiros- GP de Mônaco

Mark Webber- Com a pole garantida no final do treino, restava-lhe apenas largar bem e foi o que fez. E ainda, andou muito sem dar chances ao seu companheiro Vettel. Já é um nome forte ao título e a renovação de contrato junto a Red Bull deve sair em breve.


Sebastian Vettel- Não teve o mesmo passo de Webber nos treinos e nem na corrida, mas largou bem ao pular na frente de Kubica. Webber já é uma realidade e agora  é ver como se comporta a esperança alemã daqui pra frente.


Robert Kubica- Genial. Uma pena que Mônaco seja tão cruel com ultrapassagens, pois teria sido magnifico vê-lo atacar Vettel durante a prova. Mas sem dúvida, ao lado de Webber, tem sido uma das grandes sensações deste campeonato.


Felipe Massa- Quarto lugar na largada, quarto na chegada. O carro se adaptou bem em Mônaco e ele voltou a ter um bom final de semana. Um alívio após os problemas da última prova na Espanha.


Lewis Hamilton- Ficou tolhido atrás de Massa a corrida toda e não pode mostrar todo seu virtuosismo como em outras provas. Chegou a tentar, mas desistiu em seguida.


Fernando Alonso- Burrada no sábado e bela corrida no domingo mesmo largando em último, pilotou com garra e inteligência. Depois não conseguiu mais seguir o ritmo de Hamilton, talvez poupando pneus. Durmiu no ponto com Schumi no final da prova, mas acabou recuperando a posição quando o alemão foi punido. Tivesse largado na frente, podia ter discutido a vitória com as Red Bull.


Nico Rosberg- Largou na frente de Schumi, mas perdeu-a na largada para o mesmo. Fim de semana bem normal, mas exaltou a competitividade do carro.

Adrian Sutil- Saiu em 12° e foi subindo de posições conforme as coisas iam acontecendo a sua frente. Com isso chegou em oitavo, na frente de seu companheiro Liuzzi que saiu em décimo.

Vitantonio Liuzzi- Prova normal, mas acabou chegando atrás de seu companheiro que largou duas posições abaixo da dele.

Sebastian Buemi- Não esperava nada desta prova, mas foi agraciado com a punição de Schumi e com isso marcou um ponto para ele e Toro Rosso

Webber imparável em Mônaco

Normalmente o piloto que larga de uma pole position em Mônaco tem, pelo menos em minha humilde opinião, 80 por cento de vitória garantida. Para Mark Webber isso foi importante, claro, mas será que conseguiriam parar o australiano hoje no principado mesmo se alguém estivesse à sua frente?
O ritmo imprimido por Webber desde a largada e após as relargadas foi de tal domínio que mesmo se tivesse ficado para trás na largada, conseguiria passar seu oponente na parada de box ou até mesmo na pista. Vettel, que conseguiu largar bem e pular à frente de Kubica, não teve braço para acompanhar seu companheiro. Seu sorriso ao receber o troféu no pódio foi apenas pura formalidade, pois ele sabe que agora o seu companheiro é a grande ameaça para o seu reinado dentro da equipe e também para a disputa do título. Num todo foi um final de semana perfeito para a Red Bull, que parece ter resolvido seus problemas de confiabilidade e com isso passa a caminhar firme rumo aos seus dois primeiros títulos, os de pilotos e construtores.
Ao restante dos competidores só lhe restaram brigar pelo o que tinha a disposição. Alonso mostrou como ultrapassar em Mônaco e fez várias. Button abandonou no início por erro imperdoável da Mclaren ao deixar tampada as entradas de ar do seu carro. O motor superaqueceu e o inglês abandonou sua primeira prova no ano. A Williams teve um prejuízo e dos grandes, com seus dois pilotos a destruirem os carros. Hulkenberg bateu dentro do túnel ainda na primeira volta e Barrichello teve uma quebra na suspensão traseira esquerda, quando fazia a subida do cassino. Seu carro escapou e bateu de traseira nos guard-rails. Senna e Di Grassi abandonaram numa altura que faziam boa prova.E por último Chandhok e Trulli se enroscaram na Rascasse, quando o italiano forçou por dentro e escorreu e acabou subindo no carro do indiano. Por mais que assustasse, Chandhok saiu ileso. Webber que vinha logo atrás, por pouco não foi pego pela bagunça dos dois.
Massa foi bem e terminou onde largou, em quarto. Hamilton ainda tentou algo mas desistiu de atacar Felipe quando viu que não teria menor chance de ultrapassá-lo e preferiu ficar com sua quinta posição. Alonso e Schumi se encontraram na pista e o espanhol se manteve à frente de Michael após a única parada deste para a troca de pneus. Na última volta, após a saída do Safety, Alonso escorrega e Schumi o passa por dentro quando se encaminhavam para a derradeira curva do circuito. Mais tarde Schumi foi punido. A descrição do artigo 40.13 diz que a saída do safety car da frente do pelotão é apenas estética e isso é feito para que o pilotos recebam a quadriculada normalmente, sem a presença deste, mas estão proibidas as ultrapassagens. Nisso Schumi tomou 20 segundos de punição e caiu para 12°, abrindo assim a décima posição para Buemi marcar ponto.
Mônaco viu a superioridade da Red Bull que eu acreditava não ser tão grande no principado, mas o alerta para as demais equipes já foi dado.

O clássico trenzinho de Mônaco formado por Webber, Vettel, Kubica e Massa


No braço e com a cabeça: Alonso fez belas ultrapassagens e decidiu seu futuro na prova logo no início, quando trocou de pneus. Di Grassi foi quem não aliviou para o espanhol e Fernando reclamou aos montes


Segura ai!!!!: Comissários seguram o Williams destruido de Hulkenberg após sua batida dentro do túnel. Fazer aquela decida do túnel segurando um carro com mais de 600kg sobre as rodinhas, não deve ser nada interessante


Quem disse que não dá pra passar em Mônaco?: Trulli tentou por cima de Chandhok mas acabou eliminando ambos da prova, e por pouco não levou Webber junto

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio de Mônaco- Monte Carlo- 16/5/2010
6ª Etapa


1º Mark Webber (AUS/Red Bull): 1h50min13s355
2º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): a 0s448
3º Robert Kubica (POL/Renault): a 1s675
4º Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 2s666
5º Lewis Hamilton (ING/McLaren): a 4s363
6º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 6s341
7º Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 6s651
8º Adrian Sutil (ALE/Force India): a 6s970
9º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): a 7s305
10º Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a 8s199
11º Jaimes Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a 9s135
12º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 25s712*

Não completaram:
13° Vitaly Petrov (RUS/Renault)
14° Jarno Trulli (ITA/Lotus)
15° Karun Chandhok (IND/Hispania)
16° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
17°Bruno Senna (BRA/Hispania)
18° Rubens Barrichello (BRA/Williams)
19° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber):
20° Lucas Di Grassi (BRA/Virgin)
21º Timo Glock (ALE/Virgin)
22º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber)
23° Jenson Button (ING/McLaren)
24º Nico Hulkenberg (ALE/Williams)

*: Schumacher cruzou a linha em sexto lugar, mas foi punido com a perda de 20 segundos por ultrapassagem irregular sobre Alonso

Melhor Volta: Sebastian Vettel (Red Bull) 1min15s192

sábado, 15 de maio de 2010

Webber é pole pela segunda vez, Massa sai em quarto e Alonso é último

Como não assisti a este treino classificatório de Mônaco (estava trabalhando na quinta etapa do GT Brasil em Interlagos) serei breve.
Webber mais uma vez foi perfeito em sua condução e garantiu sua segunda pole no ano, a sexta da Red Bull nos seis classificatórios até aqui disputados. Isso coloca sob pressão o até intocável Vettel, que errou e largará em terceiro.
Fantástico mesmo foi Kubica, que levou o bom carro da Renault ao segundo lugar e assim tem alguma chance na corrida. Claro, se passar Webber na largada ou então o australiano tiver algum problema. Massa colocou a sua Ferrari em quarto e vê uma boa chance de se aproximar de Alonso no mundial. O espanhol bateu seu carro na entrada do cassino e não pode treinar na parte da tarde. Com isso teve que trocar todo o chassi e com isso câmbio, motor. Vai largar dos boxes.
As Mclarens se colocaram em quinto com Hamilton e Button sai em oitavo. Bom trabalho para Barrichello que conseguiu levar seu Williams ao nono tempo. Na briga caseira da Mercedes, Rosberg sai em sexto e Schumi em sétimo. Di Grassi sai em 21° e Senna em 22°.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DE MÔNACO- 6 ETAPA

1° Mark Webber (AUS/Red Bull): 1min13s826
2° Robert Kubica (POL/Renault): 1min14s120
3° Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 1min14s227
4° Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min14s283
5° Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1min14s432
6° Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min14s544
7° Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min14s590
8° Jenson Button (ING/McLaren): 1min14s637
9° Rubens Barrichello (BRA/Williams): 1min14s901
10° Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): 1min15s170
11° Nico Hulkenberg (ALE/Williams): 1min15s317
12° Adrian Sutil (ALE/Force India): 1min15s318
13° Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso): 1min15s413
14° Vitaly Petrov (RUS/Renault): 1min14s576
15° Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): 1min15s692
16° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): 1min15s992
17° Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): 1min16s176
18° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): 1min17s094
19° Jarno Trulli (ITA/Lotus): 1min17s134
20° Timo Glock (ALE/Virgin): 1min17s377
21° Lucas Di Grassi (BRA/Virgin): 1min17s864
22° Bruno Senna (BRA/Hispania): 1min18s509
23° Karun Chandhok (IND/Hispania): 1min19s559
24º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): sem tempo

quinta-feira, 13 de maio de 2010

60 anos de Fórmula-1

Em 13 de maio de 1950 um grupo de 22 pilotos, com carros de antes da segunda guerra mundial, iniciavam em no velho aeródromo de Silverstone, Inglaterra, o campeonato mundial de Fórmula-1.
Os carros dominantes daquela corrida, e também do campeonato, foram as Alfas 158 pilotadas por Juan Manuel Fangio, Giuseppe Farina, Luigi Fagioli e Reg Parnell.
Farina marcou a pole, melhor volta e venceu a corrida seguido pelos seus companheiros Fagioli e Parnell. Fangio abandonou a prova com problemas no seu Alfa quando faltavam 8 voltas para o fim.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...