terça-feira, 10 de agosto de 2010

Spa-Francorchamps, 1970


O vídeo acima mostra algumas imagens da última prova de F1 no velho traçado do circuito das Ardenas. A prova foi vencida por Pedro Rodriguez com uma BRM.
O circuito de Spa foi retirado do calendário da categoria por pressão dos pilotos liderados por Jackie Stewart que em 1966, havia sofrido um forte acidente durante a prova daquele ano e partir dali começou sua cruzada pela segurança nos autódromos.
A corrida voltou ao seu lar habitual em 1983, com a pista de Spa totalmente reformulada e ainda muito desafiadora.

Seja você também um bandeirinha!
Acesse http://www.speedfever.com.br/index.htm

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Garotas da F1- GP da Hungria


Estaria sorrindo com as trapalhadas no box entre Mercedes, Renault e Force India?

Análise dos dez primeiros- GP da Hungria

Mark Webber- A perda da segunda posição para Alonso na largada, tinha minado qualquer chanc dele na prova. Mas a entrada do safety car e o erro de Vettel somado a punição que tomaria mais tarde, o ajudou muito e ele teve só o trabalho de abrir grande vantagem para fazer sua parada e voltar na frente de Alonso para garantir uma vitória até então distante. E de quebra, saiu com liderança do campeonato no bolso.


Fernando Alonso- Bela largada mas nada podia fazer contra o poderio da Red Bull em Hungaroring. Por algum momento teve até uma pequena chance de vencer a corrida caso Webber não abrisse grande vantagem, mas o australiano estava implacável.


Sebastian Vettel- A julgar pelo seu início de prova, após boa largada e com ritmo alucinante, a sua vitória já estava garantida. Mas acabou cometendo outro dos seus inúmeros erros nesta temporada, ao abrir uma distância muito maior que dez carros para o safety. Isso acabou gerando uma punição que o tirou da briga pela vitória. Se ele queria ajudar Webber naquela manobra, conseguiu com perfeição.


Felipe Massa- Corrida discreta após uma semana conturbada. Saiu em quarto e perdeu a posição para Hamilton após o seu pit stop. Com o abandono do inglês, recuperou a posição e por á ficou tranqüilo, sem ameaçar ninguém e sem ser ameaçado.


Vitaly Petrov- Largou na frente de Kubica pela primeira vez no ano e conseguiu se manter entre os dez primeiros a prova inteira. Ótima disputa com Hamilton na primeira volta e seu conhecimento de outras visitas ao circuito húngaro, o ajudou muito. É melhor dos estreantes até agora.


Nico Hulkenberg- Saiu à frente de Barrichello no grid, mas quando virou a primeira curva estava atrás do brasileiro. Fez boa prova e simplesmente levou o carro com segurança num circuito complicado para passar.


Pedro De La Rosa- Conseguiu levar seu carro ao Q3, o que culminou na oitava posição no grid que foi crucial para conseguir chegar na casa dos pontos pela primeira vez no ano.


Jenson Button- O seu mal desempenho no treino de ontem saiu caro, pois com o abandono de Hamilton podia ter saído da Hungria com a liderança do mundial ou na pior das hipóteses, continuaria na vice liderança. O carro da Mclaren não está no mesmo nível dos Red Bulls e nem das Ferraris neste momento.


Kamui Kobayashi- Levou uma punição por não ter pesado seu carro na classificação, o que lhe custou a perda de cinco posições, jogando-o de 18º para 23ª. Nas primeiras voltas já aprecia em 15ª pressionando Button e ficou atrás do inglês até o final da corrida. É o grande mestre das recuperações em prova este ano.


Rubens Barrichello- A entrada do safety acabou com suas chances na prova, pois tinha largado com pneus duros e faria uma trecho muito longo com aqueles pneus. Mas o carro de segurança o jogou de nono para quinto quando parou, perdeu várias posições. No duelo com Schumi pela décima posição foi fantástico e ficou evidente que não era só um ponto que estava em jogo naquele momento, mas sim seis temporadas de ressentimentos entre os dois rivais.

domingo, 1 de agosto de 2010

Zonta vence em Spa no FIA GT1

 Em Spa-Francorchamps Ricardo Zonta/ Frank Kechele, pilotando um Lamborghini Murcielago 670 do Team R-S, venceram a quinta etapa do campeonato FIA GT1. Zonta voltou a vencer na categoria após doze anos, quando foi campeão da categoria (quando ainda se chamava apenas FIA GT) pilotando um Mercedes CLR GTR em parceria com Klaus Ludwig.
A dupla completou a prova com o tempo de 1h01min02s. Bernoldi, que corre com um Maserati MC12 em parceria com Miguel Ramos, fechou em quarto.
A próxima etapa será realizada em Portugal, na pista de Algarve, nos dias 17, 18 e 19 de setembro.
Fica aqui link para quem quiser ver os melhores momentos da prova de hoje. Quando abrir a janela e aparecer o monitor, é só clicar em uma das barras que ficam abaixo. Numa delas é highlights da prova em Spa.

Patrick Depailler, trinta anos atrás

"Tudo que se podia ver do carro era o motor". A frase foi dita por um funcionário do Comitê organizador do GP da Alemanha de 1980 ao ver o estado no qual se encontrava o Alfa-Romeo de Patrick Depailler em Hockenheim.
Patrick testava seu carro no circuito alemão se preparando para o GP alemão, que seria disputado ali mesmo, uma semana depois. Ao entrar na curva Este, seu Alfa passou direto e embateu com violência nos guard-rails, que com o impacto, foram deslocados cerca de 50cm para dentro.
O carro foi resvalando pela proteção metálica por quase 100 metros. Quando chegaram ao local, Depailler ainda estava no que havia restado do carro. Pedais do freio, acelerador e embreagem ficaram à 20cm do volante e o motor foi arrancado e o chassi ficou pendurado encima do guard-rail.
Com várias fraturas nas pernas, ombro esquerdo e graves ferimentos na cabeça, Depailler foi resgatado e levado para o hospital da Universidade de Heidelberg, onde já chegou morto às 12:10 (horário local) como divulgou os médicos.
Patrick Depailler disputou 95 GPs entre 1974 e 1980, pilotando por Tyrrel (1974-78), Ligier (1979) e Alfa-Romeo (1980). Venceu apenas duas corridas: Mônaco (1978) e Espanha (1979).
No vídeo abaixo as fotos do que restou do Alfa de Depailler:

Com sorte e competência, Webber vence na Hungria

Até a décima quarta volta a prova, de um modo prematuro, já parecia estar resolvida. Sebastian Vettel tinha largado bem e até esta volta tinha uma vantagem de mais de dez segundos para Alonso, que aparecia em segundo com Webber logo em terceiro. Mas um pedaço da asa dianteira do carro de Liuzzi ficara na pista e assim a entrada do Safety Car foi solicitada. Vettel, Alonso, Massa, Hamilton e outros aproveitaram para fazer suas paradas. Mark seguiu em frente assumindo a ponta da corrida. Quando a relargada foi dada na volta 17, Vettel (2º) cometeu mais umas das suas. Ele, ao segurar o pelotão para que Webber fosse embora, acabou excedendo o limite-distância de dez carros entre ele e o Safety. Algumas voltas depois Sebastian foi punido com um Drive & Trough por esta atitude, o que lhe custou a perda da segunda posição para Alonso e posteriormente a chance de vencer a prova hungara. Para Webber foi o que ele precisava. Conseguiu fazer 44 voltas com pneus macios marcando sempre tempos de voltas quase 1s mais rápido que Alonso e quando fez sua troca de pneus, saiu ainda em primeiro com seis segundos de vantagem sobre o espanhol que era pressionado por Vettel. Para completar o belo fim de semana de Mark, Lewis Hamilton abandonou a prova com problemas no Mclaren na volta 24 e isso deu ao australiano da Red Bull a liderança do mundial de pilotos. A equipe dos touros vermelhos também assumiu a liderança do mundial de construtores.
Além disso, o Safety Car, de alguma forma, também deu uma mãozinha para que os boxes também fossem movimentados. Durante as paragens os mecânicos da Mercedes não apertaram a roda traseira direita do carro de Rosberg, que se soltou no meio dos boxes indo parar nos boxes de Renault e Force India. No meio dessa confusão, a Renault acabou liberando Kubica que em seguida acertou o carro de Sutil que vinha para fazer sua parada. Os carros ficaram grudados, mas o alemão levou a pior naquele momento com a quebra da suspensão dianteira direita. Kubica prosseguiu, mas após a relargada levou um Stop and Go pelo incidente nos boxes. Cumpriu a punição mas abandonou uma volta depois.
Num todo foi o que a prova hungara nos proporcionou até a 62ª volta, quando Barrichello e Schumi travaram um duelo pela décima posição. O alemão sofria com problemas de freios desde a nona volta e Rubens, que esteve em quinto por boa parte da prova, havia feito sua troca de pneus na passagem 60 e estava com pneus macios. A briga durou por quatro voltas até que Barrichello ultrapassou-o na volta 66, após ter sido expremido no muro dos boxes (no melhor estilo Senna-Prost em Estoril, 1988) por Schumi. Por pouco não houve um acidente que poderia ter sido de grandes proporções. O brasileiro esbravejou, pelo rádio, que Michael deveria tomar uma bandeira preta pelo acontecido. Após a corrida Schumi recebeu a punição: na corrida da Bélgica, dia 29 deste mês, ele perderá dez posições no grid.
Foi uma corrida normal, porém a entrada do Safety mudou a cena da prova à favor de Webber que soube aproveitar e muito bem. Com o campeonato embolado a F1 terá um recesso de três semanas e voltará em Spa-Francorchamps para a 13ª etapa, o GP da Bélgica, onde, teoricamente, os Red Bulls terão grande vantagem.


Os trapalhões: Na foto acima, o pneu que soltou do carro de Rosbreg fica quicando no pit lane e acaba acertando um mecânico da Williams. Na foto abaixo, o enrosco de Sutil e Kubica nos boxes. A Renault acabou sendo multada em 50 mil doletas pela confusão nos boxes. Se é assim a Mercedes também deveria ter levado multa semelhante...


O duelo do fim de semana: Schumi expreme Barrichello no muro em Hungaroring, relembrando seus "grandes dias". Na próxima corrida perderá dez posições no grid.

Resultado Final
Grande Prêmio da Hungria- 12ª etapa
Hungaroring- 1/8/2010

1. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault): 1h41min05s571 (70 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +17s8
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault): +19s2
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +27s4
5. Vitaly Petrov (RUS/Renault): +1min13s1
6. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth): +1min16s7
7. Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber-Ferrari): +1 volta
8. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): +1 volta
9. Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber-Ferrari): +1 volta
10. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth): +1 volta
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP): +1 volta
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari): +1 volta
13. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes): +1 volta
14. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth): +3 voltas
15. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth): +3 voltas
16. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth): +3 voltas
17. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth): +3 voltas
18. Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth): +4 voltas
19. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth): +4 voltas

Não completaram a prova:
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
Robert Kubica (POL/Renault)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)

Melhor Volta: Sebastian Vettel (Red Bull) 1min22s362

sábado, 31 de julho de 2010

Vettel faz volta recorde em Hungaroring e sai na frente

Sebastian Vettel simplesmente sobrou no treino classicatório. Seu tempo para a pole foi feito em 1'18''773, 0''411 mais veloz que Webber que discutiu a posição de honra com ele até o último minuto. A Ferrari de Alonso aparece em terceiro, 1''214 atrás de Vettel, o que mostra o domínuio absoluto do Team Red Bull. Caso não haja surpresas amanhã, a vitória com direito a dobradinha já está no bolso.
Massa sai em 4° e assim como Alonso, não pode fazer nada contra o poderio da Red Bull mostrando que a Ferrari, neste momento do campeonato, é a segunda força. Para a Mclaren restou apenas o quinto posto de Hamilton, já que Button ficou pelo caminho na Q2 ao marcar o 11° lugar. As melhorias introduzidas no carro no GP da Inglaterra não surtiram efeito algum, e assim o time de Woking terá que rezar por problemas dos adversários.
Vitally Petrov conseguiu, pela primeira vez na temporada, ficar à frente de Kubica na classificação. O russo sai em sétimo enquanto o polonês larga em oitavo.
Barrichello sai em 12° após ter pegado tráfego em sua volta veloz e Schumi, mais uma vez tomando sova de Rosberg (6°), ficou apenas em 14°. Di Grassi larga em 21° e Senna em 22°. Kamui Kobayashi sairia em 18°, mas por ter desrespeitado a ordem de ir para a pesagem, perdeu cinco posições no grid como punição e sai em 23°.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA HUNGRIA- 12ª ETAPA

Q3
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault): 1min18s773*
2. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault): 1min19s184
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min19s987
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min20s331
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes): 1min20s499
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP): 1min21s082
7. Vitaly Petrov (RUS/Renault): 1min21s229
8. Robert Kubica (POL/Renault): 1min21s328
9. Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber-Ferrari): 1min21s411
10. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth): 1min21s710

Q2
11. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): 1min21s292
12. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth): 1min21s331
13. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes): 1min21s517
14. Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP): 1min21s630
15. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari): 1min21s897
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes): 1min21s927
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari): 1min21s998

Q1
18. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth): 1min24s050
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth): 1min24s120
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth): 1min24s199
21. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth): 1min26s391
22. Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth): 1min25s118
23. Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber-Ferrari): 1min22s222**
24. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth): 1min26s453

*Novo recorde do circuito hungaro.
**O piloto japonês Kamui Kobayashi foi punido por não pesar seu carro após o treino classificatório e caiu da 18ª posição para a 23ª.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Vettel comanda a sexta- feira em Hungaroring

Sebastian não deu chances à ninguém em Hungaroring nesta sexta, e mesmo com algumas intromissões de Alonso ou Webber na primira posição, o alemão ficou com a melhor marca do dia ao fazer 1'20''087 contra 1'20''584 de Alonso. Mark Webber e Massa ficaram em terceiro e quarto respectivamente.
A Mclaren não esteve num bom dia e ficou com Hamilton em sexto e Button na nona posição. As melhorias no MP4-25 ainda não surtiram efeito algum e pela declaração dos pilotos, eles não esperam muito deste fim de semana.
Os demais brasileiros: Barrichello fechou em 12º; Di Grassi foi o 23º e Senna o 24º.

TREINOS LIVRES PARA O GRANDE PRÊMIO DA HUNGRIA- 12ª ETAPA

1. Sebastian Vettel (Red Bull) - 1min20s087
2. Fernando Alonso (Ferrari) - 1min20s584
3. Mark Webber (Red Bull) - 1min20s597
4. Felipe Massa (Ferrari) - 1min20s986
5. Vitaly Petrov (Renault) - 1min21s195
6. Lewis Hamilton (McLaren) - 1min21s308
7. Robert Kubica (Renault) - 1min21s375
8. Nico Hulkenberg (Williams) - 1min21s623
9. Jenson Button (McLaren) - 1min21s730
10. Michael Schumacher (Mercedes) - 1min21s773
11. Pedro de la Rosa (Sauber) - 1min21s809
12. Rubens Barrichello (Williams) - 1min21s844
13. Nico Rosberg (Mercedes) - 1min22s039
14. Kamui Kobayashi (Sauber) - 1min22s212
15. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) - 1min22s469
16. Adrian Sutil (Force India) - 1min22s507
17. Sebastian Buemi (Toro Rosso) - 1min22s602
18. Vitantonio Liuzzi (Force India) - 1min23s138
19. Paul di Resta (Force India) - 1min23s520
20. Jarno Trulli (Lotus) - 1min24s553
21. Heikki Kovalainen (Lotus) - 1min25s210
22. Timo Glock (Virgin) - 1min25s376
23. Lucas di Grassi (Virgin) - 1min25s669
24. Bruno Senna (Hispania) - 1min26s745
25. Sakon Yamamoto (Hispania) - 1min26s798

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Garotas da F1- GP da Alemanha

Um pouco de animação em Hockenheim. Mas antes da prova, claro, porque depois...

Surpresos? Pelo menos eu não

"Alonso é mais rápido que você. Confirma que entendeu a mensagem?". Esta frase foi dita por Rob Smedley, engenheiro de Felipe Massa na Ferrari. Talvez um leigo que assista a F1 às vezes, pode ter entendido no momento que o engenheiro apenas alertava o brasileiro para a proximidade de Fernando naquele momento da corrida. Mas o modo como Smedley disse a frase, pausadamente, indicava outra situação.
Antes da corrida houvera uma reunião, as portas fechadas, na Ferrari entre Domenicalli, Massa e Alonso. Não se sabe o que fora conversado ali, mas talvez tudo tenha sido entregue nesta frase do engenheiro ditada na volta 47. Massa havia entendido a mensagem e na volta 49, após a saída do hairpin Sptizkehre, diminuiu a velocidade para que Alonso o passasse para assumir a liderança e vencer a corrida. Após isso, Smedley apenas disse "Sorry..." para Felipe. O mesmo ato, acontecido oito anos atrás entre Barrichello e Schumacher na Áustria, voltava a se repetir.
O duelo entre Massa, que pulou de terceiro para primeiro na largada, e Alonso era intenso. Ambos trocavam voltas rápidas a cada passagem e até o momento da primeira parada de ambos, a diferença ficou cravada em 1.5s. Felipe fez sua troca de pneus na volta 15 e ainda voltou na frente de Fernando, que havia parado na passagem 13. Mesmo tomando uma pressão absurda do espanhol, Massa conseguiu após algumas voltas, abrir 3.5s. Alonso voltou a andar rápido e diminuiu até 1s, quando apareceu a ordem.
Sinceramente não me surpreendi com o acontecimento e esperava que isso acontecesse a qualquer momento no campeonato. É da politíca da Ferrari privilegiar, de um modo bem estúpido e descarado, o piloto que estiver bem na competição. Não se sabe bem o que está escrito no contrato de Felipe Massa com relação a Alonso, mas os problemas que o espanhol causou nesta temporada como a ultrapassagem perigosa na entrada dos boxes na China e o toque no inicio da prova em Silverstone ocasionando o furo no pneu traseiro de Massa e com a Ferrari apenas a colocar panos quentes para que estes acontecimentos não se alastrassem sem dar um puxão de orelhas na conduta de Alonso, acabou gerando pequenos atritos entre ambos e este episódio vai piorar ainda mais a convivência dentro da Ferrari. Mas se não se sabia o que está escrito no contrato, depois de ontem mais do que claro.
O teatrinho de Alonso e Domenicalli enojou sim e muito. Enquanto um dizia que apenas viu Massa lento na pista e o ultrapassou, o outro sorria com a maior cara de pau no pódio. Engraçado que ambos gritavam para os quatro cantos do mundo, um mês atrás, que a corrida de Valência tinha sido manipulada à favor da Mclaren. Bons atores...
Aquela historinha de poupar motor no Bahrein no início do campeonato quando Massa tinha 3 segundos de desvantagem para Alonso e se preparava para tentar atacar o espanhol, era apenas um aviso. Então não fiquemos surpresos com o desenrolar da novela, principalmente agora que a Ferrari tomou uma multa de 100 mil dólares (troco de café para eles!) e o caso será julgado na FIA. Putz, o presidente é o Jean Todt e ele entende bem sobre isso. Tapinhas nas costas e uma frase "não faça mais isso, ok Ferrari!" será proferida.
Surpreso? Não ei de ficar caso aconteça.
A largada em Hockenheim: Vettel vai expremer Alonso no muro e deixa caminho abeto para Massa pegar ambos por fora e assumir a liderança da prova.


Jaime Alguersuari tenta tenta passar por Buemi por "cima", mas acaba eliminado seu companheiro de Toro Rosso na primeira volta da prova.


"Me dá um abraço parceiro, na próxima eu te pago!" é o que parece falar Alonso para Massa após sairem de seus carros no parque fechado.

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Alemanha- Hockenheim- 11ª Etapa
25/7/2010

1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min17s342
2: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 4s196
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 5s121
4: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 26s896
5: Jenson Button (ING/McLaren) - a 29s482
6: Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 43s606
7: Robert Kubica (POL/Renault) - a 1 volta
8: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
9: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
10: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
11: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 1 volta
12: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta
13: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 1 volta
14: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 1 volta
15: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
16: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 2 voltas
17: Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 2 voltas
18: Timo Glock (ALE/Virgin) - a 3 voltas
19: Bruno Senna (BRA/Hispania) -a 4 voltas

Não completaram:

Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - abandonou na 58ª volta
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - abandonou na 51ª volta
Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) - abandonou na 20ª volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus) - abandonou na 4ª volta
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - abandonou na 2ª volta

Melhor Volta: Sebastian Vettel (Toro Rosso)- 1min15s824

sábado, 24 de julho de 2010

Por dois milésimos...

Não foi por um, mas sim dois milésimos Vettel: O piloto alemão comemora pole feita nos últimos segundos do treino sobre Fernando Alonso, num dos melhores treinos da temporada. Massa sai em quarto; Barrichello em oitavo; Senna 21° e Di Grassi, que teve um quebra no câmbio, sai em último.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA ALEMANHA- 11ª ETAPA

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min13s791
2: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min13s793
3: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min14s290
4: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min14s347
5: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min14s427
6: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min14s566
7: Robert Kubica (POL/Renault) - 1min15s079
8: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min15s109
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min15s179
10: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min15s339
11: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min16s084
12: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min15s951
13: Vilaty Petrov (RUS/Renault) - 1min16s521
14: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min16s450
15: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min16s664
16: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min16s029
17: Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min17s583
18: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min18s300
19: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min16s220*
20: Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min18s343
21: Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min18s592
22: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min18s952
23: Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) - 1min19s844
24: Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - sem tempo

* Perdeu cinco posições no grid devido à troca do câmbio

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Alonso vence a briga contra as Red Bulls e é primeiro na sexta

Enquanto o tempo ficou indeciso se chovia ou garoava o treino de sexta em Hockenheim foi realizado, em sua maior parte, com a pista seca. Alonso, num dos seus bons dias, conseguiu ficar à frente de Vettel ao marcar 1'16''262 contra 1'16''294 do alemão. Se bem que sua briga durante todo treino fora contra Webber, que acabou descendo para quarto ao ser superado por Sebastian e Massa, que mostrou boa performance e mostra que o carro da Ferrari pode fazer frente aos da Red Bull.
Na contramão vem Mclaren, que com seu difusor térmico, não conseguiu ficar entre os seis primeiros ao aparecer com Hamilton em sétimo e Button em 15°. Em Silverstone, nos treinos de sexta, também haviam feito um trabalho mediano quando estavam a usar o difusor. Parece que este novo pacote pode ser um furo n'água da equipe inglesa.
De resto Rosberg apareceu em quinto com Schumi em sexto. Kubica ficou em oitavo, Barrichello em nono e Hulkenberg na décima posição confirmam a boa evolução dos Williams.
Di Grassi terminou em 21° e Senna na 23° posição. O treino de amanhã pode ser disputado sob chuva.
(Queria agradecer à todos que passaram aqui e que deixaram comentários, leram meus textos ou apenas deram uma pequena olhada. Afinal hoje o Blog do Volta Rápida faz 1 ano de existência. Obrigado pela atenção!)



RESULTADO- TREINOS LIVRES PARA O GP DA ALEMANHA- 11ª ETAPA

1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min16s265
2: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min16s294
3: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min16s438
4: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min16s585
5: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min16s827
6: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min16s971
7: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min17s004
8: Robert Kubica (POL/Renault) - 1min17s009
9: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min17s056
10: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min17s204
11: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min17s336
12: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min17s547
13: Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min17s573
14: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min17s701
15: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min17s739
16: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min17s871
17: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min18s147
18: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min19s327
19: Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min19s553
20: Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min20s008
21: Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - 1min20s106
22: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min20s377
23: Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min21s988
24: Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) - 1min23s066

quinta-feira, 22 de julho de 2010

GP da Alemanha, 1975

Niki Lauda havia marcado o tempo de 6m58s6 para a pole nos 22,5km de Nurburgring, tornando-se assim o primeiro piloto a fazer uma volta abaixo da marca dos sete minutos. Esse domínio era refletido na corrida, onde havia conseguido largar bem e mesmo com a pressão imposta por Depailler no inicio e mais tarde com Regazzoni a persegui-lo de muito perto, Niki estava tranqüilo na liderança. As coisas melhoraram a seu favor quando Emerson, seu rival direto na luta pelo título, tinha ficado de fora na quinta volta após problemas na suspensão traseira do seu Mclaren, derivado de um estouro no pneu traseiro esquerdo.
Com Depailler e Regazzoni fora da prova, Lauda caminhava firme para mais uma vitória. Na nona passagem, após a curva Karussel, Niki apareceu lento. Um dos pneus dianteiros estava furado e assim o austríaco teve que se arrastar até os boxes para trocá-lo. Nisso ele despencou para quinto, perdendo posições para Reutemann, Hunt, Pryce e Laffite.
Mas a sorte sorriu a Lauda, quando Hunt teve uma quebra na roda traseira esquerda na volta dez e Tom Pryce teve que abrandar o ritmo devido uma fuga de gasolina dentro do cockpit na volta 11. Assim Laffite, pilotando pela Williams, subiu para segundo e Niki para terceiro.
Reutemann venceu sua quarta prova na F1, Laffite subiu a seu primeiro pódio assim como da equipe Williams e Lauda chegou em terceiro, no que acabou sendo um lucro para ele.

As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...