quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Foto 421: 76 anos depois

O alemão Rudolf Caracciola e o inglês Richard "Dick" Seaman, dois dos melhores pilotos da década de 30 e que fizeram parte da esquadra da Mercedes na segunda parte daquela década.
Caracciola foi o último piloto alemão a conquistar o título pela Mercedes em 1938 (vencera também em 1935 e 1937) na era dos "Grand Prix" - que mais tarde tornaria-se na Fórmula-1. Seaman, apesar de não ser tão talentoso quanto Rudolf, era um dos bons pilotos daquela época e a sua melhor colocação no campeonato de pilotos foi o quarto lugar em 1938.
Passados 76 anos, os papéis inverteram-se e agora o melhor do time é um inglês. Resta saber quem levará a melhor na batalha que começará amanhã em Yas Marina.

Foto 420: Mastroianni

E nem mesmo o grande ator italiano Marcello Mastroianni, falecido em 1996 após um cancêr no pâncreas, resistiu aos encantos do automobilismo.
Na foto ele se prepara para assumir o comando de um Stanguellini-Fiat da Fórmula Júnior na pista de Monza, em 1960.

Foto 419: Alonso sai e Vettel chega

E após cinco temporadas infrutíferas na Ferrari, numa parceria que parecia ser de grande valia para ambas as partes, foi oficialmente anunciado a saída Fernando Alonso pela Rossa. E claramente, para o seu lugar, foi confirmada a chegada de Sebastian Vettel que pilotará os carros vermelhos pelas próximas três temporadas.
Assim chega ao fim uma era de certa forma interessante para a categoria, onde seus dois melhores pilotos precisavam de um novo ânimo para dar continuidade as suas carreiras.
O de Vettel já está acertado. Agora falta o de Alonso.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Foto 418: Old Imola

A imagem da curva Rivazza no anos 60, umas das últimas do circuito de Imola. Lembrando que a pista era extremamente veloz, sem adição de chicanes ou seções sinuosas. Era pé cravado quase que por toda volta.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Foto 417: Despedida?

(Foto: Eric Gilbert)
Estaria Tom Kristensen próximo de uma aposentadoria? Ao menos é o que indica a imprensa dinamarquesa, que divulgou hoje que o eneacampeão das 24 Horas de Le Mans vai fazer uma conferência de imprensa amanhã em Copenhague. E junto dele estará o Dr. Wolfagang Ulrich, que é o chefe de competições da Audi.
Depois das duas aposentadorias de Michael Schumacher (2006 e 2012), é bem provável que vejamos a despedida de mais um dos grandes do automobilismo no autódromo paulistano, no próximo dia 30.

Foto 416: Às escondidas

Nissan R399 de 1999
Bem provável que a esta hora o novo GT-R LM Nismo LMP1 da Nissan tenha ido para a pista de testes da fábrica no Arizona, onde fica, também, o Centro Técnico da montadora.
Segundo informações serão dois dias de testes, mas informações sobre essas práticas não sairão para a imprensa antes do fim do ano. Ou seja, a possível apresentação do carro em testes na pista de Sebring para o início de dezembro, devem ter ido para o limbo.
Se estavam ansiosos por notícias, fotos ou vídeos, terão que esperar mais um pouco. Ou rezar para que alguma alma bondosa tenha conseguido pegar algumas imagens.

sábado, 15 de novembro de 2014

WEC: A noite dos campeões

Sabia-se que era bem provável que o título de pilotos para a Toyota fosse definido hoje em Sakhir, principalmente por causa das combinações que poderiam atrasar esta conquista, face ao desempenho desolador que tem assolado a Audi nas últimas corridas e da melhora significativa da Porsche desde o recesso após Le Mans. Para este adiamento, o Audi #2 teria que vencer e o Toyota #8 chegar abaixo dos quarto lugar e por isso que podemos dizer dessa impossibilidade - a não ser que fosse instalada uma prova caótica, tal condição que tem mostrado o quanto que a Audi é competente frente às suas adversárias.  Porém a má jornada de Anthony Davidson e Sebastien Buemi em Sakhir, onde acabaram perdendo dezoito voltas devido a problemas no alternador quando eram líderes, os jogaram para o meio do pelotão e a recuperação até a 11ª posição no geral (8ª na LMP1) que lhe garantiram o título de pilotos.
A verdade é que os problemas enfrentados pelo número oito já na segunda hora, deixou o #7 na liderança da prova e apenas algumas investidas dos dois Porsches 919 Hybrid é que deram alguma cor a estas 6 Horas do Bahrein. Talvez com um pouco mais de velocidade ou até mesmo umas bandeiras amarelas a mais, pudessem dar à Porsche a sua tão sonhada vitória neste ano de retorno ao Mundial de Endurance, mas a eficiência do trio Alexander Wurz/ Stéphane Sarrazin/ Mike Conway mostrou o quanto que o TS040 é bom e se não fosse os percalços em provas passadas, a equipe japonesa teria vencido todas as corridas até aqui sem dar nenhuma esperança as concorrente. Mas por outro lado, foi importante ver a forma da Porsche nesta prova, mostrando que aos poucos que os problemas mecânicos e a o seu ritmo tem melhorado gradualmente. E esta é a terceira vez que a fábrica de Weissach passa perto de conquistar uma vitória.,
Para a Audi, que enfrentara uma série de problemas no chassi de seus dois carros, em especial o #1, até que a corrida foi um alento para eles. Conseguiram colocar o #2 de André Lotterer/ Bernard Tréluyer/ Marcel Fassler na terceira colocação (conseguindo em duas ocasiões até a melhor volta da prova) e o #1 na quarta posição. Para a equipe resta agora a decisão do Mundial de Marcas - o que realmente importa para as fábricas. Mas as chances são remotas, uma vez que a Toyota marca 259 pontos, contra 219 da Audi.
Mas esta acabou por ser um título mais que merecido para a Toyota, uma vez que a sua temporada de retorno tinha sido muito frutífera com boas vitórias frente à Audi naquela ocasião. Mas em 2013, mesmo tendo um consumo menor de combustível que a rival alemã, acabou vendo a Audi dominá-la bem nas etapas daquela temporada. A mudança de regulamento e uma preparação que foi feita na surdina, enquanto que Porsche e Audi mostravam seus trabalhos ao mundo, deram à eles um carro extremamente rápido e confiável para este 2014 e que entregue ao ritmo cadenciado de Anthony Davidson e a velocidade pura e endiabrada de Sebastien Buemi - a quem sempre tratei como uma "vaca louca" na condução - casaram perfeitamente com o TS040.
Agora falta o titulo entre as marcas. E isso não será tão difícil assim. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Foto 415: Hospedeiros

 

Honda RA270
 

Spirit 201/201C Honda

Williams FW09

Mclaren MP4/3 Honda

BAR 002 Honda

Mclaren MP4/29H Honda
Os carros que albergaram os motores da Honda em seu início e retornos à F1.

WEC: Um fim de semana para a Porsche no Bahrein?

(Foto: Porsche)
Sem dúvida, até aqui, tem sido um final de semana dominante da Porsche no deserto do Sakhir onde será realizado as 6 Horas do Bahrein. Nem mesmo a Toyota, que tem sido a equipe a ser batida nesta temporada, conseguiu rivalizar a altura contra os carros alemães.
A pole conquistada por Romain Dumas e Neel Jani a boro do 919 Hybrid #14 - a segunda consecutiva e a terceira no ano - foi dois décimos melhor que a marca alcançada pelo duo da Toyota (Buemi/ Davidson) que colocaram o #8 na segunda colocação. O #20 da Porsche ficou em terceiro e o #7 da Toyota em quarto, repetindo assim a mesma formação de quinze dias atrás em Xangai.
A Audi se viu desfalcada do carro #1 após este apresentar problemas no chassi, que acabou sendo trocado e a equipe obteve a licensa da FIA para deixá-lo de fora da classificação. Deste modo, o #2 classificou em quinto e terá ao seu lado o #12 da Rebellion.
Com todo este domínio da Porsche, nos faz ter a certeza de uma corrida movimentada em Sakhir. Porém, convém lembrar da enorme superioridade da Toyota em corridas e pegando como gancho as últimas etapas, não será de estranhar os dois TS040 pularem à frente e sumirem do campo de visão dos Porsche. Já para a Audi é de se esperar mais uma prova sofrível, como tem sido nas últimas corridas.
A prova começará à 10 horas da manhã (horário de Brasília).
Abaixo o vídeo da qualificação: 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Foto 414: Ponto final

Apesar das atenções estarem voltadas para a decisão do título entre Michael Schumacher e Damon Hill, não tem como negar que a chegada para aquela última etapa em Adelaide tornara-se um grande alívio para todos que vivenciaram uma das temporadas mais negras da Fórmula-1.
O desfecho poderia ter sido mais agradável senão fosse o acidente que determinou o campeonato à favor de Michael Schumacher. Mas por outro lado, para compensar tudo isso, o GP australiano nos deu a oportunidade de ver pela última vez Nigel Mansell em uma boa forma e levar o Williams-Renault à vitória naquela prova de encerramento e ele teve a companhia de outros dois decanos daquela época, com Berger chegando em segundo e Brundle em terceiro.
Ao mesmo tempo em que a Fórmula-1 iniciava uma nova Era, outra que agradou a tantos e foi o pilar para que o esporte tornara-se popular, chegava ao fim com aqueles três senhores a subir no pódio e colocar um ponto final - de forma melancólica - a umas das épocas mais legais da categoria.
 

Vídeo: As oito vitórias de Michael Schumacher - 1994

E hoje completa 20 anos do desfecho de um dos campeonatos mais trágicos e marcantes da história da Fórmula-1. Ao mesmo tempo que Ayrton Senna desaparecia de cena, a genialidade e o lado negro de Michael Schumacher afloravam a olhos vistos fazendo com que o germânico tomasse o trono de melhor piloto da categoria e ao mesmo inserisse o seu nome entre os melhores de todos os tempos.
Abaixo as nove vitória de Michael "The Machine" Schumacher naquela temporada de 1994.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Foto 413: Tires

O transporte dos pneus e materiais da Tyrrell durante o fim de semana do GP do Canadá de 1974, em Mosport.
De admirar o equilibrio encontrado pelo motorista com os pneus praticamente pendurados na capota.
Outros tempos.

Vídeo: As aberturas da F1 na Globo

Não tinha visto ainda a abertura que foi feita este ano para o GP do Brasil, onde a Globo resolveu - mais uma vez - homenagear o Ayrton Senna. Para alguns foi bom, para outros péssimo (acredito que mais pelo tema escolhido do que pelo gráfico da abertura). E daí resolvi fuçar o YouTube e achei essa coletânea com mais de 22 minutos de duração, onde estão todas - ou quase - as aberturas que a emissora carioca faz desde 1979.
Sinceramente as que mais gosto são aquelas onde eles usavam imagens das temporadas passadas - ou da temporada em andamento - e as de 2010 e 2012. O restante é no mínimo bom, mas é de uma época que a emissora tratava bem o Campeonato Mundial - principalmente por ser um tempo que os pilotos brasileiros ainda reinavam por lá.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Foto 412: Através dos tempos

(Clique para ampliar)
Nem todos os anos da Ferrari na F1 estão representados - pelo que pude ver está faltando 1996 e mais algum outro ano, suponho -, mas esta montagem ficou boa até.
 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Foto 411: Lancia in Fire

De vez em quando os lendários Lancia Stratos aparecem aqui no blog, mas este não teve uma grande sorte durante as 6 Horas de Zeltweg de 1976.
O Lancia Stratos Turbo #25 da Lancia Corse, pilotado por Vittorio Brambilla e Carlo Facetti, nem chegou a largar devido o incêndio que tomou conta do carro. Pobre Lancia...
A vitória ficou com Dieter Quester/ Gunnar Nilsson (BMW 3.5 CSL), em segundo John Fitizpatrick/ Tom Walkinshaw (BMW 3.5 CSL) e em terceiro Claude Haldi / Peter Zbinden (Porsche 934).

domingo, 9 de novembro de 2014

GP do Brasil - Um bom GP em Interlagos


Não foi aquela corrida louca que cansamos de ver nos últimos anos em Interlagos. Talvez a tão aclamada e desejada chuva, que rondou o autódromo nos últimos dias, pudesse dar aquele algo a mais para a prova deste ano. Mas de toda forma, foi um GP interessante. Principalmente pelo fato dos pneus, que instalaram um sinal amarelo com as inúmeras bolhas que foram aparecendo durante o certame e que deixou a todos com a impressão de que alguns pneus pudessem estourar a qualquer momento. Apesar da boa aderência que este novo asfalto deu aos carros - fazendo com que o recorde de dez anos caísse ontem -, também revelou-se abrasiva e combinada com o calor que fez hoje, o desgaste foi acima do esperado.
Sobre os pilotos, Rosberg foi bem até a sua penúltima parada de box conseguindo, primeiramente, abrir uma boa diferença pra depois abrir um pouco mais sobre Lewis que errara na descida do lago. Mas as voltas finais foram apreensivas com Hamilton a pressioná-lo.
Lewis poderia ter saído vencedor caso não tivesse errando quando liderava, mas não seria nada fácil passar por Rosberg que parecia ter uma melhor tração na subida da Junção e isso dificultava bastante uma melhor aproximação para tentar algo no final da reta dos boxes. O erro lhe custou uma possível vitória, mas está numa boa situação para Abu Dhabi.
Como era de se esperar a Williams fez uma prova solitária, principalmente com Massa que foi ao pódio pela segunda vez ano. Me surpreendi com as voltas iniciais onde os carros brancos da Williams estavam a pouco segundos das Mercedes, mas após as primeiras paradas de box a diferença aumentou. Se Bottas não teve um dia bom, Massa garantiu um resultado que era de esperar pelo seu bom conhecimento do traçado paulistano. Teve seus erros nos boxes - excedeu a velocidade e depois errou o pit -, mas nada que influenciasse no resultado final.
A briga de foice pelas outras posições foi o ponto alto, principalmente pelos bons desempenhos de Button, Vettel, Hulkenberg (que chegou a figurar em terceiro em algumas ocasiões e até liderou na primeira rodada de pit stop), Kvyat, Raikkonen e Alonso. Ricciardo é quem não teve uma boa jornada em Interlagos quando abandonou com problemas na suspensão dianteira esquerda.  Aliás, foi o primeiro grande primeiro que ele enfrentou numa temporada magistral que tem feito até aqui.
Interlagos não teve a chance de decidir o mundial - primazia que ficará para a insossa Abu Dhabi -, mas viu a Mercedes igualar o recorde de vitórias numa mesma temporada que é pertencente a Mclaren (1988) e Ferrari (2002 e 2004). O título do mundial para qualquer um de seus pilotos, será o Gran Finale para uma fábrica que voltou para a categoria há quatro anos e que pelo que parece (esta é a minha impressão), sacrificou duas temporadas para chegar a esse sucesso arrebatador de 2014.

sábado, 8 de novembro de 2014

Pole Lap: Rubens Barrichello (2004) e Nico Rosberg (2014) - Interlagos

Duas poles separadas por dez anos. O antigo e o novo recorde de volta em Interlagos para a Fórmula-1. As voltas de Rubens Barrichello e Nico Rosberg.

Foto 410: Na bala

"Ok, Nigel! Feche um olho, mire e não vá fazer besteira." Mansell recebendo instruções de um oficial de policia de Long Beach, durante um treinamento de tiro onde o aspirante à Leão - ele ganhara esse apelido quando teve a sua passagem pela Ferrari - empunha uma .45 Colt M1911.
 

Foto 409: Interlagos, 1979



E como eram bonitos esses Ligier JS11. Aqui Jacques Laffite recebendo a quadriculada para a sua segunda vitória naquela temporada de 1979, repetindo o feito de quinze dias antes na abertura do mundial na Argentina.
Completaram o pódio Patrick Depailler - com a outra Ligier - e Carlos Reuteman, com a Lotus.  

GP do Brasil - Classificação - 18a Etapa

Este asfalto novo de Interlagos nos proporcionou algo de bom nestes treinos, onde os tempos caíram vertiginosamente. E isso deixou a luta pela pole muito bacana, onde Rosberg confirmou a sua força que vinha desde as prática ao obter a pole com dez centésimos de vantagem sobre Hamilton. Aliás este não esteve numa boa nestes treinos e na sua última cartada para tentar conquistar a pole, errou na entrada do bico de pato. Mas sem dúvida que o duelo de amanhã será espetacular e o trecho do 'S" do Senna pode dar um tom diferente à corrida.
As Williams confirmaram a sua proximidade da Mercedes ao ficar dois décimos atrás dos prateados. Massa fez o que esperava dele ao se colocar em terceiro, com Bottas em seguida. Aproveitando-se da sua ótima largada, Massa pode dar um trabalho para as Mercedes.
O resto, foi o resto: Button mostrou uma certa evolução da Mclaren ficando em quinto, seguido de perto por Vettel. Magnussen foi sétimo, com Alonso se arrumando como pôde em oitavo. Ricciardo não teve um bom treino, com algumas dificuldades para tentar se colocar entre os dez já no Q2 e ficou em nono. Raikkonen parecia ter condições de superar Alonso, mas ficou em décimo.

O que esperar da corrida
A mesma luta de sempre entre as Mercedes, mas acredito que Massa dê algum combate aos prateados no início da prova. Porém, deverá ser o terceiro lutando contra Bottas.
Outra coisa que deve ser interessante é o fato da chuva. Paul Hembery, o homem da Pirelli, disse que pelo fato do asfalto ser novo alguns pontos do circuito podem liberar óleo, deixando o traçado mais escorregadio que o normal. Principalmente em pontos que ainda não foram explorados pelos pilotos, que são estes que eles podem usar em caso de pista molhada.
E esperamos por uma boa corrida amanhã, independente do tempo.

Grid de largada para o Grande Prêmio do Brasil - 18ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Nico RosbergMercedes1m10.023s -
2Lewis HamiltonMercedes1m10.056s 0.033s
3Felipe MassaWilliams/Mercedes1m10.247s 0.224s
4Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m10.305s 0.282s
5Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m10.930s 0.907s
6Sebastian VettelRed Bull/Renault1m10.938s 0.915s
7Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m10.969s 0.946s
8Fernando AlonsoFerrari1m10.977s 0.954s
9Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m11.075s 1.052s
10Kimi RaikkonenFerrari1m11.099s 1.076s
11Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m11.591s -
12Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m11.976s -
13Adrian SutilSauber/Ferrari1m12.099s -
14Romain GrosjeanLotus/Renault1m12.037s -
15Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m12.040s -
16Pastor MaldonadoLotus/Renault1m12.233s -
17Daniil KvyatToro Rosso/Renault- -
18Sergio PerezForce India/Mercedes1m12.076s -

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Foto 408: Para gringo ver... e rir

A idéia nasceu durante as provas do Super Bike Brasil, onde estas cabeças pensantes - ou nem tanto assim - José Claudio Baldassin, Renan Casetta, Gilson Romani e Gabriela Pedron resolveram "renomear" as curvas de Interlagos traduzindo-as para o inglês.
A intenção do quarteto é "ajudar" os gringos automobilistas que estarão por estas bandas até o final do mês acompanhando as provas da F1 e WEC, afinal de contas não deve ser fácil para eles pronunciar "Laranjinha" ou "Bico de Pato".
Divirtam-se!

Foto 407: Simples

Sou crítico a estes novos cartazes, onde a criatividade de um artista foi descartado em detrimento as novas tecnologias. Mas enfim, isso é algo normal: tudo muda e nada será igual a antes. Ou será aperfeiçoado - o que não garante que agradará a todos - ou será totalmente estragado ao extremo.
Mas voltando aos cartazes, até que gostei deste que foi feito para o GP deste ano: simples e sem oba-oba. 

domingo, 2 de novembro de 2014

GP dos EUA: A dois passos


Depois daquela pole avassaladora de Rosberg, imaginavasse que as coisas poderiam pender para o lado do piloto alemão. De fato, você conseguir uma "vitória parcial" no meio desta batalha interna acaba ajudando bastante para tentar desestabilizar o seu concorrente direto. A verdade é que Nico aguentou bem a pressão na largada, sustentando-se bem à frente de Lewis, mas este, após o primeiro pit-stop, resolveu atacar Rosberg de forma gradativa até que efetuasse a ultrapassagem ainda no primeiro terço da corrida para não perdê-la mais. E aquele balde de água gelada que Nico dera em Lewis, foi devolvida hoje na parte do fim de semana que mais interessa que é a corrida.
Impressiona bastante esta fase de Lewis onde ele está mais seguro. Também tem que se valer que os problemas externos que sempre o atrapalharam, estão mais tranquilos. Qualquer rusga com o pai ou uma das inúmeras separações com a namorada, sempre o deixavam perdido. Desta vez, com tudo correndo a seu favor, as coisas tem fluido normalmente sem nenhum percalço.
Certamente este cenário ajudou muito ele para que aguentasse os problemas que teve anteriormente sem maiores contratempos, fazendo com que não perdesse o foco.
Agora faltam duas provas, com 75 pontos em jogo, e a tendência é que o piloto inglês passe a trabalhar serenamente rumo ao seu segundo mundial.

A corrida

Não foi aquele primor, mas foi bom ver o desempenho de alguns pilotos como Ricciardo, Alonso e Vettel se entregando totalmente as disputas como se não houvesse um amanhã. Talvez você não goste de um ou do outro, mas cabe reconhecer que não entregam o ouro tão facilmente e quando pilotos deste calibre estão em posse de carros não tão bem balanceados - como é o caso de Alonso e Vettel -, você passa a ver as qualidades de cada um de forma mais clara e vistosa, coisa que um carro superior, muito bem acertado, acaba mascarando e nos leva a levantar suspeitas de suas qualidades.
Quem me decepcionou um pouco foi a Williams. Esperava bem mais da equipe inglesa, mas erros de estratégia nos pits de Bottas e Massa os deixaram para trás após serem superados por Ricciardo que ganhou as posições baseando-se na estratégia traçada pela Red Bull e nos erros da equipe inglesa.
Por ter sido uma corrida bem abaixo do que esperávamos, destaco os duelos pelas posições intermediárias, aquelas onde as ultimas colocações pontuáveis são disputadas a tapas. Vergne e Grosjean quase misturaram tinta num momento em que Vettel, após a sua paradas há sete voltas para colocar pneus macios, lhe deu a chance de vir papando quem estivesse na frente sem nenhuma piedade e isso lhe rendeu uma ótima sétima posição. No entanto, outros postulantes as ultimas posições pontuáveis, continuaram se matando para conseguir as migalhas, como foram oa casos de Button, Kvyat, Maldonado, Grosjean, Raikkonen. Mas quem se deu melhor mesmo foi Maldonado, que garantiu o seu primeiro ponto no ano.
De resto foi uma corrida normal, com emoções bem contidas. Esperamos que Interlagos honre a sua reputação de GP marcante, que tanto nos animou nos últimos anos.

WEC: Seis Horas de Xangai

(Foto: James Moy/Toyota Racing)
Apesar dos contratempos que tiraram deles possíveis vitórias em Le Mans e Austin, não podemos ignorar o poderio da Toyota até aqui neste Mundial de Endurance. E as corridas de Fuji e de hoje em Xangai, foram a mostra de que os japoneses estão um degrau acima dos demais. Apesar de uma certa resistência da Porsche no início das corridas, os 919 Hybrid sucumbem a força dos TS040.
Hoje os dois Toyotas foram soberanos e o desempenho apresentado por Buemi/ Davidson foi magistral, a ponto de meter mais de 1 minuto de diferença para o #7 de Wurz/ Sarrazin/ Nakajima. Isso sem contar que o #14 da Porsche de Jani/ Dumas/ Lieb, que largaram da pole, ficaram a uma volta dos líderes. Os Audis mais vez tiveram um desempenho bem pífio, ficando apenas em quarto e quinto com os #2 e #1 sem incomodar nenhum dos seus adversários. O #20 da Porsche sofreu uma punição que o jogou para a sexta colocação.
De fato não há muito o que esperar do desfecho dos campeonatos de marcas e pilotos senão o título duplo da Toyota nestes dois certames. Dificilmente veremos uma chance de vitória para Porsche e Audi, a não ser que a prova seja feita em condições mutáveis como foram nos casos de Le Mans e Austin.
De resto, é esperar pelo restante do campeonato em Sakhir e Interlagos.
Abaixo os vídeos da prova.

 

sábado, 1 de novembro de 2014

GP dos EUA - Classificação - 17a Etapa



(Foto: Austosport)
Engraçado você olhar as tabelas de tempos das três sessões feitas antes da classificação, e ver o quanto que Hamilton estava num degrau acima dos demais. Até mesmo de Rosberg, que ficara em todas as práticas exatamente atrás do inglês, sendo que a maior surra que levara tinha sido no terceiro treino quando ficou oito décimos de desvantagem. E isso ficava claro que Lewis era o favorito disparado, porém não contava com a performance arrasadora de Rosberg que o dominou por completo na classificação e marcou uma respeitável pole, com mais de quatro décimos de vantagem. Um balde de água gelada daquelas em Hamilton.
Para o restante, a batalha caseira entre as Williams mostra quanto que o carro inglês está bem no circuito texano: Bottas venceu o duelo contra Massa e ficou na terceira posição. Ricciardo fechou em quinto, seguido por Alonso, Magnussen, Button (que perderá cinco posições por troca de câmbio), Raikkonen, Sutil e Maldonado, que sairá em décimo.
Espera-se apenas uma batalha intensa entre os dois postulantes ao título e com os demais lutando frenéticamente pela terceira posição. Devemos observar também a prova de recuperação de Vettel e Kvyat, que largarão das últimas posições devido a trocas de componentes nos motores.

Grid de largada para o Grande Prêmio dos Estados Unidos - 17ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Nico RosbergMercedes1m36.067s -
2Lewis HamiltonMercedes1m36.443s 0.376s
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.906s 0.839s
4Felipe MassaWilliams/Mercedes1m37.205s 1.138s
5Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.244s 1.177s
6Fernando AlonsoFerrari1m37.610s 1.543s
7Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m37.706s 1.639s
8Kimi RaikkonenFerrari1m37.804s 1.737s
9Adrian SutilSauber/Ferrari1m38.810s 2.743s
10Pastor MaldonadoLotus/Renault1m38.467s -
11Sergio PerezForce India/Mercedes1m38.554s -
12Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m37.655s -
13Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m38.598s -
14Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m39.250s -
15Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m39.555s -
16Romain GrosjeanLotus/Renault1m39.679s -
17Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m38.699s -
18Sebastian VettelRed Bull/Renault1m39.621s -

Foto 407: Pole para a Porsche em Xangai

Tem se tornado interessante estes duelos entre Toyota e Porsche nas últimas etapas, principalmente pela pole. E desta vez, na classificação para as 6 Horas de Xangai, os carros #14 e #8 chegaram ao ponto de ter a sua volta média ser idêntica após a soma das quatro voltas cronometradas de carro. Coube ao #14 da Porsche, conduzido por Jani/Dumas/ Lieb, ficar com a pole enquanto que o #8 da Toyota (Buemi/ Davidson) ficou com aa segunda colocação. A segunda fila é formada pelos outros dois carros das fábrica, sendo que o #20 da Porsche (Hartley/ Benhard/ Webber) é o terceiro e a quarta posição ficou o Toyota #7 de Wurz/ Nakajima/ Sarrazin. Os Audis ficaram com a terceira fila.
Assim como fora em Fuji, principalmente nos primeiros minutos, talvez tenhamos uma corrida bem movimentada com destaque para o duelo entre a Toyota e Porsche. E será de muito bom agrado se o carro alemão não apresentar falhas, que tiraram deles boas chances em Sarthe e em Austin.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

GP dos EUA - Treinos Livres - 17ª Etapa

Nenhuma grande novidade durante os treinos livres em Austin. Talvez a única coisa que animasse foi o bom desempenho das Mclarens no primeiro treino livre, com Button ficando na terceira colocação e Magnussen na quinta. Porém, no segundo treino livre, os cromados de Woking ficaram em oitavo (Magnussen) e nono (Button).
As Mercedes dominaram, como era de se esperar: Lewis dominou as duas sessões, mas Rosberg esteve no encalço principalmente neste último treino livre, onde a diferença entre eles foi de três milésimos.

Treino Livre 1
PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Lewis HamiltonMercedes1m39.941s - 28
2Nico RosbergMercedes1m40.233s 0.292s 32
3Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m40.319s 0.378s 27
4Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m40.887s 0.946s 33
5Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m40.987s 1.046s 29
6Fernando AlonsoFerrari1m41.065s 1.124s 27
7Sebastian VettelRed Bull/Renault1m41.463s 1.522s 20
8Luiz Felipe NasrWilliams/Mercedes1m41.545s 1.604s 19
9Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m41.722s 1.781s 24
10Max VerstappenToro Rosso/Renault1m41.785s 1.844s 32
11Felipe MassaWilliams/Mercedes1m41.907s 1.966s 21
12Kimi RaikkonenFerrari1m41.965s 2.024s 23
13Pastor MaldonadoLotus/Renault1m42.329s 2.388s 28
14Adrian SutilSauber/Ferrari1m42.333s 2.392s 23
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m42.359s 2.418s 23
16Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m42.516s 2.575s 24
17Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m42.598s 2.657s 5
18Romain GrosjeanLotus/Renault1m43.229s 3.288s 26

Treino Livre 2
PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Lewis HamiltonMercedes1m39.085s - 18
2Nico RosbergMercedes1m39.088s 0.003s 34
3Fernando AlonsoFerrari1m40.189s 1.104s  29
4Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m40.390s 1.305s 30
5Felipe MassaWilliams/Mercedes1m40.457s 1.372s 36
6Kimi RaikkonenFerrari1m40.543s 1.458s 32
7Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m40.631s 1.546s 34
8Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m40.641s 1.556s 38
9Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m40.698s 1.613s 36
10Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m40.800s 1.715s 25
11Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m40.828s 1.743s 37
12Romain GrosjeanLotus/Renault1m41.054s 1.969s 31
13Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m41.110s 2.025s 36
14Sergio PerezForce India/Mercedes1m41.123s 2.038s 35
15Pastor MaldonadoLotus/Renault1m41.158s 2.073s 37
16Adrian SutilSauber/Ferrari1m41.332s 2.247s 33
17Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m41.420s 2.335s 34
18Sebastian VettelRed Bull/Renault1m44.437s 5.352s 19

sábado, 25 de outubro de 2014

Crash: GT Tour - Paul Ricard

Chega a dar calafrios quando um carro roda e volta para a pista, no meio do pelotão... Por sorte os dois pilotos envolvidos escaparam ilesos, mas o susto foi tremendo.
A prova é válida pelo GT Tour, que realiza neste fim de semana a sua última etapa - de rodada dupla - em Paul Ricard.

Foto 406: Out

O passado da F1 já havia mostrado bem este cenário que está acontecendo atualmente na categoria. As confirmações das ausências de Caterham e Marussia, devido a problemas financeiros e outras situações nebulosas - como é o caso da Caterham -, mostram o quanto que estas equipes menores que entram na F1 precisam estar bem estruturadas - ou se aliar a uma grande montadora - para aguentar o tranco financeiro que a categoria oferece. Infelizmente a F1, já há um bom tempo, é um leão que necessita cada vez mais de dinheiro e quem acaba pagando o pato por isso são as equipes menores. Como diz o ditado popular, a corda arrebenta do lado mais fraco. 
Pelo jeito a "profecia" dita por Adam Parr em setembro, quando ele divulgou que a F1 teria apenas oito equipes em 2015, pode se concretizar.
Agora resta saber se a Sauber terá fôlego para continuar ano que vem... ou se as equipes terão que alinhar um terceiro carro.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Foto 405: Em linha

Mais uma daquelas fotos sensacionais da extinta 500cc. Acima pode-se ver um pelotão formado por Alex Crivillé (Repsol HRC-Honda NSR500) seguido por Mick Doohan, Carlos Checa (Movistar Pons-Honda NSR500), Nobuatsu Aoki (Rheos ELF FCC TSR-Honda NSR500) & Luca Cadalora (Red Bull WCM-Yamaha YZR500), durante o GP da Grã-Bretanha de 1997 disputado em Donington Park.
A prova foi vencida por Doohan, seguido por Tadayuki Okada e Alex Barros.

Vídeo: Bottas no FW18

Pensa num cara que divertiu hoje? Este foi Valtteri Bottas, que tomou posse do Williams FW18 Renault, campeão do mundo de 1996 com Damon Hill.
O evento foi organizado por um dos patrocinadores da Williams, e ainda contou com a presença de Felipe Massa, Felipe Nasr e David Coulthard - estes dois últimos pilotaram os modelos FW08 e FW08C, com direito a um "Cover" de Keke Rosberg feito por Coulthard.


As marcas de Ímola

A foto é do genial Rainer Schlegelmich (extraído do livro "Driving to Perfection") tirada da reta de Ímola após uma das largadas. ...