segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A BPR no Brasil, 1996

Antes que os carros do FIA GT1 desembarcassem em Interlagos para disputar suas duas corridas em novembro de 2010, a BPR, categoria que deu origem ao FIA GT em 1997 (atual FIA GT1), fez duas corridas: uma em Curitiba (8/12/1996) e depois em Brasília (15/12/1996).
Nélson Piquet, correndo em parceria com o venezuelano Johnny Ceccoto, pilotando o Mclaren F1 GTR - BMW (Bigazzi Team SRL), venceu as duas corridas disputadas nestes autódromos.
Em Curitiba, na primeira prova, ficou à frente de Fabien Giroix/ Maurício Sandro Sala (Franck Muller Watch) e John Nielsen/ Tomas Bscher (West Competition). Antonio Hermann, que dividiu a Ferrari F40 GTE da equipe Euroteam com  Max Angelelli, ficou em quarto.
Na segunda prova, em Brasília, repetiu a dose: venceu em parceria com Ceccoto e Giroix/ Sala chegaram em segundo, com Hermann/ Angelelli na terceira posição. Abaixo fica o vídeo com os momentos da troca de pilotos entre Ceccoto e Piquet e as voltas finais:
Além de Piquet, Hermann e Sala, outros brasileiros participaram daquelas corridas: Luiz Garcia Jr, André Lara Rezende, Roberto Aranha, Alfonso Serra, Helio de Lima, Angelo Giombelli, Roberto Keller e Flavio Trindade. Estas provas não valeram pontos para aquele mundial, que já havia sido definido à favor e Ray Bellm/ James Weaver pilotando um Mclaren F1 GTR - BMW, da GTC Competittion. Foi a última temporada da BPR sob o comando de Jurgh Barth, Patrick Peter e Stephane Ratel (BPR é a junção das letras iniciais do sobrenome de cada um). A FIA passou a controlar a categoria em 1997, quando foi criada o FIA GT.

4 comentários:

  1. Muy buena categoría la BPR, abuela de la actual FIA GT; los McLaren F1GTR y Ferrari F40 eran unos autos muy bonitos.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  2. Blz Paulão!!!!
    Cada carro que dá água na boca..
    A F-40 é um mito!!
    Mclarem BMW com o piloto no meio do cokpit é coisa de outro mundo. acho que não vai ter carro igual a esse nunca mais....
    Vendo esses carros lembrei de um que era outro ícone dos esportivos de sonho pra ruas...
    Era um Yamanha,,também com tudo de F-1 e era mono lugar.. Aquele habitáculo mais parecia o de um avião.. Era lindão... Já procurei, mas não achei.. Vc conheçe esse carro?
    Teria por seus arquivos umas fotos ou melhor ainda, algum vídeo bacanão da "bagaça"???
    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Paulão... a chamada para a lista dos "10 mais bonitos" ainda tá de pé?! Considera a minha lá do blog e aproveita pra dar uma passada por lá... preciso da sua "ajuda" no link aí embaixo:

    http://blogdoboueri.blogspot.com/2011/12/ranking.html

    ResponderExcluir
  4. Paulo

    Uma bela lembrança! Se tiver fotos faz um outro post. O tema é rico!

    Feliz ano novo pra vc e pro VOLTA RÁPIDA!

    Um 2012 cheio de vitórias.

    Valeu

    ResponderExcluir

4 Horas de Goiânia - Uma estreia e tanto para Renan Guerra e Marco Pisani

Um inicio promissor: Marco Pisani/ Renan Guerra vencendo na estreia deles com Ligier e na classe P1 (Foto: Bruno Terena) O autódromo de Goiâ...