terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Foto 811: Achille Varzi, Targa Florio 1930


Uma das minhas fotos preferidas. Na imagem do post, Achille Varzi no comando de sua Alfa Romeo P2 junto com o seu mecânico Tabacchi, durante a Targa Florio de 1930. O piloto italiano acabou por vencer a corrida, seguido por Louis Chiron (Bugatti Type 35 B) e pelo outro Bugatti de mesmo modelo, conduzido pelo Conde Alberto Conelli.
A vitória de Varzi foi uma das melhores de sua carreira, partindo do princípio que teve que duelar contra o seu grande rival Tazio Nuvolari no início da prova e mais tarde contra os favoritos Bugatti, em especial o de Chiron que apresentou problemas de freios no trecho que passava na cidade de Polizzi deixando caminho aberto para Achille. No entanto a sua conquista foi das mais dramáticas: com a gasolina escapando por conta de um furo, Tabacchi precisou dosar o combustível nos estágios finais ao adicionar aos poucos no tanque. Neste trabalho árduo, as gotas de gasolina que caíram sobre o eixo traseiro fizeram o carro pegar fogo, mas mesmo assim Varzi continuou a conduzir o carro de forma precisa enquanto que o mecânico tentava apagar o incêndio com a almofada do banco.
Varzi completou o percurso em 6 horas e 55 minutos, chegando 1 hora e 49 a frente de Chiron e 7 horas e 57 de Carlo Conelli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário