O Matra MS650 de Jean Pierre Beltoise e Jean Todt prestes a
iniciar uma das etapas do Tour de France Automobile de 1970, que foi a 15ª
edição.
A Matra entrou com duas inscrições para esta edição, com o
Matra MS650 #145 para Henri Pescarolo/ Jean Pierre Jabouille/ Johnny Rives
enquanto que o #146 ficou para Jean Pierre Beltoise/ Patrick Depailler/ Jean
Todt – Rives e Todt eram os co-pilotos. A presença de Jabouille e Depailler foi
em substituição a Pescarolo e Beltoise que tiveram de se ausentar por alguns
dias devido o GP do Canadá, realizado no dia 20 de setembro.
O Tour foi realizado entre os dias 19 e 27 de setembro num
total de 20 especiais, tendo a largada sendo feita em Bandol (próxima a Cote D’azur)
e com o término em Nice, contabilizando um total de 4.525km.
A prova foi vencida por Beltoise/ Depailler/ Todt chegando
com mais de quatro minutos de vantagem sobre o outro Matra de Pescarolo/
Jabouille/ Rives. A terceira colocação ficou com a dupla formada por Gerárd
Larousse e Maurice Géllin, que conduziram um Porsche 911ST.
O Tour de France Automobile teve a sua primeira edição
oficial em 1951 – apesar que antes disso outras duas foram realizadas nos anos
de 1899 (vitória de René de Knyff com um Panhard et Levassor) e 1908 (vencido
por Clément Bayard), mas que não entraram na contagem oficial. A vitória na
prova de 1951, que organizada pelo Automóvel Clube de Nice, foi de Pierre
Boncompagni/ Alfred Barraquet com um Ferrari 212 Export. A última edição foi em
1986, quando a prova já fazia parte do calendário do Campeonato Europeu de
Rally. O maior vencedor de todas edições foi Bernard Daniche, ao vencer quatro
vezes em 1975, 77, 79 e 80 e todas com o
Lancia Stratos HF.
Nessa época, a Matra dominava em várias modalidades diferentes. Tanto na endurance como na F1, os carros azuis eram os melhores. Mas tão depressa apareceram como desapareceram.
ResponderExcluirAbraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/