terça-feira, 4 de maio de 2021

Foto 918: Wolfgang Von Trips, Aintree 1961

(Foto: Motorsport Images)


Wolfgang Von Trips e Phil Hill no pódio do GP da Grã-Bretanha de 1961, realizado em Aintree. Na ocasião, o piloto alemão vencia a sua segunda corrida no e na carreira (tinha vencido na Holanda) e dav uma passo importante para a tentativa do título. 

A corrida foi realizada com chuva em seu inicio, com a prova terminando em pista seca. Von Trips marcou o quarto melhor tempo - a pole foi de Phil Hill - e já na primeira volta ocupava o segundo lugar, para tomar a liderança do americano na sétima volta e não largar mais. Von Trips venceu com uma diferença de 46 segundos sobre Phil Hill, enquanto que Richie Ginther ficou com terceiro. 

Essa corrida marcou a última vez em que um carro com motor dianteiro foi inscrito: o Ferguson P99 foi inscrito por Rob Walker - que também inscrevera um Lotus 18/21 para Stirling Moss - e que foi pilotado por Jack Fairman. A corrida do Ferguson durou 39 voltas com Fairman ao volante, que entregou o carro para Moss - que vinha em segundo com o Lotus e teve que abandonar após os freios falharem -, mas o carro foi empurrado no pit-lane e Stirling foi desclassificado após 17 voltas. O Ferguson também tinha o uso de tração nas 4 rodas. Essa prova também acabaria por ser o último GP britânico em que Stirling Moss competiu, já que no inicio de 1962 ele sofreria o acidente em Goodwood que forçou a sua aposentadoria precoce. 

Wolfgang Von Trips completaria 93 anos hoje.

3 comentários:

  1. Acompanhado no pódio pela Sra. Laura Ferrari.

    ResponderExcluir
  2. Von Trips caminhava para a conquista do título de campeão. Seria o primeiro campeão alemão de F1.

    Abraço

    visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente seria a única chance dele ser campeão visto que em 62, 63 e 64 BRM e Lotus dominariam( o título do Surtees foi atípico, não tirando os méritos claro )e não acho que ele iria pra uma das duas, provavelmente ficaria mais um ou dois anos na Ferrari e iria pra uma equipe privada ou de menor expressão. E sobre o Phil ter ficado com o título tá longe de ser uma zebra, eu acho até que antes do GP da Itália ele tinha sido mais regular que o Trips.

    ResponderExcluir

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...