sábado, 3 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Pesagem - Dia 2

 

Os Glickenhaus durante a pesagem
(Foto: 24 Hours of Le Mans/ Twitter)


A rodada de pesagem para a 91ª 24 Horas de Le Mans, na Place de La République, teve a sua continuação hoje com a presença dos 23 carros restantes.

Como era de se esperar, a presença dos Hypercars foram a grande atração para o público que ali esteve.

Abaixo as principais declarações:

Porsche

Le Mans e Porsche tem um caso de amor muito bem resolvido, diga-se e isso é sentido através da recepção do público para com a marca alemã recordista de vitórias na clássica prova.

Para a busca da 20ª conquista, estarão com os três carros da equipe Penske e com o da Hertz Team Jota. Hoje foi a vez dos carros comandados pela Penske irem para a pesagem e Fred Makowiecki que estará no comando o 963 #5 junto de Dane Cameron e Michael Christensen.

Aqui ele fala sobre a expectativa para a prova, assim como a busca da melhoria de toda equipe: "Estamos aumentando nossas chances de vitória . Isso permite testar muito mais coisas e abordar a corrida com o máximo de dados. No início da temporada, para ser honesto, não estávamos no nível que esperávamos. O que deve ser julgado é a nossa curva de progressão . Temos um desempenho melhor há algumas corridas. É verdade que somos bastante inconstantes. No entanto, Le Mans continua a ser um evento especial. Os últimos testes privados que fizemos nos ajudaram a entender bem o carro, então cabe a nós consertar as coisas."

Cadillac

Mais de vinte anos após a sua última participação, o retorno da Cadillac é também bastante esperado em Sarthe. Ao mesmo passo da Porsche, eles também esperam resolver seus problemas e evoluir durante este certame em Le Mans para, quem sabe, poder lutar pela vitória.

Sebastién Bourdais, um veterano da prova com boas prestações à Peugeot Ford, o francês destaca a preparação que foi feita em simuladores e na pista: "Trabalhamos muito na pista, mas também no simulador. Amanhã, com os nossos três carros, iremos em três direções diferentes em termos de afinação e depois analisaremos os dados recolhidos. Isso nos permitirá começar os treinos livres na quarta-feira com uma base fixa e depois trabalhar com mais detalhes. Voltar ao início da temporada foi complicado porque encontramos problemas mecânicos e azar. Tanto é assim que nos encontramos em uma situação desconfortável em relação às peças de reposição. Espero que tenhamos deixado nosso gato preto na Califórnia (risos). Chegamos aqui de bom humor e toda a equipe precisava disso."


Glickenhaus

O time de Jim Glickenhaus, que terminou em terceiro ano passado, foi também uma das mais saudadas neste derradeiro dia de pesagem. E Jim gostou bastante dessa recepção, destacando a tradição de equipes particulares em Sarthe: “Existe uma longa tradição de pequenas equipes independentes em Le Mans. Temos orgulho de apresentar carros que projetamos e construímos, então vamos dar tudo de nós. Estamos constantemente fazendo melhorias em nosso hipercarro com base no que aprendemos nas corridas”.

Sabemos que a situação para que possam repetir o feito de 2022 ou até melhorar este, será uma tarefa ainda mais complicada devido o contingente que agora é mais robusto. Mas sabemos, também, que a esperança estará sempre ali e até o cair da bandeira quadriculada tudo pode acontecer.


Toyota e Ferrari. O grande duelo?

Até aqui tem sido uma disputa muito interessante entre estas duas marcas, mesmo que a Toyota tenha cravado as três vitórias nas três primeiras corridas. Mesmo assim, a presença da Ferrari é algo a se considerar e a fabricante japonesa, que venceu as últimas edições das 24 Horas de Le Mans, sabe bem disso.

Nesse embalo de sucesso, a Toyota é apontada como a principal favorita - e claro, pelas rivais, a equipe a ser batida no solo sagrado. Mesmo que adotem uma postura humilde, é difícil desvencilhar deste rótulo e eles sabem disso. “Temos dificuldade em escapar disso. Somos forçados a aceitá-lo. Isso não nos garante uma corrida fácil , porque sabemos que tudo pode acontecer”, como bem destaca o chefe da equipe Pascal Vasselon.

Apesar deste rótulo, eles sabem bem que o passado não foi muito gentil com eles antes que passassem a vencer a prova.

Do outro lado da trincheira o retorno de uma velha conhecida de Sarthe, trouxe não apenas a mística que seu nome envolve, como também a possibilidade de desafiar a Toyota: a Ferrari terá o seu tão sonhado retorno à Le Mans 50 anos após a sua última participação na classe principal e a esperança de uma vitória é grande para este retorno. Porém, eles sabem que terão de superar a Toyota e também os percalços que esta prova reserva à todos. “Sabemos que nosso carro é competitivo, assim como a equipe técnica. Acho que a Toyota Gazoo Racing é a equipe a ser vencida porque eles são muito fortes aqui. Faremos de tudo para dificultar a vida deles. Ainda assim, temos de terminar a prova em primeiro e, se for o caso, penso que será numa boa classificação” como fala Miguel Molina, que estará no comando do 499P #50 junto de Antonio Fuocco e Nicklas Nielsen.

A pesagem foi encerrada com um desfile de de carros num trecho da Avenue du Général de Gaulle ao Quai Louis Blanc, onde o tetra vencedor de Le Mans Yannick Dalmas, na condução do Chenard & Walcker Sport (vencedor da primeira edição das 24 Horas de Le Mans em 1923), comboiou alguns dos carros que estarão nesta prova Centenária como o #77 Dempsey-Proton Racing (Porsche 911 RSR-19) e do #33 Corvette Racing (Chevrolet Corvette C8.R) encantaram e o #24 Hendrick Motorsports (Chevrolet Camaro ZL1).

Amanhã começa os trabalhos de pista, com os testes que terão duas sessões de três horas cada (10:00 - 13:00 e depois das 15:30 - 18:30) horário da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...