Neste vídeo o Jordan Hart utilizado por Rubens Barrichello, Ivan Capelli, Thierry Boutsen, Marco Apicella, Emanuele Naspetti e Eddie Irvine na temporada de 1993, sendo pilotado numa subida de montanha na Ilha de Man, na Irlanda.
Observe bem durante a chegada até o topo que o piloto, cujo nome desconheço, faz o trajeto praticamente sem respirar e ao chegar no final do percurso ele solta, com alivio, um "Jesus Christ" e fica ofegante.
Foi de cortar a respiração, literalmente.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Garotas da F1- GP da Inglaterra
Nada mal uma beleza britânica para aliviar o ar pesado que foi Silverstone no último domingo, não acham?
domingo, 11 de julho de 2010
Análise dos dez primeiros- GP da Inglaterra
Mark Webber- Grande largada e respondeu na pista ao desrespeito da equipe com ele no sábado. Tinha um senhor carro na mão, que o possibilitou a fazer uma corrida controlada contra Hamilton. A sua vibração no pódio diz tudo.
Lewis Hamilton- Aparentemente sua prova seria complicada tendo as duas Red Bulls na frente e Alonso ao seu lado em terceiro, mas conseguiu uma bela largada e quando virou a Copse estava em terceiro e com o erro de Vettel acabou subindo para segundo. Chegou a pressionar Webber, mas não tinha carro suficiente para acompanhá-lo. Ainda é líder do mundial.
Nico Rosberg- Boa largada, mas o caos entre os primeiros o ajudou bastante para subir até a quarta posição. Brigou com Kubica pela terceira posição que foi conquistada nos boxes. No final da prova teve uma pequena pressão de Button, que não chegou a incomodá-lo. Um prêmio após a péssima prova de Valência.
Jenson Button- Quetinho conseguiu sair de 14º e virar a segunda volta em oitavo após bela largada e depois adiou sua parada nos boxes por algumas voltas quando era terceiro. Voltou e sexto e foi beneficiado com o abandono de Kubica e a punição de Alonso para subir para a quarta posição. Talvez tenha sido o piloto mais feliz do dia depois de Webber.
Rubens Barrichello- Ótimo final de semana dele. Oitavo no grid e na corrida, apesar de não ter ultrapassado ninguém, teve um bom ritmo de prova que o possibilitou chegar mais uma vez nos pontos.
Kamui Kobayashi- A exemplo de Barrichello, o japonês teve outra bela exibição e conseguiu marcar pontos pela segunda vez consecutiva este ano. Aos poucos vai se destacando na F1.
Sebastian Vettel- Errou aos montes nos primeiros metros do GP e acabou detonando sua corrida inteira. Tem que agardecer o safety, caso não tivesse entrado e reagrupado o pessoal na pista, não teria marcado pontos. De bom mesmo foi sua disputa contra Sutil pelo sétimo posto, quando ultrapassou seu conterrâneo na marra.
Adrian Sutil- Outra boa prova dele. Boas batalhas contra Schumi e Vettel, na qual ganhou uma e perdeu a outra.
Michael Schumacher- Tem suado o macacão em disputas nas posições intermediárias nas últimas provas e hoje não foi diferente. Foi o primeiro a fazer a parada para trocar de pneus, que na verdade acabou atrapalhando ele que perdeu uma posição. Contra Rosberg, outra sova à favor do jovem Nico.
Nico Hulkenberg- Boa corrida. Chegou a pressionar até Schumi na disputa pelo nono posto, onde não obteve sucesso. Mostra que em circuitos de alta, com cuvas do mesmo estilo, o carro da Williams, empurrado pelo Cosworth, tem bom desempenho.
Lewis Hamilton- Aparentemente sua prova seria complicada tendo as duas Red Bulls na frente e Alonso ao seu lado em terceiro, mas conseguiu uma bela largada e quando virou a Copse estava em terceiro e com o erro de Vettel acabou subindo para segundo. Chegou a pressionar Webber, mas não tinha carro suficiente para acompanhá-lo. Ainda é líder do mundial.
Nico Rosberg- Boa largada, mas o caos entre os primeiros o ajudou bastante para subir até a quarta posição. Brigou com Kubica pela terceira posição que foi conquistada nos boxes. No final da prova teve uma pequena pressão de Button, que não chegou a incomodá-lo. Um prêmio após a péssima prova de Valência.
Jenson Button- Quetinho conseguiu sair de 14º e virar a segunda volta em oitavo após bela largada e depois adiou sua parada nos boxes por algumas voltas quando era terceiro. Voltou e sexto e foi beneficiado com o abandono de Kubica e a punição de Alonso para subir para a quarta posição. Talvez tenha sido o piloto mais feliz do dia depois de Webber.
Rubens Barrichello- Ótimo final de semana dele. Oitavo no grid e na corrida, apesar de não ter ultrapassado ninguém, teve um bom ritmo de prova que o possibilitou chegar mais uma vez nos pontos.
Kamui Kobayashi- A exemplo de Barrichello, o japonês teve outra bela exibição e conseguiu marcar pontos pela segunda vez consecutiva este ano. Aos poucos vai se destacando na F1.
Sebastian Vettel- Errou aos montes nos primeiros metros do GP e acabou detonando sua corrida inteira. Tem que agardecer o safety, caso não tivesse entrado e reagrupado o pessoal na pista, não teria marcado pontos. De bom mesmo foi sua disputa contra Sutil pelo sétimo posto, quando ultrapassou seu conterrâneo na marra.
Adrian Sutil- Outra boa prova dele. Boas batalhas contra Schumi e Vettel, na qual ganhou uma e perdeu a outra.
Michael Schumacher- Tem suado o macacão em disputas nas posições intermediárias nas últimas provas e hoje não foi diferente. Foi o primeiro a fazer a parada para trocar de pneus, que na verdade acabou atrapalhando ele que perdeu uma posição. Contra Rosberg, outra sova à favor do jovem Nico.
Nico Hulkenberg- Boa corrida. Chegou a pressionar até Schumi na disputa pelo nono posto, onde não obteve sucesso. Mostra que em circuitos de alta, com cuvas do mesmo estilo, o carro da Williams, empurrado pelo Cosworth, tem bom desempenho.
Webber vence o GP inglês e Vettel
Ontem tinha escrevido sobre as duas primeiras filas no final do texto sobre o classicatório. Achava que a tensões entre Vettel-Webber na primeira e Alonso-Hamilton na segunda fila, poderia garantir um início de prova eletrizante. E realmente foi o que aconteceu, apesar de não haver disputas diretas e constantes, Vettel acabou largando mal, tentou fechar Webber, perdeu a primeira posição na Copse e na entrada da Maggots, escapa caindo assim para último sem contar, claro, com o pneu furado que o atrasou e muito. Alonso também largou mal, mas conseguiu ficar em quinto após ter tocado no pneu traseiro direito de Massa que disputava a posição com ele. Assim o piloto brasileiro também ficou com o pneu furado e teve que ir aos boxes trocá-lo, arruinando a sua corrida.
Até a 29ª volta a corrida se manteve tranquila, com Webber administrando bem a diferença para Hamilton ao virar voltas muito rápidas. Neste momento houve a entrada do Safety Car para retirar detritos da asa traseiro do Sauber de De La Rosa que se soltou na reta de largada e na Hangar Straight. Após duas voltas, o Safety saiu e deu chance para Vettel arrancar de 11º para terminar em sétimo, após bela briga com Sutil por essa posição. Para Massa o final de semana foi complicado e além de ter tido o furo do pneu no início da prova, acabou rodando na Woodcote quando estava em 11º. Aproveitou e foi aos boxes, mas Ferrari não estava pronta e sua parada foi extremamente demorada. Acabou em 15º logo atrás de Alonso que foi punido por cortar caminho no "S" após a Club, na disputa pela 5ª posição com Kubica quando ultrapassou o polonês. Cumpriu o Drive&Through após a saída do Safety e com isso caiu para o fim do pelotão. Final de semana terrível para a Ferrari que imaginava chegar no pódio com o espanhol.
A Mclaren ainda pode festejar algo, afinal Hamilton saiu bem na largada e pulou de quarto para segundo, onde terminou e Button, que saiu em 14º, conseguiu levar seu carro até a quarta posição o que se pode considerar um vitória para ele após o péssimo treino de ontem.
A corrida em si foi boa mas a partir, somente, da 31ª volta quando o Safety havia saído. Desse modo várias disputas por posições ocorreram e corrida ganhou algum interesse.
Sobre o novo traçado de Silverstone, este me agradou bastante mantendo o espiríto veloz que é característica do grande circuito inglês. Mas para o próximo ano terão que rever o asfalto que é cheio de ondulações e isso foi alvo de críticas dos pilotos, que mesmo assim elogiaram a nova parte do circuito. Não gosto de mudanças em pistas tradicionais, que acabam, as vezes, matando o seu layout. Em Silverstone foi bem feito e eles não cometeram o erro de Hockenheim, quando este foi reformulado para 2003 e acabou perdendo as grandes retas que invadiam a Floresta Negra deixando-o como um circuito qualquer.
Para a Red Bull essa corrida marca uma nova fase que não será muito fácil de se controlar. O mal estar entre seus dois pilotos, instalada desde o GP da Turquia, se agravou ainda mais após o acontecido de sábado sobre a asa retirada do carro de Webber e colocada no de Vettel e ainda mais após a largada do dois hoje. Chega a hora da equipe decidir quem vai para as cabeças.
Webber à frente de Vettel na Copse após a largada: o jovem alemão largou mal e perdeu a primeira posição e na segunda curva jogou sua corrida no lixo após uma escapada. Hamilton, que está logo atrás de Webber, seguio o australiano mas não teve velocidade suficiente para ameaçar a vitória de Mark.
Vettel e Massa com pneus furados na primeira volta em Silverstone: o alemão dechapou o pneu após a escapada na curva Maggots e Massa teve um furo proveniente da disputa com Alonso na mesma curva. Ambos cairam para o fundo do pelotão, mas Sebastian terminou a corrida em sétimo enquanto Felipe acabou em 15º
Cortando caminho hein Alonso!: o piloto espanhol tomou um Drive&Through, mas só pode cumpri-lo após a saída do safety o que arruinou sua prova totalmente. Mais um erros dos comissários que demoraram em dar a punição, assim como foi com Hamilton em Valência.
RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Inglaterra- 10ª Etapa
Silverstone- 11/7/2010
1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1h24min38s200
2. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - a 1s360
3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 21s307
4. Jenson Button (GBR/McLaren) - a 21s9865. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 31s456
6. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber) - a 32s171
7. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 36s734
8. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 40s932
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 41s599
10. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 42s012
11. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 42s459
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 47s627
13. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 59s374
14. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1min02s385
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1min07s489
16. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 1 volta
19. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 voltas
20. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania) - a 2 voltas
Não completaram:
21. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - volta 45
22. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - volta 30
23. Robert Kubica (POL/Renault) - volta 20
24. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - volta 10 Melhor volta da prova:
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min30s874
sábado, 10 de julho de 2010
Sem surpresas, Red Bull comanda o treino e marca a primeira fila
O resultado do treino classificatório da F1 em Silverstone foi, talvez, o mais fácil de se prever. Sem nenhuma dificuldade, a Red Bull marcou a primeira fila com Vettel em primeiro e Webber em segundo com uma diferença de mais de sete décimos para Fernando Alonso, que aparece com a Ferrari em terceiro. Este domínio absoluto dos touros vermelhos em Silverstone faz prever uma corrida bem sem sal amanhã, a não ser que Alonso ou Hamilton, que sai em quarto, pule na frente de uma ou das duas Red Bulls para que a prova ganhe em emoção. Caso contrário, preparem-se para 52 voltas bem modorrentas.
Felipe Massa mais uma vez teve problemas com o aquecimento correto dos pneus e fechou em sétimo. Não ficou satisfeito afinal Alonso terminou em terceiro e ele, na Q2, havia terminado em 4º logo à seguir do espanhol. Ele divide a quarta fila com Barrichello que fez ótimo trabalho ao levar sua Williams até a Q3.
A Mclaren ficou de fora da briga pela pole e nenhum momento mostrou estar no mesmo nível da Red Bull, o que me espantou um tanto, pois acreditava que a briga entre ambas seria apertadissíma. Hamilton sai em quarto, numa volta que concerteza foi feita no braço e Button sai em 14º após pífia apresentação.Di Grassi terminou o treino em 22º.
Será interessante observar as duas primeiras filas amanhã na hora da largada. Vettel e Webber dividem pela primeira a fila um após o acidente de ambos na Turquia, e aquele acontecido não foi totalmente digerido por ambos e Mark não gostou muito da Red Bull ter dado á Sebastian o privilégio de usar a nova asa dianteira nesta prova de Silverstone. Portanto acredito que Webber, mesmo largando do lado sujo da pista, não vai aliviar para Vettel afinal ambos estão na briga direta pelo título. Na segunda fila os desafetos declarados Alonso e Hamilton, que voltara a trocar farpas pelo acontecido em Valência, quinze dias atrás.
Não aposto em acidentes ou incidentes na primeira curva ou em algum outro ponto de Silverstone entre estes personagens, mas concerteza será uma atração vermos o comportamento destes quatro arqui-rivais.
GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA- 10ª ETAPA
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min29s615
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min29s758
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min30s426
4. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min30s556
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min30s625
6. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min31s040
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min31s172
8. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min31s175
9. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min31s274
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min31s430
Confira os eliminados no Q2:
11. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min31s399
12. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min31s421
13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min31s635
14. Jenson Button (GBR/McLaren) - 1min31s699
15. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min31s796
16. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min32s012
Confira os que ficaram no Q1:
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) 1min32s430
18. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) 1min34s405
19. Timo Glock (ALE/Virgin) 1min34s775
20. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min31s708*
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1min34s864
22. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) 1min35s212
23. Karun Chandhok (IND/HRT) 1min35s576
24. Sakon Yamamoto (JAP/HRT) 1min36s968
* Foi punido com a perda de 5 posições por obstruir perigosamente Hulkenberg durante a volta veloz deste na Q2.
Felipe Massa mais uma vez teve problemas com o aquecimento correto dos pneus e fechou em sétimo. Não ficou satisfeito afinal Alonso terminou em terceiro e ele, na Q2, havia terminado em 4º logo à seguir do espanhol. Ele divide a quarta fila com Barrichello que fez ótimo trabalho ao levar sua Williams até a Q3.
A Mclaren ficou de fora da briga pela pole e nenhum momento mostrou estar no mesmo nível da Red Bull, o que me espantou um tanto, pois acreditava que a briga entre ambas seria apertadissíma. Hamilton sai em quarto, numa volta que concerteza foi feita no braço e Button sai em 14º após pífia apresentação.Di Grassi terminou o treino em 22º.
Será interessante observar as duas primeiras filas amanhã na hora da largada. Vettel e Webber dividem pela primeira a fila um após o acidente de ambos na Turquia, e aquele acontecido não foi totalmente digerido por ambos e Mark não gostou muito da Red Bull ter dado á Sebastian o privilégio de usar a nova asa dianteira nesta prova de Silverstone. Portanto acredito que Webber, mesmo largando do lado sujo da pista, não vai aliviar para Vettel afinal ambos estão na briga direta pelo título. Na segunda fila os desafetos declarados Alonso e Hamilton, que voltara a trocar farpas pelo acontecido em Valência, quinze dias atrás.
Não aposto em acidentes ou incidentes na primeira curva ou em algum outro ponto de Silverstone entre estes personagens, mas concerteza será uma atração vermos o comportamento destes quatro arqui-rivais.
GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA- 10ª ETAPA
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min29s615
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min29s758
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min30s426
4. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min30s556
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min30s625
6. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min31s040
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min31s172
8. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min31s175
9. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min31s274
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min31s430
Confira os eliminados no Q2:
11. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min31s399
12. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min31s421
13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min31s635
14. Jenson Button (GBR/McLaren) - 1min31s699
15. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min31s796
16. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min32s012
Confira os que ficaram no Q1:
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) 1min32s430
18. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) 1min34s405
19. Timo Glock (ALE/Virgin) 1min34s775
20. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min31s708*
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) 1min34s864
22. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) 1min35s212
23. Karun Chandhok (IND/HRT) 1min35s576
24. Sakon Yamamoto (JAP/HRT) 1min36s968
* Foi punido com a perda de 5 posições por obstruir perigosamente Hulkenberg durante a volta veloz deste na Q2.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Red Bull na frente em Silverstone
Mark Webber fechou o dia de treinos em Silverstone com o melhor tempo, superando assim seu companheiro Vettel que havia feito a melhor marca pela manhã. O australiano marcou o tempo de 1m31s234. Seguiu-o na classificação Alonso, Vettel, Massa, Rosberg, Schumi, Petrov, Hamilton, Sutil e Barrichello. Di Grassi ficou em 20º. Bruno Senna será substituído por Sakon Yamamoto na Hispania, mas, segundo seu assessor, ele voltará ao volante na prova da Alemanha, próxima etapa.
Os pilotos elogiaram a nova parte do circuito de Silverstone, denominada "Arena", mas reclamaram das zebras que são altas naquele setor.
TREINOS LIVRES- GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA- 10ª ETAPA
1. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min31s234 (15 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min31s626 (26)3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min31s875 (24)
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min32s099 (25)
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min32s166 (29)
6. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min32s660 (27)
7. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min32s745 (28)
8. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min32s757 (22)
9. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min32s787 (27)
10. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min32s967 (32)
11. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min33s019 (30)
12. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min33s164 (28)
13. Jeson Button (GBR/McLaren) - 1min33s200 (24)
14. Kamui Kobayashi (JPN/Sauber) - 1min33s402 (23)
15. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min33s728 (27)
16. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min33s836 (36)
17. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min34s051 (29)
18. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min34s643 (36)
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min35s465 (25)
20. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min36s237 (24)
21. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min36s553 (21)
22. Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1min37s019 (27)
23. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania) - 1min38s303 (32)
24. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min42s901 (3)
segunda-feira, 5 de julho de 2010
O novo Silverstone
Domingo, dia 11 de julho, a F1 realizará sua décima etapa num Silverstone totalmente reformulado e talvez, apresentará aos fãs, o traçado mais veloz da categoria atualmente.
Silverstone, como todos sabem, era um antigo aeródromo usado durante a Segunda Guerra mundial e após o término desta, foi usado como circuito permanente. Tinha um traçado espetacularmente veloz, com curvas em ângulos de, aproximadamente, 90° graus. Em 1975 sofreu a sua primeira modificação ao fazer na veloz e desafiadora curva Woodcote, uma chicane que "amansou" a fabulosa curva.
No final do anos 80 mais outra alteração com a adição de duas curvas lentas que "quebravam ainda mais a velocidade de entrada para a Woodcote, assim a antiga chicane deixava de existir.
Para o ano de 1991 a pista foi totalmente reformulada. As curvas Maggots, Beckets e Chapel viraram três esses bem velozes; antes da curva Club foi feito um "S"; e a outra grande reforma foi na Woodcote que enfim deixou de ser veloz, quando foi criado um pequeno estádio após a saída da Bridge. Anos mais tarde, a curva Stowe também recebeu um "S".
Agora em 2010 Silverstone apresentará seu novo traçado. Os trechos da Farm Straight, Bridge e Priory deixam de existir (ao menos para a F1) e foram substituídas por um traçado veloz que sai da curva Stowe. Neste novo desenho a pista ganhou dois pontos velozes: um "S" super rápido que vai até um ponto menos veloz, constituído por três curvas que desembocam em outra longa reta (que é usada nas provas nacionais da Inglaterra) até chegar na curva Brooklands. Dai em diante o traçado ainda é o atual.
Silverstone, como todos sabem, era um antigo aeródromo usado durante a Segunda Guerra mundial e após o término desta, foi usado como circuito permanente. Tinha um traçado espetacularmente veloz, com curvas em ângulos de, aproximadamente, 90° graus. Em 1975 sofreu a sua primeira modificação ao fazer na veloz e desafiadora curva Woodcote, uma chicane que "amansou" a fabulosa curva.
No final do anos 80 mais outra alteração com a adição de duas curvas lentas que "quebravam ainda mais a velocidade de entrada para a Woodcote, assim a antiga chicane deixava de existir.
Para o ano de 1991 a pista foi totalmente reformulada. As curvas Maggots, Beckets e Chapel viraram três esses bem velozes; antes da curva Club foi feito um "S"; e a outra grande reforma foi na Woodcote que enfim deixou de ser veloz, quando foi criado um pequeno estádio após a saída da Bridge. Anos mais tarde, a curva Stowe também recebeu um "S".
Agora em 2010 Silverstone apresentará seu novo traçado. Os trechos da Farm Straight, Bridge e Priory deixam de existir (ao menos para a F1) e foram substituídas por um traçado veloz que sai da curva Stowe. Neste novo desenho a pista ganhou dois pontos velozes: um "S" super rápido que vai até um ponto menos veloz, constituído por três curvas que desembocam em outra longa reta (que é usada nas provas nacionais da Inglaterra) até chegar na curva Brooklands. Dai em diante o traçado ainda é o atual.
sábado, 3 de julho de 2010
Uma volta com Mark Webber em Silverstone
Uma palinha do novo traçado de Silverstone com Mark Webber ao volante do simulador da Red Bull Racing.
Leão em ação
Duas belissímas poles de Nigel Mansell em Silverstone. A primeira com Ferrari em 1990, cravando um tempo 0''643 superior ao de Ayrton Senna.
A segunda dele com a Williams FW15B quando truscidou seu companheiro Patrese na luta pela pole do GP da Inglaterra de 1992. Sua marca foi de 1min18s965, colocando assim 1'919 de vantagem sobre Ricardo. Uma volta genial, se lembrarmos que ambos tinham o mesmo carro.
A segunda dele com a Williams FW15B quando truscidou seu companheiro Patrese na luta pela pole do GP da Inglaterra de 1992. Sua marca foi de 1min18s965, colocando assim 1'919 de vantagem sobre Ricardo. Uma volta genial, se lembrarmos que ambos tinham o mesmo carro.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Garotas da F1- Grande Prêmio da Europa
No próximo ano proponho a FOM que instale essa câmera novamente neste local, ao menos a visão será mais interessante.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
A outra decolagem de Webber
Se você ficou impressionado com a decolagem de Mark Webber ontem em Valência, saiba que isto não foi a primeira vez que aconteceu com o australiano. Ele já teve essa experiência antes.
Em 1999 ele integrava a equipe Mercedes no mundial do FIA GT pilotando um Mercedes CLR GTR e foi escalado para dividir o volante deste com Jean Marc Gounon e Marcel Tiemann.
O primeiro acidente aconteceu durante o warm-up antes da prova. Webber decolou seu carro no final da reta Mulsanne. No vídeo abaixo o carro já aparece capotado e com o piloto australianop sendo retirado, ainda zonzo por causa do rodopio.
Mais tarde, já na prova, a outra decolagem aconteceu com o Mercedes número 5 do trio Christhophe Bouchut/ Nick Heidfeld/ Peter Dumbreck. Este último estava no volante do carro quando decolou após estar no vácuo do Toyota GT One, na reta Mulsanne.
Em 1999 ele integrava a equipe Mercedes no mundial do FIA GT pilotando um Mercedes CLR GTR e foi escalado para dividir o volante deste com Jean Marc Gounon e Marcel Tiemann.
O primeiro acidente aconteceu durante o warm-up antes da prova. Webber decolou seu carro no final da reta Mulsanne. No vídeo abaixo o carro já aparece capotado e com o piloto australianop sendo retirado, ainda zonzo por causa do rodopio.
Mais tarde, já na prova, a outra decolagem aconteceu com o Mercedes número 5 do trio Christhophe Bouchut/ Nick Heidfeld/ Peter Dumbreck. Este último estava no volante do carro quando decolou após estar no vácuo do Toyota GT One, na reta Mulsanne.
Análise do dez primeiros- GP da Europa
Sebastian Vettel- Largando da pole num circuito de rua as coisas ficam mais fáceis e com seu companheiro Webber de fora, ficou ainda mais. Mesmo assim teve que manter a concentração para segurar o ímpeto de Hamilton nas primeiras curvas do circuito após a largada. Depois teve sossego para abrir boa vantagem e vencer a prova.
Lewis Hamilton- Ótima largada pulando de terceiro para segundo. Depois tentou tomar a liderança de Vettel onde não teve sussesso. No episódio do safety car, foi uma mancada das grandes pois ele tinha visto o carro sair boxes e acabou ultrapassando-o. Foi punido mais tarde mas ainda sim conseguiu voltar atrás de Vettel, mesmo com 14 segundos de desvantagem.
Jenson Button- Largando em sétimo tudo parecia complicado para ele, mas o safety car o ajudou e talvez, se não tivesse ficado ancalhado atrás de Kobayashi por quase toda a prova, poderia ter chegado em segundo. Mas está vivíssimo neste mundial.
Rubens Barrichello- Grande prova dele. Saiu em nono e foi um dos beneficiados pela entrada do safety. Fazendo apenas uma troca de pneus e com um carro constante, conseguiu chegar na melhor posição dele e da Williams no ano. Tem que comemorar muito, pois acredito que não terá outra chance dessas pois o motor Cosworth é uma porcaria. Vai sofrer horrores no novo traçado veloz de Silverstone, próxima etapa.
Robert Kubica- Constante e sempre o polonês vai fazendo um mundial fabuloso. O carro é decente e o motro Renault está no mesmo nível dos Mercedes.
Adrian Sutil- Saiu em 13º e sua corrida também seria complicada, mas como os demais, o safety car salvou sua prova. Segundo ele, foi a melhor corrida do ano.
Kamui Kobayashi- Se teve alguém que soube aproveitar e muito bem a entrada do safety foi ele. Largou em décimo oitavo e tinha uma corrida perdida, mas subiu para terceiro após a entrada do carro de segurança e ali se manteve até quando faltava três voltas para o fim. Trocou os pneus, voltou em nono, atacou Alonso e Buemi nas duas últimas voltas e chegou em sétimo. Uma atuação maravilhosa.
Fernando Alonso- Sem dúvida ele e Massa se deram mal com a história do safety. Estava em treceiro quando houve a intervenção do carro de segurança na prova e, enquanto ele fazia toda a volta atrás deste, os outros paravam para a troca de pneus e assim ele despencou para 12º. Entregou a mancada de Hamilton para a FIA mas pagou um mico danado quando ficou nervoso ao saber que o inglês tinha pago a punição e ainda se encontrava em terceiro. Ta na hora dele começar a acelerar mais e deixar Lewis em paz. Virou uma obsessão sem limites.
Sebastian Buemi- Boa prova do suiço que começa a bater Alguersuari também nos treinos. Na prova estava em sétimo até o fim, mas os pneus estavam na lona. Segurou as investidas de Alonso, mas contra Kobayashi, que tinha pneus novinhos, não conseguiu segurá-lo e na última volta perdeu a posição na entrada da reta dos boxes. Acabou caindo para nono após receber 5 segundos por desrespeitar o safety.
Nico Rosberg- Os graves problemas de freios no seu Mercedes (Schumi enfrentou problema semelhante) agravaram ainda mais o péssimo fim de semana dos carros prateados. Antes dos treinos parecia que podia largar entre os dez, mas teve que se contentar com a 12ª posição. Na corrida as coisas estavam critícas, mas as punições para De La Rosa e Petrov o ajudaram e assim ele conseguiu marcar um pontinho.
Lewis Hamilton- Ótima largada pulando de terceiro para segundo. Depois tentou tomar a liderança de Vettel onde não teve sussesso. No episódio do safety car, foi uma mancada das grandes pois ele tinha visto o carro sair boxes e acabou ultrapassando-o. Foi punido mais tarde mas ainda sim conseguiu voltar atrás de Vettel, mesmo com 14 segundos de desvantagem.
Jenson Button- Largando em sétimo tudo parecia complicado para ele, mas o safety car o ajudou e talvez, se não tivesse ficado ancalhado atrás de Kobayashi por quase toda a prova, poderia ter chegado em segundo. Mas está vivíssimo neste mundial.
Rubens Barrichello- Grande prova dele. Saiu em nono e foi um dos beneficiados pela entrada do safety. Fazendo apenas uma troca de pneus e com um carro constante, conseguiu chegar na melhor posição dele e da Williams no ano. Tem que comemorar muito, pois acredito que não terá outra chance dessas pois o motor Cosworth é uma porcaria. Vai sofrer horrores no novo traçado veloz de Silverstone, próxima etapa.
Robert Kubica- Constante e sempre o polonês vai fazendo um mundial fabuloso. O carro é decente e o motro Renault está no mesmo nível dos Mercedes.
Adrian Sutil- Saiu em 13º e sua corrida também seria complicada, mas como os demais, o safety car salvou sua prova. Segundo ele, foi a melhor corrida do ano.
Kamui Kobayashi- Se teve alguém que soube aproveitar e muito bem a entrada do safety foi ele. Largou em décimo oitavo e tinha uma corrida perdida, mas subiu para terceiro após a entrada do carro de segurança e ali se manteve até quando faltava três voltas para o fim. Trocou os pneus, voltou em nono, atacou Alonso e Buemi nas duas últimas voltas e chegou em sétimo. Uma atuação maravilhosa.
Fernando Alonso- Sem dúvida ele e Massa se deram mal com a história do safety. Estava em treceiro quando houve a intervenção do carro de segurança na prova e, enquanto ele fazia toda a volta atrás deste, os outros paravam para a troca de pneus e assim ele despencou para 12º. Entregou a mancada de Hamilton para a FIA mas pagou um mico danado quando ficou nervoso ao saber que o inglês tinha pago a punição e ainda se encontrava em terceiro. Ta na hora dele começar a acelerar mais e deixar Lewis em paz. Virou uma obsessão sem limites.
Sebastian Buemi- Boa prova do suiço que começa a bater Alguersuari também nos treinos. Na prova estava em sétimo até o fim, mas os pneus estavam na lona. Segurou as investidas de Alonso, mas contra Kobayashi, que tinha pneus novinhos, não conseguiu segurá-lo e na última volta perdeu a posição na entrada da reta dos boxes. Acabou caindo para nono após receber 5 segundos por desrespeitar o safety.
Nico Rosberg- Os graves problemas de freios no seu Mercedes (Schumi enfrentou problema semelhante) agravaram ainda mais o péssimo fim de semana dos carros prateados. Antes dos treinos parecia que podia largar entre os dez, mas teve que se contentar com a 12ª posição. Na corrida as coisas estavam critícas, mas as punições para De La Rosa e Petrov o ajudaram e assim ele conseguiu marcar um pontinho.
domingo, 27 de junho de 2010
Vettel volta a vencer em corrida marcada por punições e acidente espetacular
Circuitos urbanos normalmente revelam corridas chatas, principalmente se carros superiores largam na frente e desaparecem na ponta das provas. Assim foi em Mônaco com Webber este ano e hoje a história se repetiu, desta vez com Vettel.
Claro que sua vantagem final sobre Hamilton ficou em cinco segundos, devido a preocupação de poupar combustível, mas mesmo se o inglês apertasse o ritmo (como chegou a acontecer em alguns momentos da prova) e chegasse em Vettel, o alemão teria condições suficiente para abrir vantagem.
De todo um modo a prova para Sebastian foi tranquila. Teve trabalho apenas para segurar os ataques de Hamilton nas primeiras curvas do circuito, quando o inglês chegou a emparelhar com ele e discutir a liderança da corrida mas ele teve braço e velocidade o suficiente para garantir a primeira posição e depois abrir boa vantagem (que não chegou mal aos 4 segundos). Com Webber fora da jogada após uma má largada deste, Vettel teve total tranquilidade na prova e voltou a vencer após cinco provas.Por falar no australiano, a sua prova é de para ser esquecida. Uma largada pavorosa despencando de segundo para nono na primeira volta, fez a Red Bull adiantar a sua parada nos boxes o que o relegou para décimo nono. Quando tentava ultrapassar Kovalainen, seu carro toca na traseira do Lotus do finlandês, decola, cai de ponta cabeça e depois vira com as quatro (quer dizer, com o que restou) para o asfalto e vai parar na barreira de pneus, batendo com certa violência. Mas Webber saiu ileso.
Fora isso a prova extremamente modorrenta mas quem se destacou foi Kobayashi, que ficou na terceira posição desde a saída do safety car na volta 13 até a 55ª passagem quando teve que entrar nos boxes para fazer sua troca de pneus. Voltando em nono, ele atacou Alonso (que também atacava Buemi) e ultrapassou o espanhol numa bela manobra no mesmo local onde Webber se acidentou. Na última volta freiou e ganhou a posição de Buemi na última curva do circuito, subindo assim para sétimo. Uma exibição maravilhosa do japonês que vinha penando nas últimas provas e que tinha nos mostrado uma pilotagem virtuosa com as exibições nas provas do Brasil e Abu-Dhabi ano passado.
Erros durante a prova foi o que não faltou. Hamilton foi punido por ter ultrapassado o safety no momento que este saía dos boxes. Fez um Drive & Through e voltou ainda na segunda posição, mas perdeu uma boa chance de tentar atacar Vettel na parte final da corrida.
A Ferrari, que vinha bem com Alonso em terceiro e Massa em quarto, acabou sendo prejudicada pela entrada do safety. Com os outros pilotos parando antes do duo da Ferrari, estes quando pararam voltaram em 12° (Alonso) e 17° (Massa). No fim Fernando terminou em sétimo e Massa em 11°, numa corrida que inicialmente indicava ser ótima para os carros italianos.
Schumi também esteve com chances de até chegar no pódio, mas a Mercedes aniquilou tudo quando mandou o alemão para os boxes quando este se encontrava em terceiro após parada de boxes de alguns pilotos durante o safety car. Voltou em 17° e sua prova já estava arruinada, mas mesmo assim relembrou seus tempos de Ferrari ao marcar por três vezes a melhor volta da corrida. Terminou em 15°.
Outros nove pilotos se deram mal em desrespeitar a entrada do safety: Jenson Button, Rubens Barrichello, Nico Hülkenberg, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Sébastien Buemi, Pedro de la Rosa e Vitantonio Liuzzi. Foi acrescentado 5s no tempo final de prova de todos eles e assim Alonso que havia chagdo em nono subiu para oitavo, Buemi caiu para nono; De La Rosa e Petrov que haviam terminado em 10° e 11°, cairam para 12° e 14° respectivamente. Assim Rosberg pulou para décimo e Massa para 11°.
Barrichello, que havia vencido ano passado com a BrawnGP em Valência, chegou em quarto na sua melhor prova até aqui em 2010; Di Grassi acabou na frente de Glock chegando em 17° e Senna, que se envolveu num incidente com Timo, teve a asa dianteira quebrada e acabou em 20°.
Alonso e Massa em ação no GP do Europa: ambos esperavam um resultado melhor após o treino do sábado e na corrida estavam bem quando o safety entrou. Alonso terminou em oitavo e Massa em 11°. O espanhol foi quem entregou a ultrapassagem de Hamilton sobre o safety car. Mas não gostou nenhum pouco quando perguntou ao seu engenheiro em que posição havia voltado seu desafeto e ele o disse que Lewis, mesmo tendo cumprido a punição, ainda se encontrava em segundo.
Mark Webber relembrou seus tempos de Mercedes e vôou literalmente com seu carro ao tocar na traseira do Lotus de Kovalainen. O nome da curva em que aconteceu o acidente, leva o "singelo" nome de "A curva do cemitério" pelo fato da curva passar perto de um cemitério.
Hamilton ataca Vettel após a largada: o piloto inglês foi punido mas conseguiu terminar em segundo. Ainda é líder do mundial com 127 pontos, nove a mais que Button.
RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Europa
Circuito de rua- Valência- Espanha
9ª Etapa
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 5s
3. Jenson Button (ING/McLaren) - a 12s6
4. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 25s6
5. Robert Kubica (POL/Renault) - a 27s1
6. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 30s1
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 30s9
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s8
9. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 36s2
10. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s3
11. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 47s4
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 48s2
13. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s6
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 48s2
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s8
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 50s8
17. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 2 volta
19. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 volta
20. Bruno Senna (BRA/Hispania) - a 2 volta
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 4 volta
Deixaram a prova:
Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - volta 50
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - volta 9
Mark Webber (AUS/Red Bull) - volta 9
Volta mais rápida:
Jenson Button (ING/McLaren) - 1min38s766
Assinar:
Postagens (Atom)
Foto 1041 - José Carlos Pace, 1000km de Osterreichring 1972
(Foto: David Phipps/ 4Quatro Rodas) Não é tão fácil ingressar numa equipe de ponta de uma grande categoria, e a coisa parece ainda mais co...
-
Daqui algumas horas familias e amigos estaram reunidos para mais uma virada de ano. Hora de lembrar das coisas boas ou más que passaram nest...
-
- Cadillac #2 em trabalho de box; voltou em nono com Aitken no comando - A linha de frente da LMP2 (#37, #22 e #183) realizando suas paradas...
-
- Toyota #7 roda e retorna na chicane Dunlop. Lopez vinha na casa dos 32 segundos atrás do Ferrari #50 de Nicholas Nielsen, mas viu a difere...