quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Decisão em Spa!


Cheguei a escutar que a temperatura para este final de semana em Spa será alta, em torno dos 23-25°C o que deixou a galera da Brawn bem agitada. Como todos sabem, se fazer frio a casa cai para a equipe inglesa e para os austriacos da Red Bull será a grande chance, afinal em todas a corridas que teve tempo feio eles venceram.

Até acho que a Red Bull terá uma vantagem maior nessa etapa pelo fato da pista de Spa ser rápida, com curvas velozes o que deixam os carros bem avontade nesse estilo de circuito, mas a melhora da Brawn merece ser bem observada e outra, Vettel tem apenas mais 2 motores disponiveis até o final da temporada, já que os pilotos, pelo regulamento, tem 8 motores para toda a temporada. Se quebrar algum do alemão nesse fim de semana, complica de vez sua situação.

Eles estrearam componentes na aerodinâmica na prova da Hungria, que acabou sendo um fracasso, tanto que Button terminou em sétimo e Barrichello em 10º. Dizem que alguns foram retirados do carro e assim eles voltaram a ter um bom desempenho na prova valenciana. Mas ainda sim temos que ver como poderão se comportar em Spa, onde, teoricamente, as Red Bull vão podem mandar na prova avontade.

Outra que vai ter sua prova de fogo é a Mclaren. Nas 2 últimas corridas eles andaram muito bem, a ponto de Hamilton vencer a corrida da Hungria com certa tranquilidade. Mas como que nesses circuitos o perfil era de média para baixa velocidade, isso sugere que a prova de Spa também pode ser um bom teste para ver se os carros da equipe de Woking voltaram pra valer a brigar pelas vitórias.

Barrichello se animou com sua vitória em Valência e acredita que isso pode ter mechido com Button, afinal a diferença entre os dois é de 18 pontos, totalmente reversível até o final da temporada.

O Button vai passar por uma corrida tensa. Ele sabe que essa é uma chance de ele tentar reverter a situação. O carro aparentemente melhorou, mas num circuito onde Barrichello normalmente anda bem e as Red Bulls podem fazer um estrago, ele terá que rezar e muito para não tomar mais uma na cabeça. E o pior que é a próxima etapa é em Monza, onde as curvas são feitas acima dos 220km/h fácil e a configuração dos Red Bull tem a tendência em fazer 1-2 lá.

A vida dele não será nada fácil.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O cartaz do dia...

Cartaz do GP da Bélgica de 1968 no famoso e espetacular circuito de Spa-Francorchamps. A prova daquele ano, a 4ª da temporada, marcou a primeira vitória da Mclaren, pilotada por seu fundador Bruce Mclaren. Foram 18 participantes e apenas 8 completaram a corrida. A pole foi marcada por Chris Amon (Ferrari 312-68) com o tempo de 3'28''6. O vencedor, como foi dito, Bruce Mclaren (Mclaren M7A-Ford) completou a prova em 1h40min02s, seguido por Pedro Rodrigues (BRM P133) e Jacky Ickx (Ferrari 312-68). A melhor volta foi de Jonh Surtees (Honda RA301) com o tempo de 3'30''05. A prova teve 28 voltas nos 14.100km do velho circuito.

Análise dos oito primeiros

RUBENS BARRICHELLO- Com um carro mais pesado e conseguindo manter um bom ritmo atrás das McLarens só restou esperar o momento certo para dar o bote. Com voltas extremamente velozes acabou tomando a segunda posição de Kova após a primeira rodada de pit-stops e, contando com um pouco de sorte, após Hamilton ter tido problemas na sua segunda parada e fazendo novamente voltas de classificação, ganhou a liderança da prova faltando 18 voltas para o fim e administrou a boa vantagem que havia conseguido. Quando está em dia de total inspiração, é difícil batê-lo
LEWIS HAMILTON- Saindo da pole e sumindo na frente após a largada, fazia entender que conseguiria uma vitória fácil em Valência, mas após seu primeiro pit, percebeu que Barrichello estava próximo demais e disposto a brigar pela liderança. Na segunda parada para seu reabastecimento a McLaren não estava preparada e acabou atrasando e ele perdeu 13 segundos nos boxes, o que acabou minando suas chances de vencer. Ainda descontou a vantagem para Barrichello, mas já era tarde. Mostrou que o carro da McLaren melhorou e muito.
KIMI RAIKKONEN- A sua largada, pulando de sexto para quarto, foi o grande lance d
a prova e mostrou que o KERS ajuda e muito. Durante a prova mostrou agressividade, mas não tinha carro suficiente para brigar contra Hamilton e Barrichello e sendo assim restou apenas brigar contra seu compatriota Kovalainen. Após a primeira parada ele ganhara a 3ª posição do piloto da McLaren e ali ficaria até o fim da prova.
HEIKKI KOVALAINEN- Tinha tudo para continuar em segundo, mas acabou não tendo o mesmo ritmo de seu companheiro, o que acabou saindo caro para ele, pois perdeu a segunda posição para Barrichello após a sua primeira parada e ainda perderia a terceira para Raikkonen. Ele está com a corda no pescoço dentro da McLaren e chances como está não podem ser desperdiçadas.
NICO ROSBERG- Saindo da sétima posição no grid, ele fez uma corrida bem disputada andando no meio de uma briga contra Alonso, Vettel, Button. Chegou a andar em segunda antes da primeira bateria de pit-stops e quando voltou tinha a quinta posição assegurada. Com um pouco mais de sorte poderia ter conseguido a quarta posição de Kova, mas acabou ficando atrás dele por 0’’838.
FERNANDO ALONSO- Fez a alegria dos fãs na sexta após marcar a volta mais rápida nos treinos livres, mas no sábado não passou de um 8º posto. Mas na corrida teve, como sempre, muita garra e velocidade, brigando de igual para igual contra Button e
Webber. Mas como de costume, é sempre bom vê-lo pilotar.
JENSON BUTTON- O que restou a ele, foi festejar a péssima prova das Red Bulls e a vitória de Rubens, mas sua prova foi um tanto caótica, afinal largou em 5º e virou a primeira curva em 8º. Levou uma aula de Barrichello nesta prova, mas junto do brasileiro, mostrou, aparentemente, que a BRAWNGP se acertou.
ROBERT KUBICA- Num ano extremamente complicado para o polonês voador, até que esta prova acabou a sendo positiva para ele. Passou para a Q3 pela primeira vez no ano e andou forte para acompanhar o ritmo de carros muito melhores. Conseguiu uma oitava posição suada e fez sua propaganda para o não que vem, afinal a BMW vai cair fora e ele está á pé para o próximo ano.

domingo, 23 de agosto de 2009

Um dia de Schumi para Barrichello


Com voltas rápidas e decisivas antes de seus dois pits, Barrichello fez lembrar Schumi neste final de semana em Valência e calou os criticos com uma exibição de gala ao vencer o GP da Europa.


Largando em terceiro e mantendo-se no mesmo após a largada, Barrichello seguiu de preto os dois carros da Mclaren que estavam mais leves, tanto que Hamilton parou na volta 16 e voltou em 4º. Barrichello parou na volta 19 e conseguiu voltar a frente de Kovalainen e bem próximo de Hamilton.


Assim ele tratou de manter uma boa distancia para Hamilton. Ambos trocavam voltas rápidas e sumiam na frente de Kova. Na volta 37 Hamilton foi para sua segunda parada, mas a Mclaren acabou se atrasando no pneu traseiro direito e perdeu 13 segundos no pit.


Barrichello tratou de cravar voltas rápidas e vir para o box na volta 39. Feita sua parada em 6,8 ele voltou com uma vantagem de 10 segundos para Hamilton. Isso foi o suficiente para ele administrar e voltar a vencer um GP desde a corrida da China de 2004, quando corrida de Ferrari e marcar a centésima vitória do Brasil na F1.




AS EQUIPES


Apesar do erro, a Mclaren mostrou um ritmo forte e pelo que parece vai brigar pelas vitórias até o final do ano. Red Bull teve um final de semana pra esquecer. Motor quebrado de Vettel e uma 9ª posição para Webber. Agora é se concentrar para a etapa belga, lá eles podem ter uma reabilitação. A Brawn se reabilitou num campeonato que parecia mudar de direção e agora vê seus dois pilotos na frente da tabela de pontos. A Ferrari teve um ótimo ritmo de prova, como era de se esperar, e cravou um pódio com Raikkonen que largou bem saindo de sexto para quarto; já com Luca Badoer, não tinha muito o que se esperar, afinal ele estava perdido e o máximo que conseguiu foi levar o carro até o final. Ponto para a BMW com Kubica, e o polonês mostrou um bom desempenho, apesar o carro que é ruim a beça. Alonso levou, na raça, como sempre, sua Renault aos pontos chegando em 6º e Grosjean fechando a prova em 15º. Sutil conseguiu um ótimo 10º lugar para a FI e isso prova que o carro teve uma leve melhora, mas não sei até onde eles podem chegar. A Williams teve um bom desempenho com Rosberg, que chegou a andar e fechou em 5º. Nakajima foi o último colocado. A Toyota parece uma gangorra ambulante, ora consegue bons resultados, oras resultados pifios como o de hoje deixando seus dois pilotos, Trulli e Glock, em 13º e 14º respectivamente. Trulli reclamou demais da falta de aderência no seu carro. Na Toro Rosso não tem muito o que dizer, seus dois pilotos tiveram desempenhos discretissimos: Buemi abandonou e Alguersuari ficou em 16º.






sábado, 22 de agosto de 2009

Cartaz do dia...


Embalando neste fim de semana de GP da Europa, este cartaz é do primeiro GP de Fórmula 1 da história, disputado em Silverstone a 13/5/1950, chamado de GP da Europa (porém conhece-se mais como GP da Inglaterra). Foram 23 inscritos naquela prova inaugural: 4 Alfa Romeo 158; 4 Talbot-Lago T26C; 5 ERA; 7 Maserati 4CLT e duas Alta GP. A prova teve vitória de Giuseppe Farina, seguido por Luigi Fagioli e Reg Parnell, todos com Alfa 158. Farina marcou a pole com o tempo de 1'50''8; a melhor volta foi também de Farina com o tempo de 1'50''6.

As Mclarens na primeira fila!


Após ter feito um treino abaixo do que podia se esperar na sexta, Hamilton cravou a pole em Valência e terá ao seu lado Kovalainen para dividir uma primeira fila para a Mclaren, a primeira deles este ano.

Barrichello sai em terceiro, seguido por Vettel e Button. Pelo que parece as Brawns tomaram o fôlego nesta etapa 11ª etapa do campeonato. Bom para Jenson que está precisando se reabilitar no mundial.

Raikkonen sai em sexto e, se depender do bom ritmo de prova que a Ferrari tem demonstrado nas últimas corridas, pode sonhar com algo. Badoer não passou da Q1 e pior, ficou em último.

Alonso fechou em 8º, o que mostro que sua volta fabulosa na sexta não passou de um tanto bem pela metade. Grosjean ficou em 14º.

A outra Red Bull de Webber sai em 9º enquanto Vettel sai no meio das duas Brawns com um 4º lugar.

A análise foi bem simples, por que nem pude assistir ao treino de hoje, estava no autódromo trabalhando na etapa da GT3 Brasil. Amanhã eu falo um pouco da nossa categoria.


GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA EUROPA- 11ª ETAPA


1 Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min39s4982. 2-Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min39s5323. 3-Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min39s5634. 4-Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min39s7895. 5-Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min39s8216. 6-Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min40s1447. 7-Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min40s1858. 8-Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min40s2369. 9-Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min40s23910. 10-Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1min40s51211. 11-Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1min38s82612. 12-Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min38s84613. 13-Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min38s99114. 14-Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min39s04015. 15-Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min39s51416. 16-Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min39s53117. 17-Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min39s79518. 18-Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min39s80719. 19-Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min39s92520. 20-Luca Badoer (ITA/Ferrari) - 1min41s413

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O cartaz do dia...


O cartaz é do GP de Mônaco, disputado em 13/4/1936. Participaram desta corrida 20 inscritos sendo 4 Mercedes W25K; 4 Auto Union tipo C; 5 Alfa Romeo 8C 35 e uma Tipo B; 2 Bugatti T59; 4 Maserati, sendo duas 6C-34 e outras 2 V8-RI. A pole foi marcada por Louis Chiron (Mercedes W25K) com o tempo de 1'53''2. Na corrida, após 100 voltas, a vitória ficou com Rudolf Caracciola (Mercedes W25K) em 3h49min20s seguido por Achille Varzi e Hans Stuck, ambos pilotando as Auto Union C. A melhor volta foi de Stuck com o tempo de 2'07''4.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...