domingo, 11 de outubro de 2009

Grandes Atuações: Nigel Mansell, Silverstone 1987

Quando você se encontra em condições adversas várias hipóteses passam por sua mente, mas as principais são a de desistência e persistência. Caso você opte por desistir, as suas justificativas terão que ser convincentes, caso contrário será taxado de fraco. Agora se persistir, mesmo que mais à frente você quebre a cara, essa atitude pode ser bem recompensada. Nigel Mansell faz parte dos corajosos, lutadores que não abaixam a guarda em momento algum na sua época de F1, mesmo sendo um pouco atrapalhado, o inglês era valente e acreditava nas suas capacidades como ficou demonstrado no GP da Inglaterra de 1987.
Os carros da Williams, equipados com os V6 turbo da Honda, estavam acima de qualquer outro naquela temporada, algo que já acontecia desde a temporada passada. Mas em 86, Prost tinha se beneficiado da briga entre Piquet e Mansell na Williams que tiravam pontos um do outro e isso deixou caminho aberto para o francês com sua Mclaren conquistarem o mundial na Austrália. Mas em 87 os briguentos ainda estavam a guerrear, porém tinham um carro ainda mais forte que o da temporada de 86 - o FW11B - que era anos luz melhor que o Mclaren MP-4 de Prost que estavam no fim da sua vida útil. Isso dava certa tranqüilidade para Nelson e Nigel, mas o clima dentro da Williams era de tensão total e as coisas piorariam depois da prova de Silverstone, 7ª etapa daquele mundial.
Silverstone ainda era aquele circuito exuberante e extremamente rápido sem os Esses e chicanes que deixaram seu traçado mais atraente para a FIA, e isso possibilitava velocidades altíssimas e perseguições vertiginosas. Nelson Piquet marcara a pole por 70 milésimos à frente de Mansell. Os outros dois concorrentes mais fortes daquela temporada, estavam em na segunda fila com Senna em 3º e Prost em 4º, a mais de segundo da dupla da Williams. Realmente a discussão pela vitória naquela tarde seria entre Piquet e Mansell.
Os dois, após a largada, desapareceram na frente abrindo uma boa vantagem para o terceiro colocado. Mansell começou a ter problemas na roda dianteira esquerda na 12ª volta, que de imediato começou a afetar o comprometimento do carro com várias vibrações na dianteira do seu carro. O leão, mesmo com esse contratempo não deixava Piquet escapar, porém as vibrações aumentavam volta a volta. A condução estava difícil e Mansell agüentou-se na pista até a volta 35 quando parou para trocar os pneus. Depois de 9,2 segundos nos boxes ele voltou 28 segundos atrás de Piquet e isso faltando 29 voltas para a quadriculada.
Mansell mandou ver e fez jus ao seu apelido de Leão, indo à caça de Piquet descontando de 1 à 2 segundos por volta. Piquet tinha recebido uma sugestão da Goodyear para não trocar pneus e por mais que Mansell voasse pela pista, ele tentava administrar a vantagem. Os pneus de Piquet “acabaram” faltando 10 voltas para o final, momento que Nigel estava 7,6 segundos atrás do brasileiro e nas 8 voltas seguintes ele descontara a vantagem caindo para 0.8 segundos. Na volta 63, de um total de 65, Mansell sai da curva “Chapell” colado no carro de Piquet e na reta Hangar Straigth o Leão joga seu carro para a esquerda, Piquet procura ele no retrovisor, mas Nigel já estava do lado direito para fazer a ultrapassagem na curva Stowe. Piquet ainda tentou se defender, tocou rodas com o inglês, mas este já havia conseguido a façanha. A torcida veio abaixo como se tivesse assistido a um gol numa final de Copa do Mundo. A festa foi completada com a vitória de Mansell chegando 1,9 segundos à frente de Piquet. O Leão, na volta da vitória, parou seu carro na Stowe e beijou o asfalto como uma forma de agradecimento pelo que aconteceu naquela tarde em Silverstone.
Sobre seu desempenho naquele dia, Mansell disse: “Foi uma sensação extraordinária! Eu pilotei as últimas 20 voltas exatamente no limite, e não gosto de fazer isso num circuito tão rápido. Mas sabia que seria necessário se quisesse superar o Nelson.”
Por mais que perdesse o título para Piquet ao final do campeonato, Mansell tinha mostrado como não se deixava abater por situções adversas mas sim como vencê-las com garra e muita dose de coragem. E se fosse com estilo, melhor ainda!

domingo, 4 de outubro de 2009

Análise dos oito primeiros- GP do Japão


VETTEL- Não deu chances pra ninguém nesta prova, guiando com segurança e um ritmo muito bom. Mostrou que o carro dominaria neste circuito e foi o que fez. No campeonato ainda sonha, mas sabe que está dificil, mas um milagre pode acontecer quem sabe. E não é só ele que reza por isso.







TRULLI- Fazia um tempo que o italiano não pilotava assim. Quase marcou a pole e na corrida saiu mal cedendo o sgundo lugar para Hamilton. Só recuperou a posição após a sua segunda parada. Teve um ritmo de corrida legal, mas não suficiente para pegar Vettel. Pelo jeito pode ficar à pé para o próximo ano, o que seria uma pena.










HAMILTON- Fez o que pode para tentar chegar em segundo, mas Trulli estava no seu encalço a prova toda o que acabou culminando na perda da segunda posição após sua segunda parada. O carro esteve bem apenas em Suzuka, mas nunca em condições de vencer.







RAIKKONEN- Que bela corrida! De inicio não parecia que chegaria tão bem na prova, mas seu primeiro jogo de pneus foi determinante para ele conseguir isso. No final faltou pouco para ganhar o terceiro posto de Lewis. Vai fazendo suas últimas provas na Ferrari de modo fantástico.





ROSBERG- Deu o pulo do gato com a entrada do safety no final da prova. Aproveitou a entrada deste para fazer sua parada e continuar com quinta posição, caso isso não acontecesse caíria para sétimo ou oitavo. Pelo menos foi esperto desta vez, não fazendo a mesma burrada de Singapura.





HEIDFELD- Boa corrida se mantendo entre os 4 primeiros por quase toda a prova, mas perto do final acabou perdendo duas posições para Kimi e Nico devido as paradas de Box e safety car. Uma pena que o carro melhorou apenas no final deste campeonato, o que mostar que poderia ter feito mais pontos e brigado até por pódios.






BARRICHELLO- Tinha uma boa chance de sair do Japão com uma diferença menor, já que saia em sexto no grid e Button em décimo, mas acabou tendo um desempenho ruim após seu segundo pit o que deixou ele perdido na prova e isso o privou de ganhar mais posições. Tirou um ponto para Button, mas o título já foi para o espaço.






BUTTON- O titulo está mais próximo. Tudo indicava para um final de semana desastroso, mas acabou vendo seu rival direto não ter uma tarde tão boa e assim a diferença caiu para 14 pontos ao salvar 1 ponto na prova. Assim a festa está reservada à Interlagos, daqui 15 dias.

Análise das equipes- GP do Japão

MCLAREN- Fez um bom trabalho, pelo menos com Hamilton. Kovalainen ficou batendo rodas e nada além disso. Já o inglês tentou acompanhar o ritmo da Red Bull, mas ficou claro que não conseguiria nada após sua primeira parada. A corrida da equipe foi tranquila.
FERRARI- Raikkonen fez mágica ao levar o carro até a 4ª posição neste domingo, o que realmente foi de surpreender, afinal ninguém esperava um desempenho tão bom. Mas o segundo stint do finlandês foi fabuloso, chegando a fazer a melhor volta da prova. Já Fisichela continua apanhando do carro. Massa pode voltar, talvez, em Interlagos.
BMW SAUBER- Foi a melhor apresentação da equipe neste mundial. Andou bem desde a sexta e na prova Heidfeld passou a corrida toda na quarta posição, perdendo somente para Raikkonen depois do segundo pit. Kubica esteve rápido, mas ficou preso no pelotão intermediário o que dificultou sua evolução na prova. Pressionou Button no final da corrida, mas sem sucesso. A BMW vai fazendo uma despedida decente.
RENAULT- Provinha bem ruim da equipe, talvez a pior dele no ano. Alonso tentou dar o bote na pontuação fazendo apenas uma parada, mas acabou se dando mal e fechando em 10º. Grosjean, pra variar, não fez nada e sua posição na equipe está ameaçada para a prova do Brasil. Talvez Di Grassi apareça no carro amarelo e branco da equipe francesa. Se isso acontecer, que seja bem vindo.
TOYOTA- Outra bela prova do time japonês. Trulli só não conquistou a pole por que Vettel estava infálivel no sábado. Na corrida conseguiu manter o bom ritmo e ganhou a segunda posição de Hamilton nos boxes, o que valeu uma festa nos boxes da equipe. Glock não pode participar por causa do corte ocasionado no acidente de ontem. Parece que a equipe mudou o discurso e está afim de continuar na brincadeira.
TORO ROSSO- Foi um prejuízo só. Dois acidentes no sábado e mais um na corrida foi o saldo da equipe nesta corrida. E olha que poderiam fazer até pontos, Buemi estava bem, com um carro rápido mas dai apareceu problemas e ele teve que abandonar. Alguersuari vinha bem na prova mas dai cometeu um erro e bateu forte. Mas pelo menos mostraram evolução, mas precisariam de um piloto experiente.
RED BULL- Parecem que agora vão pro tudo ou nada. Vettel andou demais nessa corrida, coisa que não faz desde que aparecem os problemas de motor que limitou ele e Webber a brigar com a Brawn pelo campeonato. Mark não teve um fim de semana bom. Não treinou no sábado devido uma rachadura no carro e na prova teve vários problemas terminando em último. O título de construtores já era, mas o de pilotos ainda é um sonho mesmo que esteja quase definido em favor de Button.
WILLIAMS- Rosberg se redimiu do seu erro na prova de Singapura e colocou o carro na quarta posição no final ajudado pelo safety, se não fosse por isso teria chegado em sétimo ou oitavo. Nada de mais especial.
FORCE INDIA- Sutil voltou a andar bem, como era previsto pelas caracteristicas do circuito japonês que é rápido e isso ajuda e muito o carro da FI. Mas não fo um desempenho parecido com os de Spa e Monza, mas poderia render-lhe pontos se não fosse o enrosco com Kova no ínicio da prova que o jogou para trás na classificação. Acabou terminando em 13º. Em Interlagos o desempenho deles será uma incógnita.
BRAWNGP- O ritmo dos seus carros não inspiravam posições melhores. Barrichello teve um segundo Stint péssimo, sendo o mais lentos dos 10 primeiros chegando a tomar de Raikkonen, que estava em 5º, cerca de 1.3s por volta. Button também não esteve nos seus melhores dias, mas fez o suficiente para marcar um ponto. O título de construtores está à 0,5 de ser da equipe na próxima prova.

Vettel vence e está no páreo e Barrichello desconta só um ponto para o quase campeão Button

Você esperava uma corrida emocionante depois de ter visto aquelas pancas no treino de sábado? Acho que sua resposta será sim, mas não foi o que realmente vimos.
Foi uma prova totalmente burocrática, com os pilotos à tomarem total cuidado e não atacar uns aos outros, que dizer quase todos. Kovalainen estava agressivo ao extremo e chegou tocar rodas com Sutil na 12ª volta na saída da chicane quando ambos disputavam a oitava colocação. O piloto alemão da Force India acabou levando a pior e rodou. Button que vinha próximo dos dois só teve o trabalho de ultrapassar ambos e assumir o oitavo posto. A outra de Kova aconteceu na saída dos boxes quando estava atrás de Fisichella. O piloto italiano durmiu no ponto e o finlandês acabou mergulhando, meio que na marra, para tomar a posição do Fisico. Ah, e quando faltavam 9 voltas para o fim, Alguersuari rodou na veloz curva "130R" e bateu forte obrigando a entrada do safety que ficou até volta 49.
Num todo essa foi a "emoção" do GP. Nem a chuva apareceu para tentar embaralhar as coisas, aliás o tempo em Suzuka estava ótimo.
De destaque mesmo foi a bela vitória de Vettel no clássico "ponta à ponta" o que deu à ele uma pequena esperança com relação ao título. A diferença para Button caiu de 25para 16. Barrichello teve um segundo stint muito ruim, o que lhe privou de tentar ganhar mais alguma posição, dai descontou mais 1 ponto só para seu companheiro. Agora sua desvantagem é de 14 pontos.
O que resta à ele agora? Tentar sua tão sonhada vitória no GP do Brasil, próxima corrida que pode consagrar Button como novo campeão mundial.
Ah, ia me esquecendo, as japinhas também
estavam demais!!!














RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO- 15ª ETAPA

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 67 voltas em 1h28min20s443
2. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 4s877
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 6s472
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 7s940
5. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 8s793
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 9s509
7. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 10s641
8. Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 11s474
9. Robert Kubica (POL/BMW) - a 11s777
10. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 13s065
11. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 13s735
12. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - a 14s596
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 14s959
14. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 15s734
15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 17s973
16. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 1 volta
17. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 2 voltas
Não completaram:
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso)

sábado, 3 de outubro de 2009

No treino mais longo da história, 5 acidentes e pole para Vettel


Foi um treino movimentado. Nunca se tinha visto tantos acidentes numa sessão de classificação que acabou durando 1hora e meia, o mais longo da história. Dos 5 acidentes três foram no mesmo ponto, na curva que antecede a ponte onde Buemi escapou e bateu de leve e prosseguiu. Alguersuari e Kovalainen não tiveram melhor sorte e bateram forte sem consequências para os pilotos e sem muitos danos nos carros. Já Glock, teve o pior acidente do dia: seu carro escapou, de frente, na última curva do circuito e bateu forte. O piloto, que chegou a retirar o volante rápidamente, teve que ser retirado pelos médicos. Sofrera um corte na perna esquerda, segundo informações extra-oficiais, e tem dores nas costas. A Toyota ainda vai decidir, na manhã de domingo, se ele vai ou não participar. Caso isso aconteça Kamui Kobayashi, campeão da GP2 asiática e que treinou na sexta-feira em Suzuka, vai substituir Timo.
O treino acabou virando uma loteria. Os acidentes, principalmente de Alguersuari e Glock que foram na Q2, diminuiram o tempo de treino dos pilotos, tanto que a maioria nem tinha feito uma volta se quer. Dai sobrou apenas algumas tentativas nos últimos 6 minutos do segundo período.
Na Q3 foi a vez de Kovalainen escapar e bater. Nova bandeira vermelha. Alguns pilotos, como Barrichello e Button, tiveram apenas 6:30 minutos para marcar seus tempos. Conseguiram, mas acabaram sendo punidos mais tarde por que tinham feito suas voltas rápidas no Q2 durante um período de bandeira amarela ocasionado por uma escapa seguida de batida por Buemi, que acabou deixando a sua asa dianteira no meio da pista. Além da dupla da Brawn foram punidos também Alonso, Sutil e Buemi com a perda de 5 posições cada. Este último por ter feito toda a bagunça no treino. Kovalainen, que largaria em 10º, trocou de câmbio e vai largar em 13º. Perderia 5 posições também, mas com as punições de Buemi e Alonso ele acabou ganhando mais 2.
Alheio à tudo isso, Vettel fez um ótimo treino e largará na pole, mostrando que o carro da Red Bull realmente é o favorito para a prova de amanhã. Webber não treinou por que a equipe achou uma rachadura no chassi e assim largará em último.
Trulli também foi bem e sairá em 2º, seguido por Hamilton.

GRID DE LARGADA PARA O GP DO JAPÃO- 15ª ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min32s160
2 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min32s220
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min32s395
4 - Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min32s945
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min32s980
6 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min31s482
7 - Robert Kubica (POL/BMW) - 1min32s341
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min32s466
*9 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - 1min32s660
*10 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - sem tempo
11 - Jenson Button (ING/Brawn) - 1min32s962
*12 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min31s704
13 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - sem tempo
**14 - Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - sem tempo
***15 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min31s718
16 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min32s073
17 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min31s638
*18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min32s087
**19 - Timo Glock (ALE/Toyota) - sem tempo
****20 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - sem tempo

* Punidos com a perda de cinco posições por não terem reduzido velocidade durante bandeira amarela no Q2
** Punidos com a perda de cinco posições por terem trocado o câmbio
*** Punido por ter voltado aos boxes com o carro avariado
**** Optou por largar dos boxes

OS PESOS (DO MAIS LEVE AO MAIS PESADO):

Adrian Sutil - Force India- 650,0
Jarno Trulli – Toyota - 655,5
Lewis Hamilton – McLaren - 656,0
Sebastian Vettel - Red Bull - 658,5
Jenson Button – Brawn - 658,5
Nick Heidfeld - BMW- 660,0
Rubens Barrichello – Brawn - 660,5
Kimi Räikkönen - Ferrari - 661,0
Giancarlo Fisichella – Ferrari - 661,5
Sebastien Buemi - Toro Rosso - 665,4
Heikki Kövalainen - McLaren - 675,0
Vitantonio Liuzzi - Force India - 682,5
Jaime Alguersuari - Toro Rosso - 682,5
Nico Rosberg – Williams - 684,5Robert
Kubica – BMW - 686,0
Fernando Alonso – Renault - 689,5
Romain Grosjean - Renault - 691,8
Kazuki Nakajima – Williams - 695,7
Timo Glock - Toyota - peso não declarado
Mark Webber - Red Bull - peso não declarado

As desventuras de Otto Stuppacher

Otto Stuppacher e Karl Opptizhauser durante o final de semana do GP da Áustria de 1976, onde o primeiro não conseguiu a permissão para correr - recorrendo a um abaixo assinado com os demais pilotos para conseguir a permissão, mas não obteve sucesso. Karl ainda treinou com o March, mas não qualificou-se.
Otto ainda tentou classificar para as outras corridas restantes, mas a sua enorme lentidão não lhe deu tal chance chegando ficar mais de 27 segundos de atraso em relação ao tempo da pole de Hunt em Watkins - que até hoje é um recorde de diferença entre o pole e o último.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Grandes Atuações: Damon Hill, Suzuka 1994

Tinha sido uma temporada traumática e polêmica. As mortes de Ratzenberger e Senna, os vários acidentes graves que quase mataram outros pilotos, a suspeita sobre o desempenho dos carros da Benetton- em especial o de Schumacher- e a suspensão de Schumi foram os acontecimentos da temporada de 1994 uma das mais complicadas da história e que ainda estavam muito vivas na memória quando foi realizado o GP do Japão, 15ª e penúltima etapa daquele mundial.
Damon Hill tinha sido alçado à primeiro piloto da Williams após os acontecimentos do 1º de maio. Lutou com um carro que tinha nascido problemático, mas com o decorrer das provas todas as complicações haviam sido sanadas e agora o carro era o melhor do campeonato. Do outro lado Schumacher com sua Benetton dopada de recursos eletrônicos, já deviam ter matado o mundial mas eles trapacearam em algumas provas e o alemão foi punido com duas provas de suspensão, Itália e Portugal, que ainda era decorrente por desrespeitar a bandeira preta no GP da Inglaterra. Damon venceu em Monza e Estoril e diminuiu a diferença para 1 ponto apenas. Na prova da Europa, disputada em Jerez de La Frontera, Schumi retornou e venceu a corrida subindo a diferença para 5 pontos para Hill que tinha chegado em segundo. No Japão Damon tinha, praticamente, sua última chance de manter claras suas chances de título e isso ele se apegou.
A pista de Suzuka, com sua sessão de curvas rápidas, médias e baixa velocidade, sempre fascinou os pilotos que a colocavam ao lado de Spa como o traçado mais desafiador do campeonato. E isso deveria ser favorável à Williams-Renault de Hill, mas Schumacher fez e a diferença e marcou sua sexta pole na temporada com o tempo de 1'37''209.
O domingo estava chuvoso. Mas no ínicio da prova diminuíra e assim foi dada a largada, com Schumi a sair melhor que do que Hill. Na terceira volta Katayma, Inoue e Herbert batem na reta dos boxes o que força a entrada do safety-car. Este ficou até a 11ª volta quando foi dada a relargada. Schumacher abriu uma boa vantagem para Hill que na 13ª volta já estava em 6.853 segundos, mas o inglês ainda se mantinha forte na corrida.
Na 15ª volta Morbidelli e Brundle se acidentam violentamente e nisso um bandeirinha quebra a perna. A visibilidade estava péssima, quase zero, quando aconteceram os acidentes. A prova fora interrompida no ato.
Após duas voltas atrás do safety, a largada foi dada mas os tempos se mantinham sendo agregados durante a corrida numa espécie de 2ª bateria. Assim, mesmo com Schumi a liderar e Hill à segui-lo de muito perto, a diferença ainda era de 6,8 segundos. Mansell e Alesi começavam uma disputa interessante pela quarta posição, mas o leão estava 4.54 segundos do francês, apesar de estarem próximos. Schumi para nos boxes na volta 18 e volta em terceiro, 14.973 segundos atrás de Hill, que pararia na 24ª volta (de um total de 50) e sairia ainda na frente do alemão da Benetton. Para Michael, que teria que fazer outra parada, tinha que descontar toda essa diferença, ultrapassar Hill e abrir uma boa vantagem para entrar nos boxes e tentar voltar a frente do inglês, que pela sua parada de 9.2 segundos na volta 24 e não reabasteceria mais.
Schumi descontou a vantagem, mas não ultrapassou Hill. Na 40ª volta, ele fez sua segunda parada e com o tempo de 7.0 segundos e saiu do pit, ainda em segundo, com um atraso de 14.599 segundos para Hill que foi descontado volta a volta. Damon Hil, reconhecidamente um péssimo piloto em pista molhada, tinha sobrevivido à todas as complicações daquela prova e não entregaria a vitória tão facilmente. Mas sua Williams tinha problemas nos pneus e assim o carro começava a sair de frente, o que em um circuito com pista molhada como o de Suzuka era um terror. Mas Schumacher, mesmo andando nos limites, tinha vários retardatários para ultrapassar, tanto que Eric Comas deu uma ajudinha a Hill ao atrapalhar Schumi. Assim Damon, com todos os problemas, venceu a corrida com 3.3 segundos de vantagem para Michael.
A diferença tinha caído para 1 ponto e a decisão fora para a Austrália onde aconteceu a famosa batida de Schumi contra Hill que decidiu o mundial a favor do alemão. Mas antes de tudo o inglês tinha mostrado o seu valor ao vencer de modo fantástico o terrível GP em Suzuka. Foi um dos melhores desempenhos da década de 90.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...