sábado, 17 de outubro de 2009

No treino da paciência, pole para Barrichello e Button fica em 14º

Duas semanas atrás em Suzuka o treino para aquela prova foi de 1h30min de duração devido aos acidentes. Desta vez em Interlagos o treino durou 2h45min (passa a ser o treino mais longo da história) e tudo por causa da condição da pista, mas para quem aguentou firme toda esta espera valeu a pena ao ver Barrichello marcar a pole e Button ficar pelo caminho no Q2 marcando apenas o 14º tempo.

O treino foi um verdadeiro jogo de paciência. A sessão começou às 14 horas, meio que na marra, pois as condições de visão e pista estavam complicadas tanto que tivemos apenas a primeira parte do qualifying, ainda sim interrompida por uma bandeira vermelha pela rodada de Fisichella na saída do S do Senna. Por motivos de acertos nos seus carros, segundo os pilotos, Hamilton, Kova e Vettel foram uns dos que ficaram de fora da segunda sessão. Para Vettel foi uma desgraça e isso pode indicar o fim do sonho de adiar a decisão do campeonato para Abu-Dhabi.
Na segunda parte, Liuzzi protagonizou a panca do dia ao bater ainda reta dos boxes e indo parar na barreira de pneus do final da reta. Ele saiu normal do carro, mas este ficou totalmente destruído principalmente a traseira. Devido a isso, a bandeira vermelha foi mostrada e dai começou a espera para que liberassem a pista. O carro médico da FIA entrou várias vezes na pista para verificar as condições do asfalto, que em alguns pontos fica totalmente alagado (isso já é antigo!!!). Depois de 1h10min o treino reiniciou e viu Button não conseguir acertar uma volta se quer e ficar com o 14º tempo. Segundo ele uma escolha de pneus mal feita, mas seu companheiro Rubens fez um bom trabalho, mas no final quase ficou de fora da última sessão ao terminar em 10º.
A luta pela pole foi fantástica, pois os dez remanescentes que tinham ficado para a Q3, todos tinham chances de ficar com a posição de honra. Essa briga durou até o fim com Barrichello tirando a pole de Webber no finalzinho da sessão. A galera foi abaixo!
Previsão do tempo para amanhã? Aberturas de sol pela manhã e pancadas de chuvas durante a corrida, mas pra falar a verdade, ninguém mais sabe do tempo doido daqui de São Paulo a não ser São Pedro. E a corrida? Será imperdível e não precisa ser santo para saber disso!

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DO BRASIL- 16ª ETAPA

Q3

1. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - 1min19s576
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min19s668
3. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min19s912
4. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min20s097
5. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min20s168
6. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min20s250
7. Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min20s326
8. Robert Kubica (POL/BMW) - 1min20s631
9. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min20s674
10. Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min21s422



Q2
11. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min21s960
12. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min22s231
13. Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min22s477
14. Jenson Button (ING/Brawn) - 1min22s504
15. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min24s297 (Q1) - sem tempo no Q2

Q1
16. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min25s009
17. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min25s052
18. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min25s192
19. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min25s515
20. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min40s703




Rosberg é o mais rápido do 3º treino com pista molhada

Terminou agora pouco, em Interlagos, o terceiro treino livre ou um pedaço dele. A sessão deveria começar as 11:00 horas, mas a chuva era muita e isso impossibilitava a decolagem do helicóptero médico, assim o treino teve apenas 18 minutos, começando as 11:42 após o cessar do aguaceiro. 
Nico Rosberg marcou o melhor tempo com 1:23.182 seguido por Nakajima em segundo, Button terceiro. Barrichello ficou apenas em 14º. Vários pilotos rodaram mas destaque para Grosjean, que além de ter rodopiado à vontade, ainda deu uma panca no final do treino na saída da curva do lago. O treino terminou faltando 40 segundos para o seu término. Mais tarde será o classificatório e concerteza, com mais chuva.

3º TREINO LIVRE- GP DO BRASIL- INTERLAGOS- 16ª ETAPA

1. Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min23s182



2. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min23s832


3. Jenson Button (ING/Brawn) - 1min23s122


4. Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min24s125


5. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min24s149


6. Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min24s389


7. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min24s443


8. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min24s859


9. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min24s867


10. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min25s440


11. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min25s508


12. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min25s685


13. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min26s224


14. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - 1min26s530


15. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min27s047


16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min27s341


17. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min27s798


18. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min29s285


19. Robert Kubica (POL/BMW) - 1min29s895


20. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min30s259

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alonso é o mais rápido do dia em Interlagos

Com uma bela volta no fim do 2º treino Fernando Alonso cravou o melhor tempo do dia em Interlagos com a marca de 1'12''314 superando Buemi da Toro Rosso, que dominou a maior parte do treino vespertino. Rubens Barrichello, que tinha feito o segundo tempo pela manhã, priorizou o acerto do carro para a corrida e ficou entre os últimos quase que sessão toda. No final, a exemplo de Alonso, subiu na classificação ao marcar a terceira posição. Button ficou em quinto, Vettel em 7º, mas mostraram que estarão na briga pela pole de amanhã. As Mclarens tiveram desempenhos modestos com Hamilton marcando o 10º tempo e Kovalainen o 17º. Já as duas Ferraris ficaram no fundão com Raikkonen em 18º e Fisichella em 20º. A briga pela pole, no que foi visto esta sexta, sugere uma disputa acirrada entre os dois carros da Brawn e os dois da Red Bull. E ainda tem a possibilidade de chuva durante o treino que pode embaralhar tudo.


TREINOS LIVRES DO GP DO BRASIL- INTERLAGOS- 16ª ETAPA

1. Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min12s314


2. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min12s357


3. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) -1min12s459

4. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min12s463

5. Jenson Button (GBR/Brawn) -1min12s523

6. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min12s605

7. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min12s611

8. Nico Rosberg (ALE/Williams) -1min12s633

9. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min12s720

10. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) -1min12s749

11. Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min12s806

12. Robert Kubica (POL/BMW) - 1min12s862

13. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min12s869

14. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) -1min12s929

15. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min12s948

16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min12s950

17. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min12s989

18. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min13s026

19. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min13s041

20. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) -1min13s275


domingo, 11 de outubro de 2009

Grandes Atuações: Nigel Mansell, Silverstone 1987

Quando você se encontra em condições adversas várias hipóteses passam por sua mente, mas as principais são a de desistência e persistência. Caso você opte por desistir, as suas justificativas terão que ser convincentes, caso contrário será taxado de fraco. Agora se persistir, mesmo que mais à frente você quebre a cara, essa atitude pode ser bem recompensada. Nigel Mansell faz parte dos corajosos, lutadores que não abaixam a guarda em momento algum na sua época de F1, mesmo sendo um pouco atrapalhado, o inglês era valente e acreditava nas suas capacidades como ficou demonstrado no GP da Inglaterra de 1987.
Os carros da Williams, equipados com os V6 turbo da Honda, estavam acima de qualquer outro naquela temporada, algo que já acontecia desde a temporada passada. Mas em 86, Prost tinha se beneficiado da briga entre Piquet e Mansell na Williams que tiravam pontos um do outro e isso deixou caminho aberto para o francês com sua Mclaren conquistarem o mundial na Austrália. Mas em 87 os briguentos ainda estavam a guerrear, porém tinham um carro ainda mais forte que o da temporada de 86 - o FW11B - que era anos luz melhor que o Mclaren MP-4 de Prost que estavam no fim da sua vida útil. Isso dava certa tranqüilidade para Nelson e Nigel, mas o clima dentro da Williams era de tensão total e as coisas piorariam depois da prova de Silverstone, 7ª etapa daquele mundial.
Silverstone ainda era aquele circuito exuberante e extremamente rápido sem os Esses e chicanes que deixaram seu traçado mais atraente para a FIA, e isso possibilitava velocidades altíssimas e perseguições vertiginosas. Nelson Piquet marcara a pole por 70 milésimos à frente de Mansell. Os outros dois concorrentes mais fortes daquela temporada, estavam em na segunda fila com Senna em 3º e Prost em 4º, a mais de segundo da dupla da Williams. Realmente a discussão pela vitória naquela tarde seria entre Piquet e Mansell.
Os dois, após a largada, desapareceram na frente abrindo uma boa vantagem para o terceiro colocado. Mansell começou a ter problemas na roda dianteira esquerda na 12ª volta, que de imediato começou a afetar o comprometimento do carro com várias vibrações na dianteira do seu carro. O leão, mesmo com esse contratempo não deixava Piquet escapar, porém as vibrações aumentavam volta a volta. A condução estava difícil e Mansell agüentou-se na pista até a volta 35 quando parou para trocar os pneus. Depois de 9,2 segundos nos boxes ele voltou 28 segundos atrás de Piquet e isso faltando 29 voltas para a quadriculada.
Mansell mandou ver e fez jus ao seu apelido de Leão, indo à caça de Piquet descontando de 1 à 2 segundos por volta. Piquet tinha recebido uma sugestão da Goodyear para não trocar pneus e por mais que Mansell voasse pela pista, ele tentava administrar a vantagem. Os pneus de Piquet “acabaram” faltando 10 voltas para o final, momento que Nigel estava 7,6 segundos atrás do brasileiro e nas 8 voltas seguintes ele descontara a vantagem caindo para 0.8 segundos. Na volta 63, de um total de 65, Mansell sai da curva “Chapell” colado no carro de Piquet e na reta Hangar Straigth o Leão joga seu carro para a esquerda, Piquet procura ele no retrovisor, mas Nigel já estava do lado direito para fazer a ultrapassagem na curva Stowe. Piquet ainda tentou se defender, tocou rodas com o inglês, mas este já havia conseguido a façanha. A torcida veio abaixo como se tivesse assistido a um gol numa final de Copa do Mundo. A festa foi completada com a vitória de Mansell chegando 1,9 segundos à frente de Piquet. O Leão, na volta da vitória, parou seu carro na Stowe e beijou o asfalto como uma forma de agradecimento pelo que aconteceu naquela tarde em Silverstone.
Sobre seu desempenho naquele dia, Mansell disse: “Foi uma sensação extraordinária! Eu pilotei as últimas 20 voltas exatamente no limite, e não gosto de fazer isso num circuito tão rápido. Mas sabia que seria necessário se quisesse superar o Nelson.”
Por mais que perdesse o título para Piquet ao final do campeonato, Mansell tinha mostrado como não se deixava abater por situções adversas mas sim como vencê-las com garra e muita dose de coragem. E se fosse com estilo, melhor ainda!

domingo, 4 de outubro de 2009

Análise dos oito primeiros- GP do Japão


VETTEL- Não deu chances pra ninguém nesta prova, guiando com segurança e um ritmo muito bom. Mostrou que o carro dominaria neste circuito e foi o que fez. No campeonato ainda sonha, mas sabe que está dificil, mas um milagre pode acontecer quem sabe. E não é só ele que reza por isso.







TRULLI- Fazia um tempo que o italiano não pilotava assim. Quase marcou a pole e na corrida saiu mal cedendo o sgundo lugar para Hamilton. Só recuperou a posição após a sua segunda parada. Teve um ritmo de corrida legal, mas não suficiente para pegar Vettel. Pelo jeito pode ficar à pé para o próximo ano, o que seria uma pena.










HAMILTON- Fez o que pode para tentar chegar em segundo, mas Trulli estava no seu encalço a prova toda o que acabou culminando na perda da segunda posição após sua segunda parada. O carro esteve bem apenas em Suzuka, mas nunca em condições de vencer.







RAIKKONEN- Que bela corrida! De inicio não parecia que chegaria tão bem na prova, mas seu primeiro jogo de pneus foi determinante para ele conseguir isso. No final faltou pouco para ganhar o terceiro posto de Lewis. Vai fazendo suas últimas provas na Ferrari de modo fantástico.





ROSBERG- Deu o pulo do gato com a entrada do safety no final da prova. Aproveitou a entrada deste para fazer sua parada e continuar com quinta posição, caso isso não acontecesse caíria para sétimo ou oitavo. Pelo menos foi esperto desta vez, não fazendo a mesma burrada de Singapura.





HEIDFELD- Boa corrida se mantendo entre os 4 primeiros por quase toda a prova, mas perto do final acabou perdendo duas posições para Kimi e Nico devido as paradas de Box e safety car. Uma pena que o carro melhorou apenas no final deste campeonato, o que mostar que poderia ter feito mais pontos e brigado até por pódios.






BARRICHELLO- Tinha uma boa chance de sair do Japão com uma diferença menor, já que saia em sexto no grid e Button em décimo, mas acabou tendo um desempenho ruim após seu segundo pit o que deixou ele perdido na prova e isso o privou de ganhar mais posições. Tirou um ponto para Button, mas o título já foi para o espaço.






BUTTON- O titulo está mais próximo. Tudo indicava para um final de semana desastroso, mas acabou vendo seu rival direto não ter uma tarde tão boa e assim a diferença caiu para 14 pontos ao salvar 1 ponto na prova. Assim a festa está reservada à Interlagos, daqui 15 dias.

Análise das equipes- GP do Japão

MCLAREN- Fez um bom trabalho, pelo menos com Hamilton. Kovalainen ficou batendo rodas e nada além disso. Já o inglês tentou acompanhar o ritmo da Red Bull, mas ficou claro que não conseguiria nada após sua primeira parada. A corrida da equipe foi tranquila.
FERRARI- Raikkonen fez mágica ao levar o carro até a 4ª posição neste domingo, o que realmente foi de surpreender, afinal ninguém esperava um desempenho tão bom. Mas o segundo stint do finlandês foi fabuloso, chegando a fazer a melhor volta da prova. Já Fisichela continua apanhando do carro. Massa pode voltar, talvez, em Interlagos.
BMW SAUBER- Foi a melhor apresentação da equipe neste mundial. Andou bem desde a sexta e na prova Heidfeld passou a corrida toda na quarta posição, perdendo somente para Raikkonen depois do segundo pit. Kubica esteve rápido, mas ficou preso no pelotão intermediário o que dificultou sua evolução na prova. Pressionou Button no final da corrida, mas sem sucesso. A BMW vai fazendo uma despedida decente.
RENAULT- Provinha bem ruim da equipe, talvez a pior dele no ano. Alonso tentou dar o bote na pontuação fazendo apenas uma parada, mas acabou se dando mal e fechando em 10º. Grosjean, pra variar, não fez nada e sua posição na equipe está ameaçada para a prova do Brasil. Talvez Di Grassi apareça no carro amarelo e branco da equipe francesa. Se isso acontecer, que seja bem vindo.
TOYOTA- Outra bela prova do time japonês. Trulli só não conquistou a pole por que Vettel estava infálivel no sábado. Na corrida conseguiu manter o bom ritmo e ganhou a segunda posição de Hamilton nos boxes, o que valeu uma festa nos boxes da equipe. Glock não pode participar por causa do corte ocasionado no acidente de ontem. Parece que a equipe mudou o discurso e está afim de continuar na brincadeira.
TORO ROSSO- Foi um prejuízo só. Dois acidentes no sábado e mais um na corrida foi o saldo da equipe nesta corrida. E olha que poderiam fazer até pontos, Buemi estava bem, com um carro rápido mas dai apareceu problemas e ele teve que abandonar. Alguersuari vinha bem na prova mas dai cometeu um erro e bateu forte. Mas pelo menos mostraram evolução, mas precisariam de um piloto experiente.
RED BULL- Parecem que agora vão pro tudo ou nada. Vettel andou demais nessa corrida, coisa que não faz desde que aparecem os problemas de motor que limitou ele e Webber a brigar com a Brawn pelo campeonato. Mark não teve um fim de semana bom. Não treinou no sábado devido uma rachadura no carro e na prova teve vários problemas terminando em último. O título de construtores já era, mas o de pilotos ainda é um sonho mesmo que esteja quase definido em favor de Button.
WILLIAMS- Rosberg se redimiu do seu erro na prova de Singapura e colocou o carro na quarta posição no final ajudado pelo safety, se não fosse por isso teria chegado em sétimo ou oitavo. Nada de mais especial.
FORCE INDIA- Sutil voltou a andar bem, como era previsto pelas caracteristicas do circuito japonês que é rápido e isso ajuda e muito o carro da FI. Mas não fo um desempenho parecido com os de Spa e Monza, mas poderia render-lhe pontos se não fosse o enrosco com Kova no ínicio da prova que o jogou para trás na classificação. Acabou terminando em 13º. Em Interlagos o desempenho deles será uma incógnita.
BRAWNGP- O ritmo dos seus carros não inspiravam posições melhores. Barrichello teve um segundo Stint péssimo, sendo o mais lentos dos 10 primeiros chegando a tomar de Raikkonen, que estava em 5º, cerca de 1.3s por volta. Button também não esteve nos seus melhores dias, mas fez o suficiente para marcar um ponto. O título de construtores está à 0,5 de ser da equipe na próxima prova.

Vettel vence e está no páreo e Barrichello desconta só um ponto para o quase campeão Button

Você esperava uma corrida emocionante depois de ter visto aquelas pancas no treino de sábado? Acho que sua resposta será sim, mas não foi o que realmente vimos.
Foi uma prova totalmente burocrática, com os pilotos à tomarem total cuidado e não atacar uns aos outros, que dizer quase todos. Kovalainen estava agressivo ao extremo e chegou tocar rodas com Sutil na 12ª volta na saída da chicane quando ambos disputavam a oitava colocação. O piloto alemão da Force India acabou levando a pior e rodou. Button que vinha próximo dos dois só teve o trabalho de ultrapassar ambos e assumir o oitavo posto. A outra de Kova aconteceu na saída dos boxes quando estava atrás de Fisichella. O piloto italiano durmiu no ponto e o finlandês acabou mergulhando, meio que na marra, para tomar a posição do Fisico. Ah, e quando faltavam 9 voltas para o fim, Alguersuari rodou na veloz curva "130R" e bateu forte obrigando a entrada do safety que ficou até volta 49.
Num todo essa foi a "emoção" do GP. Nem a chuva apareceu para tentar embaralhar as coisas, aliás o tempo em Suzuka estava ótimo.
De destaque mesmo foi a bela vitória de Vettel no clássico "ponta à ponta" o que deu à ele uma pequena esperança com relação ao título. A diferença para Button caiu de 25para 16. Barrichello teve um segundo stint muito ruim, o que lhe privou de tentar ganhar mais alguma posição, dai descontou mais 1 ponto só para seu companheiro. Agora sua desvantagem é de 14 pontos.
O que resta à ele agora? Tentar sua tão sonhada vitória no GP do Brasil, próxima corrida que pode consagrar Button como novo campeão mundial.
Ah, ia me esquecendo, as japinhas também
estavam demais!!!














RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO- 15ª ETAPA

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 67 voltas em 1h28min20s443
2. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 4s877
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 6s472
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 7s940
5. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 8s793
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 9s509
7. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 10s641
8. Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 11s474
9. Robert Kubica (POL/BMW) - a 11s777
10. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 13s065
11. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 13s735
12. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - a 14s596
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 14s959
14. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 15s734
15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 17s973
16. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 1 volta
17. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 2 voltas
Não completaram:
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso)

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...