sábado, 11 de junho de 2011

24 Horas de Le Mans- 7ª Hora

Em todas as categorias as principais posições continuam inalteradas. Na LMP1 o Audi #2 fechou a sétima hora com Andre Lotterer ao volante, seguido por Gene com o Peugeot #7 com uma diferença de 12 segundos, que já chegou a quase 1 minuto de desvantagem. E em terceiro aparece o outro Audi #1 com Rockenfeller no comando; na LMP2 a liderança ainda é do Team Oreca Matmut, com uma volta de vantagem sobre a Greaves Motorsports; na LMGTE PRO, Gavin continua forte na liderança com seu Corvete, agora com uma volta de vatagem sobre o BMW de Priaulx que é o segundo; na LMGTE AM a Larbre Competition briga entre si, pois está com seu Corvete em primeiro e o Porsche em segundo, separados por apenas 2 segundos. a BMW #55 de Farfus, que está sob o comando de Werner, aparece em oitavo e Erdos aparece em nono na categoria LMP2.

Classificação após 7 horas:

24 Horas de Le Mans- 6ª Hora

Fassler continua firme na ponta da LMP1, agora com mais folga sobre o Peugeot #7 que está sendo guiado por Marc Gene. Apenas 5 carrosestão na mesma volta: três Peugeots oficiais e os Audi. Na LMP2 liderança ainda sob o controle do Team Oreca Matmut com uma volta de vantagem sobre o Zytek da Greaves Motorsports; na LMGTE PRO Corvete ainda líder com Oliver Gavin ao volante e na segunda posição, com 47 segundos de desvatagem, o BMW #56 de Andy Priaulx; na LMGTE AM o Corvete da Larbre Competition segue líder com uma volta de vantagem sobre o Porsche #81 da Flying Lizard Motorsports.

Classificação após 6 horas de corrida:

GP do Canadá- Classificação- 7ª Etapa

Enquanto que disputa anda acirrada entre Audi e Peugeot em Le Mans, Vettel mais uma vez não teve piedade dos seus concorrentes e cravou sua sexta pole no ano. E como nas outras oportunidades, ele fez seu tempo de 1'13''014 e recolheu seu Red Bull para os boxes antes do término do classificatório. A pole foi garantida com mais de 0'185 de vantagem sobre Alonso. Diga-se de passagem, o desempenho das Ferraris em Montreal foi satisfatório. Além de Alonso largando em segundo, Massa também esteve bem em todos treinos e por pouco não ficou na primeira fila. É uma rival a ser considerada Montreal para a Red Bull. Por outro lado a Mclaren não teve uma jornada das melhores: Hamiltonmarcou o quinto tempo e Button sairá em sétimo. Entre eles, Rosberg conseguiu um ótimo sexto lugar. Barrichello marcou o 16º tempo, quatro posições abaixo de Maldonado que fez um bom 12º lugar.
Em pista seca acredito que dará Red Bull mais uma vez, mas Alonso está em segundo e pode oferecer algum perigo a Vettel. Caso chova, irá embaralhar as coisas e nisso Hamilton pode conseguir um bom resultado. O meu desejo, sinceramente, é para que não chova em Montreal. Assim teremos a chance de ver o tanto de desgaste que estes pneus macios e extra-macios que a Pirelli levou para lá, pode ter. E nisso, creio eu, será uma corrida tão doida quanto a do ano passado.


GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ- 7ª ETAPA




1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 1min13s014
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min13s199
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min13s217
4. Mark Webber (AUS/Red Bull): 1min13s429
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1min13s565
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min13s814
7. Jenson Button (ING/McLaren): 1min13s838
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min13s864
9. Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault): 1min14s062
10. Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault): 1min14s085
11. Paul di Resta (ESC/Force India): 1min14s752
12. Pastor Maldonado (VEN/Williams): 1min15s043
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): 1min15s285
14. Adrian Sutil (ALE/Force India): 1min15s287
15. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso): 1min15s334
16. Rubens Barrichello (BRA/Williams): 1min15s361
17. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): 1min15s587
18. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): 1min16s294
19. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus): 1min16s745
20. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus): 1min16s786
21. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania): 1min18s424
22. Timo Glock (ALE/ Virgin): 1min18s537
23. Narain Karthikeyan (IND/Hispania): 1min18s574
24. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin):1min19s414* *Excedeu o limite de 107%

24 Horas de Le Mans- 5ª Hora

A batalha entre Audi e Peugeot continua a toda em Le Mans. Quando não é Davidson com o Peugeot 7 em primeiro, é Fassler com o Audi 2 a liderar. Nesta última hora o piloto da Audi manteve-se por quase todo momento em primeiro sem ser ameaçado por ninguém. Apenas no final da quarta hora de corrida é que perdeu a liderança para o Peugeot de Davidson. Aliás a diferença entre ambos sempre oscilou entre 25 a 40 segundos de diferença. Neste momento temos apenas 6 carros na mesma volta: os 4 Peugeots e os dois Audis. Na LMP2 o Team Oreca lidera com uma volta de vantagem sobre o Strakka Racing; na LMGTE PRO Corvete lidera com 40 segundos de vantagem sobre o BMW de Hand; na LMGT AM a Ferrari da Krohn Racing vai a frente com 29.9 de diferença sobre o Corvete da Larbre Competition.

Classificação após 5 horas:

24 Horas de Le Mans- 4ª Hora

Ainda com uma perseguição de longe por parte do Peugeot número 7, o Audi número 2 continuou líder por algum tempo até fazer sua parada nos boxes. Com isso os Peugeots 7 e 9 subiram para as duas primeiras posições e lideraram boa parte desta última hora em Sarthe. Com a parada dos carro franceses,  Audi de Fassler retomou a liderança. Na LMGT PRO o BMW #55 de Jörg Muller (que tem Augusto Farfus como um do seus companheiros) teve um pneu furado quando estava em terceiro na sua categoria. Após um longo momento nos boxes, o carro voltou na 12ª posição na sua categoria.

Classificação após 4 horas:

24 Horas de Le Mans- 3ª Hora

Após o acidente de Mcnisch a prova ficou sob a neutralização dosafety car por mais de uma hora. Após a liberação, os Audi 2 e 1 continuaram na frente seguidos de perto pelo Peugeot número 7. Com duas horas e meia de prova, o Audi 2 de Timo Bernhard tem problemas na dianteira e acaba perdendo a primeira posição para o Audi 1 de Treluyer e mais adiante para o Peugeot de Wurz. Com o concerto na parte dianteira  e já com Dumas ao volante, o trio voltou em quarto.O Peugeot 9 ainda chegou a liderar, mas com a sua parada, caiu para o segundo posto atrás do Audi número 2.

Classificação após 3 horas de prova:

1. 7 TEAM PEUGEOT TOTAL FRA
Peugeot 908 V8 Turbodiesel (M)
Anthony Davidson/Marc Gené/Alexander Wurz

2. 9 PEUGEOT SPORT TOTAL FRA
Peugeot 908 V8 Turbodiesel (M)
Sébastien Bourdais/Pedro Lamy/Simon Pagenaud

3. 2 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 TDi V6 Turbodiesel (M)
Marcel Fässler/Bénoit Treluyer/Andre Lotterer

4. 1 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 TDi V6 Turbodiesel (M)
Timo Bernhard/Romain Dumas/Mike Rockenfeller

5. 10 TEAM ORECA-MATMUT FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 Turbodiesel (M)
Nicolas Lapierre/Loïc Duval/Olivier Panis

6. 8 TEAM PEUGEOT TOTAL FRA
Peugeot 908 V8 Turbodiesel (M)
Nicolas Minassian/Stéphane Sarrazin/Franck Montagny

7. 12 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Toyota V8 (M)
Nicolas Prost/Neel Jani/Jeroen Bleekmolen - a 1 volta

8. 16 PESCAROLO TEAM FRA
Pescarolo 01 Judd V10 (M)
Emmanuel Collard/Christophe Tinseau/Julien Jousse - a 1 volta

9. 13 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Toyota V8 (M)
Jean-Christophe Boullion/Andrea Belicchi/Guy Smith - a 1 volta

10. 20 QUIFEL ASM TEAM POR
Zytek GZ09S V8 (D)
Miguel Pais do Amaral/Olivier Pla/Warren Hughes - a 2 voltas

24 Horas de Le Mans- 1ª Hora

Com o baixar da bandeira francesa dada por Jean Todt, a 79ª edição das 24 Horas de Le Mans foi iniciada com um domínio quase que a inteiro da Audi colocando seus dois carros na primeira posição e desaparecendo na frente do Peugeot de Pagenaud. Fora alguns problemas com outros carros, como os Aston Martins 007 e 009 que abandonaram com problemas mecânicos, a prova transcorria normalmente até que na saída de uma das curvas Mcnish tentou uma ultrapassagem sobre o outro Audi de Timo Bernhard. O movimento foi concluído, mas o piloto escocês acabou por perder o controle do seu Audi número 3 e acertou o Ferrari 53 de Anthony Beltoise. O Audi escapou e bateu violentamente na barreira de pneus e por muito pouco, não passou por cima a barreira indo acertar algumas pessoas da imprensa. Apesar do acidente Mcnish passa bem.

https://youtu.be/Cd6Y4OQjL9U

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...